Вы находитесь на странице: 1из 4

Fotoproteo e Vitamina D A controvrsia acerca da relao entre os benefcios e malefcios da exposio ao sol bastante antiga.

. Nos anos 20 do sculo passado houve a descoberta de que o leo de fgado de bacalhau apresentava atividade anti-raquitismo, graas presena de uma substncia ento denominada vitamina D. Posteriormente foi tambm descoberto que o organismo humano era capaz de produzir sua prpria vitamina D, mas para isso necessitando de exposio radiao solar. Essa descoberta foi um incentivo para a exposio ao sol. Mdicos da poca recomendavam a exposio para crianas e idosos, alm de pacientes acamados ou debilitados. A mdia tambm estimulou a necessidade de exposio solar, at Coco Channel propagou seu conceito do bronzeado bonito naquela oportunidade, muito baseado no conceito da produo de vitamina D. Hoje sabemos que a vitamina D pode ser produzida no organismo humano, mas tambm pode ser adquirida pela dieta ou suplementao vitamnica. O esquema abaixo mostra, de forma resumida, a via de produo de vitamina D no organismo humano:
UVB

Pele

7 DHC

Pr vitamina D3

Vitamina D3

Vit D3 ou Vit D2 (Dieta ou suplementos)

Circulao

Trato GI

CYP 27a1

1, 25-(OH)2 Vitamina D
Rins

Circulao
CYP 27b1

25-OH vit D
Fgado

A principal funo da vitamina D est relacionada homeostase do clcio, preservando os nveis sricos e a relao entre clcio e fostato e, assim, provendo os osteoblastos com ons suficientes para o processo de mineralizao da matriz do colgeno.

A mais importante conseqncia da deficincia da vitamina D o raquitismo (em crianas) e a osteomalcia em adultos. A literatura, entretanto, controversa quanto ao benefcio de suplementao alimentar de vitamina D para a preveno de osteoporose em adultos. Outros benefcios relacionados vitamina D, principalmente na reduo da mortalidade de neoplasias internas, carecem de comprovao cientfica e so bastante discutveis. Dados epidemiolgicos, avaliados em diferentes artigos cientficos, sugerem uma relao inversa entre exposio a UVB e mortalidade de diferentes neoplasias internas, incluindo colon, mama e prstata. Os dados so observacionais e, assim, no permitem afirmar que a exposio ao sol afeta a incidncia ou mortalidade de neoplasias. Mais recentemente (janeiro de 2008), um grupo de pesquisadores da Noruega publicou um trabalho na revista da Academia Nacional de Cincias dos Estados Unidos apresentando dados observacionais da Noruega e de outros pases europeus (mais a Austrlia). Segundo esses autores, h evidncias epidemiolgicas que a maior incidncia (e pior prognstico) de neoplasias internas nos pases de maior latitude e, portanto, com menor insolao, est relacionada baixa produo de vitamina D. Existem, entretanto, outros estudos epidemiolgicos que no confirmam a hiptese da participao da vitamina D na preveno destes tumores. Por outro lado, a partir da dcada de 60, e, com maior intensidade, na dcada de 90, publicaes de trabalhos cientficos apontaram a relao direta entre exposio ao sol e neoplasias cutneas (particularmente as neoplasias no-melanoma). Hoje j esto muito bem estabelecidos os mecanismos etiopatognicos que mostram a participao principalmente do UVB, mas tambm do UVA, no desenvolvimento do Carcinoma Espinocelular e da Queratose actnica, atravs do dano especfico ao DNA do queratincito. Durante muito tempo as pessoas foram estimuladas a se exporem inadvertidamente ao sol sem saberem dos riscos aos quais estavam sendo submetidas, particularmente em relao ao Cncer de pele. Isso explica em grande parte a verdadeira epidemia de cncer de pele que temos hoje em dia, principalmente em indivduos acima dos 50 anos. Dados do INCA mostram que a estimativa para 2008 de cerca de 120 mil novos casos de cncer de pele no Brasil, sendo assim o mais freqente cncer do organismo humano. Diante desta controvrsia, entre exposio x no exposio ao sol, a Academia Americana de Dermatologia se posicionou e publicou um texto, baseado na literatura cientfica, onde recomenda a exposio cuidadosa ao sol, com o uso regular de todas as medidas de fotoproteo (incluindo o uso de fotoprotetores) e a suplementao vitamnica ou alimentar de vitamina D e clcio na preveno do raquitismo e da osteoporose. Em um pas de clima tropical e elevados ndices de insolao como o Brasil, entendemos como essencial o esclarecimento de nossos

pacientes e da populao em geral para os riscos da exposio inadvertida ao sol. Destacamos abaixo alguns pontos importantes na defesa de uma exposio cuidadosa ao sol e da fotoproteo consciente: - A vitamina D importante no processo de manuteno dos nveis de clcio e fosfato e, portanto, no processo de calcificao dos ossos - No existe ainda comprovao cientfica de outros benefcios da vitamina D, como a reduo de incidncia e mortalidade de neoplasias internas. - A vitamina D pode ser produzida pelo organismo humano, mas para isso depende da radiao UVB - O tempo necessrio de exposio ao sol para produo de vitamina D mnimo, cerca de 5 minutos em um dia de vero nas cidades de Boston ou Nova Iorque. - Diferentes estudos mostram que o uso regular de protetor solar no impacta na produo de vitamina D - A vitamina D pode ser adquirida pela dieta ou atravs suplementao vitamnica sem necessidade de radiao solar - Cerca de dois copos de leite fortificado ao dia pode ser suficiente para prevenir a deficincia de vitamina D, sem depender do sol. - A vitamina D tambm est presente em grande quantidade em peixes tais como bacalhau e salmo - Em pacientes de risco ao raquitismo ou a osteoporose, a suplementao vitamnica da vitamina D a fonte recomendvel. A posio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatolgica, em conformidade com a Academia Americana de Dermatologia e outras entidades internacionais, de que a exposio solar deve ser feita de forma cuidadosa e consciente, com as seguintes medidas de fotoproteo recomendveis a todos os indivduos: Evitar a exposio ao sol entre 10 e 15 horas (no horrio de vero, entre 11 e 16 horas). Utilizar meios de proteo fsicos tais como chapus, camisas, guarda-sol. Utilizar protetores solares, se possvel diariamente, com: o Fator de proteo solar (FPS) mnimo de 15 o Ampla proteo UVA e UVB Aplicar o protetor solar cerca de 30 minutos antes do inicio da exposio Aplicar o protetor de forma abundante para que ele seja efetivo, cerca de 40 mL para todo o corpo (equivalente a uma pequena xcara de caf) Reaplicar o protetor aps 2 horas de exposio ou aps imerso em gua (especialmente se o protetor solar no for declarado resistente gua)

Este um tema relevante, bastante atual e que ser devidamente abordado no XX Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatolgica, em Campos do Jordo, onde esperamos trazer aos congressistas os conceitos mais modernos em fotoproteo.

Sergio Schalka Diretoria SBCD - 2007/2008 Professor associado do servio de dermatologia da UNISA Ps graduao - dermatologia FMUSP - rea de concentrao em fotoproteo

Вам также может понравиться