Вы находитесь на странице: 1из 5

1.

Diviso do Estudo Econmico

Diviso do Estudo Econmico

Microeconomia ou teoria de formao de preos Examina a formao de preos em mercados especficos, ou seja, como consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem os preos e a quantidade para satisfazer a ambos simultaneamente. Macroeconomia Estuda a determinao e o comportamento dos grandes agregados nacionais, como o produto interno bruto (PIB), investimento agregado, a poupana agregada, o nvel geral de preos, entre outros. Seu enfoque basicamente de curto prazo (ou conjuntural).

Prof Ms. Adilia Ribeiro Santos

1.

Diviso do Estudo Econmico

Economia internacional Analisa as relaes econmicas entre residentes e no residentes do pas, as quais envolvem transaes com bens e servios e transaes financeiras. Desenvolvimento econmico Preocupa-se com a melhoria do padro de vida da coletividade ao longo do tempo. O enfoque tambm macroeconmico, mas centrado em questes estruturais e de longo prazo (como progresso tecnolgico, estratgias de crescimento).

2. Teoria Microeconmica

Evoluo da Teoria Microeconmica


Microeconomia Consumidores Unidades produtoras (empresas) Quem so os consumidores? Quem so os empresrios? Diviso da Microeconomia: Teoria do Comportamento Consumidor (Demanda) e a Teoria da Produo (Oferta).

2.1 - Teoria Elementar da Demanda

A teoria da demanda derivada de hipteses sobre a escolha do consumidor entre diversos bens que seu oramento permite adquirir. Antes da analisarmos a demanda temos que analisar o conceito de utilidade. Ento o que utilidade? Dado um nvel de renda, o consumidor procurar distribuir seu oramento (renda) entre os diversos bens e

2.1 - Teoria Elementar da Demanda


2.1.1 Definio de Demanda Demanda ou procura definida como a quantidade de um bens e servios que os consumidores desejam adquirir em determinado perodo de tempo.
2 elementos principais Desejo de adquirir Fluxo por unidade de tempo

2.1.2 Expresso Matemtica da Demanda

Dx = f (px, p1, p2 ..., pn, R, G)

Dx = quantidade demandada do bem x; px = preo do bem x; p1, p2, ... Pn = preo dos outros bens; R = renda do consumidor; G = gosto ou preferncia do consumidor pelo bem.

Ex. Demanda por Picanha Cetirus Paribus


D Picanha = f (p picanha, p alcatra, p frango ..., pn, Renda, Gosto)

D Picanha = quantidade demandada por Picanha; p Picanha = preo do Picanha; p1, p2, ... pn = preo do alcatra, frango, outros bens; R = renda do consumidor; G = gosto ou preferncia do consumidor.

Dx = f (px)

Dx = quantidade demandada do bem x; px = preo do bem x.

2.1.3 Lei da Demanda ou Procura


Px
4 2 A B

2.1.4 Curva da Demanda


Mostra a relao entre o preo do bem e a quantidade desse bem que o consumidor est disposto a adquirir em certo perodo de tempo. Um ponto na curva nos mostra a combinao de preo e quantidade. Logo, a curva de demanda nos d o conjunto de todas as combinaes possveis entre preos e quantidades.

10 25 Qx Quanto maior o preo de um bem, menor a quantidade procurada desse bem. H uma relao inversa entre preo e quantidade.

ou

2.1.5 Relao entre a Demanda de um Bem e o Preo dos Outros Bens


Dx = f (px)
O aumento do preo do bem i poder aumentar ou reduzir a demanda do bem x. A reao depende do tipo de relao existente entre os dois bens. Neste caso, os bens podem ter entre si estabelecidas relaes de substituio ou complementariedade. Bens Substitutos ou Concorrentes se o aumento do preo do bem x aumentar a demanda do bem y, ou seja, quando h uma relao direta entre o preo de um bem e a quantidade de outro. Exemplo: um aumento no preo da carne deve elevar a demanda de peixe.

2.1.5 Relao entre a Demanda de um Bem e o Preo dos Outros Bens


Dx = f (px)

Bens Complementares se o aumento do bem x ocasionar uma queda na demanda do bem y, ou seja, so aqueles que so consumidos conjuntamente. Exemplo: Se aumentar o preo da impressora e a quantidade demandada de cartuchos diminuir porque a impressora e o cartucho so complementares no consumo.

2.1.6 Relao entre a Demanda de um Bem e a Renda do Consumidor


Dx = f (r)
Em geral, existe uma relao crescente e direta entre a renda e a demanda por um bem ou servio. Bem Normal - Tipo de bem cuja quantidade demandada varia diretamente a variaes na renda do consumidor, coeteris paribus, ou seja, se a renda dos consumidores aumenta e a demanda do produto tambm. Bem de Consumo Saciado - Dada uma variao na renda do consumidor, a quantidade demandada no se altera, coeteris paribus, ou seja, quando a demanda do bem, quase no influenciada pela renda dos consumidores (arroz, farinha, sal, etc.), muitas vezes ocorre a diminuio do consumo deste tipo de bem, devido ao aumento da renda.

2.1.6 Relao entre a Demanda de um Bem e a Renda do Consumidor


Dx = f (r)
Bem Inferior - Tipo de bem cuja quantidade demandada varia inversamente a variaes na renda do consumidor, coeteris paribus, ou seja, cuja demanda varia em sentido inverso s variaes da renda. Exemplo se o consumidor ficar mais rico, diminuir o consumo de carne de segunda, e aumentar o consumo da carne de primeira.

2.2 Teoria Elementar da Oferta


2.2.1 Definio Oferta definida como a quantidade de um bem ou servio que os produtores desejam vender por unidade de tempo. Oferta o desejo, um plano.
2 elementos principais Desejo de vender Fluxo por unidade tempo de

2.2.2 Expresso Matemtica da Oferta

Ox = f (px, p1, p2 ..., pn, , T)

Ox = quantidade ofertada do bem x; px = preo do bem x; p1, p2, ... Pn = preo dos outros bens consumidos pelas pessoas; = preo dos fatores de produo; T = Tecnologia.

2.2.3 Lei da Oferta


Px Cetirus Paribus
4 B A

Ox = f (px)

Ox = quantidade ofertada do bem x; px = preo do bem x.

10

25

Qx

Quanto maior o preo de um bem, maior a quantidade ofertada desse bem. H uma relao direta entre preo e quantidade.

ou

2.2.3 Curva da Oferta

2.3 O Equilbrio De Mercado


O preo de equilbrio determinado tanto pela oferta quanto pela demanda. Ocorre quando a mesma quantidade de bens demandados igual a quantidade de bens oferecida pelos produtores. Esses mecanismos de preos ocorrem em regime de concorrncia perfeita, o qual pressupe a existncia de grande nmero de produtores e consumidores. Graficamente, o preo e a quantidade de equilbrio pode ser visto pela interseo entre as curvas de oferta e demanda. O ponto de interseo das curvas, se existir, ser nico (pois a curva de demanda decrescente, e a curva de oferta crescente). Neste ponto, a quantidade que os consumidores desejam comprar exatamente igual quantidade que os produtores desejam vender.

2.3.1 Equilbrio De Mercado

2.3.1 Analisaremos o que ocorre nestas situaes:


1. Para qualquer preo superior a P0, a quantidade que os ofertantes desejam vender maior que aquela que os consumidores desejam comprar excesso de oferta Quando existir excesso de oferta surgiro presses para os preos carem, pois: a) Os vendedores percebem que no podem vender tudo o que desejam, seus estoques aumentam e, assim, passam a oferecer a preos menores; b) Os compradores notam a fartura e passam a regatear no preo.

2.3.1 Analisaremos o que ocorre nestas situaes:


2. Para qualquer preo inferior a P0, a quantidade que os ofertantes desejam vender menor que aquela que os consumidores desejam comprar excesso de demanda. Quando existir excesso de procura surgiro presses no sentido de os preos subirem, pois: a) Os compradores, incapazes de comprar tudo o que desejam ao preo existente, se dispem e passam a pagar mais; b) Os vendedores vem a escassez e percebem que podem elevar os preos sem queda em suas vendas.

Вам также может понравиться