Вы находитесь на странице: 1из 4

reas de Atuao da Contabilidade

A contabilidade pode atuar em vrias dentre elas: Contabilidade Fiscal: auxilia na elaborao de informaes para os rgos fiscalizadores, do qual depende todo o planejamento tributrio da entidade. Contabilidade Pblica: o principal instrumento de controle e fiscalizao que o governo possui sobre todos os seus rgos. Estes esto obrigados preparao de oramentos que so aprovados oficialmente, devendo a Contabilidade pblica registrar as transaes em funo deles, atuando como instrumento de acompanhamento dos mesmos. A Lei n 4.320/64, constituindo-se na carta magna da legislao financeira do Pas, estatui normas gerais para a elaborao e controle dos oramentos e balanos pblicos. Contabilidade Gerencial: auxilia a administrao na otimizao dos recursos disponveis na entidade, atravs de um controle adequado do patrimnio. Contabilidade Financeira: elabora e consolida disponibilizar informaes aos usurios externos. as demonstraes contbeis para

Contabilidade e Auditoria: compreende o exame de documentos, livros e registros, inspees e obteno de informaes, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimnio, objetivando mensurar a exatido destes registros e das demonstraes contbeis deles decorrentes. Percia Contbil: elabora laudos em processos judiciais ou extrajudiciais sobre organizaes com problemas financeiros causados por erros administrativos.

Anlise Econmica e Financeira de Projetos: elabora anlises, atravs dos relatrios contbeis, que devem demonstrar a exata situao patrimonial de uma entidade. Contabilidade Ambiental: informa o impacto do funcionamento da entidade no meio ambiente, avaliando os possveis riscos que suas atividades podem causar na qualidade de vida local. Contabilidade Atuarial: especializada na Contabilidade de empresas de previdncia privada e em fundos de penso. Contabilidade Social: informa sobre a influncia do funcionamento da entidade na sociedade, sua contribuio na agregao de valores e riquezas, alm dos custos sociais. Contabilidade Agribusiness: atua em empresas com atividade agrcola de beneficiamento inloco dos produtos naturais.

rea de atuao do contador


A rea de atuao do profissional contbil bastante ampla, oferecendo inmeras alternativas de trabalho. Dentre algumas reas, alm da tradicional atuao na prtica de escriturao contbil, destacam-se: Percia Contbil - apurao de haveres, lucros cessantes, impugnaes fiscais e avaliao de patrimnio lquido. Auditoria - exame e emisso de pareceres sobre demonstraes financeiras, controles internos e gesto.

Fiscal - fiscalizao de contribuintes ou de contas de entes pblicos. Gesto de Empresas administrao de finanas, custos e fluxo de caixa e empreendimentos de qualquer porte. Gesto Pblica atuao em reas de planejamento, finanas, administrao e contabilidade pblica. Atuarial - rea estatstica ligada a problemas relacionados com a teoria e o clculo Atuarial rea estatstica ligada a problemas relacionados com a teoria e o clculo de seguros. Consultoria Atua como profissional autnomo. Chamado quando as empresas necessitam de um profissional qualificado para detectar problemas existentes na entidade. Controller - Tem quase o poder de prever o futuro.Comanda a controladoria das empresas.Esse profissional muito bem remunerado. Professor - atuao em dezenas de disciplinas como Contabilidade Rural, Contabilidade de Custos ou Oramento Pblico. Pesquisador - Papel do profissional que busca encontrar solues dentro de um padro cientfico da profisso. Administrador - Todo contador um administrador nato. Analista Financeiro - Esse profissional e muito utilizado no mercado, pois um dos pontos mais necessrios para as pessoas jurdicas o seu controle financeiro, tanto na busca de recursos quanto na aplicao dos excedentes. Em resumo, o contabilista do sculo XXI um profissional multidisciplinar e sua profisso caracteriza-se pela modernidade e variedade em campos de atuao.

CONCEITOS CONTBEIS Para comearmos entender a contabilidade necessrio entender alguns conceitos.

PESSOA FSICA - a pessoa natural; todo ser humano, todo indivduo (sem qualquer exceo). A existncia da pessoa fsica termina com a morte. o prprio ser humano. Sua personalidade comea com o seu nascimento ( artigo 4 do Cdigo Civil Brasileiro). No decorrer da sua vida, a pessoa fsica constituir um patrimnio, que ser afastado, por fim, em caso de morte, para transferncia aos herdeiros. PESSOA JURDICA - a existncia legal de uma sociedade, associao ou instituio, que aferiu o direito de ter vida prpria e isolada das pessoas fsicas que a constituram. a unio de pessoas capazes de possuir e exercitar direitos e contrair obrigaes, independentemente das pessoas fsicas, que atravs das quais agem. , portanto, uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros ( da pessoa natural). Sua existncia legal d-se em decorrncia de leis e s nascer aps o devido registro nos rgos pblicos competentes ( Cartrios ou Juntas Comerciais). BENS: Entendem-se por bens as coisas teis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas.

Tangveis: Se eles tm forma fsica, so palpveis, denominam-se bens tangveis: veculos, imveis, estoques de mercadorias, dinheiro, mveis e utenslios (moveis de escritrios), ferramentas etc. Intangveis: Denominam-se bens intangveis aqueles que possuem existncia fsica. Exemplos: marcas e patentes, frmulas ou processos de fabricao, direitos autorais e ponto comercial.

DIREITOS: So todos os valores que as empresas tm para receber de terceiros, tais como duplicatas a receber, promissrias a receber,aluguis a receber, etc OBRIGAES: so os valores que as empresas tm a pagar a terceiros, como duplicatas apagar, salrios a pagar, impostos a pagar, etc. PATRIMNIO: e o conjunto de bens, direitos e obrigaes. Esse conjunto de bens pode pertencer a uma pessoa fsica ou jurdica ATIVO: So todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Contas do ativo tm saldos devedores, exceo das contas retificadoras (como depreciao acumulada e provises para ajuste ao valor de mercado). y Ativo Circulante: Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo mximo de um ano, ou seja realizvel a curto prazo, (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas, etc); aplicaes de recursos em despesas do exerccio seguinte. Ativo No Circulante: So includos neste grupo todos os bens de permanncia duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O Ativo No Circulante ser composto dos seguintes subgrupos: Ativo Realizvel a Longo Prazo; Investimentos; Imobilizado; Intangvel.

   

PASSIVO: conjunto de obrigaes com terceiros. y Passivo Circulante: Obrigaes ou exigibilidades que devero ser pagas no decorrer do exerccio seguinte; duplicatas a pagar, contas a pagar, ttulos a pagar, emprstimos bancrios, imposto de renda a pagar, salrios a pagar. Passivo No Circulante: Obrigaes da entidade de longo prazo, ou seja, com vencimento superior a 365 dias.

PATRIMONIO LIQUIDO: A diferena entre o Ativo (+) e o Passivo (-), denomina-se patrimnio liquido que aparece vinculado ao Passivo, para que haja uma igualdade entre este e o Ativo. DESPESAS: So gastos incorridos para, direta ou indiretamente, gerar receitas. As despesas podem diminuir o ativo e/ou aumentar o passivo exigvel, mas sempre provocam diminuies na situao lquida. RECEITAS: So entradas de elementos para o ativo da empresa, na forma de bens ou direitos que sempre provocam um aumento da situao lquida. BALANO PATRIMONIAL: a demonstrao contbil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e financeira da Entidade.

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO (DRE): Destina-se a evidenciar a formao de resultado lquido do exerccio, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competncia. CAPITAL DE TERCEIROS: Representam recursos originrios de terceiros utilizados para a aquisio de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigvel. CAPITAL PRPRIO: So os recursos originrios dos scios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operaes sociais. Corresponde ao patrimnio lquido. CAPITAL SOCIAL: o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participao (em dinheiro, bens ou direitos) dos scios ou acionistas na empresa.

Fontes: http://www.portaldecontabilidade.com.br/noticias/perfil_contador.htm Do Patrimnio deriva o conceito de Patrimnio Lquido, mediante a equao considerada como bsica na contabilidade: (Bens+Direitos) (Obrigaes) = Patrimnio Lquido Quando o resultado da equao negativo, convenciona-se denomin-lo de "Passivo a Descoberto".

Вам также может понравиться