Вы находитесь на странице: 1из 5

REFLEXES SOBRE A CORREO DE FATOR DE POTNCIA EM UNIDADES RESIDENCIAIS

Davidson L. Firmo, Carlos E. Pdua Oliveira, Erivelton G. Nepomuceno Laboratrio de Sistemas e Sinais, Departamento de Engenharia Eltrica, Universidade Federal de So Joo del-Rei UFSJ, Praa Frei Orlando, 170, Centro, 36307-352, So Joo del-Rei, MG, Brasil davidson@estudante.ufsj.edu.br, cepadua@ufsj.edu.br, nepomuceno@ufsj.edu.br Abstract: Since the publication of the resolution n 456, on 29th November 2000 by the National Agency of Electric Energy, ANEEL, it was established the obligatoriness of controlling the power factor of the electrical installations. However, 22,3% of the total consumption of energy of the country is due to residential units, there is no measurement and control of power factor for residential units. This article aims at presenting a discussion on the correction of the power factor of residential units, and estimation of economy and possible benefits for the Brazilian electrical system. Copyright 2005 CBEE/ABEE Keywords: Power factor, residence, measurement and correction. Resumo: Desde a publicao da resoluo n 456, de 29 de novembro de 2000 pela Agncia Nacional de Energia Eltrica, ANEEL, ficou estabelecido a obrigatoriedade de se controlar o fator de potncia das instalaes. Porm, mesmo representando 22,3% do consumo total de energia do pas, ainda no existem sistemas de medio e controle aplicados a unidades residenciais. Esse artigo prope uma discusso sobre a correo do fator de potncia de unidades consumidoras residenciais, apresentando estimativas de economia e possveis benefcios para o sistema eltrico brasileiro. Palavras Chaves: Fator de potncia, residncias, medio e correo.

INTRODUO

A crise do sistema eltrico brasileiro resultou em medidas de racionamento de energia e retrao da economia em 2001. Dessa forma, o governo federal, rgos no governamentais e as concessionrias de energia buscam propagar a cultura da eficincia energtica, nos vrios setores responsveis pelo uso final da energia eltrica no Brasil (Salum, 2003). Apesar da crise ter provocado uma retrao no consumo de energia, a demanda dos setores responsveis pelo consumo de energia eltrica voltou a crescer. O setor residencial apresentou em 2003 um crescimento de 4,7% em relao a 2002. Os setores comercial e industrial tiveram aumentos de 6,5% e 5,1% respectivamente (Balano Energtico Nacional, 2004).

Alm disso, durante o ano de 2003, o setor residencial foi responsvel por 22,3% do consumo total de energia eltrica do pas, como mostrado na Figura 1. (Balano Energtico Nacional, 2004).
Industrial; 46,90%

Outros; 16,60% Comercial; 14,20% Residencial; 22,30%

Figura 1: Participao no consumo de energia eltrica por setor - 2003.

Esses dados revelam que as cargas residenciais tm forte participao no carregamento do sistema eltrico brasileiro. Dessa forma, devem ser propostas medidas que tenham por objetivo a eficincia energtica preservando o conforto e o bem estar da populao. Dentre as medidas existentes para a busca pela eficincia energtica pode-se citar: Utilizao de equipamentos mais eficientes; Elaborao de leis que obriguem as empresas a fabricar equipamentos com maior eficincia; Campanhas de educao da populao quanto ao uso da energia; Controle e manuteno do fator de potncia das instalaes, respeitando os limites estabelecidos por lei.

As unidades residenciais pertencem ao grupo B, sendo classificadas como do subgrupo B1. Dessa forma, por ser facultativo, somente a parcela ativa da energia utilizada pelas residncias medida e faturada. Alm disso, na tentativa de implementar medidas para economia de energia, consumidores residenciais substituem lmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Porm, devido falta de informao, os consumidores residenciais, no momento da compra, optam por lmpadas de menor custo e que, conseqentemente, apresentam baixo fator de potncia e altos ndices de distoro harmnica (THD). Dessa forma, a crescente substituio de lmpadas incandescentes por lmpadas fluorescentes compactas de baixo fator de potncia, tambm tem contribudo para uma diminuio do fator de potncia global das unidades residenciais (Pomlio, 2001). Com a contnua degradao no valor do fator de potncia de unidades residenciais, faz-se necessrio o desenvolvimento de formas de medio e controle do fator de potncia dessas unidades.

Uma caracterstica importante da classe residencial est no fato de ser composta por um grande nmero de unidades consumidoras de baixa potncia. Isso torna difcil qualquer anlise que busque eficincia energtica, principalmente quanto ao controle do fator de potncia. O controle do fator de potncia em residncias importante, pois garante que a residncia absorver apenas a energia necessria para realizar trabalho. Dessa forma, esse artigo prope uma discusso sobre possibilidades e benefcios da correo de fator de potncia em unidades residenciais. O artigo est organizado da seguinte forma. A seo 2 est subdividida em quatro subsees. A subseo 2.1 apresenta um breve resumo da legislao existente; a subseo 2.2 contm uma apresentao das novas tecnologias e pesquisas de novos equipamentos de medio; a subseo 2.3 apresenta um clculo estimado do valor do fator de potncia mdio em unidades residenciais e a subseo 2.4 mostra a possvel economia de energia proveniente da implementao de equipamentos de medio e correo do fator de potncia de residncias. Na seo 3 so apresentadas as consideraes finais e uma anlise dos resultados obtidos, seguida de uma breve discusso.

2.1

Medio de fator de potncia

Apesar de ser interessante a medio de fator de potncia de unidades residenciais, essa deciso torna-se complexa sob o ponto de vista econmico. Isso porque devido ao elevado nmero de unidades residenciais, seria necessrio um grande investimento na aquisio de novos medidores. Adicionalmente, para a medio de energia reativa em residncias faz-se necessrio o uso de equipamentos especficos, projetados de acordo com a demanda residencial, aumentando o custo da medio. Com o desenvolvimento da eletrnica digital, o custo relativo construo de equipamentos destinados medio de energia tem cado. Isso tem possibilitado a pesquisa de equipamentos mais simples, precisos e de baixo custo (Firmo et al, 2004). Esse desenvolvimento tem possibilitado a construo de equipamentos que, alm de efetuar a medio de energia reativa, faz o controle do fator de potncia e da demanda (Andreoli, 2004). Esses medidores utilizam microcontroladores capazes de executar instrues programadas e tomar decises atravs do monitoramento de eventos. No Departamento de Engenharia Eltrica da Universidade Federal de So Joo del-Rei est em andamento um projeto que tem por objetivo o monitoramento e a correo do fator de potncia de unidades residenciais. Nesse projeto est sendo desenvolvido um medidor para medir grandezas como potncia aparente, potncia reativa e potncia ativa. O equipamento em estudo, tambm pretende registrar a ocorrncia de problemas de qualidade de energia como afundamentos momentneos de tenso e fazer a correo automtica do fator de potncia atravs do acionamento de bancos de capacitores.

O FATURAMENTO DE ENERGIA REATIVA DE RESIDNCIAS

A resoluo n 456, de 29 de novembro de 2000 fixou o valor de referncia para o fator de potncia das instalaes como sendo 0,92 indutivo ou capacitivo. Alm disso, estabeleceu as regras para a medio e o faturamento para as instalaes que apresentam valores de fator de potncia abaixo de 0,92. A medio e correo do fator de potncia para unidades consumidoras do grupo A de carter compulsrio. Porm, a lei estabeleceu como facultativa a medio e o faturamento de energia reativa de unidades consumidoras do grupo B.

Esse equipamento utiliza, como componentes principais, um circuito integrado dedicado designado por ADE 7753 fabricado pela Analog Devices, e um microcontrolador PIC 16F877 fabricado pela Microchip. Informaes sobre esses componentes podem ser obtidas nos sites dos fabricantes, www.analog.com e www.microchip.com.

2.2

Consumo residencial e fator de potncia

fator de potncia. Isso torna esses equipamentos responsveis diretamente pelo fator de potncia das unidades comerciais. Nas unidades residenciais, crescente a troca de lmpadas incandescentes por lmpadas fluorescentes compactas. Essas lmpadas, em grande parte, possuem fator de potncia muito baixo, apresentando, na maioria dos casos, fator de potncia igual a 0,5 (Haddad, 2001). Devido a esse fato, as unidades residenciais podem vir a apresentar um decrscimo ainda maior no valor global do fator de potncia.

A tabela 1 (Costa, 1998) mostra os grupos de equipamentos responsveis pelo consumo de energia em cada setor. Atravs da anlise desses grupos podemse fazer as seguintes observaes quanto contribuio para o fator de potncia em residncias:

2.3

Estimativa do fator de potncia residencial

Tabela 1: Consumo de energia Uso final

Para a anlise do fator de potncia de unidades residenciais utilizou-se de pesquisas para dois casos: Anlise de condomnios residenciais; Anlise de residncias, (unitrio).

Destino Aquecimento Refrigerao Fora-motriz Iluminao Outros TOTAL

Comercial 15% 22% 15% 48% 0% 100%

Industrial 24% 4% 55% 7% 10% 100%

Residencial 26% 31% 18% 25% 0% 100%

Aquecimento: Estas cargas, por apresentarem fator de potncia unitrio, no apresentam problemas de fator de potncia. Porm, devese evitar o seu uso em horrio de ponta. Refrigerao: Os equipamentos de refrigerao representam a maior parte do consumo residencial. Essas cargas apresentam grande potencial de economia de energia. Esses equipamentos esto presentes no sistema de maneira contnua e apresentam fator de potncia relativamente baixo, estando entre 0,7 e 0,8. Fora-motriz: A caracterstica principal dessa classe o fato de ser composta por equipamentos que utilizam motores eltricos, como liquidificadores, batedeiras, maquinas de lavar, etc. Esses equipamentos tambm contribuem para o baixo fator de potncia das instalaes. Iluminao: Em unidades comerciais, a iluminao responsvel pela maior parte do consumo. Apesar de j estarem disponveis no mercado modelos que apresentam alto fator de potncia, ainda existem muitas instalaes que utilizam reatores eletromagnticos de baixo

No caso de condomnios residenciais, foram utilizados dados de pesquisas realizadas pela Companhia Energtica de Braslia, CEB, em conjunto com a Universidade de Braslia, UnB. A pesquisa baseou-se na anlise do consumo de energia reativa de dez condomnios residenciais. Os condomnios possuam mais de dez pavimentos e foram escolhidos aleatoriamente (Nonato, 1998). O s resultados, obtidos atravs de uma mdia, mostraram que o fator de potncia dos condomnios analisados situa-se prximo a 0,66 indutivo. Alm disso, o fator de potncia apresentou uma caracterstica varivel durante o dia, o que torna difcil a correo atravs da insero de bancos de capacitores estticos. No caso de residncias, a anlise foi realizada observando-se: Anlise da participao dos equipamentos no consumo final de energia, Figura 2 (Costa, 1998); Verificao do fator de potncia, FP, tpico de cada grupo de equipamentos, Tabela 2 (Pomlio, 2001); Anlise de dois casos, simulando a participao de lmpadas fluorescentes compactas de baixo fator de potncia no consumo residencial; Reagrupamento dos dados para obteno do fator de potncia mdio da unidade consumidora.

A Figura 2 mostra a participao dos grupos de equipamentos no consumo final de energia de uma unidade consumidora residencial.

Fora-motriz 18%

Aquecimento 26%

KVA total KVAr total

Ilum. Refrig . Fora-motriz

Refrig .

Aquec.

Ilum.

Fora-motriz

KW total

Iluminao 25%

Figura 3: Tringulo de potncia resultante representando a soma vetorial utilizada para clculo do fator de potncia resultante.

Refrigerao 31%

Figura 2: Participao dos grupos de equipamentos no consumo final de energia eltrica residencial. Tabela 2: Fator de potncia dos diversos grupos de equipamentos de uso residencial.

Para anlise do fator de potncia referente participao do sistema de iluminao foram admitidos dois casos, sendo: 1. 50% das lmpadas so do tipo fluorescente compacta de baixo fator de potncia; 2. 100% das lmpadas so do tipo fluorescente compacta de baixo fator de potncia.
Tabela 3: Fator de potncia global da unidade residencial em funo da participao de lmpadas fluorescentes compactas de baixo fator de potncia

Destino Refrigerao Iluminao incandescente Iluminao fluorescente integrada baixo FP Fora-motriz Aquecimento

Fator de potncia 0,75 1 0,5 0,7 1

Participao Caso 1 Caso 2

Fator de potncia mdio 0,77 0,71

Utilizando os dados da Figura 2 e os dados referentes ao fator de potncia dos equipamentos, mostrados na Tabela 2, pode-se chagar a uma estimativa do fator de potncia residencial. Para o clculo do fator de potncia global de unidades residenciais procedeu-se da seguinte maneira. Primeiramente, determinou-se a potncia aparente e a potncia reativa absorvidas por unidades residenciais devido a cada grupo de equipamentos por meio das equaes

No caso 1 considerou-se que dos 25% referentes ao consumo devido iluminao, 12,5% era devido a lmpadas fluorescentes compactas de baixo fator de potncia. Os outros 12,5% foram considerados como provenientes da utilizao de lmpadas incandescentes. No caso 2, utilizou-se uma estimativa mais pessimista, em que foi considerado que o consumo total relativo iluminao como proveniente do uso de lmpadas compactas de baixo fator de potncia. Porm, em ambos os casos, 1 e 2, o fator de potncia situa-se abaixo do limite especificado por lei. Com relao s diferenas referentes ao fator de potncia de condomnios residenciais e residncias, podem ser atribudas a: Existncia de cargas atpicas s residncias, como elevadores e motores para acionamento de bombas de abastecimento de gua; Maior nmero de lmpadas de descarga, utilizadas em reas comuns como ptios, saguo, garagens, entre outras.

KVA =

KW FP

(1) (2)

KVAr 2 = KVA 2 KW 2 ,

em que KVA a potncia aparente absorvida; KW a potncia ativa absorvida; KVAr a potncia reativa solicitada; FP o fator de potncia do grupo de equipamentos. Em seguida, a partir dos dados KVA, KVAr e KW fezse a soma vetorial de cada contribuio para obter-se o fator de potncia global, como mostrado na Figura 3.

2.4

Economia estimada

Pode-se estimar a economia proveniente da adequao do fator de potncia residencial aos valores estabelecidos por lei. Ao final do ano de 2003, o consumo total de energia, do setor residencial brasileiro

chegou a 76,14 TWh, (Balano Nacional de Energia, 2004). Levando-se em conta os resultados obtidos na Tabela 3, e os resultados apresentados por Nonato (1998), adota-se um valor estimado de 0,7. Esse valor no tem como objetivo representar um valor preciso do fator de potncia do setor residencial. Antes, 0,7 indica um valor aproximado e um alerta para uma importante fonte de economia. A Tabela 4 indica uma ordem de grandeza da economia. Essa economia representa, aproximadamente, uma reduo de 23% no consumo total de energia devido ao setor residencial durante o ano de 2003. Alm da economia direta, devem-se ressaltar tambm os benefcios provenientes da melhoria do desempenho de transformadores, economia na instalao de autotransformadores destinados manuteno de nveis de tenso.
Tabela 4: Estimativa de economia de energia proveniente do controle de energia reativa do setor residencial.

viabilizando a implantao de projetos de medio e controle do fator de potncia. H, entretanto de se preocupar, para que esse controle no passe a ser mais um nus ao consumidor. Uma alternativa para esse impasse poderia vir de investimentos pblicos que seriam ressarcidos a medida que a economia de energia fosse sendo obtida. Espera-se assim, que a tecnologia aliada ao investimento e conhecimento possam servir para a eficientizao do setor energtico. O fator de potncia em residncias pode ser uma rea de atuao cujo impacto seja positivo.

REFERNCIAS

Agncia Nacional de Energia Eltrica, ANEEL (2000). Resoluo n 456 de 29 de novembro de 2000, governo federal. Braslia, DF. Andreoli, A. L., Cagno J. A. e Outros (2004). Sistema de controle de demanda e fator de potncia aplicado a consumidores de pequeno e mdio porte. XV congresso brasileiro de automao, Gramado, RS. Costa, G. J. C. (1998). Iluminao Econmica: Clculo e avaliao. Editora EDIPUCRS, Porto Alegre, RS. Firmo, D. L., C. E. P. Oliveira e Outros (2004). Medio de fator de potncia de residencias. Anais do III congresso de produo cientfica da universidade federal de So Joo del-Rei. So Joo del-Rei, MG. Haddad, J., P. H. R. P. Gama e Outros (2001). Conservao de energia: eficincia energtica de instalaes e equipamentos. Editora da EFEI, Itajub, MG. Ministrio das Minas e Energia (2004). Balano Energtico Nacional 2004, governo federal, Secretaria de Energia. Braslia, DF. Nonato, J. C. and M. M. Severino (1998). Faturamento de energia reativa em condomnios residenciais. Revista eletricidade moderna, Volume no 287, pginas 60 a 68. Pomlio, J. A. (2001). Lmpadas fluorescentes compactas: Consumo e qualidade. Sociedade brasileira de eletrnica de potncia, Campinas, SP. Salum, L. J. B. (2003). Propagao da eficincia energtica. Gerncia de utilizao de energia CEMIG, Belo Horizonte, MG. Souza, D. J. (2000). Desbravando o PIC. Editora rica, So Paulo, SP.

Consumo 2003 (TVAh) 108,7 82,8 Economia

Fator de potncia global (condomnios + residncias) 0,70 0,92 25,9 TVAh

CONSIDERAES FINAIS

Os resultados mostram, de maneira estimada, que o setor residencial apresenta um consumo excessivo de energia reativa. Os estudos realizados por Nonato (1998) revelaram a necessidade de correo de fator de potncia em condomnios residenciais. Isso porque com a crescente urbanizao e o conseqente o aumento no nmero de condomnios o fator de potncia do setor residencial tende a diminuir. A pesquisa apresentada por este artigo mostra tambm que, alm dos condomnios residenciais, as residncias tambm contribuem de maneira significativa para o baixo fator de potncia do setor residencial. Alm disso, importante observar que o valor do fator de potncia varia consideravelmente no decorrer do dia. Dessa forma torna-se necessrio o desenvolvimento de sistemas que tenham por objetivo a medio e a correo do fator de potncia, levando-se em considerao sua dinmica. O controle e a possvel correo do fator de potncia de unidades residenciais representam grande economia de energia, adiando, dessa forma, investimentos em novas centrais geradoras e em linhas de transmisso. Alm disso, o desenvolvimento da eletrnica digital e da eletrnica de potncia tm possibilitado o desenvolvimento de equipamentos de baixo custo,

Вам также может понравиться