Вы находитесь на странице: 1из 18

Evolucionismo e fixismo A perspectiva evolutiva que foi sendo descrita desde os seres procariontes at aos organismos multicelulares mantm-se

como ideia central na explicao da diversidade da vida e marca a forma como os bilogos observam e explicam o mundo natural.

Fig. Admite-se que a enorme diversidade de ces ter surgido a partir do lobo. Mas nem sempre esta viso prevaleceu como ideia dominante na comunidade cientfica. Na verdade, quando observamos as vrias geraes de indivduos e dado que o tempo mdio da vida humana insignificante quando comparado com o tempo geolgico, parece-nos evidente que as vrias geraes de ces sempre originaram ces e que do acasalamento entre lobos sempre surgiram lobos.

Durante sculos, admitiu-se que as espcies surgiram tal como hoje as conhecemos e se mantiveram imutveis ao longo do tempo. Esta viso das espcies, conhecida por fixismo, prevaleceu e, em alguns casos, ainda prevalece fortemente apoiada por princpios religiosos. A interpretao letra do Livro do Gnesis, onde se descreve a criao no incio dos tempos, influenciou de forma determinante o pensamento cientfico at aos sculos XVIII e XIX. Por esta razo, o fixismo , muitas vezes, confundido com o criacionismo. Na realidade, uma viso esttica das espcies no implica necessariamente que se admita que elas tenham surgido de um acto nico de criao divina, do mesmo modo que uma viso evolucionista no pressupe a negao da existncia de uma entidade superior que esteja presente nas leis que regem a Natureza. Apesar da fora das ideias fixistas, no sculo XIX vai transitar-se num ambiente de grande controvrsia para uma viso evolucionista, isto , vai admitir-se que as espcies se alteram de forma lenta e progressiva ao longo do tempo, originando outras espcies. A ideia de que as espcies teriam evoludo a partir de outras espcies preexistentes comeou a surgir no contexto cientfico do sculo XIX. Um dos contributos mais importantes para as ideias evolucionistas veio da Geologia. Os gelogos, por um lado, estabeleceram uma idade para a Terra muito superior admitida at ento e, por outro lado, comearam a descrever formas fsseis muito diferentes das espcies actuais.

Fig. Esqueleto fossilizado de um ictiossauro, rptil marinho que viveu h cerca de 200 milhes de anos. O aparecimento de fsseis de indivduos muito diferentes dos da actualidade abalou de forma clara as ideias fixistas, criando um ambiente intelectual propcio ao aparecimento de ideias evolucionistas. Os evolucionistas admitem a existncia de mudanas progressivas nos seres vivos a partir de ancestrais comuns, e so essas mudanas que, ao longo do tempo geolgico, vo dar origem s diferentes espcies. Um passo fundamental para o sucesso das ideias evolucionistas s ocorreu quando surgiram teorias explicativas da evoluo e se organizaram argumentos para as apoiar. Mecanismos da evoluo

A primeira teoria explicativa fundamentada acerca dos mecanismos da evoluo dos seres vivos surgiu em 1809, com Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, cavaleiro de Lamarck (1744-1829), e ficou conhecida por lamarckismo. Apesar disso, prevaleceram ideias fixistas. Estas s foram definitivamente questionadas a partir de 1859, quando Charles Darwin (1809-1882) publicou o livro On the Origin of Species by Means of Natural Selection. Trata-se de uma obra que ainda hoje uma referncia importante quando tentamos compreender a forma como os cientistas criam explicaes acerca do mundo natural. Lamarckismo Lamarck, um intelectual pouco valorizado no seu tempo, foi professor no Museu de Histria Natural, em Paris, e no s defendeu ideias evolucionistas como apresentou uma explicao coerente acerca da origem das espcies. As ideias de Lamarck, para explicar existncia da evoluo, podem resumir-se em dois princpios fundamentais: lei do uso e do desuso; lei da herana dos caracteres adquiridos.

O ambiente afecta a organizao dos animais, o que significa que, quando o ambiente se torna muito diferente, produz no decurso do tempo as correspondentes modificaes na forma e na organizao dos animais. Em primeiro lugar, inmeros factos conhecidos provam que o emprego continuado de um rgo concorre para o seu desenvolvimento, fortifica-o, e f-lo aumentar de tamanho, enquanto a falta de uso, tornada habitual, prejudica o seu desenvolvimento, deteriora-o gradualmente e acaba por faz-lo desaparecer Tudo o que a Natureza fez os indivduos adquirirem ou perderem pela influncia das circunstncias a que esto expostos h muito tempo conservado nos novos indivduos que provm por reproduo desses indivduos. Lamarck, 1809

Os seres vivos apresentam modificaes que dependem do ambiente em que esses seres se desenvolvem. O ambiente condiciona a evoluo, levando ao aparecimento de caractersticas que permitem aos indivduos adaptar-se s condies em que vivem.

Fig. O nandu um animal da Amrica do Sul, ao passo que a avestruz de frica. Dois continentes, morfologia idntica. O nandu e a avestruz so animais muito semelhantes entre si, embora habitem em zonas do Globo muito distantes, porm com clima e tipo de vegetao muito prximos. O longo pescoo, as pernas compridas e musculadas e a incapacidade de voar so algumas das caractersticas que apresentam em comum. Em diferentes continentes, as espcies apresentam caractersticas semelhantes, quando enfrentam ambientes semelhantes. A adaptao, segundo Lamarck, representa, pois, a faculdade que os seres vivos possuiriam de desenvolver caractersticas estruturais ou funcionais que lhes permitissem sobreviver e reproduzir-se num determinado ambiente. As modificaes que levam adaptao so explicadas pela lei do uso e do desuso. De acordo com esta lei, a necessidade de um rgo em determinado ambiente cria esse rgo e a funo modificao, isto , a funo faz o rgo. Se um rgo muito utilizado, desenvolve-se, tornando-se mais forte, vigoroso ou de maior tamanho; se, pelo contrrio, esse rgo no se usa, degenera e atrofia.

Fig. Vestgios de membros em Phython sebae. Segundo Lamarck, as serpentes, por exemplo, perderam os membros porque eles representavam uma dificuldade na movimentao atravs da vegetao densa. Como no eram utilizados, foram-se atrofiando at ao desaparecimento total. Segundo a lei da herana dos caracteres adquiridos, as modificaes que se produzem nos indivduos ao longo da sua vida, como consequncia do uso ou do desuso dos rgos, so hereditrias, originando mudanas morfolgicas no conjunto da populao.

De acordo com a herana dos caracteres adquiridos, os organismos, pela necessidade de se adaptarem ao ambiente, adquirem modificaes durante a sua vida que passam aos descendentes. A adaptao progressiva e um organismo pode desenvolver qualquer adaptao, desde que seja necessria, caminhando assim as espcies para a perfeio em interaco com os factores ambientais. O modelo explicativo de Lamarck foi muito contestado, porque fornece uma explicao sobre a evoluo que tem um carcter animista, isto , existe uma inteno e uma finalidade na evoluo, de tal forma que as alteraes surgem como resultado de as espcies procurarem o melhor. Por outro lado, a herana dos caracteres adquiridos no se verifica experimentalmente. Hoje admitimos, por exemplo, que nos organismos com reproduo sexuada apenas as alteraes do DNA transportadas nos gmetas so transmitidas aos descendentes. A fragilidade dos argumentos utilizados por Lamarck e a fora do fixismo mantiveram as ideias evolucionistas afastadas durante vrios anos.

Darwinismo Em Dezembro de 1931 iniciou-se um novo e brilhante captulo na histria da Biologia. Um jovem naturalista ingls, de 22 anos, Charles Robert Darwin (1809-1882), partia a bordo de um navio da armada britnica, o HMS Beagle.

Fig. A viagem do Beagle. nesta viagem que Darwin vai recolher uma boa parte dos dados que mais tarde utilizou na fundamentao da sua teoria.

Este jovem pertencia a uma famlia abastada que cresceu com as transformaes sociais e culturais do sculo XIX, onde a viso evolucionista comeava a ter seguidores, de entre os quais se pode destacar o seu prprio av paterno, Erasmus Darwin (1731-1802). Entre os muitos dados e acontecimentos que influenciaram Darwin, podem destacar-se alguns dos mais importantes. Dados da Geologia Na opinio de alguns autores, a personalidade que mais influenciou Darwin foi Charles Lyell (1797-1875). Este gelogo estabeleceu princpios que muito influenciaram Darwin. As leis naturais so constantes no espao e no tempo. Deve explicar-se o passado a partir dos dados do presente. Na longa histria da Terra ocorreram mudanas geolgicas lentas e graduais. Durante a viagem no Beagle, Darwin observou ainda numerosos fsseis e descobriu nos Andes, a milhares de metros de altitude, conchas de animais marinhos includas em rochas. provvel que tenha admitido que se a Terra tem milhes de anos e est em mudanas constantes e graduais, ento, de um modo semelhante, a vida sobre a Terra poderia ter seguido o mesmo percurso, isto , teria experimentado ao longo dos anos mudanas contnuas e graduais, inicialmente imperceptveis, mas que com o tempo acabariam por ter significado. Dados da Biogeografia A grande diversidade de seres vivos e o aspecto extico que, por vezes, assumem algumas espcies, bem como a constatao de que a fauna e a flora diferem de continente para continente e das montanhas para os desertos, constituem elementos relevantes na formulao da teoria de Darwin. Durante a viagem, Darwin ficou sobretudo impressionado quando, em meados de Setembro de 1835, chegou s ilhas Galpagos. Trata-se de um arquiplago vulcnico situado aproximadamente a 1000 km da costa do Equador e que apresenta uma fauna e uma flora peculiares. Darwin ficou essencialmente impressionado com as tartarugas e com um grupo de aves chamadas tentilhes.

Fig. Tartarugas gigantes das ilhas Galpagos, Geochelone.

Fig. Tentilhes de Darwin. O bico est relacionado com a alimentao. Existem sete variedades diferentes de tartarugas gigantes nas ilhas Galpagos, ocupando cada variedade a sua ilha. Contudo, apesar da diferenciao, estes animais so extraordinariamente semelhantes entre si, fazendo supor que tenham tido uma origem comum. Os tentilhes de Darwin so pequenas aves que apresentam tambm uma grande diversidade volta de um padro comum. As 14 espcies de tentilhes, apesar de muito semelhantes, podem distinguir-se, sobretudo, pelo tamanho, cor e forma do bico, o que estar associado ao tipo de alimentao que cada uma possui. Apesar da assinalvel diversidade entre os tentilhes, eles so suficientemente parecidos entre si, admitindose, por isso, que tero tido um ancestral comum. Depois de analisar todos os dados, Darwin concluiu que as ilhas foram provavelmente povoadas a partir do continente americano e as caractersticas particulares de cada ilha condicionaram a evoluo de cada espcie, da a sua diferenciao. Seleco artificial, seleco natural e variabilidade Na procura de uma explicao para a evoluo das espcies, Darwin pde contar com a experincia que ele prprio possua como criador de pombos, intervindo directamente em processos de seleco artificial.

Fig. Galinha obtida deliberadamente por seleco artificial para se assemelhar ao Poupas do programa de TV Rua Ssamo.

Fig. Couves-de-bruxelas, repolho, brcolos, couve-flor... todos estes vegetais foram obtidos por seleco artificial a partir de Brassica oleracea.

primeira vista, as galinhas parecem todas iguais, mas, de facto, apresentam pequenas variaes naturais. Patas mais longas, cabeas mais arredondadas, penas mais encaracoladas. Se um tratador tiver um especial apreo por algumas destas variaes e puder controlar os cruzamentos entre estas aves, pode seleccionar as caractersticas que mais deseja. Ao fim de alguns cruzamentos, pode obter indivduos com as caractersticas que seleccionou. Ao longo das geraes e recorrendo a cruzamentos selectivos previamente planeados, possvel obter indivduos com as caractersticas desejadas. As plantas e os animais assim obtidos, ao fim de algumas geraes, so substancialmente diferentes dos seus ancestrais selvagens. Se se pode obter tanta diversidade por seleco artificial, de um modo anlogo possvel que ocorra na Natureza uma seleco consumada pelos factores ambientais, designada por seleco natural. De facto, o conceito que verdadeiramente caracteriza a teoria da evoluo de Darwin o conceito de seleco natural.

Fig. Independentemente do meio, existem nas populaes de flamingos variaes naturais, por exemplo, no tamanho dos membros, variaes essas que os indivduos transmitem aos seus descendentes atravs dos gmetas. Numa situao em que nas zonas baixas escasseia o alimento, os flamingos com membros mais desenvolvidos podem deslocar-se para zonas mais profundas para se alimentarem.

Diz-se que estes animais esto mais bem adaptados, isto , so indivduos mais aptos na situao considerada e, por tal facto, sobrevivem melhor, deixando mais descendentes. Em consequncia, aumenta na populao o nmero de flamingos com membros mais longos, ao mesmo tempo que os flamingos de membros mais curtos vo desaparecendo. Numa situao de escassez de alimento em zonas baixas, onde necessrio recorrer a guas mais profundas, a seleco natural favoreceu os indivduos com membros mais longos. Os flamingos de membros mais curtos podem acabar por desaparecer. A teoria de Darwin, que gerou na poca grande controvrsia, pode sistematizar-se em alguns pontos fundamentais. Os seres vivos, mesmo os da mesma espcie, apresentam variaes entre si. Em cada gerao, uma boa parte dos indivduos naturalmente eliminada, porque se estabelece entre eles uma luta pela sobrevivncia, devido competio pelo alimento, pelo refgio, pelo espao e capacidade de fuga aos predadores, etc. Sobrevivem os indivduos que estiverem mais bem adaptados, isto , os que possurem as caractersticas que lhes conferem qualquer vantagem em relao aos restantes, que ao longo do tempo sero eliminados progressivamente. Existe, pois, uma seleco

natural, processo que ocorre na Natureza e pelo qual s os indivduos mais bem dotados relativamente a determinadas condies do ambiente sobrevivem sobrevivncia do mais apto. Os indivduos mais bem adaptados vivem durante mais tempo e reproduzem-se mais, transmitindo as suas caractersticas descendncia, enquanto os menos adaptados deixam menos descendncia. H, pois, uma reproduo diferencial. A acumulao das pequenas variaes determina, a longo prazo, a transformao e o aparecimento de novas espcies. Pode, pois, considerar-se que o tempo e a reproduo diferencial das formas favorecidas em relao s menos aptas produzem mudanas nas espcies existentes, conduzindo formao de novas espcies. Confronto entre lamarckismo e darwinismo O lamarckismo e o darwinismo constituem duas explicaes para a diversificao das espcies por processos evolutivos.

Fig. Tendo o lamarckismo como princpios fundamentais a lei do uso e do desuso e a herana dos caracteres adquiridos, a morfologia actual do pescoo das girafas poderia explicar-se do seguinte modo: A girafa, alimentando-se dos rebentos mais baixos das rvores, quando estes escasseiam, teria de recorrer a rebentos colocados em zonas mais altas. Cria-se, assim, a necessidade de aumentar o tamanho do pescoo. O esticar permanente do pescoo para chegar ao alimento faz aumentar o seu tamanho. Em cada gerao podero ter surgido indivduos que tinham o pescoo mais longo e que foram transmitindo aos seus descendentes essa caracterstica, chegando forma actual. O ambiente cria necessidades que levam ao aparecimento de estruturas morfolgicas indispensveis a uma melhor adaptao. Esta uma resposta do ser vivo aco do meio.

No darwinismo, o princpio da seleco natural permite explicar tambm a morfologia do pescoo da girafa: Independentemente do meio, existiam nas populaes de girafas variaes naturais e hereditrias. Assim, teria havido variaes hereditrias no tamanho do pescoo. Como, num ambiente em que escasseia o alimento, as girafas que possuam estes rgos mais desenvolvidos tinham acesso mais fcil ao alimento, estariam mais bem adaptadas, isto , sobreviviam melhor e reproduziam-se mais. Deste modo, aumentariam o seu nmero na populao relativamente ao nmero de girafas com o pescoo curto. A seleco natural favoreceu as girafas bem adaptadas a um ambiente onde o alimento estava em zonas mais altas. Apesar das lacunas deixadas pelas explicaes de Lamarck e de Darwin, a ideia de evoluo estabeleceu-se na comunidade cientfica. Observaes e estudos feitos desde o sculo XIX at hoje podem ser utilizados como argumentos a favor do evolucionismo. Pode mesmo afirmar-se que a ideia de uma evoluo biolgica constitui, hoje, uma forma natural de a maioria dos bilogos olharem o mundo vivo. Argumentos do evolucionismo So vrias as reas de conhecimento a partir das quais se podem retirar dados que apoiam o evolucionismo. Apesar de, nos ltimos anos, a biologia molecular ter fornecido uma exploso de dados de natureza bioqumica e informacional, no deixa de ser interessante analisar dados mais clssicos, como os provenientes da Anatomia Comparada e da Paleontologia. Argumentos de anatomia comparada A grande diversidade do mundo vivo despertou, desde cedo, nos cientistas a necessidade de organizarem sistemas de classificao. Alguns dos mais primitivos baseiam-se no grau de semelhana dos caracteres morfolgicos, ou seja, na anatomia comparada. Podem encontrar-se muitas semelhanas na anatomia de indivduos que primeira vista nos parecem diferentes. Estruturas homlogas Os esqueletos dos membros anteriores dos indivduos representados, apesar de desempenharem funes diferentes, apresentam um plano estrutural semelhante, que inclui ossos semelhantes e na mesma posio relativa. Verificam-se, no entanto, diferenas em relao ao grau de desenvolvimento e ao nmero de ossos, nomeadamente das falanges dos dedos. Estas estruturas so chamadas estruturas homlogas, ou seja, so estruturas com origem embriolgica semelhante, constitudas por ossos idnticos, com um plano de organizao semelhante, embora apresentem um aspecto diferente e desempenhem, neste caso, funes tambm diferentes. Homologia (semelhana de origem) o termo usado para relacionar estruturas que, devido a uma origem embrionria idntica, possuem idntica organizao estrutural e idntica posio relativa, podendo desempenhar funes diferentes. As estruturas homlogas so interpretadas como resultado da seleco natural sobre indivduos em diferentes meios que enfrentam diferentes presses selectivas. Os indivduos apresentam variaes. Pode acontecer que alguns indivduos de um dado grupo, com caractersticas que lhe so prprias, migrem para um novo ambiente que oferea outras oportunidades ecolgicas. No novo meio so seleccionados os organismos que apresentam caractersticas que os tornam mais aptos nesse meio. Esta situao designada por evoluo divergente, isto , a partir de um mesmo ancestral, devido a diferenas existentes entre os indivduos, ocorre uma divergncia nos organismos que colonizam diferentes habitats e que ficam sujeitos a presses selectivas tambm diferentes. o caso dos membros anteriores dos Vertebrados. Tambm os tentilhes das ilhas Galpagos tero tido a sua origem numa forma ancestral proveniente do continente

americano. Como os tentilhes ocuparam diferentes ilhas com diferentes condies ecolgicas, experimentaram evoluo divergente, sobrevivendo em cada ilha aqueles que apresentavam as caractersticas que os tornavam mais aptos. Estruturas anlogas Na Natureza frequente encontrarem-se semelhanas entre organismos com origens muito diferentes.

Fig. 27 Estruturas anlogas. A asa de uma ave e a asa de um insecto so estruturas que tm origem embriolgica diferente e, embora sejam anatomicamente diferentes, apresentam uma funo idntica, neste caso o voo. Estas estruturas designam-se por estruturas anlogas. As estruturas anlogas aparecem, no mesmo meio, porque a seleco natural favorece os indivduos cujas caractersticas os tornam mais aptos, independentemente do grupo a que pertencem. Este tipo de evoluo designada por evoluo convergente. Por exemplo, podero ficar mais aptos os indivduos que possuem rgos que lhes permitem voar, independentemente da estrutura e da origem desses rgos. Indivduos com diferentes origens tiveram de enfrentar ambientes semelhantes, o que implicou uma evoluo convergente. A seleco natural favorece os indivduos que apresentam estruturas que, apesar de anatomicamente diferentes, desempenham funes semelhantes em ambientes semelhantes. Estruturas vestigiais Outro tipo de evidncias anatmicas que apoiam o evolucionismo so as estruturas vestigiais. Estas dizem respeito a estruturas atrofiadas, com funo no evidente e desprovidas de significado fisiolgico em determinados grupos. Noutros grupos, porm, existem estruturas equivalentes que so desenvolvidas e funcionais.

Fig. Estruturas vestigiais. No esqueleto da baleia ou, como j vimos, no esqueleto da pito observam-se estruturas vestigiais, isto , peas do esqueleto que, na actualidade, no tm qualquer funo. Estas estruturas s fazem sentido, numa teoria evolucionista, como rgos que foram teis e desenvolvidos em ancestrais no passado. As estruturas vestigiais evidenciam que, contrariamente ao que defendem os fixistas, os indivduos de uma dada espcie no se mantiveram imutveis, mas foram-se alterando ao longo do tempo, sendo seleccionados de acordo com as condies ambientais. Argumentos paleontolgicos O registo fssil um dos dados que melhor apoiam o evolucionismo. Atravs da Paleontologia (estudo dos fsseis), conclui-se que o nosso planeta foi, no passado, habitado por seres diferentes dos actuais. Existem fsseis que possuem caractersticas que correspondem, na actualidade, a dois grupos diferentes de organismos, sendo denominadas formas intermdias ou formas sintticas.

Fig. Imagem de um fssil de Archaeoptrix e respectiva reconstituio. Archaeoptrix um fssil de organismos que tero vivido h cerca de 150 M.a. e que possuam asas e penas, que so caractersticas das aves, dentes e uma longa cauda com vrtebras, que so caractersticas dos rpteis. As formas sintticas so, por vezes, tambm chamadas formas de transio, porque algumas delas tero sido a transio de um grupo para outros grupos de organismos. Estas formas constituem um importante argumento a favor do evolucionismo. Elas permitem documentar que os organismos que hoje se conhecem no so totalmente independentes uns dos outros quanto origem. Argumentos citolgicos Apesar das diferenas considerveis que se podem observar entre os seres vivos, os dados microscpicos revelam que todos eles so constitudos por unidades estruturais, as clulas. No s todas as clulas eucariticas obedecem a um plano estrutural comum, como os processos metablicos que nelas se desenvolvem so igualmente semelhantes. A universalidade estrutural e funcional do mundo vivo constitui um forte argumento a favor de uma origem comum. Argumentos bioqumicos Durante muitos anos, a Paleontologia, a Anatomia Comparada e a Embriologia foram as principais fontes de dados que permitiram estabelecer relaes de parentesco entre os seres vivos, constituindo, assim, argumentos a favor do evolucionismo. Nos ltimos anos, os estudos de natureza bioqumica vieram dar um impulso notvel argumentao evolucionista, no s sob o ponto de vista quantitativo, mas, sobretudo, sob o ponto de vista qualitativo. De modo global e sob o ponto de vista bioqumico, pode recordar-se, por exemplo, que todos os organismos so basicamente constitudos pelo mesmo tipo de biomolculas (protenas, lpidos, glcidos, cidos nucleicos) e que o DNA e o RNA so centrais no mecanismo global de produo de protenas onde intervm um cdigo gentico, que universal. O facto de haver semelhanas, quer no que respeita s biomolculas quer no

que respeita aos mecanismos vitais das clulas, pode ser relacionado com uma provvel origem comum. Nos ltimos vinte anos, o estudo comparativo das protenas e dos cidos nucleicos tem fornecido dados fundamentais para o estabelecimento de relaes de parentesco entre os seres vivos. A protenas diferentes correspondem, nos indivduos, caractersticas tambm diferentes. assim de prever que, quando mais prximas evolutivamente se encontrarem as espcies, mais semelhanas apresentem ao nvel das protenas. INVESTIGAR A anlise de protenas , hoje, um campo de investigao relevante no estabelecimento de filogenias. Com estudos deste gnero pode pr-se, por exemplo, a hiptese de que a partir de uma molcula de DNA ancestral comum, por diferentes mutaes, surgiram diferentes genes e, consequentemente, a sequncia dos aminocidos diferente, originando diferentes molculas de citocromo c. A evoluo molecular hoje um activo campo de investigao. As diferenas entre as estruturas anatmicas resultam da interaco complexa de genes com o ambiente ao longo de prolongados perodos de desenvolvimento. Faz, pois, sentido procurar traar a histria evolutiva da vida analisando e comparando biomolculas. A evoluo reflecte as alteraes hereditrias que ocorrem nas espcies ao longo do tempo. Convm realar que se analisaram apenas alguns argumentos e que, por outro lado, esta anlise foi efectuada de forma compartimentada. Na realidade, na reconstituio do processo evolutivo h necessidade de recorrer, ao mesmo tempo, ao maior nmero possvel de dados obtidos nas diferentes reas do conhecimento. Para alm da Paleontologia, da Anatomia Comparada e da Citologia, tambm a Embriologia e, sobretudo, a Bioqumica fornecem, actualmente, argumentos essenciais que apoiam o evolucionismo. Neodarwinismo teoria sinttica da evoluo No sculo XX, embora a ideia de evoluo biolgica fosse uma ideia j aceite pela comunidade cientfica, a explicao para essa evoluo atravs da seleco natural apresentava ainda alguns pontos frgeis. Darwin, apesar de ter tido na sua secretria uma carta enviada por Mendel, onde este apresentava as primeiras ideias sobre hereditariedade, no a valorizou. Deste modo, nunca esclareceu nem quais eram os mecanismos responsveis pelas variaes verificadas nas espcies, nem o modo como essas variaes se transmitem de gerao em gerao. No decurso do sculo XX, com o desenvolvimento dos conhecimentos sobre gentica, foi possvel encarar as ideias centrais da teoria de Darwin numa outra perspectiva. Por exemplo, o estabelecimento do conceito de mutao levou os geneticistas a considerarem as mutaes como a base das mudanas evolutivas. Entre 1930 e 1940 foi-se construindo uma viso unificadora entre o darwinismo e os dados da gentica, cujo resultado foi o aparecimento, em 1942, de uma teoria denominada teoria sinttica da evoluo, tambm chamada neodarwinismo, que engloba duas ideias fundamentais: variabilidade gentica e seleco natural. Variabilidade base do processo evolutivo A diversidade do mundo vivo a base sobre a qual actua a seleco natural.

Fig. De onde provm a variabilidade entre os indivduos da mesma espcie? Como se transmite? Cobras da espcie COMUNICAR Esta diversidade tem como fonte primria a ocorrncia de mutaes e como fonte mais prxima a recombinao gentica. Mutaes As alteraes hereditrias no genoma dos indivduos podem levar ao aparecimento de caractersticas novas e favorveis, na medida em que permitem aos seus portadores, por exemplo, viver mais tempo ou reproduzir-se mais. As mutaes so, assim, fonte primria de variabilidade gentica, introduzindo, em regra, novos genes ou alteraes nos genes existentes e, portanto, novas caractersticas nos indivduos. Recombinao gentica Apesar de as mutaes serem a fonte primria de variabilidade gentica, a fonte mais prxima de diversidade nas populaes a recombinao gentica que se obtm atravs da reproduo sexuada. Como j sabe, esta recombinao gentica ocorre na meiose. A fecundao um processo que tambm aumenta a variabilidade gentica dos indivduos (novas combinaes). As mutaes introduzem novidade gentica, mas principalmente a recombinao gentica que cria a variabilidade, favorecendo o aparecimento de uma multiplicidade de diferentes combinaes de genes. Seleco natural e fundo gentico Tal como Darwin havia previsto, cada indivduo no evolui isoladamente. A unidade evolutiva a populao, isto , um conjunto de indivduos da mesma espcie que vive num determinado local e ao mesmo tempo. Numa populao, quanto maior for a diversidade, maior ser a probabilidade de ela se adaptar a mudanas que ocorram no meio, pois, entre toda essa diversidade, podem aparecer indivduos portadores de conjuntos gnicos que sejam favorecidos pela seleco natural. As populaes muito homogneas e bem adaptadas podem ser eliminadas se, no seu habitat, ocorrerem, por exemplo, mudanas climticas. Quando as caractersticas do meio se alteram, o conjunto gnico mais favorvel pode deixar de o ser no novo ambiente. A seleco natural no actua sobre genes ou caractersticas genticas de forma isolada, mas sim sobre a globalidade dos indivduos de uma populao com toda a sua carga

gentica. Como as variaes genticas esto na base das mudanas evolutivas, fundamental quantificar estas variaes dentro das populaes. Define-se fundo gentico como o conjunto de todos os genes presentes numa populao num dado momento. Apesar de a seleco natural actuar sobre o fentipo dos indivduos de uma populao, uma vez que este resulta da expresso do gentipo, os bilogos hoje definem evoluo como uma mudana no fundo gentico das populaes. Em cada fundo gentico a frequncia dos genes pode variar, havendo genes mais frequentes do que outros.

Fig. Evoluo de uma populao de borboletas e do respectivo fundo gentico. Num determinado fundo gentico de uma populao de borboletas, fixemos, por exemplo, o conjunto de genes responsveis pela cor das asas. Uma alterao ambiental pode provocar uma seleco natural que favorece as borboletas mais escuras. Estas vivem mais tempo, reproduzem-se mais, aumentando, assim, no fundo gentico desta populao, o nmero de genes responsveis por esta cor. Quando as caractersticas do meio se alteram, o conjunto gnico mais favorvel, isto , aquele que permite que o indivduo sobreviva mais tempo e deixe mais descendncia, pode deixar de o ser no novo ambiente. O conjunto gnico que torna os indivduos menos adaptados encurta a sua sobrevivncia, diminuindo, portanto, a descendncia. Em termos globais, h genes que se tornam mais frequentes, enquanto outros vo sendo progressivamente eliminados. Por esta razo, as populaes vo ficando cada vez mais bem adaptadas ao meio. Os genes dos indivduos que mais se reproduzem surgem na populao com maior frequncia. Ao longo do tempo, determinados genes e, portanto, determinadas caractersticas acabam por se implantar nas populaes em detrimento de outros, que vo sendo eliminados, dando-se assim a evoluo.

Silva, Amparo Dias e tal, Terra, Universo de Vida 11. ano, Biologia e Geologia, Porto Editora, 2008

Вам также может понравиться