Вы находитесь на странице: 1из 24

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA MARIA JANANA SANTOS DO NASCIMENTO

DESTINO DAS FOLHAS CADAS NAS RESIDNCIAS DA VILA BRENNAND UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO

Palhoa 2011

MARIA JANANA SANTOS DO NASCIMENTO

DESTINO DAS FOLHAS CADAS NAS REIDNCIAS DA VILA BRENNAND: UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO

Relatrio apresentado ao Curso Gesto Ambienta, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial aprovao na disciplina de Estudo de Caso. .

Orientador: Prof. Jairo Afonso Henkes

Palhoa 2011

MARIA JANANA SANTOS DO NASCIMENTO

DESTINO DAS FOLHAS CADAS NAS REIDNCIAS DA VILA BRENNAND: UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO

Este trabalho de pesquisa na modalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado obteno do grau de Tecnlogo em Gesto Ambiental e aprovada em sua forma final pelo Curso Superior de Tecnologia em Gesto Ambiental da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoa, 27de maio de 2011.

Prof. e orientador Prof. Jairo Afonso Henkes, M.Sc. Universidade do Sul de Santa Catarina

AGRADECIMENTOS

Primeiramente ao meu Deus. A Ele toda honra e adorao, segundo a minha linda famlia (presente de Deus): meu esposo Ivo Nascimento Filho e minhas filhas Ivna Vitoria e Ana Clara, que suportaram minhas ausncias sem questionar. Um agradecimento especial a minha querida irm Joseane Santos, que depois de um fadonho dia, em seu trabalho de escola, ainda passava horas dedicando-se em me ajudar neste trabalho (sua capacidade intelectual foi imprescindvel). Ao meu professor e orientador Jairo Henkes agradeo pela dedicao. Aos meus amigos e tia La, minha grande ajudadora, obrigada. Cito um casal em especial: Welighton e Patrcia pela grande ajuda sem medir esforos. Agradeo a todos os familiares pela grande torcida e, por fim, aos meus irmos em Cristo da Igreja Evanglica Assemblia de Deus, que sempre esto orando a Deus por mim, para que esta etapa de meu curso fosse concretizada.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de resoluo para a problemtica vivenciada pelos moradores da Vila Brennand, no que diz respeito s folhas cadas em espaos residncias, foi aplicado questionrios e feita entrevistas para levantamentos das informaes e aps foi apresentadas a solues para a problemtica vivenciada que a reciclagem via processo de compostagem, sendo est proposta sustentavelmente correta.

Palavra-chave: Desenvolvimento sustentvel, Compostagem, Reciclagem

SUMRIO

SUMRIO

1 INTRODUO ............................................................................................................... 7 2 TEMA .............................................................................................................................. 8 3 OBJETIVOS ................................................................................................................... 10 3.1 OBJETIVO GERAL ...................................................................................................... 10 3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS ......................................................................................... 10 4 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS................................................................... 11 4.1 CAMPOS DE ESTUDO................................................................................................. 11 4.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS .............................................................. 12 5 APRESENTAO E ANLISE DA REALIDADE OBSERVADA ............................ 13 6 PROPOSTA DE SOLUO DA SITUAO PROBLEMA ....................................... 16 6.1 Proposta de melhoria para a realidade estudada .............................................................. 16 6.2 Resultados esperados...................................................................................................... 17 6.3 Viabilidade da proposta .................................................................................................. 17 7 CONSIDERAES FINAIS .......................................................................................... 18 REFERNCIAS ................................................................................................................. 19 APNDICES............................................................................................................................20

INTRODUO

O meio ambiente tem sido bastante agredido no que diz respeito s queimadas e a no segregao de resduos, diante do exposto h uma grande necessidade que est realidade seja modificada, o Estudo de Caso aqui apresentado vem tratar desta problemtica vivenciada pelos moradores da Vila Brennand quantos as folhas cadas em seus quintais, alm de mostrar que a alternativa que est populao tem encontrado para resoluo tem sido as queimadas das mesmas, forma est inadequada do ponto de vista sustentvel, a importncia desta pesquisa est no fato de que a mesma mostrara que h alternativas sustentavelmente correta para a resoluo do problema.

TEMA

O presente trabalho trs como tema Folhas Cadas em Residncias da Vila Brennand, situada em uma pequena reserva de mata atlntica, cuja vegetao local foi classificada como Floresta Ombrofila Densa (Veloso et al 1991). O Clima da regio do Recife Tropical Chuvoso (tipo As a Ams na classificao de Kppen). Tal vila pertencente ao Grupo Cornlio Brennand e seus moradores so funcionrios ligados ao grupo de referncia. A Vila composta por vinte casas com quintais de grandes dimenses, aproximadamente 300 m2 por quintal. Nestes quintais, so encontradas rvores de grande e pequeno porte, na maioria, frutferas, quais sejam: jaqueiras, coqueiros, abacateiros, jambeiros, tamarineiros, mangueiras, cajazeiras, cajuzeiros, azeitoneiras roxas e as de pequeno porte como: aceroleira, pitangueira, goiabeira, pitombeira, pinheira entre outras. Durante todo ano, sobretudo no perodo entre 20 de maro a 21 de junho, h um grande volume de folhas cadas nos espaos residenciais. Pelo fato de haver um grande volume desse material orgnico, as folhas so acumuladas nos quintais e demais espaos residenciais dificultando a remoo pelos moradores que, geralmente, buscam uma alternativa inadequada do ponto de vista sustentvel, descartando na coleta do lixo realizada pela prefeitura local ou realizando queimadas constantes, que trazem prejuzos ambientais e de sade para a populao que reside na vila e nos arredores. Fora dos espaos residenciais, ou seja, em espaos de mata atlntica, florestas, caatinga, cerrados, pantanal e etc., processo natural para as folhas cadas a permanncia no solo, sem que seja feita a remoo para que venha a ser decomposto naturalmente e torne-se um adubo natural. A transformao natural das folhas cadas em adubo ocorre da seguinte maneira: primeiramente, ocorrer a decomposio destas para que, mais tarde possa, se tornar em um excelente adubo orgnico. No entanto, como j citado, anteriormente, as folhas mencionadas encontram-se dentro dos quintais dos moradores, onde no podem ficar acumuladas para a decomposio natural, pois os moradores precisam de seus quintais limpos para que seja evitada a proliferao de microrganismo decompositores, que podem causar doenas e infestaes diversas, alm de o espao citado fazer parte da rea de lazer das famlias. Diante do problema exposto, o que fazer? Estas folhas no podem ser jogadas na coleta diria do lixo local e nem podem ser queimadas como hoje tem sido feito, como alternativa usada pelos

moradores da localidade. Frente a tal realidade, alguns questionamentos so pertinentes: o que leva os moradores da Vila Brennand a usarem alternativas inadequadas e prejudiciais como resoluo das folhas cadas nos quintais de suas residncias? Em que medida a pesquisa realizada poder contribuir para a mudana de hbito dos moradores da Vila Brennand em relao ao destino dado s folhas cadas em seus quintais? A pesquisa buscar encontrar respostas para estas questes e levar os moradores a tomarem cincia do problema que influencia na qualidade de vida de todos.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Avaliar o tratamento e o destino final utilizados pelos moradores da Vila Brennand em relao s folhas cadas recolhidas nos quintais de suas residncias.

3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS

3.2.1 Realizar investigao atravs do uso de questionrios e entrevistas com os moradores, visando compreenso e interpretao destes para o problema apontado na pesquisa. 3.2.2 Construir dados quantitativos dos quintais, de suas respectivas reas em metros quadrados e volume de resduos gerados. 3.2.3 Caracterizar os prejuzos que podem advir das queimadas e dos acmulos de folhas nos quintais aos moradores e ao entorno, visando alertar a comunidade da Vila Brennand e motiv-la a tomada de decises. 3.2.4 Identificar os danos decorrentes da falta de tratamento adequado as folhas cadas em seus quintais, buscando tomada de conscincia dos mesmos sobre a problemtica do estudo. 3.2.5Caracterizar benefcios financeiros e ambientais com a implantao do uso da compostagem para a qualidade de vida.

4 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

O presente estudo de caso caracterizar-se- atravs de uma pesquisa de carter exploratrio. Segundo Gil (2008), tal pesquisa consiste na investigao de um tema pouco explorado e bastante especfico para que, a partir dele, haja a construo de hipteses. Por sua especificidade, a pesquisa que exploratria exige muito do pesquisador, assumindo a forma de estudo de caso e no prescinde da pesquisa bibliogrfica, pois, por mais indita que seja, h de se buscar fundamentao terica em obras anlogas, em entrevistas ou com pesquisadores que tiveram experincia com problemas semelhantes, que podem contribuir para o entendimento do assunto tratado. Na pesquisa, a observao direta consistir em um meio importante no levantamento das evidncias investigadas para compor os dados construdos no presente estudo de caso. Para dar nfase legitimidade do estudo, o registro fotogrfico ser utilizado, validando os resultados das observaes feitas. A amostra produzida de ordem quantitativa permitir construir dados empricos levantados via medio de rea dos quintais, quantidade de rvores, pesagem de folhas cadas por metro quadrado, visando garantir a fidedignidade ao estudo e para asseverar as respostas encontradas para o problema da pesquisa. Na busca de compreenso para o comportamento dos moradores da Vila Brennand mediante o problema relacionado s folhas cadas recolhidas em seus quintais, utilizar-se- a aplicao de questionrios e entrevistas que tragam informaes relevantes para a pesquisa. Como nos diz Rohden (2005, p. 200): As perguntas dialgicas exigem respostas dialgicas e respostas dialgicas exigem novas perguntas. Nesta perspectiva, objetiva-se com a pesquisa um estudo qualitativo e crtico, na abordagem do problema atravs de aes em que a pesquisadora compartilha processos de interao e utiliza um conjunto de mtodos diversificados, citados acima.

4.1

CAMPO DE ESTUDO

O contexto da pesquisa em referncia ser a comunidade da Vila Brennand, em cujos quintais, repleto de rvores de natureza diversas, ocorre o acmulo de grande volume de

A Vila Brennand tem como referncia dois importantes pontos: a Estao do Metr Curado, defronte s casas, e a Indstria Gerdau, que ladeia um caminho por trs dos quintais. A vila composta por vinte casas com quatro pessoas em mdia por casa, perfazendo um total de 93 pessoas. Neste nmero esto inclusas as crianas, pertencentes s classes B e C. A vila est situada prxima as margens da BR 232, localizado numa reserva de Mata Atlntica, abrangendo desde o bairro da Vrzea at o bairro do Curado. Este bairro tem um complexo industrial importante para a cidade do Recife. H dois anos apenas, recebeu a denominao de Vila Brennand e por 42 nos foi conhecida como Reserva Particular dos Brennand. Por todo esse tempo, as correspondncias de seus moradores, funcionrios do Grupo Cornlio Brennand, iam para a Companhia Industrial de Vidros (CIV), local de trabalho destes. Hoje, j tendo um CEP e registro junto prefeitura do Recife como Rua Vila Brennand e participando das pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), o contexto do estudo de caso, poder ser melhor caracterizado e reconhecido, faltando apenas ser representado atravs de mapa especfico. Sendo assim, no estudo de caso sero utilizados, futuramente, os mapas correspondentes Estao de Metr Curado e ao Complexo Industrial como apoio para uma localizao um pouco mais precisa da Vila.

4.2INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

Os instrumentos de coleta de dados adotados neste trabalho so descritos no quadro a seguir: Instrumentos de Coleta de Dados Entrevista Universo Pesquisado Finalidade dos Instrumentos

Comunidade de mo- Coletar informaes e depoimenradores Brennand. da Vila tos sobre o entendimento dos moradores da Vila Brennand sobre o descarte de folhas cadas.

Questionrios

Comunidade de mo- Compreender em que nvel h radores Brennand. da Vila entendimento por parte dos moradores da Vila Brennand sobre a problemtica das folhas cadas em seus quintais.

Observao Direta

Quintais e pessoas Entender modos da resoluo do residentes no cenrio problema (folhas cadas) por em referncia. parte dos moradores da Vila Brennand.

Medio de rea total

300m2 por quintal, Caracterizar a extenso de rea perfazendo um total que compreende os quintais da de 6.000m2 de rea Vila Brennand. analisada.

Pesagem de material (folhas ca- Folhas das) por m2

cadas

no Medir proporo do impacto

espao em refern- ambiental causado pela folhas cia. cadas nos quintais quando no so tratadas de forma adequada.

Quadro 1- Instrumento de coleta de dados.

5 APRESENTAO E ANLISE DA REALIDADE OBSERVADA

Scio-historicamente, a Vila Brennand foi constituda no ano de 1969, pelos empresrios proprietrios da Companhia Agrcola Industrial So Joo pertencente ao Grupo Cornlio Brennand. Na poca, era desejo dos empresrios que seus que seus funcionrios sem moradias prprias residissem prximo s fbricas denominadas CIV(Companhia Industrial de Vidros) e IASA (Indstria de Azulejos S/A), hoje ambas j vendidas. Atualmente, os moradores da Vila Brennand so em sua maioria antigos funcionrios j aposentados ou funcionrios que agora pertencem ao atual grupo que comprou a CIV, ou seja, so trabalhadores da multinacional O-I(Owens-Illinois), no Brasil tem 90 anos com a marca CISPER a maior empresa fabricantes de embalagens de vidro do mundo e que mantm um acordo de aluguel para estes. Tal acordo estabelecido da seguinte forma: a empresa faz um contrato de aluguel com funcionrio, cujo valor simblico a ser pago proporcional ao seu salrio. O aluguel varia entre R$ 10,00 a 100,00 ficando inclusas neste valor as despesas com energia eltrica e gua. A Vila fica dentro de um Engenho, sendo este uma rea de Mata Atlntica, muito arborizada e tranqila. Fica afastada da rea urbana. L, pode-se desfrutar de algumas benesses

oferecidas pela natureza tais como gua mineral, muitos frutos canto dos pssaros, boa ventilao e segurana. Apesar de ser considerado pelos moradores um bom lugar para se viver, durante 42 anos de existncia, um grande problema era comum a todos: a Vila no tinha coleta de resduos. Os moradores faziam o descarte de seus resduos na natureza e, em seguida, realizavam queimadas. Por estar localizada distante da administrao da empresa, este grande problema nunca foi de preocupao aos seus administradores, persistindo por longos anos. Foi ento que os outros funcionrios mais novos na empresa que passaram a residir na Vila resolveram ir busca de solues, j que tinham conscincia de que no era correta a forma de descarte de resduos. Nessa ocasio, foi feita uma solicitao a EMLURB, rgo responsvel pela manuteno e limpeza da cidade de Recife, que enviou um engenheiro responsvel pela rea, que detectou o problema e passou a enviar dois dias da semana o caminho da coleta, at a presente data. O que foi apenas uma medida parcial, pois mudar a concepo e o costume de uma comunidade, que por muitos anos no tinha o habito de descarte de resduo da forma correta realmente algo difcil, uma vez que verificvel queimadas contnuas das folhas cadas em espaos residenciais. Hoje, os moradores tm conhecimento do agravo feito ao meio ambiente e aos seus vizinhos, quando acontecem queimadas, pois todos foram esclarecidos a respeito e proibidos pela empresa de faz-la. Porm, como o volume de folhas grande muitos ignoram as normas e colocam fogo nas folhas, causando grande transtorno a todos. Os moradores da Vila Brennand so em sua maioria de classe B e C por se tratar de funcionrios que exercem a funo de operrios ou, no mximo, so encarregados, responsveis por um pequeno grupo de pessoas com funo igual a sua. Nenhum deles exerce cargo de chefia, por isso so classificados como sendo de classe B e C. De acordo com a realidade observada, podemos analisar o perfil dos moradores e sua relao com o problema do estudo de caso a partir dos quadros 2 e 3 que seguem abaixo.

Quantidades de Pessoas 15 Crianas 10 Adolescentes 62 Adultos 6 Idosos

Faixas Etrias 0 a 11anos 12 a18 anos 19 a 64 anos 65 a 75 anos

Fonte: Elaborao do autor, 2011 Quadro 2- Quantidade de moradores da Vila Brennand por faixa etria Fonte:

Pessoas 15 crianas 10 adolescentes

Grau de Escolaridade Todos matriculados na rede oficial de ensino Todos matriculados na rede oficial de ensino 05 cursando faculdade

62 adultos

24 possuem 2 grau completo 33 semi-analfabetos ou analfabetos

06 idosos

Todos analfabetos

Quadro 3- Quantidade de moradores da Vila Brennand por grau de escolaridade Fonte: Elaborao do autor, 2011

Com base na observao direta, pude perceber que a falta de instruo da maioria dos moradores pode ser um dos fatores que contribuem para agravar a situao ambiental vivida na Vila Brennand. A partir dos relatos de moradores feitos atravs de entrevistas e questionrios, concluise que maioria, desconhece a forma de descarte sustentavelmente para a resoluo do problema. O morador A comentou que: [...] A gente sabe que tocar fogo errado, mas a maneira que a gente
encontra de deixar o quintal limpo tocando fogo nas folhas, pois s vezes o caminho de lixo no quer levantar o saco que muito pesado, ai o jeito queimar [...]

Aps a medio da rea e pesagem do material coletado por mostragem, foi possvel constatar que os moradores precisam se apropriar de conhecimentos e tcnicas para que a situao vivenciada, hoje, pelas famlias seja mudada Atualmente, as aes por parte de alguns organismos contribuem para dar minimizar um pouco o problema, mas tais organismos no o resolvem de forma efetiva e sustentvel. Por parte da Prefeitura de Recife que representada pela EMLURB (Empresa de Limpeza Urbana) h a realizao da coleta dos resduos; a Companhia Agrcola Industrial So Joo, proprietria da Vila, por sua vez fornece o saco Big Bag, como conhecido, para a colocao das folhas cadas para que sejam levados pelo caminho de lixo. Por causa do peso do saco e da distncia do ponto de coleta dos resduos muitos dos moradores preferem atear fogo nos sacos contendo as folhas. Quando isso ocorre os moradores incomodados podem dispor da vigilncia patrimonial do Grupo Cornlio Brennand que, dentre outras atribuies, tambm serve

para reprimir as queimadas, que so proibidas, mas praticada constantemente. Segundo dados do IBGE, Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico (2000):
[...] no ano de 2000, das 228.413 toneladas de lixo coletados, apenas 6.550 toneladas eram destinadas a sistemas de compostagem, representando cerca de 0,02%.

Diante do exposto, podemos apresentar o quadro 4 situado abaixo, no qual apontamos alm do problema, os pontos fortes e fracos verificados na realidade da comunidade em estudo, bem como as justificativas para estes pontos. Problema Pontos fortes Pontos fracos Justificativa

O que leva os mora- Vila Brennand situ- Queimadas das fo- Resoluo inadores da Vila Bren- ada dentro de uma lhas cadas nos quin- dequada para o nand a usarem alter- reserva de Mata A- tais das residncias. nativas inadequadas e tlntica. prejudiciais como problema das

folhas cadas. Baixo nvel de ins- Distncia truo dos morado- zona res da vila. da urbana

resoluo das folhas cadas nos quintais de suas residncias? Em que medida a pesquisa realizada

antes da existncia do metr.

EMLURB poder contribuir para Uma solicitao dos Coleta de lixo duas A atendida vezes por semana no prioriza a a mudana de hbito moradores dos Vila moradores Brennand ao da pela Prefeitura do Reem cife de depois de 40 Vila pelo baixo contingente.

destino anos. dado s folhas cadas Segurana proporcio- Pouco efetivo de Devido extennada pela Vigilncia funcionrios para dar sa rea pertenem seus quintais? relao Patrimonial do Grupo cobertura total rea cente ao Grupo Brennand. pertencente ao Gru- empresarial. po. Proximidade do traba- Isolamento e distn- Pelo fato das lho dos moradores. cia da zona urbana. empresas Grupo nand do Brenserem

localizadas em rea de difcil acesso. Quadro 4- Pontos Fortes e Fracos da Comunidade Vila Brennand Fonte: Elaborao do autor, 2011

6 PROPOSTA DE SOLUO DA SITUAO PROBLEMA

Nesta seo apresenta-se propostas de melhoria, resultados esperados e a viabilidade da proposta.

6.1

PROPOSTA DE MELHORIA PARA A REALIDADE ESTUDADA

Buscaremos contribuir para a melhora do meio ambiente, como um todo e da qualidade de vida dos moradores de Vila Brennand, atravs de uma proposta para o tratamento e destino para as folhas cadas nos quintais de suas residncias, utilizando-as como importante composto orgnico no processo de compostagem. a) Sero levadas aos moradores atravs de diferentes estratgias de informao, quais sejam: reunies, conversas informais, exibio de vdeos, teatrinhos, entre outros, cujo objetivo ser ensinar aos moradores da Vila Brennand a importncia do aproveitamento das folhas cadas e como fazer compostagem com resduos orgnicos. b) Por meio da conscientizao dos moradores locais, buscaremos explicar os males e conseqncias das queimadas, uma vez que o nosso objetivo ser erradicao destas. c) No que diz respeito ao do lixo que coletado duas vezes por semana, verificamos que no h por parte da empresa de coleta de lixo, nem da Prefeitura do Recife, uma proposta em respeito segregao de resduos slidos urbanos, nem de reaproveitamento, como tambm no tem uma poltica de educao ambiental para as comunidades, sendo assim, poderia ser proposto a tal instncia um projeto de acordo com a realidade da comunidade em estudo para resolver a situao de folhas cadas. d) Sabe-se que a rea em que a Vila Brennand est inserida uma imensa rea a

ser fiscalizada, cujo efetivo de funcionrios insuficiente. Dessa forma, caberia reivindicar aos proprietrios o aumento do efetivo. Conscientizando-os sobre estas das necessidades da preservao da Mata Atlntica que envolve toda a rea da comunidade, utilizando como documento de cartas formais de solicitao.

6.2

RESULTADOS ESPERADOS

Um ambiente sustentvel e a melhora da qualidade de vida dos moradores de Vila Brennand, por meio do tratamento dado para as folhas cadas nos quintais de suas residncias, consiste no principal resultado esperado desta proposta.

A sade ambiental da Vila Brennand com a extino queimadas, o aproveitamento das folhas cadas para a compostagem, benefcio sustentvel e rentvel do ponto de vista financeiro, a educao voltada s questes ambientais dos moradores da Vila Brennand e um maior monitoramento deste trecho de Mata Atlntica o que esperamos alcanar a mdio e longo prazo com este estudo de caso. a) A extino das queimadas ser um dos maiores ganhos para o meio ambiente e para as pessoas que residem na Vila Brennand, por que no haver mais poluio do ar emitido pela queima o que causa doenas respiratrias. Uma coleta de lixo inteligente associada a uma proposta educativa de segregao de resduos slidos ser uma importante conquista, uma vez que est a base para um futuro corretamente sustentvel. b) A preservao e monitoramento de uma rea significativa de Mata Atlntica, como o caso do contexto ambiental da Vila Brennand, atravs do aumento do efetivo dos recursos humanos para tal trabalho ser, extremamente importante, porque cobe a m inteno de alguns em destruir o meio ambiente.

6.3

VIABILIDADE DA PROPOSTA

A viabilidade da proposta real, pois a compostagem uma tcnica sustentvel, de baixo custo, rentvel, de fcil operacionalizao, controlvel e um processo sanitariamente seguro. O complicador seria a no mobilizao dos moradores para o projeto, o desinteresse por parte dos proprietrios da Vila Brennand e a no permisso destes para a realizao dos trabalhos. Para a extino das queimadas feitas pelos moradores totalmente vivel, j que os moradores sabem da proibio da mesma por parte dos proprietrios do Engenho, que pune com advertncia e quebra de contrato e pelos efeitos danosos sade das pessoas. Por

outro lado, a falta de constncia da ronda que monitora as queimadas facilita tais aes inadequadas de alguns. No que diz respeito ao aumento do efetivo de funcionrios por parte da empresa para o monitoramento da rea, onde est situada a Vila Brennand, uma proposta possvel, visto que a empresa possui recursos prprios para tal finalidade. A inviabilidade se daria talvez pela falta de viso da empresa em relao entre custo/benefcio na aprovao da proposta.

7 CONSIDERAES FINAIS

No presente estudo de caso, buscou-se a resoluo para o tratamento e o destino das folhas cadas nos quintais das casas da Vila Brennand, atravs diversos instrumentos de coleta de dados para a caracterizao dos prejuzos advindos das queimadas e descartes inadequados para estas, visando compreenso e interpretao do problema de pesquisa e, sobretudo, propor melhor condio de vida para toda a comunidade em referncia, bem como a mudana de pensamento dos moradores. A mobilizao das pessoas que residem em Vila Brennand para a tomada de conscincia e mudana da realidade em relao problemtica apontada possibilitar um grande ganho, tanto para a preservao do meio ambiente, como tambm no aprendizado da populao da Vila Brennand no que diz respeito sustentabilidade. Igualmente, a implantao da compostagem contribuir para que os moradores possam dar o destino correto s folhas cadas sem que cometam dano ao meio ambiente, uma vez que tal postura trar a todos o conhecimento de como fazer compostagem em espaos residenciais, possibilitando populao da Vila ganhos financeiros, j que atualmente muitas empresas do ramo agrcolas compram compostos produzidos por terceiros. Podemos dizer que, na perspectiva da sustentabilidade, urge a implementao de um projeto de formao e interveno na Vila Brennand, uma vez que, a sociedade como um todo, e os moradores de Vila Brennand tero ganhos significativos em relao uma vida qualitativa.

REFRENCIAS

[Exemplos de referncias de livros]

CAMBELL,Ster.Manual de Compostagem para Hortas e Jardins:So Paulo: Nobel Livraria, 1995.149p.

CASTILHO JUNIOR, Armando Borges de.et al. Alternativas de Disposies de Resduos Slidos Urbanos para Pequenas Comunidades.Rio de Janeiro: PROSAB-RiMa-ABES,2002.

GIL, Antnio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 1999.

VILHENA, Andr (coord.) Compostagem: A outra metade da reciclagem. 2. ed. So Paulo: CEMPRE,2001.32p.(cadernos de reciclagem,6)

[Exemplo de referncia de informao de Internet (www)] www.oidobrasil.com.br

www.ibge.gov.br

APNDICES

APNDICE A- Tabela de quantitativo de pessoas por casa

CASA

CRIANAS

ADOLESCENTES

ADULTOS

IDOSOS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 TOTAL

1 2 0 0 0 0 2 1 1 2 0 0 2 0 0 0 4 0 0 0 15

1 1 0 0 0 0 0 2 1 1 0 1 0 0 2 0 0 0 1 0 10

2 2 2 2 2 4 2 2 4 7 2 2 2 2 3 4 7 3 5 3 62

0 0 0 0 0 2 0 0 0 1 0 0 0 1 0 1 0 0 0 1 6

TOTAL DE PESSOAS POR FAMILIA 4 5 2 2 2 6 4 5 6 11 2 3 4 3 5 5 11 3 6 4 93

Fonte: Elaborao do autor, 2011

APNDICE B- Questionrio scio-ambiental

Este questionrio foi de elaborao do autor, para nico fim de Pesquisa de Estudo de Caso para concluso do curso de graduao em Tecnlogo em Gesto Ambiental pela Universi-

dade do Sul de Santa Catarina.

1- H quantos anos reside nesta Vila?

a) De 0 a 5 anos b) De 5 a 20 anos c) Mais de 20 anos

2- Quantas pessoas moram em sua residncia?

3-Quantos destes moradores so?

Crianas (

) )

Adolescentes ( Adultos ( Idosos ( ) )

3- Quantos destes moradores so?

Crianas matriculadas na rede de ensino ( Adolescentes matriculados na rede de ensino ( Adultos cursando a faculdade ( ) )

) )

Adultos que possuem 2 grau completo ( Adultos semi-analfabetos ou analfabetos ( Idosos ( )

4- Voc saberia dizer o que sustentabilidade?

a) Sim

b)No

5- Voc saberia dizer o que reciclagem?

a)Sim

b)No

6- O Que voc faz com o lixo de sua casa?

a) Joga tudo no caminho de coleta de lixo? b) Separa tudo que pode reciclar e entrega para ser reciclado? c) Queima tudo?

7- Voc saberia me dizer o que composto orgnico? a)Sim b)No

8- O que voc faz com as folhas cadas do seu quintal? a) Joga no caminho de coleta de lixo? b) Queima todas as folhas? c) Usa para fazer compostagem?

9- Saberia me informar o que compostagem e como fazer?

a)No

b)Sim (explique como)

10-Se e lhe informasse que a compostagem ajuda ao meio ambiente voc gostaria de aprender? a)Sim b)No

Вам также может понравиться