Вы находитесь на странице: 1из 7

Exerccios de Regncia Nominal 1.

(IBGE) Assinale a opo que apresenta a regncia verbal incorreta, de acordo com a norma culta da lngua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortvel. b) Obedeceu rigorosamente ao horrio de trabalho do corte de cana. c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros. d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidade. e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro pretendido. 2. (IBGE) Assinale a opo que contm os pronomes relativos, regidos ou no de preposio, que completam corretamente as frase abaixo: Os navios negreiros, ....... donos eram traficantes, foram revistados. Ningum conhecia o traficante ....... o fazendeiro negociava. a) nos quais / que b) cujos / com quem c) que / cujo d) de cujos / com quem e) cujos / de quem 3. (IBGE) Assinale a opo em que as duas frases se completam corretamente com o pronome lhe: a) No ..... amo mais. / O filho no ..... obedecia. b) Espero-..... h anos. / Eu j ..... conheo bem. c) Ns ..... queremos muito bem. / Nunca ..... perdoarei, Joo. d) Ainda no ..... encontrei trabalhando, rapaz. / Desejou-..... felicidades. e) Sempre ..... vejo no mesmo lugar. / Chamou-..... de tolo. 4. (IBGE) Assinale a opo em que todos os adjetivos devem ser seguidos pela mesma preposio: a) vido / bom / inconseqente b) indigno / odioso / perito c) leal / limpo / oneroso d) orgulhoso / rico / sedento e) oposto / plido / sbio 5. (UF-FLUMINENSE) Assinale a frase em que est usado indevidamente um dos pronomes seguintes: o, lhe. a) No lhe agrada semelhante providncia? b) A resposta do professor no o satisfez. c) Ajud-lo-ei a preparar as aulas. d) O poeta assistiu-a nas horas amargas, com extrema dedicao. e) Vou visitar-lhe na prxima semana. 6. (BB) Regncia imprpria: a) No o via desde o ano passado. b) Fomos cidade pela manh. c) Informou ao cliente que o aviso chegara. d) Respondeu carta no mesmo dia.

e) Avisamos-lhe de que o cheque foi pago. 7. (BB) Alternativa correta: a) Precisei de que fosses comigo. b) Avisei-lhe da mudana de horrio. c) Imcumbiu-me para realizar o negcio. d) Recusei-me em fazer os exames. e) Convenceu-se nos erros cometidos. 8. (EPCAR) O que devidamente empregado s no seria regido de preposio na opo: a) O cargo ....... aspiro depende de concurso. b) Eis a razo ....... no compareci. c) Rui o orador ....... mais admiro. d) O jovem ....... te referiste foi reprovado. e) Ali est o abrigo ....... necessitamos. 9. (UNIFIC) Os encargos ....... nos obrigaram so aqueles ....... o diretor se referia. a) de que - que b) a cujos - cujos c) por que - que d) cujos - cujo e) a que - a que 10. (FTM-ARACAJU) As mulheres da noite ....... o poeta faz aluso ajudam a colorir Aracaju, ....... corao bate de noite, no silncio. A alternativa que completa corretamente as lacunas da frase acima : a) as quais / de cujo o b) a que / no qual c) de que / o qual d) s quais / cujo e) que / em cujo GABARITO: 1. D 2. D 3. C 4. D 5. E 6. E 7. A 8. E 9. E 10. D
1. (UFPA) Assinale a alternativa que contm as respostas corretas. I. Visando apenas os seus prprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma famlia. II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro. III. Desde criana sempre aspirava a uma posio de destaque, embora

fosse to humilde. IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou. a) II, III, IV b) I, II, III e) I, III, IV d) I, III e) I, II 2. (UFAM) Assinale o item em que h erro quanto regncia: a) So essas as atitudes de que discordo. b) H muito j lhe perdoei. c) Informo-lhe de que paguei o colgio. d) Costumo obedecer a preceitos ticos. e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente. 3. (UNIMEP-SP) Quando implicar tem sentido de acarretar, produzir como conseqncia, constri-se a orao com objeto direto, como se v em: a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo. b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domsticas. c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro. d) O banqueiro implicou-se em negcios escusos. e) Um novo congelamento de salrios implicar uma reao dos trabalhadores. 4. (FMU-SP) Assinale a nica alternativa incorreta quanto regncia do verbo. a) Perdoou nosso atraso no imposto. b) Lembrou ao amigo que j era tarde. c) Moraram na rua da Paz. d) Meu amigo perdoou ao pai. e) Lembrou de todos os momentos felizes. 05. (FGV-SP) Assinale a alternativa em que h erro de regncia verbal. a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios garota. b) As admoestaes que insisti em fazer ao rbula acabaram por no produzir efeito algum. e) Nem sempre o migrante, em cujas faces se refletia a angstia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situao. d) Era uma noite calma que as pessoas gostavam, nem fria nem quente demais. e) Nem sempre o migrante, cujas faces refletiam a angstia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situao. 06. (UFG) Indique a alternativa correta. a) Sempre pago pontualmente minha secretria.

b) Voc no lhe viu ontem. e) A sesso fora assistida por todos os crticos. d) Custei dois anos para chegar a doutor. e) O ideal a que visavam os parnasianos era a perfeio esttica. 07. (UFSCar-SP) Assinale a alternativa correta quanto regncia: a) A pea que assistimos foi muito boa. b) Estes so os livros que precisamos. c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram. d) Guimares Rosa o escritor que mais aprecio. e) O ideal que aspiramos conhecido por todos. 08. (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto regncia verbal: a) Ele custar muito para me entender. b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha. c) Em todos os recantos do stio, as crianas sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro. d) O presidente assiste em Braslia h quatro anos. e) Chamei-lhe sbio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida. 09. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que apresenta incorreo quanto regncia: a) Ns nos valemos dos artifcios que dispnhamos para vencer. b) Ele preferiu pudim a groselha. c) O esporte de que gosto no praticado no meu colgio. d) Sua beleza lembrava a me, quando apenas casada. e) No digo com quem eu simpatizei, pois no lhe interessa. 10. (Conc. Investigador de Policia) Assinale a alternativa que apresenta um desvio em relao regncia verbal. a) Simpatizei com toda a diretoria e com as novas orientaes. b) H alguns dos novos diretores com os quais no simpatizamos. c) A firma toda no se simpatizou com a nova diretoria. d) Somente o tesoureiro no simpatizou com a nova diretoria. 11. (Conc. Escrivo de Polcia) Assinale a alternativa em que o significado do verbo apontado entre parnteses no corresponde sua regncia. a) Com sua postura sria, o diretor assistia todos os funcionrios dos departamentos da empresa. (ajudar) b) No grande auditrio, o pblico assistiu s apresentaes da Orquestra Experimental. (ver) c) Esta uma medida que assiste aos moradores da Vila Olmpia. (caber) d) Estudantes brasileiros assistem na Europa, durante um ano. (observar) 12. (Conc. Analista de Sistemas - Banco Central) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opo que apresenta erro de regncia.

a) Desde abril, j possvel perceber algum decrscimo da atividade econmica, com queda da produo de bens de consumo durveis, especialmente eletrodomsticos, e do faturamento real do comrcio varejista. b) Apesar da queda da inflao em maio, espera-se acelerao no terceiro trimestre, fenmeno igual ao observado nos dois ltimos anos, em decorrncia da concentrao de aumentos dos preos administrados. c) Os principais focos de incerteza em relao s perspectivas para a taxa de inflao nos prximos anos referem-se a evoluo do preo internacional do petrleo, o comportamento dos preos administrados domsticos e o ambiente econmico externo. d) Desde maio, porm, entraram em foco outros fatores: o racionamento de energia eltrica, a intensificao da instabilidade poltica interna e a depreciao acentuada da taxa de cmbio. e) A mais nova fonte de incerteza o choque derivado da limitao de oferta de energia eltrica no Pas, pois h grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de preciso desejvel. (Trechos adaptados do Relatrio de Inflao - Banco Central do Brasil, junho de 2001- v. 3, 1 2, p. 7 e 8)

Respostas 1-a;2-c;3-e;4-e;5-d;6-e;7-d;8-a;9-a;10-c;11-d;12-c

Questo 1 Exercite seus conhecimentos e construa oraes aplicando corretamente a regncia nominal.
ver resposta

Questo 2 (TJ SP) Indique onde h erro de regncia nominal: a) Ele muito apegado em bens materiais. b) Estamos fartos de tantas promessas. c) Ela era suspeita de ter assaltado a loja. d) Ele era intransigente nesse ponto do regulamento. e) A confiana dos soldados no chefe era inabalvel.
ver resposta

Questo 3 Diante das oraes que seguem, analise-as e indique aquela que no se adqua ao uso da preposio a:

a Estou vido * boas notcias. b Esta cano agradvel * alma. c O respeito essencial * boa convivncia. d Mostraram-se indiferentes * tudo. e O filme proibido * menores de dezoito anos.
ver resposta

Questo 4 Tendo em vista a relao de dependncia manifestada entre um nome (termo regente) e seu respectivo complemento (termo regido), reescreva as oraes a seguir, atribuindo-lhes a devida preposio. a O fumo prejudicial * sade. b Financiamentos imobilirios tornaram-se acessveis * populao. c Seu projeto passvel * reformulaes. d Esteja atento * tudo que acontece por aqui. e - Suas ideias so compatveis * as minhas.
ver resposta

Questo 5 (Cescea) As palavras ansioso, contemporneo e misericordioso regem, respectivamente, as preposies: a) a em de para. b) de a de. c) por de com. d) de com para com. e) com a a.
ver resposta

Respostas

Resposta Questo 1 a Estamos ansiosos por notcias. b O amor uma virtude comum a todos. c Este rapaz bacharel em direito.

d A aluna era alheia a todas as informaes. e Tenha obedincia s leis de trnsito.


voltar a questo

Resposta Questo 2 Alternativa a.


voltar a questo

Resposta Questo 3 Alternativa a.


voltar a questo

Resposta Questo 4 a O fumo prejudicial sade. b Financiamentos imobilirios tornaram-se acessveis populao. c Seu projeto passvel de reformulaes. d Esteja atento a tudo que acontece por aqui. e Suas ideias so compatveis com as minhas.
voltar a questo

Resposta Questo 5 Alternativa c.

Вам также может понравиться