Вы находитесь на странице: 1из 5

Ol Pessoal tudo bem?

Tenho recebido muitos e-mails pedindo orientaes de estudo, na minha matria (Direito Constitucional) e tambm em outras. Os e-mails partem no s de iniciantes, mas tambm de alunos intermedirios e avanados. Resolvi, ento, escrever este artigo para poder passar alguma experincia sobre o Estudo, notadamente do Direito Constitucional para Concursos, mas que tambm pode ser usadas para outras matrias.

Quem sou eu, e porque me considero apto a falar sobre isso? Quem me conhece pessoalmente sabe que sou um professor relativamente novo, novo em idade, e tambm em "carreira": ministro aulas de Direito Constitucional h cerca de 3 anos. Antes disso, porm, passei longos 4 anos como concurseiro, onde cometi muitos erros de preparao e tambm muitos acertos.

Sempre fui um concurseiro (e professor) muito "intenso", seja no estudo ou no trabalho. Posso dizer ento que no foram 7 anos "vivendo a realidade dos concursos", mas 7 anos "respirando concursos". Devido esta intensidade no estudo e no trabalho, sei que posso passar muitas experincias a vocs concurseiros.

O PRIMEIRO ERRO que cometi foi no ter parado para ler artigos como esse que vos escrevo.

importante que o candidato comece ouvindo ou lendo experincias de quem j viveu essa realidade, pois 10 minutos que voc perde lendo um artigo, buscando uma bibliografia ideal, ou assistindo uma palestra, ou at mesmo lendo um livro de algum reconhecido por seus mtodos de preparao poder significar meses ou anos de estudo incorreto.

Como eu disse, eu j comecei errado, partindo logo para um cursinho bsico e comprando as apostilas do professores sem nem saber do que se tratava. Em minha jornada de 4 anos como concurseiro, embora me preparasse incessantemente de Segunda a Sbado (s vezes at domingo), eu prestei apenas 5 concursos. Aqui est o 2 ERRO, devia ter prestado bem mais, pois quando corremos atrs de um edital, acumulamos muito mais conhecimento e em muito menos tempo... ...descobri isso tarde!

Nesses 5 concursos que prestei, eu tive 2 insucessos - nos 2 primeiros (duas vezes no concurso para "Fiscal de Rendas do ICMS-RJ", ambas em 2008) -, depois tive 3 sucessos: Analista do TRE-GO 2008 (3 lugar, sendo maior nota nas provas objetivas), AssistenteTcnico Administrativo do Ministrio da Fazenda em Gois (5 lugar) e Analista do Tribunal de Contas do Estado de Gois (15 lugar).

Resolvi parar de fazer concursos, pois no tinha maiores ambies dentro do servio pblico, resolvi me dedicar paixo de lecionar (minha me e padrasto so professores, vem de famlia) e fazer com que outras pessoas no cometessem os mesmos erros que cometi na preparao.

Em minha vida de professor (at o momento - abril de 2011) lecionei em cursos presenciais e "virtuais", notadamente no Ponto dos Concursos, onde leciono desde 2009. Tive a oportunidade ainda de publicar 7 livros voltado preparao de candidatos a concursos, 2 com nfase em teoria e 5 com nfase em questes comentadas, o que totalizaram quase 5000 questes comentadas e mais de 2000 pginas escritas. Ainda tive a oportunidade de ser coordenador de outras 6 obras publicadas por outros professores (que totalizam mais de 6000 questes).

Posso dizer ento, que me especializei em "conhecer concursos", analisei a fundo (notadamente em Constitucional) as provas do CESPE, ESAF, FCC, FGV, CESGRANRIO, FEPESE, VUNESP, entre outras bancas, e observei o desenrolar e as questes de concursos desde os de nvel mdio (Tcnicos Administrativos e Judicirios) at provas da Magistratura. Tentarei, ento, neste artigo, passar a minha experincia para vocs e ajudar a dar mais um passo nessa caminhada rumo a aprovao. Estudando o Direito Constitucional - Noes Gerais: (O que vou escrever aqui pode ser adaptado para outras matrias, observando claro a peculiaridade de cada uma delas. Mas, em essncia, algo que vlido para qualquer estudo para concurso) Primeiramente, vou expor algumas palavras transcritas da minha obra "Constituio Federal Anotada para Concursos - 2 Edio": O estudo para concursos difere do estudo acadmico, no pela profundidade j que muitas vezes at maior , mas por ser pautado em uma regra bsica, a qual resumida a uma nica palavra: eficincia. A eficincia qual nos referimos significa basicamente: acertar o mximo possvel das questes cobradas, se preparando com o menor esforo e o menor dispndio de tempo possvel. No confunda menor esforo possvel com vida fcil, a aprovao em concursos requer comprometimento, esforo, perseverana. Porm, no necessrio que levemos anos e anos nesse ritmo para que alcancemos a aprovao.

Antes de passarmos s dicas efetivas para que os estudos sejam iniciados, reflita sobre a frase: No passa em concursos quem estuda mais, passa quem estuda melhor: usando o material adequado e estudando com o enfoque correto. Ento, temos que o estudo para concursos pautado em dois pilares bsicos = FOCO + MATERIAL ADEQUADO. A frmula do sucesso: Aps anos analisando o meu rendimento, analisando o rendimento de meus amigos, e depois analisando o rendimento de meus alunos, eu descobri que o estudo para concursos tem uma "frmula para o sucesso", um lugar comum a todos os "grandes concurseiros" e que ignorado por muitos.

No... eu no estou falando daquela "REGRA 1 e 2" no... (para quem no sabe: regra 1 = estudar ; Regra 2 = no esquecer a regra 1). A "frmula do sucesso" vai um pouco alm, ela est dentro dessas regras 1 e 2, e seria: "Alto Rendimento = (efetivo conhecimento da literalidade das normas) + (resoluo incansvel de questes de concursos anteriores)".

Com certeza voc conhece algum que est h anos estudando para concursos e no consegue lograr xito. Eu conheo VRIOS, e o principal erro que percebi que tais pessoas apoiam o seu estudo basicamente na leitura de livros tericos e deixam de lado a PRINCIPAL PARTE: ler a Constituio e resolver questes anteriores (comentadas).

Livros tericos so importantes: SIM, MUITO, Recomendo que todos tenham pelo menos 1 bom livro terico da matria!!! Mas, os livros tericos ou doutrinrios devem servir para orientao, direcionamento ou aprofundamento, no como foco principal de estudo. O foco principal "ler a constituio + resolver questes". No MNIMO, 70% das questes de QUALQUER concurso vo cobrar literalidade, seja diretamente ou indiretamente, precisa-se ler a norma para no deixar lacunas no conhecimento sobre ela, e para ter segurana na hora de marcar o "X". A resoluo de questes anteriores ainda mais importante, eu arrisco a dizer que a parte mais importante do estudo, pois na resoluo de questes anteriores, principalmente as comentadas que voc poder: 1-Fixar o conhecimento daquilo que voc estudou, estimulando o crebro a funcionar e armazenar aquela informao. 2- Aprender o estilo de cobrana daquela banca examinadora e entender "o que importante" e "o que no importante" para fins de foco no estudo. 3- Nas questes voc poder ainda aprender literalidades, doutrinas e jurisprudncias que voc no estudou, ou que passaram despercebidas. Da a importncia das questes serem comentadas.

Vou colocar aqui outro trecho do meu livro "Constituio Federal Anotada para Concursos - 2 Edio":

Lembre-se: todo candidato de alto nvel deve ter amplo domnio da literalidade das normas. Na dvida entre estudar a norma (no caso, a Constituio) ou estudar o que a doutrina dispe sobre ela, d preferncia ao estudo da norma, pois ser daqui que sairo a maioria das questes. O maior erro cometido por muitos candidatos no se preocupar em ler efetivamente a Constituio. Outro ponto que merece destaque que se deve evitar, ao mximo, errar em concursos: a) Questes literais da Constituio Para isso, de extrema importncia o delineamento dos artigos cobrados pelo edital do concurso.

b) Questes repetidas de outro concurso Para isso, importante a resoluo das questes dos concursos anteriores da banca examinadora. Toda banca examinadora repete questes em seus concursos, ainda que com adaptaes. c) Questes que expem a literalidade das smulas Por este motivo, expus uma relao das smulas de maior relevncia ao final desta obra. d) Questes baseadas em novidades Toda novidade (advento de uma nova emenda constitucional, alterao recente em alguma legislao relevante para o concurso, edio de uma nova smula vinculante...) carta certa nos concursos, desta forma, interessante que o candidato mantenha-se atualizado e principalmente atento a estas novidades.

Cronologia do Estudo: Primeiro vamos rever as premissas: 1- importante ter um bom livro terico, embora ele no deva ser o foco principal do estudo. 2- No existe concurseiro de alto nvel que no conhea a Constituio melhor do que o endereo de casa. 3- Resolver questes comentadas de concursos anteriores a principal parte do Estudo. Vou passar agora a cronologia "ideal" de um estudo para uma pessoa leiga, adapte essa cronologia para a sua situao: 1 Passo = Conhecer do que se trata a matria: Se voc leigo, no sabe o que ter pela frente no estudo, voc deve comear a estudar "conhecendo a matria". Para conhecer a matria voc tem diversas ferramentas, escolha uma delas, no precisa de todas no:

a) Fazer um curso bsico - uma opo, embora no seja necessrio. b) Ler algum resumo - Para quem preferir ler um resumo, obviamente eu recomendaria o meu livro "Vou ter que estudar Direito Constitucional! E agora? - Manual para os primeiros passos" - j que eu fiz justamente para este objetivo. c) Voc pode ainda, se preferir, usar o seu prprio livro terico ou Constituio Anotada, e assim, voc deve passar os olhos nos principais captulos - que em constitucional so: Princpios fundamentais (art. 1 ao 4). Direitos Fundamentais (art. 5 ao 17) com nfase nos artigos 5 e 7. Organizao do Estado (art. 18 ao 24). Administrao pblica (art. 37 ao 41). Organizao dos poderes nfase aos artigos 44 ao 52, art. 76 ao 84 e art. 92 ao 102.

2 Passo = Ler a Constituio e resolver incansavelmente questes comentadas. Agora que voc j conhece a matria, chegamos no corpo principal do Estudo. Voc est apto a enfrentar de cara a literalidade e as questes. No fique com medo de resolver questes! Esse o momento de errar. Cada erro um aprendizado novo. Um erro muito cometido pelos candidatos deixar para resolver questes s quando se sentirem seguros sobre a matria. Em concursos, o estudo reverso mais importante, ganha-se segurana na matria resolvendo questes. Foi por este o motivo que publiquei outras 2 obras: 1- A Constituio Federal Anotada para Concursos - para poder auxiliar o candidato no conhecimento da norma. 2- Os materiais 1001 questes comentadas - para criar uma bateria imensa de exerccios comentados, com foco no pensamento de uma banca examinadora especfica. 3 Passo = Aprofundamento: A parte do aprofundamento chega quando voc percebe que as questes de concurso para o nvel do cargo que voc est querendo prestar esto mais difceis do que voc consegue responder com a simples literalidade, ou quando so questes doutrinrias e jurisprudenciais que fogem da simples leitura da norma. Agora hora de voc pegar o seu livrinho terico e aprofundar naquele ponto especfico da dificuldade. P.S - Nunca deixando de resolver questes. Questes se resolvem TODOS OS DIAS!. 4 Passo = Ps-edital: Agora que saiu o edital, voc tem que fazer uma coisa - delinear quais so os artigos da Constituio abrangidos pelo edital. No v para prova sem ter certeza que voc conhece exatamente cada dispositivo constitucional que est dentro do edital. Se tiver algum outro tema que voc no tenha estudado, busque no livro, mas lembrese que o ideal que quando o edital sair voc j tenha visto toda a matria que ele cobra e assim possa estudar com a seguinte dobradinha: Resumo dos principais pontos + Resoluo de questes. O ideal esse, que voc no precise mais abrir um livro terico aps o edital, s se for para tirar dvidas. O ideal que voc apenas fixe o conhecimento aprendido e se faz isso lendo resumos e resolvendo as questes dos temas cobrados pelo edital. 5 Passo = Comemorar a aprovao. Meu amigo concurseiro... se voc foi um bom garoto, se comportou e seguiu isso que eu expus... CERTO que voc chegar aqui neste 5 passo. Pode at ser que no seja em seu primeiro concurso, mas esse objetivo no vai tardar... pode confiar. Grande abrao e excelentes estudos. Vtor Cruz

Вам также может понравиться