Вы находитесь на странице: 1из 14

Gesto da Inovao

Avaliao da Inovao na Empresa

QUARTO DIA

Primeiro Evento: Importncio dos Indicadores Empresariais de Inovao Segundo Evento: Diagnstico da Empresa

4 Dia Avaliao da Inovao na Empresa


1 Evento Importncia dos Indicadores Empresariais de Inovao

Neste 4 Dia da Feira, voc conhecer os Indicadores Empresariais de Inovao, que permitiro avaliar o grau de inovao da sua empresa. Ter condies de fazer a avaliao da empresa e identificar onde possvel desenvolver melhorias. Competncias conhecer os indicadores empresariais de inovao; avaliar a sua empresa em relao aos indicadores empresariais de inovao; reconhecer a importncia de avaliar o grau de inovao da sua empresa; realizar um autodiagnstico de sua empresa com base nos indicadores empresariais de inovao. No 1 Evento do 4 Dia, voc ver a importncia de avaliar o grau de inovao na sua empresa, os vrios conjuntos de indicadores e a correlao entre eles. As competncias que sero desenvolvidas so: compreender a importncia, a necessidade de indicadores de inovao para a pequena empresa e reconhecer os indicadores, como esforo, processo, estmulo e resultados.

Ktia: Concordo plenamente, Rodrigo, j foi muito produtivo. No 2 Dia, vimos o Processo de Gesto da Inovao e as suas cinco etapas, que so: levantamento, seleo, definio de recursos, implementao e aprendizagem, alm de uma leitura complementar com estratgias de inovao. O 3 Dia foi muito bom tambm, pois teve como principal temtica as Boas Prticas de Inovao, que so: criatividade, comunicao, capacitao, reconhecimento e recompensa. Rodrigo: Quando li sobre o que ser desenvolvido na 1 Atividade do 4 Dia, me questionei: Ser que a minha empresa inovadora? A minha concorrente inovadora? Como fao para saber onde estamos e como esto as outras empresas? Ser que a minha empresa est bem? Como possvel melhor-la? Ktia: Essas perguntas so muito pertinentes. Acredito que todos ns temos que fazer essa anlise sobre nossa empresa e como esto nossos concorrentes. Rodrigo: Com certeza. Antes de vir para a Feira, eu estava em meu consultrio e parei para pensar como estava em termos de inovao. Quando recebi o convite para a Feira, no tinha ideia de que avaliar os meus concorrentes tambm importante. Ktia: Rodrigo, para estabelecer aonde quer chegar, precisa-se saber onde est. Portanto, muito importante que se avalie a situao atual da gesto da inovao na empresa. Para isso, so necessrios indicadores de esforos, de processo, de estmulos e de resultados.
3

Rodrigo: Quero lhe mostrar quatro imagens que so exemplos de inovaes desenvolvidas por pequenas empresas brasileiras. Avaliao da Empresa

Mandioca congelada

Telefone pblico veicular (orelho dentro de um nibus)

Sistema antifurto de som de automveis

Mquina automtica de passar roupa

Qual das empresas a mais inovadora?

Rodrigo: Qual das empresas voc acha que a mais inovadora? Ktia: Ficaria com a produo de vegetais congelados. Rodrigo: Para dar maiores informaes sobre as empresas e produtos, irei mostrar algo a voc. No site da FUTURATEC, www.futuratec.org.br, tem o programa Globo Cincia srie Inovao e tecnologia. Esse vdeo explica melhor a respeito dessas empresas e seus produtos. Ktia: Agora, sim, consegui visualizar melhor. Cada um desses produtos tem sua especificidade. O telefone pblico veicular e a mquina automtica de passar roupa tm maior diferenciao em relao ao que h no mercado. J a produo de vegetais congelados, no caso da mandioca, uma inovao com maior abrangncia em termos de mercado, por ser um produto muito consumido em nosso Pas e com grandes possibilidades de exportao. O sistema antifurto de automveis tem um potencial de retorno a curto prazo, devido grande demanda. Ktia: Aps toda essa explicao a respeito das empresas e produtos, decidi ficar agora com o telefone pblico veicular. Rodrigo: Achei muito interessante todo o seu comentrio a respeito das empresas, mas vou te dar uma dica. Para se fazer uma escolha adequada ou justa, necessrio que existam indicadores estabelecidos e, preferencialmente, padronizados antes de iniciar essa escolha. Ktia: Que indicadores so esses? Rodrigo: Ainda bem que o Joo Pedro est chegando, no sei explicar to bem quanto ele.

JP: Ol, pessoal! Tudo bem com vocs? Ktia: Tudo timo.

Rodrigo: Que bom que voc chegou. Estava falando agora sobre os indicadores com a Ktia e ela gostaria de entender melhor essa parte. Eu disse que voc, com certeza, explicaria muito melhor. JP: Que isso, Rodrigo, sei que voc tambm conhece o assunto. Mas, de qualquer forma, claro que posso ajudar. Os indicadores so muito importantes para se saber como voc est, como esto os outros e no que se pode melhorar na empresa. Ktia: Quais so os tipos de indicadores? JP: Os indicadores so de esforo, processo, estmulo e resultados. Os indicadores podem ser qualitativos (por exemplo: potencial de vendas, qualidade do produto, integrao da equipe, papel da liderana etc.), ou podem ser quantitativos (percentual do mercado ocupado pelo novo produto, nmero de meses para o retorno do investimento, percentual do faturamento advindo de produtos lanados nos ltimos trs anos, entre outros). Veja na tabela a seguir.

a) Comparao, por exemplo: a minha empresa melhor do que a maioria das outras do setor, pois lana mais produtos ao longo do ano que os concorrentes; b) Posicionamento, por exemplo: a minha empresa a terceira entre as que mais lanam produtos no setor. Se existem dezenas de empresas que lanam produtos, esse indicador da empresa bom. Se existem cinco empresas nessa lista, o indicador dessa empresa est ruim; c) Orientao: ao saber como a empresa est no momento atual, poder estabelecer metas de onde pretende estar no futuro. Assim, ela poder estabelecer um caminho em busca desse novo patamar. Rodrigo: Vocs sabiam que, entre os rgos que utilizam indicadores para avaliar as empresas em geral, destaca-se o IBGE com a Pesquisa de Inovao Tecnolgica PINTEC. ANEXO E - PINTEC/IBGE A pesquisa PINTEC tem como objetivo levantar informaes sobre aspectos do processo de inovao tecnolgica nas empresas brasileiras que permitem elaborar perfis regionais e nacionais para comparar com a realidade internacional. Essa pesquisa j foi realizada em trs momentos, sendo a ltima referente a 2005 e publicada em 31/07/2007, e permitiu perceber como as empresas brasileiras esto tratando as atividades da inovao. A pesquisa foi encaminhada a todas as empresas com dez ou mais pessoas ocupadas, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdica (CNPJ) do Ministrio da Fazenda, e que no cadastro do IBGE constam ter atividade principal compreendida nas sees C e D (indstrias extrativas e indstria de transformao, respectivamente), no grupo 64.2 (telecomunicaes) e nas divises 72 e 73 (atividades de informtica e servios relacionados e pesquisa e desenvolvimento, respectivamente). Na pesquisa realizada em 2005, a populao, teve cerca de 91 mil empresas industriais e 4,2 mil de servios, localizadas em todo o territrio nacional. Dessa populao, participaram da pesquisa, aproximadamente, 14.300 empresas. Informaes adicionais podem ser obtidas no site http://www.pintec.ibge.gov.br/

Os indicadores utilizados na PINTEC abrangem:

(1) esforo inovativo, (2) resultados obtidos, (3) fontes de informao utilizadas, (4) arranjos cooperativos estabelecidos e (5) obstculos encontrados para o desenvolvimento de atividades inovativas. JP: Como j havia sido comentado sobre a importncia dos indicadores, irei fornecer a vocs um conjunto de indicadores voltados realidade das pequenas empresas de qualquer setor (indstria, servios, comrcio ou agronegcio). Esses indicadores so: Esforos Indicadores de Esforos para a inovao servem para avaliar o quanto a empresa est se dedicando inovao e esto relacionados com os investimentos, recursos alocados e com a estrutura que a empresa disponibiliza para tal. Processo Indicadores do Processo de Gesto da Inovao (GI) servem para avaliar o quanto a empresa possui, pratica e formaliza atividades de Gesto da Inovao.

Prticas de Estmulo Indicadores de Prticas de Estmulo Inovao servem para avaliar o quanto a empresa possui, pratica e formaliza esses estmulos, alm de avaliar como est o ambiente de inovao na empresa. Resultados Indicadores de Resultados advindos da inovao (faturamento, mercado etc.) servem para avaliar o quanto est sendo obtido pela empresa a partir do esforo, do processo e dos estmulos. Esses indicadores, normalmente, esto correlacionados com percentuais de ganho em uma determinada abordagem. Rodrigo: Sabemos o que so os indicadores e a importncia deles, entretanto, como podemos medir esses indicadores nas nossas empresas?

Ktia: Usaremos os formulrios que o JP nos deu de exemplo. muito importante que todos avaliem suas empresas em relao aos indicadores de inovao. Rodrigo: Onde encontramos os formulrios em branco? DICA Cada empresa, frente sua realidade e contexto, pode estar bem ou mal. Isso depende dos indicadores das outras empresas e do setor como um todo; A partir dos resultados, a percepo do participante pode ser pessimista ou otimista, o que depende de quando ele est informado; Quando se tem indicadores setoriais, regionais ou nacionais, pode se fazer uma melhor comparao e posicionamento da propria empresa. JP: importante saber, baseado nos resultados da avaliao dos esforos, do processo, dos estmulos e dos resultados, como voc avaliaria a sua empresa? Como est a sua empresa neste momento? Ktia: Acho timo!

Rodrigo: Concordo plenamente! Vamos ao prximo evento.

4 Dia Autodiagnstico da Empresa


2 Evento Diagnstico da Empresa

Rodrigo: Li no folder que o 2 Evento, do 4 Dia, que acontecer agora, ter o intuito de estabelecer o estgio de gesto da inovao e o Grau de Inovao da empresa, a qual definir metas de mdio e longo prazo, como uma orientao para aonde dever estar no futuro. Nossa, essa Feira realmente est muito boa, foi muito interessante aprender sobre os indicadores de Esforo, Processo, Estmulo e Resultados, no 1 Evento de hoje. Indicadores Servem para avaliar o quanto a empresa est dedicando inovao. Esto relacionados com os investimentos, recursos alocados e estrutura que a empresa disponibiliza para tal. So avaliados em termos de proporcionalidade em relao ao tamanho da empresa. Exemplos - Nmero de colaboradores que se dedicam inovao. - Faturamento anual. - Percentual de investimentos realizados em inovao. - Qualidade dos investimentos realizados. - Participantes do processo de inovao.

Esforo

10

Indicadores Servem para avaliar o quanto a empresa possui, pratica e formaliza atividades de Gesto da Inovao. Processo So avaliados em termos de grau de existncia e de formalidade na empresa. Indicadores Servem para avaliar o quanto a empresa possui, pratica e formaliza Estmulo esses estmulos. So avaliados em termos de grau de existncia e de formalidade na empresa. Indicadores Servem para avaliar o quanto est sendo obtido pela empresa a partir do esforo, do processo e Resultados dos estmulos. Esses indicadores, normalmente, esto correlacionados com percentuais de ganho em uma determinada abordagem.

Exemplos - Atividades de levantamento, de seleo, de definio de recursos, de implementao e de aprendizagem.

Exemplos - Criatividade. - Processo de comunicao. - Reconhecimento e Recompensa. - Capacitao de RH. Exemplos - Percentual de faturamento advindo de inovaes recentes. - Percentual de economia decorrente de inovaes.

Rodrigo: Alm dos indicadores de esforos, processos, prticas de estmulo e resultados advindos da inovao, possvel obter um indicador mais abrangente, denominado de grau de inovao da empresa. Esse grau de inovao baseado em um conjunto de dimenses e atividades que a empresa desenvolve no seu dia a dia. Todos os indicadores servem para a empresa se autoavaliar e definir estratgias de melhoria no mdio e longo prazo. Aqui nesta Feira, eu aprendi que no adianta pular fases, encurtar caminhos, disponibilizar menos tempo e pessoal. A caminhada rumo empresa inovadora passa por diferentes estgios de capacitao, aprendizagem e de amadurecimento.

11

Conscientizao quando a empresa, principalmente na figura do empresrio, percebe a importncia da inovao para os seus negcios. quando ela se convence de que a inovao algo importante e necessrio para a sua sobrevivncia. Disseminao quando a empresa j entendeu os conceitos e j est em condies de dissemin-los entre seus colaboradores. Inovao como estratgia, a empresa j incorpora no planejamento e no seu dia a dia as questes relacionadas com a inovao. A empresa, nesse estgio, deve pensar de forma prativa e voltada a gerar inovaes de produtos, servios, processos, mtodos de marketing e organizacionais de forma permanente. Parcerias, a empresa estabelece cooperao com outras empresas, com universidades, institutos etc. o estgio em que o empresrio e seus colaboradores tm conscincia de que as suas chances de crescimento aumentam significativamente, quando desenvolvem inovaes nas mais diferentes formas de parceria, principalmente com os prprios clientes e com os seus colaboradores. Estruturao atingida quando a empresa tem uma definio clara quanto sua infraestrutura, recursos financeiros (ou a forma de acesso a eles), recursos gerenciais recursos humanos necessrios para a inovao, mesmo que ainda no seja de forma totalmente organizada.

12

Processo de Gesto da Inovao contemplada quando a empresa entende claramente o papel de cada uma das etapas do processo de inovao e estabelece formas de funcionamento e sistematizao. nessa etapa que se coloca em prtica todos os elementos apresentados nesse curso. Capacidade de inovar, a empresa pratica um processo formalizado e organizado e, portanto, tem condies de aprimorar sua capacidade de inovao. A empresa, nesse estgio, j consegue estabelecer uma capacidade permanente de inovar, lanar produtos e servios novos com bastante regularidade. Acompanhamento de resultados, a empresa j est em condies de identificar com clareza os seus esforos e resultados obtidos com a inovao. o estgio no qual o processo est implantado e gerenciado. JP: Manter o processo de inovao em uma empresa to importante quanto inici-lo. Com o objetivo de ir rumo a uma empresa inovadora, importante indicar o estgio atual e aquele no qual se pretende estar daqui h dois e tambm cinco anos. Veja o exemplo do Quadro 2. Rodrigo: necessrio que se considerem, tambm, os resultados do Quadro 1 Resumo da Avaliao (que foi visto no evento anterior), para se ter uma melhor ideia do estgio aproximado em que a empresa realmente se encontra. Quadro 2 - Rumo empresa inovadora Sua empresa, hoje, est no estgio de Daqui a dois anos, voc pretende estar no estgio de Daqui a cinco anos, voc pretende estar no estgio de

Disseminao Parcerias Acompanhamento

JP: Aps de terem sido preenchidos esses dois quadros, com certeza, cada empresa tem maior clareza do estgio atual em que se encontra, e tambm uma meta clara em termos de Gesto da Inovao para os prximos anos. Foi fornecido pelo SEBRAE um autodiagnstico voltado a identificar o Grau de Inovao da Empresa. Esse grau poder servir como referncia no acompanhamento da evoluo da prpria empresa, bem como para a comparao com outras empresas. Esse instrumento composto por 42 perguntas agrupadas em 13 dimenses (blocos). O nmero de itens varia para cada dimenso.

13

Rodrigo: De acordo com as orientaes do SEBRAE, devemos preencher o Formulrio 5 Grau de Inovao da Empresa, para ter uma boa ideia de como est a sua empresa, e o Formulrio 6 Clculo do Grau de Inovao da Empresa, para servir como referncia para a empresa se comparar a outras, bem como para orientar o seu processo de evoluo. No Formulrio 5, para cada item deve-se optar apenas por uma resposta, ou seja, aquela que mais corresponda realidade da empresa. H dimenses que tm mais de um item a ser considerado. Podemos ver isso na dimenso D Clientes que composta por 4 itens. Ao final de cada dimenso, a mdia dos itens que a compem ser calculada automaticamente. JP: Aps o preenchimento do Formulrio 5, a mdia geral incluindo todas as 13 dimenses ser automaticamente calculada. Essa mdia geral das 13 dimenses o Grau de inovao da empresa. O Grau de Inovao obtido no Formulrio 6 pode servir como referncia para a empresa se comparar a outras, bem como para orientar o seu processo de evoluo. Parabns! Finalizamos mais um Dia da Feira da Gesto da Inovao: Inovar para Competir. Espero ansiosamente os eventos do 5 e ltimo Dia.

14

Вам также может понравиться