Вы находитесь на странице: 1из 15

O corpo em Foucault: superfcie de disciplinamento e governo*

Cludio Lcio Mendes


Universidade de Itana1

Resumo Neste artigo exploro o significado e a importncia da noo de corpo em alguns estudos de Foucault. O que esse autor entendeu por corpo, como a maioria de suas anlises, no facilmente sistematizvel, principalmente porque no se preocupou em explicit-lo em suas obras. Mesmo assim, podemos extrair, especialmente a partir de Vigiar e Punir, o entendimento atribudo a corpo em seus trabalhos. Para isso, primeiramente, exponho algumas relaes entre corpo e poder disciplinar. Logo depois, trago algumas discusses entre corpo e biopoltica. Finalizando, com base em colocaes do prprio Foucault, levanto algumas problematizaes em torno da noo de corpo foucaultiano, apresentando questes para serem discutidas na contemporaneidade. Palavras-chave: Corpo, subjetivao, relaes de poder. Abstract This article explores the meaning and importance of the notion of body in Foucaults analysis. In most of these analyses what Foucault understands by body is not quite easy to systematize, especially because he didnt worry about making any definitions in his work. However, we can extract, especially in Discipline and Punishment, some of the meaning attributed to the body in his work. First I expose some of the relations between the body and disciplinary power. Later I debate the relationship between the body and biopolitics. Finally, based on Foucaults own statements, I lift some problems around of the Foucaultian body notion, introducing matters to be argued in the contemporaneousness. Keywords: Body, subjectivation, power relations.

__________________________________________________
* 1

The body in Foucault: surface of discipline and government Endereo para correspondncias: R. Coronel Jos Benjamin, 417/208, Bairro Padre Eustquio, Belo Horizonte, MG, 30720-430 (E-mail: claudio.lucio.mendes@terra.com.br).

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006

HUMANA S
Introduo

Revista de Cincias

ste artigo, exploro o significado e a importncia da noo de corpo nas anlises foucaultianas. O que Foucault entendeu por corpo, como a maioria de seus temas de estudo, no facilmente sistematizvel, principalmente porque ele no se preocupou com explicit-lo em suas obras. Mesmo assim, pode-se extrair de sua produo, especialmente a partir de Vigiar e Punir, seu entendimento de corpo, ou melhor, o significado que atribui ao corpo e a importncia desse em suas obras. Para Foucault, o corpo ao mesmo tempo uma massa, um invlucro, uma superfcie que se mantm ao longo da histria. Sintetizando, pode-se dizer que, para Foucault, o corpo um ente, composto por carne, ossos, rgos e membros, isto , matria, literalmente um lcus fsico e concreto. Essa matria fsica no inerte, sem vida, mas sim uma superfcie moldvel, transformvel, remodelvel por tcnicas disciplinares e de biopoltica. Com isso, o corpo um ente com sua propriedade de ser , que sofre a ao das relaes de poder que compem tecnologias polticas especficas e histricas.2 Ao contrrio do sujeito que no existe a priori, mas uma inveno pautada em discursos e relaes de poder-saber que o constituem , o corpo em Foucault preexiste como superfcie. Contudo, como objeto de relaes de poder-saber que constituem atitudes corporais e formas de sujeito, o corpo sofre aes baseadas em diferentes tecnologias historicamente elaboradas. Pode-se dizer que o corpo seria um arcabouo para os processos de subjetivao, a trajetria para se chegar ao ser e tambm ser prisioneiro deste. A constituio do ser humano, como um tipo especfico de sujeito, ou seja, subjetivado de determinada maneira, s possvel pelo caminho do corpo. Levando-se em conta algumas entrevistas dadas por Foucault (1999), publicadas em Esttica, tica y Hermenutica3 nas quais afirma que, na trajetria de sua produo, sempre esteve preocupado com fazer uma histria do sujeito moderno ou, em outros termos, uma histria da subjetivao , no seria exagero afirmar que esteve preocupado tambm com uma histria do corpo. Portanto, para compreender o sentido e o significado
__________________________________________________
2

A discusso na histria da filosofia sobre a diferenciao entre ser e ente longa e complexa. No pretendo refaz-la aqui, tambm porque no haveria espao suficiente para isso. Ao longo deste artigo busco discutir como Foucault, explcita ou implicitamente, baseia sua noo de corpo no jogo entre o ente como uma existncia material e o ser os modos que os corpos assumem historicamente, sob a ao das relaes de poder-saber. Acredito que esse jogo de Foucault tem dvidas s discusses de Heidegger sobre Dasein e as relaes colocadas por ele entre ser e ente. No entanto, elas precisam ainda ser exploradas, mais claramente, na prpria obra de Foucault e em suas discusses sobre corpo. Trago aqui apenas uma pequena problematizao nessa direo. Verso espanhola de Dits et crits. O livro em questo o volume 3.

168

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006

O corpo em Foucault: superfcie de disciplinamento e governo Cludio Lcio Mendes

do corpo em Foucault procurando explicar o que seria esse ente corpo e as tcnicas para constitu-lo de determinada forma , necessrio entender suas anlises sobre os processos de subjetivao. Em suma, concomitantemente histria do sujeito moderno, em certo sentido, Foucault fez uma histria poltica do corpo. Essa histria poltica da subjetivao feita por Foucault, relacionada a uma noo de corpo, como a maior parte de suas anlises, tem dado frutos interessantes. Vrios trabalhos exploram os gestos, as falas e as posturas possveis em determinadas sociedades. Abordam, igualmente, a ao que sofre o corpo pelas tcnicas de poder presentes em instituies como as escolas, os hospitais, as prises e outras. Da mesma maneira, tem sido produtivo analisar como corpos sexualizados, na sociedade moderna, vm sendo falados pela mdia e por especialistas (FISCHER, 1996). No se pode esquecer dos trabalhos que exploram os atrelamentos desses corpos com a AIDS e com a sade (WAGENER, 1998) ou mesmo do governo dos corpos para o bem-estar social e individual (LUPTON, 1995; NETTLETON, 1997). As influncias dos trabalhos de Foucault e suas problematizaes sobre o corpo podem ser encontradas em muitos estudos histricos (SANTANA, 1997) e em abordagens sobre a sexualidade e o corpo nas sociedades contemporneas (LOURO, 1999). Foi pautado nessas leituras que me senti estimulado a tratar da noo de corpo em Foucault. Dentre outras coisas, a produo de Foucault estimula a analisar o corpo em seus confrontamentos com outros corpos, no nosso cotidiano escolar, familiar, social, pblico e privado. Os estudos de Foucault podem ajudar a compreender bem os mecanismos, primordialmente histricos, de continuidades e rupturas vivenciadas por esse corpo. Para desenvolver essas discusses, primeiramente, exponho algumas relaes entre corpo e poder disciplinar. Logo depois, trago algumas discusses entre corpo e biopoltica. Finalizando, com base em colocaes do prprio Foucault, levanto algumas problematizaes em torno da noo de corpo foucaultiano, apresentando questes para serem discutidas na contemporaneidade. Corpo e poder disciplinar Os processos de subjetivao dos seres humanos pelo emprego de relaes de poder sobre o corpo s podem ser entendidos como mecanismos sociais partindo do princpio de que tal corpo apresenta aspectos, formas de percepo e insero constantes para o exerccio de relaes de poder. Dito de outra maneira, o corpo do ser humano (ou, melhor dizendo, uma concepo de corpo) deve apresentar maneiras e estruturas mais ou menos constantes e uniformes.
Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006 169

HUMANA S

Revista de Cincias

Mas como o corpo sofre a ao de relaes de poder? De outra forma, como produzimos efeitos sobre o corpo, empregando relaes de poder que tornam determinadas tcnicas e estratgias mecanismos eficientes para isso? No emprego desses mecanismos, o que haveria de a-histrico (ou se haveria mesmo algo a-histrico) e o que seria o exerccio de relaes de poder? Foucault poderia discutir essas questes sugeridas em seus estudos. Porm, permaneceu em silncio (DREYFUS e RABINOW, 1995, p. 125). Para Foucault, bastou interpretar o corpo como uma superfcie para o exerccio de relaes de poder, caminho para a subjetivao, no se preocupando tanto com o que seria o caminho desse exerccio. Mesmo com esses silncios, um dos maiores empreendimentos de Foucault foi sua habilidade em isolar e conceituar o modo pelo qual o corpo se tornou componente essencial para a operao de relaes de poder na sociedade moderna (DREYFUS e RABINOW, 1995, p. 125). No estou interessado em discutir o quo importante so as possveis estruturas invariantes do corpo, mas sim como a noo de corpo para Foucault fator central para explicar a expanso e a determinao de relaes de poder-saber nas sociedades modernas. Foucault atrela corpo provenincia (procedncia, fonte, origem). Mas o que seria isso? [...] um tronco de uma raa [...]; o antigo pertencimento a um grupo do sangue, da tradio, de ligao entre aqueles da mesma altura ou da mesma baixeza (FOUCAULT, 1996, p. 20). Segundo Foucault, apoiado em Nietzsche, essas ligaes culturais e sociais vo ser impressas no corpo. Contudo, elas constituem-se de forma nada linear. So lutas, desvios, articulaes que vo comp-las e recomp-las. Sendo assim, as origens belas, superiores e bem determinadas pela histria e pelo sangue so negadas. Nessa percepo, no existe nada que se assemelhe evoluo de uma espcie, ao destino de um povo (FOUCAULT, 1996, p. 20). A provenincia aquilo que nos baliza, marcando nossos corpos de determinadas formas. De um lado, a provenincia est em nossos corpos. De outro, eles esto inseparavelmente atrelados s relaes de podersaber e a suas tcnicas e tecnologias especficas. As tecnologias e seus possveis conjuntos de tcnicas so organizados com base em prtica de relaes de poder-saber. Os processos de subjetivao, por meio de relaes poder-saber, como descritas e analisadas por Foucault, atuam sobre o corpo do indivduo por meio de tcnicas e tecnologias. Poder-se-ia falar em disciplinamento e governo do corpo: Ele tenta identificar os mecanismos especficos de tecnologias, atravs dos quais o poder realmente se articula com o corpo (DREYFUS e RABINOW, 1995, p. 126).
170 Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006

O corpo em Foucault: superfcie de disciplinamento e governo Cludio Lcio Mendes

Quando Foucault se debrua sobre as radicais modificaes de um poder soberano para as sutis tcnicas de poder disciplinar, a partir do sculo XVII at o XIX, mostra como o sujeito deixa de ser supliciado e simplesmente assujeitado ao poder soberano. A disciplina vem tornar o corpo mais eficiente e mais dcil, e vice-versa. Estipula o que pode fazer e o que no deve fazer. Com base em tecnologias disciplinares, constri-se uma anatomia poltica para melhor competncia do corpo, diretamente ligada a maior enquadramento. Assim, desenvolvem-se formas para aperfeioar as foras corporais (pois as tornam mais econmicas) e igualmente para diminu-las (naqueles momentos em que poderia desenvolver foras para transgredir a disciplina). Em outras palavras, com o poder disciplinar produz-se, sempre, algum tipo de exerccio sobre o corpo. Entretanto, dissocia-a de um possvel potencial crtico que o prprio poder disciplinar poderia criar, transformando-o em uma relao de sujeio estrita. Se a explorao econmica separa a fora e o produto do trabalho, digamos que a coero disciplinar estabelece no corpo o elo coercitivo entre uma aptido aumentada e uma dominao acentuada (FOUCAULT, 1997, p. 127). A lgica poltica da disciplina criar um ambiente no qual seja impensvel outro cenrio, quase uma aberrao. A disciplina expe as regras, cabendo aos corpos cumpri-las. Em Vigiar e Punir, Foucault tem como argumento que, em curto perodo de tempo meados do sculo XVIII a meados do sculo XIX , mudouse a forma de punir e o significado da punio. Anteriormente, a punio pautava-se em demonstrar quem exercia ou, no caso, detinha o poder. Depois, o poder punitivo ocultou-se no s nas instituies, mas tambm em suas aes sobre os corpos. Superou-se o suplcio pblico como demonstrao de poder para se instalar o poder de cura sobre aqueles considerados (pode-se dizer, normalizados, produzidos como) anormais ou monstros. Nesse trajeto, o castigo passou de uma arte das sensaes insuportveis a uma economia dos direitos suspensos (FOUCAULT, 1997, p. 16). Tratase de suspenso legalizada e aceita, vista como necessria e prudente, pois aqueles que no respeitam o contrato social (os anormais: o monstro, o indisciplinado, o concupiscente) devem sofrer as penas que o contrato estipula para quem no o cumpre. Passa-se de uma punio fsica sobre os corpos para um controle do corpo por meio de leis sociais, mecnicas e pedaggicas (cf. VIGARELLO, 1995). Talvez esteja a a ocultao de quem exerce o poder, mas no de quem sofre sua ao: O corpo, a imaginao, o sofrimento, o corao a respeitar no so, na verdade, os do[s] criminoso[s] que deve[m] ser punido[s], mas os dos homens que, tendo subscrito o pacto, tm o direito de exercer contra ele[s] o poder de se unir (FOUCAULT, 1997, p. 84). Assim, Foucault tenta evidenciar o direito de desenvolver tecnologias sobre o corpo, atuando naqueles que devem ser punidos.
Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006 171

HUMANA S

Revista de Cincias

No entanto, mostra igualmente que tal atuao no responsabilidade de um sujeito da ao, mas sim das relaes de poder que subscrevem o pacto social. Foucault argumenta sobre a importncia de fazer uma histria dos castigos com base nas idias morais ou nas estruturas jurdicas (FOUCAULT, 1997, p. 28). Os castigos sempre tiveram como objeto o corpo, com a inteno de controlar suas foras. Por meio de vrias estratgias, com mltiplas origens, o corpo est inserido em um campo poltico, no qual as relaes de poder tm alcance imediato sobre ele; elas o investem, o marcam, o dirigem, o supliciam sujeitam-no a trabalhos, obrigam-no a cerimnias, exigem-lhe sinais (FOUCAULT, 1997, p. 28). O corpo deve cumprir seu papel. Para isso, est atrelado a formas de atuao, a mecanismos de controle, a formas econmicas de us-lo e pens-lo. Afinal, h uma complexidade de rituais a ser seguida, uma eficincia a cumprir. O corpo s se torna fora til se ao mesmo tempo corpo produtivo e corpo submisso (FOUCAULT, 1997, p. 28). Economias e tecnologias polticas de corpos fazem-se essenciais, centrais para os corpos dceis enquadrados e, ao mesmo tempo, produtivos. Assim, a sujeio pode ser calculada, organizada, tecnicamente pensada, pode ser sutil, no fazer uso de armas nem do terror e, no entanto, continua a ser de ordem fsica (FOUCAULT, 1997, p. 28). O enfoque no est mais no corpo a ser supliciado, a ser exposto, a ser degradado. O corpo deixa de ser o objeto por excelncia e passa a ser o meio de chegar alma. A alma, efeito e instrumento de uma anatomia poltica; alma, priso do corpo (FOUCAULT, 1997, p. 32). O objetivo no mais mostrar o sofrimento do corpo penalizado. Por intermdio de discursos emergentes das cincias sociais (psiquiatria, antropologia criminal etc.), a centralidade dar-se- sobre a alma do indivduo, sobre sua forma desviante de ser. Os indivduos no mais so punidos apenas por suas infraes, no mais sobre o que eles fizeram, mas sobre aquilo que eles so, sero, ou possam ser (FOUCAULT, 1997, p. 22) sobre as suas possveis desordens momentneas e futuras, sobre suas anormalidades ou patologias. Foucault (2000) analisa, no perodo entre o sculo XVI e o sculo XIX, como vai se constituindo a figura do anormal. Nesses sculos, observa-se preocupao com aqueles que, por algum motivo, tinham de ser classificados e localizados para melhor estruturao e andamento da sociedade moderna capitalista que tomava forma. Os contornos dessa nova sociedade emergente eram delimitados pelos valores morais e sociais que exerciam maior gradiente de poder. As polticas de normalizao foram estruturadas para legitimar a posio de determinados grupos: indivduos de sexo masculino, cor branca, heterossexuais e europeus.
172 Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006

O corpo em Foucault: superfcie de disciplinamento e governo Cludio Lcio Mendes

interessante observar que os anormais eram aqueles que se aproximavam de figuras do tipo monstro (anormalidades fsicas, como, por exemplo, gmeos xifpagos, ndios com adereos faciais exticos; ou atitudes consideradas desviantes, como o homossexualismo; ou mulheres com atitudes pouco femininas), figuras que tinham apetite sexual exagerado (era um perigo que mulheres e crianas no podiam correr) e as que transgrediam as regras socialmente colocadas, ou seja: a indisciplinada. O corpo era fator central na cura dessas trs figuras. Do poder disciplinar para o biopoder Hall (2000) considera que a discusso e o emprego de relaes de poder em Vigiar e Punir so fechadas e mudas. O corpo e o sujeito estariam sempre e incontestavelmente merc de relaes de poder disciplinares. O prprio Foucault (1999) admite ter insistido demais nas tcnicas de dominao e de poder. As possibilidades de resistncia tomam fora nas anlises ticas de Foucault, especialmente na sua Histria da sexualidade, por intermdio dos processos de hermenutica de si e de governo. Mesmo no abandonando as tcnicas disciplinares, analisa-as como tcnicas que no s ocorrem em instituies, mas sim esto atreladas a dispositivos polticos (da sexualidade, pedaggicos, religiosos etc.). Tanto as tcnicas disciplinares como as tcnicas relativas ao biopoder tm como caminho de ao o corpo. Nas tecnologias disciplinares, o corpo historicamente localizado, articulado com o surgimento das cincias sociais e o fortalecimento de instituies como a fbrica, a priso, a escola e a famlia. A constituio de corpos est diretamente ligada a interesses capitalistas para melhor gesto e eficincia de indivduos. Inicialmente, o corpo o caminho de objetivao do sujeito como objeto de conhecimento dos outros (uma genealogia do disciplinamento). Assim, com base no poder disciplinar, empregam-se tcnicas duras e hermticas, dando pouco espao por meio de proposies normativas para a resistncia de corpos e sujeitos. Na biopoltica, o corpo do sujeito, alm de ainda continuar a sofrer a ao de tcnicas disciplinares, estimulado a falar de si mesmo para mais bem se governar ou ser governado. Com a noo de biopoder e com suas tcnicas orientadas para que o sujeito se torne objeto de conhecimento de si mesmo (uma genealogia da tica), a possibilidade de resistncia toma outra conotao. Mas como atuariam as tcnicas de biopoder? Com o biopoder exerce-se um poder sobre a vida e para manter a vida, tipos especficos de vida que se relacionam com tipos de corpos, saberes e discursos, constituindo tipos de sujeito.
Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006 173

HUMANA S

Revista de Cincias

Foucault (2000) mostra como, no sculo XVI, o governo do corpo era exercido, com grande repercusso, por tcnicas religiosas. Mas, durante os sculos XVII, XVIII e XIX, o dispositivo religioso perdeu espao para outros dispositivos, como os da medicina, da psiquiatria e da jurisprudncia. Muitas vezes, esses dispositivos estavam em disputas e, em outras, apoiando-se ou buscando apoio uns nos outros, em movimentos de continuidades e rupturas. Duas tcnicas religiosas para o controle do corpo e, conseqentemente, do sujeito expressam bem essas continuidades e rupturas: o silncio e a confisso. Para Foucault (2000), no perodo acima citado, o silncio deveria levar a um autoconhecimento, fazendo com que os pecados da carne tivessem menos chances de ocorrer. To importante como essa tcnica o silenciamento que levar reflexo era a proibio de falar entre os iguais sobre os pecados da carne ou as transgresses ou possveis transgresses da carne. No era permitido conversar nos rituais e nos espaos religiosos com os iguais (os devotos entre si, os novios entre si, os padres e as freiras entre si). O silncio passou a ser central para a hermenutica de si. Contudo, a confisso era ainda mais importante. Apesar da centralidade dada ao silncio, falar com quem ocupava certa posio tornou-se uma tcnica crucial no processo de autoconstituio. Nesse sentido, verbalizar os desejos da carne e os pecados a eles relacionados s poderia ocorrer por meio da confisso sistemtica, constante e totalmente verdadeira para quem estava confessando:
De fato, temos essa parte complexa [...] em que o silncio, a regra do silncio, a regra do no dizer, correlativa de outro mecanismo, que o mecanismo da enunciao: preciso que enuncie tudo, porm s se deve faz-lo em certas condies, dentro de certo ritual e diante de certa pessoa. [...] A carne o que se declara, a carne aquilo de que se fala, a carne o que se diz. A carne essencialmente, no sculo XVII (e seguir sendo nos sculos XVIII e XIX), no o que se faz, mas sim o que se confessa: como possvel confess-la [a carne e seus pecados] em boas condies [no confessionrio], tem que cal-la, ademais, em todas as outras [condies] (FOUCAULT, 2000, p. 188).

A confisso, mesmo sendo uma tcnica com origens em dispositivos religiosos, vai se transformando, tomando outras conotaes e tendo outros empregos para os mecanismos de governo de Estado, dos outros e de si. Pode-se entender a confisso como a exposio verbal do estado de conscincia, momento ou local no qual o sujeito expressaria sua conscincia,
174 Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006

O corpo em Foucault: superfcie de disciplinamento e governo Cludio Lcio Mendes

em uma situao especfica (no confessionrio cristo, no div psicanaltico, no consultrio mdico). Essa exposio sempre ritualizada por conjuntos de atos, atitudes e locais preestabelecidos, compondo um complexo quadro de significados. Da mesma forma, hierarquizada, pois no se pode confidenciar com qualquer um, mas sim com aqueles que tm crdito de ouvinte, ou seja, aqueles que ocupam determinado lugar: padres, mdicos, advogados, psiquiatras; em suma, os especialistas. Ao incorporar a confisso como umas das tcnicas centrais de biopoder, o indivduo foi persuadido de que, atravs de tal confisso, era possvel conhecer a si mesmo (DREYFUS e RABINOW, 1995, p. 191). Para que a vida seja mantida e moldada de forma satisfatria para determinada sociedade, necessria a articulao da confisso (confisso essa assumida de diferentes maneiras pelas cincias sociais, pelas cincias psi, pelos sistemas legais e pela medicina, muitas vezes, articuladas entre si) em diferentes tecnologias de controle social. Foucault colocou a confisso como uma das tcnicas mais importantes para a expanso de tecnologias de biopoder e para o controle dos corpos, das populaes e da sociedade como um todo (DREYFUS e RABINOW, 1995, p. 191). Por meio de tcnicas da confisso os prazeres mais particulares do indivduo, as prprias emoes da alma, poderiam ser solicitados, conhecidos, medidos e regulados (DREYFUS e RABINOW, 1995, p. 193). Mas a confisso no est sozinha. Para acompanh-la, h o exame de conscincia, que a circunstncia na qual os sujeitos por intermdio de parmetros colocados por instituies e por quadros morais, grosso modo, um grupo de tcnicas a formar tecnologias especficas mediriam, consigo mesmos, seus pensamentos e, principalmente, suas atitudes, devendo elas ser coerentes ou no com os valores morais socialmente estabelecidos. A confisso e o exame de conscincia so tcnicas que estimulam os sujeitos a praticar uma esttica de si, procurando alcanar o melhor que podem fazer de suas vidas em vrios campos: no trabalho, em sua aparncia, em suas relaes familiares e com os amigos, estando tudo isso imbricado com valores morais que remetem a uma vasta gama de sentimentos, relativos a outros, mas em especial, a ns mesmos. Mais do que uma projeo externa sobre ns, uma projeo nossa em ns mesmos. Nesse quadro, o corpo (como o sujeito) deixa de ser apenas o assujeitado de tcnicas de poder. Ao fazer o corpo e o sujeito falarem, as relaes de poder tambm produzem mecanismos de resistncia. O sujeito pode, pela confisso completa e verdadeira, usar as tcnicas de poder contra quem as est exercendo (contra os pais, o professor, o mdico, o juiz, o expert).
Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006 175

HUMANA S

Revista de Cincias

Da mesma maneira, a autoconfisso, como tcnica de tornar-se objeto de conhecimento de si prprio (conhecer-se para governar-se), central para optarmos por formas mais conscientes, ou pelo menos mais prazerosas, de sermos subjetivados, ou mesmo de contribuir para processos de subjetivao. Com suas anlises ticas, Foucault colocou o corpo e os processos de subjetivao em um campo de luta entre o controle e as resistncias ao controle:
O corpo se tornou aquilo que est em jogo numa luta entre os filhos e os pais, entre a criana e as instncias de controle. A revolta do corpo sexual o contra-efeito desta ofensiva. Como que o poder responde? Atravs de uma explorao econmica (e talvez ideolgica) da erotizao, desde os produtos para bronzear at os filmes pornogrficos... Como resposta revolta do corpo, encontramos um novo investimento que no tem mais a forma de controle-represso, mas de controle-estimulao: Fique nu... mas seja magro, bonito, bronzeado! A cada movimento de um dos adversrios corresponde o movimento do outro. preciso aceitar o indefinido da luta (FOUCAULT, 1996, p. 147).

Extrai-se dessas lutas levantadas (pode-se dizer estimuladas) por Foucault, relativas ao corpo, uma polmica discusso: como somos assujeitados pelo poder e como resistimos ou, como gostam os ingleses, como funciona nossa agncia, nossa capacidade de agir? A chamada escola da governamentalidade (HALL, 2000) tem se debruado, de maneira profcua, sobre as formas de governo do Estado, dos outros e de si e sobre os mecanismos de resistncia de sujeitos e corpos, descrevendo tanto as tcnicas e a tecnologias envolvidas para controlar como as usadas para resistir. Por exemplo, os discursos sobre a sade do corpo e as estratgias necessrias para mant-lo saudvel no fumar; no comer em excesso para no engordar, ou muito pouco para evitar a bulimia; no ingerir bebida alcolica em altas doses; no exagerar no colesterol; fazer atividades fsicas regularmente acabam por ter grande repercusso nas polticas pblicas e na atuao de certas empresas, especialmente nas de seguro sade. A sade do corpo, dessa maneira, pode ser considerada um negcio de governo de Estado e de governo dos outros que obtm sucesso com os sujeitos, pautado em tcnicas de controle bem estruturadas e articuladas entre si (LUPTON, 1995). Mas isso no quer dizer que todos incorporam esses discursos de forma indistinta. Os discursos em torno do corpo saudvel no chegam a todos, e muito menos chegam da mesma forma. De maneira geral, so endereados a sujeitos de determinado tipo, com certa viso do mundo,
176 Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006

O corpo em Foucault: superfcie de disciplinamento e governo Cludio Lcio Mendes

com certo quadro de valores morais. Aqueles que a construo discursiva negligenciou ou aos quais no conseguiu chegar dificilmente sero atingidos. Na verdade, eles no se tornam sujeitos de tais discursos. Deduz-se da que uma das possibilidades de eficincia de tcnicas e discursos empregados para governar sujeitos e corpos depende da capacidade deles serem convencidos a se incorporarem a uma estratgia especfica. Outra forma de resistncia aos mecanismos para produzir um corpo saudvel a diversidade de discursos de origens miditica, escolar, familiar etc. A televiso, por exemplo, promove os prazeres da cozinha, demonstrando como fazer um prato delicioso ou extico, mas, em outro programa, inclusive no mesmo canal, mostra as armadilhas de uma boa mesa. A escola oferece treinamentos esportivos para os alunos com a inteno de formar equipes de competio para represent-la. No entanto, as aulas de Educao Fsica, vez por outra, no chegam a motivar os alunos para a prtica esportiva. Na aula de Biologia, so ensinados contedos sobre os perigos fisiolgicos e anatmicos das atividades fsicas inadequadas. Em sntese, um universo discursivo compete para a constituio de sujeitos e corpos saudveis e, por isso mesmo, so muito diversos e contraditrios para garantir um completo alinhamento aos imperativos da sade pblica (LUPTON, 1995, p. 134). Vrias outras formas e motivos de no-alinhamento dos corpos poderiam ser descritos. Contudo, no esse o objetivo neste trabalho. Quero mostrar que, quando se observam formas de governo do corpo, relacionadas sade, no basta a ao do Estado, de empresas interessadas ou mesmo mecanismos de outra ordem. O sujeito chamado a colaborar em seu prprio governo, pois os valores que influenciam como somos governados devem coincidir com aqueles que moldam a forma como governamos a ns mesmos (NETTLETON, 1997, p. 214). O volume e os descompassos dos discursos orientados para a constituio do corpo saudvel so alguns dos motivos de resistncias s tcnicas de governo do corpo. Entretanto, a luta nunca termina. Um dos contra-ataques est em reafirmar, insistentemente, os riscos de no se seguir determinadas tcnicas, procurando disseminar o medo e a culpa (tome sol, mas use protetor solar para no ter uma insolao. Para no desidratar, beba muita gua. Cuide-se no vero para no ter problemas futuros!). Assim, risco e controle complementam-se na tentativa de convencer o sujeito a governar-se e ser governado. Outro artifcio, nessa direo, o discurso de diferentes especialistas. Mdicos, psiclogos, fisioterapeutas, professores de Educao Fsica so chamados a mostrar o melhor caminho para um corpo saudvel, a falar e descrever a verdade sobre ele:
Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006 177

HUMANA S

Revista de Cincias

Os que promovem a sade buscam equipar aqueles que no tm recursos com habilidades que o capacitem na negociao por estilos de vida saudvel e que faam distino entre atividades salubres e insalubres. Assim h uma cadeia de consultores que podem nos fornecer toda uma disposio de provveis conseqncias quando fazemos certas coisas (NETTLETON, 1997, p. 217).

Mesmo inseridos nesse aparato de tcnicas do biopoder, sujeitos e corpos resistem. Continuam em luta pelo exerccio de relaes de poder. Talvez, daqui para a frente, tenhamos que intensificar as anlises relativas aos comos e aos motivos de nossas lutas de resistncia aos processos de subjetivao e, em especial, que corpo esse que estamos construindo ou constituindo nessas disputas entre controle e liberdade. E depois do poder disciplinar e do biopoder? Hall (2000, p. 122) aponta que, nas discusses de Foucault sobre corpo, haveria uma materialidade residual, a qual acaba [...] por agir discursivamente para resolver [...] a relao [...] entre o sujeito, o indivduo, e o corpo. Para esse autor, a noo de corpo em Foucault praticamente o nico trao que resta, no trabalho de Foucault, de um significante transcendental. Mesmo admitindo que pode ser produtivo problematizar o corpo dessa forma, Hall pondera que difcil deixar de questionar a concepo do prprio Foucault de que os sujeitos assim construdos so corpos dceis e todas as implicaes que isso acarreta (idem, p. 123). Stuart Hall, nas passagens acima, no leva em conta que o corpo em Foucault uma problematizao entre o que o corpo em sua materialidade fsica e o que se diz e se faz com o corpo historicamente. O corpo no seria um significante transcendental em suas anlises dos discursos da modernidade, nada que amarrasse uma cadeia de significados em torno do significante corpo. Nesse processo de analisar e descrever o que se diz e quais relaes de poder constituem um corpo especialmente porque no h nada de transcendental (ou a-histrico) nisso , Foucault sugere que suas anlises feitas sobre a atuao do poder disciplinar e do biopoder sobre os corpos deveriam ser relativizadas para estudos na sociedade contempornea. Para o prprio Foucault, as limitaes de suas discusses sobre corpo no seriam da ordem do discurso como sugere Hall (2000) , mas sim de ordem histrica. Por serem anlises histricas, so delimitadas temporalmente. Ele as considera insuficientes para discutir corpo na contemporaneidade, pois,
178 Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006

O corpo em Foucault: superfcie de disciplinamento e governo Cludio Lcio Mendes [...] a partir dos anos sessenta, percebeu-se que este poder to rgido [poder disciplinar] no era assim to indispensvel quanto se acreditava, que as sociedades industriais podiam se contentar com um poder muito mais tnue sobre o corpo. Descobriu-se, desde ento, que os controles da sexualidade [tcnicas de biopoder] podiam se atenuar e tomar outras formas. Resta estudar de que corpo necessita a sociedade atual (FOUCAULT, 1996, p. 148).

Que corpo esse de que se necessita na sociedade atual, ligado, com enorme prazer, a outros corpos e a outras mquinas? Corpos e mquinas constituindo um novo ser. Contudo, o corpo, como vrios conceitos inventados na modernidade (lembro-me, dentre outros, de sujeito, indivduo e identidade), opera sob rasura, no espao entre sua superao e sua emergncia: o corpo visto como algo que, se problematizado de forma tradicional, traz poucas possibilidades para entender o contemporneo, mas que, sem ele, determinadas questes sequer podem ser problematizadas. Em relao s sociedades disciplinares, Deleuze (1998, p. 219) afirma que elas procederam organizao dos grandes meios de confinamento. Isso quer dizer que, com o surgimento das sociedades disciplinares nos sculos XVIII, XIX e XX (seu apogeu), foi possvel que todas as formas de vida cultural e social das sociedades ocidentais pudessem ser vigiadas e controladas durante boa parte do sculo XX. Entretanto, pondera Deleuze (1998, p.219-220) que as disciplinas, por sua vez, tambm conheceriam uma crise, em favor de novas foras que se instalavam lentamente e que se precipitariam depois da Segunda Guerra Mundial: sociedades disciplinares o que j no ramos mais, o que deixvamos de ser. Partindo da superao das sociedades soberanas, Foucault prope o surgimento das sociedades disciplinares. Segundo Deleuze (1998), pelo movimento de procurar, construir, fabricar sempre novas formas de dominao sendo esse um movimento forjado com base em relaes de poder , pulamos de formas de dominao para outras formas mais atuais de dominao. Por isso, argumenta a favor de uma brevidade dos modelos societrios, dizendo que Foucault tambm sabia da brevidade deste modelo [das sociedades disciplinares]: ele sucedia s sociedades de soberania cujos objetivos e funes eram completamente diferentes (aambarcar, mais do que organizar a produo, decidir sobre a morte mais do que gerir a vida); a transio foi feita progressivamente (p. 219, grifos do autor).

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006

179

HUMANA S

Revista de Cincias

Nesse movimento de transio paulatina podemos nos dar conta de que estamos cada vez mais em sociedades de controle e deixando cada vez mais as sociedades disciplinares para traz. Mas quais fenmenos poderiam caracterizar essas transformaes? Para Deleuze (1998, p, 220), encontramo-nos numa crise generalizada de todos os meios de confinamento, priso, hospital, fbrica, escola, famlia. A famlia um interior, em crise como qualquer outro interior, escolar, profissional, etc.. Parece ser pouco produtivo perguntar qual a forma mais duradoura, qual o regime mais duro, ou mais tolervel, pois em cada um deles que se enfrentam as liberaes e as sujeies. Precisamos, sim, perguntar como um sistema se transformou em outro, quais so os jogos de poder envolvidos, como novas formas de subjetivao e corpo so fabricadas, pois, ao mesmo tempo em que alguns processos so usados para, supostamente, propor formas mais libertrias, por outro lado, so empregados como formas mais elaboradas de controle e normalizao de corpos. As sociedades de controle apresentam uma lgica totalmente diferente. Por um lado, distinto da disciplina, o controle algo autodeformante, por outro, o controle de curto prazo e de rotao rpida, mas tambm contnuo e ilimitado (ibidem, p. 224). como se a modulao do controle fosse uma coisa que circulasse para determinar as aes dos indivduos que subjetiva. So ondas que modulam aes em diferentes cenrios. No h um lugar (ou lugares) onde o controle comea ou termina. Os princpios moduladores, como constituidores das sociedades de controle, ou, dito de outra forma, das diferentes maneiras de controle, tentam tipos de educao para tudo e para todos. Esses princpios propem formas de educao permanentes, pois subjetivam os sujeitos, sem necessitar das instituies (no que elas no estejam presentes ou no faam parte, de uma forma modificada, das sociedades de controle), como ocorria nas sociedades disciplinares. Mais eficiente do que as sociedades disciplinares, as sociedades de controle no dependem das instituies como base. Deleuze (1998) afirma que esse tipo de controle total j vem acontecendo. No precisamos fazer nenhum exerccio ficcional para observ-lo. Vrias propostas de controle eletroeletrnico esto em vias de testes ou j so utilizadas. Alguns exemplos disso podem ser encontrados quando se procura a posio de um elemento em espao aberto, [de um] animal numa reserva, [de um] homem numa empresa (idem, p. 224). Todos eles podem ser achados por meio de uma espcie de coleira eletrnica.

180

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006

O corpo em Foucault: superfcie de disciplinamento e governo Cludio Lcio Mendes

Talvez, nesse ambiente de sociedades de controle, possa ser produtivo pensar os novos movimentos sobre o corpo, fazendo parte de uma maquinaria maior. Mesmo que a inveno do corpo como o conhecemos tenha nascido em uma lgica disciplinar, ele vem se transformando em outra coisa. Referncias bibliogrficas DELEUZE, G. Conversaes. Rio de Janeiro: Editora 34, 1998. DREYFUS, H. e RABINOW P Michael Foucault: uma trajetria filosfica. Rio de . Janeiro: Forense Universitria, 1995. HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. (Org.). Identidade e diferena. Petrpolis: Vozes, 2000. FISCHER, R. M. B. Adolescncia em discurso: mdia e produo de subjetividade. 1996. Tese (Doutorado). Faculdade de Educao da UFRGS, Porto Alegre. FOUCAULT, M. Los anormales. Buenos Aires: FCE, 2000. FOUCAULT, M. Esttica, tica y hermenutica. Barcelona: Paids, 1999. v. III. FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da priso. Petrpolis: Vozes, 1997. FOUCAULT, M. Poder-corpo. In: Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1996. LOURO, G. L. O corpo educado. Belo Horizonte: Autntica, 1999. LUPTON, D. The imperative of health. London: Sage, 1995. NETTLETON, S. Governing the risky self. In: PETERSEN, A.; BUNTON, R. (Ed.). Foucault, health and medicine. London: Routledge, 1997. SANTANA, D. B. O corpo entre antigas referncias e novos desafios. Cadernos de Subjetividade, So Paulo, v. 5, n. 2, p. 275-284, 1997. VIGARELLO, G. Panplias corretoras: balizas para uma histria. In: SANTANNA, D. B. (Org.). Polticas do corpo. So Paulo: Estao Liberdade, 1995. WAGENER, J. R. The construction of the body through sex education discourse practices. In: POPKEWITZ, T.; BRENNAN, M. (Ed.). Foucaults challenge: discourse, knowledge and power in education. New York: Teachers College Press, 1998.

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, EDUFSC, n. 39, p. 167-181, Abril de 2006

181

Вам также может понравиться