Вы находитесь на странице: 1из 2

As questes de Legislao versaro sobre o seguinte programa: CONSTITUIO FEDERAL DA ORGANIZAO DOS PODERES: Do Poder Legislativo (art.

44 e nico); Do Poder

Executivo (art. 76); Do Poder Judicirio (art. 92 e nico). CONSTITUIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DA ORGANIZAAO DOS PODERES: Do Poder Legislativo (art. 49 e pargrafos); Do Poder Executivo (art. 78); Do Poder Judicirio (art. 91 e nico e art. 94). ESTATUTO E REGIME JURDICO NICO DOS SERVIDORES CIVIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DO

PROVIMENTO (art. 10). DA VACNCIA (art. 55 e nico). DOS DIREITOS E VANTAGENS: Do Tempo de Servio (arts. 62 a 66 e respectivos incisos e pargrafos); Das Frias (arts. 67 a 69 e respectivos pargrafos, arts. 71 a 73, art. 74 e nico, arts. 75 e 76); Do Vencimento e da Remunerao (arts. 78 a 84 e respectivos incisos e pargrafos); Das Vantagens (arts. 85 a 88 e respectivos incisos e pargrafos); Das Licenas (art. 128, incisos e pargrafos); Da Aposentadoria (art. 158, incisos e pargrafos). DO REGIME DISCIPLINAR: Dos Deveres do Servidor (art. 177, incisos e pargrafos). CDIGO DE ORGANIZAO JUDICIRIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DA JUSTIA COMUM (art. 1). DA DIVISO JUDICIRIA (arts. 2 a 4 e respectivos pargrafos). DA ORGANIZAAO JUDICIRIA: Dos rgos Judicirios (art. 5 e nico); Da Composio e Competncia dos rgos Judicirios Do Tribunal de Justia (art. 6, art. 7 e incisos, art.

8 e nico e art. 9); Do Tribunal Pleno (art. 10 e art. 11, caput); Das Sees Cvel e Criminal (art. 14, art. 18 e nico, art. 19 e nico, art. 20, art. 21 e nico, art. 23); Das Cmaras Separadas (arts. 24 a 29); Dos rgos de Direo e Fiscalizao Da Presidncia (arts. 30 a 32 e respectivos pargrafos); Das Vice-Presidncias (art. 33 e nico, arts. 34 a 36); Do Conselho da Magistratura (arts. 37 a 39 e respectivos pargrafos); Da Corregedoria-Geral da Justia (arts. 40 a 45 e respectivos pargrafos). REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DAS DISPOSIES

INICIAIS. DO TRIBUNAL E SEU FUNCIONAMENTO. DA COMPOSIO E COMPETNCIA: Tribunal Pleno, rgo Especial, Sees, Grupos, Cmaras Cveis, Cmaras Criminais, Cmaras Especiais, Planto Jurisdicional, Presidncia, Vice-Presidncias, Conselho da Magistratura, Corregedoria-Geral da Justia, Comisses, Servios Auxiliares, Centro de Estudos. DA ORDEM DOS SERVIOS NO TRIBUNAL: Registro, Preparo e Desero, Distribuio.

Lngua Portuguesa Ortografia oficial. Acentuao grfica. Flexo nominal e verbal. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Pronomes: emprego, colocao e formas de tratamento. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuao. Sintaxe da orao e do perodo. Redao e correspondncias oficiais. Compreenso e interpretao de textos.

Raciocnio Lgico Esta prova visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictcios; deduzir novas informaes das relaes fornecidas e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. Os estmulos visuais utilizados na prova, constitudos de elementos conhecidos e significativos, visam a analisar as habilidades dos candidatos para compreender e elaborar a lgica de uma situao, utilizando as funes intelectuais: raciocnio verbal, raciocnio matemtico, raciocnio sequencial, orientao espacial e temporal, formao de conceitos, discriminao de elementos. Em sntese, as questes da prova destinam-se a medir a capacidade de compreender o processo lgico que, a partir de um conjunto de hipteses, conduz, de forma vlida, a concluses determinadas. Noes de Informtica

Noes de hardware: Microcomputadores e perifricos de entrada e sada. Sistema Operacional MS Windows. Conceitos de Internet, Intranet, Internet Explorer e correio eletrnico. Pacote de aplicativos MS Office (word, Excel). Conceitos de organizao de arquivos (pastas e diretrios), tipos de arquivos. Conceitos de proteo e segurana. Noes de Direito Constitucional: Princpios Fundamentais. Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Direitos Sociais. Nacionalidade e Direitos Polticos. Organizao Poltico-Administrativa. Administrao Pblica. Servidores Pblicos. Poder Judicirio. Funes Essenciais Justia: Ministrio Pblico. Noes de Direito Administrativo: Administrao Pblica: Caractersticas. Modo de Atuao. Personalidade Jurdica do Estado, rgo e Agentes. Servios Pblicos. Responsabilidade. Controle da Administrao. Princpios Constitucionais da Administrao Pblica. Poderes Administrativos: vinculados, discricionrio, hierrquico, disciplinar, regulamentar e de polcia. Atos Administrativos: Conceitos, requisitos, atributos, discricionariedade e vinculao. Classificao. Espcies. Anulao e revogao. Noes de Direito Civil: Cdigo Civil: Das pessoas: Pessoas Naturais. Pessoas Jurdicas: Pessoas jurdicas de direito pblico e de direito privado. Domiclio Civil. Dos Fatos Jurdicos: Requisitos de validade do fato jurdico. Prescrio e Decadncia. Responsabilidade Civil. Noes de Direito Processual Civil: Cdigo de Processo Civil: Noes de jurisdio e da ao.Das partes e dos procuradores. Do Ministrio Pblico. Do Juiz. Dos Auxiliares da Justia. Dos atos processuais. Do Processo e do Procedimento: das disposies gerais. Da antecipao dos efeitos da tutela de mrito. Do Procedimento ordinrio: Da petio inicial. Da resposta do Ru. Da revelia. Da sentena e a coisa julgada. Dos recursos. Do processo de execuo em geral: Das disposies gerais. Noes de Direito Penal: Crime e contraveno. Elementos do crime. Relao de causalidade. Crime tentado e crime consumado. Dolo e Culpa. Causas de excluso de culpabilidade. Erro. Coao irresistvel. Obedincia hierrquica. Crimes contra a Administrao Pblica. Atos de improbidade praticados por agentes pblicos e sanes aplicveis. Efeitos da condenao penal. Crimes de responsabilidade (Lei n 1.079, de 10 de abril de 1950 e Decretolei n 201/67). Noes de Direito Processual Penal: Sujeitos da relao processual. Ao penal: conceito, condies, pressupostos processuais. Ao penal pblica: titularidade, condies de procedibilidade. Ao penal privada: titularidade. Extino da punibilidade. Forma, lugar e tempo dos atos processuais. Da sentena: requisitos, classificao, publicao e intimao, efeitos civis da sentena penal. Das nulidades. Dos recursos: modalidades e princpios da fungibilidade. Do processo e do julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos.

Вам также может понравиться