Вы находитесь на странице: 1из 2

Otimizao de processos produtivos atravs de manuteno produtiva total TPM Jos Henrique Egdio As empresas dos diversos setores

s tais como minerao, montadoras, metalrgicas, etc, esto enfrentando uma srie de desafios nos ltimos anos para o gerenciamento de seus ativos, em perodos relativamente curtos temos mercado aquecido causando uma demanda bem acima da capacidade de produo do parque instalado, em seguida crise mundial levando a produo a nveis quase zero. Como desafio, a equipe de manuteno tem que se adequar a cada momento, com equipes cada vez menores e mais equipamentos / instalaes maiores e mais complexas, “fazer mais com menos’. O executor de manuteno deixa de ser apenas um trocador de peas e passa a gerenciar as atividades de manuteno. No basta, apenas, reparar o equipamento ou a instalao to rpido quando possvel, mas, principalmente, preciso manter o equipamento disponvel para a operao, evitar a falha e reduzir os riscos de uma parada de produo no planejada, sem esquecer as falhas que podem trazer qualquer prejuzo segurana de todos e ao meio ambiente. Dentro das novas atribuies da equipe de manuteno apresentamos as seguintes: - Busca do entendimento do funcionamento do equipamento e dos sinais emitidos a todo o momento, seus problemas crnicos e como podemos melhor-los. - Anlise de falhas passa a ser obrigao e meta primordial de todos, buscando eliminao de retrabalhos e quebras prematuras. - Outro ponto a ser considerado a capacitao das equipes de manuteno e, principalmente, de operao, para conhecer, propor e aplicar novas tecnologias aos processos. Na busca de uma ferramenta para apoiar as novas atribuies dentro do cenrio que vivemos podemos indicar o TPM “Manuteno Produtiva Total” para a otimizao dos processos produtivos. O objetivo global da TPM a melhoria da estrutura da empresa no que tange a mquinas, equipamentos, ferramentas, matria-prima, produtos etc, atravs do aprimoramento das capacitaes pessoais envolvendo conhecimento, habilidades e atitudes. A meta a ser alcanada a quebra do paradigma “operador, opera” para “o operador passa a cuidar do equipamento atravs da execuo de algumas atividades aps a capacitao”. Outro paradigma a ser quebrado “manuteno, mantm”. Os equipamentos devem ser melhorados por meio do desenvolvimento da a) capacitao dos operadores para conduzir a manuteno de forma voluntria, b) capacitao dos mantenedores a serem polivalentes, c) capacitao dos engenheiros para eles projetarem equipamentos que dispensem manuteno, isto : o “ideal” da mquina descartvel. Ou seja, necessrio incentivar estudos e sugestes para modificao dos equipamentos existentes a fim de melhorar seu rendimento. Dentro dos diversos resultados conseguidos atravs da aplicao dessa ferramenta temos a mudana do perfil do empregado, pois ele passa a ser mais especializado atravs do conhecimento adquirido em funo das novas habilidades. Outra mudana comportamental muito importante o desenvolvimento do trabalho em equipe, permitindo o desenvolvimento de aes para alcanar as metas de produo. Os benefcios da implantao dessa ferramenta TPM so claramente visveis:

- o tempo de parada de equipamentos por quebra diminui consideravelmente. - os custos relacionados com essas paradas tambm diminuem, - aumentando, da capacidade produtiva dos equipamentos e instalaes - aumento do faturamento e lucros relativos de cada produto. - ambiente extremamente limpo, organizado, e as aes padronizadas.

Вам также может понравиться