Вы находитесь на странице: 1из 2

Saltos As provas de salto podem ser divididas em provas de salto vertical e de salto horizontal.

Dentre as provas de salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal envolvem o salto em distncia chamado tambm de salto em comprimento e o salto triplo ou triplo salto. Os atletas tomam impulso numa pequena pista de balano, objetivando maior distncia no salto. O salto em altura, que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal (fasquia), realizado mediante tentativas. A fasquia colocada em determinada altura qual os atletas devem tentar saltar. Se conseguirem, os atletas progridem para a prxima altura a que os Juzes colocarem a fasquia. Qualquer atleta que realize trs derrubes da fasquia (3 ensaios nulos), ser impedido de continuar, sendo creditado com a marca correspondente maior altura em que conseguiu realizar uma ensaio vlido. O salto com vara funciona do mesmo modo, mas neste salto, o atleta tem o apoio de uma vara. Em ambos os saltos, h um colcho para amortecer a queda do atleta aps o salto. No salto em distncia e no salto triplo / triplo salto, o atleta faz sua aterrissagem numa caixa de areia. H uma tbua de chamada na pista que indica o limite mximo de corrida de balano antes do salto; caso o atleta ultrapasse ou toque nessa marca, realizar um ensaio nulo. Caso tenha saltado antes da tbua de chamada, a distncia do ensaio ser considerada apenas entre o limite na tbua de chamada at o local onde aterrissou. importante destacar que vale o ponto de aterrissagem mais prximo tbua de chamada. Lanamentos As disciplinas oficiais de lanamento envolvem o arremesso de peso, o lanamento de martelo, o lanamento de disco e lanamento do dardo. O arremesso no Brasil lanamento em Portugal de peso consiste no arremesso de uma esfera metlica que pesa 7,26 kg para os homens adultos e 4 kg para as mulheres. O martelo similar a essa esfera, mas possui um cabo, o que permite imprimir movimento linear esfera e assim atingir uma distncia maior. J o disco um pouco mais leve, pesando 1 quilograma para as mulheres e 2 quilogramas para os homens. E o dardo pesa 600 gramas para as mulheres e 800 gramas para os homens. Os lanamentos so executados dentro de reas limitadas, so crculos demarcado no solo para o arremesso ou lanamento de peso, de martelo e disco, e antes de uma linha demarcada no solo para o lanamento do dardo. A partir dessas marcas que contada a distncia dos lanamentos. Normalmente as competies envolvem vrias tentativas por parte dos atletas, que aproveitam as melhores marcas obtidas nessas tentativas. As provas de lanamento so normalmente praticadas no espao interior pista das corridas.

Regras do futebol de salo A Quadra A quadra retangular, tendo seu comprimento de 38 a 42 metros; largura de 18 a 25 metros.

rea de Pnaltis A rea penal definida por um semicrculo demarcado a 06 (seis) metros de cada poste de meta, tanto para os lados quanto para frente. A Bola Ser esfrica, variando de tamanho para cada categoria. Cartes
y y y

Amarelo: Advertncia; Azul: Expulso por apenas 2 minutos ou at sofrer 1 gol, pode ser substitudo. Vermelho: Expulso por toda a partida e tambm pode sofrer suspenso no prximo jogo.

Substituies De nmero indeterminado e volante, a qualquer tempo do jogo sem precisar par-lo para ocorrer. Tiro Livre A partir da sexta falta os tiros sero sem barreira, com a distncia de 10(dez) metros do gol do infrator, sendo opcional a cobrana desde que a falta cometida seja sofrida do lado da quadra do infrator depois da marcao dos 10 metros. O Tiro Livre cobrado a uma distncia de 10 (dez) metros, com os demais jogadores inclusive o goleiro adversrio, distantes 5 metros da bola. Tiro de Canto e Lateral Todas as cobranas de lateral e escanteio so cobrados com os ps, apoiando as mos sobre a bola at o momento da cobrana, sendo que no pode ser cobrada com a mo. E obrigado cobrar o lateral e o escanteio com a bola em cima da linha(ou 25 cm fora da quadra). Goleiro O goleiro pode atuar em qualquer parte do campo mas apenas pode utilizar as mos dentro da sua rea. O goleiro tambm pode ser substitudo a qualquer momento do jogo. Pode lanar a bola com a mo ao campo adversrio. Gol O gol vlido em qualquer parte do campo. O jogador no pode marcar gol com a mo. Apenas com o p. Se a bola no entrar completamente pela linha da baliza no gol.

Вам также может понравиться