Вы находитесь на странице: 1из 2

FEAMIGFACULDADEDEENGENHARIADEMINASGERAIS ENGENHARIADEPRODUO OPTATIVA II: PESQUISA OPERACIONAL II EXERCCIOS DE PROGRAMAO LINEAR Solucione os problemas a seguir com o auxilio do Solver

do EXCEL. Interprete os resultados obtidos. 1. Problema da Fbrica de Automveis Uma empresa deve produzir 1000 automveis. A empresa tem quatro fbricas. Devido a diferenas na mo-de-obra e avanos tecnolgicos, as plantas diferem no custo de produo unitrio de cada carro. Elas tambm utilizam diferentes quantidades de matria-prima e mo-de-obra. O custo de operao, o tempo necessrio de mo-de-obra e o custo de matria-prima para produzir uma unidade de cada carro em cada uma das fbricas esto evidenciados na tabela abaixo.

Um acordo trabalhista assinado requer que pelo menos 250 carros sejam produzidas na fbrica 3. Existem 3200 horas de mo-de-obra e 4000 unidades de material que podem ser alocados s quatro fbricas. O modelo de deciso do problema dado abaixo, onde xj representa a quantidade de automveis a serem fabricadas na fbrica j = 1; 2; 3; 4.

2. Problema da Fbrica de Motores A LCL Motores Ltda., uma fbrica de motores especiais, recebeu recentemente R$90.000,00 em pedidos de seus trs tipos de motores. Cada motor necessita de um determinado nmero de horas de trabalho no setor de montagem e de acabamento. A LCL pode terceirizar parte da sua produo. A tabela a seguir resume estes dados.

A LCL Motores deseja determinar quantos motores devem ser produzidos em sua fbrica e quantos devem ser produzidos de forma terceirizada para atender demanda de pedidos. Seja Fi o nmero de motores fabricados pela LCL do modelo i (i=1,2,3) e Ti o nmero de motores terceirizados pela LCL do modelo i(i=1,2,3). O modelo de deciso do problema dado a seguir.

3. Problema da Mistura de Petrleo Uma refinaria processa vrios tipos de petrleo. Cada tipo de petrleo possui uma planilha de custos diferente, expressando, condies de transporte e preos na origem. Por outro lado, cada tipo de petrleo representa uma configurao diferente de subprodutos para a gasolina. Na medida em que certo tipo de petrleo utilizado na produo da gasolina, possvel a programao das condies de octanagem e outros requisitos. Esses requisitos implicam na classificao do tipo de gasolina obtida. Supondo que a refinaria trabalhe com uma linha de quatro tipos diferentes de petrleo e deseje produzir as gasolinas amarela, azul e superazul, programar a mistura dos tipos de petrleo atendendo s condies que se seguem nas tabelas a seguir: Quantidade Disponvel de Petrleo

Percentuais para Limites de Qualidade das Gasolinas

Onde xij = nmero de barris de petrleo de tipo j (j = 1; 2; 3; 4) que sero destinados produo da gasolina i (i = Agasolina Amarela, Z-gasolina azul e S-gasolina Superazul). O modelo de deciso para este problema apresentado a seguir:

Вам также может понравиться