Вы находитесь на странице: 1из 27

NOTAS DE AULA DE LABORATRIO DE MQUINAS ELTRICAS II

Prof. Jos Geraldo Lanna

Belo Horizonte/MG 1/2010

1. PRINCPIOS BSICOS DAS MQUINAS ROTATIVAS


A lei de Faraday ensina que se gera uma tenso induzida quando se tem um movimento relativo entre um condutor e um fluxo. Se o fluxo obtido a partir de uma corrente alternada, ele varia com o tempo e um condutor estacionado no mesmo apresenta tenso induzida. Esse o caso do funcionamento dos transformadores. No caso das mquinas rotativas, o condutor pode mover ao receber fora mecnica, o que provoca seu deslocamento, transformando energia mecnica em energia cintica. Nesse caso tambm se gera uma tenso induzida no condutor.

1.1. GERADOR
Pela figura 01, o fluxo entra na folha de papel e um condutor de comprimento l repousa no plano do papel. Se aplicarmos uma fora F no condutor da esquerda para a direita, iremos desloc-lo no mesmo sentido com uma velocidade v. Uma tenso induzida gerada e vale ecd = l.v.sen = B.l.v.sen

onde o ngulo medido entre a direo do fluxo e a direo do movimento. Para = 0, o condutor se move paralelamente ao fluxo e neste caso sen = 0 e a tenso induzida nula. Para > 0, o valor da tenso induzida aumenta e atinge o mximo quando = , ou seja, quando o movimento do condutor perpendicular direo do fluxo. Nesse caso sen = 1 e ecd = B.l.v Verifica-se, portanto, que a tenso induzida depende do fluxo, do comprimento do condutor e da velocidade do condutor.

Figura 01

1.2. MOTOR
A figura 02 similar a figura 01, com a diferena de que uma energia eltrica fornecida ao condutor atravs de uma fonte de tenso.

Figura 02

Seo AA

A corrente que vai circular no condutor de C para D mostrada na seo AA. O fluxo oriundo da corrente I concntrico em relao ao condutor e anti-horrio. Temos agora dois fluxos, o fluxo j citado anteriormente, e o fluxo do condutor c. Esses dois fluxos agora vo interagir observando o princpio do alinhamento. Deste modo, o fluxo deformado pelo fluxo c, passando do lado esquerdo do condutor e aumentando a energia magntica nesse lado.

Na natureza todas as perturbaes fluem do lado de maior energia para o de menor energia (calor: do mais quente para o mais frio) e, assim sendo, haver um movimento do condutor do lado esquerdo para o lado direito, realizando uma converso de energia magntica em energia mecnica.

2. MQUINAS DC
A mquina construda conforme a figura 01, onde mostrado o rotor e os plos (sapata polar) que esto sempre em nmero par. Em cada plo circula uma corrente no enrolamento e esta corrente, ao atravessar as espiras, produz o fluxo do estator. O circuito magntico completado com uma parte superior e uma inferior. A corrente obtida de uma fonte externa que faz circular a corrente de excitao (i). O fluxo obtido na sua parte central, tem o sentido da direita para a esquerda e divide-se igualmente resultando em cada lado superior e inferior.

Desse modo, o fluxo gerado nas sapatas polares e atravessa o entreferro do lado direito, o rotor, o entreferro do lado esquerdo e volta pelos segmentos superior e inferior. Tanto o estator, quanto o rotor tem os seus ncleos construdos em chapas laminadas de ao silcio.

Figura 01 Notas: 1. Estator: produz o fluxo principal. 2. Coletor de escova de grafite: fica em contato com o rotor e tem uma ligao externa para transferncia de energia.

6 3. Pea polar: bobina enrolada em torno da sapata polar = PLO 4. Entrega-se energia mecnica para o rotor = movimento. 5. Para se ter rendimento mximo quando a mquina tiver dois plos, os lados de uma mesma espira tem que estar diametricamente opostos.

2.1. Mquina de 4 plos

Figura 02

No rotor encontram-se as espiras que so instaladas dentro das ranhuras. Cada espira um fio contnuo (conforme figura abaixo), terminando em duas pontas.

A gerao mxima de tenso obtida para a posio =

de uma rotao. A

eficincia mxima obtida quando os condutores de uma mesma espira esto situados defronte plos opostos. Deste modo, uma mquina de 2 plos tem os condutores de uma mesma espira diameltramente opostos (180). Uma mquina de 4 plos dever ter os condutores de uma mesma espira deslocados de 90, conforme figura 02. Nessa figura, temos 4 espiras nessa situao: 1-2, 3-4, 5-6 e 7-8. Os plos de nomes contrrios so adjacentes.

7 Nota: 1. Ncleo laminado: tem como objetivo aumentar a resistncia hmica do ncleo do rotor, diminuindo assim, as correntes de Foucault parasitas.

3. GERAO DE TENSO

Figura 01

Na figura 01 est instalada uma espira com os lados 1 e 2 dispostos de tal maneira que os mesmos fiquem defronte de plos opostos. O condutor 1est na frente do plo sul e o condutor 2 na frente do plo norte. Se fizermos um movimento, fornecendo energia mecnica no rotor, os condutores (ou lados da espira), cortaro o fluxo do estator e, pela lei de Faraday, uma tenso ser gerada na espira. Ela ser uma grandeza fasorial com mdulo, direo e sentido. A direo da tenso normal ao plano do papel. O sentido dado pela regra da mo direita, onde o indicador o fluxo, polegar o movimento e o dedo mdio o sentido que a tenso gostaria de impelir a corrente caso o circuito da espira fosse fechado sobre uma carga externa. No caso da figura 01, a corrente entra pelo condutor 1 e sai pelo condutor 2. O mdulo pode ser determinado: e = B.l.v lv onde l o lado da espira exposto ao . = B.A e = B.l. e= n= = B. = . (I)

; e = 4,44.N.f.

; onde p = n de plos

A freqncia do gerador depende do nmero de rotaes: f= Substituindo (II) em (I): e = 4,44.N. e = 4,44.N. . .. . n. (II)

|_____________| k = j est definido construtivamente ou uma constante e = k.n. O mdulo da tenso gerada k.n.
Nota: 1. O condutor (N) que corta o fluxo () em uma determinada velocidade (n) gera uma tenso (e).

Vamos desenhar a variao da tenso gerada em uma rotao completa do rotor: a) Posio 0

Movimentao paralela e=0 b) Posio /2 Movimentao perpendicular ao fluxo e = emax (+) conveno no h tenso induzida

entrando em 1 e saindo em 2

10

c) Posio

e=0 paralelo d) Posio 3/2

e = emax (-)

e) Posio 2 e=0 mesma posio 0

e = emax . sen

Em uma rotao, obtm-se um ciclo para cada par de plos. O mdulo da tenso gerada dado pela lei de Faraday em que: e = 4,44.N. . . , k =

e = k.n. (I)

11

Para uma mquina construda (pronta para uso), k = N = nmero de espiras do rotor p = nmero de plos do estator

, onde:

Analisando a expresso (I), conclui-se que para uma mquina construda, o usurio da mesma pode variar a tenso de duas maneiras: Variando o fluxo; Variando a rotao. Na prtica, a rotao fixada. Ento, a variao da tenso, conseguida apenas pela variao do fluxo. Na posio 0 e , os condutores do rotor movem-se paralelamente ao fluxo e a tenso gerada nula. Nas posies e , o movimento dos condutores do rotor ortogonal ao fluxo e geram

tenso mxima. Verifica-se que, embora seja mxima, os sentidos das tenses so opostos. Na posio , temos e = emax (+) e na posio , temos e = emax (-).

A tenso gerada uma senide obedecendo a equao e = emax . sen , em que o ngulo varivel observado na explicao anterior. Em uma mquina de 4 plos termos a gerao de dois ciclos:

Nota: Comutador 1. retifica a corrente alternada; 2. lminas isoladas com mica; 3. montado na cabea do rotor.

12

3.1. RETIFICAO DA CORRENTE


feita atravs de uma pea chamada comutador, constitudo de lminas de cobre e isoladas entre si por mica. Podemos estudar a retificao atravs da figura abaixo, onde foram apresentadas as posies e .

O comutador constitudo de duas lminas (preta e branca) e duas escovas que descansam sobre as mesmas.

Na posio 2 lmina branca Na posio 1 lmina preta

o trajeto da corrente : escova branca A B escova preta lmina preta 1 2

o trajeto da corrente : escova branca A B escova preta lmina branca 2 1

Verifica-se que no interior da mquina a corrente mudou de sentido, porm, no circuito externo, o sentido ficou constante, sempre de A para B.

13

4. PROJETOS DE ENROLAMENTO

Figura 01

Os enrolamentos das mquinas DC podem ser do tipo ondulado ou imbricado, que o tipo mais usado. Na figura 01 apresenta-se o enrolamento imbricado com as seguintes particularidades: a) Nmero de ranhuras: 12 = nmero de lminas do comutador; b) Nmero de plos: 2; c) Nmero de espiras por ranhura: 2; d) Configurao ligando condutor de topo de ranhura a condutor de fundo de ranhura (ranhuras opostas); e) Pelo fato de termos dois plos, o passo do enrolamento de 180, ou seja: a. Espiras montadas nas ranhuras 12 e 6;

14

b. Espiras montadas nas ranhuras 1 e 7; c. Espiras montadas nas ranhuras 2 e 8; d. Espiras montadas nas ranhuras 3 e 9; e. Espiras montadas nas ranhuras 4 e 10; f. Espiras montadas nas ranhuras 5 e 11. f) As escovas devem repousar sobre as lminas do comutador observando que elas no devem curto circuitar duas lminas com potenciais diferentes.

g) 6 e 12 a linha neutra (LN), onde no existe tenso gerada. h) Examinando o fluxo de corrente na mquina, vemos que, na posio considerada no desenho, a ranhura 11 manda corrente para a lmina 7, a ranhura 7 manda corrente para a lmina 8, as duas se juntam e passam para a escova AB L1 L2 R5 R1

Figura 02

15 Notas: 1. Regra da mo direita para determinar sentido que a tenso vai impelir corrente: indicador na direo do fluxo, polegar na direo do movimento do rotor e dedo mdio no sentido da corrente impelida pela tenso. 2. Nas ranhuras 12 e 6 no h corrente porque o movimento est paralelo ao fluxo. 3. Motor: recebe energia eltrica no rotor e no estator e entrega energia mecnica no rotor. 4. Gerador: recebe energia mecnica no rotor, energia eltrica no estator e entrega energia eltrica no rotor.

16

5. REAO DO INDUZIDO (OU DA ARMADURA OU DO ROTOR)


Consideremos a figura 01 originada do projeto elaborado na unidade anterior.

Figura 01

Mostra-se a o fluxo do estator horizontal e com sentido da direita para a esquerda. Se a chave da carga estiver aberta no h corrente no rotor e no existir fluxo no mesmo. Entretanto, se fecharmos a chave, haver corrente no rotor, conforme indicado por cruzes no lado direito e pontos no lado esquerdo (regra da mo direita). A corrente de carga dar origem a um fluxo (R), que ter a configurao determinada pela regra da mo direita e ser, portanto, na vertical para cima. Agora, tem-se que, a mquina em carga, possui dois fluxos: um no estator (E) e outro no rotor (R). Estes dois fluxos vo interagir produzindo o fluxo resultante (T) conforme indicado na figura 02.

Figura 02

17

A mquina sem carga est em vazio e tem corrente no rotor nula e, conseqentemente, R nulo. Na equao T = E + R , se R nulo, T identifica-se com E. O fluxo T em carga o chamado fluxo distorcido. A interao dos fluxos do estator e do rotor pode ser explicada na figura 03. No condutor 1, a corrente entra no plano do papel e no condutor 2, a corrente sai do plano do papel. Teremos o fluxo do rotor configurado com linhas concntricas em relao ao condutor e com sentido horrio no condutor 1 e anti-horrio no condutor 2. As linhas de fora de dois fluxos que interagem tendem a promover o alinhamento das mesmas e jamais se cruzam. Deste modo, no condutor 1 o fluxo total tende a passar na parte inferior do mesmo, enquanto que no condutor 2, a concentrao de linhas de fora maior na parte superior. Tem-se ento uma deformao do fluxo do estator pelo fluxo do rotor resultando no fluxo deformado T.

Figura 03

Na natureza tudo flui do lado de maior energia para o lado de menor energia. No nosso caso, observando-se o condutor 1, verifica-se que a maior concentrao de energia fica na parte inferior do condutor e o condutor 1 tende a subir impulsionado por uma fora F. No condutor 2 ocorre o contrrio, ele tende a descer pois a energia magntica maior acima dele. As duas foras aplicam no motor um conjugado resistente no sentido anti-horrio. Observa-se que no projeto elaborado, o sentido de rotao aplicado no rotor horrio. Temos ento que a carga eltrica ligada ao gerador produz um conjugado contrrio ao conjugado do motor. Esse fenmeno chama-se reao do induzido.

18

Com a mquina em vazio, a linha neutra, que une ranhuras de tenso nula, fica sempre perpendicular ao fluxo existente na mquina, ou seja, o fluxo do estator. Com a mquina em carga, o fluxo passou a ser T e a linha neutra tende a ficar na posio em relao a esse fluxo,

ento temos o deslocamento da linha neutra, como indicado na figura 03, de um ngulo .

19

6. CLASSIFICAO DAS MQUINAS DC


Excitao independente Mquinas DC Auto excitao Derivao (shunt) Srie (serie) Composta (compound) EXCITAO INDEPENDENDENTE

Figura 01

AUTO EXCITAO

Figura 02

20

6.1. PLOS DE COMPENSAO (INTERPOLOS)


Como vimos anteriormente, a corrente na armadura (rotor) gera um fluxo transversal R que deforma o fluxo do estator e desloca a linha neutra. Um sistema satisfatrio para manter a linha neutra na mesma posio mostrado abaixo:

Figura 03

Colocam-se plos intermedirios chamados de plos de compensao que produzem fluxo custa da corrente de armadura. Esse fluxo produzido com um sentido tal que seja oposto ao fluxo do rotor gerado tambm pela corrente de armadura. Deste modo C e R so opostos, o fluxo transversal deixa de existir e a mquina funciona como se operasse a vazio.

21

6.2. GERADORES DC 6.2.1. Mquina shunt ou derivao

Figura 04

A mquina auto excitada em derivao (shunt) tem as ligaes da figura acima. A mquina, para funcionar, precisa cumprir a equao Ea = K.n.E. Na mquina shunt, o n obtido na mquina primria (turbina ou diesel). O fluxo do estator obtido fazendo circular no enrolamento CD (de campo) uma corrente de excitao (i) de baixo valor. A corrente de carga (I), s existe se a chave S for fechada. Nesse caso, a corrente I, circular no enrolamento de compensao (GH) e dar origem ao fluxo de compensao (C) contrrio a R.

6.2.2. Mquina srie

Figura 05

22

A ligao da mquina srie mostrada na figura 05. Verifica-se que a produo do fluxo da mquina feita custa da corrente de carga (I). Se a chave S for aberta, no circular corrente I e, conseqentemente, no haver fluxo na mquina. Se o fluxo nulo, Ea = K.n. = 0.

6.2.3. Mquina composta (compound)

Figura 06

A ligao mostrada na figura 06. Ela um misto das ligaes derivao e srie, onde o fluxo do estator, com a mquina em vazio produzido no enrolamento de derivao (CD) j que nessa condio I = 0 e EF = 0. Em carga (S fechada), I > 0 e vai circular no enrolamento EF. A mquina fica com dois fluxos: D = NCD . i Ro A tenso gerada ser Ea = K.n.(D + S). S = NEF . I Ro

23

6.3. EQUAES DAS MQUINAS 6.3.1. Shunt

Figura 07

Ea = K.n.D V = Ea (I + i).Ra I >>> i V = Ea I.Ra V = K.n.D I.Ra I = K.n.D V Ra (I) (II)

A equao bsica da mquina DC derivao pode ser deduzida do circuito da figura acima. Ra a resistncia do fio do rotor ou armadura e apresenta sempre um valor muito reduzido. A corrente I sempre muito maior que a corrente i e, portanto, para efeitos prticos, i pode ser desconsiderada. Pela equao (I), se a carga aumenta, V diminui e o numerador da frao aumenta. Como Ra de baixo valor, a corrente aumenta.

24

6.3.2. Srie

Figura 08

= NEF.I Ro e = K.n.S e = K.n.NEF.I Ro R


GH

<<< R

EF

V = e - V V = K.n.NEF.I I.(Ra + REF) Ro V = K.n.S I.(Ra + REF) I = K.n.S V Ra + REF


Notas: Se I aumenta, aumenta I.(Ra + REF) aumenta S = NEF.I/Ro Concluso: aumenta o minuendo aumenta o subtraendo a diferena fica constante.

No circuito da mquina srie s existe tenso gerada se a chave S estiver fechada, pois o fluxo (S) depende da existncia de (I). A tenso de sada (V) menor que a tenso gerada devido s quedas na bobina srie EF e na armadura da mquina. Acima, apresentamos a deduo do valor da tenso de sada.

25

V-se que no caso de aumento da corrente (I), aumentaro simultaneamente o minuendo e o subtraendo da diferena, de modo que o aumento do fluxo produzido em EF neutraliza o efeito da queda de tenso na armadura.

6.3.3. Composta

Figura 09

V = K.n.(D + S) (I + i).Ra I.REF i <<< I V = K.n.(D + S) I.Ra I.REF V = K.n.(D + S) I.(Ra + REF) V = K.n.D + K.n.S I.(Ra + REF) Na mquina composta, no existindo a corrente de carga (I), a mquina gera tenso devido ao campo de derivao. Com o aumento da carga (I), temos o aumento da queda de tenso na armadura (Ra) e no enrolamento srie (REF). A tenso de sada no reduz porque o fluxo do enrolamento srie (S) aumenta com a corrente e com isto, oferece uma boa regulao de tenso.

26

6.4. MOTORES DC

Figura 10

A figura 10 mostra uma mquina DC onde foi fornecida energia eltrica contnua para o estator e rotor (armadura). A corrente de excitao (i) cria o fluxo no estator enquanto a corrente de carga (I) cria o fluxo no rotor. Os fluxos tm a configurao na figura 11.

Figura 11

27

A interao dos dois fluxos promove a deformao do fluxo do estator, o qual alinha-se com o fluxo do rotor. Essa deformao faz com que o condutor 1 tenha uma concentrao de energia magntica elevada em sua parte inferior e reduzida na regio superior. Deste modo, o condutor tende a se mover para cima com uma fora F = BE.I.l.sen. No condutor 2 ocorre o contrrio e a fora F tende a descer o condutor. A conseqncia do relatado que o rotor fica submetido a um conjugado que vale C = 2.F.r = 2.BE.I.l.r.sen e que faz o rotor girar no sentido anti-horrio. A mquina converteu energia eltrica em energia mecnica.

Вам также может понравиться