Вы находитесь на странице: 1из 11

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAO EM BIBLIOTECONOMIA

ORIENTANDO: JACQUELINE DE ARAJO CUNHA

WEB SEMNTICA: O que e qual sua importncia para os usurios de informao

ORIENTADORA: PROF Msc. Mnica Marques Carvalho.

Projeto de monografia do curso de graduao em Biblioteconomia.

NATAL-RN

SETEMBRO - 2006

JACQUELINE DE ARAJO CUNHA

WEB SEMNTICA: O que e qual sua importncia para os usurios de informao

Projeto de Monografia apresentado Disciplina Monografia ministrada pela Prof Maria do Socorro de Azevedo Borba, do Departamento de Biblioteconomia, para fins de avaliao.

NATAL-RN

SETEMBRO 2004

SUMRIO

1 TEMA........................................................................................................................3 2 PROBLEMATIZAO..............................................................................................3 3 OBJETIVOS..............................................................................................................3 3.1 Geral............................................................................................................3 3.2 Especficos...................................................................................................3 4 JUSTIFICATIVA........................................................................................................3 5 METODOLOGIA.......................................................................................................4 6 REVISO BIBLIOGRFICA.....................................................................................4 7 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES........................................................................5 8 LEVANTAMENTO DE REFERNCIAS....................................................................5

9 ROTEIRO DA MONOGRAFIA (TPICOS)..............................................................6

1 TEMA Web semntica 2 PROBLEMATIZAO

O que a "web semntica"? Qual o propsito da web semntica? Qual a importncia da web semntica para os usurios de informaes?

3 OBJETIVOS 3.1 GERAL: Refletir sobre o conceito da web semntica e quais os benefcios para os usurios de informaes em ambiente digital. 3.2 ESPECFICOS:

Conceituar o que vem a ser a 'web semntica"; Verificar qual o propsito da "web semntica". Verificar quais os benefcios da web semntica para os usurios de informaes em ambiente web.

4 JUSTIFICATIVA A partir da Disciplina de Temtica 3, ministrada pela professora Mnica Carvalho, na qual foi abordada a indexao, suscitou a questo sobre como seria importante a indexao na Internet, inegavelmente um grande repositrio

informacional, visto que no existe um controle efetivo do que disponibilizado na rede. Aps algumas leituras chegou-se ao termo web semntica, que trata da recuperabilidade da informao no contexto da Internet. Da surgiu o interesse de abordar este tema, que ora configura-se como uma rea pouco conhecida e discutida na graduao de biblioteconomia, por ser um tema ainda muito recente. A importncia de se tratar este assunto se deve ao fato de que a informao um elemento fundamental na nossa sociedade atual, tanto como fator para emancipao como para dominao. Sendo a Internet hoje um grande repositrio informacional, a importncia da web semntica reside no fato de que esta busca promover uma melhor recuperao das informaes veiculadas no ambiente web, o qual promove a desterritorializao da informao potencializando o seu uso pela acessibilidade que proporciona. O assunto apesar de recente j faz parte das pesquisas de psgraduao na rea de Cincia da Informao no Brasil, bem como tem sido discutido nos eventos da rea de Biblioteconomia e Cincia da Informao. Percebe-se que a Internet cada vez mais configura-se como uma rea de ao do bibliotecrio e portanto a web semntica se apresenta como uma linguagem que deve ser de conhecimento do profissional que deseja atuar nesta rea. A partir de algumas leituras sobre o tema percebe-se que o assunto bastante relevante para todo e qualquer profissional que deseje atuar com Sistemas de Recuperao da Informao em meio virtual. A partir de pesquisa bibliogrfica e eletrnica, pretende-se identificar em que consiste a web semntica, qual o seu propsito e sua importncia para a recuperao das informaes no meio digital, especificamente na Internet.

5 METODOLOGIA:

O presente estudo caracteriza-se como uma reviso de literatura a cerca da web semntica, a partir da pesquisa bibliogrfica. 6 REVISO BIBLIOGRFICA Na atual Sociedade em que vivemos a informao configura-se como um elemento de fundamental importncia o qual promove o desenvolvimento em todo e qualquer segmento que dela faa uso, como percebemos no dia a dia. Esta Sociedade trouxe consigo vrias problemticas e tambm as ferramentas para o seu concerto. Para melhor visualizar este processo, podemos citar a Internet, onde ao mesmo passo em que disponibiliza a informao ela tambm dificulta o seu acesso, devido a forma com que est sendo inserida no meio virtual. Porm essas informaes precisam ser acessadas para que cumpram seu papel transformador e dessa forma possa promover o seu desenvolvimento, bem como permita a seus usurios uma utilizao mais otimizada de todos os recursos possveis atravs da web J se tornou comum ouvir que os profissionais da informao tem que ter como grande aliado a novas tecnologias, e a que vem se destacando nas ltimas dcadas tem sido a Internet, dando acesso s informaes aos seus usurios de forma remota. Contudo a rede www por si s, no garante a recuperao das informaes, se as mesmas no estiverem organizadas e dispostas em mecanismos que permitam a sua localizao de forma eficiente e eficaz.
Considerando que os recursos informacionais esto cada vez maisacessveis aos usurios finais, incluindo os pessoais, o principal problema saber como acessar tais recursos de forma fcil e precisa. (KURAMOTO, 1995)

A atual linguagem utilizada para construo e elaborao das pginas disponveis na Internet, o HTML, permite a grande proliferao de informaes no ambiente web., no permitindo um controle na insero dos dados e produzindo um verdadeiro caos informacional.

Essa grande massa de informaes, sem padres de estruturas ou indexao faz com que a busca por algo especfico torne-se uma tarefa rdua para os usurios dessas informaes, pois os motores de buscas , comumente utilizados muitas vezes trazem informaes que sequer se aproximam do contedo que atenda as necessidades de quem s buscam. De acordo com Arajo et al (2005)

[...] o modelo estrutural da Web tem apresentado alguns problemas que podem comprometer a sua evoluo. O crescimento alm das expectativas e sem controle levou a uma situao em que hoje existe uma quantidade elevadssima de informao disponibilizada nos repositrios existentes, mas praticamente sem nenhuma organizao. Percebe-se, da, que no h uma estratgia abrangente e satisfatria para a indexao dos documentos e sua conseqente recuperao.

Visando buscar solues para esses problema surgem organismo internacionais que atravs de Consrcio e estabelecendo parcerias buscam elabora modelos estruturais para a padronizao da Internet. A exemplo temos a W3C Consortium, uma associao internacional formada por organizaes membros do consrcio, pessoas e o pblico em geral, que trabalham conjuntamente para desenvolver padres web. Dentre os vrios padres estabelecidos est a web semntica, criada a partir da pretenso de embutir inteligncia e contexto os cdigos das linguagens de marcao (XML) utilizados na confeco de pginas da Internet, com a finalidade de melhorar a interao de softwares com estas pginas e tambm possibilitar um melhor uso por parte dos usurios (SOUZA; ALVARENGA , 2004) Aps o disposto percebemos a importncia da web semntica para a biblioteconomia e os usurios de informaes veiculadas pela Net, visto que esta visa potencializar a acessibilidade das informaes disponibilizadas, bem como promover o desenvolvimento deste importante canal de comunicao e divulgao da produo literria, seja ela cientfica ou no.

10

7 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

Itens /Ms Projeto Coleta de dados Discusso Concluso Estruturao Reviso Entrega Apresentao

Ago x

Set. x x

Out. x x x

Nov. x x x

Dez.

x x x x x

11

8 LEVANTAMENTO DE REFERNCIAS BONIFCIO, Ailton Sergio. Ontologias e consulta semntica: uma aplicao ao caso Lattes. 2002. 85 f. Dissertao (Mestre) - Curso de Cincia da Computao, Ufrgs, Porto Alegre, 2002. Disponvel em: <http://www.uel.br/pessoal/ailton/Trabalhos/Disserta%C3%A7ao%20de %20Mestrado-Ailton-Final.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2006. CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. A organizao de unidades do conhecimento em hiperdocumentos: o modelo conceitual como um espao comunicacional para realizao da autoria. 2001. 198 f. Tese (Doutor) - Curso de Cincia da Informao, Ufrj, Rio de Janeiro, 2001. KURAMOTO, Hlio. Uma abordagem alternativa para o tratamento e a recuperao de informao textual : os sintagmas nominais. Ci. Inf, Braslia, v. 2, n. 25, p.1-18, 1995 OLIVEIRA, Rosa Maria Vivona Bertolini. Web Semntica: um novo desfio paraa o profissional da informao. In: SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 12., 2002, Recife. Anais... Recife: Ufpe, 2002. p. 1 - 16. Disponvel em: <http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/main.htm>. Acesso em: 13 jan. 2006. SOUZA, Renato Rocha; ALVARENGA, Ldia. A Web Semntica e suas contribuies para a cincia da informao. Ci. Inf., Braslia, v. 33, n. 1, p.132-141, jan./abril, 2004. SANTOS, Marcos Dos; NASCIMENTO, Lucileide Andrade de Lima do; OLIVEIRA, Elias. Meta-dados aplicado ao processo de desenvolvimento de colees. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAO E CINCIA DA INFORMAO, 21., 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: Ufes, 2005. p. 1 12. CD-ROM.

Вам также может понравиться