Вы находитесь на странице: 1из 53

Internet, seus principais servios e ferramentas

Aula 04

Histrico
A Internet surgiu em 1969 com a ARPAnet (rede da Advanced Research Projects Agency), que era um projeto experimental conduzido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Esse projeto visava o desenvolvimento de uma rede de computadores para comunicao entre os principais centros militares de comando e controle que pudesse sobreviver a um possvel ataque nuclear. No final dos anos 70, surge a Usenet (User's Network) prestando servio comunidade universitria e algumas organizaes comerciais. No incio da dcada de 80, apareceram a CSnet (Computer Science Network) e a Bitnet, interligando as comunidades acadmicas e de pesquisa. Em 1986, foi criada a NSFnet (National Science Foundation Network) para viabilizar a conexo de pesquisadores aos cinco grandes centros de computao nos EUA e abrangendo, rapidamente, redes acadmicas e escolares.

Histrico
Nesta poca, a Internet iniciou sua expanso, novas redes foram a ela conectadas, mais computadores e, conseqentemente, mais participantes. Redes internacionais similares surgiram e, hoje, temos uma presena mundial significativa, salvo na frica, onde contamos com poucos pontos de presena. A ARPAnet foi "aposentada" em 1990, a CSnet deixou de existir em 1991 e a Internet continua crescendo incontrolavelmente. Em 1991 foi criado o sistema de hipertexto Word Wilde Web ou simplesmente www. Nos ltimos anos, o interesse comercial pelo uso da Internet cresceu bastante, devido ao interesse dos diversos setores da sociedade: universidades, empresas, cooperativas, escolas, prefeituras e nas prprias residncias.

A Internet no Brasil
A Internet chegou ao Brasil, oficialmente, em 1988 por iniciativa da comunidade acadmica de So Paulo (FAPESP Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo) e Rio de Janeiro (UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro e LNCC Laboratrio Nacional de Computao Cientfica). Em 1989 foi criada, pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia, a RNP ( Rede Nacional de Pesquisas http://www.rnp.br), uma instituio com os objetivos de iniciar e coordenar a disponibilizao de servios de acesso Internet Brasil; como ponto de partida foi criado um backbone conhecido como backbone RNP, interligando as instituies educacionais Internet. A explorao comercial da Internet foi iniciada em dezembro 1994, a partir de um projeto piloto da EMBRATEL, onde foram permitidos acesso Internet inicialmente atravs de linhas discadas, e posteriormente ( Abril/1995 ) atravs de acessos dedicados via RENPAC ou linhas E1.

Porque a Internet importante?


Porque pela primeira vez no mundo um cidado comum ou uma pequena empresa pode (facilmente e a um custo muito baixo) no s ter acesso a informaes localizadas nos mais distantes pontos do mundo criar, gerenciar e distribuir informaes. Com a Internet uma pessoa qualquer (um jornalista, por exemplo) pode, de sua prpria casa, oferecer um servio de informao baseado na Internet, a partir de um microcomputador, sem precisar da estrutura que no passado s uma empresa de grande porte poderia manter.

O que a Internet
a maior rede de computadores existente na atualidade. um conglomerado de milhares de redes eletrnicas interconectadas, criando um meio global de comunicao. Essas redes variam de tamanho e natureza, bem como diferem as instituies mantenedoras e a tecnologia utilizada. O que as une a linguagem que usam para comunicar-se (protocolo) e o conjunto de ferramentas utilizadas para obter informaes (correio eletrnico, FTP, TelNet, Gopher, WWW). Os requisitos para acessar a internet so:
Um computador com dispostivo de comunicao (modem ou placa de rede); Possuir software compatvel com a Internet (browser e outros); Ter uma conexo com um provedor de acesso Internet.

O que Internet?

O que a Internet
O princpio bsico de uma rede de computadores a capacidade de "comunicao" entre dois computadores. Para isto, utilizam-se protocolos, regras ou convenes que regem esta comunicao. Para que a comunicao se efetive dois computadores devem utilizar o mesmo protocolo, simultaneamente. TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) a famlia de protocolos da Internet, desenvolvida nos anos 70 e utilizada, pela primeira vez em 1983. considerado um protocolo aberto e "sem dono", o que significa dizer que no produto de nenhuma empresa especfica.

Conceitos
WWW - World Wide Web um conjunto de documentos espalhados pela Internet escritos em HTTP. HTTP Hyper Text Transfer Protocol TCP/IP - Transmission Control Protocol/ Internet Protocol Browser Software que permitem navegao no WWW, Ex. Internet Explorer, Mozilla FireFox, Opera; E-mail Correio eletrnico, permite troca de mensagens (assincronas) pela Internet; Telnet Servio que permite acessar outros computadores remotamente; FTP File Trasnfer Protocol, servio de transferncia de arquivos. URL Universal Resource Locator, tambm conhecido como endereo eletrnico;

10

Conceitos
DownLoad Copiar arquivos de um outro computador (remoto) da rede para o seu; UpLoad Enviar arquivo do seu computador para um outra na rede; Host Computador central, servidor ou n; Dial-Up Tipo de ligao Internet, no caso telefnica; Firewall Limita acesso indesejados ao computador; Hacker Profundo conhecedor da informtica, muitas vezes confundido com um cracker; Cracker Indivduo que faz de tudo para invadir sistemas alheios; Domnio Forma geral de se enderear computadores na Internet. (Ex. de Tipos de domnio: .gov, .edu, .com / Ex. de Localidade de domnios: .br, .ar, .pt)

11

Como funciona a Internet?


Cada pas que participa da Internet possui estruturas de rede chamadas backbones com conectividade atravs do protocolo TCP/IP Transmission Control Protocol / Internet Protocol, s quais se interligam centenas ou milhares de outras redes. Os backbones nacionais, por sua vez, so conectados entre si e aos backbones de outros pases, compondo, assim, uma gigantesca rede mundial. Existem redes no-comerciais, compostas por universidades, centros de pesquisa e entidades educacionais. As redes comerciais, mantidas por empresas de telecomunicaes e informtica, que prestam servios de conectividade a seus clientes. No Brasil, existem vrias redes regionais acadmicas (FAPESP, FAPERJ RCT-SC, TCH e outras) que se constituem em redes nocomerciais, interligando os principais centros cientficos e universidades do pas. A EMBRATEL responsvel pela primeira rede comercial, atendendo s demandas de uso pessoal e de negcios na Internet brasileira.

12

13

14

Como funciona a Internet?


As regras so definidas pelos chamados protocolos de comunicao (TCP/IP). As regras de comunicao entre computadores so similares a de uma linguagem humana. O protocolo responsvel por dividir uma mensagem em pedaos menores e encaminh-los. Esses pedaos so chamados de pacotes. Basicamente, usa a filosofia Cliente/Servidor, por exemplo:
Uma pessoa deseja acessar a URL www.uai.com.br em seu computador (cliente); O pedido para ver tal endereo enviado pelo seu modem para a linha telefnica. Pela linha telefnica, o pedido para ver o endereo chega ao seu provedor de acesso, que por sua vez, est ligado a Internet;

15

Como funciona a Internet?


O pedido para ver o endereo enviado para o computador que hospeda a pgina (servidor). Esse computador ento envia os dados (a pgina propriamente dita). Ela ento percorre o caminho inverso (no necessariamente o mesmo) e chega ao computador da sua casa.

16

Como se conectar a Internet


Um usurio precisa ter acesso a um computador conectado rede. A conexo feita atravs dos chamados Provedores de Acesso. O modo mais simples de estabelecer uma ligao entre o seu computador e um provedor de acesso atravs de uma chamada telefnica comum, tambm chamado de acesso discado. H, porm, outras formas de ligao com o provedor de acesso que permitem que o seu computador fique permanentemente conectado Internet, este tipo de acesso conhecido como acesso dedicado. Tipos de conexo com a Internet:
Acesso discado Banda larga (ADSL, velox; acesso discado de alta velocidade) Acesso dedicado Rdio Satlite

17

Crticas
A vulnerabilidade pode causar danos irreparveis a instituio; Falta de uniformidade das informaes disponveis; Pode proporcionar ao usurio, perda de produtividade; Investimento elevado, sem notar o resultado devido.

18

World Wide Web (www)


A World Wide Web est no ncleo da exploso da utilizao da Net pelas empresas. Trata-se de um sistema com padres aceitos universalmente para armazenar, recuperar, formatar e apresentar informaes utilizando uma arquitetura cliente/servidor. A Web combina texto, hipermdia, elementos grficos e som. Pode administrar todos os tipos de comunicao digital, ao mesmo tempo que facilita a conexo com recursos que esto do outro lado do mundo. baseada em linguagem padro de hipertexto, chamada hypertext markup language(HTML), que formata documentos e rene links dinmicos para outros documentos armazenados no mesmo computador ou em computadores remotos.

19

URL e Domnio
Os endereos da Web so conhecidos como URL(Uniform Resource Lcator Localizador uniforme de recursos). Cada documento, arquivo ou imagem disponvel na Web tem seu prprio URL para facilitar sua localizao. Observe o URL a seguir:
http://www.estado.com.br/edicao/guias/newteatros/teatros.html http:// - A primeira parte do URL o protocolo. No caso da Web, normalmente o protocolo ser http://, ou seja, o Hypertext transfer protocol(Protocolo de transferncia de Hipertexto), usado para transportar documentos.

20

URL e Domnio
www.estado.com.br Este o nome de domnio. Ele representa o nome do servidor no qual se encontra o documento. /edicao/guias/newteatros/ o diretrio do disco rgido do servidor no qual se encontra o documento. teatros.html Este o nome do documento html.

21

URL e Domnio
A maioria dos computadores da internet possui 2 endereos, um numrico (Ex:10.180.5.20) e um nominal, facilitando o reconhecimento e a memorizao e seguindo basicamente a hierarquia:
nome da mquina.Instituio.Especificao nome da mquina.Instituio.Pas

Mundialmente, foram estabelecidas convenes para facilitar o contedo das pginas, conforme o seguinte: com - comercial edu - organizao educacional gov - entidade governamental int - organizao internacional mil - instituio militar net - operadora de rede org - outros tipos de organizaes can - candidatos polticos

22

URL e Domnio
Foi ainda estabelecida uma terminologia para indicar endereos de cada pas. Exemplos:
br (Brasil) de (Alemanha, ou Deutschland) pt (Portugal) fr (Frana) etc

23

Principais Servios da Internet


WWW ou Web
um conjunto de documentos espalhados pela Internet. Estes documentos tm uma caracterstica em comum: so escritos em hipertexto (um texto cujas palavras contm ligaes subjacentes com outros textos, o que torna possvel leituras diversas, nolineares), utilizando-se uma linguagem especial, chamada HTML. O servio WWW utiliza o protocolo HTTP para comunicar-se (HyperText Transfer Protocol ou Protocolo de Transferncia em Hipertexto).

24

Principais Servios da Internet


Correio eletrnico
o servio bsico de comunicao em rede. Tambm conhecido como e-mail, ou simplesmente mail, o correio eletrnico permite que usurios troquem mensagens via computador, usando um endereo eletrnico como referncia para localizao do destinatrio da mensagem.

25

Principais Servios da Internet


Transferncia de Arquivos (FTP)
o servio bsico de transferncia de arquivos na rede. conhecido no jargo Internet como FTP, acrnimo de File Transfer Protocol. Usando FTP, um usurio da rede pode carregar (upload) arquivos de seu computador para um outro ou descarregar (download) arquivos de um dado computador para o seu.

26

Sites de busca
So o meio mais utilizado pelos internautas nas buscas por informaes ou por sites especficos na Internet. Os sites de busca utilizam um software que retorna ao internauta uma relao de endereos na WEB, associados a uma palavra-chave digitada e muito importante voc tentar entender a lgica de funcionamento nas buscas e na classificao dos sites. A otimizao de seu site e o correto cadastramento nos sites de busca imprescindvel para a obteno de um bom posicionamento no ranking e a conseqente gerao de trfego.

27

SITES DE BUSCA - Search engines


Esse tipo de sites de busca utiliza programas, geralmente chamados de "robots" ou "spiders", que vasculham a Internet para cadastrar e atualizar os sites em seus bancos de dados.
Exemplos: www.radaruol.com.br www.google.com.br

28

SITES DE BUSCA - Catlogo


Como o prprio nome diz, os sites de busca desse tipo so uma espcie de lista classificada, com os sites agrupados por categorias. A diferena fundamental em relao aos sites de busca tradicionais que os Catlogos, salvo excees, s mostraro o seu site se voc se cadastrar neles.
www.yahoo.com.br www.achei.com.br

29

SITES DE BUSCA - Metabuscadores


Esse tipos de sites de busca possuem um software que ir procurar a palavra solicitada em vrios sites de busca e diretrios simultaneamente. Trocando em midos, quando voc entra com a palavra-chave em um metabuscador como se voc fizesse a mesma coisa em uma dzia ou mais de sites de busca simultaneamente. So muito eficientes na localizao de temas muito especficos e difceis de localizar como, por exemplo: "drosophila melanogaster" Como no possuem um banco de dados prprio, uma vez que eles utilizam as informaes de outros sites de busca, voc no registra a sua pgina em um metabuscador mas sim, nos outros sites de busca, que onde ele vai encontrla.

30

Melhorando a Pesquisa
1) Utilize aspas, quando desejar encontrar URLs, frases ou termos mais especficos em sua consulta. Para utilizar este mtodo de busca, basta digitar o trecho da URL ou a frase entre aspas. Ideal para uma busca mais detalhada. Exemplo: "metodologia do ensino" (nesse caso, a busca feita pela frase exata) 2) Utilize "+" ou "e" ou AND quando o objetivo for encontrar todas as palavras numa mesma pgina.
Exemplo: metodologia + ensino + superior Exemplo: metodologia e ensino e superior

31

Melhorando a Pesquisa
3) Utilize "ou" ou OR quando quiser encontrar qualquer uma dentre as palavras digitadas. Exemplo: metodologia ou ensino ou superior 4) Utilize "-" na frente de palavras que no devem aparecer nos documentos encontrados. Exemplo: metodologia ensino -superior" A maior parte dos sites de busca disponibilizam o recurso de busca avanada, alm de dicas, que permitem refinar a busca ao mximo.

32

Pesquisando na Internet

33

Resultados da pesquisa

34

Pesquisa Avanada

35

Alguns sites de pesquisa


Nacionais:
http://www.google.com.br http://www.cade.com.br http://www.aonde.com.br http://www.yahoo.com.br http://www.altavista.com.br http://www.tay.com.br

36

Correio eletrnico (E-mail)


Correio eletrnico o meio mais pratico de comunicao pessoal na Internet. O remetente escreve seu texto em seu computador, faz uma conexo, e alguns minutos ou horas (depende do trafego), a mensagem entregue. O destinatrio no precisa estar conectado no momento que o e-mail chega, a mensagem fica guardada no servidor ate que ele se conecte para receb-la. Sintaxe de um e-mail:
nomedousuario@dominio.com.br

37

Enviando e recebendo e-mail


Para se enviar e receber mensagens utiliza-se um software de correio. Este software pode estar instalado no computador do usurio, como o Outlook, Eudora, etc., ou pode ser uma pgina na Internet conhecido como WEBMAIL.

Webmail

38

39

Redigindo e enviando um e-mail

Outlook express

40

41

Outlook express
Para se configurar um software cliente de e-mail necessrio conhecer algumas informaes como:
Servidor POP ou IMAP (de recebimento); Servidor SMTP (de envio) Nome da conta Questes sobre segurana (autenticao)

42

Grupos de discusso/Listas
O correio eletrnico no serve apenas para comunicao entre duas pessoas. Ele pode ser utilizado tambm para participar de grupos de discusso. Nesses grupos, tambm conhecidos como listas, o usurio envia um e-mail para o servidor da lista e o servidor se encarrega de enviar uma copia para todos os e-mails cadastrados na lista. Nos endereos http://groups.msn.com e http://groups.yahoo.com pode-se criar grupos de discusso gratuitos.

43

Intranet e Extranet
As organizaes podem criar padres Internet de trabalho em rede e tecnologia Web para criar redes privadas chamadas Intranets; A Intranet trata-se de uma rede organizacional interna que pode prover acesso a dados no mbito da empresa. Utiliza a infra-estrutura de rede existente na empresa, juntamente com padres de conectividade Internet e software desenvolvido para a World Wide Web. A tecnologia de software de intranets a mesma do software World Wide Web. Intranets utilizam HTML para programar pginas web e estabelecer links dinmicos de hipertexto do tipo apontar e clicar com outras pginas.

44

Intranet

45

Intranet e Extranet
Intranets privadas que so ampliadas para usurios autorizados externos empresa so denominados extranets. Por exemplo, compradores autorizados poderiam conectarse com uma parte da intranet de uma empresa por meio da Internet pblica para obter informaes sobre custo e caractersticas de seus produtos. Extranets so especialmente teis para conectar organizaes com seus fornecedores, clientes ou parceiros de negcios. So mais usados para colaborar com outras empresas em gerenciamento de cadeia de suprimento, projeto, desenvolvimento de produto ou programas de treinamento.

46

Extranet

47

Como a Intranet Pode Ajudar a Empresa?


A Intranet simplifica a interao do usurio, tornando fcil o acesso a aplicaes e a informaes estticas e dinmicas, no importando onde esteja ou qual a plataforma utilizada. Viabiliza uma publicao em tempo real, com informao muito mais atual, favorecendo o desempenho dos funcionrios da empresa. Auxilia no processo de descentralizao das informaes, da distribuio de dados e do desenvolvimento de aplicaes, alm de permitir maior participao do usurio final na criao de aplicaes. Hoje em dia, neste mundo competitivo de negcios, um mnimo de diferenciao em produtos e/ou servios, reduo de custos e facilidades de relacionamento nos negcios so pontos chaves.

48

Como a Intranet Pode Ajudar a Empresa?


Portanto fundamental empresa atingir empregados, consumidores, fornecedores e parceiros de negcios eletronicamente, porque:
Diminui custos de negociao interna e externa; Permite a seus empregados trabalharem com mais eficincia entre si e com os clientes, fornecedores e parceiros de negcios.

49

Questes para discusso


A Internet existiria sem os padres abertos? Por que viemos a conhecer a Internet s na dcada de 90? Por que ela teve um boom de expanso, a partir dessa poca? Quais so os maiores problemas da Internet de hoje? A Internet um ambiente de comunicao, aberto, de compartilhamento e sem censura?

50

Questes para Discusso


Os usurios da intranet precisam esta fisicamente dentro da organizao para acess-la? A intranet pode ser uma ferramenta para ajudar na criao de uma cultura organizacional?

51

Questes para Discusso


Podemos dizer que acessar um site diferente de navegar pelo site? Por que usada a expresso navegar na internet? Quais so as caractersticas mais marcantes de um web site? Qual a importncia da navegao na internet para uso profissional?

52

Questes para Discusso


O que tem a ver o nome WWW com a forma como ele realmente funciona? Por que a maioria das aplicaes comerciais esto migrando para o ambiente web? Podemos dizer que os sites de busca so os mais poderosos e teis ferramentas da internet?

53

Questes para Discusso


Voc tem a impresso de que podemos encontrar qualquer informao de que precisamos atravs dos sites de busca? Toda a informao encontrada nos sites de busca so reais ou com fundamentos verdadeiros?

Вам также может понравиться