Вы находитесь на странице: 1из 31

As fontes, a estrutura, o carcter trgico, as personagens, a linguagem, os elementos paratextuais e os smbolos

FELIZMENTE H LUAR!

Fontes de Felizmente H Luar!


Felizmente H Luar! constri-se e desenvolve-

se em torno da figura ausente do general Gomes Freire de Andrade e evoca os acontecimentos revolucionrios em prol do liberalismo, no perodo de 1817 a 1820. Os dados histricos sobre a figura do general, vai Sttau Monteiro recolhe-los a vrias fontes:

A Conspirao de 1817 Gomes Freire, de Ral

Brando (narrativa); Gomes Freire, de Tefilo Braga (texto dramtico); Documentos que fizeram parte do processo de Gomes Freire, incluindo correspondncia.

Assim Sttau Monteiro encontra

na figura histrica do general Gomes Freire, o exemplo do homem que sacrifica a sua vida em nome do valor da liberdade. A inteno de Sttau Monteiro , por conseguinte, ultrapassar o nvel da dramatizao dos acontecimentos narrados, sublinhando o conflito psicolgico daqueles que desafiavam o poder em defesa da liberdade.

Estrutura
Falando de um presente a partir da evocao do passado, a

pea estrutura-se em 2 actos que no obedecem tradicional diviso em cenas. Ambos os actos so antagnicos, mas complementam-se. interrogativo de Manuel (interrogao tem como objectivo evocar a incapacidade de operar a necessria mudana e anunciar o falhano do projecto revolucionrio por falta de politizao das massas populares).

Os 2 actos iniciam-se de forma idntica, com o discurso

A par das interrogaes tambm surgem as indicaes

cnicas.

Os dois actos encerram de forma idntica, j que os dois finais so preparados num crescendo de tenso dramtica: o primeiro culmina com a escolha da vtima a sacrificar, o segundo com a execuo do heri.

Acto I - apresenta os mecanismos do poder que controla a vida poltica portuguesa: o poder poltico inseguro na sua legitimidade, mas arrogante e maquiavlico na sua actuao.

Acto II desloca a aco para o domnio do antipoder, denunciando e confrontando as maquinaes do poder.

ACTO I - principais etapas


-Indcios da preparao de uma conspirao; -Procura do chefe dessa conspirao; - Incriminao do general Gomes Freire atravs de uma denncia infundada e conveniente ao poder; - Preparao psicolgica dos portugueses e da ptria para aceitarem a condenao do general; - Apelo ao ardor patritico; -Anncio antecipado da condenao de Gomes Freire.

ACTO II principais etapas


-A consumao da represso; -A priso e a tortura do general; - Tiradas lricas de Matilde em que, sob a forma de analepse, evoca o seu percurso de vida antes e depois do encontro com o seu general; -As tentativas de Matilde junto de Beresford e do principal Sousa para libertarem o general Gomes Freire: denncia da supremacia dos interesses pessoais em relao ao bem comum;

-Os dilogos de Matilde e Sousa Falco imbudos de humanismo cristo;


-O julgamento fantoche referido por Sousa Falco; - A execuo do general: enforcado, decepado e queimado na fogueira.

O Carcter trgico
A unidade de aco priso, julgamento e

morte do general Gomes Freire;


A nobreza das personagens o general e

Matilde representam o antipoder, e distinguem-se dos outros pela nobreza moral e elevao das atitudes e pela coragem com que defendem os seus ideais;

O desafio, o conflito e a catstrofe final nas

tragdias clssicas, o heri desafia a ordem instituda e, por isso, o c0nflito nasce da oposio entre tradio desptica e a modernidade democrtica. O final de Felizmente H Luar! constitui, pela conjugao da tenso dramtica com os jogos de luz e de som, um momento de apoteose trgica, em que o heri sacrificado para que os seus ideais perdurem;

O sacrifcio do heri o heri defende at morte os seus ideais, esperando que o seu sacrifcio d frutos no futuro;
O despojamento cnico segundo Brecht o

excesso cnico distraa os espectadores e afastava-os da necessria reflexo tica;


Os sentimentos de terror e piedade com o

decorrer da histria, o pblico ir experimentar, face ao sacrifcio do heri e ao desespero de Matilde e tambm do povo, terror e piedade;

O carcter purificador/catrtico do texto as

tragdias clssicas tm, como uma das suas funes, expurgar o pblico de ms intenes, purificando-o;
O coro nas tragdias clssicas, o coro

constitudo por um conjunto de personagens que no intervm directamente na aco e cuja funo comentar determinados acontecimentos medida que a diegese se vai desenrolando.

Personagens
Gomes Freire figura carismtica, que

preocupa os poderosos, acredita na justia, luta pela liberdade e arrasta os pequenos. Considerado um estrangeirado, revela-se simpatizante das novas ideias liberais, tornando-se para os governantes um elemento subversivo e perigoso. O povo elege-o como smbolo da luta pela liberdade, o que incmodo para os reis do Rossio. Da a deciso dos governantes pelo enforcamento, seguido da queima, para servir de exemplo a todos aqueles que temem afrontar o poder poltico.

Beresford

poderoso, mercenrio, interesseiro, calculista, trocista, sarcstico; a sua opinio sobre Portugal fica claramente expressa na afirmao Neste pas de intrigas e de traies, s se entendem uns com os outros para destruir um inimigo comum e eu posso transformar-me nesse inimigo comum, se no tiver cuidado.
pelo poder eclesistico, odeia os Franceses, porque transformaram esta terra de gente pobre mas feliz num antro de revoltados!; afirma, preocupado, que Por essas aldeias fora cada vez menor o nmero dos que frequentam as igrejas e cada vez maior o nmero dos que s pensam em aprender a ler....

Principal Sousa fantico, corrompido

D. Miguel Forjaz primo de Gomes Freire, prepotente, assustado com transformaes que no deseja, corrompido pelo poder, vingativo, frio, desumano, calculista; nas palavras de Sousa Falco, D. Miguel a personificao da mediocridade consciente e rancorosa.

Matilde de Melo a companheira de todas as horas de Gomes Freire, uma mulher corajosa: exprime romanticamente o amor; reage violentamente perante o dio e as injustias; afirma o valor da sinceridade; desmascara o interesse, a hipocrisia: Ensina-se-lhes que sejam valentes para um dia virem a ser julgados por covardes! Ensina-selhes que sejam leais, para que a lealdade, um dia, os leve forca!; ora desanima, ora se enfurece, ora se revolta, mas luta sempre: Enquanto houver vida... fora... voz para gritar... Baterei a todas as portas, clamarei, por toda a parte, mendigarei, se for preciso, a vida daquele a quem devo a minha!

Sousa Falco o inseparvel amigo, sofre junto de Matilde perante a condenao do general; assume as mesmas ideias de justia e de liberdade, mas no teve a coragem do general...; Frei Diogo de Melo e Meneses representante da Igreja;

Pedro Pinto de Morais Sarmento e Andrade Corvo de Cames membros da Maonaria (o primeiro da loja Philantropia, o segundo da loja Virtude), antigos companheiros de Gomes Freire, a quem denunciam, a troco de uma quantia avultada;

Manuel

O mais consciente dos populares, andrajosamente vestido; assume algum protagonismo por dar incio aos dois actos, com as mesmas indicaes cnicas: a mesma posio em cena, como nica personagem intensamente iluminada, os mesmos movimentos e a mesma frase Que posso eu fazer? Sim, que posso eu fazer?. Denuncia a opresso a que o povo tem estado sujeito (as Invases Francesas; a proteco britnica, aps a retirado do rei D. Joo VI para o Brasil) e a incapacidade de conseguir a libertao e sair da misria em que se encontra: V-se a gente livre dos Franceses e zs!, cai nas mos dos Ingleses! E agora? Se acabarmos com os Ingleses, ficamos na mo dos reis do Rossio... Entre os trs o diabo que escolha ... (...) E enquanto eles andam para trs e para a frente, para a esquerda e para a direita, ns no passamos do mesmo stio!

Vicente

demagogo, sarcstico, falso humanitarista, movido pelo interesse da recompensa material, adulador no momento oportuno, hipcrita, despreza a sua origem e o seu passado, mostra-se capaz de recorrer traio para ser promovido socialmente... Autocaracteriza-se quando diz: S acredito em duas coisas: no dinheiro e na fora. O general no tem uma nem outra e (...) Os degraus da vida so logo esquecidos por quem sobe a escada... Pobre de quem lembre ao poderoso a sua origem... Do alto do poder, tudo o que ficou para trs vago e nebuloso. (...) Nunca se fala de traio a quem sobe na vida....

Populares representam uma classe oprimida, sobre a qual era exercida a violncia; funcionam como uma espcie de coro (da tragdia). As suas falas denunciam a pobreza e a ironia a sua arma: Algum aqui tem relgio? (...) Esqueceram-se dos relgios em casa.... Por outro lado, permitem-nos, atravs das perguntas que colocam aos seus interlocutores, situar-nos ao nvel do tempo histrico: Onde aprendeu vossemec isso? Em Campo dOurique j l vo dez anos (...) ou Em que guerra que vossemec andou? No segundo acto, as suas falas revestem o carcter de informao/comentrio sobre os episdios ao nvel da aco dramtica: Passaram toda a noite a prender gente por essa cidade...; por pouco tempo, amigo, espera pelo claro das fogueiras....

Personagens do poder
Poder poltico D. Miguel Pode religioso principal Sousa Poder militar Beresford

Delatores
Andrade Corvo e Morais Sarmento Vicente

Personagens antipoder
General Gomes Freire de Andrade Matilde de Melo Sousa Falco Frei Diogo

Povo
Manuel Rita Os populares

A linguagem da obra
Temos presente vrios tipos de discurso:

dilogos, monlogos e solilquios.


Tambm existem outras prticas relevantes

ao nvel do discurso: retrica religiosa e vazia, textos da Sagrada Escritura, retrica do poder, linguagem popular, ironia, devaneios/tiradas lricas, alternncia entre falas longas/curtas.

A linguagem dos dois grupos de personagens

tambm distinta.
Os

poderosos utilizam uma linguagem dotada de um sentido e funo predominantemente pragmticos.

Os representantes do contrapoder utilizam uma linguagem mais metafrica, por vezes potica, e reveladora de forte sensibilidade:

frases exclamativas, repeties anafricas, interrogaes retricas, frases reticentes.

Os elementos paratextuais da obra


Dedicatria Ao Fernando de Abranches

Ferro amigo de todas as horas que quase me obrigou a escrever esta pea. A Dedicatria evidencia a ligao de Sttau Monteiro com uma elite de esquerda, que o incentivava na produo e publicao de uma obra literria de cunho interventivo, dado o seu posicionamento cvico em defesa da liberdade.

Citao citada a pea de John Osborn A

subject of scandal and concern que estabelece o paralelismo entre o exemplo cvico de Gomes Freire e o do professor ingls Holyoake. Este ltimo era uma personagem da pea citada, um homem honesto cujo crime opor-se opinio vigente, um outro Gomes Freire, tambm ele perseguido e condenado pelo crime de lutar pela defesa da liberdade.

Os smbolos
Saia verde A saia encontra-se associada felicidade e foi comprada numa terra de liberdade: Paris. , no Inverno, com o dinheiro da venda de duas medalhas. "alegria no reencontro"; a saia uma pea eminentemente feminina e o verde encontra-se destinado esperana de que um dia se reponha a justia. Sinal do amor verdadeiro e transformador, pois Matilde, vencendo aparentemente a dor e revolta iniciais, comunica aos outros esperana atravs desta simples pea de vesturio. O verde a cor predominante na natureza e dos campos na Primavera, associando-se fora, fertilidade e esperana.

Ttulo duas vezes mencionado, inserido nas falas das

personagens (por D.Miguel, que salienta o efeito dissuador das execues e por Matilde, cujas palavras remetem para um estmulo para que o povo se revolte). futuro (igualdade, fraternidade e liberdade), que possibilita o progresso do mundo, vencendo a escurido da noite (opresso, falta de liberdade e de esclarecimento), advm quer da fogueira quer do luar. Ambas so a certeza de que o bem e a justia triunfaro, no obstante todo o sofrimento inerente a eles. Se a luz se encontra associada vida, sade e felicidade, a noite e as trevas relacionam-se com o mal, a infelicidade, o castigo, a perdio e a morte. A luz representa a esperana num momento trgico.

A luz como metfora do conhecimento dos valores do

Noite mal, castigo, morte, smbolo do

obscurantismo.
Lua simbolicamente, por estar privada de luz

prpria, na dependncia do Sol e por atravessar fases, mudando de forma, representa: dependncia, periodicidade. A luz da lua, devido aos ciclos lunares, tambm se associa renovao. A luz do luar a fora extraordinria que permite o conhecimento e a lua poder simbolizar a passagem da vida para a morte e vice-versa, o que alis, se relaciona com a crena na vida para alm da morte.

Luar duas conotaes: para os opressores, mais pessoas ficaro avisadas e para os oprimidos, mais pessoas podero um dia seguir essa luz e lutar pela liberdade.

Fogueira D. Miguel Forjaz ensinamento ao povo; Matilde a chama mantm-se viva e a liberdade hde chegar. O fogo um elemento destruidor e ao mesmo tempo purificador e regenerador, sendo a purificao pela gua complementada pela do fogo. Se no presente a fogueira se relaciona com a tristeza e escurido, no futuro relacionar-se- com esperana e liberdade.

Moeda de cinco reis smbolo do desrespeito

que os mais poderosos mantinham para com o prximo, contrariando os mandamentos de Deus.
Tambores smbolo da represso sempre presente.

Smbolos
A saia verde O ttulo A luz A noite A lua O luar A fogueira O fogo A moeda de cinco ris Os tambores

A importncia das didasclias


Didasclia lateral
Surge como uma espcie de nota de rodap das falas. Texto longo. Texto mais subjectivo. Contedo: explicao de determinado som, o dos tambores, por exemplo; a intencionalidade do dramaturgo com a indicao de determinados gestos, movimentos ou entoaes das personagens; juzos valorativos sobre as personagens; preocupao com a interpretao do pblico.

Didasclias encaixadas nas falas


Surge em itlico e entre parntesis. Texto breve. Texto mais objectivo. Contedo: indicaes sobre os sons, a luz, os gestos das personagens, a prosdia, a movimentao em palco, a relao da personagem com o pblico, a associao de objectos e personagens.

Вам также может понравиться