Вы находитесь на странице: 1из 6

Baden-Powell, o Escutismo e a questo de Deus Actividade em 5 postos

Objectivos: 1. Possibilitar o contacto com alguns textos escolhidos de Baden-Powell sobre o Escutismo e a questo de Deus; 2. Fornecer pistas para a reflexo pessoal sobre a importncia da vivncia da F no Escutismo; 3. Possibilitar o debate de ideias sobre o lugar da F no Escutismo Condies de participao: - Atelier dirigido a pioneiros, caminheiros e dirigentes - Para o debate final necessria a participao de pelo menos 4 elementos Apresentao: Seguindo um percurso com diversas mensagens, cada participante vai poder confrontar-se com alguns textos de Baden-Powell nos quais ele apresenta o seu pensamento sobre o lugar de Deus no Escutismo. Algumas actividades procuram ajudar a transpor a reflexo de BP para os dias de hoje. No final, h a oportunidade de trocar ideias. Material necessrio: - Envelopes com as mensagens - Esferogrfica para cada participante - Bblias Desenvolvimento do jogo: 1- Cada participante recebe o primeiro envelope quando se inicia o jogo. Nesse envelope encontra-se a pista para o posto seguinte. 2- Cada participante faz o percurso que constitudo por 5 postos. Em cada posto tem uma nova mensagem com um texto de BP e uma proposta de actividade 3- Ao terminar o percurso, cada participante dirige-se para o lugar de incio da actividade onde haver um espao de dilogo.

1 Envelope: Partida

Forestier conta como, num encontro com Baden-Powell, lhe fala da profundidade religiosa das palavras que lhe escutara sobre a paternidade divina como fonte de amor fraterno entre os escuteiros. Ao que o fundador do Escutismo lhe ter respondido: Creio que tem razo. Enquanto eu falava esta tarde, Deus estava muito perto. Creio que foi Ele que inspirou as minhas palavras. Eu no disse aquilo em que pensava quando cheguei. Senti-me inspirado precisamente naquele momento. E continua explicando: Lady Baden-Powell, que assistira a esta conversa, confiou-me que, por ocasio da sua sada do exrcito, o general rezava continuamente para saber o que Deus queria dele e de que modo poderia continuar a servir. Foi durante esta orao e esta reflexo que ele teve a ideia de fundar o primeiro grupo de escuteiros1.

O ponto de partida do Escutismo foi a orao e a reflexo de Baden-Powell! Para continuar este caminho (na fidelidade ao Fundador) vai at (incluir pista para o local onde se deve dirigir) Mas antes procura responder a esta pergunta: Quando preciso de decidir alguma coisa, costumo parar um pouco em orao para perguntar a Deus qual a sua vontade para mim?

FORESTIER, Pela educao liberdade, 19.

2 Envelope

No h qualquer lado religioso do Movimento. Ele todo baseado na religio, isto , na compreenso e no servio de Deus.2

Para Baden-Powell a f essencial em qualquer escuteiro. No Escutismo para rapazes apresenta de uma forma sinttica as suas ideias centrais sobre a relao existente entre uma marcada opo religiosa e a pertena ao Movimento:
O homem de pouco vale, se no acreditar em Deus e obedecer s suas leis. Por isso todo o escuteiro deve ter uma religio. A religio parece coisa bem simples: Primeiro: Amar e servir a Deus. Segundo: Amar e servir o prximo. Ao cumprirmos os deveres para com Deus, sejamos-lhe sempre gratos. Sempre que apreciamos um prazer, ou um bom jogo, ou conseguirmos fazer algum bem, demos-lhe graas, com uma ou duas palavras pelo menos, como fazemos s refeies. E hbito excelente pedirmos tambm pelos outros.3

O que pensas desta perspectiva de Baden-Powell? Ser assim to importante para um escuteiro ter uma religio? Porqu?

Depois de responderes, dirige-te (incluir pista para o local onde se deve dirigir)

2 3

BADEN-POWELL, in:Headquarters Gazette, Nov. 1920, in: SICA, O rasto do fundador, 153. BADEN-POWELL, Escutismo para rapazes, 256-257.

3 Envelope
Se ests realmente empenhado em abrir caminho para o xito ou seja, a felicidade no s precisa de fugir a deixar-te iludir pelos impostores da irreligio, mas precisas de assentar a tua vida em bases religiosas. No se trata apenas de ir igreja, de conhecer a histria bblica ou saber teologia. [] A religio muito resumidamente quer dizer: - Primeiro: conhecer Deus e o que Ele . - Segundo: aproveitar o melhor possvel a vida que Ele nos deu e fazer o que Ele quer de ns. E isto consiste principalmente em fazer alguma coisa pelos outros. Deve ser esta a tua crena, no apenas para meditar ao domingo, mas para servir de norma em todas as horas e em todas as fases da tua vida quotidiana.4

No A caminho do triunfo, Baden-Powell faz uma parbola da vida como uma viagem de canoa ao longo de um rio. Neste rio, que a vida, podem aparecer escolhos que fazem naufragar o navegante, que o impede de atingir o fim da viagem, ou seja, realidades que no o deixam ser plenamente feliz. Ao apresentar estes escolhos, desenvolve todo um captulo sobre a irreligio5. Perante a realidade com que se deparava de muitos jovens ateus, faz notar como esta dimenso da f essencial para a felicidade. Para superar este perigo de uma vida sem f, Baden-Powell prope a leitura de dois livros especiais: a Bblia e o Livro da Natureza. E sobretudo volta da leitura do Livro da Natureza, como lugar para o encontro com o divino, que desenvolve a sua reflexo: a Natureza no apenas como uma realidade exterior, mas tambm o prprio homem enquanto membro desta criao. A se descobre a importncia de humildemente se reconhecer a pequenez e, ao mesmo tempo, a grandeza da pessoa humana como criatura diante do seu Criador.

Procura numa Bblia o Salmo 8. Depois de o leres calmamente, vai para junto do outro livro de que fala BP, na Natureza, e escreve o teu prprio Salmo: olhando para ti mesmo, para a vida toda que te envolve, como podes agradecer a Deus tudo isso?

Depois, dirige-te (incluir pista para o local onde se deve dirigir)

4 5

BADEN-POWELL, A caminho do triunfo, 196-197. BADEN-POWELL, A caminho do triunfo, 193-224.

4 Envelope
Deus Criador reconhecido pela maior parte das diferentes confisses religiosas que, no obstante, divergem quanto ao verdadeiro carcter das relaes do Criador com a alma humana. 6 H [] uma coisa de que estou plenamente convencido, e vem a ser que Deus no uma entidade intolerante, como alguns querem supor, mas um infinito Esprito de Amor que no repara nas pequenas diferenas de forma e crena e confisses e que abenoa todo o homem que procura a srio, conforme os seus conhecimentos, servi-Lo o melhor possvel.7

E tu, de que est convencido em relao a Deus? Como O descreves?

Dirige-te (incluir pista para o local onde se deve dirigir)

6 7

BADEN-POWELL, A caminho do triunfo, 196. BADEN-POWELL, A caminho do triunfo, 218.

5 Envelope
Como O [a Deus] poders servir da melhor forma com a inteligncia e faculdades que Ele te deu? Se tens dvidas interroga a Conscincia, isto , a voz de Deus dentro de ti. Dir-te- logo o que requer de ti. E isso geralmente dar da tua boa vontade e d-la generosamente. [] a que o homem atinge o seu nvel prprio, isto , quando exerce, em benefcio dos outros, o Amor Divino que tem dentro de si.8

Pela dimenso do servio ao prximo, o escuteiro torna-se um jogador da equipa de Deus9, encontra a o caminho da felicidade. A questo da f apresentada por BP numa dupla dimenso que envolve uma atitude para com Deus, de reconhecimento do seu Amor, e uma atitude muito prtica. O cumprimento dos deveres para com Ele implica necessariamente uma dimenso de relao com outros, o prximo que o lugar concreto para amar o Deus Pai que a todos criou:
O cumprimento dos Deveres para com Deus implica, no s a confiana na Sua bondade, mas tambm a execuo da Sua vontade pela prtica do amor para com os nossos semelhantes.10

O Servio e a Boa Aco no Escutismo, para BP, no apenas uma questo filantrpica ou humanitria o viver na prtica a relao com Deus que se manifesta naquele a quem podemos servir

Antes de te dirigires de novo para o local da partida, faz uma sntese dos aspectos mais importantes que descobriste nos textos de BP.

Prepara tambm uma pergunta para fazeres a outra pessoa que tenha feito o mesmo percurso que tu. (incluir pista para o local onde se deve dirigir)

8 9

BADEN-POWELL, A caminho do triunfo, 218. BADEN-POWELL, A caminho do triunfo, 219. 10 BADEN-POWELL, Auxiliar do chefe-escuta, 95.

Вам также может понравиться