Вы находитесь на странице: 1из 5

O Segredo

Rhonda Byrne
2006, Ediouro

O Segredo comea com uma citao que o resumo do contedo da obra: O que est em cima como o que est embaixo. O que est dentro como o que est fora. Tbua das Esmeraldas, cerca de 3.000 a.C. Entendeu? Provavelmente no. Vou ajudar. Vou lhe contar como se faz. As prximas palavras que voc ler podero mudar sua vida. Elas lhe mostraro como alcanar fama e fortuna escrevendo livros como o de Rhonda Byrne. Segundo a autora, O Segredo antigo e valioso. Diz ela: Altamente cobiado, ele foi transmitido ao longo dos tempos, ocultado, perdido, roubado e comprado por grandes somas de dinheiro. Parece roteiro do filme Cdigo Da Vince. Pois mais ou menos por a. O grande segredo saber como escrever obras de qualidade duvidosa que tenham apelo popular e faturem milhes. Neste ramo, o livro O Segredo exemplar. J vendeu cerca de 10 milhes de cpias e gerou uma coleo de outros livros que pretendem tirar uma casquinha do sucesso do original. A autora Rhonda Byrne nos apresenta um modelo para se conseguir tudo que se deseja. Pelo menos, no que se refere aos desejos dela, o objetivo foi atingido. Ela e seus editores devem estar zilionrios. Seja para ganhar dinheiro, curas milagrosas, sucesso profissional ou no amor, para tudo serve o dito Segredo. A apresentao do livro traz a boa nova: Agora O Segredo est sendo revelado ao mundo. Pois vou fazer o mesmo. Trarei a voc A Receita, as regras mes de todos os livros de autoajuda. Vou lhe ensinar a ganhar dinheiro e usufruir de todas as maravilhas da vida. Voc ler a seguir um resumo do livro. Preparese, voc ser apresentado nas prximas linhas definio de um projeto que pode lev-lo a fortuna. Se voc for diligente, poder conseguir at a vida eterna. S depende de voc. Pessoas espertas, como o caso do bruxo Paulo Coelho, amealharam dinheiro e fama atravs do emprego da frmula que vos passo a seguir. Enfim, A Receita se revela! Apresento aqui apenas o material bsico. claro que guardo alguns pulos-do-gato para vocs tomarem conhecimento quando comprarem e lerem A Receita. Passemos s regras de ouro: - Regra I. Invente algo cuja eficincia no possa ser comprovada.

Isto fundamental. Se sua idia for realista, voc est frito. Se for algo palpvel, mensurvel, no d certo. Os ingnuos no acharo graa e os racionais vo cobrar os resultados. Voc pode acabar na Justia, respondendo a inmeros processos contra propaganda enganosa. Fale sobre causas (seu mtodo) e conseqncias (os resultados desejados pelos leitores), mas tome o cuidado de definir tudo de modo que uma coisa no tenha relao com a outra. Crie procedimentos que eventualmente combinam com os resultados desejados. O importante que uma coisa possa levar outra. Ou no! Resumindo, no h relao de causa e efeito entre o que voc recomenda e o que acontece, mas voc deve falar o tempo todo sobre esta vinculao. Por exemplo: se voc oferecer a cura de uma doena, escolha alguma daquelas que eventualmente se curam sozinhas. Assim, voc sempre ter a seu favor aquelas pessoas que se curaram e que juraro que foi voc o responsvel. A homeopatia mais ou menos assim e faz o maior sucesso. Se o sujeito se cura, um milagre, se morre, dizem que era seu destino. - Regra II. D exemplos de sucesso do seu mtodo. Isso! O povo adora generalizar um caso de sucesso. Como diz o meu ditado: Para um bom ingnuo, um caso de sucesso vale mais que cem fracassos. Relate casos de curas mdicas extraordinrias. claro que no precisa ser verdade. Pode inventar. Conte de gente que ficou milionrio com suas dicas. No precisa exagerar e contar que um moto boy, depois que leu seu livro, teve um caso com a Gisele Bndchen. V mais devagar. Por que no dizer que VOC teve um caso com ela? Se o objetivo do mtodo for fazer fortuna, descreva como pessoas ficaram milionrias com ele. Diga que Bill Gates foi um de seus seguidores. Claro que a relao dele com voc secreta e, portanto ningum disso sabia antes de voc decidir contar ao mundo. - Regra III. Cite sbios e cientistas que utilizaram suas recomendaes. Cite personagens antigos brilhantes (Galileu e Einstein so boas pedidas). Isso contribui para dar uma aura de cientfico sua proposta, por mais estapafrdia que ela seja. Esta respeitabilidade falso-cientfica cultuada pelo leigo. Gente com ttulos pomposos agradam bastante. Em O Segredo, a autora comea citando o renomado Dr. Joe Vitale, Doutor em Cincia Metafsica. Seja l o que isso for, temos que concordar: essa Rhonda Byrne genial! - Regra IV. No fique s na conversa, proponha um mtodo.

Em determinado momento de sua obra, proponha um mtodo bem rigoroso para seus seguidores. Veja o exemplo do mtodo Dentifrcio do Dr. Snow. Ele professava que a pessoa deveria escovar os dentes todos os dias, aps o caf da manh, e, neste momento, olhando firme para a sua imagem no espelho do banheiro, estabelecer um objetivo de crescimento pessoal, sentimental ou profissional para atingir naquele dia. Notem que o exemplo meio idiota. No poderia ser de outra forma, pois inventei agora mesmo. Mas ele serve para mostrar a necessidade de voc propor alguma coisa. No pode ficar enrolando o crdulo leitor sem oferecer nenhuma proposta para ele. Proponha um modelo de aes que o leitor dever fazer que o leve a ter sucesso no amor, no dinheiro etc.. Cuide para que haja alguma ambigidade nas regras para seu seguidor poder explicar mais tarde seus fracassos. Ele ficar convencido que no teve sucesso por no ter cumprido as regras da maneira certa. O bom dessa abordagem voc se proteger de cobranas futuras quanto aos resultados. Se o pobre coitado no consegue criar uma nova Microsoft, concluir que no foi bem sucedido porque no se esforou, no acreditou o suficiente ou no seguiu corretamente suas estranhas regras. - Regra V. Apele para o mstico. O mstico no tem mesmo explicao. Nada to alucinado como Florais de Bach ou emanaes de Reiki, mas a rapaziada acredita. Use o misticismo sem cerimnias. Como impossvel de explicar, suas explanaes parecero complexas e daro brilho e sofisticao a seu mtodo. Acrescentar algumas prticas indianas pegam muito bem. Quanto mais distante geograficamente ou no tempo for a civilizao citada, mais o povo se exalta com suas sbias palavras. Diga, por exemplo, que os originais do seu mtodo foram encontrados em pergaminhos escritos em aramaico antigo, num deserto entre os rios Tigre e Eufrates. Pode abusar na dosagem sem se ruborizar. Voc ver como sempre surgiro crentes para sua conversa. H uma variante dessa regra: combinar as regras IV e V, ou seja, misturar o pseudocientfico e o mstico. O artifcio mais comum usar a fsica quntica. Faa declaraes peremptrias sobre a teoria quntica, incluindo que ela seja o elo entre o mstico e o cientfico. Com essa conversa voc mostrar que o mstico funciona e que a cincia sria no pode explicar tudo. eficiente. A teoria quntica excelente material. Ningum entende direito e seu charme irresistvel. - Regra VI. A embalagem. Ateno total para a forma.

Seu livro deve ser de capa dura. A razo simples: todo mundo acha que um livro de capa dura mais srio que uma brochura. E no se esquea de escrever pouco. Seus leitores no querem literatura, querem ficar ricos e famosos. Recomende a seu editor usar ttulos com letras grandes, que o texto seja em letras avantajadas e que haja boa distncia entre os pargrafos. Fotos que preencham pginas inteiras tambm so teis para aumentar o volume do seu livro, compensando o minguado texto. Dependendo do seu projeto, nesses nossos tempos modernos, recomendado combinar vrias mdias. Lance logo um DVD, que muito bom para atender ao pblico mais sincero, que no quer ler nada mesmo e prefere um filme. Vdeos postados no You Tube podem ser teis. H que tomar cuidado, pois a vanguarda tecnolgica no bem vista para lanar segredos antigos que podem mudar sua vida. Ou seja, o bom e velho livro de papel ainda tem a pompa adequada para lanar um best seller de auto-ajuda. Eu vou fazer assim com A Receita. Rhonda fez no incio com O Segredo. - Regra VII. No seja modesto em suas promessas. No se limite a dizer que o sujeito vai ganhar R$10 mil com as prticas que voc recomenda. Diga logo que ele vai "bombar" e ganhar um milho! Por outro lado, mesmo que venha a ter que responder a um processo por curandeirismo, no diga que vai curar o resfriado do leitor, diga que suas recomendaes vo impedir que ele tenha qualquer doena ou vo cur-lo de um cncer terminal. A autora de O Segredo muito ousada no uso dessa regra. So suas palavras: Voc sabe que as crenas sobre envelhecimento esto apenas em nossas mentes. A cincia explica que temos um corpo inteiramente novo em pouco tempo. Envelhecimento pensamento limitado... No entendi bem o ponto de vista da esperta Rhonda Byrne, penso que ela tenha delirado um pouco nesse trecho do livro. Mas, em vista do sucesso que alcanou, ela a prova viva (e rica) de que ousar na regra das promessas d bom retorno. - Regra VIII. O efeito placebo ou aplacador de conscincias. Talvez haja algo de bom nos livros de auto-ajuda. Use sua argumentao sem sentido para o bem. Desenvolva um projeto que leve as pessoas a se esforarem em conseguir as coisas. Se seu esquema no cura nem leva o sujeito a ter qualquer tipo de sucesso, pelo menos no o mate nem conduza o infeliz a falncia. Direcione para que as pessoas que carem em sua histria se concentrem em

buscar o sucesso, isso pode lhes fazer bem. Se suas propostas lhes derem o foco nos problemas, ser um fator indireto que pode resultar em algo de bom. Voc ser um fator motivacional para os leitores. A f que voc pode embutir num discpulo de sua seita de auto-ajuda pode levar o sujeito a trabalhar duro e vencer na vida. Tambm pode movlo a se sentir melhor mesmo estando para morrer. Pode retir-lo de um estado de depresso que seria ruim para sua sade. No mnimo ele poder morrer mais feliz. o efeito placebo, voc no deu nada para o sujeito, mas, mesmo assim, ele melhora. Percebeu? Voc ser quase um santo! Magnfico. Voc pode ficar rico e famoso e ainda dormir tranqilo por ajudar aos outros. - Regra IX. Seja fiel quele que lhe conduziu fortuna. Quem? Sou eu!

Вам также может понравиться