Вы находитесь на странице: 1из 1

EFEITO DA INGESTO DO EXTRATO AQUOSO DE ERVA-MATE SOBRE A RESPOSTA INFLAMATRIA NO TECIDO ADIPOSO BRANCO INTRAABDOMINAL DE RATOS SUBMETIDOS DIETA

A HIPERLIPDICA Norde, M.M; Yamada, M; Rogero, M.M.


Faculdade de Sade Pblica, USP, SP

Objetivos
A obesidade est associada a uma resposta
inflamatria crnica e de baixa intensidade, que predispe resistncia ao da insulina e ao desenvolvimento de doenas cardiovasculares [1]. Essa inflamao induzida pela obesidade aumenta a expresso de protenas quinases no tecido adiposo branco, como a quinase do inibidor do B (IKK-), que ao ser ativada promove a fosforilao do inibidor do B (IB), o que induz a posterior degradao desta protena. Este fato favorece a translocao do fator de transcrio nuclear kappa B (NF-B) do citosol para o ncleo, onde este promove a transcrio de diversos genes que codificam protenas envolvidas na resposta inflamatria [2]. A erva-mate (Ilex paraguariensis) um alimento inserido em diversas culturas regionais brasileiras, e contm compostos bioativos (cido cafeico, o kaempferol, a quercetina e o cido 3,5-dicafeoilqunico), que apresentam ao anti-inflamatria [2]. Assim, o presente trabalho se props a investigar o efeito da ingesto do extrato aquoso de ervamate sobre a expresso de protenas envolvidas na resposta inflamatria no tecido adiposo branco intra-abdominal de ratos submetidos dieta hiperlipdica.

composio corporal foi avaliada a partir da carcaa dos animais e, a partir do sangue, foram determinadas as concentraes de glicose, insulina, adiponectina, cidos graxos no esterificados totais, TNF- e protena C reativa.

Resultados
Nas primeiras 12 semanas do protocolo experimental somente foi observada diferena estatstica significativa em relao ao consumo de rao em gramas (p<0,05). Cabe destacar que tal fato acarretou em ingesto semelhante de protenas, micronutrientes e fibras alimentares entre os grupos, visto que a rao foi ajustada segundo seu valor energtico. Na 16 semana, verificou-se reduo no percentual de ganho de peso corporal no grupo HLEM em relao a todos os grupos experimentais (p<0,05). As concentraes sricas de protena C reativa apresentaram-se elevadas no grupo HL em comparao ao grupo CON (p<0,05). A composio corporal no diferiu entre os grupos. A expresso da protena IkB- nas formas totais e fosforiladas no diferiu estatisticamente entre os grupos e o mesmo ocorreu com a expresso da forma fosforilada da protena NF-B.

Concluses
A dieta hiperlipdica induz aumento da concentrao srica de biomarcadores inflamatrios, enquanto a ingesto do extrato aquoso de erva-mate reduz o ganho de peso e a resposta inflamatria induzida pela dieta hiperlipdica.

Mtodos/Procedimentos
Ratos Wistar, machos, foram submetidos dieta controle (n= 18; grupo CONBL) ou hiperlipdica (n= 18; grupo HLBL) durante 12 semanas. Aps esse perodo, 3 animais de cada grupo foram eutanasiados, enquanto o restante dos animais foi distribudo em grupos que receberam (CONEM e HLEM), ou no (CON e HL), por gavagem, o extrato aquoso de erva-mate (1 g/kg massa corporal/dia) durante o perodo de quatro semanas. Os animais foram sacrificados e, a partir da coleta do tecido adiposo branco periepididimal foi avaliada a expresso das protenas IB-, nas suas formas total e fosforilada, e NF-B, na sua forma fosforilada, por Western blotting. A

Referncias Bibliogrficas
[1] Monteiro R.; Azevedo I. Chronic Inflammation in obesity and the metabolic syndrome. Mediators Iflamm. Epub 2010. [2] Bastos, D.H.M.; Rogero, M.M.; Aras, J.A.G. Effects of dietary bioactive compounds on obesity induced inflammation. Arq. Brasil. de Endoc. e Metab., p. 646-56, 2009.

Вам также может понравиться