Вы находитесь на странице: 1из 7

Paradigmas Educacionais: uma perspectiva capitalista do sistema de produo Thiago Pires Santana publicado em 08/04/2009

RESUMO Esta obra remete ao leitor a perceber a constante mudana da sociedade em seus aspectos sociais, culturais e polticos a partir do capitalismo e aos novos paradigmas que se apontam a cada mudana. Atrelado a estas mudanas, buscamos, tambm, como objeto de estudo a escola e a importncia do Sistema Educacional a estas transformaes que se realizam numa instncia, tanto local como, sobretudo, global. Este pesquisador, enquanto tambm docente do Ensino Superior e do Ensino Mdio e Fundamental de Escolas Pblicas abordou na obra a importncia de um novo paradigma intrnseco a sociedade de Informao e Conhecimento que pode ser caracterizado numa Inovao Pedaggica atendendo as exigncias da sociedade e das Novas Tecnologias de Informao e Comunicao. Palavras-Chave: Paradigmas Educacionais Globalizao TIC

1. Introduo O capitalismo, desde o seu surgimento no final da idade mdia, tem determinado a constante mutao da sociedade. O sistema de produo associado as suas bases ideolgicas tem proporcionado um ciclo de mudanas que determinado pelo avano tecnolgico e suas caractersticas. Os principais paradigmas mundiais tiveram associados aos sistemas de produo e tambm a sua queda esteve associado sua mudana, o qual, esta em constante processo de mutao. Os avanos tecnolgicos tm influenciado diretamente nas bases da sociedade, desde a cultura at as relaes humanas e obviamente nos processos educativos que so criados e se moldam aos paradigmas mundiais e locais. A escola sempre esteve atrelada ao sistema produtivo e a renovao deste tem provocado grandes problemas de adaptao perante as mudanas. A renovao da escola tem ocorrido de forma lenta, ela no tem acompanhado a sociedade nem numa esfera mundial nem numa esfera local. Os paradigmas mais discutidos que marcaram os sistemas educacionais e a escola so o fabril e o ps-industrial, sendo estes relacionados sempre as tecnologias e inovaes da sua poca. Os paradigmas mundiais e os locais sempre estiveram atrelados tecnologia, nos transportes, na comunicao e em todas as suas ramificaes exercendo assim, uma constante

influncia nas relaes educacionais.

2. Um passeio Ideolgico e Cultural em torno dos Paradigmas

O sistema capitalista, at na sua forma mais primitiva, algo que envolve desde a produo econmica, passando pelas estruturas sociais, at a cultura desenvolvida em uma regio. De uma outra forma podemos considerar que o capitalismo, desde as suas razes, um sistema que visa o lucro em toda relao de troca, havendo sempre um poder que valoriza mais o indivduo e seu trabalho em relao ao do outro. A hierarquizao da fora de trabalho e a valorizao do que considerado mais importante tende a caracterizar o capitalismo como um sistema de explorao da fora de trabalho, havendo um excedente que fica com o detentor do capital. A acumulao crescente dos excedentes, a concentrao dos lucros, torna mais restrita o nmero dos que detm a acumulao, tornando o trabalhador mais miservel e pobre, entretanto, e nesta direo o homem pode ser produtor e produto de suas foras produtivas de trabalho se for considerado os postulados de Marx. Nesse resgate de memrias, Marx (1975, p.66) diz que:

A histria no faz nada, nada possui grandes riquezas, no liberta nem ao menos uma s de suas lutas; quem faz tudo isso, quem possui e luta o prprio homem, o homem real, o homem vivente. No a historia quem usa o homem como ferramenta para atingir uma meta, como se a histria fosse um ser parte, a historia a ao do homem na perseguio de seus objetivos.

Se o homem produtor e tem autonomia de produzir a sua prpria histria o gerenciamento de sua vida, de suas atitudes e a relao da fora de trabalho cotejando os paradigmas de cada poca pode, nesse sentido, relacionar-se com o sistema vigente de cada paradigma, de cada modelo exigido em suas especificidades e estruturas.

O auto-gerenciamento do capitalismo desenvolvido em sua estrutura hermtica e cclica, d subsdios para o seu prprio desenvolvimento. A partir da percebe-se que o sistema capitalista se preocupa com os recursos necessrios para a manuteno do seu sistema de produo, no s com matrias primas, mas tambm com mo de obra qualificada, que venha se submeter s suas condies de explorao.

[...] a qualificao da fora de trabalho condio necessria reproduo de foras

produtivas. O desenvolvimento das foras produtivas e o tipo de unidade historicamente constitutiva das foras produtivas num momento dado produzem esse resultado de que a fora de trabalho deve ser qualificada e, portanto, reproduzida como tal. [...] (ALTHUSSER, 1918 p. 9-10)

Conforme o exposto acima se percebe a relao justificadora do papel da escola na reproduo das foras de trabalho, identificado por uma ideologia capitalista que geri os seus meios de produo de forma a suprir suas necessidades. Com toda esta anlise e passeio ao sistema capitalista, pretende-se chegar ao ponto de mostrar que a educao est vinculada ao sistema de produo econmica e aos valores implcitos a uma cultura regional e temporal, ou seja, os paradigmas regionais, culturais e econmicos exercem fora direta na educao em toda a sua amplitude.

3. Paradigma fabril

Seguindo a mesma linha de raciocnio, resgatamos aqui o surgimento da escola pblica, a qual aconteceu no auge da Revoluo Industrial, provocando profundas alteraes nas relaes sociais e em especial nas relaes de trabalho que at ento existiam. A escola foi criada para satisfazer as necessidades do modelo vigente na poca, segundo Fino (2001), a nova ordem industrial precisava de um novo tipo de homem, equipado com aptides que nem a famlia, nem a igreja eram capazes de facultar. Fino (2001) traz a leitura de Toffler para expressar que, o paradigma fabril precisava de pessoas pr-adaptadas a um trabalho repetitivo, portas adentro, barulho, mquinas, vida em ambientes superpovoados e disciplina coletiva, em que o tempo seria regulado pelo apito da fbrica e pelo relgio e no pelo ciclo sol-lua. A escola se estruturou espelhando-se nos sistemas e modelos industriais, matria-prima (estudantes), fbrica (escola centralizada) e operrios (professores). Este paradigma fabril to forte e complexo em suas rupturas que se pode afirmar com a mais absoluta certeza que ainda um dos modelos mais utilizados na nossa era contempornea, com apitos, sirenes, ambientes fechados, fardamento, normas, regras, padres, etc.

4. Paradigma ps-industrial

O paradigma fabril se sustentou como absoluto at a segunda metade do sculo XX, desde a corrida armamentista e a diviso do mundo em dois blocos na guerra fria, as relaes

de trabalho e produo comearam a sofrer alteraes junto introduo das tecnologias de informao, robtica e ciberntica. O auge para o surgimento do novo paradigma, o psindustrial, aconteceu logo aps a antiga Unio Sovitica ter lanado um satlite na rbita da terra, o Sputinik, mostrando ao mundo que eles eram os mais desenvolvidos e que o seu sistema educacional era o melhor. Este acontecimento fez com que houvesse profundas reformas na educao dos Estados Unidos, inicialmente, em especial no que se diz respeito matemtica e a fsica. Uma das caractersticas marcantes do paradigma ps-industrial foi o surgimento dos sistemas de controle da educao e avaliao escolar. Criou-se uma estrutura burocrtica de avaliao que orientavam as prticas e os objetivos da educao, intitulado de pedagogia por objetivos. Percebemos com o que foi exposto acima, que a sociedade e o mundo estava vivendo um momento diferente da sua histria, um momento de quebra e falncia dos paradigmas existentes. Mesmo reconhecendo a iniciativa de mudana com novas propostas metodolgicas e curriculares, nos perguntamos at onde estas mudanas chegaram, pois a sociedade est totalmente diferente, novos meios de produo, novas formas de relacionamentos, novas formas de comunicao, e a escola ainda continua a no acompanhar a sociedade. Novos paradigmas vo surgindo paralelamente s exigncias das cincias pedaggicas. A escola deve ser preparada para adaptar-se a alta capacidade de mudana da sociedade, pois assim ela atender as necessidades efmeras que acompanham as mudanas.

5. Paradigmas ps-industriais e as TIC

O desenvolvimento crescente das tecnologias, dos meios de produo, a evoluo estrondosa dos meios de transporte tem fortalecido mais um novo paradigma educacional. A explorao dos computadores para o acesso as informaes e elaborao de conhecimento em todo nvel, favoreceu enormemente para a ruptura com o paradigma anterior, o industrial. A introduo das TIC (Tecnologias da Informao e Comunicao) algo muito caracterstico e intrnseco aos modelos contemporneos, a multifuncionalidade de recursos, o acesso s informaes, a instrumentalizao do computador e de outras mdias eletrnicas tm exigido emergentes rupturas aos modelos clssicos. Os computadores foram utilizados diretamente com o intuito de melhorar o processo de ensino-apredizagem. Os primeiros anos do processo de integrao dos computadores nas escolas ficaram muito marcados pela tentativa da sua utilizao de modo a melhorar a eficcia do ato de ensinar, (FINO; SOUZA, 2001 p. 7). Percebe-se de forma muito evidente que o paradigma fabril no satisfaz as necessidades do mundo contemporneo, ele foi institudo em um momento onde as necessidades eram totalmente diferentes das hodiernas, tinha o objetivo de satisfazer as necessidades da indstria e hoje menos de um tero da populao trabalha nela. Ou seja, o sistema de produo econmica, que tem poder incisivo na educao, esta totalmente mudado

e a escola deve acompanhar a evoluo do sistema produtivo. Corroborando com esta idia Fino e Souza (2001 p. 13) afirmam que:

Vivemos numa forma de sociedade que, por ser ps-industrial, requer formas de educao ps-industrial, em que a tecnologia ser, com pouca hiptese de dvida, uma das chaves da concretizao de um novo paradigma educativo, capaz de fazer incrementar os vnculos entre os alunos e a comunidade, enfatizar a descoberta e a aprendizagem, e de fazer caducar a distino entre aprender dentro e fora da escola.

A escola precisa se renovar, acompanhar o processo evolutivo do homem. Entende-se que este processo de renovao e reconstruo no to simples como se imagina, mas necessrio para que realmente a proposta da escola, que de preparar para vida, seja alcanada. A transio paradigmtica um perodo de incerteza, complexidade e caos que se propaga nas estruturas e prticas humanas, nas instituies e nas ideologias, na vida em toda a sua ambincia, cultura e personalidade. O ser humano ao mesmo tempo singular e mltiplo... mesmo aquele fechado na mais banal das vidas, constitui ele mesmo um Cosmo, (MORIN, 1993, p.57). O processo de mudana dos paradigmas mundiais, regionais ou locais um ato desnorteador, no linear, que causa uma desestruturao fsica e psquica dos nossos sistemas referenciais, pois no perodo de transio estas referncias desaparecem. Toffler 1972, vem nos advertir sobre a dificuldade de adaptao as mudanas, transio paradigmtica, e as suas conseqncias desnorteadoras. Com isso, a escola da sociedade psindustrial deve preparar os homens para os sistemas tecnolgicos do futuro, rpidos, fluidos e reguladores, como tambm homens com uma enorme capacidade de adaptao e flexibilidade, preparados para aprender e desaprender, aptos a decidir e tomar escolhas. A educao no est sujeita somente aos paradigmas clssicos citados acima, a reflexo de Toffler nos remete a algo mais profundo, singular e desconexo do global. Os paradigmas educacionais que no mais condizem com a realidade devem ser superados, em todas as esferas. Os paradigmas locais, regionais e mundiais devem ser discutidos e debatidos constantemente para que a educao possa acompanhar a evoluo e as necessidades humanas. No momento em que pomos os modelos em questo, a orfandade o sentimento geral que se experimenta, uma orfandade ideolgica. Por isso, que a ruptura de paradigma deve ser entendida como um processo evolutivo do homem e a adaptao uma necessidade constante. Brando (2005) nos diz que nestes momentos de transio os referenciais se rompem e os caminhos a seguir so insertos, pois no existe o caminho, mas caminhos, uma pluralidade deles e desconhecidos. Vale a pena enfrentar e persistir no iderio da educao e nos adequarmos aos novos paradigmas que surgem a cada momento.

6. Consideraes Finais

Percebe-se que a todo instante os modelos paradigmticos da sociedade em toda a sua ambincia, cultural, econmica e poltica, esto sendo mais transitrios atendendo aos apelos de uma nova sociedade de informao. As necessidades humanas esto em constante adaptao e (re) adaptao, visto que as novas tecnologias permeiam tambm o paradigma que traz como bandeira a Inovao Pedaggica. A partir dessa premissa e trazendo as consideraes a obra, os paradigmas mundiais e locais elencados, acabam por ceder espao aos novos modelos, com isso, um sentimento de desorientao provocado pela mudana tem ocasionado grandes traumas de adaptao, pois , contudo na desintegrao que o indivduo se integra e se percebe como um novo construtor e portador de idias e exigncias que contemplam no s os modelos atuais, mas sobretudo as adequaes destes modelos a realidade de cada um. Nesse sentido, o sistema de produo um dos responsveis pelas mudanas, pois toda a manuteno social, poltica e cultural permeia este conceito de produo e suas implicaes. Portanto, a educao est relacionada diretamente ao sistema produtivo e junto s transformaes ocorridas na economia, o sistema educativo sofre suas alteraes, adaptaes e readaptaes. Diante das constantes mutaes da sociedade entende-se que o Aparelho Ideolgico do Estado, que tambm a escola, deve perceber-se nestas relaes de mudanas, ou seja, deve entender que trabalha-se na cidadania e no para a cidadania, e, nesse sentido, formar cidados tambm entender as pluralidades culturais, sociais e polticas que cada pas apresenta em suas especificidades. Ao tratar de especificidades (do local para o global) dar-se conta de enxergar a necessidade de transformar o cidado crtico, exigente aos seus direitos e deveres e consciente que as informaes que hoje so repassadas pela Igreja, Famlia e Escola podem ser relativizadas diante da rapidez e velocidade das informaes que so a todo o momento ainda menos absolutas. De fato, nossa sociedade est emergindo a partir de exigncias que cotejam no to somente aos paradigmas contemporneos, mas, sobretudo as exigncias de adaptao intrnsecas as Novas Tecnologias de Informao e Comunicao.

REFERNCIAS ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideolgicos do Estado: nota sobre os aparelhos ideolgicos do estado (AIE / Louis Althusser; traduo de Walter Jos Evangelista e Maria Laura /viveiros de Castro: introduo crtica de Jos Augusto Guilhon Albuquerque). 10. ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1985. BRANDO, Zaia (org). A crise dos paradigmas e a educao. 10. ed. So Paulo:

Cortez. 2005. FINO, Carlos Nogueira; SOUSA, Jesus Maria. As TIC redesenhando as fronteiras do currculo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxa e Educacin, Portugal, n. 8, p. 20512063, out. 2003. MARX, Karl. O capital. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1975. MORIN, Edgar. Cincia com conscincia. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. TOFFLER, Alvin. O Choque do Futuro. Traduo: Marcos Aurlio de Moura Matos. Editora Arte Nova, 1972.

[1] Licenciado em Matemtica pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Especialista em Matemtica e Estatstica pela Universidade Federal de Lavras, Docente da Rede Municipal de Ensino do Estado da Bahia, Produtor e Autor dos Materiais Didticos da Ps-Graduao em Ensino da Matemtica: Metodologia do Ensino da Matemtica e Matemtica Financeira e Estatstica do Instituto de Ensino Superior PR SABER.

Вам также может понравиться