Вы находитесь на странице: 1из 33

SERVIO DE NOTCIAS REGIONAIS______________________________________

MADEIRA EMIGRANTE
________________________________________ 11 A 17 DE FEVEREIRO DE 2012 ATUALIDADES

Serras da Madeira amanhecem brancas

As serras da Madeira amanheceram vestidas de um manto branco, devido queda de neve durante a noite de quarta-feira. A informao foi avanada esta manh RDP-M por um funcionrio de um estabelecimento comercial na zona do Arieiro, que confirmou a queda abundante durante a noite. No entanto, num contacto efectuado com a Casa de Abrigo do Poiso, (a 1.400 metros de altitude), foi-nos dito que nessa zona no h vestgios de neve. No entanto, a nossa fonte explicou que tm sido muitos os que j acorreram ao local, no havendo notcias, at ao momento, de algum impedimento de maior em chegar ao Areeiro. Rocha da Silva, director regional de Florestas tambm confirmou que teve conhecimento da queda de alguma neve, mas que tem ocorrido em simultneo muita precipitao. Apesar da beleza, a situao oferece tambm algum perigo, sendo que a PSP j havia avisado, na passada sexta-feira, que a confirmar-se a queda de neve, tomaria medidas no sentido de montar um permetro de segurana no local, de forma a evitar alguns percalos como o que aconteceu no ano passado, em funo da queda abrupta de neve, o que levou a que mais de meia centena de veculos ficassem presos entre o Poiso e o Areeiro (foto).

Futuro harmonioso para o Porto Santo

Terminado o dia de visita militar e civil, no dia 15 de fevereiro, no Porto Santo, o Representante da Repblica para a Regio Autnoma da Madeira, Ireneu Barreto, declarou no seu discurso ser um dos motivos afirmar a importncia que o Porto Santo tem para a Repblica Portuguesa e frisou ser notvel e comovedor ver in loco como uma pequena ilha foi capaz de dar a volta e transformar-se num local dotado de infra-estruturas essenciais, modernas, ressalvando que o seu povo dotado de um esprito de tenacidade e resilincia est preparado para ultrapassar os obstculos. O Representante da Repblica cumpriu o programa da Fora Area e, na parte da manh de quarta-feira, foi recebido no Aerdromo de Manobra n. 3 (AM3), onde assistiu ao briefing sobre a misso desempenhada na RAM, assinou o Livro de Honra e seguiu de visita aos meios areos C-295M e ao EH101. Dirigindo-se aos militares, Ireneu Barreto assumiu sentir-se honrado, transmitindo o apreo e gratido pelas aces desenvolvidas no AM3, uma referncia das nossas Foras Armadas que deve ser preservado. Na parte da tarde, Ireneu Barreto foi recebido na Cmara Municipal local e de seguida teve oportunidade para conhecer a Dessalinizadora, o grande projecto em desenvolvimento da Unidade de Captura de CO2 com Valorizao Energtica e o Campo de Golfe. O Representante da Repblica ficou impressionado com o desenvolvimento feito de uma forma sustentvel, pela concretizao de modernas polticas ambientais que permitem projectar um futuro harmonioso para esta Ilha, de turismo ambiental. Ireneu Barreto agradeceu em particular presidente da Cmara Municipal, Ftima Menezes, pela recepo e disponibilidade, enaltecendo que revejo na pessoa de Vossa Excelncia, a afirmao do papel da mulher na poltica, convicto de que constitui uma conquista irreversvel dos tempos modernos e acedendo ao seu pedido, o Represente da Repblica assumiu tornar-se embaixador da Ilha, junto de outras instncias.

Segurana Social atribuiu 8,2 milhes a instituies

As Instituies Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outros organismos de apoio social sem fins lucrativos receberam 8.234.180,44 euros do Centro de Segurana Social da Madeira, no segundo semestre de 2011. A listagem de comparticipaes financeiras atribudas no referido perodo est publicada no Jornal Oficial da Regio Autnoma da Madeira (JORAM), ao abrigo da legislao em vigor que estabelece a sua divulgao. Segundo a informao oficial, tratam-se de comparticipaes financeiras mensais e por utente, atribudas no mbito de acordos de cooperao celebrados de acordo com as resolues do Governo Regional e do despacho do Secretrio Regional dos Assuntos Sociais de 24 de Janeiro de 2011, exarado na informao interna do Centro de Segurana Social da Madeira. Alm disso, as verbas atribudas incluem ainda as comparticipaes financeiras mensais destinadas a comparticipar despesas de funcionamento e financiar encargos com pessoal no mbito de diversos servios, nomeadamente o Rendimento Social de Insero. Entre as instituies apoiadas pelas verbas da Segurana Social, destaque para o Centro Social e Paroquial de So Bento (cerca de 1,4 milhes de euros), o Centro Social e Paroquial de Santa Ceclia (apoios superiores a 800 mil euros), Centro Social e Paroquial da S.S. Trindade da Tabua (com 454 mil euros) e a Associao de Paralisia Cerebral da Madeira (cerca de 369 mil euros). Na informao da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, atravs do Centro de Segurana Social da Madeira, constam todas as Instituies Particulares de Solidariedade Social (IPSS), entidades de apoio social sem fins lucrativos, associaes, casas do povo, centros sociais e paroquiais, fundaes e misericrdias da Regio.

65+ apoiou 102 de um total de 1.202 idosos de S. Vicente

Lanado em 2011 o Programa "65+ Cuidador de Idosos" j apoiou, de um total de 1.202 pessoas com mais de 65 anos a viver no concelho de So Vicente, 102 idosos que viviam sozinhos. O balano do programa, desenvolvido no terreno pela Associao de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira (ADENORMA), foi ontem apresentado no salo nobre da Autarquia de So Vicente (CMSV). O presidente da CMSV contou que nesta primeira fase foram feitas mais de mil visitas domicilirias, policiamento de proximidade, programas de rdio e o Congresso Envelhecer no Norte - para o congresso deste ano, a realizar-se na Semana de So Vicente, revelou que foi convidado, embora ainda sem confirmao, Bago Flix (que j desempenhou as funes de ministro da Segurana Social, Finanas e da Administrao Pblica). Jorge Romeira disse ainda que a segunda fase do programa vai abranger pessoas com mais de 65 anos que vivem acompanhadas de outro idoso, acrescentando que, no prximo ano, ser dado apoio a todos os idosos.

COMUNIDADES

Edio n 69, Srie II, de 15 de fevereiro 2012

n 69 |

Paulo Portas delega competncias em Jos Cesrio

O Ministro dos Negcios Estrangeiros Paulo Portas, delegou enfim poderes nos seus Secretrios de Estado. Portas delega em Jos de Almeida Cesrio a gesto da Direo Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e do Conselho das Comunidades Portuguesas. Delega tambm competncias relativas ao Cames - Instituto da Cooperao e da Lngua, IP, nos domnios relativos lngua e cultura portuguesas, incluindo o ensino do portugus no estrangeiro, bem como a Presidncia da Comisso Interministerial de acompanhamento do Fundo da Lngua Portuguesa. Jos Cesrio passa a poder conceder a iseno ou reduo de emolumentos consulares, autorizar a destruio de documentos constantes do arquivo consular e atribuir a gesto corrente de posto ou seco consular a um membro qualificado do pessoal consular ou a funcionrio qualificado do mapa de pessoal do MNE. Jos Cesrio tambm tem competncias para instituir Presenas consulares, autorizar os postos consulares a abrir escritrios fora da sua sede.

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Secretrio de Estado portugus dos Negcios Estrangeiros est na frica do Sul

O Secretrio de Estado dos Negcios Estrangeiros e da Cooperao de Portugal, Lus Brites Pereira, est em Joanesburgo para se encontrar com diversos representantes de instituies empresariais e financeiras. O Secretrio de Estado chega a Joanesburgo vindo da Cidade do Cabo, onde manteve encontros polticos e contactos com o sector empresarial e universitrio. Ao longo destes dias, Lus Brites Pereira tem transmitido o empenho de Portugal em reforar as relaes bilaterais com a frica do Sul, a vrios nveis. A diplomacia portuguesa aposta numa Lusofonia Global, promovendo uma maior abertura da lusofonia s pessoas, pases, regies e organizaes com as quais interage. Neste contexto, Lus Brites Pereira tem-se referido importncia estratgica da comunidade e empresas portuguesas, enquanto ativos fundamentais no reforo dos laos polticos, culturais e econmicos de Portugal com a frica do Sul, mas tambm com toda a regio da frica Austral.

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cavaco prope Bolsa nica de recursos humanos e financeiros para Promover a Lngua Portuguesa

O Presidente da Repblica sugeriu a criao de uma bolsa nica de recursos humanos e financeiros no seio da Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa para apoiar a promoo de lngua portuguesa e programas de cooperao entre membros. Discursando na cerimnia de inaugurao da nova sede da CPLP, Cavaco Silva reiterou que o portugus um idioma de que h muito justifica a sua elevao oficial a lngua oficial nos diferentes organismos internacionais de que so membros os Estados da CPLP, comeando, desde logo, pelas prprias Naes Unidas. A este propsito, o Presidente lembrou o seu discurso feito em portugus no primeiro debate aberto do Conselho de Segurana das Naes Unidas sob presidncia portuguesa, em Nova Iorque. A nossa lngua j hoje a sexta mais falada no mundo e, ainda mais importante, um dos idiomas em maior expanso, fruto no s do crescimento demogrfico dos nosso pases mas, tambm, do aumento exponencial no interesse que vem suscitando a nvel global, declarou Anbal Cavaco Silva. Para o Presidente da Repblica, esta realidade constitui um extraordinrio ativo estratgico, em termos polticos e econmicos, que obriga todos os pases membros da CPLP a apostarem na educao e na formao em lngua portuguesa como prioridade. Sabemos que nem todos temos os mesmos recursos no domnio da lngua, notou Cavaco, que neste contexto defendeu uma concertao de esforos a nvel poltico, que permita criar condies logsticas e financeiras para que aqueles que dispem de meios humanos possam apoiar quem mais deles necessita. A CPLP poderia ser o frum ideal para essa reflexo conjunta e para adopo de programas de

cooperao abrangendo todos os seus membros, com base numa bolsa nica de recursos humanos e financeiros, advogou. Na sua interveno, o chefe de Estado salientou mais do que uma vez as oportunidades de ndole poltica e econmica que pode trazer a expanso da lngua portuguesa como verdadeira lngua universal. Importa prosseguir os esforos no sentido da implementao efetiva das orientaes dos chefes de Estado e Governo nesta matria e, em particular, das medidas previstas no plano de ao de Braslia, sublinhou.

http://www.ibc-madeira.com/arquivo_de_notcias.aspx?ID=1413&Action=1&NewsId=1275&M=NewsV2&PID=7015 Acedido a 15 de fevereiro de 2012

CINM inicia promoo de 2012 em Frana


Um total de 14 misses promocionais, espalhadas essencialmente pela Europa e pelo continente americano, parte do conjunto de actividades internacionais que a S.D.M. levar a cabo em 2012 com o objectivo de promover o Centro Internacional de Negcios da Madeira (CINM). Encerrado que foi um ciclo da vida do CINM, que correspondeu ao fim do 1 regime de incentivos aprovado pela Unio Europeia, no decorrer deste ano a S.D.M. dar continuidade ao trabalho de promoo que tem desenvolvido com o propsito de atrair investimento externo para a Madeira, visando a modernizao, diversificao e internacionalizao do tecido econmico regional. No ciclo que agora se inicia, o CINM est confrontado com novos desafios, tanto no plano nacional como internacional. Em 2012, a empresa prev realizar um total de 14 misses promocionais, participando de forma activa num conjunto de outras iniciativas para divulgar os diferentes sectores de actividade do Centro Internacional de Negcios. Como sublinha Roy Garibaldi, da Comisso Executiva da S.D.M., a definio do mapa de misses promocionais foi sustentada em duas premissas principais que caracterizam as regies escolhidas: por um lado, o facto de serem mercados onde o CINM tradicionalmente tem vindo a registar sucesso na captao de investidores, e por outro, mercados emergentes, economicamente muito dinmicos e com forte capacidade de investir. A deslocao da empresa e a captao de investimento neste tipo de mercado corresponde tambm ao conjunto de pases que tm vindo a demonstrar interesse na praa madeirense, designadamente da Europa (Alemanha, Frana, Espanha, Escandinvia, Reino Unido, Rssia, Polnia, Sua, Itlia, Turquia) e do continente americano (EUA, Brasil, Colmbia, Mxico, Venezuela). O responsvel da S.D.M. lembra que os investidores que optem por desenvolver negcios escala internacional atravs de estruturas empresariais sedeadas na Madeira beneficiam, entre outras

vantagens, de uma taxa de IRC reduzida, fazendo desta praa de negcios um plo importante para, simultaneamente, atrair investimento externo, diversificar a estrutura de bens e servios da Regio, e contribuir para a internacionalizao das empresas portuguesas.

Edio n 69, Srie II, de 15 de fevereiro 2012

Confrence sur madre Paris


La Chambre de commerce et de lindustrie franco-portugaise (CCIFP) organise avec la Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM) un djeuner confrence sur le thme Madre: un lieu comptitif au sein de lUE pour les socits ayant des activits internationales, qui aura lieu le 8 mars, 12h30, lHtel Lotti Paris (Salon Leonardo), Paris, durant laquelle trois experts prsenteront et dbattront des principaux avantages lgaux, fiscaux, commerciaux et sociaux pour les socits franco-portugaises qui ont envie de se dvelopper l'international.

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PDM em Maio com Biosfera a potenciar investimentos

A Cmara Municipal de Santana quer potenciar ao mximo os benefcios que o galardo de Reserva Mundial da Biosfera poder atrair para o concelho, promovendo a consagrao internacionalmente e, principalmente, junto das comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo. Rui Moiss divulgou que a reviso do Plano Director Municipal prev alteraes, que colocam o galardo

da Biosfera como principal referncia. O objectivo sobretudo motivar, entre outros, os nossos emigrantes que tenham alguma capacidade financeira para que olhem para Santana, que vejam que estamos a rever o Plano Director Municipal e que saibam que queremos que Santana seja o centro do Turismo Rural da Madeira, realou o autarca, acrescentando que estamos a trabalhar em termos do PDM, no sentido de dar condies nicas a quem quiser investir neste concelho. Rui Moiss sublinhou que o municpio de Santana, com as potencialidades paisagsticas e ambientais que possui, com a Laurissilva e o galardo de reserva mundial da Biosfera, tem de apostar na sua internacionalizao. Este o ano da internacionalizao de Santana, reforou. Nesse sentido, e apesar de consciente dos efeitos da crise mundial, o presidente da Cmara Municipal mostrou-se confiante: no vamos estar sempre a pensar na crise. Vamos ser positivos, persistentes, no sentido de aproveitar as condies nicas de Santana no s pelos madeirenses da Regio, como os que vivem fora ou de outros estrangeiros que possam querer investir num segmento em crescimento, nomeadamente no turismo de ambiente. Doaria de Santana venda em Londres j um dos frutos do trabalho desenvolvido pela associao empresarial Santana-Madeira-Londres, constituda em Janeiro ltimo. A doaria produzida pela empresa social Doces Tradies ser vendida em Londres, onde esto radicados cerca de 120 mil madeirenses. Segundo o presidente da Cmara Municipal de Santana, esto a decorrer negociaes nesse sentido e provavelmente at Maio, os produtos de Santana estaro venda em Londres, apontou, realando o papel social da empresa criada pela Casa do Povo do Arco de So Jorge, que criou postos de trabalho e que demonstrou ter um grande potencial de crescimento. Por outro lado, Rui Moiss salientou que um grupo de emigrantes madeirenses a viver em Londres, e que fazem parte da associao recentemente criada, vo mandar um contentor com moblias e equipamentos diversos para ajudar famlias carenciadas de Santana.

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Filipa Oliveira curadora do projeto Satellite do museu Jeu de Paume em Paris


A curadora Filipa Oliveira foi escolhida para coordenar o projeto Satellite deste ano no Museu Jeu de Paume, em Paris, segundo informou a Fundao Calouste Gulbenkian. Filipa Oliveira dever projetar um programa de exposies concebido e adaptado a espaos no convencionais do museu, como o salo, o trio, a cafetaria ou o piso intermdio. O programa Satellite confiado anualmente a um curador internacional, que explora um conceito e convida quatro artistas para lhe dar corpo, explica o comunicado da Fundao Gulbenkian que, juntamente com o Instituto Cames e a Embaixada de Portugal em Frana,

apoia a curadora. O francs Jimmy Robert, o brasileiro Tamar Guimares, a italiana Rosa Barba e a portuguesa Filipa Csar so as escolhas de Filipa Oliveira, apresentadas sob o ttulo O presente uma terra estrangeira. Filipa Oliveira partiu da premissa de que as propostas mais interessantes na prtica contempornea no abordam os problemas da sociedade de forma direta, utilizando, antes, mtodos que se assemelham aos da arqueologia, explica a mesma nota. Atravs desta exposio, a curadora pretende mostrar de que modo a explorao de um conjunto de imagens e de materiais, que constitui o presente dos artistas, influencia a nossa prpria compreenso da histria, da cultura e da vida. Mara Ins Rodrguez, Elena Filipovic e Raimundas Malaauskas, foram as antecessoras da portuguesa nesta curadoria. A exposio Langue Matrielle, de Jimmy Robert, abre no dia 21 a curadoria da portuguesa que terminar em janeiro de 2013. Filipa Oliveira, 37 anos, crtica e curadora independente desde 2001, coordenou o Prmio Ariane de Rothschild, em Portugal, de 2005 a 2009, e , desde 2007, responsvel do Prmio Internacional cuja primeira edio teve lugar em Bruxelas, em 2008. Foi assistente curadora na Bienal de So Paulo 2012 e publicou numerosos textos em catlogos e noutras publicaes. De 2005 a 2011, colaborou regularmente com a revista portuguesa L+Arte e tambm na revista espanhola Arte Contexto, na Contemporary e na Flash Art. Atualmente escreve para a ArtForum.

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Centro das Comunidades Madeirenses adverte novos emigrantes

O Centro das Comunidades Madeirenses (CCM) tem sido contactado nos ltimos tempos, por maior nmero de pessoas a pedir informaes, o que no significa que agora se emigre mais na Regio. Quem o diz Gonalo Nuno dos Santos, director do CCM, que ontem tarde foi orador na Conferncia Os Madeirenses no Mundo, no Centro de Estudos de Histria do Atlntico. Aos candidatos, o que o CCM faz informar e dissuadir de uma eventual emigrao no calculada ou no pensada. O Centro assume um papel pedaggico e tem o cuidado de dizer quo importante , planear o processo emigratrio, no que diz respeito a trabalho, contratos, alojamento e nvel de vida em determinados pases. No se pode confundir a livre circulao das pessoas, com a simples sada de pessoas para, no importa que pas, porque as consequncias podem ser negativas, acrescenta.

Apesar de tudo, Gonalo Nuno diz que na Madeira no tm surgido muitos problemas com emigrantes induzidos em erro, deixando o exemplo de Londres, com uma comunidade de 120 mil madeirenses, dos 400 mil que vivem e trabalham no Reino Unido, em que os emigrados de h longa data e j bem estabelecidos naquela sociedade, apoiam os mais recentes. Gonalo Nuno dos Santos diz que o paradigma da emigrao mudou; o emigrante de hoje tem formao superior, fala a lngua do pas de acolhimento e mistura-se rapidamente na nova sociedade, ao contrrio dos emigrantes de h 30 anos que pouco mais tinham do que a instruo primria.

Edio n 69, Srie II, de 15 de fevereiro 2012

Senado acolheu Jantar da Academia do Bacalhau

Por Alfredo de Lima Mais de uma centena de Compadres e Comadres participaram na sexta-feira da semana passada no jantar da Academia do Bacalhau de Paris, desta vez nos prestigiosos sales do Senado (Palais du Luxembourg). Antes do jantar realizou-se a Assembleia Geral que voltou a eleger Antnio Fernandes para as funes de Presidente da instituio. Antnio Fernandes e a lista que encabeou no teve nenhum voto contra, tendo tido apenas duas abstenes. Antes da eleio o Presidente leu o Relatrio Moral do mandato anterior. Penso poder concluir que a Academia avanou no mandato em apreo em todas as reas da sua interveno e, em correspondncia alis com um dos propsitos da minha candidatura, conseguiu realizar o objetivo de se afirmar como uma coletividade com prestgio e de referncia, tanto a nvel da Comunidade, como do movimento das Academias do Bacalhau disse o Presidente no seu relatrio. Por seu lado o Conselho Fiscal disse no ter detetado qualquer anomalia nas contas. Por isso, no s props que a Assembleia votasse as contas, como tambm props um voto de louvor Direo, e de um modo geral a todos os que tm prestigiado esta Academia. Antnio Fernandes apresentou a sua candidatura argumentando o dever a que me sinto moralmente obrigado de terminar algumas poucas tarefas que no foi possvel concretizar em 2011. Indicou depois

que tenciona iniciar um processo de reviso dos Estatutos e do Regulamento interno, divulgar a Academia junto dos jovens, e continuar as diligncias em curso com vista aquisio de instalaes prprias em Paris, futura sede da nossa Academia. Ainda nos momentos protocolares discursou Carlos dos Reis, Conselheiro das Comunidades, de Orlans, que leu uma mensagem do Senador Jean- Pierre Sueur, Presidente da Commission des Lois do Senado. Carlos Reis entregou um livro ao Presidente da Academia do Bacalhau e recebeu deste o emblema da instituio. Para alm de Carlos dos Reis, participaram no jantar os Deputados Paulo Pisco e Carlos Gonalves, e o Presidente da Cmara de Comrcio e Indstria Franco-Portuguesa, Carlos Vinhas Pereira, Toni, ex-jogador do Benfica, entre muitos outros convidados.

Quarta-feira, dia 15 de fevereiro de 2011

Consulado portugus promove curso de educao musical em Valncia


Esta iniciativa, indita, suscitou o interesse de portugueses e venezuelanos e, dado o nmero de interessados, obrigou a organizao a preparar uma nova ao de formao. "O curso estava previsto para um grupo de 20 a 25 pessoas, mas temos uma turma de 50 pessoas e tivemos que recusar inscries. Depois a professora ter que repetir outro curso igual", disse o cnsul, Antnio Jos Crystllo Tavares, Agncia Lusa. Este responsvel adiantou que o curso para adultos, consta de quatro lies semanais de duas horas e foi criado com "o objetivo de proporcionar aos participantes as ferramentas mnimas para abordar o discurso musical, potenciar as suas capacidades para desfrutar da msica, no geral, e particularmente a acadmica". ministrado pela professora Alba Margarita Prez Matos, diretora de Cultura da Universidade de Carabobo, que usando recursos audiovisuais comeou por explicar "os trs elementos da msica: rtmico, meldico e harmnico". O cnsul adiantou que "um tero dos participantes so portugueses e os demais venezuelanos, que vo aprender a ler um programa musical, as chaves para as coordenadas, os tempos e as dinmicas", especificando que iro distinguir "as diferenas entre uma sonata e uma sinfonia e tambm as formas musicais, o glossrio, as famlias de instrumentos, os duos, trios, quartetos e octetos". Antnio Jos Crystllo Tavares adiantou que a iniciativa insere-se nas aes de promoo da cultura portuguesa na localidade, promovidas pelo consulado, e que no final do curso haver uma cerimnia de entrega de diplomas aos participantes.

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Blogues escolares valem viagens aos EUA

O concurso Ler em Portugus vai premiar professores e alunos de portugus com viagens a Portugal e Estados Unidos os melhores blogues de escolas dos dois pases, com contedos ligados ao Plano Nacional de Leitura. Joo Caixinha, da Coordenao do Ensino do Portugus nos Estados Unidos (Instituto Cames), adiantou agncia Lusa que continuam a ser recebidas inscries ao longo das ltimas semanas e que dezenas de escolas dos dois pases j esto a trabalhar na primeira edio deste concurso. Pretende-se criar hbitos de leitura e permitir que escolas norte-americanas estejam em contacto com escolas portuguesas, disse o responsvel da coordenao, que trabalha junto ao Consulado de Portugal em Boston. Joo Caixinha destaca ainda a possibilidade de aproximar as escolas dos dois pases, pelo facto de as equipas serem mistas. Cada equipa ser composta por oito elementos - um professor e trs alunos portugueses e outros tantos norte-americanos, que tero de ter competncias bsicas no portugus e no ingls. A primeira edio tem como tema Liberdade e segurana numa sociedade plural e destina-se apenas a escolas secundrias, prevendo-se que o concurso seja alargado tambm ao bsico no prximo ano. Cada blogue ter de publicar duas entradas (posts) por semana, at 15 de Maio. As equipas tero ainda de apresentar um trabalho final, em que devero ser usados preferencialmente os recursos fsicos e digitais disponibilizados pelas bibliotecas escolares. As equipas vencedoras so premiadas com um programa de intercmbio entre Portugal e os Estados Unidos da Amrica para conhecer, in loco, a cultura e os costumes dos dois pases, bem como as dinmicas e os projetos de leitura e literacia desenvolvidos pelas respetivas escolas e bibliotecas escolares, de acordo com o regulamento. As inscries devero prolongar-se at final de Maro ou Abril,

de acordo com Joo Caixinha. Para a Coordenao do Ensino, um desafio muito especial, porque os Estados Unidos no dispem de uma rede formal de escolas, como acontece na Europa e na frica do Sul, uma vez que os professores so pagos pelas prprias escolas e no pelo Estado portugus.

ECONOMIA e FINANAS

Melhorias no Turismo

A Madeira dever encerrar o ano de 2011 com crescimentos que oscilam entre os 7% e os 13%, comparativamente a 2010, no que respeita aos seus indicadores de produo turstica. Os resultados preliminares da Direco Regional de Estatstica assim o demonstram. De Janeiro a Dezembro de 2011 e segundo os dados preliminares avanados pela Direco Regional de Estatstica, o destino Madeira apresenta crescimentos que se situam entre os 7% e os 13%, comparativamente ao ano de 2010. Resultados positivos que acabam por ir ao encontro do que era esperado pela Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, num ano de retraco de mercados ao qual a Madeira soube reagir e resistir. Tal como j do conhecimento pblico, a Madeira dever encerrar o ano de 2011 com um crescimento de 11,5% nas dormidas, relativamente ao ano de 2010. Em termos absolutos, este aumento traduz-se em 5.567 milhes de dormidas na hotelaria madeirense. J em matria de hspedes, a Regio dever encerrar o ano com um aumento a rondar os 7,8%. Ainda ao nvel de crescimentos, destacam-se as variaes positivas atingidas nos Proveitos Totais e no Rendimento Mdio por quarto (Revpar). Assim, entre Janeiro e Dezembro de 2011, a Madeira apresenta proveitos totais na ordem dos 253 milhes de euros, mais 11,6% do que em 2010, uma variao que, concretamente no que respeita aos proveitos de aposento, se situa nos 11,9%. O Rendimento por quarto na hotelaria regional, tal como atrs referido, apresenta um crescimento,

quando comparado com o valor praticado em 2010, na ordem dos 12,6%. Entre Janeiro e Dezembro, os dados disponibilizados apontam para um Revpar na ordem dos 30,37 euros.

Madeira a nica regio onde o desemprego desceu

A taxa de desemprego em Portugal disparou no quarto trimestre para os 14%, face aos 12,4% observados no trimestre anterior, com o nmero de desempregados a ultrapassar os 770 mil, divulgou ontem o INE. De acordo com o Instituto Nacional de Estatstica, a taxa de desemprego aumentou assim, em termos trimestrais, 1,6 pontos percentuais, ficando acima das estimativas, que apontavam para que situasse entre os 13 e os 13,5%. A taxa de desemprego mdia anual situou-se nos 12,7%. Os dados do INE mostram que o desemprego subiu em todas as regies (NUTS II) do pas no ltimo trimestre do ano passado, com excepo da Madeira, onde a taxa caiu de 14,3% para 13,5%. A maior subida ocorreu no Algarve. Do terceiro para o quarto trimestre, houve um aumento de 4,2 pontos percentuais, atingindo-se o valor de 17,5%. Calculando os valores mdios para o cmputo de 2011, o Algarve tambm a regio com a taxa de desemprego mais elevada, nos 15,6%. A segunda regio com mais desemprego no final do ano passado era os Aores, com 15,1%. A regio com a taxa mais reduzida continua a ser o Centro, com 12,6%. Ainda assim, mesmo no Centro a taxa subiu 3,2 pontos percentuais relativamente ao trimestre anterior. A taxa est agora acima dos dois dgitos em todas as regies do pas. Comentando ao JM os nmeros divulgados ontem pelo INE, a vice-presidente do Instituto de Emprego da Madeira considerou ser relevante o facto de a Madeira ter sido a nica regio do Pas onde o desemprego desceu, destacando o facto de ter havido um apuramento igual para o todo o pas com base no mesmo mtodo, o que afasta qualquer dvida. De referir ainda que, segundo o INE, o nmero de pessoas disponveis para trabalhar no pas mas sem emprego j ultrapassava um milho no final do ltimo trimestre de 2011, uma vez que o valor oficial da taxa de desemprego s engloba pessoas sem emprego, disponveis para trabalhar e que, durante o perodo do inqurito, procuraram trabalho ativamente. J sobre os dados de Janeiro de 2012, o desemprego aumentou em todas as regies do pas, ainda assim com acrscimos percentuais mais elevados no Alentejo, Aores, Algarve e Lisboa e Vale do Tejo

com subidas de 8,9%, 8,4%, 8,2% e 5,6%, respectivamente. A Madeira ficou-se por + 5,5%. Comparativamente a Janeiro de 2011, o primeiro ms deste ano tambm registou um aumento do desemprego na Madeira (+22,1%), embora inferior ao registado nos Aores (+54,4%).

Carnaval em sete dias pelo valor de 282 mil euros

Duzentos e oitenta e dois mil euros (menos 15 por cento que no ano passado), foi quanto a Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes disponibilizou para as festas de Carnaval deste ano que se iniciam mais cedo (j na prxima quarta-feira, dia 15 de Fevereiro) e terminam na Tera-Feira de Carnaval, a 21. Ou seja, este ano, o programa estende-se por sete dias. A divulgao das aces previstas para esta poca carnavalesca foi feita na passada sexta-feira, ao pormenor, numa conferncia de imprensa que teve lugar na Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, onde Conceio Estudante sublinhou que, de acordo com a sondagem elaborada esta semana, a taxa de ocupao hoteleira dever situar-se nos 60 ou um pouco acima dos 60 por cento. Os signos do Zodaco foi o tema central escolhido para este ano, conforme adiantou a secretria regional da Cultura, Turismo e Transportes, que fez questo de sublinhar que a dimenso da iniciativa deste ano s possvel graas a muito voluntariado e colaborao das cerca de 3.500 pessoas esto envolvidas nesta festa (mais 600 do que no ano passado). Destas, cerca de mil so crianas. Se no fosse a solidariedade criada, a disponibilidade dos dirigentes de grupos e das pessoas que os compem para que o Carnaval pudesse sair rua com a rigidez dos processos administrativos que nos rodeia, no teramos este resultado, admitiu Conceio Estudante no encontro com os jornalistas, que teve lugar no Espao Infoart. Do vasto programa, de destacar o Carnaval Solidrio, organizado pela Associao de Desenvolvimento Comunitrio do Funchal e que conta com a presena de 300 pessoas. O mesmo acontece na Sexta-feira, dia 17 de Fevereiro, a partir das 14 horas e 30 minutos. Destaque tambm, como bvio, para o cortejo alegrico com a participao de oito grupos, que totalizam 1.098 figurantes, agendado para a noite de Sbado. Pelas 21 horas, desfilam O Festim dos Deuses (carro alegrico de abertura), Peixes do Aqurio, Zodaco Festeja 25 anos da Geringona, Loucura que Poesia, Caranguejo, Vs Gmeos, Homenagem a Amlia Rodrigues Vs Antnio Mouro, Nativos Virgo e Leo, Balana e Escorpio, Sagitrio e Capricrnio e Os quatro elementos da Natureza: terra, ar fogo e gua. A 21, pelas 16 horas, realiza-se o tradicional cortejo trapalho.

Novo concurso no IVBAM

O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) vai lanar um novo concurso com base no Vinho Madeira, anunciou na passada sexta-feira a presidente da instituio, na cerimnia de entrega de prmios do concurso "Madeira Sobremesa". Antes disso, porm, ser lanada uma revista com todos os detalhes sobre o concurso que agora acabou. Paula Cabao congratulou-se com o xito desta primeira iniciativa e disse que o IVBAM no se ficar por aqui, seguindo-se um novo concurso: "Entradas com Vinho Madeira". Segundo Paula Cabao, este tipo de concursos ser realizado na Primavera e Vero para mostrar que o Vinho Madeira no se bebe apenas no Inverno. Madeira vai ganhar O secretrio regional do Ambiente e Recursos Naturais, que presidiu cerimnia, salientou que este tipo de iniciativa tem um impacto significativo na economia regional, ajudando as exportaes, diminuindo as importaes e criando emprego. Numa aluso actual conjuntura, Manuel Antnio Correia deixou uma mensagem de esperana em relao ao futuro, frisando que a Madeira tambm est em prova e acrescentando que vamos ganhar o tal concurso. O secretrio regional elogiou todos os intervenientes nesta prova, que demonstrou a bondade, empenho e saber fazer dos madeirenses e que ajudou a cruzar muita gente de reas diferentes, como o comrcio, a produo, a indstria e o turismo. O destaque, contudo, foi para o IVBAM, que na opinio de Manuel Antnio Correia, cada vez produz mais com menos dinheiro. que, como explicou, este concurso foi barato.

Beer House vence Refira-se que o primeiro prmio do concurso "Madeira sobremesa" foi para o "chef" Joo Esprito Santo, do restaurante Beer House, que apresentou uma sobremesa de ma, com azeite, louro, crumble, bolo mel, creme de baunilha e sidra. O concurso decorreu entre 21 de Dezembro e 14 de Janeiro e contou com a participao de 18

restaurantes. Apresentao e utilizao de produtos regionais foram os critrios que o jri usou para classificar os 16 segundo lugares, primeiro prmio e meno honrosa.

Exportaes de Vinho Madeira para o Japo aumentam


O secretrio regional do Ambiente e Recursos Naturais recebeu ontem um grupo de jornalistas e sommeliers japoneses especialistas em vinhos que se encontra de visita Regio, a convite do Governo Regional, atravs do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, no mbito do projecto Aces de Informao e Promoo do Vinho Madeira. Aps receber o grupo japons, Manuel Antnio Correia realou a importncia do mercado japons para as exportaes de Vinho Madeira, destacando ser o principal mercado fora da Unio Europeia. Assim, referiu que em 2011 as exportaes de Vinho Madeira para o Japo cresceram 14% relativamente a 2010, embora em quantidade quase igual (220 mil litros), representando um valor de um milho e 300 mil euros. Deste modo, sublinhou que a Regio quer exportar mais para o Japo, destacando que a melhor forma de fazer isso dar a conhecer e a provar.

EDUCAO E CULTURA

Memria das trupes preservada em exposio

A inaugurao da exposio Geringona no Carnaval da Madeira, no decurso desta semana, marcou o arranque das comemoraes alusivas s Festas de Carnaval 2012. A mostra, a terceira a apresentar um percurso fotogrfico e alguns fatos das diversas trupes da ilha, estar disponvel no Espao Infoart da Secretaria Regional da Cultura e Turismo at ao dia 22 (4. feira). A abertura foi presidida por Conceio Estudante, que realou que o objectivo deste evento fazer um

pouco da histria do Carnaval, permitir que as novas geraes entrem em contacto com aquilo que hoje uma tradio. Estes grupos, sobretudo os mais antigos, como a Geringona, tm um patrimnio de intervenes, quer ao nvel dos projectos, quer das msicas, das letras e tudo isso faz parte da nossa cultura. E essa preservao que, s vezes, no existe que ns quisemos conseguir, com esta exposio, especificou a governante. A secretria regional teceu ainda diversos elogios trupe visada na exposio deste ano, que nasceu h 25 anos e hoje continua a ter uma vida muito prpria, um calendrio de intervenes anuais, tendo mais de 100 scios activos e vrios grupos que no se limitam a participar no Carnaval. Conceio Estudante deixou tambm uma palavra para as entidades que esto a colaborar nos espaos de animao no exterior, as barraquinhas, que assumiram os custos da montagem e todos os custos envolvidos (sensivelmente 200, por cada), mais um contributo muito importante para ns, enalteceu. Por seu turno, Lusa Pimenta, que est na Associao de Animao Geringona desde o incio, h 25 anos, referiu que este grupo se orgulha de aliar a organizao com a diverso, um grupo em que fazem questo que as pessoas se sintam em casa. A responsvel elegeu ainda como um dos melhores Carnavais o de 1988, em que participaram com o tema a Lenda de Machim, por ter sido um ano em que todos se empenharam de forma especial.

Deuses gregos convidam a festim na Avenida do Mar

O Festim dos Deuses vai abrir o Cortejo Alegrico de Carnaval, na noite do dia 18, sbado, que vai percorrer a Avenida do Mar, sob o tema Os signos do Zodaco. Como j habitual, Joo Egdio abre o corso com um carro alegrico, que levar oito figurantes (trs masculinos e cinco femininos) que iro representar os mais importantes deuses e divindades da grandiosa mitologia grega. Joo Egdio convidou Zeus, Apolo, Eros, Afrodite, Hera, rtemis, Atena e Pandora para abenoarem o Carnaval madeirense. Em declaraes ao Jornal da Madeira, o responsvel pelo projecto que vai abrir o cortejo explicou que se inspirou nos signos que esto associados a um episdio da mitologia grega e que, excepo da Libra (Balana), so protegidos por um ou mais deuses gregos. Vai, atravs dos oito elementos, representar histrias de amor, relatos de batalhas, conflitos de famlias, traies, amores, e muitas outras aventuras da mitologia grega. Eu levo os deuses mais representativos, com cinco deusas e trs deuses, explicou, referindo que Zeus

o deus de todos os deuses; Apolo o deus das artes plsticas, da msica e da poesia, Eros o deus do amor, Afrodite a deusa do amor, do sexo e da beleza, Hera a deusa dos casamentos e da maternidade, rtemis a deusa da caa e da vida selvagem, Atena a deusa as sabedoria e da serenidade, protectora da cidade de Atena e, por fim, Pandora, a deusa da esperana. Cada figurante ser trajado com tecidos e diversos adereos para melhor identificar as divindades em causa. Assim, e a ttulo de exemplo, Eros levar uma flecha, Pandora levar uma caixa da desgraa, que no poder ser aberta para no trazer o mal ao mundo, e o Zeus carrega o mundo. Para alm disso, toda a envolvncia do carro alegrico ser decorada num ambiente de um verdadeiro festim grego, requintado, soberbo, farto e luxuoso, combinando com o majestoso Olimpo, em noite de festa, com tons de dourado e prateado, que representam a riqueza do Olimpo. O carro ter ainda a Roda dos Signos do Zodaco, inspirada na mitologia grega. Segundo Joo Egdio, o carro ter ainda uma iluminao directa com projectores, mangueira de luz, bambolinas e som adequado ao tema, que neste caso, ser difundido na msica brasileira Amanh, que cai bem no ouvido das pessoas. Joo Egdio salientou que o tema da mitologia do seu agrado. H muitos anos atrs, j me inspirei na mitologia romana e desta vez na grega, que tambm possibilita vrias leituras e um sentido de criatividade muito vasto. Quanto aos deuses e deusas que iro desfilar na noite do dia 18, Joo Egdio disse que os figurantes so os que costuma acompanh-lo nos desfiles de Carnaval, nomeadamente a Carina, Joana Patrcia, Duarte Nuno, Vtor, Pedro, Catarina, Joana e Ftima.

Cortejo folio em Santana abre festividades carnavalescas

O Cortejo Folio de Santana saiu, na passada semana, rua, percorrendo as principais artrias da cidade. Participaram no desfile perto de 900 folies, de todas as escolas do concelho bem como da escola do Porto da Cruz, que frequentada por alunos de Santana. Os mais velhos tambm marcaram presena, oriundos dos centros sociais de Santana. Esta iniciativa surge integrada na Festa dos Compadres, que decorre at o prximo dia 16, sob o tema da Biosfera sendo o mais importante cartaz daquele municpio reconhecido como Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco. A Festa dos Compadres marca a abertura oficial das festividades carnavalescas da

Madeira. uma tradio popular com mais de 45 anos, onde se expem as vivncias do quotidiano rural. Depois da chuva ter ameaado, o bom tempo fez-se sentir sada do cortejo no qual os motivos dos disfarces versaram, sobretudo, a fauna e a flora tpicas e as tradies do concelho. Os carros alegricos seguiam com msica, em portugus, com letras alusivas ao tema, devidamente coreografadas por pequenos e grados. Com estes ritmos, o Carnaval j se fazia sentir.

AMO-TEatro regista maior adeso do pblico

Foi com uma amostra de teatro dos 4Litro e com a pea Madeira mydear, do Teatro Experimental do Funchal, que arrancou ontem noite o Festival AMO-TEatro 2012, organizado pelo Teatro Experimental da Casa do Povo da Camacha (TEC). Z Ferreira, director artstico do TEC, adiantou esperar uma boa adeso do pblico a este evento, por j haver bastantes reservas para os espectculos da Comuna (hoje, s 21h, e amanh, s 17h), ainda que os outros tambm tenham algumas reservas. J no ano passado ficmos bastante satisfeitos com a adeso do pblico e penso que este ano no ser diferente, at porque temos tido uma maior promoo dos espectculos e penso que o pblico est muito mais informado do que se vai realizar no AMO-TEatro, do que nos anos anteriores, especificou. O responsvel deste Teatro Experimental considerou ainda que as pessoas j comeam a inteirar-se deste festival, realando que esta terceira edio j comea a ser conhecida do pblico, ao passo que as outras duas tiveram a participao, maioritariamente, do pblico da Camacha e das pessoas que estavam mais ligadas ao teatro. Agora est-se a alargar mais ao resto da populao e no s ao AMO-TEatro que as pessoas esto a aderir, mas tambm ao teatro em geral, aqui na Madeira, congratulou-se Z Ferreira. Depois de convidados a nvel nacional como o grupo Trigo Limpo, em 2011, e agora com a conceituada Comuna - Teatro de Pesquisa este ano, o director artstico considera que o AMO-TEatro vem-se afirmando no panorama do teatro regional. Alm da qualidade dos grupos convidados, uma das novidades da edio deste ano a parceria com a Cmara Municipal de Machico, que ir permitir que muitos espectculos se realizem no Frum Machico, como o da Comuna, que traz um espectculo que no era possvel realizar no nosso auditrio [da Casa do Povo da Camacha] e ento aproveitmos para fazer outros espectculos l, mesmo porque um dos

nossos objectivos era alargar o festival a outros concelhos da Regio, explicou Z Ferreira. At ao dia 26, a Casa do Povo da Camacha e o Frum Machico iro acolher diversos espectculos, cujos bilhetes custam trs euros, excepo dos da Comuna, que custam cinco.

Mais de cem eventos marcam temporada artstica do GCEA

So 111 os eventos agendados pelo Gabinete Coordenador de Educao Artstica para a Temporada Artstica 2012. Um nmero que, de acordo com director do GCEA, Carlos Gonalves, poder duplicar como aconteceu no ano passado. Esta semana, na apresentao da nova temporada artstica, o responsvel disse que ao longo dos anos, o que se tem verificado que duplica ou triplica o nmero de espectculos realizados face ao que est planificado, adiantando que no queremos planificar demais para no fecharmos as portas a outras instituies que permanentemente solicitam - eu quase que diria que rara a semana que no chegue um pedido de uma instituio para ns participarmos. Ainda a respeito desta programao para 2012, Carlos Gonalves falou da continuidade do Voz Celeste, um projecto que passa pela realizao semanal de um concerto de rgo na Igreja do Colgio, no Funchal, aberto ao pblico em geral, e que, na sua opinio, o nico projecto de interveno artstica hora do almoo, que j se faz em vrias capitais europeias, mas que na Madeira, que eu saiba, nunca se fez. O director do GCEA realou ainda, a respeito dos projectos dinamizados pelo Gabinete, o plateias ativas, uma forma de juntar os grupos do GCEA a outros que se encontram a funcionar em escolas e, dessa forma, aumentar os pblicos. At Dezembro prximo, msica, artes plsticas, teatro e dana vo passar por dez dos 11 concelhos da Regio ficando de fora a ilha do Porto Santo devido aos custos da deslocao e alojamento. Alis, a este respeito, o secretrio regional da Educao e Recursos Humanos, Jaime Freitas, disse que, apesar de reconhecer que os tempos que correm obrigam a atender s questes financeiras, est convicto que o Porto Santo acabar por no ficar excludo da temporada artstica pois um projecto

susceptvel de ser adaptado durante a sua execuo. Estamos a falar de dinheiros pblicos e, portanto, devem ser geridos com toda a parcimnia, procurando fazer-se o melhor com o mnimo custo, acrescentou. Recorde-se que, de acordo com os dados divulgados ontem, no ano passado, a Temporada Artstica do GCEA, organizada pelo Governo da Madeira atravs da Secretaria Regional da Educao e Recursos Humanos, envolveu 22 grupos do Gabinete Coordenador de Educao Artstica, com 359 alunos e 84 professores. Em 2011, estavam agendados 67 espectculos, mas acabaram por se realizar 215 em nove concelhos da regio aos quais assistiram, segundo a Carlos Gonalves, quase 75 mil pessoas, num trabalho sem custos para o errio pblico.

RELIGIO

Herana franciscana em Santa Ceclia

O Convento de So Bernardino, em Cmara de Lobos, da Ordem dos Frades Menores, data do sculo XV e foi a primeira sede paroquial de Santa Ceclia, durante 50 anos (entre 1961 e 2011). Actualmente, a igreja ainda est afecta ao culto e ao ensino da catequese, mas a sua progressiva degradao clama por obras urgentes como, alis, esto previstas num projecto j divulgado. Para o Pe. Francisco Caldeira, o Convento de So Bernardino uma marca fsica da presena dos franciscanos, do ponto de vista do patrimnio edificado; mas tambm continua bem visvel o patrimnio cultural, religioso, que podemos ainda assinalar, como a Procisso das Cinzas, as Missas do Parto e as celebraes da Pscoa. O proco de Santa Ceclia falava margem da conferncia proferida, sbado noite, por Fr. Jos Antnio Correia naquela parquia, promovida pelo do Arciprestado de Cmara de Lobos. A herana dos franciscanos na Madeira incontestvel,referiu o orador.

Perante significativa assembleia, falou da presena franciscana desde os primrdios, at hoje, com relevncia para as tradies e a presena do venervel Fr. Pedro da Guarda. Presentes nesta conferncia estiveram tambm D. Antnio Carrilho, o padre Bonifcio Santos, Arcipreste de Cmara de Lobos, o cnego Jos Fiel Sousa, Vigrio-Geral da Diocese e o padre Antnio Estvo.

Sacerdotes madeirenses nos Dominicanos

Um dia de festa para a famlia dominicana no Funchal, assim considerou o Provincial da Ordem dos Pregadores em Portugal a Missa nova do Pe. Gonalo Martim Diniz, no passado domingo, na S do Funchal. Com a participao de vrios sacerdotes diocesanos, do Bispo Emrito D. Teodoro de Faria, familiares, religiosos (as) e fiis em geral, que encheram por completo a nossa Catedral, aquela celebrao deu testemunho da presena dominicana na nossa Diocese, com relevo para as Irms que tm sua responsabilidade o Abrigo de Nossa Senhora de Ftima (em Santo Amaro) e a Fundao Zino. O novo sacerdote destacou a sua vocao como uma graa especial, alicerada numa slida formao desde criana, em especial no seio familiar de profunda vivncia crist. Com esta ordenao, so j dois os sacerdotes dominicanos madeirenses, no havendo memria deste acontecimento em tempos passados, lembrou o Superior dos Dominicanos no nosso pas, Fr. Jos Nunes. No temos conhecimento, alis, nunca tivemos uma presena permanente de dominicanos no Funchal, apenas de passagem, pelo que estas duas vocaes, de Fr. Jos Manuel, h mais tempo, e agora de Fr. Gonalo Diniz so uma graa. Em termos gerais, a Provncia Portuguesa dos Dominicanos encontra-se na actualidade numa situao promissora, apesar de no haver muitas vocaes, mas temos uma mdia de idades de 55 anos; alm disso, temos uma presena forte em Angola, com cinco portugueses e 20 angolanos, revelou Fr. Jos Nunes ao Jornal da Madeira. A Missa nova de Fr. Gonalo Diniz (que vive numa comunidade dominicana do Porto) foi animada liturgicamente pelo Coro da Catedral, com o Maestro Victor Costa.

Festa das Famlias congrega parquias

A Festa diocesana das Famlias, foi um dos assuntos em anlise no encontro de ontem entre D. Antnio Carrilho e os sacerdotes do Arciprestado do Funchal, semelhana do que tem acontecido nos ltimos dias, alis, com as outras zonas pastorais da nossa Diocese. O evento, que se integra nas comemoraes dos "500 anos da criao da Diocese", est a ser preparado pelos vrios Arciprestados e pressupe uma dinmica com a participao de todas as comunidades, em sintonia tambm com as propostas do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, adiantou o Bispo do Funchal. Nesse sentido, prev-se que a Festa das Famlias comece em cada comunidade paroquial, em vivncia comunitria, com espaos de orao e convvio; culminado depois com uma ampla participao / assembleia no Parque Desportivo de gua de Pena (localizado por baixo da pista do Aeroporto). O programa, com todos os pormenores, ser tornado pblico em breve.

Retiro da Quaresma Dos temas abordados na reunio de ontem destaca-se ainda a proposta da Diocese para um retiro quaresmal destinado a todos os agentes de pastoral, membros dos Movimentos e obras laicais, entre 23 e 25 de Maro, orientado pelas Irms Verbum Dei.

DESPORTO

Indisponvel para me recandidatar

Carlos Pereira no se rev nas recentes crticas formuladas por Alberto Joo Jardim e defende-se. No sou nem ingrato nem mercenrio. Serei mais um mecenas, conforme disse o presidente do Martimo, ontem em entrevista RTP Madeira, conduzida pelo jornalista Virglio Nbrega. Carlos Pereira assegura que no estamos contra ningum, estamos sim a favor da poltica de apoio ao desporto e reitera que no sou ingrato. Pelo contrrio, estou agradecido por tudo aquilo que a Regio tem feito pelo Desporto. Mas, ns tambm demos o devido retorno Regio. Assim, lamentamos as crticas feitas aos dirigentes desportivos e no me revejo naquelas declaraes. Carlos Pereira recusa a ideia do Martimo caminhar para uma falncia tcnica: o activo do Martimo muito superior ao passivo e esse problema no se pe. Todavia, reconhece que a dvida actual, onde se inclui dvida fiscal e outra relativa a infra-estruturas colocam -nos muitas dificuldades para fazer face s despesas de tesouraria. Admite que a venda de Baba permitiu alguma disponibilidade, mas, sem confirmar o valor de trs milhes de euros, sempre lembrou que no uma receita imediata mas sim dilatada no tempo em dois anos e meio. Constatou que nesta altura os clubes esto a contribuir mais do que aquilo que recebem para justificar a sua certeza de que nenhum clube da Regio estar bem financeiramente nesta altura. Lembrou o papel empresarial e de retorno Regio desempenhado pelo seu clube mas tambm, pelo Nacional. Face ao actual cenrio, em que releva que ser presidente de um clube um acto de coragem que deveria ser alvo de louvor e no de crticas, ressalva que adorei ser presidente do Martimo mas avisa que no estou disponvel para voltar a me recandidatar a este cargo. Num breve olhar para a equipa de futebol, no alargou as metas que no s iniciais, que passam pelo apuramento por uma competio europeia. A equipa ir at onde a equipa tiver foras para ir, mas muito difcil almejar a algo mais. muito difcil pensar em outros objectivos, porque no temos o oramento nem de Benfica, FC Porto, Sporting ou Braga... No temos uma cidade atrs de ns como o Braga tem, explicou. Carlos Pereira relevou a oportunidade da escolha por Pedro Martins, lembrando que acompanhei o

Pedro Martins muito de perto quando ele chegou para a equipa B e conclui que era a melhor aposta para o futebol principal. Se o tcnico acabar por sair, para um grande, ficaria triste por um lado e por outro ficaria feliz. E no estou a falar apenas de uma eventual encaixe financeiro. Era o tambm uma boa imagem do trabalho que aqui produziu. Para a Regio tambm uma bandeira sempre que um jogador ou um treinador transferido para um grande. Pedido de Audincia a Alberto Joo Jardim Ainda ontem, ter dado entrada na Quinta Vigia um pedido de audincia da recm-formada comisso de dirigentes desportivos da Regio ao presidente do Governo Regional, na forma de um documento onde dado conta algumas das actuais preocupaes dos dirigentes de clubes e associaes madeirenses. Entre estas, est o alerta para o perigo real de desclassificao, a curto prazo, que incorrem algumas equipas madeirenses, bem como uma chamada de ateno para o atraso das subvenes pblicas, quer para as competies nacionais, quer para as regionais. No documento expresso ainda a preocupao pelo incumprimento de alguns contratos-programa que visam a construo ou beneficiaes de infraestruturas, com os dirigentes a relevarem que essa situao para alm de outros efeitos coloca tambm em causa o acesso ao crdito por parte das instituies desportivas.

No para fechar as portas

O presidente do Governo Regional garantiu esta semana que as verbas em atraso aos clubes desportivos sero pagas e anunciou que os clubes sero tambm informados do que vo passar a receber. Mas, vai j avisando que o Executivo no vai pagar a clubes para depois estes receberem as verbas e fecharem portas. para continuar as actividades, avisa. No incio desta semana, alguns clubes de futebol mostraram-se decepcionados com a verba disponibilizada pelo Governo Regional, que consideram insuficiente. Em causa esto atrasos nos pagamentos governamentais dos subsdios prtica desportiva naquelas instituies. E pediram uma reunio com Alberto Joo Jardim. Ontem, quinta-feira, margem da inaugurao de um centro comunitrio, em Santo Amaro, Alberto Joo Jardim sublinhou que se os clubes querem uma reunio com ele no atravs da Comunicao Social que a pedem. E acrescentou: Se sentem-se defraudados, eu tambm me sinto defraudado com muitas

coisas que os clubes fizeram at agora. O governante madeirense confirmou que vai ser toda revista esta questo dos subsdios. E criticou: Enquanto houve dinheiro, o Governo pde alargar-se nos subsdios. O que injusto os clubes esquecerem o que est para trs e o quanto o Governo os ajudou e vermos certas pessoas a cuspirem no prato que lhes deu de comer. E bom eu dizer isto e no tenho vergonha de dizer isto e digo isto a esses senhores olhos nos olhos. na altura das dificuldades que vemos o carcter das pessoas. Jardim garante que os clubes vo receber, conforme j foi dito, o atrasado, mas vo receber medida que for planeado e no quando eles quiserem. O Governo ainda somos ns e no os clubes e os clubes vo ser informados daquilo que tero no futuro. E certos clubes se quiserem continuar com fantasias os scios desses clubes que as paguem, destaca. O lder madeirense recordou ainda que tem mais problemas do que brincar aos clubes. J perdi tempo demasiado com os clubes. Alis, eu s vou pagar aos clubes com a garantia de eles continuarem com as actividades que esto fazendo, avisa. E acentua: No pensem que caio na asneira de pagar aos clubes o que est por trs para receberem e depois fecharem. Se para fechar no recebem!.

E ainda houve tempo para ouvir o Bailinho

Com toda a naturalidade, como diria Paulo Bento... Foi desta forma que o Martimo materializou no passado fim-de-semana uma vitria (2-0) imaculada que lhe permite chegar-se aos mesmos pontos do Sporting com a vantagem adicional de ter vencido os dois jogos com os lees de Alvalade. No foi fcil mas esteve longe de ser muito, muito difcil superar esta formao do Sporting que se apresentou nos Barreiros com oito titulares do jogo de quarta-feira. Arias, Onyewu e Pereirinha foram novidades mas que nada trouxeram de novo... Pedro Martins lanou Heldon e ao construir uma frente mvel, ante os centrais, a revelar alguma falta de mobilidade e sobretudo entrosamento, criou muitas dificuldades, chegando mesmo a vulgarizar uma equipa que a certa altura mais parecia um grupo de turistas perdidos numa das muitas levadas da Madeira. Heldon, Heldon e Benachour foram as novidades em relao ao jogo anterior. Numa primeira fase o Martimo debateu-se com o problema do fora de jogo quando quis surpreender o Sporting no eixo central.

At que Heldon deu o primeiro sinal de grande perigo, ao minuto 13, fugindo a Xando, atrasando para Danilo Dias, em boa posio, atirar por cima da barra. Dois minutos Danilo obriga Patrcio a tremer com uma boa meia-distncia. E nesta altura Domingos j via a vida andar em sentido inverso pelo que mandou jogadores para o aquecimento. E da antecmara do golo passou-se a vias de facto, sem que antes Joo Guilherme, de livre, obrigasse Rui Patrcio a nova defesa apertada para canto, face a um desnorte que ia ganhando dimenses na estrutura leonina. Que no funcionava atrs nem frente, nem no meio... Com toda a naturalidade do mundo mas a contar com alguma azelhice do nmero 1 leonino Benachour remata de fora da rea, aps canto, e faz o 1-0. E s ao minuto 28 que Peanha defende o primeiro remate do Sporting baliza. Ilustrativo... Mas Joo Guilherme que 4 minutos volvidos teve nos ps o 3-0... O intervalo chegava com uma vantagem que pecava nos nmeros, o 2-0 retrataria mais fielmente a produo de jogo maritimista. Domingos mexe ao intervalo. Mete Schaars e Izmailov, retira Pereirinha e Carrilo mas o problema passou a ser o mesmo: falta de qualidade de jogo que assim se manteria at final e com o Martimo, ainda assim, a marcar o 2-0 e a falhar o 3-0 por Sami numa altura em que os maritimistas cantavam o Bailinho da Madeira... Foi um final de jogo tranquilo, o Sporting no mostrou potencial, abusou do jogo directo e teve de levar com um Martimo organizado, ambicioso e de olho na baliza verde e branca. Estratgias: Martimo e Sporting apostaram num familiar 4x3x3. Nada de novo. Mas as tcticas valem o que valem se os processos de um forem eficazes como ontem sucedeu com os do Martimo. No h sistema tctico que funcione numa equipa que apresenta as carncias que este Sporting teima em revelar. O Martimo, ao invs, teve bons executantes e venceu, claro. Ausncia de Pouga vale a entrada de Heldon. Que um jogador muito diferente. Mas aqui no houve troca directa porque Sami e Danilo Dias tambm apareceram no meio. E criaram mossas num Sporting que viu o Martimo ser-lhe superior em todos os captulos de jogo.

Nacional cansado deu rplica possvel

Tarefa complicadssima para um cansado Nacional ganhar pontos na Luz ante um Benfica quase irresistvel que entrou a todo gs para resolver o jogo cedo. Ainda assim, o primeiro lance de perigo pertenceu aos nacionalistas num remate de Keita.

Da em diante o Benfica assumiu o jogo por completo, com bonitos lances de futebol. E logo aos nove minutos colocou-se em vantagem com um golo de Garay a concluir de cabea uma jogada de laboratrio. Pouco depois, Rodrigo serviu Nolito que na cara do golo no o fez porque Marcelo Valverde se ops com enorme defesa. Em cima do quarto de hora avassalador do Benfica, Aimar serviu Cardozo que atirou ao poste, com Rodrigo na recarga a atirar ao lado. Com tanta insistncia ante um Nacional que se via em palpos de aranha para conseguir defender-se, o Benfica aumentou a vantagem numa jogada genial de Gaitn que Cardozo concluiu. O jogo parecia entregue ao da casa, mas Diego Barcelos foi derrubado na rea e Jorge Sousa apitou. Claudemir converteu a grande penalidade exemplarmente e recolocou o Nacional no jogo. A equipa da casa pareceu ressentir-se um pouco do golo sofrido, com a formao madeirense a aproveitar para criar alguns lances de perigo, mas sem impacto no resultado. O Nacional defendia ento melhor, fechava bem as linhas, mas ao minuto 39 Nolito encontrou a diagonal de Rodrigo que entrou na rea, contornou Marcelo Valverde e marcou o terceiro. O Nacional operou duas alteraes para a segunda parte, com mais risco inerente s mesmas. Candeias e Juliano entraram bem, trouxeram outra dinmica equipa e logo aos 50 minutos o extremo cruzou para Diego Barcelos por pouco no chegar a tempo para a emenda de golo. Mas foi sol de pouca dura, pois o Benfica, com a vantagem do seu lado, continuou a ter mais lances de perigo. Aos 60 minutos Nolito ameaou o quarto e um minuto depois Rodrigo deu materialidade ameaa a passe do extremo espanhol com um remate j com pouco ngulo mas pleno de qualidade. E foi um Nacional muito quebrado, cansado do jogo de quarta-feira, com muitas ausncias que levou o jogo at ao fim com a dignidade possvel ante um Benfica que passou a gerir o tempo e o resultado at ao apito final, tendo ainda algumas oportunidades para marcar, com a mais flagrante a ser uma grande penalidade resultante de um excesso de zelo do rbitro que Cardozo desperdiou com um remate por cima da baliza de Marcelo Valverde. O Nacional saiu da Luz com uma derrota algo pesada, mas mostrou muito garbo na forma como se bateu. Estratgias: O Nacional apostou num esquema tctico de 4x5x1 que variava para um 4x4x2 em situaes de ataque; o Benfica apostou no seu clssico 4x4x2. Maxi e Javi Garcia bem substitudos A equipa lisboeta actuou dentro do seu esquema habitual embora com algumas difeerenas nas peas utilizadas. Do lado direito da defesa surgiu o Alex Witsel, pois Maxi cumpriu jogo de castigo, enquanto no meio-campo actuou Matic em detrimento do lesionado Javi Garcia. Mesmo com estas alteraes, a formao encarnada apresentou um futebol atractivo e eficaz, criando muitos lances de golo e sendo tambm eficaz na concretizao, fruto das rpidas transies atacantes que fez. Casa quase cheia em noite muito fria Mesmo numa noite muito fria em Lisboa, estiveram presentes nas bancadas do Estdio da Luz 53238 espectadores. Uma boa casa levando em conta, alm do frio, que o jogo teve transmisso televisiva em directo e em sinal aberto. Quem tambm marcou presena nas bancadas foi uma pequena claque de apoio ao Nacional que no deixou de apoiar a equipa nos momentos mais complicados.

Penafiel deu a volta

A partida s comeou a ganhar alguma intensidade na segunda parte, quando o Unio, at a apagado, se adiantou no marcador, atravs de uma jogada de contra-ataque. O golo acabou por surgir contra a corrente do jogo, aps a cobrana de um canto, conquistado pelo Penafiel depois de Srgio Oliveira ter quase inaugurado o marcador, num livre que Matt Jones teve dificuldade em suster. O autor do tento madeirense foi Silva, mas o lance teve como protagonistas Rben Andrade e Gleibson, que prepararam ao milmetro a bola. A "cambalhota" no marcador demorou dois minutos: primeiro foi Diogo Viana, com um remate de fora de rea, aos 70 minutos. Os locais, adiantaram-se aos 72, por Srgio Oliveira, aps passe de Manoel, que fechou o marcador aos 86 aps Nuno Almeida ter considerado que Tom carregou Guedes em falta dentro da rea. Jokanovic crtico para o rbitro Jokanovic no foi de meias medidas e criticou a arbitragem de ontem. Disseram-me que no ia acabar o jogo com 11 e isso aconteceu. Disseram-me que se marcasse primeiro, o campo inclinava. Parabns ao Penafiel, que ganhou por 3-1, e aos meus amigos, porque tinham razo em me dizer para ter cuidado, disse.

CAB enfrenta Libolo

Depois da estreia, tera-feira, frente ao campeo de Angola, o Petro de Luanda (derrota por 77-88), o CAB-Madeira realiza esta tarde, dia 17 de fevereiro, - 16h - o seu 2. embate na Supertaa Compal de Basquetebol snior masculino. Em Benguela, no Pavilho das Accias Rubras, os Amigos, vencedores

da Taa de Portugal 2010/2011, defrontam outro conjunto angolano, o Recreativo de Libolo, que tambm venceu a Taa daquele pas. Para trs ficam as boas indicaes/rplica diante dos poderosos petroleiros, num jogo que foi notria a curta rotao que o tcnico Joo Freitas possui para este torneio, agravada ainda pela leso do madeirense Mrio Fernandes e a indisponibilidade de Barry Shetzer. Se em termos ofensivos, mesmo a falhar alguns cestos fceis, o CAB-Madeira foi resolvendo os problemas, defensivamente foi mais complicado para os insulares travarem as solues e a intensidade colocada no jogo pelo Petro de Luanda. A derrota madeirense por 11 pontos (77-88) acaba por no ser to desequilibrada como se temia, com os Amigos a revelarem, mesmo, bons momentos e deixaram uma boa imagem perante um adversrio difcil. Nesse jogo, na equipa madeirense, o base Austin Keanon foi o melhor marcador, com 22 pontos, ainda que tenha melhorar no controlo da posse de bola. O internacional Jorge Coelho (16 pontos, trs ressaltos e duas assistncias) foi, por seu lado, considerado o MVP do jogo com 20 de valorizao (melhor em campo) e bateu-se, bravamente, com os postes da equipa contrria. Shawn Jackson (15 pontos, seis ressaltos e quatro roubos de bola), como sempre, um exemplo de profissionalismo foi tambm um dos destaques nos insulares. O Petro venceu, ontem, o Libolo por 7370 e j assegurou o 1. lugar no grupo e na final. Assim, quem vencer o embate CAB-Libolo vai lutar pelo 3. lugar na Supertaa e o derrotado o 5. posto.. Amanh dia de descanso (com um Jantar de Gala), retomando-se a competio, no fim-de-semana, j na capital Luanda.

Вам также может понравиться