Вы находитесь на странице: 1из 3

Dados da Aula O que o aluno poder aprender com esta aula

O aluno dever entender, analisar e relacionar os principais problemas sociais e ambientais das grandes cidades. O aluno ainda dever ser capaz de propor aes de planejamento que visem minimizar os problemas das grandes metrpoles, especialmente, das grandes cidades brasileiras.

Durao das atividades


Duas aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno


O aluno dever ter desenvolvido o conhecimento da organizao do espao urbano mundial e brasileiro, o processo de urbanizao, a rede e a hierarquia urbanas.

Estratgias e recursos da aula


Aula 1 O professor dever iniciar a aula com as seguintes questes: O que uma megacidade? E uma cidade global? O dilogo com os alunos deve esclarecer os conceitos, suas similaridades e relaes. (Lembrar que algumas megacidades como Nova York, Londres, Paris, Tquio e So Paulo tambm so consideradas cidades globais pelo fato de estarem interligadas a outros centros de influncia econmica mundial). O crescimento da cidade brasileira deve ser discutido, e pode ser mostrado, como apoio, os dados do IBGE sobre o processo de urbanizao no Brasil: Em porcentagem da populao total: 1955 - 40% 1960 - 45% 1965 - 50% 1970 - 56% 1975 - 61% 1980 - 66% 1985 - 71% 1990 - 75% *Previso 1995 - 78% 2000 - 81% 2005 - 84% 2010 - 87% 2015*- 88% 2020*- 90% 2025*- 91% 2030*- 91%

Relembrados os conceitos que embasam o aprofundamento da aula, o professor deve discutir com os alunos os seguintes fragmentos adaptados do texto: PLANEJAMENTO URBANO: existente ou inexistente? A maioria das metrpoles brasileiras cresce de forma desordenada; porm existem leis e planos cujo objetivo mudar esta situao. Por Marcelo Marcondes "As Polticas Pblicas Urbanas, at as dcadas de 1960 e 1970, eram reaes, por parte do governo federal, ao 'xodo rural' que o pas vinha sofrendo. Estas polticas eram, em sua maioria, voltadas para a infraestrutura urbana, a saber: habitao e saneamento. Na dcada de 1970, foram elaboradas polticas de ordenamento urbano, por parte do Governo Federal, a fim de se definir e fomentar o ordenamento nas Regies Metropolitanas e nas Cidades Mdias". "Em 1988, uma nova Constituio foi elaborada e definiu o municpio como um ente federativo, alm de promover a descentralizao da receita tributria. (...)". Com esses novos poderes de ao, dados aos municpios, foram criados regulamentos para o desenvolvimento do planejamento urbano:

organizao do planejamento urbano; Instrumentos do planejamento urbano (o plano plurianual de investimentos e o plano diretor - que so obrigatrios por lei para todas as sedes municipais com mais de 20 mil habitantes - e o plano de ao governamental); planejamento para cidades pequenas (...) - nessas cidades, o plano diretor (apesar de no obrigatrio) deve incluir o detalhamento de leis urbansticas, a fim de enviar propostas efetivas para o desenvolvimento urbano, procurando simplificar o processo de planejamento). Fonte: Revista conhecimento Prtico Geografia - Cidades: a Geografia e o planejamento urbano na soluo dos problemas das grandes metrpoles. Edio n25. So Paulo. Perguntas devem ser feitas e registradas no quadro:

Quais os principais problemas enfrentados pelas cidades atualmente? Os problemas urbanos so uma caracterstica apenas da cidade grande? Como a cidade vem enfrentando os desafios atuais? O que voc prope para uma minimizao dos problemas e uma vida mais harmnica no meio urbano? A partir da discusso o professor deve propor que os alunos se renam em grupos de 3 ou 4 integrantes para elaborarem um texto sobre os principais problemas urbanos (especialmente ambientais e sociais) nos quais o planejamento deve focar as suas aes. Para um maior aprofundamento do assunto da matria, anteriormente citada, sugere-se o site do IBAM (Instituto Brasileiro de Administrao Municipal) Aula 2 Para a realizao dessa aula, o professor deve organizar a sala em crculo, de modo que todos possam se ver. Dessa forma, deve ser iniciado um debate a partir dos textos produzidos na aula anterior e da vivncia urbana dos alunos, quando for o caso. (ou da expectativa do que seja a cidade, para os alunos da zona rural). O professor deve orientar os alunos que faam anotaes das consideraes importantes, que podero enriquecer a reescrita do texto inicial, que dever ser entregue pelo grupo na aula seguinte. Dica: Poder ser proposto uma pesquisa no plano diretor da cidade. Caso a cidade tenha menos de 20 mil habitantes, e, portanto, no tenha a obrigatoriedade de possuir um plano diretor, deve ser consultado o detalhamento das leis urbansticas e o plano de ao governamental para o desenvolvimento urbano do municpio. Para realizao de tal pesquisa, os alunos devem ser orientados a fazer visitas prefeitura, onde devero procurar o setor responsvel pelo planejamento urbano. Para isso, devero agendar a visita por grupos em horrios diferenciados, de acordo com a disponibilidade do rgo e do responsvel por receb-los e dar informaes. As seguintes perguntas podem orientar a visita prefeitura: O que um plano diretor? Quais so os seus principais objetivos? No que ele contribui para o melhor ordenamento urbano? Quais so os profissionais envolvidos na elaborao/construo de um plano diretor? Como so realizadas as pesquisas para obteno dos dados que compem o plano? Quais as aes, previstas no plano dessa cidade, esto efetivamente colocadas em prtica? * O plano diretor deve ser apresentado aos alunos antes da visita. Caso isso no seja possvel, viabilizar o manuseio pelos alunos durante a visita prefeitura local.

* Ao final da pesquisa, ela dever ser apresentada pelos grupos turma. A apresentao pode ser enriquecida com mapas e imagens do prprio plano diretor, utilizando o data show (caso seja disponvel na escola).

Recursos Complementares
- Revista Conhecimento Prtico Geografia - Cidades: a Geografia e o planejamento urbano na soluo dos problemas das grandes metrpoles. Edio n25. So Paulo. - Atualidades vestibular 2011. So Paulo: Editora Abril Endereos eletrnicos para pesquisa: http://www.ibge.gov.br/ http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/estudo-aponta-os-principais-desafios-urbanos-de http://www.ibam.org.br/ http://www.ufv.br/pdv/que.html http://urbanidades.arq.br/2008/06/o-que-e-plano-diretor/ http://www.dadosmunicipais.org.br/arquivos/plano_diretor_1237397365.pdf http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/44272B5BF450A48C8325723C00484411/$File/ NT00033FD6.pdf http://www.portoalegre.rs.gov.br/planeja/pddua.htm

Avaliao
Ao final da primeira aula: os alunos devero ser avaliados pela sua participao e comprometimento com as discusses e atividades propostas. Ao final da segunda aula: a avaliao dever ser feita a partir da organizao, participao e comprometimento com o debate realizado e, tambm, pelo texto redigido em grupo. Uma avaliao posterior, pode ser realizada a partir dos trabalhos apresentados sobre o plano diretor, ou as leis urbansticas e o plano de ao governamental para o desenvolvimento urbano do municpio (quando for o caso de cidades menores).

Вам также может понравиться