Вы находитесь на странице: 1из 17

ensaios

UM MATERIAL DE CONSTRUO DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL: O TIJOLO DE SOLO-CIMENTO.


Prof . Dr . Maria August a Just i Pisani a

Est e art igo t em com o obj et ivos descrever os t ipos de t ij olos de solo- cim ent o produzidos com prensas m anuais no Brasil; relacionar as m quinas em pregadas no processo e dest acar os cuidados durant e as et apas de fabricao e ut ilizao dest es elem ent os de alvenaria que podem ser considerados de baixo im pact o am bient al em relao aos t radicionais.
Palavras- chave: t ij olos de solo- cim ent o; arquit et ura de t erra. m at eriais de const ruo; t cnicas const rut ivas;

This art icle has as obj ect ive t o describe t he t ypes of soil- cem ent bricks produced by m anual press in Brazil; t o relat e t he m achines used in t he process and t o em phasize t he cares during t he st ages of m anufact uring and use of t hese m asonry elem ent s t hat can be considered of low environm ent al im pact in relat ion t o t he t radit ional ones.
Word- key: soil- cem ent bricks; archit ect ure.

const ruct ion

m at erials;

const ruct ive

t echniques;

land

UM MATERIAL DE CONSTRUO DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL: O TIJOLO DE SOLO-CIMENTO.


Prof . Dr . Maria August a Just i Pisani 1 . I n t r odu o Os profissionais preocupados com os recursos nat urais finit os procuram com int eresse m at eriais e t cnicas const rut ivas que m inim izem os im pact os am bient ais ocasionados pela const ruo, da ext rao da m at ria prim a para o fabrico de m at eriais at os lt im os acabam ent os da obra arquit et nica. indiscut vel a im port ncia da busca por arquit et uras m ais sust ent veis, pois os recursos do planet a so finit os e o crescim ent o da populao e de suas at ividades t m gerado h sculos grandes violncias cont ra o m eio am bient e. N o e x ist e con st r u o qu e n o ge r e im pa ct o, a bu sca por in t e r ve n e s qu e os oca sion e m e m m e n or e sca la . A t erra crua com o m at erial de const ruo um a das t ent at ivas de superar esse desgast e, pois est e m at erial abundant e em t odo o planet a. Esses m at eriais de const ruo no gast am energia para serem queim ados e possuem caract erst icas isolant es que perm it em um bom confort o t rm ico e acst ico, perm it indo am bient es confort veis com m enos gast os energt icos para condicion- los. No se deve ignorar a energia consum ida para a fabricao do cim ent o que ent ra com o um dos com ponent es para o fabrico do t ij olo de solocim ent o, porm est a m enor que a consum ida para queim ar os t ij olos cerm icos, pois o cim ent o ent ra em pequenas propores em relao ao volum e t ot al de m at erial em pregado.
ensaios TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 2 de 17

Ressalt a- se que na hist ria da arquit et ura encont ram - se h aproxim adam ent e cinco m il anos alvenarias com t erra crua e alguns t ipos de adit ivos e que m uit as solues plst icas dist int as foram ut ilizadas com sucesso, podendo est e m at erial e suas possibilidades de t cnicas const rut ivas at enderem a vrios part idos arquit et nicos. O solo- cim ent o em pregado desde a prim eira dcada do sculo XX nos Est ados Unidos e as pesquisas pioneiras sobre o m at erial so de 1935, feit as j unt o a PCA Port land Cem ent Associat ion. A part ir de 1960 o solo- cim ent o com ea a t er vrios est udos cient ficos e est as pesquisas com eam a ser divulgadas, principalm ent e por duas inst it uies: o I PT - I nst it ut o de Pesquisas Tecnolgicas do Est ado de So Paulo e a ABCP Associao Brasileira de Cim ent o Port land. 2 . Equ ipa m e n t os pa r a fa br ica o 2 .1 . Pr e n sa s M a n u a is

Os t ij olos de solo cim ent o podem ser produzidos por m eio de prensas m anuais ou m ot orizadas. No Brasil, so encont rados fabricant es de prensas m anuais que possuem a capacidade de produzir de 500 a 2.000 unidades por dia, com operaes sim ples e aprendizado por m eio de t reinam ent o com a durao de 8 a 24 horas. Os t am anhos dos equipam ent os so de pequenas dim enses, podendo ser inst alados em rea de t rs a cinco m et ros quadrados e p direit o de dois m et ros e m eio, incluindo os espaos necessrios para o abast ecim ent o e operao. A seguir so apresent ados os m odelos m ais com ercializados no m ercado Brasileiro:

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 3 de 17

2 .1 .1 Prensa port t il e m anual para a prensagem de t ij olos m acios convencionais, de solo- cim ent o. A produo reduzida e recom endada para obras de pequeno a m dio port e, com o consum o de, no m xim o, 800 peas por dia. O peso m dio dessas prensas de 40 kg., So fceis de t ransport ar por serem port t eis e desm ont veis. O espao ocupado para a ut ilizao do equipam ent o de aproxim adam ent e 3 m et ros quadrados. A produo varia de 60 a 100 peas por hora. 2 .1 .2 Prensa m anual para t ij olos de solo- cim ent o m acios com uns ou com encaixes universais, vazados com furos de 5 cm . de dim et ro, com 5 cm . de espessura, 10 cm . de largura e 20 cm . de com prim ent o. A m ist ura de solo e cim ent o, ainda m ida colocada no bocal da prensa e a alavanca acionada ut ilizando apenas a fora m anual. Est a prensa form ada por art iculaes com rolam ent os para que os t ij olos m oldados m ant enham a form a const ant e e o m olde preso por int erm dio de parafusos, o que perm it e a t roca de m odelos de t ij olos, com o por exem plo, os m eios t ij olos e as canalet as. So prensados dois t ij olos por operao. Seu peso de aproxim adam ent e 80 Kg. e para oper- la so necessrios t rs t rabalhadores, um abast ecendo a m quina, o segundo prensando e o t erceiro o encarregado do preparo da m ist ura de solo- cim ent o. A produo varia de 200 a 300 t ij olos por hora, dependendo das condies locais e da m o de obra.

2 .1 .3 Prensa m anual para elem ent os de encaixes universais, com 6,25 cm . de espessura, 12,5 cm . de largura e 25 cm . de com prim ent o, cont endo furos int ernos com 6,66 cm . Pode ser acoplada a form a para m eio t ij olo com 6,25cm . x 12,5 cm . x 12,5 cm .
ensaios TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 4 de 17

e form a para canalet as. Pesa aproxim adam ent e 150 kg. e operada por dois t rabalhadores e produz de 150 a 200 m dulos por hora. 2 .2 D e st or r a dor e s ou Tr it u r a dor e s Mquina dest inada a dest orroar e t rit urar o solo, form ando um a m ist ura m ais hom ognea, para que o t ij olo result ant e sej a de m elhor qualidade. Minim iza o consum o de cim ent o porque elim ina a necessidade de peneiram ent o do solo. Alguns m odelos podem t rit urar em m dia 6 m et ros cbicos de solo por dia e possuir m ot or elt rico de 2 HP. aconselhvel que a m ist ura sej a t rit urada pelo m enos duas vezes para ficar bem hom ogeneizada. 3 - Tipos de t ij olos No m ercado Brasileiro so encont rados diversos t am anhos e m odelos de t ij olos de solo- cim ent o. Est es so escolhidos de acordo com o proj et o, m o de obra, m at eriais e equipam ent o locais e out ras condicionant es especficas. A t abela 1 abaixo relaciona alguns t ipos:
Tipo Macio com um D im e n se s 5 x 10 x 20 cm . 5 x 10 x 21 cm . 5 x 10 x 21 cm . 5 x 11 x 23 cm . 5 x 10 x 10,5 cm . 5 x 11 x 11,5 cm . Ca r a ct e r st ica s Assent am ent o com consum o de argam assa sim ilar dos t ij olos m acios com uns. Assent am ent o com encaixes com baixo consum o de argam assa Elem ent o produzido para que no haj a quebras na form ao dos aparelhos com j unt as desencont radas

Macio com encaixes

t ij olo com encaixes

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 5 de 17

Tij olos com dois furos e encaixes

5 x 10 x 20 cm . 6,25 x 12,5 x 25 cm . 7,5 x 15 x 30 cm . 5 x 10 x 10 cm . 6,25 x 12,5 x 12,5 cm . 7,5 x 15 x 15 cm . 5 x 10 x 20 cm . 6,25 x 12,5 x 25 cm . 7,5 x 15 x 30 cm .

Assent am ent o a seco, com cola branca ou argam assa bem plst ica. Tubulaes passam pelos furos vert icais. Elem ent o produzido para acert ar os aparelhos, sem a necessidade de quebras.

t ij olo encaixe

com

furo

Canalet as vide fot o 1

Elem ent o em pregado para execuo de vergas, reforos est rut urais, cint as de am arrao e passagens de t ubulaes horizont ais.

Tabela 1 Tipos e dim enses de t ij olos de solo- cim ent o produzidos no Brasil

Ressalt a- se que t odos os t ipos de t ij olos acim a podem ser confeccionados para serem revest idos ou para serem ut ilizados vist a, para vedao ou est rut urais, para ist o bast a t rabalhar com dosagens diferent es e prensagem ou m oldagem m ais cuidadosas para que as faces ext ernas do elem ent o de alvenaria possuam t ext ura e resist ncias superiores. As alvenarias t am bm podem receber pint uras de diversas m at rias prim as para est arem m ais prot egidas cont ra as int em pries. Os t ij olos podem ser t ot alm ent e m acios, sim ilares aos t ij olos m acios com uns, ou com furos. Os furos nos t ij olos obj et ivam : Encaixar uns sobre os out ros, facilit ando assim o assent am ent o e dim inuindo o t em po de execuo e a quant idade de argam assa ou cola em pregadas; Dim inuir o peso das alvenarias, o que im plica diret am ent e em dim inuir o dim ensionam ent o das fundaes e out ras est rut uras e
ensaios TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 6 de 17

Aum ent ar o isolam ent o t erm o- acst ico, pois os furos com pem cm aras de ar no m ago das alvenarias.

Fot o 1 t ij olo de solo- cim ent o t ipo canalet a para a execuo de vergas e cint as de am arrao.

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 7 de 17

Fot o 2 det alhe dos furos com o encaixe salient e, que fica para cim a durant e o assent am ent o, do t ij olo de solo- cim ent o com 6,25 x 12,5 x 25 cm .

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 8 de 17

Fot o 3 cunhal de alvenaria de t ij olo de solo- cim ent o vist a, assent ados com cola de PVA.

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 9 de 17

4 Pr odu o dos t ij olos A produo dos t ij olos de solo- cim ent o varia de acordo com os obj et ivos de sua ut ilizao ( resist ncias, aparent es ou para serem revest idos, pesos, form at o, cor, t ext ura, com ponent es e out ros) e de acordo com o processo a ser ut ilizado ( processos m anuais, m ecnico ou hbrido) . Levando em considerao est es aspect os, podem - se relacionar as seguint es et apas, conform e fluxogram a ilust rado na figura 6: 4 .1 - Escolha do t ipo de solo que m elhor at enda s caract erst icas necessrias para at ender aos diversos pr- requisit os: 4 .1 .1 Exigidos pelo elem ent o de solo- cim ent o aps sua confeco: Resist ncias m ecnicas; Resist ncia abraso; I m perm eabilidade; Durabilidade; Exigncias est t icas. 4 .1 .2 Out ras propriedades: Proporcionar dosagem econm ica; Ser abundant e o suficient e para at ender a dem anda; Est ar prxim o do local de fabrico; No cont er gravet os, seixos e pedregulhos em excesso para no com prom et er o processo de fabricao.

4 .2

- Ret irada do solo na j azida, pode ser: 4 .2 .1 Manual ( ps, picaret as e enxadas) ;

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 10 de 17

4 .2 .2 Mot orizada ( ret roescavadeira, lm inas ou out ras m quinas de t erraplenagem ) . 4 .3 - Transport e do solo: o m at erial escavado deve ser levado at o local do preparo, e est e pode ser: 4 .3 .1 Manual ( carrinhos de m o, lat as, caam bas, et c.) ; 4 .3 .2 Mot orizada ( cam inhes basculant es) .
Escolha do solo Retirada do solo na jazida Transporte do solo Preparo dos componentes Dosagem Amassamento Moldagem Cura e estocagem Transporte do tijolo curado Execuo da Obra
Figura 1 Fluxogram a das et apas de fabricao e ut ilizao de t ij olos de solo- cim ent o

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 11 de 17

4 .4

Preparo do solo: 4 .4 .1 Ret irada dos gravet os, pedregulhos, seixos rolados e out ros m at eriais que possam dificult ar o am assam ent o e gerar possveis pat ologias no t ij olo e conseqent em ent e nas alvenarias; 4 .4 .2 Peneiram ent o deve ser feit o em peneiras com m alhas de 4 a 6 m ilm et ros para que os t orres sej am separados, para que depois de acum ulados sej am m olhados, dissolvidos e aps a secagem passaro por novo peneiram ent o; 4 .4 .3 Trit uram ent o perm it e um a produo m aior e com m ais qualidade que o peneiram ent o m anual. Dosagem : os com ponent es de um t ij olo de solo cim ent o so: 4 .5 .1 Solo devidam ent e preparado; 4 .5 .2 Aglom erant e ( cim ent o port land) ; 4 .5 .3 gua pot vel; 4 .5 .4 Adit ivos: nest a fase pode ser colocado algum t ipo de adit ivo ( com o por exem plo, corant es, cim ent os refrat rios, im perm eabilizant es, et c.) ; 4 .5 .5 Out ros com ponent es: podem ser colocados na m assa para m elhorar algum as de suas propriedades, desde que devidam ent e dosados aps ensaios ( com o por exem plo, agregados m idos, escrias ou fibras) .

4 .5

4 .6 Am assam ent o: o am assam ent o deve ser feit o at que a m assa est ej a t ot alm ent e hom ognea para que as propriedades dos t ij olos se m ant enham iguais em t odo o volum e. Est e pode ser: 4 .6 .1 Manual: revolvendo com ps os com ponent es em um t erreiro, que dever ser revest ido com um t ablado de
ensaios TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 12 de 17

m adeira ou em um cim ent ado. No deve ser feit o sobre a t erra para que as ferram ent as no ret irem o solo local, alt erando assim a dosagem ; 4 .6 .2 Mecnico: por m eio de t rit uradores ( no devem ser ut ilizadas as bet oneiras para o preparo do solo- cim ent o) ; 4 .6 .3 Deve- se preparar a quant idade de m ist ura para, no m xim o, um a hora de m oldagem com o obj et ivo de m ant er as propriedades desej adas, devido cura do cim ent o. 4 .7 Moldagem : durant e a m oldagem devem - se t om ar os seguint es cuidados: 4 .7 .1 Verificar os pr- requisit os da m quina com pact adora; 4 .7 .2 Lim par as form as de rest os de m oldagens ant eriores; 4 .7 .3 Ut ilizar desm oldant e se for desej ado; 4 .7 .4 Colocar a quant idade de m ist ura necessria, que ser reduzida em at 50% do volum e, dependendo das dim enses e form a do t ij olo; 4 .7 .5 Mant er a cm ara com pact adora sem pre lim pa para que rest os de m ist ura no danifiquem as m oldagens subseqent es; 4 .7 .6 Verificar se o local da cura est devidam ent e preparado para receber as unidades frescas. 4 .8 Cura e est ocagem : as recom endaes para que o t ij olo t enha boa qualidade so: 4 .8 .1 Os elem ent os devem ser em pilhados assim que ret irados da form a, para que no haj a danos oriundos de grandes m ovim ent aes com o t ij olo ainda m ido;

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 13 de 17

4 .8 .2 O local de arm azenam ent o deve est ar t ot alm ent e em nvel para que os elem ent os no deform em ; 4 .8 .3 As pilhas devem m ant er o nm ero de fiadas de acordo com o peso e form at o do t ij olo para que no haj a sobrecarga nas fiadas inferiores ( seguir sem pre recom endaes dos fabricant es de equipam ent os, pois est es j realizaram t est es de arm azenam ent o e cost um am indicar pilhas com at um m et ro de alt ura) . Est a sobrecarga pode deform ar o t ij olo, t ornando- o inut ilizvel; 4 .8 .4 No indicada a m obilidade dos t ij olos nos t rs prim eiros dias; 4 .8 .5 Nos t rs prim eiros dias de cura deve ser pulverizada gua sobre os t ij olos, de duas a quat ro vezes ao dia, dependendo da t em perat ura relat iva do ar e t em perat ura, m ant endo- os um edecidos; 4 .8 .6 No arm azenar em am bient es com vent o e ou sol at ingindo diret am ent e os t ij olos; 4 .8 .7 As pilhas podem ser cobert as com lonas plst icas ou im perm eveis durant e os t rs prim eiros dias, para m inim izar a perda de gua; 4 .8 .8 Aps set e dias o m at erial do t ij olo apresent a um a resist ncia aproxim ada ent re 60 e 65% da resist ncia de clculo e pode ser t ransport ado e at ut ilizado, m as com m ais cuidados; 4 .8 .9 A cada dia a m ais de cura, o t ij olo apresent a a resist ncia m aior, podendo ser t ransport ado com m ais segurana; 4 .8 .1 0 Aps 28 dias a cura est com plet a e o t ij olo apresent a aproxim adam ent e 95 % da resist ncia t ot al de clculo. Est e o prazo ideal para t ransport e e ut ilizao do t ij olo.

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 14 de 17

4 .9 Transport e do t ij olo curado: nest a fase, as seguint es precaues devem ser t om adas com o t ij olo de solo- cim ent o: 4 .9 .1 Deve ser em pilhado em nvel nos carrinhos de m o ou cam inhes; 4 .9 .2 No deve ser arrem essado para que no t rinque, quebre ou lasque, perdendo o form at o perfeit o para a m odulao do aparelho. Con clu se s No Brasil exist em vrios t ipos de prensas m anuais e out ras m quinas para a confeco de t ij olos de solo- cim ent o, o que facilit a sua ut ilizao, devido facilidade de preparao de m o de obra e pouco espao no cant eiro de obras. Est as podem ser escolhidas em funo das caract erst icas da obra: espaos disponveis, quant idade desej ada de produo diria, inst alaes do cant eiro e out ras especificidades. Os t ij olos podem ser: m acios ou furados; com ou sem canalet a; para vedao ou est rut urais; aparent es ou para serem revest idos e de t am anhos diferenciados. Est as variaes so fundam ent ais para m elhor at endim ent o das necessidades do proj et o arquit et nico. Durant e o processo de execuo devem - se at ender t odas as exigncias para que a qualidade desej ada sej a alcanada, pois quaisquer falhas durant e o fabrico, t ransport e, arm azenam ent o e ut ilizao pode colocar em risco s propriedades necessrias esperadas.

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 15 de 17

BI BLI OGRAFI A ASSOCI AO BRASI LEI RA DE CI MENTO PORTLAND ABCP. Fa br ica o de t ij olos de solo- cim e n t o com a u t iliza o de pr e n sa s m a n u a is: pr t ica r e com e n da da . Publicaes, ABCP, So Paulo, 1988.

FARRENBERG, Maria Lcia Alonso. M a n u a l pa r a a fa br ica o de t ij olos de solo- cim e n t o. So Paulo, CESP, sr ie Divulgao e I nform ao, 043, 1986.

Cat logo SAHARA: Tecnologia Mquinas e Equipam ent os Lt da. Brick 2001. O t ij olo e colgico e o sist e m a Con st r u t ivo M odu la r , Sahara, So Paulo, 2001, 38 p.

Cat logo SAHARA:

Tecnologia Mquinas e Equipam ent os Lt da. Br ick e Brikit o. O solo- cim e n t o n a

fa br ica o de t ij olo m odu la r . 2001. Sahara, So Paulo, s/ d, 30 p.

GRANDE, Fernando Mazzeo. Fa br ica o de t ij olos m odu la r e s de solo- cim e n t o por pr e n sa ge m m a n u a l com e se m a a di o de slica a t iva . Dissert ao de Mest rado em Arquit et ura. EESC Escola de Engenhar ia de So Carlos, So Carlos, 2003.

I NSTI TUTO DE PESQUI SAS TECNOLGI CAS DO ESTADO DE SO PAULO I PT. Ut iliza o de blocos de solo- cim e n t o n a con st r u o de h a bit a e s. So Paulo, I PT, Relat r io 14.120 I PT, 1980.

PI SANI , Mar ia August a Just i. Visit a t cnica e levant am ent o fot ogrfico na Sahara: Tecnologia, Mquinas e Equipam ent os, So Paulo, 2002.

PI SANI , Maria August a Just i Pisani. Ex e cu o do t ij olo de solo- cim e n t o. I n: Br una, Gilda Collet . Relat rio de Pesquisa: Pr om o o do D e se n volvim e n t o Su st e n t ve l do se m i- r ido da Ba h ia . Univer sidade Presbit eriana Mackenzie. MackPesquisa, So Paulo, 2004. Sit es: ht t p: / / www .perm aq.com .br/ prensam anual_copy.ht m - acesso em 04.09.2005 ht t p: / / www .sahara.com .br/ pcat alogo.ht m - acesso em 04.09.2005

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 16 de 17

a Maria August a Just i Pisani - Arquit et a e Ur banist a ( 1979) . Especialist a em Tcnicas Const r ut ivas ( 1981) e Obras de Rest auro ( 1982) pela FAUUSP Faculdade de Arquit et ura e Urbanism o da Univer sidade de So Paulo. Mest r e ( 1991) e Dout ora ( 1998) em Engenharia Urbana pela EPUSP Escola Polit cnica da USP. Coordenadora da Cent ral de Orient ao Pesquisa do Cent ro Universit rio Belas Ar t es de So Paulo. Professora da Faculdade de Arquit et ura e Urbanism o da Univer sidade Presbit er iana Mackenzie. Lder do grupo de pesquisa Arquit et ura e Const r uo regist rado no CNPq. august a@m ackenzie.com .br

ensaios -

TIJOLOS DE SOLO CIMENTO por Maria Augusta Justi Pisani - Pgina 17 de 17

Вам также может понравиться