Вы находитесь на странице: 1из 7

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

RESENHA: COMUNISTAS CONTRA STALIN: MASACRE DE UNA GERACIN. BROU, PIERRE (Mlaga-Espaa: Sepha, 2008)

Frederico Jorge Ferreira Costa1

Pierre Brou (1926-2005), historiador mundialmente conhecido, nasceu em Privas no sul da Frana. Jovem entrou na resistncia contra a ocupao nazista e aderiu ao Partido Comunista. Porm, divergiu do partido ao tentar organizar propaganda internacionalista entre os soldados alemes, sendo expulso por trotskismo. No final da II Guerra mundial integrou-se ao movimento trotskista francs, tornando-se membro ativo durante vrias dcadas. Simultaneamente, consolidou uma carreira acadmica como professor do Instituto de Estudos Polticos de Grenoble, como historiador destacado das revolues do sculo XX. Suas obras mais conhecidas foram traduzidas para vrios idiomas: Revoluo e Guerra Civil na Espanha, (em coautoria com mile Trmime), O Partido Bolchevique, Revoluo na Alemanha (19171923), Histria da Internacional Comunista, Os processos de Moscou, as biografias de Trotsky e Rakovsky, Stalin e a revoluo: o caso espanhol e A revoluo e a guerra da Espanha. Dedicou-se intensamente criao e organizao do Instituto Leon Trotsky e publicao dos Cahiers Leon Trotsky, que publicaram inmeros trabalhos sobre o movimento trotskista em diversos lugares do mundo. Brou foi o primeiro historiador autorizado a entrar nos arquivos fechados de Trotsky em Havard, quando de sua abertura em 1980 antes Isaac Deutscher (1907-1967) os tinha consultado com autorizao especial. A partir de 1989 dedicou-se direo da revista Le marxisme aujourd'hui. Com o colapso da Unio Sovitica, Pierre Brou foi busca dos arquivos recmabertos, incluindo os da polcia secreta stalinista. Ele tambm se reuniu com membros das famlias de velhos bolcheviques assassinados, e alguns dos poucos e ltimos que no foram exterminados. Alm disso, colaborou com a
1

Doutor em Educao. Professor da Faculdade de Educao de Itapipoca da Universidade Estadual do Cear FACEDI/UECE. Professor Colaborador da Linha de Pesquisa Marxismo, Educao e Luta de Classes do Programa de Ps-Graduao em Educao Brasileira da Universidade Federal do Cear UFC. Pesquisador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operrio IMO/UECE. E-mail: frederico1917@yahoo.com.br

188

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

organizao russa Memorial, dedicada a defender a memria das vtimas de Stalin. O livro Comunistas contra Stalin: masacre de una geracion, produto das pesquisas de Brou nos arquivos abertos da ex-URSS. O resultado a revelao de uma histria zelosamente ocultada durante mais de meio sculo. Nos anos vinte numerosos militantes comunistas se uniram Oposio de Esquerda e a outras correntes anti-stalinistas na URSS. Foram chamados de oposicionistas ou trotskistas. Milhares deles seriam fuzilados em 1937 e 1938 nas prises ou nos campos de Vorkuta e Kolyma. O seu extermnio foi o captulo final de uma luta que duraria algo mais que quinze anos. Comeando com a expulso de militantes do Partido Comunista, seguindo com o exlio, as deportaes, ao suicdio, as prises, os isolamentos e os campos de trabalho. Assim, os defensores da democracia proletria tornaram-se as vtimas prioritrias da contrarrevoluo burocrtica. De maneira objetiva e fundamentada, Brou relata a histria da luta, da perseguio e do assassinato de milhares de revolucionrios.

Demonstrando no s que Stalin consolidou seu poder mediante o massacre de uma gerao de militantes comunistas, que rebelou-se contra sua tirania, mas que existia uma alternativa ao domnio da burocracia. Noutras palavras, que a revoluo russa e o bolchevismo no estavam predestinados a desaguar no socialismo real e suas mazelas. A batalha no estava decidida de antemo. Mais do que um resgate de um processo histrico, que trouxe consequncias trgicas para o movimento comunista internacional at os dias atuais. Brou vai alm do simples relato dos fatos ocorridos, o que j seria um grande feito. Ele nos fala de indivduos concretos, mulheres e homens, revolucionrios acima de tudo, que lutaram at o fim pela emancipao social. O autor, assim, revela suas intenes:
h anos que quero falar de milhares de mulheres e homens, de velhos e crianas, que morreram metralhados a dezenas. Quero mostr-los vivos, pensando, amando, sofrendo. Dizer quem eram antes, durante e depois de seu calvrio. Faz-los reviver, na medida do possvel (p. 24).

189

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

Nessa perspectiva, entramos em contato com militantes de diversas geraes, nacionalidades e trajetrias individuais. Adolf Abramovich Joffe, um dos criadores da organizao interbairros que se integrou ao Partido Bolchevique em 1917; Christian Georgievich Rakovsky, antigo chefe do governo vermelho da Ucrnia durante a guerra civil e primeiro chefe da administrao poltica do exrcito vermelho; Vladimir A. Antonov Ovseenko, jovem oficial que se amotinou em 1905 com seus soldados e substituiu Rakovsky como chefe dos comissrios polticos do exrcito vermelho; o doutor Ivn Zalkind comissrio do povo adjunto aos Assuntos Exteriores; Igor Poznansky, jovem estudante de matemtica, que em 1917 apresentou-se voluntariamente para ser guarda-costas de Trotsky; Varsenika Djavadovna Kasparova, uma das formadoras de mulheres comissrias polticas; Olga Afanasievna Varentsovna, que trabalhava no escritrio do comissrio do povo; Ivn Nikitich Smirnov, apelidado o Lnin da Sibria; Karl Ivanovich Grstein, que dirigiu a Escola do Ar; Larissa Reisner, comissria poltica que participou da Batalha de Kanzan contra os brancos e escreveu uma brilhante reportagem sobre ela; Yakov G. Blumkin, que aps tentar matar o embaixador alemo e ser condenado morte, foi convencido por Trostky do bolchevismo em sua cela e tornou-se posteriormente membro do servio de informao do exrcito vermelho; Sergei Vitalivich Mrachkovsky, nascido na priso de pais prisioneiros polticos; o gigante Nikolai Ivanovich Muralov, que comandou em 1919 a guarnio de Moscou. A gerao de 1923-1925 constituda por um grupo de jovens do Instituto de Professores Vermelhos, a elite do ensino superior do pas: Grigori Yakovin, Man Nevelson, Eleazar Solntsev, Galina Byk. Tambm h ao redor de Rakovsky um grupo de jovens ucranianos: Lipa A. Volfson, G. M. Vulfovich, o dirigente operrio Vasili Golubenko, a economista Tania Semenovna Miagkova. H georgianos como David (Datiko) Efremovich Lordkipanidze, heri da lutas pela organizao operria e contra a polcia do Czar, Budu Mdvani, militante operrio, Vaso Donadze, que presidiu o soviete de Tflis no princpio da revoluo. Essa uma mostra mnima e aleatria dos milhares que ousaram enfrentar o processo de burocratizao representado pela ascenso de Stalin. Nas pginas de Comunistas contra Stalin: masacre de una geracin, 190

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

exposto a luta desigual entre as foras da revoluo e os mecanismos da contrarrevoluo que se apoderaram do Estado operrio, do Partido e dos sindicatos. Vislumbramos a ao dos que resistiram destruio dos ideais da Revoluo de Outubro. Acompanhamos suas contradies, seus avanos, suas iluses, seus retrocessos, suas vitrias parciais e seu destino final, que enfrentaram como revolucionrios. Como frisa Brou:
Seus inimigos lhes batizaram de trotskistas, mas eles se chamavam de bolcheviques-leninistas, sentindo-se e querendo ser os verdadeiros continuadores do Partido Bolchevique de Lnin e de Trotsky. Eram sua gerao de Outubro, enquadrada e as vezes freada pelos velhos de um partido sangrado, fatigado, desgastado e muitas vezes desmoralizado. A um jovem cabo que haviam mandado disparar sobre dezenas de prisioneiros, lhe impressionou que morreram cantando e disse que eram uns fanticos. Erro grosseiro, mas til para os chefes dos verdugos. Em realidade tratavam-se de militantes convencidos. Tinham uma moral, mas tambm uma moral rigorosa que lhes granjeou o respeito de seus companheiros de calvrio. Como outros grupos perseguidos por suas convices, como os protestantes em tempos de Rei Sol, no cessaram em sua luta, apesar de terrveis sofrimentos, por uma maior tolerncia, pela democracia e a livre discusso. Assim, os trotskistas, que no haviam encontrado palavras suficientemente duras para condenar a capitulao de Zinoviev e de Kamenev, levantaram-se em sinal de respeito e dor ao conhecer sua execuo quando foi anunciada em Vorkuta. (p. 31)

Pela pesquisa realizada possvel compreender porque a luta no estava perdida antecipadamente. Um fato demonstra tal perspectiva. Num momento de tenso do aparato burocrtico quando o bloco de centro-direita (Stalin-Bukharin), como se dizia ento, entrou em crise pela excluso de Trotsky e Zinoviev do Comit Central do Partido Stalin, escrevendo a Molotov expressa a lgica da luta em curso:
Entre duas coisas, uma. Ou bem restabelecemos aos chefes da oposio os direitos como membros do Partido Bolchevique e criamos um partido de coalizo, ou bem lhe vencemos imediatamente e conservamos o monolitismo do partido. Ou bem para trs, ou bem para diante. (p. 272)

O importante desse fato que no h uma linha de continuidade entre Lnin e Stalin, mas sim uma ruptura colossal. Por isso, afirma o autor, comentado a citada mensagem:

191

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

esta a chave que a maior parte dos historiadores no querem ver, porque desmente o que eles creem ou pelo menos afirmam: a continuidade entre Lnin e Stalin, entre bolchevismo e stalinismo, a equivalncia entre Trotsky e Stalin. Para trs: o partido de Lnin, com suas tendncias e fraes, suas discusses abertas e pblicas em definitivo, a democracia do partido e dos sovietes. Para diante: o partido stalinista monoltico, mantido no terror pela GPU. (p. 272)

Stalin do ponto de vista da contrarrevoluo burocrtica tinha razo. No poderia existir acordo entre as duas perspectivas. Por isso, os mtodos para derrotar foram to escusos e a represso to brutal. Os oposicionistas, anos antes, em 1923, tinham tido a maioria da conferncia do partido de Moscou, mas foram derrotados pela fraude:
Em Moscou, a Oposio conseguiu a maioria em 40 clulas (6.954 membros) contra 32 (2790), a maioria das clulas do Exrcito Vermelho, 30% das clulas operrias, a maioria em 22.000, e... trs delegados no total. Vtima de um assalto, foi caluniada na conferncia, na qual os delegados eram funcionrios mal eleitos, arrogantes e grosseiros, condenando-a por desvio menchevique (p. 48).

Velhos quadros do partido do partido simpatizavam com a Oposio de Esquerda mais tarde Stalin viria a dissolver a Associao dos Velhos Bolcheviques. Os jovens a ouviam e no poucos a apoiavam. Operrios percebiam que ela expressava suas necessidades. Em Moscou, na Gergia e na Ucrnia os oposicionistas tinham bases slidas. At em Leningrado, rea de influncia de Zinoviev, a oposio de esquerda, os bolchevique-leninistas estavam presentes. Com o surgimento da Oposio Unificada de 1927 oposio de esquerda, zinovievistas, decistas (grupo centralismo-democrtico) e outros setores defensores da democracia socialista -, ficou evidente a disjuntiva indicada por Stalin. A polcia passou a ser utilizada nas discusses polticas. Transferncias e expulses arbitrrias de militantes, intervenes em clulas e exlio forado passaram a ser comuns. Eis a lgica das foras da contrarrevoluo, expressa na tese de Stalin entre duas coisas, uma, da mentira, da intimidao, da fraude, da excluso s prises, torturas, deportaes, represso brutal e, finalmente ao massacre dos revolucionrios. Mesmo assim, muitos no se intimidaram, como o exemplo singular do jovem operrio Boris Vajnshtok:

192

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

que ficou isolado depois da priso de dezenas de seus camaradas em 1927. Esperou o Congresso do ano seguinte e tomou a palavra para exigir sua liberao. No duvidava de que esse era seu dever. Encontrou-se com alguns quando foram fuzilados, dez anos mais tarde, em Kolyma (p. 373).

De acordo com a lista oficial, os membros da Oposio de Esquerda, isto , pessoas acusadas de trotskismo pela polcia e pelo aparato do partido, e por isso detidas ou excludas, apresentavam a seguinte composio social e profissional:
44% dos excludos por pertencer Oposio eram operrios de fbrica, e 25% antigos operrios colocados em postos de responsabilidade [o nmeros destes ltimos aumentariam muito se fosse possvel conhecer a profisso anterior dos comissrios polticos do Exrcito Vermelho e dos estudantes da Rabfaki]. Em que concerne idade, as pessoas da Oposio so jovens e inclusive muito jovens; 85% tem menos de 35 anos []. Em Kharkov dos 259 membros excludos de 1927, entre os quais haviam 196 operrios, 70% tem menos de 30 anos, 38% menso de 25 anos (p. 369).

Isso significa que:


Estamos diante de um movimento da juventude operria. Os jovens que combatem nas fileiras da Oposio so os que eram adolescentes, inclusive crianas, na poca da revoluo, e cuja mar ainda os impulsionava: a parte mais dinmica da sociedade, seu futuro;o resultado profundo, a pegada mais duradoura da revoluo (p. 369).

E que teve tambm forte presena feminina:


Outro elemento o papel das mulheres. Em nenhum outro pas do mundo podemos encontrar nessa poca mulheres jogando um papel como o jogam na URSS as da Oposio. No s uma onda feminina a que reforar des 1928 o centro de B. M. Eltsin, seno tambm as encontramos nos grupos clandestinos, nas impressoras, como operrias. So mulheres como Mussia, depois Nadejna Ioffe, as que conseguem ganhar o respeito de temveis bandidos, dos demais detidos e, frequentemente, o de verdugos e torturadores. Talvez no devemos recordar que a participao das mulheres , e sempre foi, o signo infalvel da profundidade de uma revoluo, da ancoragem de uma revoluo? (p. 369).

No entanto, a Oposio de Esquerda provou sua superioridade de maneira ainda mais marcante nos campos de prisioneiros. Pois, mesmo nas piores condies, as relaes entre os revolucionrios oposicionistas no 193

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

deixaram de espelhar elementos de uma sociabilidade emancipada:


a tolerncia no parou de crescer entre as vtimas lhes abriu aos debates polticos e aos grandes horizontes. Desse modo puderam, no Gulag, homenagear todas as vtimas do inumano sistema estalinista (p. 373).

Alm disso,
Havia ali no s um progresso, mas tambm uma conquista. A superioridade moral dos opositsioneri deve conhecer e reconhecer-se para poder um dia alcanar seus frutos. por isso que os inimigos do gnero humano se encarniam em desfigurar as revolues e os revolucionrios, com a esperana de lanar o resto da humanidade ao culto do bezerro de ouro.

Por isso, nas palavras do historiador francs, um livro como Comunistas contra Stalin, masacre de una generacin to necessrio:
Esta a razo de ser deste livro. Deveria ser uma arma contra o horror do passado e contra tudo o que se parece com ele hoje; uma lio de valor e de dignidade, jamais intil; um balano de uma experincia coletiva sem a qual estaramos condenados a repetir indefinidamente os mesmos erros e a sofrer as mesmas derrotas. E que depois de hav-lo lido, cada leitor, venha de onde vier, se alinhe no campo dos oprimidos e dos combatentes de Vorkuta e de Magadan (p. 373-374).

Da que a palavra final seja dada, por direito, a Tatiana, filha de um oposicionista, Ivar Smilga fuzilado por Stalin:
A memria se conservou. Os homens, os livros foram conservados, inclusive o ambiente mesmo que eles criaram em Outubro com seus estandartes. A verdade nunca abandona a vida. Pertence ao futuro (p. 374).

194

Вам также может понравиться