Вы находитесь на странице: 1из 23

Que Tanca?

@hai_kais

Etimologia
Tanca significa: Tan (curto) + Ka: (poema) O termo foi criado no sculo XX pelo poeta Masaoka Shiki para definir um estilo de poesia que, anteriormente, era chamado waka (poema japons, literalmente), ou simplesmente uta (cano, poema).

Caractersticas formais

O tanca um poema com 31 slabas mtricas*. Estas 31 slabas so distribudas em 5 versos.

*No Ocidente, este padro de slabas mtricas no to rigoroso, pois trata-se de uma adaptao das unidades de som (onji) japonesas, que pouco tem a ver com o nosso sistema mtrico.

Exemplo

Shirogane mo - 5 Kogane mo tama mo - 7 Nanisen ni - 5 Masareru takara - 7 Koni shikame yamo - 7

O que so pra mim Prata, ouro ou joias? Como eles poderiam Se igualar ao maior tesouro, Que ter um filho?

Tanca escrito por Yamanoue no Okura (660-733)

Sobre o tanca
O tanca uma forma potica praticada h mais de 1400 anos. Antes de ser um poema escrito, o tanca era um poema cantado, s vezes acompanhado por msica, para celebrar as vitrias nas batalhas, por motivos religiosos ou para exaltar o amor. Hoje, o tanca aborda qualquer assunto. Assim como o haicai um poema objetivo, o tanca subjetivo. Assim como o haicai ligado natureza, o tanca ligado aos sentimentos humanos.

Alguns boatos sobre o tanca


De acordo com alguns autores, a principal utilidade do tanca era transmitir mensagens secretas entre amantes. Os poemas faziam uma sntese do que as noitadas de sexo haviam representado para o autor, servindo como uma nota de agradecimento amante. O tanca era enviado num leque ou amarrado em uma flor atravs de mensageiros. Quem recebia, mandava outro em resposta. O poema deveria ser sutil em suas referncias, pois caso o intermedirio se atrevesse a ler o tanca, no entenderia o ocorrido.

Man'ysh
O livro Man'ysh a mais antiga antologia potica de waka. Seus 20 volumes possuem mais de 4500 poemas: mais de 4.200 deles so tancas. O livro foi compilado por volta de 759 d.C., provavelmente por tomo no Yakamochi. Estavam ali reunidos poemas tanto de imperadores quanto de pescadores.

Exemplo de Tanca no Man'ysh


Traduo:

Minahito Neyotonokanewa Utsunaredo Kimioshiomoeba Inekatenukamo

Convidam ao repouso a todos sem exceo, sinos que ressoam mas esvai-se o sono em mim, de tanto pensar em ti...

Poema de Kasano Iratsume, volume 4, n 607

Kokinsh
Organizada durante a Era Heian (794-1185), Kokin Wakash foi a primeira antologia de tancas. O livro dividido em 20 partes temticas, como as estaes do ano, viagens, amor, lamentos, entre outros. O livro foi compilado pelo imperador Daigo. O estilo dos poemas inseridos no Kokinsh influenciou a forma potica japonesa at o sculo XIX.

Exemplo de Tanca no Kokinsh


Traduo:

utsusemi no yo ni mo nitaru ka hanazakura saku no mishi ma ni katsu chirinikeri

Elas no so como este mundo efmero? Flores de cerejeira: Mal chegam a florescer E j esto caindo.

Poema de autor annimo.

Voc sabia que o hino do Japo um tanca?


Traduo:

Kimiga yo wa chiyoni tachiyoni sazareishino iwa o to narite koke no musumade

Possa seu reinado Continuar por oito mil geraes, At que seixos Cresam nos penhascos Cobertos de musgo verde-claro.

O hino tem origem num tanca de escritor annimo, inserido na antologia Kokin Wakashu.

Tanca imperial
Todo comeo de ano, tradio no Japo a famlia imperial apresentar seus tancas. Na celebrao, denominada Shin-nen-uta gyotai, o povo tambm pode participar enviando seus tancas sobre determinado tema, definido anteriormente pelo imperador.

Tanca Imperial
Traduo:

Ikimono no Orinashite ikuru Sama mitsutsu Kokyo ni sumite Jugonen henu

Observando as criaturas Como suas vidas esto ligadas E entrelaadas Por quinze anos vivemos Aqui no Palcio Imperial.

Poema composto em 2008, por Sua Majestade, o Imperador.

O tanca no Brasil
O tanca chegou ao Brasil atravs dos imigrantes japoneses*, que vieram no incio do sculo XX. Ryu Mizuno foi um dos principais responsveis por tornar possvel a imigrao japonesa para o Brasil. Ele tambm era participante de vrios grupos japoneses de tanca e no deixou de lado o gnero ao chegar no Brasil. Outro nome importante da histria da imigrao japonesa Teijiko Suzuki. Ele tambm publicava tancas sob o pseudnimo Nanju.
* Pode parecer bvio num primeiro olhar, mas no . O haicai, por exemplo, no chegou ao Brasil atravs dos japoneses, mas sim atravs dos europeus.

Ryu Mizuno (1859 1951), ao centro da foto, foi um empreendedor e poltico japons.

O tanca no Brasil
Quem merece maior destaque como divulgador do tanca nestas terras tupiniquins o poeta Kikuji Iwanami. Iwanami chegou ao Brasil em 1925 e se estabeleceu na colnia Aliana, onde pouco tempo depois reuniu outras pessoas interessadas no tanca. Em 1937, fundou a primeira revista de tanca do Brasil, a Yashiju, que tinha circulao nacional.

Tancas de Kikuji Iwanami


Com quatro filhos, uns tankas imperfeitos No mais que isso... Ser dessa maneira que eu vou envelhecer? Ao me barbear o espelho reflete este meu rosto, de olhos abatidos, bochechas concavadas.

Ao entardecer que saudade eu sinto... O raio de sol, mesmo por pouco tempo, na janela da priso.

Sem rir ou cantar... Vendo a repetio de dias assim, tenho presenciado o passar de tantos anos.

A mtrica, por Iwanami


Iwanami no se prendia ao rigor mtrico do tanca tradicional. De acordo com ele, a obrigatoriedade das 31 slabas mtricas era uma questo de prncipio, apenas. " Os antigos costumavam dizer da necessidade de se afastar cerca de um metro para no se pisar na sombra do mestre, mas isso impede o progresso...

necessrio ultrapassar o mestre!


Kikuji Iwanami

O tanca no Brasil
Outra poeta que ajudou a dar maior destaque ao tanca no Brasil foi Helena Kolody. Ela publicou em dezembro de 1992 quatro tancas inditos no jornal literrio Nicolau. Seus tancas, diferentemente das tradicionais, possuem ttulos e rimas.

Alguns tancas de Helena Kolody


caixinha de msica Firu-liru-lim... Melodiosa filigrana que uma bailarina tece em gestos delicados de porcelana e marfim. pequenos motivos Sbitos silncios, palavras inesperadas, geram decises. Um encontro ocasional altera todo um destino. aquarela Sol de primavera. Cu azul, jardim em flor. Riso de crianas. Na pauta de fios eltricos, uma escala de andorinhas. pirilampejo O sapo engoliu a estrelinha que piscava no escuro do brejo. Ficou mais sombria a noite sem o seu pirilampejo.

Um tanca de minha autoria

Silenciosamente caminho por ruas escuras pensando em voc meu caminho se ilumina e ganho novo vigor

Algumas Referncias

Waka Poems by Their Majesties - http://www.kunaicho.go.jp/e-culture/odai.html Tanka Online - http://www.tankaonline.com/ Caqui A Tanca - www.kakinet.com/caqui/tanca.shtml Sobre Helena Kolody - http://www.kakinet.com/caqui/kolody.php Fundao Japo Tanka - http://www.fjsp.org.br/guia/cap09_j.htm Traditional Japanese Literature: An Anthology - Por Haruo Shirane Os Tankas de Kikuji Iwanami - Esmeralda Garcia http://www.sumauma.net/artigos/artigo-esmeralda.html

BLOG HAI KAIS

http://hai-kais.blogspot.com http://twitter.com/hai_kais

Вам также может понравиться