Вы находитесь на странице: 1из 4

Importncia da Atividade Fsica: Em um mundo moderno e com hbitos urbanos, estamos sempre atrasados e correndo atrs de algum objetivo.

Sabemos que difcil nos livrar dos sapatos, palets e gravatas. Mas preciso encontrar um momento para esquecer os problemas dirios, cuidar mais da sade e ter uma outra forma de satisfao. Neste ponto, a prtica de atividade fsica muito importante pois, alm de contribuir para a sade do corpo, traz um melhor equilbrio para a mente. No mais novidade que a prtica de atividade fsica leva a uma diminuio do tecido adiposo e dos nveis do mau colesterol (LDL), melhora o condicionamento cardiovascular e previne o aparecimento de doenas crnicas como o diabetes e a hipertenso arterial sistmica. Devemos tambm lembrar que as atividades fsicas no devem ser exclusividade dos jovens. So tambm de grande importncia para o idoso, pois o esporte incrementa a massa ssea e aumenta a massa muscular, melhorando a agilidade que vem sendo perdida e prevenindo acidentes. nesse ambiente que a corrida se torna uma tima modalidade esportiva. No oferece dificuldades de ser iniciada, j que pode ser praticada em qualquer lugar pblico como praias, parques e ruas, bastando apenas um tnis apropriado para evitar leses nas articulaes. Vale lembrar, que o incio de qualquer atividade fsica deve ser precedida de um check-up mdico e de uma avaliao fisioterpica com um profissional de educao fsica. Com isso saberemos os nossos limites e a melhor forma de executar o exerccio. E por ser um esporte muitas vezes no assistido diariamente por um profissional, preciso ficar atento aos sinais do corpo e respeitar suas limitaes. Uma reavaliao peridica com profissionais qualificados tambm indicada para prevenir leses e estabelecer novas metas para o desempenho correto da atividade. Mas o ideal participar de uma equipe de corrida com bons profissionais que podem acompanhar no s a evoluo do seu desempenho na corrida como tambm da sua sade. preciso ter iniciativa! Sair da inrcia a parte mais difcil da atividade fsica. Mas com o passar do tempo, ela se torna uma prtica prazerosa, com grande sensao de bem estar, energia extra e resultados visveis no dia a dia.

Seus benefcios: 1- Diminui 50% o risco de ataque cardaco 2- Aumenta o HDL- o bom colesterol e diminui o triglicrides 3- Diminui a presso arterial Este efeito encontramos em pacientes hipertensos, que comeam a fazer atividade fsica. 4- Previne o cncer 5- Agua a capacidade mental 6- Diminui a ansiedade 7- Estimula a respirao profunda, abdominal Melhora a oxigenao de todas as clulas do corpo. 8- Proporciona um sono reparador 9- Melhora a digesto e o funcionamento dos intestinos 10- Fortalece os msculos, ossos e ligamentos 11-Previne a Osteoporose 12- Diminui o risco de desenvolver diabetes em adultos 13- Melhora a memria 14- D elegncia forma fsica Combate a flacidez, celulite e auxilia a drenagem linftica. 15- Aumenta a auto-estima Reflete uma melhora da postura e amor-prprio. 16- Elimina o excesso de gordura Um bilho de pessoas esto com excesso de peso, no mundo. Vinte milhes de crianas, tambm. 17- Aumenta o Metabolismo O exerccio matutino aumenta o metabolismo do corpo, queimando assim mais gordura 18- Produz energia e disposio A atividade fsica proporciona mais clareza mental, mais disposio para outras atividades. 19- Melhora o Humor Devido a maior produo de endorfinas, quem faz exerccio fica mais feliz 20- Aumenta a resistncia 21-Combate a Depresso 22- Retarda o envelhecimento 23- Melhora a qualidade de vida

Com relao sade, o que a falta dessa prtica poder acarretar: A falta de atividade fsica uma importante causa subjacente de morte, doena, e incapacidade. Dados preliminares de um estudo da OMS (Organizao Mundial de Sade) a respeito de fatores de risco sugerem que a inatividade, ou estilo de vida sedentrio, um das 10 principais causas mundiais de morte e incapacidade. Mais de dois milhes de mortes por ano so atribuveis inatividade fsica. Mundialmente as estatsticas mostram que entre 60% e 85% de adultos simplesmente no so ativos o bastante para beneficiar a prpria sade. Estilos de vida sedentrios aumentam todas as causas de mortalidade, dobram o risco de doenas cardiovasculares, diabetes, e obesidade, e substancialmente aumentam os riscos de cncer de clon, presso alta, osteoporose, depresso e ansiedade. Nas cidades rapidamente crescentes do mundo em desenvolvimento, aglomerando, pobreza, crime, trfego, m qualidade do ar,falta de parques, calades, de instalaes esportivas e recreativas e de outras reas seguras tornam a atividade fsica uma escolha difcil. Por exemplo, em So Paulo, no Brasil, 70% da populao inativa. At mesmo nas reas rurais dos pases em desenvolvimento os passatempos sedentrios, como assistir televiso, so cada vez mais populares. Alm de outras mudanas no estilo de vida, as conseqncias so o aumento dos nveis de obesidade, diabetes, e doenas cardiovasculares. Pases de mdia e baixa renda sofrem o maior impacto destas e outras doenas de comunicao no-obrigatria - 77% do nmero total de mortes causadas por doenas de comunicao no-obrigatria acontecem em pases em desenvolvimento. Estas doenas esto aumentando. Elas tero um grave efeito crescente em sistemas de cuidados de sade, recursos, e economias nos diversos pases do mundo. Muitos pases que j esto lutando para administrar o impacto de doenas infecciosas e outros desafios causados em decorrncia do desenvolvimento sero forados a gastar os seus j escassos recursos para lidar com doenas de comunicao no-obrigatria.

As recomendaes importantes para prtica de atividade fsica: 20 anos: Depois da adolescncia, muito comum o homem estar com excesso de peso, devido aos maus hbitos alimentares adquiridos at ento. Nesta fase, quase no existem restries, apenas bom ter ateno postura. Atividades indicadas: Sem restrio. Atividades que tenham sempre um estmulo como as desportivas e coletivas e de competio (vlei, futebol, basquete) e as de academia de uma maneira geral so boas opes. importante que nesta fase o homem tenha sempre bons estmulos para que no desista. Faa algo que lhe d prazer e de uma maneira que esteja bem distribuda aos seus horrios, para no sobrecarregar a rotina e te levar a parar. 40 anos: Com 40 anos, h mais necessidade de que o treino seja prescrito de uma forma mais complexa, pois o homem comea a apresentar alguma restrio. Por isso, o treinador deve ser mais especfico na prescrio das atividades. importante que faa um teste ergoespiromtrico numa clnica especializada, para averiguar suas atuais condies cardiolgicas e a forma e intensidade que o treinamento aerbio ser prescrito. Sugesto de programa: Alongamento: 2 vezes por semana; Musculao: 2 vezes por semana;Treinamento aerbio (com prescrio de intensidade): 3 vezes por semana. 50 anos ou mais: Passando dos 50, a prescrio e o acompanhamento personalizado so essenciais, pois as patologias limitantes so visveis e presentes. Faa uma bateria de exames, alm do ergoespiromtrico, claro. Nesta fase, a atividade fsica quase uma obrigao, orienta o professor. O homem tambm apresenta uma diminuio da massa ssea nessa fase. Sugesto de programa: Alongamento: 2 vezes por semana; Musculao ou atividades de ginstica com peso ou aparelhos: 2 vezes por semana; Atividades aerbias: 2 a 4 vezes por semana.

Вам также может понравиться