Вы находитесь на странице: 1из 2

Jornal Interno da Sade

Engenharia/IETEG/IETR/CMDS/SMS

(O Jornal Interno da Sade um documento interno do SMS da Engenharia/IETR/IETEG/CMDS, desenvolvido com o objetivo de levar aos colegas de trabalho informaes teis sobre o tema da Sade. As informaes aqui contidas no se destinam a prescrever medicamentos e nem induzir os colegas a automedicao. Quem deve avaliar o estado clnico e medicar o Mdico Especialista. Portanto, ao sentirem que as coisas no esto bem procurem logo um Mdico. Somente ele poder avaliar seu estado clnico e prescrever o medicamento ou o exame necessrio)

AIDS
Sinnimos: SIDA, Sndrome da Imunodeficincia Adquirida. O que ?
Doena infecciosa causada pelo vrus da imunodeficincia humana, que leva a uma perda da imunidade progressiva resultando em infeces graves, tumores malignos e manifestaes causadas pelo prprio vrus.

Como se adquire?
A contaminao acontece atravs: de do de da da da relaes sexuais, uso de droga injetvel onde se dividem seringas com sangue contaminado, transfuses de sangue, durante a gravidez ou pelo leite materno, doao de rgos ou smen infectado, inseminao artificial e exposio a material contaminado entre trabalhadores da rea de sade.

O perodo de incubao varia de semanas a meses. Em geral em at um ano j surgem alguns sintomas da doena.

O que se sente?
A evoluo da doena pode ser dividida em trs fases:

Infeco aguda:
surge algumas semanas aps a contaminao, com febre, calafrios, dor de cabea, dor de garganta, dores musculares pelo corpo, nguas e manchas na pele que desaparecem aps alguns dias;

Infeco assintomtica:
tem durao varivel, de meses a anos;

Doena sintomtica:
manifestao mais grave da doena, onde a pessoa vai perdendo sua imunidade e vo surgindo doenas oportunistas, tumores raros e formas graves de doenas tropicais no Brasil.

Como se faz o diagnstico?


So feitos exames de sangue especficos para a deteco do vrus ou de seus anticorpos. O aparecimento de anticorpos detectveis por exames de sangue ocorre num perodo de seis a 12 semanas da infeco inicial.

Como se trata?
Nos ltimos anos foram obtidos grandes avanos no conhecimento da infeco pelo HIV: vrias drogas foram desenvolvidas e se mostraram eficazes para o controle da doena, diminuindo sua progresso e

afnavarro@ABC da Sade.2004

Jornal Interno da Sade


Engenharia/IETEG/IETR/CMDS/SMS
levando a uma diminuio das doenas oportunistas, a uma melhora na qualidade de vida e, principalmente, numa maior sobrevida. Cabe ressaltar que ainda nenhuma droga pode erradicar a doena, mas sim, control-la e isso s possvel se o paciente estiver tomando todas as medicaes. O abandono de tratamento e o uso incorreto das medicaes so os maiores causadores do elevado nmero de bitos.

Como se previne?
O mais importante a informao e educao visando a prtica de sexo seguro, diminuindo o nmero de parceiros e incentivando o uso de preservativos. Todo o sangue para ser transfundido deve ser obrigatoriamente testado e a excluso de doadores de risco aumenta a segurana da transfuso. Quem usa droga injetvel deve lavar a seringa com gua sanitria e gua corrente aps outra pessoa ter usado. Instrumentos cirrgicos devem ser desinfectados e esterilizados e os materiais descartveis devem ser acondicionados em caixas apropriadas para evitar acidentes. O HIV muito sensvel aos mtodos de desinfeco e esterilizao e inativado por produtos qumicos especficos e pelo calor, mas no por irradiao ou raios gama. A transmisso de gestantes para seus filhos muito diminuda com o uso de medicao anti-retroviral.

afnavarro@ABC da Sade.2004

Вам также может понравиться