Вы находитесь на странице: 1из 12

Cidade e reestruturao do espao: a regio Metropolitana do Cariri (RMC) e a nova dinMiCa urbana no estado do Cear

Cludio Smalley Soares Pereira1 Joo Csar Abreu de Oliveira2

Resumo: Em 29 de Junho de 2009, o governo do Estado do Cear criou a Regio Metropolitana do Cariri (RMC), a segunda regio metropolitana do Estado, visando uma reorganizao do territrio cearense numa perspectiva de desafogar a capital Fortaleza e diminuir as disparidades econmicas, sociais e polticas entre o interior e a capital. Para isso, foram feitos investimentos pblicos em subespaos selecionados, dentre eles a regio do Cariri, representada fortemente pelo tringulo CRAJUBAR (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha), buscando atrair novos investimentos privados e promover o desenvolvimento do interior. O presente trabalho analisa as transformaes territoriais no Estado do Cear, sobretudo, na regio do Cariri, que resultaram na criao da regio metropolitana. Discute-se, assim, o crescimento urbano atual da regio e reflete-se sobre as perspectivas futuras para a RMC, com intuito de entender a dinmica espacial e as novas configuraes territoriais resultantes a partir da formao desse aglomerado urbano. Palavras-chave: Produo do Espao; Urbanizao; Cidade; Dinmica Urbana.

Introduo
A anlise do fenmeno urbano vem a algumas dcadas dando especial ateno s mudanas na estrutura e aos aspectos funcionais que as cidades contemporneas assumiram a partir da dcada de 1970 em todo o mundo. A crise do modelo fordista de acumulao e a passagem para um modelo de acumulao flexvel ocasionou grandes transformaes nas diversas dimenses da sociedade (poltica, econmica, social e cultural).
1. Graduando em Geografia do Departamento de Geocincias da Universidade Regional do Cariri URCA. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq). E-mail: clasmalley@hotmail. com. 2. Orientador, Professor Doutor do Departamento de Geocincias, Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri URCA e do IFCE Campus Crato. Lder do Grupo de Pesquisa Geografia, Meio Ambiente e Cidadania (GEOMAC). E-mail: njcesar@bol.com.br.

A reestruturao da economia brasileira nos anos 1930, com advento da indstria como carro chefe, passando de um pas agrrio-exportador para urbano-industrial, provocou inmeras modificaes nas cidades brasileiras e na configurao do Territrio Nacional. A Regio Metropolitana do Cariri (RMC) no Estado do Cear, resultado do aglomerado urbano conhecido como tringulo CRAJUBAR (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha) se caracteriza como um espao de caractersticas econmicas, sociais e polticas do novo modelo produtivo (ps-fordismo). Assim, elegeu-a para o presente estudo por ser o espao que mais tem recebido investimentos depois da capital Fortaleza, dando novos contornos no que se refere atrao de capitais para o desenvolvimento do Estado e engendrando uma nova dinmica urbana no territrio cearense. Para a realizao do presente trabalho, foi usada a metodologia pautada em pesquisa bibliogrfica, documental e estudos de campo. A reviso de literatura sobre a temtica abordada foi realizada na tentativa de fazer uma articulao dos estudos sobre reestruturao do espao urbano com a realidade emprica escolhida. A falta de pesquisas e referenciais empricos sobre a realidade urbana da Regio Metropolitana do Cariri diante do tema investigado instigou os autores a refletirem sobre como os processos econmicos, sociais e polticos das duas ltimas dcadas engendraram mudanas na dinmica e na organizao do espao urbano caririense, denotando a criao da RMC.

A reestruturao urbana: algumas notas sobre um debate atual


As mutaes em escala global do capitalismo contemporneo tm sido evidenciadas de forma impactante na estrutura e na organizao econmica, poltica e cultural da sociedade mundial nas ltimas dcadas, sobretudo a partir dos anos 1970. No Brasil essas transformaes ficaram mais notrias a partir dos anos 1980 e 1990. Novas formas e processo espaciais surgiram nesse perodo, o qual produziu, de forma acelerada, uma urbanizao que se revela pela dialtica construo/destruio/ reconstruo, pela degradao do ambiente construdo, pela segregao e excluso scioespacial. Esses processos scio-espaciais intrnsecos ao capitalismo interferem decisivamente nas prticas espaciais cotidianas vivenciadas pelos atores sociais. Nessa direo, os espaos criados pela expanso do sistema capitalista so articulados cada vez mais ao mercado global inserindo, mais do que nunca, as cidades lgica do capital financeiro global. As prticas scio-espaciais que emergiram da crise do capital na dcada de 1970 podem ser enfocadas de vrios ngulos, porm, do ponto de vista da reestruturao do espao urbano, a anlise abre vias de entendimento sobre a dinmica urbana que emana da insero de uma nova fase do sistema produtivo global, com sua efetiva realizao no plano do lugar. Na perspectiva de Soja (1993), a reestruturao conceituada em sentido amplo, referente s vrias dimenses sociais. Assim, segundo o autor:

A reestruturao em seu sentido mais amplo, transmite a noo de uma freada, se no de uma ruptura nas tendncias seculares, e de uma mudana em direo a uma ordem e uma configurao significativamente diferentes da vida social, econmica e poltica. Evoca, pois, uma combinao seqencial de desmoronamento e reconstruo, de desconstruo e tentativa de reconstituio, proveniente de algumas deficincias ou perturbaes nos sistemas de pensamento e ao aceitos (...) pode-se descrever essa freada-e-mudana como uma reestruturao temporal-espacial das prticas sociais, do mundano para o mondiale [mundial] (SOJA, 1993, p, 193).

A reestruturao caracteriza-se, dessa maneira, por mudanas que remetem s dimenses polticas, econmicas e culturais, implicando transformaes nas estruturas espaos-temporais da sociedade. O espao no , assim, considerado como um receptculo, reflexo, mas sim como condio, meio e produto da reproduo da sociedade e da realizao da vida social (CARLOS, 2008). Em escala de anlise mais estrita, Spsito (2004, 2007) e Villaa (2009) discutem a aplicabilidade do conceito de reestruturao na escala do espao intra-urbano e interurbano. Spsito (2007) estabelece uma diferena conceitual da operacionalidade da reestruturao em duas escalas, levando em conta os processos e dinmicas vigentes no espao urbano. Para ela, o termo que designa as alteraes espaciais urbanas a nvel intra-urbano a reestruturao da cidade, enquanto que, por outro lado, o termo que designa modificaes em escala regional a reestruturao urbana, levando em considerao a rede urbana na qual uma ou vrias cidades esto inseridas e que podem participar, atravs dos fluxos e das informaes, de outras redes de cidades mais longnquas. Percebe-se, assim, que as duas escalas de anlise so contraditrias e complementares e interagem dialeticamente, isto , os processos que ocorrem no espao intra-urbano modificam a paisagem urbana e a estrutura espacial tanto na escala da cidade como na escala da regio. Nesse sentido, essa distino conceitual tem a inteno, apenas, de destacar o que se torna como prevalente, em cada momento da anlise, porque no h reestruturao urbana sem reestruturao da cidade e vice-versa (SPSITO, 2004, p. 312). Para Villaa (2009), grande parte dos estudos feitos at ento sobre a temtica da reestruturao urbana apresentam erros de ordem conceitual. Para o autor, o equvoco mais comum encontrado nos estudos a aplicao e denominao de alguns processos urbanos de estruturao (ou reestruturao) urbana e regional. Segundo ele, o termo estruturao (ou reestruturao) urbana deve ser guardado para a anlise intra-urbana, o que na maioria das vezes no acontece, pois a reestruturao urbana sempre levada a nvel regional. Assim, para ele, o termo urbano refere-se escala da cidade, enquanto o termo regional da escala da regio ou rede urbana. Para o autor, o intra-urbano (cidade) e o interurbano (regional e /ou rede urbana) acabam se confundindo, onde as especificidades dos mesmos no so levadas em conta na anlise.

Destarte, o que os autores citados acima advertem da necessidade de definio da escala nos estudos urbanos e de suas especificidades, pois a delimitao da escala na investigao ajuda na compreenso das dinmicas que ocorrem no espao urbano.

A regio do Cariri no contexto cearense: breve apresentao


A definio do espao regional caririense um problema. Existem vrias definies feitas por diferentes rgos baseados em caractersticas diferentes. Podemos citar a regionalizao feita pelo IBGE em 20003, onde o Cariri uma micro-regio que conta com 8 municpios; j para o IPLANCE em regionalizao de 1997, o Cariri possui 28 municpios; para o Banco do Nordeste em regionalizao feita no ano de 1999, so 33 municpios que compem a regio (MENEZES, 2005). Na histria do Cear, o Cariri sempre teve um papel de destaque frente s outras regies do Estado nas vrias instncias sociais, sejam elas poltica, religiosa, econmica, ideolgica. As cidades caririense, sobretudo o Crato no sculo XVIII, que tinha como funes bsicas a atividade agrcola, a administrativa e a industrial, mantinham relaes econmicas mais intensas com Recife do que com Fortaleza. Juazeiro do Norte, hoje principal cidade da regio, s entrou na cena econmica e poltica cearense no incio do sculo XX, depois de sua fundao em 1911. Algumas caractersticas que historicamente do importncia ao Cariri no cenrio do Estado do Cear podem ser destacadas:
Este Cariri aderiu revoluo pernambucana de 1817, que defendia os ideais de Independncia do Brasil como regime democrtico (...) Foi ncleo do movimento republicano da Confederao do Equador em 1824; promoveu a deposio do governador Franco Rabelo (sedio de Juazeiro ou a chamada Guerra de 1914); tornou-se centro de disputas polticas da estirpe dos coronis do perodo dos engenhos rapadureiros; possuidor da Meca do Nordeste com as romarias ao Juazeiro do Padre Ccero [Juazeiro do Norte]. , ainda, detentor na maior jazida fossilfera do cretceo do Brasil, mundialmente conhecida, com acervo sistematizado e classificado no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. Possui, tambm, a primeira Floresta Nacional do Brasil, (1946), a FLONA Floresta Nacional do Araripe, que se tornou ponto de convergncia de botnicos e estudiosos da Mata Atlntica, da caatinga e do cerrado (MENEZES, 2005, p. 341).

Essas caractersticas e eventos despontaram o Cariri como uma regio fundamental do/no Estado. A sua importncia tamanha que em 2009 foi retomada uma discusso sobre uma possvel criao de um Estado do Cariri, com Juazeiro do Norte sendo a Capital. Essa discusso existiu h 170 anos, com uma proposta enviada pelo ex-senador Martiniano de Alencar, levando um projeto para a criao do Estado do Cariri ao Senado do Imprio, que
3. Essa regionalizao a que pensamos ser a mais propcia para a nossa investigao.

no foi aceita (DIRIO DE PERNAMBUCO, 2009). Percebe-se, destarte, a influncia e a importncia da regio no contexto estadual.

Reestruturao espacial e a nova dinmica urbana no cear: a Regio Metropolitana do Cariri


No atual momento histrico, compreendendo-o desde o final da dcada de 1980, o Brasil vem passando por mudanas que atingem a indstria, a poltica e a cultura, resultado da crise do modelo de produo fordista que acarretou novas formas de organizao da produo em escala global. Essa crise atingiu os pases capitalistas, tanto os centrais como os perifricos, acarretando transformaes bruscas na esfera da produo, da circulao e do consumo dos produtos. Com efeito, essas mudanas implicaram uma nova organizao do espao mundial e, nesse sentido, com o espao cearense no foi diferente. No Cear, o perodo do Governo das Mudanas (1986-1994), com a eleio de Tasso Jereissati para governador do Cear em 1986, rompeu com o paradigma governamental precedente, caracterizado pelo coronelismo. A poltica de industrializao da SUDENE, com a urbanizao e o incremento de meios de comunicao, junto com a abertura de estradas foi fundamental para essa substituio. Essa mudana na esfera poltica cearense, com a ascenso do grupo de empresrios liderados por Tasso Jereissati, trouxe para o Cear novas formas de fazer poltica e um novo modelo de gesto e de desenvolvimento (GONDIM, 2000). No que concerne ao Cariri, essa mudana na esfera poltica ocasionou alteraes na estrutura social, sobretudo no setor industrial. Sob o Governo das Mudanas, vrios programas e instituies foram criados para atrair empresas de mdio e grande porte para a regio. As prefeituras municipais das cidades, sobretudo, do tringulo CRAJUBAR, foram fundamentais para a atrao dos novos investimentos, sobretudo, do setor privado.
Participao importante tambm nesse processo tm desempenhado as prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Isto se deve ao fato da criao de Secretarias de Desenvolvimento Econmico, Comrcio e Indstria na gesto que compreende o perodo de 2004 - 2008. A estas cabe o papel de coordenar o processo de atrao e instalao de unidades industriais. Para tanto, as prefeituras negociam os terrenos, disponibilizam infraestrutura e autorizam isenes de impostos como forma de incentivos. A Prefeitura de Juazeiro do Norte mostra-se como uma das maiores interessadas em reativar o Distrito Industrial do Cariri, investindo em uma significativa infraestrutura como, por exemplo, a construo do Anel Virio que ligar os trs municpios cruzando o Distrito (BESERRA, 2009, p. 94).

A (re)industrializao4 (se que podemos chamar assim) a partir do governo de Tasso Jereissati pode ser considerada como o motor que engendrou a reestruturao do territrio
4. Segundo Quintiliano (2007), o governo coronelista nas dcadas de 1950 e 1960 promoveu uma industrializao no Estado do Cear atravs de investimentos pblicos e privados e a da criao de secretarias de Agricultura, Indstria e Comrcio.

cearense, promovendo a atrao de capitais nacionais e internacionais e redefinindo a rede urbana do Estado. Nesse processo, algumas cidades e regies passaram a ser privilegiadas com investimentos de mdio e grande porte em todos os setores (sade, trabalho, educao, indstria etc.), enquanto outras ficaram esquecidas. Esse processo originou uma grande desigualdade em nveis regionais. A capital Fortaleza passou a crescer demasiadamente rpido, enquanto as outras regies cresciam a uma velocidade lenta5. Com o intuito de reorganizar o territrio cearense e promover o desenvolvimento regional, o governo do Estado do Cear criou a Regio Metropolitana do Cariri (RMC)6 atravs da Lei Complementar Estadual n. 78, sancionada em 29 de Junho de 20097, a segunda regio metropolitana do Estado. Tal iniciativa visa, por parte do governo, a reorganizao do territrio cearense numa perspectiva de desafogar a capital Fortaleza e diminuir as disparidades econmicas, sociais e polticas entre o interior e a capital.
Figura 01: Localizao da Regio Metropolitana do Cariri8 (RMC)

Fonte: Secretaria das Cidades, Governo do Estado do Cear

5. Sobre as disparidades entre Fortaleza e as cidades do interior do Cear, ver Silva (2007). 6. Com o projeto Cidades do Cear, o Governo do Estado, no mandato de Cid Gomes (2006), elaborou estratgias para promoo do desenvolvimento regional. Foram eleitas como plos de desenvolvimento o Cariri (polarizada pelo tringulo CRAJUBAR), A Regio Norte (polarizada por Sobral), o Serto Central (com Iguat e Ic) e o vale do Jaguaribe (com Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas). A Regio Metropolitana do Cariri foi concretizada a partir desse projeto. 7. O primeiro projeto para a criao de uma regio metropolitana no cariri cearense foi feito em 2004, pela deputada estadual ris Tavares. Foi chamada de Regio Ccero Metropolitana do Cariri Cearense em homenagem ao Padre Ccero Romo Batista, e compreendia 5 municpios Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Cariria, Misso Velha. 8. As mesmas cidades que formam o Cariri Central so as da Regio Metropolitana do Cariri.

Formada por nove municpios (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Misso Velha, Jardim, Nova Olinda, Santana do Cariri, Farias Brito e Caririau) e tendo como carro chefe o aglomerado urbano do tringulo CRAJUBAR, a criao da regio metropolitana um marco no sistema urbano estadual, o qual tenta promover, a partir da RMC, um desenvolvimento social, econmico, poltico e cultural nas cidades do interior. De fato, mesmo o Cariri sendo uma regio integrada, onde as cidades mantm uma relao bastante intensa, sobretudo pela proximidade (material e imaterial) entre elas, existe ainda certo desequilbrio regional. As maiorias das cidades da RMC e mesmo fora dela dependem substancialmente do tringulo CRAJUBAR, sobretudo, da cidade de Juazeiro do Norte, que tem a maior oferta de servios, tida como a principal cidade do Estado depois de Fortaleza (SILVA, 2007). Influenciando 34 outras cidades entre o sul do Cear, Paraba e Pernambuco (IBGE, 2007), a cidade de Juazeiro do Norte9 polariza as principais atividades educacionais, industriais, religiosas, polticas, financeiras do Sul do Estado, ficando notria essa polarizao quando acompanhamos a evoluo da populao e a taxa de urbanizao da RMC, conforme se apresenta abaixo.
Evoluo da populao e taxa de urbanizao das cidades da Regio Metropolitana do Cariri RMC, 1991-2009 Municpio Barbalha Caririau Crato Farias Brito Jardim Juazeiro do Norte Misso Velha Nova Olinda Santana do Cariri TOTAL
Fonte: IBGE/ IPECE, 2009. Org. Cludio Smalley *T.U = Taxa de Urbanizao

Populao 38.430 21.318 90.519 17.625 23.964 173.566 29.228 11.354 15.403 421.407

1991

T.U* (%) 63,24 33,87 77,64 38,98 21,79 95,02 37,44 42,29 37,01 -

Populao 47.031 25.733 104.646 20.315 26.414 212.133 29.228 12.077 16.847 494.424

2000

T.U 65,21 41,26 80,19 42,95 27,86 95,33 39,23 52,94 48,54 -

2009 Populao T.U 53.011 27.380 116.759 19.605 26.578 249.829 35.135 13.659 18.369 560.325 -

Assim, percebe-se que os processos encadeados pela nova poltica de desenvolvimento implantada com a mudana de paradigma na espera poltica engendrou transfor9. No se pode deixar de mencionar que a cidade de Juazeiro do Norte a nica da regio que possui um Aeroporto, realizando vos em escala nacional, o qual tem fundamental importncia no papel de polarizao que a cidade exerce.

maes sociais, como, tambm, na estrutura espacial urbana das cidades e na rede urbana do estadual. As cidades, sobretudo as do interior, assumiram novos papis frente ao novo modelo de desenvolvimento, recebendo infraestrutura necessria e apoio financeiro para atrair novas indstrias, aumentando o PIB, a oferta de trabalho e modificando a morfologia urbana. Em escala nacional, as polticas econmicas e sociais que vem mudando a face do Brasil nas ltimas dcadas do sculo XX transformaram a rede urbana brasileira. Nesse sentido, a partir da dcada de 1980 e 1990, o espao urbanizado do pas ficou caracterizado por transformaes estruturais e funcionais. O processo de interiorizao da urbanizao, antes caracterizado apenas nos espaos metropolitanos das grandes capitais, migrou para as regies interioranas, modificando os aspectos fsicos e sociais dessas cidades, provocado pelo que Santos (1994) chama de involuo da metrpole e o que Davidovich (1995) denomina de contra-urbanizao. Graas a esse processo, as cidades comearam a se reestruturar econmica, social e politicamente, assumindo novas funcionalidades dentro de uma rede urbana determinada. Assim sendo, essa reestruturao urbana traduz as recentes transformaes do capitalismo em mbito internacional, com mudanas no cenrio urbano mundial, em especial nas grandes concentraes metropolitanas (BAENINGER, 1998, p. 12). O processo de reestruturao urbana resultado da reestruturao do capital em nvel internacional, caracterizado pela substituio de um modelo de produo rgido (fordismo), por um modelo de acumulao flexvel10 (ps-fordismo). A configurao espacial mudou e novas formas e processos urbanos apareceram como demarcadores de um novo perodo da histria da urbanizao. Dessa forma, acreditamos que:
A emergncia do processo de reestruturao produtiva em mbito internacional tem contribudo, em nvel nacional, regional e local, para a configurao de espaos urbanos selecionados. Tais espaos tm apresentado transformaes significativas em termos econmicos, polticos e sociais em um esforo de insero nessa dinmica global. Modificaram-se as formas e os processos urbanos at ento vigentes nas cidades; intensificou-se a velocidade das transformaes tecnolgicas; as cidades pequenas e de porte mdio passaram a constituir uma importante fatia do dinamismo regional; mudaram a direo e o sentido dos fluxos migratrios nacionais e internacionais. (BAENINGER, 1998, p. 12)

Percebe-se, ento, que a reestruturao do espao caririense vem acontecendo h alguns anos, sobretudo depois da entrada do governo das mudanas no fim da dcada de 1980. A criao da RMC no significa necessariamente a reestruturao do espao, mas sim o resultado das transformaes espaciais acumuladas ao longo de vinte anos. A escolha da referida regio como foco principal para investimentos no se deu por acaso. A histria da regio no contexto estadual, com o rpido crescimento urbano
10. Sobre a acumulao flexvel ver HARVEY (2008).

da cidade de Juazeiro do Norte, acoplado com as tradies festivas e culturais de Crato e Barbalha, configurava um novo espao. Isso chamou a ateno do capital pblico e privado, os quais as enxergaram como um lugar atrativo e de futuro promissor dentro dos seus interesses. Nessa condio, o Cariri foi escolhido estrategicamente para por em prtica a ideologia (neo)desenvolvimentista do governo estatal. A poltica de desenvolvimento regional implantada trouxe grandes transformaes na estrutura espacial das cidades da RMC e na paisagem urbana. Novos elementos espaciais passaram a fazer parte do cotidiano urbano dos citadinos, dando um ar de modernizao e de capital no interior. A reestruturao do espao urbano se d, dessa forma, a partir de uma poltica de desconcentrao da urbanizao, redistribuindo espacialmente a populao e desenvolvendo as capacidades administrativas, econmicas, financeiras, sociais e polticas das cidades secundrias, isto , do interior (SHACHAR, 2002). Assim, o Cariri vive o processo de metropolizao11, resultado da poltica de desconcentrao-concentrada12 do atual governo estadual. A apario e surgimento de servios modernos, instituies pblicas e privadas em vrios setores da economia, da educao, comrcio dentre outros, enquadram a RMC no que Santos (2008) chamou de pontos luminosos, espaos que atraem inmeros investimentos voltados para atender aos interesses do capital. Dentre os principais investimentos feitos nos ltimos anos na regio do Cariri que denotam uma reestruturao destacam-se a construo do Cariri Shopping em Juazeiro do Norte no ano 1997, que ser reformado e duplicado o seu tamanho, com um investimento de R$ 50 milhes; o Atacado, filial do grupo francs Carrefour; a CEASA em Barbalha, para o armazenamento de frutas. Podemos ainda citar obras que esto sendo finalizadas como o Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro do Norte, que atender a uma demanda de 1.366.709 pessoas de toda a regio, o Centro de Convenes do Cariri na cidade do Crato, o campus da Universidade Federal do Cear (UFC Cariri) e os Centros de Especialidades Odontolgicas. Esto, ainda, em fase de construo outros equipamentos urbanos, sendo eles dois novos Shoppings Centers em Juazeiro do Norte, o primeiro ser o Shopping Juazeiro, com um investimento de R$ 50 milhes e o segundo o Shopping Juazeiro Open Mall, com um investimento de R$ 30 milhes. O aumento significativo de condomnios fechados e apartamentos tambm entra no rol dos grandes investimentos feitos na regio, produzindo um novo espao urbano, sobretudo em Juazeiro do Norte, com o processo de verticalizao e horizontalizao.
11. Acreditamos que a RMC ainda no se constitui enquanto metrpole, pois o fato de ser criada uma regio metropolitana no significa dizer que existe uma metrpole. Nesse caso, existem vrios interesses por trs da criao da RMC. Assim, pensamos que o processo de metropolizao se enquadra melhor no objeto de estudo, pois o termo metropolizao desvela o processo de constituio da metrpole, hoje, um processo que contempla a extenso da constituio da sociedade urbana traduzida enquanto prtica scio-espacial (CARLOS, 2003, p. 78). 12. Na medida que o governo tenta desconcentrar as atividades da capital Fortaleza, ele concentra em outros lugares, no caso a RMC.

Consideraes finais
O Cariri cresceu substancialmente nos ltimos anos e a tendncia crescer mais ainda. Com a criao da RMC, onde pretendem ser investidos R$ 65 milhes pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial, a produo do espao vai se d com mais intensidade e mais vigor. Nesse sentido, algumas indagaes so necessrias para uma reflexo crtica a respeito da realidade urbana atual da RMC para que se possa pensar o futuro. Assim, qual o papel das cidades no que se refere ao planejamento urbano? Os problemas ambientais esto sendo debatidos pelas municipalidades de forma integrada e junto sociedade? Como est a distribuio de renda e o emprego? A qualidade de vida melhorou ou no? A acessibilidade aos servios pblicos, s reas de lazer e diverso ampliou-se para a populao? O saneamento bsico e a questo hdrica esto sendo discutidos? Portanto, h a necessidade de pensar numa reestruturao do espao cearense que procure diminuir asa desigualdades, rompendo as estruturas de poder dominante que concentram o capital e indo em direo de outra globalizao como props Santos (2000), com uma participao social crtica sobre a reestruturao do espao caririense e suas implicaes na vida cotidiana. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAENINGER, Rosana. Reestruturao urbana: algumas consideraes sobre o debate atual. Campinas: Nepo/Unicamp, 1998. BESERRA, Fbio. Reestruturao do Capital e Indstria Caladista na regio do Cariri CE. RAEGA, Curitiba, n. 18, p. 89-101, 2009. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Reproduo do Espao Urbano. So Paulo: Edusp, 2008. _______. So Paulo: dinmica urbana e metropolizao. Revista Territrio, Rio de Janeiro, vol. VII n. 11, 12, 13, p. 77-90, 2003. DAVIDOVICH, Fany. Consideraes sobre a urbanizao no Brasil. In: BECKER, Berta et al (Org). Geografia e Meio Ambiente no Brasil. So Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec, 1995, p. 79-96. DIRIO DE PERNAMBUCO. Proposta para criar o Estado do Cariri. Matria publicada em 06/09/2009. Disponvel em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/09/06/ brasil4_0.asp>. Acessado em: 23/08/2010. GONDIM, Linda Maria de Pontes. Os Governos das mudanas (1987-1994). In: SOUZA, Simone de. (Org.). Uma nova histria do Cear. Fortaleza: Fundao Demcrito Rocha, 2000, p. 409-424. HARVEY, David. A Condio ps-moderna. 17 ed. So Paulo: Loyola, 2008.

10

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica). Regies de Influncia das Cidades, 2007. MENEZES, Edith Oliveira de. O Cariri cearense. In: SILVA, Jos Borzacchiello da; CAVALCANTE, T. C.; DANTAS, E. W. C. (Org.). Cear: um novo olhar geogrfico. Fortaleza: Fundao Demcrito Rocha, 2005. QUINTILIANO, Aridenio Bezerra et al. Reestruturao territorial do Cear na Modernidade Atual: O Governo das Mudanas (1986-2000). In: IV Seminrio do Dia do Gegrafo. Anais do IV Seminrio do Dia do Gegrafo. Fortaleza: Eduece, 2007, p. 1-10. SANTOS, Milton. A Natureza do Espao. So Paulo: Edusp, 2008. _______. Por uma outra globalizao. So Paulo. Record, 2000.

_______. Tendncias da urbanizao brasileira no fim do Sc. XX. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org). Os caminhos da reflexo sobre a Cidade e o Urbano. So Paulo: Edusp, 1994, p. 17-26. SILVA, Jos Borzacchiello da. A cidade contempornea no Cear. In: SOUZA, Simone. (Org.). Uma Nova Histria do Cear. 4 ed. Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, 2007, v. 1, p. 215-236. SHACHAR, Arie. Reestruturao do Espao Urbano. In: BAR-EL, Raphael et al (Org). Reduzindo a pobreza atravs do desenvolvimento no interior do Cear. Fortaleza, Edies Iplance, 2002, p. 55-87. SPOSITO, M. Encarnao Beltro. Cidades mdias: reestruturao das cidades e reestruturao urbana. In: _______. (Org.). Cidades mdias: espaos em transio. So Paulo: Expresso Popular, 2007, v. 1, p. 233-253. _______. O Cho em pedaos: urbanizao, economia e cidades no Estado de So Paulo. 2004. 508 p. Tese (Livre Docncia em Geografia) Faculdade de Cincias e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente. SOJA, Edward. W. Geografias ps-modenas: a reafirmao do espao na teoria social crtica. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. VILLAA, Flvio. Espao intra-urbano no Brasil. So Paulo: Studio Nobel, 2009.

11

Figura 01: Localizao da Regio Metropolitana do Cariri1 (RMC)

Fonte: Secretaria das Cidades, Governo do Estado do Cear

1. As mesmas cidades que formam o Cariri Central so as da Regio Metropolitana do Cariri.

Вам также может понравиться