Вы находитесь на странице: 1из 7

Arthur Prudente Campos Souza Veras

Direito Eleitoral Relatrio Tcnico Jurdico acerca do julgamento dos Mandados de Segurana 30260 e 30272.

2011.

ANLISE TCNICO JURDICA Este trabalho consiste em uma decomposio tcnica jurdica referente ao ramo do conhecimento jurdico Eleitoral, decorrentes da deciso final proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o Voto da Relatora nos autos de Mandado de Segurana n 30260 e 30272, onde tratam a respeito de coligao partidria, no desconsiderando a notria fidelidade partidria em questo, a divergncia em presente refere-se ao cargo deixado vago por um candidato considerando-se o suplente chamado para o lugar ser o mais votado do partido, ou o mais votado da coligao. Realizada no dia 27 de abril de 2011, na sesso foi decidida que a vaga derivada do licenciamento de titulares de mandato parlamentar, deve ser ocupada pelos suplentes das coligaes, e no pelos partidos polticos. Nesse sentido:
O Tribunal, por unanimidade, indeferiu a admisso de amicus curiae e rejeitou todas as preliminares. No mrito, por maioria, contra o voto do Senhor Ministro Marco Aurlio, o Tribunal denegou a segurana, cassadas as liminares e prejudicados os agravos regimentais, nos termos do voto da Relatora. Autorizados os Senhores Ministros a decidirem monocraticamente os casos idnticos. Votou o Presidente, Ministro Cezar Peluso. Falaram, pelo impetrante (MS 30.272), o Dr. Arthur de Castilho Netto; pelo impetrante (MS 30.260), o Dr. Carlos Magno Soares de Carvalho; pela Advocacia-Geral da Unio, a Dra. Grace Maria Fernandes Mendona, Secretria-Geral de Contencioso; pelos litisconsortes passivos (MS 30.272) Jairo Atade Vieira, Joo Bittar Jnior e DEM-Democratas (Comisso Executiva Nacional), respectivamente, o Dr. Farley Soares Menezes, o Dr. Carlos Bastide Horbach e o Dr. Fabrcio Mendes Medeiros, e, pelo Ministrio Pblico Federal, o Procurador-Geral da Repblica, Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos. Plenrio, 27.04.2011.

Primeiramente, Fidelidade Partidria.

para

melhor

elucidao

dos

fatos

consignemos a definio de Quociente eleitoral, Quociente partidrio e

O Quociente eleitoral definido pelo art. 106 do Cdigo Eleitoral:


Art. 106. Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o nmero de votos vlidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrio eleitoral, desprezada a frao se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior.

J o quociente partidrio definido no artigo 107 como:


Art. 107. Determina-se para cada Partido ou Coligao o quociente partidrio, dividindo-se pelo quociente eleitoral o nmero de votos vlidos dados sob a mesma legenda ou coligao de legendas, desprezada a frao.

O quociente eleitoral o resultado da soma dos votos vlidos (soma de todos os votos menos os nulos e brancos) dividido pelo nmero de vagas no Parlamento. Desta forma, possvel definir os partidos ou coligaes que tm direito a ocupar vagas e qual ser a quantidade da ocupao na Cmara dos Deputados, Assembleias Legislativas ou Cmaras Municipais. A fidelidade partidria, no Direito eleitoral, a obrigao de que um poltico deve ter para com seu partido, uma fidelidade propriamente dita com os ditames do partido, tendo por base a tese de que se no Brasil todos os candidatos a cargos eletivos precisam de partidos polticos para se eleger, eles no podem se desvincular do partido para o qual foram eleitos, sob pena de perderem o mandato.

Quanto aos Mandados de Segurana, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por 10 votos a 01, que a vaga decorrente do licenciamento de titulares de mandato parlamentar deve ser ocupada pelos suplentes das coligaes, e no dos partidos. A partir de agora, o entendimento poder ser aplicado pelos ministros individualmente, sem necessidade de os processos sobre a matria serem levados ao Plenrio. A ministra Crmen Lcia, relatora dos processos, foi a primeira a afirmar que, se o quociente eleitoral para o preenchimento de vagas definido em funo da coligao, a mesma regra deve ser seguida para a sucesso dos suplentes. Acompanharam o voto da relatora, os ministros Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Celso de Mello e Cezar Peluso. O ministro Luiz Fux se pronunciou logo aps a relatora dos processos e assim se manifestou no sentido de que dever ser empossado no cargo eletivo, como suplente, o candidato mais votado na lista da coligao, e no do partido que pertence o parlamentar afastado. E ainda, a coligao regularmente constituda substitui os partidos polticos e merece o mesmo tratamento jurdico para todos os efeitos relativos ao processo eleitoral. Para o ministro, decidir por uma aplicao descontextualizada da concluso de que o mandato pertence aos partidos, no caso, significaria fazer tabula rasa da deciso partidria que aprovou a formao da coligao. Tambm seria negar aos partidos polticos autonomia para adotar os critrios de escolha e regime de coligaes partidrias consagrados na Constituio Federal.

A ministra Ellen Gracie, por sua vez, afirmou que a Constituio Federal reconhece o carter de indispensabilidade s agremiaes partidrias, assegurando seus direitos, inclusive o de adotar regimes de coligaes eleitorais. Ela frisou que o partido pode optar por concorrer sozinho ou reunir-se com outros para obter resultado mais positivo. Os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Ayres Britto mantiveram entendimento no sentido de que a vaga de suplncia pertence coligao. O ministro Ayres Brito ao expor seu posicionamento, afirmou que a tese da preponderncia da coligao sobre o partido, no caso, homenageia o sumo princpio da soberania popular, manifestada na soberania do voto, sabido que os suplentes por uma coligao tm mais votos do que os suplentes por um partido. Somente o ministro Marco Aurlio afirmou que eventuais vagas abertas pelo licenciamento de parlamentares titulares devem ser destinadas ao partido, j que o cmputo dos votos vlidos para fins de definio dos candidatos deveria ter como parmetro a prpria coligao partidria, e no a votao dada a cada um dos partidos coligados. Segundo o ministro, o eleitor no vota em coligao, alm disso, embora a Constituio trate sobre coligao, aborda com maior nfase sobre a instituio que o partido poltico. Segundo ele, a Constituio concede ao partido at a possibilidade de definir com quem pretende se coligar. O ministro tambm ressaltou a necessidade de preservar as bancadas e a composio dos blocos partidrios, assim como a representatividade dos partidos nos cargos de direo da Cmara, que podero ser alteradas com este novo critrio de convocao de suplentes.

O ministro afirmou ainda que, embora a coligao tenha carter efmero, as consequncias dos resultados por ela obtidos tm eficcia permanente. Caso contrrio, segundo o ministro, cria-se uma situao de vcio em que parlamentares menos votados assumem vagas em lugar de outros que obtiveram votao bem mais expressiva. Tambm afastou o argumento de que a hiptese se amolda deciso do STF sobre infidelidade partidria, quando a Corte firmou entendimento que o mandato pertence ao partido, quando um parlamentar infiel agremiao. Segundo ainda o ministro, a infidelidade representa uma deslealdade para com o partido e uma fraude para com o prprio eleitor, alm de deformar a tica e os fins visados pelo sistema de eleies proporcionais. Concluindo que, as coligaes foram firmadas de livre e espontnea vontade pelos partidos dos suplentes, com objetivo de obter melhores resultados eleitorais. Portanto, no julgamento prevaleceu a tese de que a diplomao dos candidatos eleitos e dos respectivos suplentes feita pelo Tribunal Superior Eleitoral calculada a partir do quociente obtido pelas coligaes. Por isso, deve ser esse o critrio de substituio dos deputados afastados. Para a maioria dos ministros, a diplomao um ato jurdico perfeito e, por segurana jurdica, deve ser mantida. A corrente vencedora entendeu que as coligaes so como superpartidos e que, apesar de serem figuras jurdicas efmeras que se dissolvem com o final das eleies, seus efeitos jurdicos se estendem para depois da votao. Tanto que coligaes podem ajuizar aes judiciais ou pedir recontagem de votos depois das eleies. Ao classificar as coligaes como super partidos, ministros lembraram que, ao se unirem, as legendas abrem mo de parte de sua autonomia em favor de seus projetos polticos. Assim, arcam com o nus de perda momentnea da independncia de olho no bnus de conseguir um maior nmero de cadeiras no Parlamento com a juno de

esforos, recursos financeiros e tempo de propaganda da televiso, por exemplo. Assim sendo, a controvrsia sobre o tema se encerrou no mbito do Supremo Tribunal Federal, com a deciso dos citados mandados de segurana, que reconheceu que o afastamento temporrio de deputados federais deve ser suprido pela convocao dos suplentes mais votados da coligao. Por conseguinte, na ocorrncia da vacncia do cargo pelo titular, o direito de exercer as atribuies do cargo passa a ser do 1 Suplente no mbito da coligao. Ressaltou ainda que, esse tema no guarda relao de pertinncia com a temtica da infidelidade partidria.

Вам также может понравиться