Вы находитесь на странице: 1из 93

MATERIAIS DE CONSTRUO MECNICA I (EM304)

1 Semestre 2005/06

AOS 3. Tratamentos Trmicos dos Aos

F. Jorge Lino Alves


1

SUMRIO
3. Tratamentos trmicos dos aos
3.1. Recozido: recozido completo, recozido de alvio de tenses e de recristalizao 3.2. Esferoidizao 3.3. Normalizao 3.4. Distenso 3.5. Temperabilidade: diagramas TRC, curvas em U, dimetro crtico e curvas Jominy 3.6. Tmpera 3.7. Revenido 3.8. Tratamentos trmicos superficiais 1. Carbonizao 2. Nitrurao 3. Carbonitrurao 4. Endurecimento por chama e induo 3.9. Tenses residuais

RECOZIDO

Recozido

Introduo
Um ao pode encontrar-se num estado fora do equilbrio e (ou) com heterogeneidades estruturais devido a tratamentos trmicos ou mecnicos anteriores.
Exemplos: segregaes durante o processo de solidificao encruamento por deformao a frio tenses residuais de soldadura, etc...

Recozido

Os recozidos so tratamentos trmicos que permitem a obteno de um estado prximo do equilbrio termodinmico provocando a formao de estruturas de ferrite + carbonetos depois da passagem por um estado total ou parcialmente austentico. Assim, elimina-se ou reduz-se os efeitos nefastos de tais estados, para operaes posteriores sobre o metal ou para a utilizao correcta do ao.

Recozido
C

Objectivos:
Uniformizao de estruturas Aumentar a ductilidade Eliminar as tenses residuais Melhorar a maquinabilidade
1100
Homogeneizao, difuso, soluo

At 40h

900

Re r co mali z zid o c ao A3 om ple to

No

Acm

Tudo custa de modificaes na distribuio e forma da ferrite e carbonetos

A1

700

Globulizao

Distenso

500 0,5 1,0 1,5 2,0


6

%C

3.1. Recozido ou Recozido Completo


C

Estgio ligeiramente acima de Ac3 para os aos hipoeutectides ou Ac1+50C para os aos hipereutectides, seguido dum arrefecimento lento no forno, sobretudo no intervalo crtico de transformao.

Acm A3

A1

%C

No caso dos aos hipoeutectides, a ferrite e a perlite so grosseiras: resistncia e dureza baixas e ductilidade elevada. No caso dos aos hipereutectides, a globulizao parcial da cementite proeutectide permite evitar a fragilizao devido formao duma rede de cementite.
7

3.1. Recozido ou Recozido Completo


O objectivo eliminar as heterogeneidades estruturais (segregaes, gradientes de concentrao qumica) atravs de uma repartio mais homognea dos componentes solveis, por difuso. Realizado normalmente nos aos em lingote pois podem possuir estrutura pouco homognea, aps vazamento.

Ao vazado com 0,28%C

Observa-se o crescimento do gro austentico, austenite uniforme e homognea, melhor capacidade de trabalho mecnico e comportamento uniforme do ao aos posteriores tratamentos trmicos. Se o gro aumentar de tamanho, pode-se fazer um recozido de normalizao ou tmpera e revenido de modo a afin-lo.
8

3.2. Recozido de Normalizao


O objectivo obter uma estrutura homognea. Reduzir o tamanho de gro da ferrite e da perlite. Criar uma estrutura favorvel para a tmpera (eliminar alinhamento de carbonetos, estruturas aciculares, fibras de laminagem,...). Aquecimento acima de Ac3 e Acm. Estgio curto para no aumentar o tamanho de gro. Arrefecimento ao ar.
C

Acm A3

A1

%C

Processo de afinamento do tamanho de gro. Ao normalizado com 0,28%C


9

3.2. Recozido de Normalizao


As estruturas ferrtico-perlticas obtidas so finas Nota: os aos temperveis ao ar, de muita liga, no so normalizveis a no ser por intermdio de recozidos isotrmicos.

Recozido Completo vs Recozido de Normalizao

Normalizado

Recozido completo

10

3.3. Recozido de Amaciamento ou Globulizao


C

A estrutura mais macia de um ao aquela em que todos os carbonetos, incluindo a cementite, se apresentam sob a forma de pequenas partculas esfricas, finamente dispersas pela matriz.

Acm A3

A1

%C

Carbonetos globulizados Matriz de ferrite

11

3.3. Recozido de Amaciamento ou Globulizao


A boa ductilidade de estruturas globulizadas importante para aos com pouco carbono para serem trabalhados a frio. Para aos com muito carbono, melhora a maquinabilidade.

12

3.3. Recozido de Amaciamento ou Globulizao


Amaciamento a partir de uma perlite lamelar (o mais longo)
Aos hipo: aquecimento abaixo de Ac1 Aos hiper: aquecimento acima de Ac1 ou aquecimentos e arrefecimentos alternados volta de A1, o que diminui a estabilidade da cementite, arredondando-a. Estgio de 2 horas, dependendo da composio qumica Arrefecimento lento at 500C e depois livre.
13

3.3. Recozido de Amaciamento ou Globulizao Amaciamento directo


Austenitizao total ou parcial (uma austenite heterognea favorece a formao de uma perlite globular) e estgio a uma temperatura ligeiramente inferior a A1.

Amaciamento de aos que temperam ao ar Tmpera + revenido prximo de A1

14

3.4. Recozido de Distenso


Elimina as tenses residuais, sem modificao das estruturas devidas a tratamentos trmicos ou mecnicos anteriores. Exemplos: arrefecimento rpido soldadura maquinagem, trabalho a frio
C

Acm A3

A1

%C

Estas tenses podem conduzir a deformaes ou mesmo fissuras na tmpera. Devido ao fenmeno da restaurao, o recozido de distenso no modifica as propriedades mecnicas. Aquecimento at 500/620C Estgio de 0,5 a 2 horas Arrefecimento lento, para evitar o aparecimento de novas tenses

15

3.5. TEMPERABILIDADE

16

Temperabilidade

Definio
Os diagramas TRC mostram que mais ou menos difcil obter uma estrutura martenstica. A temperabilidade traduz essa maior ou menor facilidade.

A temperabilidade de um ao caracteriza a sua capacidade em evitar a formao de agregados F+C para arrefecimentos cada vez mais lentos de a a Ms. Ou seja, quanto mais lento for o arrefecimento que conduz transformao AM, maior a temperabilidade do ao.
17

Temperabilidade

Factores que influenciam a temperabilidade


De maneira geral, todo o factor que tem influncia nos tempos de incubao AF+C, ou seja na velocidade de germinao da F ou C, tem uma aco directa sobre a temperabilidade: Os elementos de liga em soluo na (excepto Co) retardam a germinao dos carbonetos e aumentam a temperabilidade. Mas a presena de precipitados ou de incluses pode favorecer a germinao e diminuir a temperabilidade. As condies de austenitizao que fixam o tamanho de gro da , Ga. Um aumento de Ga melhora a temperabilidade mas piora as propriedades mecnicas.
18

Temperabilidade O conhecimento da temperabilidade feito atravs de:

1. Diagramas TRC 2. Curvas em U (curvas de penetrao de tmpera) 3. Dimetro Crtico 4. Ensaio Jominy
19

1. Temperabilidade Diagrama TRC A velocidade crtica superior de tmpera (Vcst) a menor velocidade de arrefecimento que permite obter 100% de martensite. a tangente ao nariz da curva.

20

2. Temperabilidade Curvas em U As velocidades de arrefecimento variam dum ponto para outro da pea. Para um meio de tmpera determinado e uma dada dimenso, cada ponto da pea tem uma lei de arrefecimento (a mais lenta no ncleo e a mais rpida na periferia). Assim a diferena de temperabilidade entre 2 aos traduz-se por uma diferena de penetrao de tmpera. Esta penetrao de tmpera pode ser quantificada por medio da dureza depois do tratamento, em funo da posio na pea curvas em U.
21

2. Temperabilidade Curvas em U
Influncia do Ni e Cr num ao com 0,7% de C: a adio de elementos de liga aumenta a penetrao de tmpera. A dureza 55 HRC corresponde dureza crtica (50% de martensite).

22

2. Temperabilidade Curvas em U Influncia do tamanho de gro: um gro mais grosseiro melhora a penetrao de tmpera.

rea junta de gro menor n de locais para precipitao novas fases

23

2. Temperabilidade Curvas em U Temperabilidade (depende dos elementos de liga) vs capacidade de endurecimento (depende da % de carbono).

24

3. Temperabilidade Dimetro Crtico


O dimetro crtico (para um dado meio de arrefecimento) aquele a partir do qual deixa de aparecer no ncleo da pea uma zona com dureza inferior a 50% de martensite (considerando que 50% de martensite representa uma estrutura no temperada). Se crtico aumenta ento a temperabilidade aumenta.

A dureza crtica a dureza para 50 % de martensite.


25

4. Temperabilidade Ensaio Jominy


No ensaio Jominy obtm-se numa s operao e num provete normalizado indicaes globais sobre a temperabilidade dos aos: curva Jominy. Este ensaio est descrito na norma NP-1680.
realizado em 3 etapas: 1. Austenitizao dum provete maquinado no ao a testar e de dimenses normalizadas. A temperatura depende do ao e o tempo de 30 min. 2. Arrefecimento na extremidade do provete por um jacto de gua de acordo com a norma. 3. Medio da dureza ao longo duma geratriz realizada por rectificao ao longo de todo o comprimento. Os pontos de medida da dureza esto situados a 1,5-3-5-7-9-11-13-15-20-30-4050-60-70-80 mm da extremidade arrefecida e so designados por J1,5-J3-J5-...JX.

26

4. Temperabilidade Ensaio Jominy


Os resultados do ensaio so apresentados numa curva HRC=f(JX) chamada Curva Jominy do ao. O ao 35NCD16 o que tem maior temperabilidade Os aos 42C4 e XC42 possuem a mesma % de C

27

4. Temperabilidade Ensaio Jominy


O estudo experimental do arrefecimento do provete Jominy permitiu definir uma velocidade de arrefecimento para cada ponto JX.

Assim possvel prever, a partir da curva TRC o andamento da curva Jominy.

28

3.6. TMPERA

29

Tmpera

Introduo
A tmpera, como todos os tratamentos trmicos, constituda por 3 fases:
Estgio Pretende-se a austenitizao completa (ou parcial) da massa do ao Arrefecimento, com velocidade > Vcst

Aquecimento

Aumenta: dureza, Rm, Re, resistncia ao desgaste Diminui: tenacidade ao choque, extenso aps rotura, ductilidade
30

Tmpera

Aquecimento
Evitar tenses residuais
necessrio garantir um aquecimento uniforme ao longo de toda a pea com vista a reduzir as tenses internas (devidas a gradientes trmicos) e consequentes deformaes. Aos pouco ligados ou peas de baixa massividade

Aos muito ligados ou peas muito massivas

31

Tmpera

32

Tmpera

Aquecimento
Evitar oxidao superficial
Devido atmosfera oxidante do forno, pode haver oxidao do Fe e C:
Se o Fe queimar, a pea fica com uma pelcula de xidos fcil de detectar e de remover. Se o C queimar, no se consegue detectar o problema. Mas o ao fica descarbonizado e a sua dureza superficial inferior ao esperado.

Soluo: Potencial em carbono da atmosfera = teor em carbono do ao:


caixas de proteco com coque queimado, limalha de ferro fundido ou papel de jornal fornos de atmosfera controlada
33

Tmpera

Estgio
Temperatura Aos hipo: Ac3 + 50C Aos hiper: Ac1 + 50C

Ac3 ou Ac1 podem ser determinadas atravs de:


Diagrama de equilbrio Curvas dilatomtricas Frmulas empricas Diagramas TI ou TC

Nota: Para aos com elementos de liga que formam carbonetos estveis (ex: aos rpidos) deve-se elevar a temperatura acima de Acm (300C por vezes) de maneira a dissolv-los e enriquecer a A em carbono.
34

Tmpera

Estgio
Tempo
Depende da dimenso e da composio qumica: aos s/ liga ou de pouca liga: 5 min / 10 mm de espessura aos c/ mdia liga: 7 min / 10 mm de espessura aos de muita liga: 10 min / 10 mm de espessura O tamanho de gro da austenite Ga, que dita os resultados da tmpera, depende fundamentalmente da temperatura mas tambm do tempo.
35

Tmpera

Estgio
Temperatura e tempo limitados
Ao sobreaquecido: crescimento exagerado do gro austentico, o que causa fragilidade. Ao queimado: estrutura grosseira e frgil devido fuso de impurezas que cercam os gros.

36

Tmpera

Arrefecimento
Deve-se utilizar a velocidade de arrefecimento mais lenta possvel mas superior Vcst.
A lei de arrefecimento (t) depende da condutibilidade trmica do metal, da forma e dimenses da pea e do poder de arrefecimento do fluido de tmpera e da agitao do banho. Grossman classificou os fluidos de tmpera em funo da sua severidade, expressa em mm-1 ou em in-1.

37

Tmpera

Arrefecimento
Porqu gua com sal?

1 fase - Capa de vapor Formao de uma capa de vapor. O vapor isola a superfcie e produz um arrefecimento lento. 2 fase - Transporte de vapor Eliminao da capa de vapor. A gua, em contacto com a superfcie, vaporiza. H continuamente gua em contacto com a superfcie. Arrefecimento rpido. 3 fase - Arrefecimento por lquido Quando a temperatura do ao est abaixo da temperatura de ebulio, a vaporizao pra e o arrefecimento por lquido. Arrefecimento lento.
38

Tmpera

Arrefecimento
Utilizao das curvas de arrefecimento sobre transparentes
A AFNOR fornece curvas de arrefecimento para formas simples e diversos meios, traadas nas mesmas coordenadas que as curvas TRC.

A sobreposio nos diagramas TRC permite determinar se a velocidade de arrefecimento superior Vcst, as durezas aps tmpera e lig-las constituio. 39

Tmpera

Arrefecimento
Utilizao das curvas de arrefecimento sobre transparentes
Exemplo: ao 30NC11 arrefecido em leo
10 mm 50 HRC; 100% M 20 mm 50 HRC; 100% M 40 mm 45 HRC; 20% B, 80% M 80 mm 37 HRC; 60% B, 40% M
Pode-se assim: Escolher uma qualidade de ao que permita obter, para uma pea de determinadas dimenses, arrefecida de forma definida, as caractersticas mecnicas exigidas. A partir de uma pea, fabricada num dado ao, determinar o tratamento trmico necessrio para obter as caractersticas requeridas.
40

Tmpera
Para diminuir os riscos de deformaes e fissuras pode-se fazer:

Tmpera interrompida
C

Arrefecimento em gua

Arrefecimento ao ar

t
41

Tmpera

Martmpera

Arrefecimento num banho quente (sais) a uma temperatura ligeiramente superior a Ms, de maneira a garantir a uniformizao da temperatura em toda a pea.

42

Tmpera

Austmpera

Arrefecimento num banho quente (sais) a uma temperatura superior a Ms, e estgio at atingir a transformao baintica

43

Tmpera

Erros Cometidos na Tmpera


Causas mais frequentes residem em aspectos defeituosos na execuo do tratamento.
Dureza inferior ao esperado: Aquecimento insuficiente Arrefecimento lento Descarbonizao superficial Revenido elevado Deformaes: Aquecimento exagerado Aquecimento no uniforme Arrefecimento demasiado brusco Posio de tmpera incorrecta

Voltar a temperar

Recozido de amaciamento e nova tmpera (desempeno)

44

Tmpera

Erros Cometidos na Tmpera


Fissuras e fendas: Aquecimento demasiado rpido e no uniforme Arrefecimento demasiado rpido Demora no revenido Micro-fissuras pr-existentes Dureza irregular: Aquecimento irregular (falta de austenitizao) Arrefecimento defeituoso (peas encostadas) Recozido de amaciamento e nova tmpera Sucata

45

3.7. REVENIDO

46

Revenido

Introduo
Depois da tmpera o ao tem: Rm, Re e H elevados A(%) e tenacidade ao choque (K) baixas Muitas tenses internas. O revenido destina-se a corrigir estes inconvenientes. Fica-se com um compromisso satisfatrio entre Rm, Re, H e A(%) e K.

1100

Homogeneizao, difuso, soluo

900

Re r co mali zid za o c o A3 om ple to

No

Acm

A1

700

Globulizao

500

Distenso REVENIDO

%C
0,5 1,0 1,5 2,0

47

Revenido
O revenido provoca uma evoluo do material para um estado mais prximo do estado de equilbrio sem ating-lo completamente. um tratamento trmico aps tmpera que consiste num aquecimento a temperaturas inferiores a A1, estgio a essa temperatura e arrefecimento posterior, geralmente ao ar.

48

Revenido

Transformaes das estruturas


As propriedades mecnicas obtidas no revenido dependem das transformaes dos constituintes obtidos depois da tmpera. A ferrite, a perlite e a bainite que esto relativamente prximas do estado de equilbrio praticamente no se alteram. A martensite e a austenite residual, nitidamente fora de equilbrio, que vo transformar-se, sendo responsveis pelas alteraes significativas das propriedades mecnicas.
49

Revenido

Transformao da martensite
Caso dos aos no ligados e ligados no contendo elementos de liga que formam carbonetos. 1 zona - at 100-150C O carbono deixa os interstcios z e segrega nos defeitos cristalinos (deslocaes). uma zona de pr-precipitao. A segregao pra para um teor de 0,25% C. Diminuio das tenses internas por diminuio da deformao da martensite. 2 zona - entre 130 e 250-300C Precipitao do carboneto (Fe2,4C). Isto conduz a uma contraco volmica cuja amplitude aumenta com a % de C. Nota: durante a transformao martenstica entre Ms e Mf e para arrefecimentos lentos pode haver um auto-revenido da martensite com pr-precipitao ou mesmo precipitao de .
50

Revenido
3 zona - entre 300 e 450C A martensite tetragonal passa a martensite cbica com formao de Fe3C e desaparecimento de . A cementite comea por ter a forma de pequenas placas que a partir de 450C e at Ac1, globulizam e aumentam de volume por coalescncia, fenmenos acompanhados duma diminuio de Rm, Re, H e aumento de A(%) e K. Ni, Mn e sobretudo o Si retardam a coalescncia da cementite.

51

Revenido
A presena dos elementos V, Mo, W, Ti, Nb em quantidade suficiente provoca o aparecimento duma 4 zona. 4 zona - > 450C Formao de carbonetos ligados, mais estveis do que a cementite. Esto dispersos na matriz sendo mais finos e mais resistentes coalescncia do que a cementite. H endurecimento por precipitao (ou secundrio) da ferrite.

52

Revenido

Transformao da austenite residual


O revenido um estgio isotrmico e a evoluo da austenite descrita pelas curvas TI.
AP 600~700C

C
AB 200~400C

53

Revenido

Transformao da austenite residual


Para os aos muito ligados e com muito carbono, outro fenmeno pode ocorrer: volta de 500~600C a austenite residual que est sobre-saturada em C fica mais pobre em C.

O ponto Ms sobe e no arrefecimento a r M, chamada martensite secundria.

54

Revenido

Evoluo das propriedades mecnicas


Os principais parmetros que vo ter influncia no revenido so: a composio qumica r e t r

Influncia da composio qumica

55

Revenido

Evoluo das propriedades mecnicas

Influncia de r e tr

56

Revenido

Evoluo das propriedades mecnicas


A evoluo da tenacidade ao choque relativamente complexa. Regista-se no entanto: Fragilizao por envelhecimento ou por revenido baixo de 200 a 320C. O Si desloca essa zona para os 500C. Fragilizao Krupp na zona 450-525C. O Mo elimina esta fragilidade. Outra soluo ser revenir os aos a temperaturas acima de 550C e arrefecer rapidamente ao passar nesta zona.

1- gua 2- forno
57

Revenido

Evoluo das propriedades mecnicas


Para o caso dum ao rpido h ento que distinguir vrios fenmenos:

58

3.8. TRATAMENTOS TRMICOS SUPERFICIAIS

59

Tratamentos Superficiais

1. Cementao 2. Nitrurao 3. Carbonitrurao 4. Endurecimento por Chama e Induo

60

1. Cementao
A cementao um tratamento termoqumico, que se aplica especialmente aos aos ferrtico-perlticos.
Estgio - Cementao 870-930C, t
C C C C C

Aquecimento Slido Lquido Gasoso

Arrefecimentos variados - Tmpera

C C

C C

O teor em C dos aos de cementao normalmente <0.2%, podendo ir at 0.25%. Aps a carbonizao atingem-se valores de 0.8%, podendo ir at aos 1.10%. A difuso do carbono feita sempre pela fase gasosa (0.1mm/h em meio slido e 0.4-0.5mm/h em banho de sais mais homognea).
61

1. Cementao
Carbonizao: 1. Transferncia de tomos de C 2. Difuso do C da superfcie para o interior da pea Profundidade da camada cementada: Distncia da superfcie at ao ponto em que %C da camada cementada desce at ao mnimo de 0.40%C (55-60HRC). Profundidade de tmpera aps cementao: a espessura da camada para a qual a dureza inferior em 9 HRC dureza terica da periferia (0.8-1.1%C 67HRC, 0.4% - 58HRC)
62

1. Cementao
Normalmente a camada cementada vai at aos 2mm de profundidade. No caso de se pretender camadas cementadas mais profundas usamse misturas de sais especiais. A cementao em meios gasosos produz uma carbonizao muito regular, e atendendo a problemas ambientais, hoje o processo mais comum.

63

1. Cementao

64

1. Cementao

65

1. Cementao

66

1. Cementao
Os aos Cr-Mo e Cr-Mn s devem ser carbonizados com cementos macios em virtude da sua tendncia para a hipercarbonizao. Para grandes profundidades de cementao e em especial nos aos com crmio no possvel evitar a hipercarbonizao em consequncia da formao de carbonetos de crmio. Para se evitar a hipercarbonizao ser conveniente que se proceda, aps a cementao, a um recozido de normalizao temperatura de cementao num forno com atmosfera neutra.
67

1. Cementao
Tratamento trmico das peas cementadas 1. 2. Tmpera directa a partir da temperatura de cementao Tmpera simples 1. Sem regenerao do gro do ncleo 2. Com regenerao do gro do ncleo 3. Com recozido intermdio 4. Transformao isotrmica e tmpera simples Tmpera dupla 1. Com regenerao do gro do ncleo 2. Com a 1 tmpera directa a partir da temperatura de cementao Revenido
68

3.

4.

1. Cementao

69

1. Cementao

Deformao mnima 70

1. Cementao

Quando se pretende um mximo de tenacidade e dureza

71

1. Cementao

72

1. Cementao

Revenido Aos de liga: 140-200C Aos sem liga: 150-180C O abaixamento da dureza de 2HRC, podendo atingir 4HRC em casos extremos O revenido deve efectuar-se, sobretudo se as peas forem posteriormente rectificadas.

73

1. Cementao
Deformaes na cementao a relao entre os volumes da pelcula superficial e do ncleo que determina fundamentalmente as variaes dimensionais. Os alongamentos verificados so tanto maiores quanto maior for a temperabilidade do ncleo no cementado. Ao sem liga: encurtamento at 0.05% Ao de liga 16MnCr5 alongamento de 0.05 a 0.15% Ao de liga de maior temperabilidade 15CrNi6, 18CrNi8 o alongamento pode ir at 0.3% Uma estrutura com fibras provoca uma variao dimensional maior na direco das fibras do que na direco transversal

74

2. Nitrurao
A nitrurao consiste na introduo de azoto, sob a forma de nitretos de ferro, aplicando-se quando se pretende conferir uma dureza mxima ou uma grande resistncia ao desgaste. A camada nitrurada provoca tenses de compresso que aumentam consideravelmente a resistncia fadiga. Estgio - Nitrurao 500-520C atmosfera azotada, 550-580C banhos de sais
N N N N N N N

Aquecimento Gasoso Lquido (cianurao)

Arrefecimento no forno (gs), gua (sais)

N N N
75

2. Nitrurao
Nitrurao inica Tratamento de converso qumica superficial conduzindo formao de uma camada dita de combinao ou camada branca composta de nitretos de ferro. A espessura desta camada normalmente varivel entre 2 e 20 microns. Tratamento de difuso do azoto em soluo slida intersticial e de combinao com outros elementos de liga contidos no ao. Precipitao de nitretos finamente dispersos conduzindo a um reforo estrutural sobre uma profundidade denominada camada de difuso, subjacente camada branca.
76

2. Nitrurao
Nitrurao inica muito fraca solubilidade no azoto - soluo slida secundria Fe 4N que apresenta uma dureza aproximadamente de 800HV Soluo slida secundria de composio (Fe 2-3N) e estrutura hexagonal compacta, com ductilidade superior do nitreto e propriedades de autolubrificao interessantes.
A camada branca ou de combinao joga um papel essencial no comportamento das peas em servio, melhorando a resistncia ao desgaste, fadiga trmica e evitando certos problemas de gripagem.
77

2. Nitrurao
Nitrurao inica A escolha do tipo de camada, ou , a sua espessura e a sua qualidade monofsica ou bifsica, compacta ou porosa so elementos importantes na definio do tratamento de nitrurao a efectuar. Do mesmo modo, pela sua dureza e profundidade, a chamada zona de difuso, joga um papel importante j que o suporte da camada superficial de combinao extremamente dura e de muito baixa ductilidade.

78

2. Nitrurao
Somente em aos que contm quantidades suficientes de elementos capazes de formar nitretos especiais (Al, Cr, Mo, W, V) obtero durezas superficiais mximas. Nos outros aos d-se uma nitrurao macia. Aos de construo: Melhora a resistncia ao desgaste, diminui o perigo de gripagem Aos para trabalho a quente Evita a adeso de certos materiais, especialmente o alumnio, s ferramentas e retarda a eroso. Aumenta a durao do corte A zona exterior da camada muito frgil e fina: Evitar choques Evitar esforos locais de compresso

79

2. Nitrurao
S se aplica em peas que j tenham sido tratadas dureza de utilizao, sendo a limpeza superficial fundamental para se dar a penetrao do N. As temperaturas de revenido necessrias obteno das resistncias habituais devem estar situadas acima da T Nitrurao.

O cianeto (25-30%) decompe-se libertando N e C


80

2. Nitrurao

A zona nitrurada composta por duas camadas: ZONA DE LIGAO, superficial com 0.0150.02mm, constituda por nitretos e carbonetos. ZONA DE DIFUSO, com 0.1-0.3mm, formada pela absoro do azoto.

81

3. Carbonitrurao
Obteno de camadas superficiais muito duras com cerca de 0.1mm, e pode ser efectuada em qualquer ao (convm sobretudo aos aos de pequena liga). Devido absoro do N (forma nitretos), a transformao , desce (austenite forma-se 600-750C) e simultaneamente favorece-se a absoro do C (que se dissolve no ferro e vai originar Mart. contendo N). Estgio - Carbonitrurao Abaixo A1 at 720C, Acima de A1 730-900C
N C N N C C N

Aquecimento Gasoso Lquido

N C N

Arrefecimento num meio adequado qualidade do ao (banhos de sais azotados-banhos de cianetos, ou gshidrocarbonetos com amonaco) 82

3. Carbonitrurao
Tipos de carbonitrurao segundo o critrio da zona profunda da pea: 1. Sem transformao do ncleo ou carbonitrurao abaixo de A1 At 720C, origina na camada carbonitrurada uma estrutura constituda por uma orla superficial de nitretos livres e por martensite contendo N. 2. Com transformao do ncleo ou carbonitrurao acima de A1 Entre 730-900C, origina na camada nitrurada uma estrutura constituda por Mart. contendo N e eventualmente por uma fina orla superficial de nitretos livres, a maior parte das vezes apenas para o domnio inferior da Temp. Intensificao da absoro de N na gama inferior de temperaturas e uma diminuio da carbonizao. Na regio superior passa-se o inverso. As baixas temperaturas so extremamente favorveis diminuio de deformaes e no so necessrios tratamentos posteriores.
83

4. Endurecimento por Chama e Induo


Aquecimento local da superfcie das peas, previamente temperadas e revenidas, e arrefecimento rpido (utilizado em ferramentas e elementos de construo. Estes tratamentos conduzem essencialmente aos mesmos resultados tcnicos que a cementao, no entanto, tm a vantagem de originar deformaes ainda menores nas zonas temperadas. Tmpera superficial: Chama directa (pode provocar uma tmpera at ao ncleo) Induo (permite a obteno duma penetrao de tmpera que acompanha com fidelidade os contornos, condio fundamental, por exemplo, para os flancos dos dentes das rodas dentadas. Imerso
84

4. Endurecimento por Chama e Induo

85

3.9. TENSES RESIDUAIS

86

3.9. Tenses residuais


As tenses trmicas e de transformao so geradas no TT e devero ser minimizadas no sentido de: 1. 2. Evitar os riscos de fractura Reduzir as variaes dimensionais e as distores de forma

Deve actuar-se nas seguintes fases Nvel de Projecto: 1. 2. Evitar as quinas vivas. Evitar as diferenas acentuadas de massa, por recurso fragmentao apropriada das ferramentas.

87

3.9. Tenses residuais


Nvel de Produo: Fazer uma limpeza superficial nos produtos laminados a quente ou forjados (uma placa, com forte relao rea-massa, em que uma das faces se apresente com descarbonizao superficial, empenar sobre essa face, dadas as diferenas de volume especfico entre as estruturas geradas). Condicionar as condies de corte na operao de maquinagem por arranque de apara, por forma a que a elevao de temperatura resultante no diminua a dureza do fio de corte. Tal facto, teria como consequncia o aumento da presso e deformao plstica do ao a cortar, nas zonas mais prximas do contacto com a ferramenta.

Nvel do Tratamento Trmico: Promover ciclos suaves de pr-aquecimento, de forma a evitar choques trmicos. Adequar o tempo e temp. de austenitizao configurao geomtrica e caractersticas a obter na ferramenta. Tempos longos ou temperaturas elevadas conduziro a um crescimento exagerado de gro, tornando o ao extraordinariamente frgil e promovendo maiores taxas de austenite residual.
88

3.9. Tenses residuais


Nvel do Tratamento Trmico: Promover um arrefecimento to suave quanto possvel, optando pela tmpera por etapas, de forma a reduzir as distores de forma.

Revenido Martensite r Ferrite e Cementite Volume Volume Volume

Bainite (aos ao C de baixa liga, revenido a 300C) Aos de alta liga (revenidos a 500-600C) precipitao de carbonetos finamente dispersos Um revenido adequado dever ser seleccionado de acordo com:

1. 2.

Obteno do melhor compromisso entre dureza e tenacidade A maior garantia da estabilidade dimensional da ferramenta em servio
89

3.9. Tenses residuais

1. 2.

Transformao de r Realizar 2-3 revenidos para eliminar a martensite no revenida A temperatura do ltimo revenido dever ser sempre inferior em pelo menos 30-40C do revenido anterior

90

3.9. Tenses residuais

Arrefecimento
Tenses residuais devidas aos gradientes trmicos
Tenses criadas pela contraco
O ncleo ainda est quente

O ncleo contrai-se mas a superfcie ope-se a essa contraco

A superfcie contrai-se primeiro

Traco

Compresso

91

3.9. Tenses residuais

Arrefecimento
Tenses residuais devidas aos gradientes trmicos
Tenses criadas pela transformao A M, que se d com uma dilatao
AM A superfcie ope-se dilatao: a superfcie fica em tenso e o ncleo em compresso

AM

Traco

Compresso

92

3.9. Tenses residuais

Arrefecimento
Tenses residuais devidas aos gradientes trmicos
A existncia de gradientes trmicos conduz a heterogeneidades de deformao que introduzem um campo de tenses residuais (TR). se TR > Re deformaes se TR > Rm fissuras

Os riscos aumentam com a severidade do meio de arrefecimento (aumentam os gradientes trmicos), com a massividade da pea e com o teor em carbono.

93

Вам также может понравиться