Вы находитесь на странице: 1из 120

AECIM TOCANTINS

Conselheiro Aecim T ocantins foi o primeiro Secretrio ad-hoc do TCE-MT de 1954 a 1959, e assumiu a , vaga do Conselheiro Manoel Jos de Arruda. Filho de Odorico Ribeiro dos Santos Tocantins e Alice Borges Tocantins, Aecim nasceu na cidade de Cuiab a 8 de junho de 1923, numa famlia de intelectuais, da qual podemos ressaltar seu irmo Amidicis T ocantins.1 Das lembranas de sua infncia e adolescncia, o Dr. Aecim recordou: Eu tive a felicidade de ter um contato muito grande com o General Rondon. Meu pai foi at o tesoureiro quando da construo da linha telegrfica de Cuiab ao registro do Araguaia. Rondon quando vinha, se hospedava na minha casa, na casa onde eu morava, na Rua 13 de Junho, em frente Igreja Presbiteriana. O General chegava das matas com as botas todas sujas e eu as engraxava. Esses foram contatos que eu tive de dignidade, de estudo, de observao. Primeiro, quer dizer para eles, que eu fui um homem muito privilegiado por Deus, muito privilegiado pela minha origem, pelo meu casamento, isso importante... e procurei cultivar com sinceridade a amizade. Ento gostaria que

161

1 Amante das Letras, estudioso e pesquisador, freqentador dos crculos intelectuais, filiando-se a vrias instituies culturais como o Instituto Genealgico Brasileiro e o Instituto Histrico e Geogrfico de Mato Grosso. Colaborou em diversos peridicos nacionais e foi autor de peas literrias e histricas.

162

eles cultivassem, soubessem cultivar a amizade. Primeiramente, o amor familiar indispensvel para a formao de uma famlia, o amor familiar, a compreenso. E eu ento tive que ir para o Rio de Janeiro. Fui estudar no Rio, me matriculei na Academia de Comrcio do Rio de Janeiro, vim pr c e constitu a primeira leva de contadores diplomados, os que estavam aqui eram autodidatas, s tinha um ou dois, diplomado no tinha nenhum e eu devo muito a esses autodidatas, prtica do exerccio da profisso, porque eu vim cheio de teorias etc. e coisa, mas a prtica eu adquiri com esses colegas meus que me ajudaram muito e me envolvi, eu fui apaixonado da contabilidade e procurei projetar esse interesse atravs da minha atividade, eu fui projetando na Santa Casa, na vida social, na vida poltica, cultural, mas, sempre no esquecendo a minha condio de Contador. Eu acho que tudo o que eu tenho na minha vida eu devo minha profisso de Contador. Aqui vim, aqui fundei sindicatos, aqui fundei o Conselho, participei da criao do Conselho Regional de Contabilidade, fui o primeiro presidente, constru a Sede do Conselho, enfim a minha vida foi toda em volta disso, porque eu acreditei na minha profisso e uma mensagem que sempre que sou convidado para participar de uma solenidade de colao de grau, deixo para meus colegas, que acreditem na profisso que no s o diploma que lhe d uma condio para exercer a profisso. Mas, para exerc-la bem, preciso que se tenha amor, aquele amor familiar de que j falei. Aecim T ocantins casado com Clia Lombardi Corra T ocantins, D. Celita, filha do professor Philognio de Paula Corra e Maria Ruth Luzia Lombardi, de cuja unio nasceram dois filhos, Mrio Luis e Maria Alice. O professor Aecim estudou no Rio de Janeiro, onde, em 1943, aos vinte anos de idade, formou-se Contador e Aturio pela Academia de Comrcio, atualmente Faculdade Cndido Mendes. Dentre as muitas e significativas atividades desenvolvidas no Estado de Mato Grosso pelo professor Aecim T ocantins, destacam-se os cargos e funes de que falaremos a seguir:

Foi Secretrio da Sociedade Beneficente da Santa Casa de Misericrdia de Cuiab no ano de 1948. Trs anos depois, entre os anos de 1951 a 1955, ocupou o cargo de Diretor da Escola Tcnica de Comrcio de Cuiab, tendo sido professor de Contabilidade Industrial, Agrcola e Bancria. Foi Chefe da Contadoria e da Seo de Controle do Departamento Nacional do SENAC, no Rio de Janeiro, no perodo de janeiro a abril de 1952. Junto ao SENAC/SESC foi Secretrio -Contabilista no perodo de 6 de dezembro de 1947 a novembro de 1953.2 Elegeu-se Vereador pela Cmara Municipal de Cuiab no perodo de 1951 a 1955, tendo exercido o cargo de Presidente e Vice-presidente. Ocupou os cargos de secretrio ad hoc do Tribunal de Contas, no perodo de 1954 a 1959, Secretrio-geral da Prefeitura Municipal de Cuiab, de 1955 a 1956, e Assessor Tcnico do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, no perodo de 4 de janeiro de 1954 a 23 de novembro de 1959. Exerceu tambm o cargo de Vice-prefeito de Cuiab, eleito em 3 de outubro de 1958, no perodo de 1959 a 1963, e de Secretrio do Interior, Justia e Finanas do Estado, de 31 de janeiro a 29 de maro de 1961, data em que solicitou exonerao desse cargo para assumir, na qualidade de Vice-prefeito, as funes de Prefeito Municipal de Cuiab, de 29 de maro a 10 de novembro de 1961. Foi tambm suplente de Deputado Estadual, pela UDN. Foi eleito Presidente da Comisso de Instalao da Faculdade de Filosofia de Mato Grosso, atravs da Portaria Governamental n 198, de 27 de maio de 1964. Ocupou o cargo de Secretrio de Estado no Governo Fernando Corra da Costa. Exerceu o cargo de Chefe do Gabinete da Casa Civil do Governo do Estado, no perodo de 15 de maro de 1971 a 24 de maro de 1972, e Chefe da Casa Civil de 25 de maro de 1972 a 19 de setembro de 1973. Tomou posse como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso em 24 de setembro de 1973. Foi eleito e exerceu o cargo de Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, nos perodos de 5 de janeiro de 1976 a 4 de janeiro de 1977, e de 4 de janeiro de 1978 a 5 de maio de 1978. Junto UFMT Universidade Federal de Mato Grosso foi professor fundador do Departamento de Cincias Contbeis, no final dos anos 1970.

2 Entrevista concedida s autoras em 6 de maro de 2002.

Foi eleito primeiro representante de Mato Grosso junto Comisso Especial da Diviso do Estado, no perodo de 8 de maio de 1978 a data de maro de 1979, por Ato governamental e Portaria do Ministrio do Interior. Foi Vice-presidente da Sociedade Beneficente da Santa Casa de Misericrdia de Cuiab nos binios 19851986 e 19871988. Dentre as muitas e importantes funes exercidas pelo Professor Aecim Tocantins, sobrelevam-se aquelas desenvolvidas no mbito do exerccio profissional enquanto Contador: membro fundador e primeiro Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado, tendo sido reeleito por duas vezes. Tais funes fizeram com que o Conselho de Contabilidade do Estado de Mato Grosso institusse, no ano 1992, por reconhecimento ao mrito, o 1 Prmio CRC de Pesquisa Contbil Aecim Tocantins, com denominao alterada, a partir de 1994, para o Prmio Contabilista Aecim Tocantins. Junto Academia Brasileira de Cincias Econmicas, Polticas e Sociais, foi Presidente da Seccional nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondnia e Acre, entre os anos de 1993 e 1994. Presidente de Honra da Regional de Mato Grosso do Instituto dos Auditores Internos do Brasil, eleito a 27 de maio de 1995. Sempre buscando melhorar o desempenho na sua atuao profissional, o professor Aecim participou de diversos cursos de especializao profissional, de debates, seminrios e outras atividades do gnero, como o Curso de Especializao em Administrao Profissional promovido em outubro de 1968 pelo Instituto de Pesquisas Rodovirias, em Cuiab; Curso de Didtica de Ensino Superior, patrocinado pela Secretaria de Educao e Cultura do Estado, em novembro de 1969; Primeiro Crculo de Debates Empresariais promovidos pela antiga Faculdade de Cincias Econmicas de Mato Grosso, no perodo de 12 de janeiro a 6 de fevereiro de 1970, alm do Seminrio Nacional de Administrao Municipal, promovido pela Associao Brasileira dos Municpios, em convnio com o Governo do Estado de Mato Grosso, entre 8 e 10 de fevereiro de 1970. Em decorrncia de sua atuao junto sociedade mato-grossense e cuiabana, Aecim, por vrias vezes, recebeu ttulos e homenagens que nos permitem avaliar a importncia de sua pessoa e do trabalho desenvolvido durante tantos anos de dedicao.

Foi scio fundador da Associao Mato-grossense de Estudantes AME na cidade do Rio de Janeiro. Recebeu diploma de Honra ao mrito, concedido pelo SENAC. Recebeu Medalha comemorativa da passagem do Sesquicentenrio da Independncia do Brasil e do Ano I da Fundao da Universidade Federal de Mato Grosso, em 07 de setembro de 1972. Foi distinguido com sua insero no livro Who is who in Brazil (Quem quem no Brasil) 1973/1974, V edio, V olume III, pg. 3627/3628. Recebeu a Ordem do Mrito Legislativo de Mato Grosso Comenda Senador Filinto Muller concedida pela Assemblia Legislativa do Estado, a 19 de novembro de 1984, e o diploma de scio efetivo da Associao de Cultura Muxirum, concedido em 15 de dezembro de 1991. Pela Cmara Municipal de Cuiab foi homenageado com a ordem do Mrito Legislativo a 30 de maro de 1994, tendo recebido o diploma de Scio Cinqentenrio e Benemrito da Santa Casa de Misericrdia de Cuiab, concedido em 26 de janeiro de 1997. Foi homenageado com a criao da Creche Municipal Prof. Aecim T ocantins no Parque Atalaia inaugurada no dia 2 de abril de 1998. Recebeu a Comenda Memria do Legislativo, concedida pela Assemblia Legislativa do Estado de Mato Grosso, a 16 de Agosto de 2001, assim como a Medalha Mrito Manico Manoel Joaquim dos Santos outorgada pelo Gro Mestrado do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, a 19 de dezembro de 2001. Em autoria com sua esposa, Clia Lombardi Corra Tocantins, Aecim Tocantins publicou uma coletnea denominada Philognio de Paula Corra foi educador historiador, homem de Letras e parlamentar. , Cuiab: Grfica Editora Gil, 19993 . Com essa obra, que rene todos os escritos do emrito professor Philognio, conhecido carinhosamente por Fil, o casal T ocantins consignou o reconhecimento pelos relevantes trabalhos dessa personalidade, deixando preservada aos psteres sua rica e competente produo intelectual.

163

3 Philognio de Paula Corra (20 de dezembro de 1886 13 de setembro de 1952), cuiabano, nascido no final do sculo XIX, que atuou com maestria no setor educacional como Diretor da Instruo Pblica do Estado de Mato Grosso, sendo Diretor do Liceu Cuiabano e da Escola Normal Pedro Celestino por vrias vezes. Em homenagem pstuma, o desembargador e historiador Jos Barnab de Mesquita referiu-se a ele como Cavaleiro da instruo e paladino da cultura.

AFRO STEFANINI

Conselheiro Afro Stefanini assumiu na vaga do Conselheiro Frederico Vaz de Figueiredo, em 1983. Filho de Nelo Stefanini e Augusta Boldrim Stefanini, nasceu em Cabrlia, Estado de So Paulo, em 1 de Janeiro de 1922. Casou-se com Dorothy A. Barros Stefanini, com quem teve oito filhos: Mari Carmem, Amlia Augusta, Indajaia George, Iraima Gerusa, Afro Stefanini Filho, Glucia Bianca, Afro Stefanini Segundo e Sandro Marco.

164

Nasceu de uma famlia humilde do interior de So Paulo, egressa de So Paulo nas primeiras levas de colonizao do Estado de Mato Grosso e graas ao seu trabalho, graas sua humildade, exercera as mais diversas profisses at galgar os mais relevantes cargos pblicos que se poderia aspirar, depois de encontrar o que ele chamou de estrela guia Dona Dorothy sua companheira de jornada e me de seus filhos.4 Dedicou-se ao servio pblico na cidade de Rondonpolis, como Coletor Estadual, cargo que exerceu durante anos. Por concurso pblico, foi nomeado Titular do Cartrio do 2 Oficio de Caarap, hoje localizado em Mato Grosso do Sul, no perodo de 1961 a 1966. Em 1966 chamado vida pblica, concorrendo a uma vaga na Assemblia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

4 Entrevista concedida s autoras em 5 de abril de 2003.

Em 1967, com a edio de uma nova Carta Magna Federal, foi investido de Poder Constituinte, como Deputado Estadual, participando da reformulao da Constituio Estadual atravs da apresentao de emendas. Reelegeu-se sucessivamente at o ano de 1978, quando ocupou, naquele Parlamento, o cargo de 1 Secretrio, no binio 1977/1978. Nessa poca, a Assemblia Legislativa era presidida por Valdomiro Alves Gonalves e j se sabia que, acontecendo a diviso do Estado de Mato Grosso, quase todos os Deputados j estavam, portanto, buscando suas reas eleitorais no Norte ou no Sul. A Mesa Diretora da Assemblia era composta por esses deputados, que viviam esse momento de transio; momento muito diferente dos demais, pois j se sentia a separao do Estado como algo iminente.5 Em 1978 concorreu a uma vaga na Cmara Federal, logrando xito nas urnas, tornando-se membro efetivo da Comisso do Interior e suplente de Agricultura, durante quase 4 anos. Em 1980, antes do trmino do mandato, foi convocado para ocupar o cargo de Secretrio Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, onde permaneceu at 11 de fevereiro de 1982. Nesse momento, me lembro que aconteceram as invases na regio do Conjunto Habitacional do CPA e em outros bairros daquela regio. Havia, portando, a necessidade de se tomar muito cuidado para resolver essa questo. Era necessrio a compreenso das partes. Naquele momento se dava a legalizao do CPA, a construo do Bairro. Como Chefe da Casa Civil, houve necessidade de se acomodar os nimos, para um desfecho feliz .6 Em 1983 foi indicado pelo Governador Jlio Jos de Campos para ocupar o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, em decorrncia da aposentadoria do Conselheiro Frederico Vaz de Figueiredo. Por ato Governamental datado de 22 de abril de 1983, e de acordo com a Resoluo n 03/83, de mesma data, da Assemblia Legislativa, foi nomeado para exercer o
5 Entrevista concedida s autoras em 5 de abril de 2003. 6 Entrevista concedida s autoras em 5 de abril de 2003.

cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, consoante o Pargrafo 1 do artigo 112 da Constituio Estadual, tendo tomado posse no dia 19 de maio de 1983. Afro Stefanini afirma: Ns do Tribunal no temos poder de polcia. Ns falamos em cima daquilo que est escrito. Ns temos uma equipe que fiscaliza, so tcnicos de controle externo que fazem e tem os auditores que trabalham na parte processual. Baseado nas informaes deles, o Conselho delibera. De primeira mo, intima as partes, se houver alguma falha, elas se manifestam. Apreciada a manifestao, voc vota novamente. No encontrando soluo favorvel quela parte, ns somos obrigados a ter que tomar uma posio de rigor. Na verdade, a quem cabe isso? No a ns, ns no temos o poder de polcia, o Ministrio Pblico. Ento o Tribunal, atravs daquele rgo que est l, que um rgo fiscalizador e auxiliar ao mesmo tempo, ele tem uma parte na mesa de decises do Tribunal. Agora uma coisa: at uns 10 anos atrs era muito difcil a fiscalizao, primeiro as comunicaes eram difceis por causa das distncias; segundo, o aparelhamento era muito pobre; hoje voc pode fiscalizar com rigor e com garantias, porque voc tem uma retaguarda que registra tudo.7 Como Conselheiro, veio a ocupar a Vice-presidncia do T ribunal de Contas no perodo de 6 de maio de 1986 a 11 de janeiro de 1987 e a Presidncia de 12 de janeiro de 1987 a 11 de janeiro de 1988. Segundo Afro Stefanini: (...) Eu fiquei 9 anos e meio no Tribunal de Contas, enquanto completava tempo de servio prestado, porque eu tinha sido Exator em Rondonpolis... e veio a aposentadoria que seria por tempo completo de servios. J estava com 69 anos de idade, ento, achei que deveria me aposentar .7 Em reconhecimento aos servios prestados ao Estado de Mato Grosso, Afro Stefanini recebeu a Comenda 2002 Memria do Legislativo no dia 14 de agosto de 2003, de acordo com a Resoluo n 681/02 Dirio Oficial de 21 outubro de 2002.
7 Idem.

165

ALEXANDRINO MARQUES

166

Conselheiro Alexandrino Marques assumiu na vaga do Conselheiro Luiz Marques Ambrsio, em 1974. Nascido a 12 de novembro de 1906, na cidade de Ponta Por-MT, hoje MS, descende de Bento Marques e Eufrsia Marques, naturais do Rio Grande do Sul. Foram seus avs paternos Felisberto e Maria Silveira Marques, e maternos Emlio Fagundes e Alexandrina Escobar. Casou-se com Darcy Santiago Marques, com quem teve duas filhas: Alexandrina e Arlete. Ao longo de uma vida poltica que completou mais de quatro lustros, pude, no exerccio das atividades a ela inerentes, compreender a grandeza do nus pblico, seja na rea do Executivo, seja no Judicirio, seja, finalmente, na do Legislativo. Os cargos que at hoje ocupei foram de natureza eminentemente poltico-legislativa. Espero que, com a experincia adquirida no desempenhe das vrias misses, que me foram cometidas como mandatrio de meus coestadunos, e, sobretudo, com o apoio daqueles que passam a ser meus pares e que neste Tribunal tm revelado lisura, eficincia e inexcedvel zelo na apreciao de contas das entidades pblicas, no precpuo cumprimento de sua magna tarefa, possa o meu trabalho ser de alguma utilidade aos superiores interesses do nosso Estado. No ignoro as minhas limitaes pessoais, mas confio supri-las com o entusiasmo e dedicao que nunca estiveram ausentes nos momentos

em que sobre os meus ombros recaram encargos os mais pesado s .8 Alexandrino Marques iniciou suas atividades empresariais e sua participao na vida pblica em Ponta Por, onde teve sempre uma vida pontilhada pela defesa das causas pblicas, visto ser um homem simples, modesto e prestativo. Exerceu, de 14 de novembro de 1930 a 6 de agosto de 1942, o cargo de primeiro Juiz de Paz da cidade de Antonio Joo-MS, hoje Coronel Sapucaia. Foi vereador do municpio de Ponta Por no perodo de 30 de janeiro de 1955 a 30 de janeiro de 1959, tornando-se Presidente da Cmara Municipal daquela cidade, entre 20 de janeiro de 1958 e 30 de janeiro de 1959. Sendo eleito Deputado Estadual por quatro Legislaturas sucessivas, de 14 de fevereiro de 1959 a 20 de setembro de 1974, sempre se manifestou sensvel s necessidades da populao que representava. Foi autor de Projetos de Lei, entre eles os de criao dos Municpios de Iguatemy- MS, Navira-MS e Antonio JooMS. No setor do ensino, foi autor dos projetos criando as Escolas Normais de Ponta Por, Amamba e Caarap, e as Escolas Tcnicas de Comrcio de Ponta Por, Amamba e Iguatemy, assim como os Ginsios de Navira, Caarap e Amamba. Como Deputado da Assemblia Legislativa, exerceu o cargo de 4 secretrio da 3 Mesa Diretora da 4 Legislatura, no ano de 1961. Teve significativa participao na instalao de vrias Exatorias e Postos de Sade, assim como foi responsvel pela construo de inmeras estradas e pontes na regio fronteiria Brasil-Paraguai, obras de inegvel significao social e econmica, mantendo sempre boas relaes com as autoridades pelo pas, disso dando prova o convite feito pela Assemblia Legislativa do Estado para visitar o Paraguai, visita essa que serviu para estreitar ainda mais as relaes de amizade de Mato Grosso com a Repblica Guarani. Foi nomeado como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, com posse em 30 de setembro de 1974, preenchendo a vaga do Conselheiro Luiz Marques Ambrsio e permaneceu no cargo at 12 de novembro de

1976. Sua posse se deu com a presena das mais altas autoridades e ilustres convidados, a saber: representando o Ministrio Pblico, se fez presente o Senhor Procurador-geral, Jos do Carmo Ferraz. Representando o Governador do Estado, o Exelentssimo Senhor Dr . Jos Monteiro de Figueiredo, dignssimo Governador do Estado em exerccio. Nessa ocasio, o novo Conselheiro foi saudado pelo Conselheiro Aecim T ocantins, que assim externou sua satisfao ao receber to digna personalidade: (...) Vossa Excelncia, aqui vem preencher a vaga deixada pelo saudoso Conselheiro Luiz Marques Ambrsio, que assinalou nesta Casa, a sua passagem pelo seu cavalheirismo, dignidade, alto esprito pblico e elevada compreenso [...] A sua natureza privilegiada, o trabalho, o amor e o entusiasmo da sua gente se harmonizam no extraordinrio processo de desenvolvimento daquela rica regio fronteiria do Estado, assegurando-lhe um futuro dos mais promissores. Regio cheia de tradies e que pela sua posio geogrfica faz engendrar, ainda mais, em nossos patrcios que l vivem, o amor ptria, o civismo e o sentimento de nacionalidade. Bem compreendemos, pois, porque o ilustre Conselheiro Alexandrino Marques teve, desde moo, a sua vida pontilhada de reais servios prestados causa pblica. Simples, modesto e prestativo, qualidades que caracterizam a sua personalidade, jamais se deixou levar pela vaidade ou pela arrogncia, que as elevadas funes e cargos que tm desempenhado, poderiam induzir. Em todas as ocasies tem sido sempre o mesmo. A escalada de sua vida pblica propiciou-lhe uma vlida experincia administrativa e um valioso acervo de conhecimento dos problemas da mais alta importncia.9 O Conselheiro Alexandrino Marques aposentouse a 13 de novembro de 1976. Faleceu no dia 6 de julho de 1991.

167

8 Boletim Informativo do TCE-MT, Cuiab, set./out. 1974, p. 11-12 (em discurso de posse).

9 Idem.

ANTNIO JOAQUIM MORAES RODRIGUES NETO

Conselheiro Antnio Joaquim Moraes Rodrigues Neto assumiu na vaga do Conselheiro Teresino Alves Ferraz, em abril de 2000. Natural de Goinia-GO, nasceu a 1 de janeiro de 1956; filho de Salom Jos Rodrigues e Grimalda dos Santos Rodrigues, possui apenas uma irm, Ana Maria Santos Rodrigues.

168

Dona Grimalda ficou viva aos 35 anos de idade, no mais se casou e, com um pequeno hotel em Barra do Garas, sustentou os estudos dos filhos.10 O Dr. Antnio Joaquim casado com a prof. Tnia Isabel Moschini Moraes, com quem tem trs filhas: Tasa, Tamara, Talita. Tnia a esposa, companheira, amiga, confidente, confessionria, conselheira, alma gmea. Faz-me os curativos no corpo e no esprito para curar as feridas que arranjei pela vida afora.11 Formou-se em Administrao de Empresas pela UFMT, em 1985, tendo freqentado, durante quatro anos, o curso de Medicina Veterinria na Universidade Federal de Gois UFGO. Participou ainda dos cursos complementares de Defesa Civil para Municpios, realizados

10 Revista do TCE-MT, Cuiab, n.18, 2000, p. 19 (em discurso de posse). 11 Idem.

em Cuiab, no ano de 1980, e de Auditoria Interna, no Rio de Janeiro, em 1980. Foi Chefe de Ncleo na Secretaria de Desenvolvimento Social em Cuiab entre os anos 1980 e 1982, e Chefe de Gabinete dos Vice-governadores do Estado. Exerceu o cargo de Assessor Tcnico da Casa Civil nos anos de 1984 a 1985, e tambm o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro do INDEAMT, entre 1985 e 1986. De 1987 a 1991 cumpriu o primeiro mandato de Deputado Estadual, Constituinte, e em 1992 foi reeleito para o Legislativo Estadual. Deputado Estadual pela regio do Vale do Araguaia, ao longo de seus dois mandatos exerceu esse cargo desenvolvendo uma intensa atividade parlamentar junto Assemblia Legislativa do Estado de Mato Grosso, participando de inmeras comisses: de Educao, Sade e Assistncia Social; Membro PDT 1987-1990; Comisso Representativa junto ao Ministrio do Transporte; Membro-PDT 1987; Comisso de Constituio e Justia Suplente PDT 1988-1990 e 1994; Comisso Especial Construo de Hidreltricas Irregularidades nos Limites Territoriais Membro PDT 1988; Comisso Especial para visitar Hidreltricas no MT Membro PDT 1989; Comisso Especial para Elaborar Regimento Membro PDT 1989; Mesa Diretora Segundo Vice-Presidente PDT 1989-1991; Comisso Especial art. 8 da Constituio Membro PDT 1990; Comisso de Educao, Cultura, Desporto e Seguridade Social PDT 1994. Em 1995 assumiu o mandato de Deputado Federal e em 1999 foi reeleito para mais um mandato. No Congresso Nacional, Antonio Joaquim continuou defendendo os interesses do Estado de Mato Grosso, em posio de destaque, como podemos verificar a partir de seu cargo de Vice-presidente do PDT. Sua participao tambm pode ser verificada nas Comisses de Comunicao e Informtica, de Viao e Transporte e de Minas e Energia. Integrou tambm a Comisso de Cincia e Tecnologia. De 1996 a 1997, Antnio Joaquim ocupou os cargos de Presidente do Conselho Estadual de Transportes e do Conselho Estadual de Administrao das Centrais Eltricas Mato-grossenses CEMA T. Exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Administrao da Companhia de Saneamento do Estado de MT SANEMAT de 25 de maro de 1996 a 20 de , outubro de 1997.

Em 1998 foi reeleito Deputado Federal, licenciandose por ter sido nomeado para o cargo de Secretrio de Estado Secretaria de Infra-Estrutura SINFRA-MT Exer. ceu tambm o cargo de Secretrio de Estado de Educao, de fevereiro de 1999 a maro de 2000. A 7 de abril de 2000 tomou posse como Conselheiro do T ribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, na vaga deixada com a aposentadoria do Conselheiro T eresino Alves Ferraz. Em seu discurso de posse, o Conselheiro Antonio Joaquim assim se pronunciou: ...Como o mais novo membro desta Corte de Contas, carregando a experincia parlamentar e executiva, estou convencido de que aqui recuperarei o entusiasmo perdido. Quero exercer esta funo com a mesma paixo que movia meu esprito e alimentava a paixo de minha alma naquelas interminveis viagens por trilhas mal traadas, em busca do ideal democrtico perfeito. Considero o Tribunal de Contas como um dos modeladores do novo paradigma da sociedade do futuro: tico, transparente e eficaz no aproveitamento dos recursos pblicos e no gerenciamento da coisa pblica. Com essa disposio e entusiasmo do recomeo, adentro nesta Casa com a alma aberta, com o corao fraterno, esperando somar com a vasta experincia dos homens de bem que compem o Tribunal de Contas do meu querido Estado de Mato Grosso. Espero conquistar uma insero positiva com o apoio e a compreenso dos conselheiros que hoje me recebem cordial e fraternalmente.12 A sua indicao para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado foi efetivada pelo Governador Dante Martins de Oliveira e referenciada pela Assemblia Legislativa. Essas personalidades foram lembradas no mesmo discurso de posse: Ao governador Dante de Oliveira, agradeo a confiana, imagino que s vezes at exagerada, na minha capacidade de gerenciar setores

169

12 Revista do TCE-MT , Cuiab, n.18, 2000, p. 18.

estratgicos do Governo em horas difceis. Registro o meu reconhecimento de cidado sua capacidade de produzir transformaes. Vivenciamos juntos momentos amargos e cruis antes e durante o processo de reforma do Governo. Dele trago uma nica recomendao, feita bem no seu estilo franco e direto: Antonio Joaquim, faa um trabalho srio no Tribunal de Contas. Aos deputados com assento na Assemblia Legislativa, pela generosidade e companheirismo, ao aprovarem, por unanimidade, a indicao do meu nome para compor o Tribunal de Contas. Em especial, cito o Presidente Jos Riva, companheiro de jornadas polticas desde 1992 e o Primeiro Secretrio, Humberto Bosaipo, querido amigo de infncia, pela articulao competente de ambos na conduo da votao.13 Com pouco mais de um ano, Antnio Joaquim tornou-se, em 31 de janeiro de 2002, Corregedor-geral do TCE, para o binio 2002/2003. Em sua carreira de homem poltico de reconhecimento pblico, o Deputado Antonio Joaquim recebeu diversas condecoraes, como a Comenda Ordem do Mrito de Mato Grosso, oferecida pelo Governo do Estado de Mato Grosso, em 1992; Cidado Honorrio de Cuiab, ttulo outorgado pela Cmara Municipal da capital em 1993; Cidado Honorrio da cidade de Vila Rica, pela Cmara Municipal daquela cidade, em 1993; a Comenda Grande Oficial do Estado de Mato Grosso oferecida pelo Governo do Estado em 1998.

170

13 Revista do TCE-MT, Cuiab, n.18, 2000, p. 18.

ARY LEITE DE CAMPOS

Conselheiro Ary Leite de Campos assumiu na vaga do Conselheiro nio Carlos de Souza Vieira, em 1986. Filho de Gonalo Domingos de Campos e de Dirce Leite de Campos. Natural de Vrzea Grande, nascido a 12 de julho de 1940, casado com a professora Nilda Godoy de Campos, com quem tem trs filhos, Gonalo Domingos Campos Neto Deputado Estadual, Lise Laura Campos Bianchinni, casada com Marcelo Gramoline Bianchinni, e Nase Godoy de Campos Freire, casada com Murilo Silva Freire. Ary Leite de Campos av de Pedro Henrique Campos Bianchinni, alento de sua vida. Contador formado pela Escola Joo Pompeu de Campos Sobrinho Vrzea Grande-MT o Dr. Ary iniciou , sua carreira poltica como Prefeito Municipal de Vrzea Grande, em 1969, exercendo o mandato at 1973. Inicialmente, a campanha Prefeitura de Vrzea Grande parecia ter poucas chances de vitria, pois disputava com o prestgio poltico da famlia Baracat. A 31 de janeiro de 1970, no entanto, assumiu o cargo de Prefeito Municipal de Vrzea Grande, sendo que de imediato mandou recuperar o asfalto de um trecho da A venida Couto Magalhes, principal via da cidade. Como Prefeito, o Conselheiro Ary Campos agilizou os trabalhos de loteamento de reas devolutas ou desapropriadas e colocadas venda a preos mdicos, ou doadas para fins industriais e comerciais, no processo de apoio incondicional queles que desejassem trazer o progresso a Vrzea Grande. Ary atraiu muitos industriais que pretendiam investir no municpio, como a Ipiranga do Brasil S/A, indstrias madeireiras, inclusive a grande Empresa Sadia Oeste S/A. Conseguiu ainda fazer o acerto definitivo da rea onde se instalaria a

171

172

fbrica de refrigerantes Noroeste do Brasil: a Coca-Cola. Ary Leite de Campos foi, portanto, responsvel pela implantao, nas terras de Couto Magalhes, da Empresa Sadia Oeste, que implementou e elevou o nvel de emprego, visto a absoro de mo-de-obra de toda a regio, inserindo definitivamente Vrzea Grande na condio de cidade industrializada. Com esse incentivo na rea industrial, Vrzea Grande recebeu alto percentual migratrio, gerando, em quinze anos, um gigantesco aumento populacional, o que redundou em sua projeo, pois recebeu mais de cem mil novos habitantes, responsveis pelo incremento do comrcio, indstria e agricultura.14 Tendo ocupado o cargo de Secretrio de Obras durante a administrao Jlio Jos de Campos, Ary realizou grande nmero de obras de infra-estrutura urbana, a exemplo da abertura do loteamento Cristo Rei; a indenizao e posterior loteamento de uma rea pertencente ao bispo D. Orlando Chaves, invadida por posseiros; o acostamento da A venida Couto Magalhes, na altura da ponte Jlio Mller at ao Aeroporto e o recapeamento desta, principal via de acesso da capital Cuiab cidade industrial. Nesta administrao foi firmado o convnio com o Hospital Santa Helena, possibilitando o atendimento mdico populao rural. No setor educacional foram construdas escolas municipais nos distritos de Capo Grande, Souza Lima e Limpo Grande.15 Foi Prefeito de Vrzea Grande at 1973. Este mandato lhe garantiu o passaporte para a vida pblica, pois, posteriormente, iniciou uma bem-sucedida e longa passagem pela Assemblia Legislativa do Estado, elegendo-se Deputado Estadual por trs legislaturas (1974, 1978 e 1982), nesta ltima obtendo o primeiro lugar em votao no Estado de Mato Grosso. Como Deputado, foi Vice-presidente e Presidente da Comisso de Finanas e Oramento da Assemblia Legislativa, foi segundo Secretrio da Mesa Diretora da mesma Casa de Leis e membro da Comisso Especial de Reviso Territorial e da Comisso Parlamentar de Inqurito.1 6

Em virtude dos servios ao Estado, recebeu o ttulo de Membro do Quadro Geral da Ordem do Mrito de Mato Grosso, no grau de Oficial, e Membro do Quadro Oficial da Ordem do Mrito Legislativo, alm dos ttulos de Cidado Honorrio de Rosrio Oeste, Nobres, D. Aquino, Arenpolis, Jangada e Campo Verde. Ary Campos encara esse prestgio poltico como resultado de uma vida de trabalho, que determinaria, em seguida, a vitria de seus trs correligionrios: Jlio Campos, Gonalo Pedroso de Barros e Jaime Campos. Sua trajetria poltica o elevou funo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, tendo sido nomeado em 13 de maio de 1986, por ocasio da aposentadoria do Conselheiro nio Carlos de Souza Vieira. Na Instituio, foi Corregedor-geral no exerccio de 1988 a 1990; Vice-presidente no binio 1990/92 e no exerccio de 1996/1997. Ascendeu pela primeira vez Presidncia entre 1992/94, e no exerccio de 1999/2000 retornou ao cargo de Presidente. Em discurso de posse, datado de 13 de janeiro de 1997, o Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro assim se referiu ao Conselheiro Ary Campos: Conselheiro Ary Leite de Campos, Vice-presidente, contador, foi Prefeito Municipal de Vrzea Grande, Deputado Estadual por 3 legislaturas. Presidiu o Tribunal de Contas no binio 1992/1993. Meticuloso, eficiente, tem vocao de homem pblico e de poltico no melhor sentido.17 Quando ascendeu Presidncia do Tribunal pela segunda vez, em 1999, o Conselheiro Ary Leite de Campos se expressou de modo autntico, dando vazo s suas emoes: Ao assumir pela segunda vez a Corte de Contas Mato-grossense, em 29 de janeiro de 1999, meu corao e minha mente se depararam com sentimentos confusos. O meu corao se encheu de satisfao por ter alcanado, novamente, o brilhante posto de Pre-

14 MONTEIRO, Ubaldo. Vrzea Grande : passado e presente Confrontos. 1867-1987. Cuiab: Policromos, [199-] p. 115-116. 15 Idem. 16 Jornal Folha do Estado, 18 de maio de 2003. 17 Discurso de posse do Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro. Revista do TCE-MT , Cuiab, n.13, jan. 1997.

sidente do Egrgio Tribunal de Contas do Estado e, como homem pblico, fui tomado de orgulho ao ver includo mais este relevante posto em meu currculum. Na minha mente, porm, um ponto de inquietao: como manejar e concluir uma administrao, com xito, diante dos desafios estruturais e financeiros por que passa o Tribunal de Contas? Sabemos todos que administrar sem recursos no tarefa fcil. Alm disso, os desafios a enfrentar so inversamente proporcionais ao tempo administrativo para super-los, uma vez que o exerccio da atual presidncia de doze meses .1 8 O Conselheiro Gonalo Pedroso Branco de Barros, representando os demais Conselheiros, saudou a nova Mesa Diretora da Casa e o seu novo Presidente: (...) Assume agora a presidncia desta casa o nobre Conselheiro Ary Leite de Campos, pessoa de reconhecida dedicao a este Estado, tendo sido eleito Prefeito de nossa querida Vrzea Grande e por trs vezes ocupado uma cadeira no legislativo estadual. Em 1986, ingressou nesta Corte de Contas, j tendo ocupado os cargos de Corregedor-Geral, Vice-presidente do binio 92/93, poca em que conduziu com muita habilidade e competncia todos os assuntos e at mesmo todas as dificuldades que se interpuseram em sua jornada. Posso, portanto, afirmar diante desta distinta platia, que certamente esta gesto que ora se inicia ser to bem conduzida quanto a primeira que V. Exa comandou, acrescentando-se, obviamente, a experincia que a vida, aos poucos, nos propicia.19 Naquela oportunidade, a solenidade de compromisso e posse dos Conselheiros contou com a participao das mais importantes autoridades do Estado.

Estiveram presentes o Vice-governador Rogrio Salles, o Presidente da Assemblia Legislativa, Jos Riva, o Desembargador Benedito Pompeu de Campos Filho, Presidente do Tribunal de Justia, e o Prefeito da Capital, Roberto Frana Auad.20 Em janeiro de 2002 o Conselheiro Ary Leite de Campos foi empossado como Vice-presidente do TCE. No dia 30 de janeiro de 2004 tomou posse como Presidente do T ribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, inaugurando a quadragsima sexta mesa diretora.

173

18 Editorial, Palavra do Presidente. Revista do TCE-MT, Cuiab, n.17, jan./jul. 1999. 19 Discurso de saudao do Conselheiro Branco de Barros. Revista do TCE-MT, n.17, jan./jul. 1999. 20 Revista do TCE-MT, Cuiab, n.17, jan./jul. 1999, p. 13.

BENEDICTO VAZ DE FIGUEIREDO

174

Benedicto Vaz de Figueiredo, Membro fundador do TCE-MT foi Presidente da Primeira Mesa Diretora do , TCE, e nico Conselheiro que exerceu esse cargo por quatro vezes: 1954, 1959, 1964 e 1967. O primeiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Benedicto Vaz de Figueiredo, que emprestou seu nome ao Plenrio da Casa, era filho de Manuel Augusto de Figueiredo, comerciante, V ereador e Presidente da Cmara Municipal de Cuiab por vrias legislaturas, e da senhora Ana Vaz de Figueiredo. Nascido em 20 de julho de 1910, na cidade de Cuiab, foi casado com D. Luzia Barros Vaz Figueiredo, com quem teve dois filhos: Ana Tereza e Fernando Augusto. So seus netos: Sady, Andr, Joo Carlos, Ricardo, V alria e Jos Eduardo. Benedicto Vaz de Figueiredo nasceu numa famlia privilegiada, na qual figuraram expoentes da histria econmica e cultural do Estado, tendo sido seu av paterno o Major Delfino Augusto de Figueiredo, Deputado Constituinte em 1891 e veterano da Guerra do Paraguai. Outros grandes nomes do Estado nascidos em sua famlia foram D. Francisco de Aquino Corra, Fernando Corra da Costa, Clvis Corra Cardozo, Joo Vilas Boas, Lenine de Campos Pvoas, Fernando de Barros, Alrio de Figueiredo, Amarlio Novis e Fernando Leite de Campos.

Tinha o apelido de Dr. Gigi e era amigo pessoal de Clvis Cardozo, a quem sempre acompanhava para um descanso no Bar do Bugre, acompa-

nhado tambm de Frederico Vaz de Fig ueiredo, conforme relata Cssio Veiga de S .21 Ainda menino, o Ministro fez seus primeiros estudos nas instituies mais proeminentes da poca: Escola Senador Azeredo e Escola Modelo Baro de Melgao, e posteriormente o curso secundrio no Liceu Cuiabano. Em 1927, aos 17 anos, prestou o servio militar na EIM-175, em Cuiab, dando baixa na segunda categoria. Na juventude, onde j apresentava o esprito comunicativo, comeou a se engajar nos movimentos acadmicos e culturais. Em 1930 foi um dos lderes do movimento estudantil a favor da Revoluo, e em 1931 fundou e foi um dos redatores do jornal Delio, rgo da classe estudantil. Dando continuidade aos estudos, em 1931 partiu para o Rio de Janeiro, indo morar na famosa Penso Hudson, do velho Tico, a poucos metros da Faculdade Nacional de Direito Universidade do Brasil, instituio na qual se bacharelou, tendo participado de atividades ligadas causa estudantil, base delineadora de seu perfil de lder poltico. Foi um dos lderes do movimento estudantil em favor da Revoluo de 1930, junto ao Centro de Estudos Jurdicos Clvis Bevilqua, da Associao Universitria, do Centro Acadmico. Destacou-se como lder atuando ao lado de Alzira Vargas, filha do ex-presidente Getlio Vargas. Fez parte da delegao da Faculdade de Direito na posse do Governador Benedito Valadares, na inaugurao do Instituto do Cacau, na Bahia. Participou da Caravana Cvica na cidade de Ouro Preto, da viagem de estudos penitenciria de So Paulo e ao manicmio Judicirio do Juqueri. Depois de receber o Diploma de Bacharel em Direito, no ano de 1936, retornou a Cuiab. Dentre as diversas funes e cargos de sua vida profissional, destacam-se: em 1937 foi nomeado Consultor Jurdico do Estado de Mato Grosso; Diretor da Secretaria do antigo Tribunal Eleitoral de Cuiab em 1937; exerceu a advocacia em Cuiab, no perodo de 1937 a 1953; Presidente da Caixa de Assistncia dos Advogados do Bra-

sil 3 de agosto de 1943 a 17 de maro de 1946, e membro atuante da Ordem dos Advogados do Brasil, praticamente desde a sua criao. Desenvolveu atividades como colaborador no jornal O Combate entre 1945e 1955. Em 1946 foi nomeado membro do Conselho Administrativo do Estado e do Instituto dos Advogados Brasileiros e membro da Associao Mato-grossense de Imprensa. Foi um dos fundadores da Faculdade de Direito de Cuiab e Vice-diretor desta durante 11 anos, e Professor de Economia Poltica na Escola de Direito de Mato Grosso de 1937 a 1954. Foi membro do Conselho Penitencirio da cidade e tambm membro do Conselho Estadual de Administrao Municipal. Em 1958 recebeu condecorao da Ordem do Mrito Jurdico Militar. Foi Deputado Estadual por duas legislaturas e Vicepresidente e Presidente da Assemblia Legislativa de Mato Grosso. Participou da elaborao da Constituio do Estado, em 1947. Com a criao do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, em 31 de dezembro de 1953, deixou a carreira poltica e foi nomeado Juiz da Corte de Contas, da qual teve a honra de ser empossado como o primeiro Presidente a 2 de janeiro de 1954, ao lado dos Juzes Clvis Corra Cardozo, Luiz Felipe Sabia Ribeiro, Lenine de Campos Pvoas e Rosrio Congro, vindo a emprestar seu nome ao Plenrio da Casa. Alm de ser eleito o primeiro Presidente do Tribunal, em 1954, Benedicto V de Figueiredo foi, em 5 de az janeiro de 1959, novamente eleito Presidente do T ribunal; em 2 de janeiro de 1964 foi, pela terceira vez, eleito Presidente do Tribunal, e em 5 de janeiro de 1967 foi mais uma vez eleito no cargo mximo. Foi Vice-presidente, em 6 de janeiro de 1956 e em 4 de janeiro de 1961, sendo o nico a ocupar at hoje o cargo de Presidente Conselheiro por quatro Diretorias. Participou de diversos congressos, conferncias e seminrios, representando o Tribunal de Contas, tais como: Sesquicentrio do Superior Tribunal Militar; Congresso Internacional dos Tribunais de Contas na Guanabara, hoje Rio de Janeiro; Congresso dos T ribunais de Contas Rio de Janeiro e Porto Alegre. Proferiu diversas palestras, conferncias e cursos, como: O Petrleo e a Petrobrs Indstria Petroqumica, na dcada de 50 em rdio da capital.

175

21 S, Cssio Veiga de. Memrias de um cuiabano honorrio 19391945. Cuiab: UFMT, 2003.

Evoluo da Pena no Direito Brasileiro. O Tribunal de Contas e a sua competncia. Caxias O Grande Patrono do Exrcito. Um derrame cerebral afastou-o definitivamente da vida pblica. Faleceu no dia 4 de dezembro de 1979, em Cuiab, sua cidade natal, j aposentado da Corte de Contas mato-grossense. O Tribunal de Contas do Estado de Mato, rgo a que Benedito V de Figueiredo dedicou muitos anos az de sua vida, registrou, com pesar a sua morte, atravs , da palavras do Exm Sr. Procurador Jos do Carmo Ferraz, que solicitou que fosse consignado em ata um voto de profundo pesar pelo desaparecimento do exConselheiro Benedito V de Figueiredo, ocorrido hoje az nesta Capital, e que fosse telegrafado Exm famlia do extinto. Os senhores Conselheiros solidarizaram-se com as palavras do Sr. Procurador-geral.22

176

22 Ata de sesso do Tribunal do TCE-MT de 5 de dezembro de 1979.

BENJAMIN DUARTE MONTEIRO

Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro assumiu na vaga do Conselheiro Clvis Corra Cardoso, em 1967. Filho de Joo do Lago Monteiro e Antonina Duarte Monteiro. Nasceu em 31 de agosto de 1908 em Cuiab. Casou-se com Anna Augusta de Oliveira Ferraz, com quem teve os filhos Benjamin, Lenidas e Arnaldo. Bacharel em Cincias Jurdicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, curso que foi concludo em 1932, nesse mesmo ano foi nomeado Promotor de Justia da Comarca de Cuiab, e no ano seguinte Diretor da Imprensa Oficial do Estado. Fundou, em 23 de janeiro de 1934, a Associao da Imprensa Mato-grossense da qual foi Presidente de Honra; Em 1934, foi nomeado Membro do Conselho Penitencirio de MT e exerceu o cargo de Prefeito Municipal de Cuiab por 85 dias. Sendo um intelectual, homem ligado tambm s Letras, no apenas legislao, em 1935 foi Diretor da Biblioteca e do Arquivo Pblico do Estado de Mato Grosso. Em 1937 tomou posse, na Cadeira n 1, da Academia Mato-Grossense de Letras, em reconhecimento sua produo intelectual. Legislador de inteligncia brilhante, em 1935 foi eleito Presidente do Conselho da OAB, Seco de Mato Grosso, e em seguida Deputado Estadual junto Assemblia Legislativa do Estado, de 1935 a 1937. No parlamento estadual, foi membro da Comisso Especial encarregada de elaborar o projeto de Constituio do Estado de MT sendo escolhido seu relator. , Em 1947 tomou posse no cargo de Juiz Substituto do Tribunal Regional Eleitoral de MT e em 1948 foi elei, to Presidente de Honra da Associao de Imprensa

177

Mato-grossense. Em 1954 ocupou o cargo de Inspetor de Ensino junto ao Liceu Salesiano So Gonalo, Cuiab, e em 1956 foi nomeado Chefe do Servio de Proteo aos ndios. Em 1957 ocupou o cargo de Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, e em 1963 foi nomeado, atravs de Ato Presidencial, para a cadeira de Direito Judicirio Civil da Faculdade de Direito de Cuiab. Em 1966 j era Procurador-geral da Justia do Estado de Mato Grosso, e na mesma data prestou compromisso e entrou em exerccio do cargo. Em 17 de novembro do ano seguinte foi indicado como Ministro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Finalmente, no ano de 1969, nomeado como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Em 2 de janeiro de 1969 foi eleito Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, e a 2 de janeiro de 1973 eleito Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Em 04 de janeiro de 1974 voltou a ocupar o cargo. Em seu discurso de despedida da gesto como Presidente do TCE, a 10 de agosto de 1973, assim se expressou:

(...) Antes de encerrar as minhas palavras quero, em nome de todos os Conselheiros, apresentar ao nobre Conselheiro Dr. Benjamin Duarte Monteiro os nossos agradecimentos e os nossos aplausos pela maneira segura e brilhante com que conduziu este Tribunal durante a sua proveitosa gesto. Sua Excelncia soube com engenho e arte desempenhar a difcil misso. A fineza de compostura e cordialidade no trato para com seus pares elevaram mais ainda a considerao com que sempre o distinguimos. Muito obrigado Conselheiro Duarte Monteiro.24 O Procurador-geral do TCE-MT tambm se manifestou na mesma oportunidade: (...) Com grande orgulho para todos ns, termina nesta tarde sua gesto frente deste Tribunal, onde dirigiu com sabedoria, equilbio e camaradagem, tomando as medidas certas nos momentos exatos. Receba, da Procuradoria Geral, os nossos parabns.25 Era um homem culto, um intelectual que esteve sempre ligado s Letras. Publicou: Memorial, Razes, Pareceres nos anais Forenses de Mato Grosso e na Revista dos Tribunais de Contas de So Paulo, alm de artigos e crnicas em vrios jornais e revistas de Mato Grosso. Foi Correspondente do peridico O Jornal, do Rio de Janeiro. Faleceu a 19 de julho de 1996.

178

Chegamos assim, ao fim de nosso mandato, satisfeitos com o que pudemos conseguir cumprindo o nosso dever. Sem agredir a nenhum poder, nem Departamento Pblico, nem a ningum, num nvel de harmonia e independncia e, por fim, saudando, como nosso substituto, o Conselheiro Rachid Mamed que, como a quase totalidade dos Senhores Conselheiros, esteve sempre ao nosso lado, sugerindo, aconselhando, propondo e aprovando medidas que tomamos em benefcio do bom andamento dos nossos trabalhos e do bom nome deste Tribunal.23 Na data em que o Conselheiro Benjamim Duarte Monteiro deixava a Presidncia da Mesa Diretora do TCE, pde perceber o reconhecimento de seu trabalho ante a Instituio atravs do discurso do Conselheiro Luiz Marques Ambrsio:

24 Idem. 23 Boletim do TCE-MT, Cuiab, n.54, dez. 1973, p. 6. 25 Idem.

CLVIS CORRA CARDOZO

Ministro Clvis Corra Cardozo foi membro fundador e um dos componentes da Primeira Diretoria do TCE-MT tomando posse em janeiro de 1954. , Filho de Joo Celestino Corra Cardozo e de A velina Corra Cardozo, o cuiabano de estirpe era filho de uma das mais tradicionais famlias do nosso Estado. Nascido a 3 de dezembro de 1911, fez o curso ginasial no antigo Liceu Cuiabano, matriculando-se, em seguida, na Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, bacharelando-se em Cincias Jurdicas em dezembro de 1935. Consorciou-se com Dona Ceclia do Couto, de ilustre famlia carioca, regressou em seguida sua terra natal, cheio de f e confiana no futuro.26 De sua unio com Ceclia do Couto Corra Cardozo nasceram cinco filhos: Clvis Filho, Celso e Cervantes (gmeos), Paulo Mrio e Maria Ceclia. De seu filho Clvis, nasceram quatro netos: Mnica, Francisco Eduardo, Jos Maurcio e Rosa Maria. De seu filho Celso, nasceram os netos Maria Fernanda, Maria Claudia e Clovis. De Cervantes, nasceram os netos Cervantes, Andr, Luciana e Rafael. De seu filho Paulo Mrio, nasceram os netos Mrcia, Maria Isabel e Ana Paula. Da sua filha Maria Ceclia nasceram os netos Camilo, Eduardo e Renata. Avelina Corra Cardozo, sua me, era prima-irm de Fernando Corra da Costa, Governador do Estado de Mato Grosso. Seu pai, Joo Celestino, foi um coronel muito conhecido na cidade, morador na Praa Alencastro, em um sobrado decorado com mrmore de Carrara. Esse imvel foi demolido e no local foi construdo edifcio moderno que abriga casa comercial. Dona Ceclia, sua esposa, carioca, vindo com ele
26 Ata da sesso do TCE-MT de 9 de agosto de 1967.

179

180

morar em Cuiab. Mais tarde trouxe do Rio de Janeiro seu irmo Cervantes, que acabou se casando com Adlia, conhecida como Deli, filha do Interventor Jlio Mller . Clvis Corra Cardozo estudou no Instituto Lafayette, no Rio de Janeiro, e foi colega do engenheiro Cssio V eiga de S. Bacharel em Cincias Jurdicas pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, em 1935 exerceu sua profisso em Cuiab, sempre com reconhecido brilho. Pertenceu Ordem dos Advogados do Brasil Seco de Mato Grosso, integrando, mais de uma vez, a sua diretoria. Exerceu diversos cargos relevantes na cidade de Cuiab e no Estado de Mato Grosso, como o de Procurador da Justia Eleitoral e Chefe de Polcia do Estado de Mato Grosso. Foi membro de outros importantes rgos da administrao estadual, a exemplo do Departamento Administrativo do Estado, no perodo de 2 de janeiro de 1940 a 30 de julho de 1940. Foi membro conselheiro do Conselho Penitencirio de 5 de janeiro a 7 de julho de 1943 e membro do Conselho de Educao. Era um homem muito benquisto em Cuiab; espirituoso, teve uma marcante participao poltica na cidade e no Estado, dedicando-se vida pblica atravs dos cargos que ocupou. Dentre outras atividades, manteve durante bastante tempo a concesso do Cine T eatro Cuiab, em sociedade com o Sr Calope, sogro de Orlando Nigro, . sociedade que existiu at a sua morte. A partir de 1964, foi Professor de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito de Cuiab, depois Universidade Federal de Mato Grosso. Foi poltico militante filiado UDN, tendo sito candidato a Deputado Federal por essa agremiao poltica. Em 7 de fevereiro de 1951 foi nomeado para exercer o cargo de Chefe de Polcia, conforme documento n 10.942, de 9 de fevereiro de 1951, sendo exonerado em 31 de dezembro de 1953, a seu pedido, em vista de ter sido nomeado Ministro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, onde ingressou na funo de Juiz por Portaria de 31 de dezembro de 1953, com incio do exerccio funcional em 2 de janeiro de 1954. pois, membro fundador do Tribunal, tendo integrado a primeira Diretoria. Foi sucedido por Benjamin Duarte Monteiro. Em sua homenagem, a Praa Corra Cardozo recebeu o seu nome, pelo fato de ter morado ali durante muito tempo. A casa onde o Conselheiro Clvis Cardozo morou foi demolida e no lugar foi construdo um apart-hotel situado na Rua 24 de Outubro, esquina com

a Avenida So Sebastio, no bairro Lavaps. Filho de uma linhagem antiga, (...) Clvis Corra Cardozo era flor de velhas roseiras cuiabanas. Emprestando seu nome e hspede daquela praa, Clvis Corra Cardozo ouve o cantar dos passarinhos, suporta a luz do sol, o calor cuiabano e o barulho do progresso desfilando pelo asfalto. Reinaugurada com amor, com carinho, com sacrifcio, a praa Clvis Corra Cardozo o prprio retrato da beleza, bem feita, moderna,de traos arrojados, incrustada no corao de Cuiab, toda florida, abrigando hoje, uma biblioteca municipal da Capital.27 Em sesso especial realizada s 15 horas do dia 9 de agosto de 1967, fez-se a primeira homenagem pstuma a um Ministro do Tribunal de Contas do Estado, por ocasio do falecimento do Ministro Clvis Correa Cardozo, ocorrido em 5 de agosto de 1967, contando com a presena da famlia enlutada e funcionrios da Casa. Com a palavra, o Sr. Procurador Jos do Carmo Ferraz proferiu o seguinte discurso: Neste momento que o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso se veste de crepe para numa homenagem justa e merecida, lamentar o falecimento do nosso estimado amigo, Ministro Clvis Corra Cardozo, esta Procuradoria jamais poderia fugir ao dever de modestamente contribuir para a ornamentao. Oxal fsse-nos dada uma coroa de louros digna do falecido, onde a sobriedade das cores pudesse traduzir a alma do homenageado. T odavia os laos de amizade e de admirao que sempre lhe devotamos, impele-nos a um arroubo de coragem. [...] Tivemos a satisfao de ser seu aluno na Faculdade de Direito, seu colega nesta Casa e seu amigo em todas as ocasies. De nosso trato dirio neste Tribunal, embora por um perodo de curta durao, a sinceridade do colega, robustecendo a admirao do aluno, consolidou a afeio do amigo.28

27 CARDOZO, Celso Corra. Se faltar, Santana intera. Cuiab : Buriti, 2001. 28 Discurso do Dr. Jos do Carmo Ferraz. Ata de sesso do TCE-MT de 9 de agosto de 1967.

CLOVIS HUGUENEY

Ministro Clvis Hugueney, membro do TCE-MT a partir de novembro de 1960. Clvis Hugueney casou-se com Aracy Ferreira Hugueney e teve os filhos Clocy Hugueney e Cloracy Hugueney Franco Lobo. Clocy Hugueney casou-se com Marize Malheiros Hugueney e teve os seguintes filhos: Sibele Malheiros Hugueney, Ctia Malheiros Hugueney e Clvis Hugueney Neto e, Cloracy Hugueney Franco Lobo casou-se com Jos Luiz Franco Lobo e teve os seguintes filhos: Carlos Gabriel Hugueney Franco Lobo, Luciano Franco Lobo Neto e Lidiana Hugueney Franco Lobo de Souza. So bisnetos do Conselheiro Clvis Hugueney: Rodrigo, Paula, Bruna, Vinicius, Matheus, Daniel, Carla Laura, Sibele Cristina, Clvis, Cassius Gabriel, Juliana, Jussara, Luciana, Thobias, Nohana, Nohylli, Nieho, Niehara. Era advogado e foi nomeado, por Ato Intervencional n 114, de 31 de agosto de 1932, para exercer as funes de Delegado de Polcia do Municpio de Santa Rita do Araguaia, entrando em exerccio em 12 de setembro de 1932. Exerceu o cargo de Inspetor de Agncias da Primeira Regio de Minas de Metais e Pedras Preciosas, no ano de 1935. Desenvolveu atividades como Coletor de Rendas Estaduais do Municpio de Santa Rita do Araguaia, no perodo de 1937 a 1938. Foi nomeado Prefeito do Municpio de Lageado, atual Guiratinga, tendo sua administrao efetivada entre 9 de fevereiro de 1939 a 30 abril de 1947, permanecendo no cargo durante oito anos, dois meses e vinte e um dias. Eleito Deputado Estadual pelo PSD para o perodo

181

de 29 maro de 1947 a 31 de janeiro de 1951, foi eleito por mais trs vezes, exercendo essa funo durante 17 anos, at a data de 3 de novembro de 1960, em que renunciou a seu mandato. Foi nomeado para o cargo de Ministro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, em 3 de novembro de 1960. Por Ato Governamental de 26 de dezembro de 1963, foi aposentado do cargo de Ministro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

182

DJALMA CARNEIRO DA ROCHA

Conselheiro Djalma Carneiro da Rocha assumiu na vaga do Conselheiro Jos Salvador de Arruda Santos, em 1986. Filho de Jos Carneiro da Rocha e T erclia Pereira de Almeida Rocha, natural de Bela Lorena, Estado de Minas Gerais, tendo nascido no dia 22 de fevereiro de 1937. casado com Nancy Gomes da Rocha. Prestou servio no Ministrio da Aeronutica nos anos de 1955 a 1957. Iniciou sua carreira poltica exercendo o cargo de Vereador junto Cmara Municipal da cidade de Pocon, para o qual foi eleito em 1972, com o maior nmero de votos. Exerceu o cargo de Vice-presidente e Presidente da Cmara Municipal da mesma cidade no trinio 1975-1977. Exerceu o cargo de Secretrio-Chefe de Gabinete do ento prefeito Jos Salvador Arruda Santos, no perodo de 1977 a 1978, junto Prefeitura Municipal de Pocon. Elegeu-se Deputado Estadual tendo por base o Municpio de Pocon, exercendo o mandato em duas legislaturas seguidas: 1978 e 1982. Como Deputado, foi Vice-lder e Presidente da Comisso de Justia da Assemblia Legislativa de Mato Grosso e lder da bancada do PDS e do Governo do Estado na Assemblia Legislativa, em 1983. Foi Secretrio-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso entre os anos de 1984 e 1986. Por ato Governamental, datado de 7 de maio de 1986, foi indicado para exercer o cargo de Conselheiro do Tribunal, assumindo as funes em 13 de maio de 1986, no preenchimento da vaga existente decorrente da aposentadoria do Conselheiro Jos Salvador Arruda Santos.

183

No Tribunal de Contas do Estado Mato Grosso, foi eleito em 2 de janeiro de 1990 para o cargo de Corregedor-geral do Tribunal. Dois anos depois, em 2 de janeiro de 1992, foi eleito para o cargo de Vice-presidente da mesma Casa, e em 3 de janeiro de 1994 para o cargo de Presidente do Tribunal de Contas. Em 31 de janeiro de 1997 voltou a ocupar o cargo de Vice-presidente do Tribunal de Contas. Em 31 de janeiro de 1996, no final do seu mandato na Presidncia da Casa, o Conselheiro Djalma Carneiro da Rocha assim se expressou: H dois anos, com ntima satisfao e muita emoo, tive a satisfao de ascender Presidncia desta egrgia Corte de Contas, imbudo dos melhores propsitos. Hoje, ao despedir-me da nobilitante funo, soma-se honraria a confortvel e tranquilizadora sensao do dever cumprido .29 Em seguida, o Conselheiro Oscar Ribeiro assim discursou, fazendo uma avaliao dos trabalhos desenvolvidos no ltimo ano:

O Conselheiro Djalma Carneiro da Rocha exerceu suas funes no Tribunal de Contas at a data de 29 de junho de 1991, quando se aposentou e foi substitudo pelo Conselheiro Jos Carlos Novelli, que fez questo de referenci-lo em seu discurso de posse: Entro para substituir o Conselheiro Djalma Rocha, um homem honrado e admirado, sereno, conciliador. Construiu uma carreira no Poder Legislativo e a encerra neste Tribunal, deixando uma passagem digna da maior admirao. Sinto-me muito privilegiado por ser o seu sucessor. Espero estar altura de sua sabedoria e competncia. Serei profundamente feliz se tiver o mesmo reconhecimento seu, quando for a minha vez de ser substitudo.31

184

Preliminarmente, as palavras so para o ilustre Conselheiro Djalma Carneiro da Rocha, que deixa a Presidncia, aps t-la exercido com raro brilhantismo. Sua Excelncia prestou relevantes servios ao Tribunal de Contas, com sua vocao nata de administrador. A pureza dos seus propsitos e acendrado esprito pblico so reconhecidos por todos que aqui trabalham. Exerceu a Presidncia do Tribunal de Contas do Estado com proficincia, devotamento e altivez. Proporcionou todas as condies para que o Tribunal desempenhasse a contento suas atribuies constitucionais. O reflexo de sua profcua gesto est no elevado nmero de processos (12.185) julgados no ano de 1995 e ampliao das instalaes fsicas com a construo do Centro mdico e do Arquivo.30

29 Discurso de transmisso de cargo de 31 de janeiro de 1996. Revista do TCE-MT, Cuiab, jan. 1997. 30 Discurso de posse do Conselheiro Oscar Ribeiro. Revista do TCE-MT , Cuiab, n.13, jan. 1997. 31 Discurso de posse do Conselheiro Jos Carlos Novelli, em 29 de junho de 2001. Revista do TCE-MT, Cuiab, n.20/21/22, 2001/2002.

DJALMA METELLO DUARTE CALDAS

Conselheiro Djalma Metello Duarte Caldas assumiu na vaga do Conselheiro Hlio Jacob, em 1984. A luta rdua, Conselheiro, mas, a casa agarrativa; e do convvio diuturno entre todos, nasce um sentimento profundo de amor a tudo o que se fez, a tudo que se pretende fazer, e que, s vezes, at se no consegue realizar, caso em que, ao trago amargo da derrota, avulta o refrigrio da pureza da inteno; to reconfortante e to dignificadora. Bem-vindo seja, Conselheiro Djalma Metello Caldas, ao convvio sagrado desta Casa de Contas.32 Filho de Benedito Duarte Caldas e de Maria Metello de Campos Caldas, natural de Cuiab, onde nasceu a 31 de dezembro de 1936, casou-se com Lourdes de Barros Caldas, de cuja unio nasceram trs filhos: Duartinho, Andra, Rosana. Formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, especializou-se nas reas de Direito Processual Civil e Direito Agrrio. Durante muito tempo exerceu a advocacia forense nas mais diversas Comarcas do Estado, principalmente em Cuiab. Conheo-o da Faculdade de Direito, conheo-o das lides forenses, conheo-o da administrao pblica e em momento algum vislumbrei

185

32 Discurso do Conselheiro Jos Salvador de Arruda, na cerimnia de posse do Conselheiro Djalma Metello, em 5 de outubro de 1984.

qualquer ato, qualquer gesto, qualquer palavra que pudesse turvar o meu conceito sobre V . Ex. E em verdade lhe digo, carssimo amigo Djalma, se no houvesse em seu carter, no alinharamos jamais, de forma alguma, estes conceitos.33 Exerceu diversos cargos pblicos, como: Assessor Jurdico e Procurador da Prefeitura Municipal de Vrzea Grande e Procurador Jurdico da Prefeitura de Cuiab. Presidente da OAB Seco de Mato Grosso, por duas gestes, trinios 1973/1975 e 1975/1977. Foi Secretrio-chefe de Gabinete do Governador do Estado de Mato Grosso Jlio Jos de Campos entre os anos de 1983 e 1984. Secretariou a Casa Civil entre os anos de 1983 e 1984, e a de Administrao junto ao Governador do Estado de Mato Grosso entre os anos de 1983 e 1984. Nomeado para exercer o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, preenchendo a vaga decorrente da aposentadoria do Conselheiro Hlio Jacob, tomou posse em 5 de outubro de 1984. Na solenidade foi agraciado pelo discurso do Conselheiro Arruda com as palavras: A partir de hoje esta Casa ganha um grande Conselheiro e o Tribunal de Contas um grande profissional. V Ex. ter oportunidade, a partir . de hoje, de compartilhar com as dificuldades econmicas financeiras com que vive o nosso Estado, e, tambm com o impacto de desenvolvimento por que passa a Terra de Rondon. T enho certeza que sua contribuio ser de grande valia no julgamento dos atos do Executivo e Legislativo que submetem as contas apreciao desta Casa. Temos certeza absoluta da sua competncia e dedicao para com os problemas do nosso grande Estado, que vive momentos de alegria pelo desenvolvimento por que passa nossa terra.34

Exerceu o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas no perodo de 5 de outubro de 1984 a 19 de setembro de 1990 e dentro dessa Casa de Contas exerceu o cargo de Vice-presidente a partir de 12 de janeiro de 1987, sendo eleito Presidente em 11 de janeiro de 1988 e em 2 de janeiro de 1989. Exerceu o cargo de Corregedor -geral do TCE em 30 de janeiro de 1994, retornando como Conselheiro Presidente em 30 de janeiro de 1998. Ocupou a Vice-presidncia do TCE em 29 de janeiro de 2000. Em seu discurso de transmisso do cargo de Presidente do Tribunal de Contas do Estado, em 1999, assim se expressou: Estamos tendo a honra de encerrar o nosso terceiro mandato na condio de Presidente desta egrgia Corte de Contas. No exguo perodo de um ano, no obstante as inmeras dificuldades enfrentadas, procuramos cumprir com a maior dignidade possvel to importante misso que nos foi delegada pelos nossos ilustres pares. Da, que estamos deixando o cargo com a conscincia tranqila em razo do dever cumprido. Ao assumirmos a Presidncia, em nosso pronunciamento de posse, destacamos, como metas mais importantes para a gesto, a poltica de valorizao e prestigiamento dos servidores, como tambm o avano na rea de informtica. Com vista a alcanar os objetivos colimados, buscamos investir alto na capacitao de recursos humanos, especialmente os voltados para a rea fim, que mereceu permanente ateno.35

186

33 Discurso do Conselheiro Jos Salvador de Arruda, na cerimnia de posse do Conselheiro Djalma Metello, em 5 de outubro de 1984. 34 Idem.

35 Discurso de transmisso de cargo Conselheiro Presidente Djalma Metello D. Caldas, em 1999.

NIO CARLOS DE SOUZA VIEIRA

Conselheiro nio Carlos de Souza Vieira assumiu na vaga do Conselheiro Alexandrino Marques, em 1977. Filho de Jos Joaquim de Souza Vieira Gomes e Laurinda Ribeiro de Souza Vieira, nasceu em PoconMT, no dia 4 de maro de 1919. Casou-se com Maria Elizabeth A velino Vieira. Cursou Farmcia na Faculdade de Odontologia e Farmcia da Universidade de Minas Gerais. Possui diversos cursos de Especializao em Administrao Profissional e sua competncia foi assim enaltecida: No desempenho dos encargos e funes que, na trajetria de sua vida, foram-lhe atribudos, soube V Exa, pela maneira de conduzir, gran. jear a estima de auxiliares e subordinados, a considerao dos companheiros de trabalho, a admirao e o apreo da sociedade. Jamais se enlevou s alturas das posies que merecidamente tem ocupado. A sinceridade e a franqueza no trato com as pessoas foram sempre caractersticas de sua personalidade, sem sombra de dvida possui V. Ex. as caractersticas imprescendveis ao bom julgador.36 Era um homem extremamente dinmico e de rara preparao intelectual, tendo exercido em sua vida profissional funes de direo e relevncia em vrios

187

36 Discurso de Aecim Tocantins na posse de nio Carlos de Souza Vieira. Ata de sesso especial realizada em 27 de maio de 1977.

rgos estatais assim como em empresas privadas, conquistando para estas o mais elevado nvel de respeitabilidade em virtude de sua seriedade profissional. Exerceu cargos de direo nas duas mais conceituadas casas de fomento do Estado de Mato Grosso, por duas vezes da Caixa Econmica Federal e Diretor Tcnico Administrativo e tambm Presidente do Banco do Estado de Mato Grosso BEMA . T O Estado modernamente comparado a uma complexa empresa, cuja produo dever atender s necessidades e exigncias de variada soma de bens e servios, para operar com segurana esse sistema de produo. A administrao pblica, alm de selecionar com cuidado os seus responsveis, deve propiciar-lhes mtodos e tcnicas capazes de se conseguir melhor e mais economicamente produtividade.37 Empregou seu precioso tempo e sua vasta experincia de administrador nas funes de Presidente da Associao Comercial de Cuiab e da Companhia T elefnica Cuiabana. Junto ao Governo do Estado de Mato Grosso e ao poder pblico tambm deixou suas marcas de administrador de sucesso, exercendo diversas funes junto Secretaria de Estado de Fazenda, como Chefe de Gabinete do Governador, de 1951 a 1961, e como Presidente do Centro de Assistncia Gerencial de Mato Grosso. Deixou sua contribuio tambm no campo do embate poltico, uma vez que exerceu o cargo de Presidente do Diretrio Municipal da ARENA (Aliana Renovadora Nacional). Por ato Governamental de 29 de abril de 1977, foi nomeado Conselheiro do T ribunal de Contas, na vaga aberta em decorrncia da aposentadoria do Conselheiro Alexandrino Marques, tomando posse a 27 de maio de 1977. Vem assim V Ex. ainda com o entusiasmo que . lhe prprio, trazer sua pondervel colabora-

o a esta egrgia Corte de Contas, cujas atribuies, dia a dia, mais se multiplicam, com o surto do progresso do Estado e as inovaes dos sistemas de controle oramentrio e fiscalizao financeira dos negcios pblicos.38 No Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, sua ao se fez de modo igualmente brilhante, em posio de liderana, tendo sido eleito Vice-presidente do Tribunal em 12 de maio de 1978 e, no ano seguinte, Presidente do Tribunal, a 4 de janeiro de 1979. Em 1984, novamente ocupou a Vice-presidncia, encerrando suas atividades na direo do Tribunal de Contas exercendo novamente a Presidncia para a qual foi eleito em 21 de maro de 1984. Aposentou-se no cargo de Conselheiro da mesma Casa de Contas em 30 de abril de 1985.

188

37 Discurso de Aecim Tocantins na posse de nio Carlos de Souza Vieira. Ata de sesso especial realizada em 27 de maio de 1977.

38 Idem.

FREDERICO VAZ DE FIGUEIREDO

Conselheiro Frederico Vaz de Figueiredo ingressou no TCE-MT em 1960. Filho de Antnio Leite de Figueiredo e Maria V de az Figueiredo, Frederico Vaz de Figueiredo nasceu em Cuiab, a 22 de fevereiro de 1913. Foi casado com Abigair Pires de Camargo, com quem teve duas filhas: Elizabeth e Irene Maria. Como Vice-presidente, o ilustre Conselheiro Frederico Vaz Figueiredo, o decano desta casa, homem culto, profundo conhecedor do Direito e de larga experincia nos negcios pblicos, atravs do exerccio de relevantes funes administrativas entre elas as de Consultor Jurdico e Geral e Secretrio do Interior, Justia e Finanas do Estado, por certo sua Excelncia h de nos emprestar, como brilho de sua inteligncia valiosa e indispensvel colaborao.39

189

Frederico Vaz de Figueiredo, foi um estudioso, um homem de leis e jurista de renome nacional que ocupou, em nosso Estado, postos de atuao nas reas do Direito, nos quais demonstrou segurana e sabedoria, assim como a disponibilidade para colaborar com aqueles menos servidos daqueles conhecimentos.

39 Ata da sesso do TCE-MT de 4 de janeiro de 1983.

190

Teve sua carreira pautada pelos cargos pblicos do nosso Estado: Promotor de Justia da Comarca da Capital at 1935; membro do Conselho Penitencirio em 1938; funcionrio da Prefeitura Municipal de Cuiab, exercendo o cargo de Procurador Municipal em 1938; Oficial de Gabinete da Interventoria Federal, a partir de 18 de janeiro de 1939; Procurador Fiscal do Tesouro do Estado de Mato Grosso em 1939. Foi Consultor-geral Jurdico do Estado de Mato Grosso, em 1940, e em 1942 C onsultorgeral do Estado de Mato Grosso. Sua carreira foi dedicada ao Servio Pblico e ao Direito, tendo ocupado o cargo de Secretrio do Estado do Interior, Justia e Finanas, em 1956. Nesse ano foi responsvel pela pasta da Agricultura, Indstria, Comrcio e Viao e Obras Pblicas, e, mais tarde, integrou o Conselho Estadual de Administrao Municipal. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso no cargo ou funo inicial de Juiz do Tribunal, atravs de Ato Governamental datado de 31 de outubro de 1960. Foi por quatro vezes eleito seu Vice-presidente, em 1964, 1975, 1976 e 1983. Foi por duas vezes eleito Presidente do T ribunal de Contas do Estado: em 1966 e em 1983. Conselheiro Frederico Vaz de Figueiredo, figura que dispensa qualquer apresentao, tantas foram as funes que exerceu na cpula do Governo Estadual, entre elas as de Secretrio de Estado, vindo para o Tribunal de Contas quase no incio de sua organizao, merc de sua inteligncia privilegiada e de sua vasta cultura, particularmente no campo do Direito, pode-se nele identificar a prpria imagem deste local de trabalho. Em fevereiro prximo, o Conselheiro Frederico aposenta-se a deixar-ns sensao do vazio impreenchvel, a lucidez de seus pareceres e a vivacidade de seus apartes, muitos deles irreverentes, que j fazem parte do nosso cotidiano, no mais ecoaro neste Plenrio.40 Aposentou-se do cargo vitalcio de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso em fevereiro de 1983, por Ato Governamental de 18 de fevereiro

de 1983. Em sesso do Conselho do TCE, Foi saudado pelo Vice-governador Wilmar Pe, res de Faria, quando da sua aposentadoria como grande homem pblico, a quem agradecemos em nome do povo mato-grossense. (...) Mato Grosso deve muito aos homens que regularmente vm a esta Egrgia Casa para desenvolver a judicatura de contas, demonstrando uma incontestvel vocao de servir causa pblica.41

40 Ata da sesso do TCE-MT de 6 de janeiro de 1983.

41 Idem.

GONALO PEDROSO BRANCO DE BARROS

Conselheiro Branco de Barros assumiu na vaga do Conselheiro Afro Stefanini. Filho de Honorato Pedroso de Barros e de Maria Agostinha de Campos Barros, Gonalo Pedroso Branco de Barros natural de Vrzea Grande, tendo nascido a 14 de novembro de 1938. Casou-se com Maria Lcia Corra de Almeida Barros e dessa unio nasceram quatro filhos: Cassyra Lcia, Antnio Gonalo, Joo Jos e Anayna Aparecida. Sou uma pessoa introspectiva. da minha personalidade falar pouco e ouvir muito. Caracterstica esta que tenho exercido bastante nos ltimos dias.42 (...) Reafirmando a minha convico de que vale a pena investir sim no ser humano e espero que todos saibam reconhecer a oportunidade de conhecimento que est sendo proporcionada.43 Fez o curso Primrio na escola de 1 grau Pedro Gards, em Vrzea Grande; o curso ginasial no Liceu Salesiano So Gonalo, em Cuiab, e o segundo grau na Escola Tcnica de Comrcio de Cuiab. Bacharel em Direito pela Fundao Universidade Federal de Mato Grosso, em 1971.

191

42 Discurso em almoo de confraternizao, em 28 de outubro de 2002. 43 Discurso em lanamento de exposio de fotos, em 29 de outubro de 2002.

T intensa vida profissional como advogado, atuaneve do como Assessor Jurdico da Codevag Companhia de Desenvolvimento de Vrzea Grande; da Codemat Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso; do DOP Departamento de Obras Pblicas de Mato Grosso, e da Assemblia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Atuou tambm junto a outros rgos, exercendo os cargos de: Presidente do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetizao Vrzea Grande), Chefe do Departamento Jurdico e Gerente do antigo Banco Financial S/A; Presidente da Comisso de Licitao do DOP Depto. De Obras Pblicas; Conselheiro da EMP (EmA presa de Pesquisa Agropecuria, representante de MT); Defensor Ad hoc da Comarca de Vrzea Grande. Entrou para a vida pblica como Prefeito de sua cidade natal, Vrzea Grande, exercendo o mandato de 1977 a 1982. Ao assumir esse cargo, o Prefeito Branco de Barros iniciou a construo de novas obras, recuperando as de maior necessidade. Entre elas, podemos ressaltar: o asfaltamento da extremidade oeste da A venida Couto Magalhes, a aplicao de recursos atravs do Projeto Cura, beneficiando a comunidade com galerias de guas pluviais, pavimentao asfltica, arborizao e paisagismo de avenidas e praas, como as Avenidas Filinto Mller, Ponce de Arruda e da FEB, Praa Glaucia Garcia, Quinze de Maio, Nossa Senhora do Carmo e Arnaldo Estevo de Figueiredo. Nessa gesto, o Poder Executivo envidou esforos para que a coleta de lixo domiciliar recebesse condies tcnicas, sendo adquiridos equipamentos novos: carro coletor compactador de lixo e varredeira automtica e carro tanque para transporte de gua (....) Com a criao da Comarca, o Prefeito Branco determinou a construo do Frum, sendo instalado convenientemente e inaugurado em junho de 1979. 44 Continuando o atendimento s necessidades de todo o Municpio, o Prefeito Branco de Barros conseguiu asfaltar a via principal do Bairro Cristo Rei, beneficiando o SESI,

o SENAI e o Departamento de Correios e Telgrafos. Instalou naquele bairro o Centro Social Urbano, a Creche So Domingos Svio, que esteve sob o comando da primeiradama daquele Municpio, Maria Lcia de Almeida Barros. Com o crescimento da cidade, centenas de novas ruas foram surgindo pela necessidade de acomodao de grande nmero de migrantes, gerando a criao de loteamentos que precisavam ser atendidos, principalmente com os servios de iluminao, abastecimento de gua e esgotos. Reservatrios de gua e poos artesianos foram instalados, da mesma forma que os servios de iluminao pblica. Na poca, foi implantado o Plano Diretor da cidade. A CODEV encarregou-se do lanaAG mento de vrios loteamentos de baixo custo, visando atender o fluxo migratrio sempre em asceno. Vrias pontes de madeira foram construdas ligando povoaes, assim como servios de drenagem em algumas vias pblicas. Foi inaugurada uma nova rodovia para Bom Sucesso. Em 1977, inaugurou-se a nova pista da Feira Livre. Um posto de sade foi instalado no Bairro Cristo Rei, onde a populao, num crescimento notvel, est a merecer melhor assistncia. Coroando sua administrao, o Prefeito Gonalo Pedroso iniciou a construo do Centro Administrativo de Vrzea Grande, obra que vinha sendo sonho de outros prefeitos, situando-o na A venida Castelo Branco.45 De 1977 a 1982, exerceu o mandato de Prefeito de Vrzea Grande, na poca da diviso do Estado, sucessor do Prefeito Jlio Campos, e a partir de ento, a vida poltica do Conselheiro Branco de Barros estabeleceu interfaces em vrios momentos com a carreira poltica de Jlio Campos. T emos caminhado juntos ao longo do tempo. Fui seu sucessor na Prefeitura Municipal de Vrzea Grande. Posteriormente, quando eu ocupava uma cadeira no Legislativo, Jlio Campos

192

44 MONTEIRO, Ubaldo. Vrzea Grande : passado e presente Confrontos. 1867-1987 , p.138-139.

45 Ibidem, p. 139-140.

estava no Senado da Repblica. Enfim, agora voltamos a nos encontrar e para mim uma tarefa gratificante receber e dar posse ao Conselheiro Jlio Campos como mais novo membro desta egrgia Corte. 46 Foi Deputado Estadual por duas legislaturas, tendo sido eleito nos pleitos de 1986 e de 1990. Gonalo Pedroso Branco de Barros faz parte da prpria histria do Municpio de Vrzea Grande, devido a sua atuao como Prefeito da cidade e como parlamentar, representando o Municpio na Assemblia Legislativa. No parlamento estadual participou da elaborao da nova Constituio do Estado de Mato Grosso; presidiu as Comisses de Constituio e Justia e de Redao Final do Poder Legislativo, em 1988/1989 , ocasio em que foi tambm Vice-lder do Governo; exerceu tambm a Presidncia da Comisso do Poder Judicirio, na ocasio sugerindo o aumento de vagas no poder Judicirio; foi presidente da Comisso de Constituio e Justia. Nomeado para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Branco de Barros afastouse das suas funes parlamentares, tomando posse em 8 de junho de 1992, ocupando a vaga do Conselheiro aposentado Afro Stefanini, cuja cadeira pertenceu anteriormente ao Conselheiro Frederico Vaz de Figueiredo. Foi Corregedor-geral do Tribunal de Contas nos exerccios de 1996, 1998 e 2000. Em janeiro de 2002 alou o honroso cargo de Presidente do Tribunal de Contas. Em 31 de janeiro de 2002, no Centro de Eventos do Pantanal, o Conselheiro Gonalo Pedroso de Barros tomou posse como Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso para o binio 2002/2003. Na mesma cerimnia, foram empossados, respectivamente, para os cargos de Vice-presidente e Corregedorgeral, os conselheiros Ary Leite de Campos e Antnio Joaquim Moraes Rodrigues Neto. Em seu discurso de posse, Branco de Barros elencou como principais desafios da gesto o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, a informatizao plena do Tribunal de Contas, o fortale-

cimento da Escola de Contas, visando oferecer a capacitao dos funcionrios. Cargos exercidos pelo Conselheiro Branco de Barros no T ribunal de Contas: Corregedor-geral do T ribunal de Contas, perodo de 31 de janeiro de 1996 a 31 de janeiro de 1997. Corregedor-geral do Tribunal de Contas, perodo de 30 de janeiro de 1998 a 28 de janeiro de 1999. Corregedor-geral do Tribunal de Contas, perodo de 29 de janeiro de 2000 a 30 de janeiro de 2002. Presidente do Tribunal de Contas, perodo de 31 de janeiro de 2002 a 31 de janeiro de 2003. Enquanto Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Branco de Barros participou de inmeras cerimnias, nas quais discorreu sobre o contedo prtico da misso institucional do exerccio do controle externo, sempre com eficcia enfatizando as realizaes do TCE. Como Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, o Conselheiro Branco de Barros implementou a poltica de capacitao dos colaboradores do Tribunal. Recebeu ttulo de cidado de vrios municpios do interior de Mato Grosso, em reconhecimento aos servios prestados em prol das referidas comunidades a exemplo de Rondonpolis, Tangar da Serra, Colder, Nossa Senhora do Livramento, Pontal do Araguaia, Comodoro, Araputanga e Cceres. Por ocasio do centenrio de Licnio Monteiro da Silva, em evento na Fundao Jlio Campos, o Conselheiro Branco de Barros, em discurso, afirmou: (...) Ao longo dos seus cinqenta anos de existncia, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso permanece inabalvel na conduo dos seus trabalhos e da sua vocao histrica preconizada por Ruy Barbosa. Porm, Licnio Monteiro representa muito mais que uma simples instituio. Ele representa a nata da histria poltica de Mato Grosso e, principalmente, de Vrzea Grande, a nossa cidade natal. Alm disso, tambm representa a nossa famlia, pois tio da minha querida esposa Maria Lcia. Por tudo isso, ficamos imensamente felizes com esta solenidade to bem preparada pelo nosso colega, Conselheiro Jlio Jos de Campos.

193

46 Discurso do Presidente Branco de Barros na posse do Conselheiro Jlio Campos, em 28 de junho de 2002.

HLIO JACOB

Conselheiro Hlio Jacob assumiu na vaga do Conselheiro Joo Moreira de Barros, com posse em 1975. Filho de Antnio D. Jacob e Madalena Vasconcellos Jacob, nasceu a 4 de maio de 1925, filho natural de So Gonalo de Sapoca-MG, casou-se com Jane Blanch Miguis Jacob, com quem teve cinco filhos: Marco Plo, Eduardo Henrique, Mrcia V alria, Srvio Tlio e Dion Cssio.

194

(...) Sim, sem falsa modstia, eu possuo os requisitos mnimos de cultura e probidade exigidos pelos dispositivos constitucionais para investir-me no cargo de Conselheiro deste egrgio Tribunal. Um quarto de sculo como profissional de advocacia, desdobrando em quase 20 anos como Procurador e Consultor Jurdico e mais 15 como professor de Direito Pblico, fornece, mesmo aos mais medocres, como eu, a experincia e os conhecimentos necessrios a esse mister.47 Hlio Jacob bachareou-se em Cincias Jurdicas pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais. Antes de chegar a Mato Grosso, ainda no Estado mineiro, onde nasceu, prestou servios Secretaria de Estado de Administrao do Estado de Minas Gerais, no perodo de 4 de abril de 1946 a 7 de setembro de 1951.

47 Ata da sesso do TCE-MT de 25 de novembro de 1975.

Vindo para Mato Grosso, aonde chegou em 1956, o ilustre advogado exerceu a funo de Auditor de Justia da Polcia Militar do Estado de Mato Grosso, onde foi recebido com muita hospitalidade. Foi Professor de Direito da Escola de Formao de Oficiais da Policia Militar do Estado, a partir de 28 de janeiro de 1957, e das Cadeiras de Teoria Geral do Estado, Introduo e Cincias e, ainda, Direito Constitucional da primeira Faculdade de Direito de Mato Grosso. A partir de 6 de novembro de 1958 passou a exercer a funo de Consultor-geral do Estado. Foi Vereador junto Cmara Municipal de Cuiab de 1961 a 1963. Como um homem culto, estudioso e profundo conhecedor de todos os meandros do Direito e da legislao nacional, exerceu o magistrio como Professor Titular da cadeira de Direito Constitucional da Fundao Universidade Federal de Mato Grosso, no perodo de 27 de maio de 1963 a 30 de maro de 1966, vindo a se tornar Diretor da Faculdade de Direito de Cuiab. Era um homem de rara inteligncia, cultura e disposio para os estudos, falando fluentemente o ingls e francs, alm de lecionar latim, geografia e histria, voltando-se tambm para o campo educacional. Foi diretor do Liceu Cuiabano, hoje Liceu Cuiabano Maria de Arruda Mllher. Alm de todas essas qualidades, tinha, ainda, uma veia potica, pois era literato e jornalista, tornando-se membro da Academia Mato-Grossense de Letras. Na rea do Direito, onde se fez a sua formao acadmica, Hlio Jacob se projetou, exercendo dentro do Estado de Mato Grosso cargos importantes, tornando pblico, dessa forma, todo o seu talento com as questes legais e de jurisprudncia, pois foi Auditor de Justia da Polcia Militar, Consultor Jurdico e Consultor-geral do Estado, Promotor de Justia da Comarca de Cuiab, Procurador-g eral do Instituto de Previdncia do Estado de Mato Grosso. Exerceu tambm o cargo de Vice- presidente do Conselho Estadual de Educao. Ocupou tambm a Chefia de Gabinete da Secretaria de Segurana Pblica e dirigiu regionalmente o SESC e o SENAC. Por Ato Governamental de 12 de novembro de 1975, foi nomeado para exercer o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, na vaga decorrente da aposentadoria do Conselheiro Joo Moreira de Barros, tendo tomado posse a 25 de novembro de 1975.

Dentro do Tribunal, Hlio Jacob continuou merecendo destaque pela sua bagagem intelectual e pela sua experincia de jurista e conhecedor das leis. Galgou por duas vezes a Vice-presidncia do rgo em 4 de janeiro de 1978 e 23 de fevereiro de 1983. Foi eleito Presidente do Tribunal em 12 de maio de 1978 e de 4 de janeiro de 1984 a 9 de maro de 1984. Em decorrncia de aposentadoria, foi substitudo pelo Conselheiro nio Carlos de Souza Vieira, at 4 de janeiro de 1985. Pelo Ato Governamental de 16 de maro de 1984, foi aposentado no cargo de Conselheiro deste Tribunal, conforme Dirio Oficial de 19 de maro de 1984. Como reconhecimento aos servios prestados cidade de Cuiab e sua populao, recebeu o Ttulo de Cidado Cuiabano, oferecido pela Cmara Municipal de Cuiab. Faleceu em 20 de abril de 1988.

195

JOO ARINOS

196

Conselheiro Joo Arinos assumiu na vaga do Conselheiro Manoel de Oliveira Lima, em novembro de 1971. Filho de Alberto Arinos e Ana Brasil Arinos, nasceu em Cuiab, em 10 de fevereiro de 1913. Casou-se aos 21 anos pela primeira vez com Edite, que faleceu logo aps, e mais tarde casou-se com T erezinha Ortiz Arinos. Do casal nasceram Joo Alberto Ortiz Arinos, Andr Luiz Ortiz Arinos e Joo Ricardo Ortiz Arinos. Aos 14 anos ingressou nos quadros da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, como ajudante de limpeza, e j aos 18 anos era nomeado Auxiliar de Escritrio, graas aos seus prprios esforos e aos estudos que fazia enfrentando as mais srias dificuldades. Com 21 anos j se impunha como servidor capaz, estudioso e dedicado, sendo designado, embora to jovem, Chefe da Residncia da N.O.B. em Trs Lagoas. Da em diante a sua projeo foi das mais brilhantes, exercendo altas chefias. Foi Presidente da Comisso Geral de Rendas e Assessor de Administrao da Superintendncia da N. O B, autarquia com sede em Bauru-SP . Por despacho governamental foi nomeado para exercer o cargo de Chefe da Casa Civil do Governo do Estado no perodo de 1966 a 1971. Exerceu altas funes, destacando-se as de Chefe da Casa Civil, em todo o perodo administrativo do eminente Governador Pedro Pedrossian, e mantido no mesmo cargo pelo Governador Jos Fragelli at sua nomeao como Conselheiro do Tribunal de Contas. Por Ato Governamental de 3 de novembro de 1971 foi nomeado para exercer o cargo de Conselheiro do

Tribunal de Contas do Estado, na vaga de Manoel Oliveira Lima, aposentado, tendo tomado posse a 5 de novembro de 1971. Eleito Vice-presidente do Tribunal de Contas em 2 de janeiro de 1973 e Presidente do Tribunal de Contas em 6 de janeiro de 1975. O discurso de Joo Arinos, proferido na tribuna do Tribunal de Contas do Estado no dia de Reis, permite identificar claramente seus princpios religiosos: Hoje, 6 de janeiro dia de Reis, dia consagrado adorao, segundo o Santo Evangelho. Neste dia os lendrios personagens bblicos Gaspar, Melchior e Baltazar, os Reis Magos, segundo a melhor tradio Crist, vieram de longnquas terras a Belm, guiados por uma Estrela flamejante, para adorar Jesus, aquele que seria o salvador da Humanidade. E a histria se repete, atravs dos sculos consagrando os grandes momentos vividos intensamente, pelos povos cristos. Hoje, ainda ressoam em nossos ouvidos os acordes dos sinos e dos cnticos das nossas Igrejas, espargindo hosanas e aleluias do ltimo Natal, festa magna da cristandade. E, pois, sobre os melhores suspiros, na feliz coincidncia de hoje, Dia dos Santos Reis que inicia, no Egrgio Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, um novo mandato e uma nova mesa Diretoria que, cumprindo os preceitos legais, dever ser a responsvel pelos destinos administrativos desta Corte de Contas. Queira o todo poderoso, que a feliz coincidncia de datas seja uma constante na trilha administrativa dos novos dirigentes no concernente ao zelo pelas causas pblicas, no cuidado das providncias tomadas e na Justia das Decises.48 Era um apaixonado por poesia, literatura, esportes, msica, poltica, histria, cuja biblioteca permanece, at hoje, na cidade de Campo Grande. Dentre as suas paixes, como qualquer brasileiro, foi um excelente jogador de futebol. Jogou pelas selees de Miranda e Trs Lagoas e por outros times da poca, sempre na posio de centroavante, apesar de

sua pouca estatura. Entre os seus trabalhos se destaca a sua atuao fundamental na recepo s colnias japonesa e libanesa no Estado de Mato Grosso e no processo da diviso do Estado de Mato Grosso. Foi membro da Maonaria, nas Grandes Lojas do Oriente, prestando relevantes servios, onde chegou ao Grau 33. Pelo Ato Governamental datado de 3 de julho de 1979, Joo Arinos foi aposentado no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, conforme Dirio Oficial de 3 de julho de 1979, e faleceu no ano de 1989.

197

48 Ata da sesso do TCE-MT de 6 de janeiro de 1975.

JOO MOREIRA DE BARROS

198

Conselheiro Joo Moreira de Barros assumiu na vaga do Conselheiro Rosrio Congro, em maro de 1955. Joo Moreira de Barros era filho de Jos Zeferino de Barros e Ramira Moreira de Barros. Nasceu em Cuiab em 3 de maro de 1914 e casou-se com Hayde Arruda Moreira de Barros, com quem teve dois filhos: Tefilo e Tlio. Seu filho Tefilo Mrcio Arruda Barros teve cinco filhos: T efilo Mrcio, Keith Emmanuelle, Mrcio Rodrigo, Mrcia Luize e Paath Ninive. Seu filho Tlio Csar Arruda Barros teve trs filhos: ngela Maria, W agner Luiz, Maysa Carla. Fez o curso primrio na Escola Modelo Baro de Melgao, o curso secundrio no Liceu Cuiabano e o curso superior na Faculdade de Direito de Niteri, bacharelando-se em Cincias Jurdicas e Sociais, no ano de 1938. Joo Arinos chamou Joo Moreira de Barros de autntica enciclopdia do Tribunal de Contas, cuja inteligncia era invejvel, cultura aliada a uma extraordinria capacidade de trabalho. Foi nomeado Comissrio de Polcia na cidade do Rio de Janeiro, quando ainda era estudante de Direito Em 1934 foi admitido como investigador extra-numerrio do Departamento Federal de Segurana Pblica do Estado de Mato Grosso. Exerceu as funes de Chefe de Polcia no perodo de 1939 a 1941, nomeado pelo ento Interventor Federal no Estado de Mato Grosso, Jlio Muller, e ocupou o cargo de Chefe do Ministrio Pblico do mesmo Estado. Em 21 de fevereiro de 1951 foi nomeado para exerccio do cargo de Procurador Geral de Justia, cargo que ocupou at 17 de setembro de 1953. Em 1953 foi nomeado Professor de Direito Penal na Faculdade de Direito de Cuiab, do perodo de 17 de setembro de 1953

a 2 de maro de 1955. Ingressou no TCE de Mato Grosso, na categoria de Juz de Contas de Mato Grosso, por Portaria de 2 de maro de 1955, deixando a Procuradoria-geral do Estado. Em 24 de maio de 1955 foi posto disposio do Governo do Estado para exercer a funo de Procurador-geral da Justia. Novamente foi nomeado para o cargo de Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito de Cuiab, no perodo de 3 de fevereiro de 1961 a 14 de maro de 1964. Aposentou-se por tempo de servio como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado a 9 de setembro de 1975. Exerceu o cargo de Procurador-geral de Mato Grosso no perodo de 30 de setembro de 1975 a 15 de maro de 1979; a 7 de dezembro de 1955 reassumiu as funes de Ministro do TCE. Em vrias oportunidades, o Conselheiro Joo Moreira de Barros comps a Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado, ocupando o cargo de Vice-presidente do rgo em 4 de janeiro de 1957, Vice-presidente do Tribunal em 2 de janeiro de 1962, em 2 de janeiro de 1970; em 3 de janeiro de 1972 e em 6 de janeiro de 1975. Ocupou o cargo de Presidente do Tribunal de Contas por trs gestes: em 8 de janeiro de 1958; em 2 de janeiro de 1963 e em 4 de janeiro de 1971. Na Vice-presidncia, temos a figura ilustre, nobre e culta do Ministro Joo Moreira de Barros, cuja pauta de servios prestados causa pblica imensa. O seu saber jurdico, a sua experincia, a sua dedicao ao trabalho, o seu esprito de coleguismo e a facilidade de fazer amigos so virtudes de todos ns conhecidas .49 Aposentou-se em 1975 sendo convidado pelo Governador do Estado para ocupar o cargo de Procuradorgeral do Estado. Era considerado pelos colegas como a Enciclopdia do Tribunal. Ao deixar o TCE, o Conselheiro Joo Moreira de Barros fez o seguinte pronunciamento: Saio daqui com saudades, 20 anos no so 20 dias. Em 1955, vim para o Tribunal de Contas,

ocupei a vaga de um dos conselheiros fundadores, o Dr. Rosrio Congro. Sua Excelncia, veio para o Tribunal j beirando os 70 anos e logo saiu. Foi a primeira vaga que ocorreu. Nessa poca, ocupvamos um cargo de confiana, que era de Procurador de Justia. Finalmente chega esta oportunidade, estamos com 40 anos de servio, eu estava achando que j estava demais, estava envelhecendo. Eu agradeo as palavras generosas do Dr. Procurador-geral, ditadas mais pelo corao e, tambm, as do conselheiro Marclio de Oliveira Lima.50 Na ocasio, o Procurador-geral, Jos do Carmo Ferraz, fez a afirmativa de que o T ribunal de Contas perdera um dos seus mais brilhantes Conselheiros. Dedicado tambm s Letras, Joo Moreira de Barros publicou a obra O Lado Pitoresco das Eleies, lanada em noite de autgrafos de 6 de junho de 1974, na Academia Mato-Grossense de Letras, promovida pelo Lions Clube de Cuiab, contando com a presena de colegas do Tribunal e do seu Presidente, poca, Rachid Mamed. Os recursos advindos do livro foram doados ao Lions Club, em benefcio das famlias desabrigadas pela enchente do rio Cuiab, fato que revela a sua faceta humanitria. Joo Moreira de Barros tambm o autor de outras obras como: O Ministrio Pblico e a Justia de Contas. Oramento e a sua execuo e fiscalizao. Alguns aspectos da Revoluo de 64. Cuiab e o seu passado. Cuiab de Hoje. Perodos Conturbados da Poltica Mato-grossense. Discurso de Posse na Academia Mato-Grossense de Letras. Uma viso poltica de Mato Grosso 1945 a 1987. Foi tambm colaborador em vrios jornais da Capital, dentre eles: Tribuna Liberal, Dirio de Cuiab, O Estado de Mato Grosso e O Combate, antigo jornal da UDN no Estado. Foi scio fundador do Lions Clube Norte, exercendo o cargo de Secretrio-g eral, tendo sido, tambm, seu Presi-

199

49 Ata da sesso do TCE-MT de 2 de janeiro de 1963.

50 Ata da sesso do TCE-MT de 10 de julho de 1975.

dente no perodo de 1968 a 1970 e no de 1973 a 1974. Foi membro efetivo do Instituto Histrico e Geogrfico de Mato Grosso desde 1976, e membro efetivo da Academia Mato-Grossense de Letras, ocupando a cadeira n 34, desde 21 de outubro de 1981. Era apaixonado pelo Direito, exercendo a advocacia como profissional liberal a partir de 1979 at a data de seu falecimento em 11 de abril de 1987. Como Advogado, Procurador-geral e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, participou de diversos eventos, como o VII Congresso Nacional de Procuradores, realizado na Bahia em 1975; o VIII Congresso Nacional de Procuradores do Estado, realizado no Rio de Janeiro, em 1977. Participou do Congresso da Independncia, realizado na cidade de So Paulo, por ocasio dos festejos do sesquicentenrio da Independncia do Brasil, como representante do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Foi condecorado com o ttulo de Honra ao Mrito, concedido pelo Ministrio do Exrcito por sua participao na turma de Aspirantes de 1942. Faleceu na cidade de Paranaba-MS, vtima de acidente automobilstico, no dia 11 de abril de 1987.

200

JOS CARLOS NOVELLI

Conselheiro Jos Carlos Novelli assume na vaga do Conselheiro Djalma Carneiro Rocha, em 2001. Filho de ngelo Novelli e de Maria de Oliveira Novelli, nasceu em 16 de fevereiro de 1954, na cidade de Piraju-SP casado com a mdica Daisy Oliveira e Sil. va, com quem teve os filhos: Gabriel Arthur, Aline DLourdes, Ellien Vitria, Carlos Gabriel e Ana Gabriela. Em companhia de seus pais e irmos, veio para o Estado de Mato Grosso, fixando residncia em Rondonpolis, onde vivenciou a infncia e adolescncia. Conforme suas prprias palavras: Passei a minha infncia e juventude em Rondonpolis, de 1957 a 1974. Filho de pais funcionrios pblicos, vivi um tempo tranqilo e feliz. Tomava banho e pescava despreocupadamente nos rios Arareau e Vermelho. Dividamos, entre ns, garotos, uma serenidade que acabou se incorporando minha maneira de viver. A influncia positiva e carinhosa dos meus pais, a vivncia com os amigos e uma solidariedade que marcava aqueles tempos to tranqilos de uma Rondonpolis ainda to pequena. Meus pais me despertaram para a poltica com o seu envolvimento em campanhas eleitorais. A adolescncia chegou, e com ela a vizinhana da residncia do DERMA que chamou minha atenT, o para a construo de rodovias. Mas foi a chegada das grandes construtoras que pavimentavam as rodovias BR-364, de Goinia a Cuiab, e BR-163, de Campo Grande a Cuiab, ambas passando por Rondonpolis, as quais

201

definitivamente me inclinaram para as estradas. Em 1974 prestei vestibular na Universidade Federal de Mato Grosso, onde cursei Engenharia Civil e me formei em 1979. Fiz o primeiro estgio na Cohab em 1980, e depois cursei especializao em Transportes Urbanos. Junto com a dcada de 1980, eu comeava a minha vida profissional. Desde ento, sempre ocupei funes tcnicas nos vrios governos que tive a oportunidade e a honra de servir, seja como Diretor do DETRAN em Mato Grosso do Sul, de 1979 a 1983, seja como gerente Estadual do Programa Polonoroeste, de maio de 1986 a maio de 1987, como Diretor Tcnico do DETRAN, de novembro de 1987 a abril de 1988, como Diretor de Manuteno do ento DERMA em Mato T, Grosso 51, de julho de 1988 a fevereiro de 1989. Jos Carlos Novelli foi Consultor das Prefeituras Municipais de Indiava, Barra do Bugres, Denise, Salto do Cu, Araputanga, Sorriso, Rio Branco, Nova Olmpia, Nossa Senhora do Livramento e Rosrio Oeste, no perodo de maro de 1989 a maro de 1990. Foi eleito e exerceu o cargo de V ereador Cmara Municipal de Cuiab de 1993 a 1997. Em janeiro de 1995 assumiu o cargo de Diretor de Manuteno do DVOP Departamento de Viao e Obras Pblicas de Mato Grosso, at agosto de 1998, onde teve a oportunidade de realizar as seguintes obras. Pavimentao de rodovias 96,2 km; restaurao e conservao de rodovias pavimentadas 1.166,6 km; restaurao e conservao de rodovias em terra 13.299,8 km; construo de pontes de concreto 300 m; reforma e reconstruo de pontes de madeira 1.813,3 m. No ano de 1996, restaurao de rodovias pavimentadas e no pavimentadas 1.159,7 km; reforma e reconstruo de pontes de madeira 589,1 m. Em 1997, Pavimentao de rodovias 448,8 km; restaurao e conservao de rodovias pavimentadas e, em terra, 889,4 km e 12.828,0 km, respectivamente; construo de pontes de concreto 131 m; reforma e reconstruo

202

51 Revista do TCE-MT, Cuiab, n.20/21/22, jul.2001 a jan.2003, p. 13-15.

de pontes de madeira 1.014,0 m; construo e ampliao de aeroportos 8.370 m e 2.500 m, de pista de pouso, respectivamente. Em 1998, gerenciou as obras de pavimentao de rodovias 875,2 km; restauraes e conservaes de rodovias pavimentadas e, em terra 844,0 km e 24.230,3 km; Construes de pontes de concreto e madeira, reformas e reconstrues 1.190,0 m, 214,5 m e 930,0 m, respectivamente. Em outubro de 1998 assumiu uma cadeira de Deputado Estadual na Assemblia Legislativa de Mato Grosso, onde permaneceu at janeiro de 1999. E, finalmente, como seu Presidente, de fevereiro de 1999 a junho de 2001, pavimentou as seguintes rodovias: MT-100 Alto Araguaia Taquari 20,0 km; MT220/338 Jauru Porto dos Gachos 27,0 km; MT-351 entre MT-251/UHE Manso 20,0 km; MT -070 entre BR 174/divisa Brasil-Bolvia 12,0 km e MT-364 duplicao da Serra de S. Vicente 10,0 km. Em 2000, pavimentou 743,2 km de rodovias e realizou as restauraes e conservaes de rodovias pavimentadas e em terra, com 350,7 km e 15.333,7 km, respectivamente; construiu pontes de concreto e madeira, com 3.909,0 m e 64,0 m, respectivamente, bem como a reforma e reconstruo de pontes de madeira, no interior, num total de 1.356,5 m. Em 2001 realizou as seguintes obras: pavimentao de rodovias 376,6 km; restaurao e conservao de rodovias pavimentadas e em terra 580,7 km e 17.520,1 km; construes de pontes de concreto e madeira 3.909,0 m e 189,0 m; reforma e reconstruo de pontes de madeira 287,5 m. Ocupou esse cargo at a posse no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, em julho de 2001. Foi membro titular das comisses e conselhos: Comisso regional de transportes em Campo Grande-MS e dos Conselhos Municipal de Cultura, Estadual de Trnsito, Estadual de Transportes, em Mato Grosso. Foi homenageado com os ttulos de Cidado dos seguintes municpios: Cuiab, Juara, Rondonpolis, Vrzea Grande, Brasnorte, Santo Antnio de Leverger, Indiava, Luciara, Torixoru e Barra do Garas, bem como recebeu o ttulo de cidado Mato-Grossense, da Assemblia Legislativa do Estado de Mato Grosso. cidado honorrio de Alta Floresta, benemrito de Tangar da Serra e recebeu a Comenda do Mrito Legislativo da Cmara Municipal de Cuiab.

Tomou posse no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso no dia 29 de janeiro de 2001, assumindo a vaga deixada por Djalma Carneiro da Rocha. Em seu discurso de posse, o Conselheiro Jos Carlos Novelli assim se expressou: (...) Minha memria est povoada das melhores recordaes pelas experincias que pude vivenciar durante minha vida profissional, e pelas pessoas com as quais cruzei por um momento, ou por longos perodos. A minha conscincia est tranquila pela sensao do dever cumprido. Penduro as botas empoeiradas do engenheiro civil e visto a toga de julgador de contas. Espero que Deus me d a sabedoria de compreender a sntese dessa dialtica, e que prevalea o enriquecimento das minhas qualidades humanas, cada vez mais voltadas para o interesse da sociedade do meu Estado de Mato Grosso, onde vivo, onde vivem os meus amigos e, certamente, vivero os meus filhos e os meus descendentes. (...) Minha primeira certeza a de que o cargo pede humildade, imparcialidade e justia no julgamento das contas. Segundo - apio as medidas de modernizao j iniciadas, como a informatizao, a descentralizao e a capacitao dos recursos humanos. Terceiro, um Tribunal de Contas que seja, acima de tudo, orientador dos procedimentos de execuo oramentria e financeira das prefeituras. Quarto - defendo a realizao continuada de seminrios e aprimoramento do corpo tcnico. Quinto defendo a realizao de treinamento continuado dos gestores pblicos dos rgos governamentais das prefeituras e das cmaras de vereadores. (...) Preciso agradecer a confiana e a amizade do governador Dante de Oliveira. Um fiscal duro. Cobrador impiedoso, mas um amigo leal. No h como deixar de se motivar com o seu otimismo. Nos piores momentos ele o mais otimista.... Agradeo, em especial, aos meus amigos, aos Deputados Jos Riva e Humberto Bosaipo por suas vises macro dos problemas

legislativos, parceiros em todas as vezes que deles necessitei.52 Exerceu o cargo de Vice-presidente do TCE, sendo empossado em 31 de janeiro de 2001, com mandato at 31 de janeiro de 2002, e foi eleito novamente Vice-presidente para o anunio 2004-2005.

203

52 Revista do TCE-MT, Cuiab, n.20/21/22, jul.2001 a jan.2003, p. 13-15.

JOS DO CARMO FERRAZ

204

Por Ato Governamental foi nomeado como Procurador do TCE-MT assumindo em 1967 e efetivando-se , no cargo de Procurador-g eral em 1969, exercendo as funes at 1996. Iniciou sua vida profissional dedicando-se Educao, tendo sido nomeado em 5 de maro de 1957 para exercer interinamente o cargo de professor da cadeira de Geografia Geral no antigo Colgio Estadual de Mato Grosso. Ingressou no exerccio das funes a 19 de maro de 1957, exercendo-as at 22 de maro de 1971. Dando continuidade s suas atividades de educador, foi nomeado professor da Escola Industrial de Cuiab, tendo tomado posse em 8 de setembro de 1958, exercendo essas funes at 31 de dezembro de 1959. A partir do ano seguinte passou a exercer as funes de professor do Ensino Industrial Bsico na Escola Tcnica Federal de Mato Grosso, at o ano de 1969. Exerceu o cargo de Procurador do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por Ato datado de 1 de setembro de 1967, tendo prestado compromisso a 12 de setembro de 1967, de acordo com despacho do Exm. Sr. Ministro Presidente Benedicto Vaz Figueiredo. Por Ato Governamental, de 3 de novembro de 1969, foi nomeado efetivamente para exercer o cargo de Procurador -geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso: Fica declarado estvel no Servio Pblico Estadual, como Procurador Geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, o Bacharel Jos do Carmo Ferraz, com as vantagens da legislao em vigor poca de sua nomeao.

Palcio Alencastro. Cuiab, 03.04.1970. Governo do Estado. Governador Pedro Pedrossian. Ao seguir as normas de envio de relatrio ao final da gesto administrativa, o Procurador-geral, no final da gesto do Presidente Dr. Benjamim Duarte Monteiro (1974-1975), indicava as atividades desenvolvidas pela Procuradoria: A Procuradoria Geral do Tribunal proferiu no ano de 1973, 4.372 pareceres relativos prestao de contas, balancetes de exatorias, pareceres, sobre devedores de Adiantamento, aposentadoria, diversos, reformas, locao de prdios, ordens de pagamento. O Procurador-geral Jos do Carmo Ferraz, em discurso proferido na posse do Conselheiro Rachid Mamed, observa o crescimento da cidade de Cuiab e da responsabilidade do Tribunal ante a esse fato: As ruas esto cheias, as praas, esto lotadas, o comrcio apinhado de gente, os hospitais tambm esto lotados. Cresce o oramento do Estado de 430 milhes para quase 700 milhes de cruzeiros; cresce com isso a responsabilidade governamental da aplicao desse dinheiro e cresce tambm a responsabilidade do Tribunal de Contas no trato que lhe compete pela Constituio Federal, Estadual e Leis Particulares, de Fiscal, da Execuo Oramentria.53 A Procuradoria da Justia tem um papel dos mais importantes na mecnica de funcionamento dos Tribunais de Contas de todo o pas. Sua presena nessas Cortes de Contas no s necessria como obrigatria. Com efeito, como representante do Ministrio Pblico, a Procuradoria de Justia se faz presente em todas as sesses plenrias. Ainda nesse discurso, o Procurador assim elencou as atribuies do TCE-MT:

Ns tivemos em Mato Grosso, o perodo do Registro Prvio, me parece uma transio, um perodo de Registro a posteriori, sabemos j aprovado pelo Poder Legislativo, em primeira discusso a Emenda Constitucional que colocar Mato Grosso de acordo com o que prescreve a Constituio Federal, numa fiscalizao moderna, numa fiscalizao sem registro.54

205

53 Boletim do TCE-MT , Cuiab, n.54, dez. 1973, p. 9.

54 Idem.

JOS FERREIRA DE FREITAS

206

Conselheiro Jos Ferreira de Freitas assumiu na vaga do Conselheiro Aecim T ocantins, em 1978. Filho de Lindolpho Ferreira da Silva e Adelaide Namoni de Freitas. Natural da cidade de Verssimo-MG, nasceu em 9 de fevereiro de 1928. casado com Maria Brbara de B. Freitas, com quem teve quatro filhos: Maristella, Lcia, Joo Bosco e Mirtes; e tem seis netos: Vitria Juliana, Carolina Flvia, Fernanda Paula, Rodrigo Augusto, Guilherme e Arthur. Sobre o Conselheiro Jos Ferreira de Freitas, assim se referiu a Professora Vera Randazzo no prefcio da obra Do nada... ao muito: O trabalho do autor ultrapassa as 10 horas dirias, at hoje, numa atividade incessante, febril, podendo ressaltar, ainda, que vrios livros o autor vem ainda escrevendo, um deles didtico versando sobre Direito Constitucional (terico-prtico), alm de outro que dever ser lanado no fim do ano, acerca do primeiro Curso Superior em Mato Grosso.55 Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cuiab, graduado em 1963. Advogado inscrito na OABMT sob o n 417, por algum tempo advogou em Corumb, , tendo tido ocasio, tambm, de exercer ad hoc tanto na Promotoria Pblica quanto na Defensoria.

55 FREITAS, Jos Ferreira de. Do nada ao muito. A odissia da instruo nos confins de Mato Grosso. Cuiab : [s.ed.], 2001, p. 13.

Foi funcionrio do Banco do Brasil S/A no perodo de 1952 a 1958, idealizando naquele rgo a organizao da Associao dos Bancrios. Em 1959 freqentou o curso de Municipalismo e Administrao, na Fundao Getlio Vargas, no Rio de Janeiro. No incio da dcada de 60 integrou e foi eleito Presidente da Comisso pro-sede da Escola Profissional Alexandre de Castro, entidade que se propunha a acolher menores dos bairros perifricos da cidade de Corumb, educando-os e ensinando-lhes profisses compatveis com suas idades. Essa entidade tinha plano inicial de atender pelo menos 100 menores. Hoje, respondendo pelo nome de Cidade Dom Bosco, unindo esforos do poder poltico e da populao, atende cerca de 2000 alunos. A respeito dessa experincia que dignificou sua vida, Jos Ferreira de Freitas escreveu e publicou: Estrela que tardava ainda e Ao Padre, com gratido. Foi professor da Escola Tcnica de Comrcio de Corumb, exercendo essa funo de 1957 a 1971. Nessa mesma cidade foi Secretrio do ento Deputado Fauze Scaff Gattass nas lides de cadastramento de eleitores. O Deputado Gattass o indicou como candidato a Vice-prefeito de Corumb, e no ano seguinte, com sucesso nessa empreitada, foi eleito Deputado Estadual. Em 1967 o Deputado Jos de Freitas conseguiu a aprovao de Projeto de Lei de sua autoria criando o primeiro curso superior em Corumb: a Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras. Instituto Superior de Pedagogia, onde hoje funciona o Campus da UFMS. Exerceu na Assemblia Legislativa estadual o cargo de Consultor Tcnico Jurdico durante 3 anos, a partir de 1971. Foi eleito Deputado Estadual por duas legislaturas consecutivas, exercendo os mandatos de 1966 a 1974. Sua atuao como Deputado foi das mais destacadas, numa poca em que Mato Grosso se achava em completo isolamento, sem plano de asfalto, com poucas estradas, tanto principais quanto vicinais. Uma de suas primeiras reivindicaes foi o incio da ento BR-333 (Vitria-Corumb), iniciada, mas pouco depois interrompida. Lutou pelo saneamento da regio do Porto de Cuiab, por escolas, postos de sade e auxlio a entidades assistenciais. Em seu segundo mandato como Deputado/Constituinte, foi eleito Presidente da Comisso com objetivo de levar a debate, discusso e votao a Constituio do Estado de Mato Grosso.

Foi Secretrio-geral da Aliana Renovadora Nacional em Mato Grosso por 5 anos, exercendo a presidncia do partido no perodo de 1968 a 1973. Foi um homem comprometido com a educao e com a instruo pblica. Participou das lutas pela implantao da Universidade Federal de Mato Grosso 1970. Exerceu, a partir dessa data, as funes de Professor de Direito, por 29 anos.Sua luta obteve pleno xito em 1970, quando da criao da Universidade Federal de Mato Grosso. Seu nome figura no mural do prdio principal dessa instituio, como um dos fundadores da entidade. Convidado pelo Governador Jos Garcia Neto, assumiu a Secretaria de Estado de Administrao no perodo de 1975 a 1978. Dentre seus principais feitos nessa pasta, podem ser registrados o aumento no salrio dos servidores mais humildes, a criao do Dirio da Justia, a elevao do Departamento de Imprensa Oficial categoria de autarquia, dinamizao do Instituto de Previdncia do Estado de Mato Grosso e organizao do Arquivo Pblico do Estado, conseguindo melhorar as suas acomodaes e a forma de catalogao e conservao dos documentos atravs da aplicao de produtos qumicos adequados, no se descurando da capacitao de pessoal. Deu incio reforma administrativa e microfilmagem da documentao, promovendo a 1 exposio de documentos e fotos de Mato Grosso. Desde 1975 ocupa a Cadeira n 32 da Academia Mato-Grossense de Letras, tendo por patrono Catarino de Brito e por antecessor o Professor Isaac Pvoas. Como Professor, pronunciou inmeras conferncias e palestras, inclusive na Universidade Federal do Paran, assim como em emissoras de rdio e televiso de 1975 a 1999. Por Ato Governamental datado de 9 de junho de 1978 foi nomeado Conselheiro do T ribunal de Contas do Estado, de acordo com o pargrafo 1 do artigo 112 da Constituio Estadual, vaga aberta em decorrncia da aposentadoria do Conselheiro Aecim T ocantins, tendo tomado posse em 20 de setembro de 1978. No Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso sua atuao foi marcante, tendo ocupado o cargo de Vice-presidente em 1979, Presidente em 1980, e novamente Vice-presidente em 1984. Na condio de representante oficial do Presidente da Coordenao dos Tribunais de Contas do Brasil,

207

esteve em Bogot, por 20 dias, participando do Seminrio Internacional promovido pelo Tribunal de Contas da Alemanha, sob os auspcios da Comisso da ONU para a Amrica Latina CEP AL. Foi aposentado como Conselheiro do Tribunal segundo o Ato Governamental de 16 de dezembro de 1985, publicado no Dirio Oficial de 26 de dezembro do mesmo ano. O Conselheiro Jos Ferreira de Freitas um homem profundamente ligado s Letras, ardoroso pesquisador e um talentoso escritor, tendo dedicado sua vida produo intelectual e s atividades administrativo-sociais. LIVROS J EDITADOS: Discurso de posse na AML In: Antologia da Academia Mato-Grossense de Letras: Jubileu de Diamante. Cuiab.1996. Razes Viagem de estudos Europa, a Histria e o Direito. Visita Universidade de Coimbra e outras. Cuiab. 1997.

Serto da farinha podre: histria e evoluo da mesopotmia triangulina, 2003. Ao padre Ernesto, com gratido: 56 anos como sacerdote, 50 anos de ao social intensa. Cuiab: edio do autor, 2002. CONDECORAES: Comenda Plcido de Castro. Decreto n 71.355 MEC. Comenda da Ordem do Mrito de Mato Grosso GRAN CRUZ. Voto de louvor da UFMT por servios relevantes e exemplos edificantes. Medalhas de Parlamentar atuante, da Misso Salesiana e de Deputado Constituinte, de Honra ao Mrito Luis Philippe Pereira Leite. Comenda Memria do Legislativo 14 de agosto de 2003.

208

Os fatos da foto: Faculdade de Direito da UFMT O paraninfo e os formandos de 1997. Cuiab. 1997. Frutos colhidos: odissia da implantao do 1 curso superior em Mato Grosso (1957): comemorao do 35 aniversrio de formatura da 3 turma de Direito. Cuiab. 1998. Agenda potica de escritores do Brasil: Co-autoria. Editora Alcance Porto Alegre. 1998. Anversos e reversos: Coletnea de 105 crnicas sobre fatos do cotidiano. Tronco... e razes... Ligeiro histrico de uma das ltimas imigraes do sculo XIX: europeus provindos da Itlia e de Portugal. 1998. Estrela que tardava ainda: Histrico de obra social a qual o autor est ligado h 40 anos, lanado em Corumb. Do nada... ao muito: A odissia da instruo nos confins de MT. Cuiab: edio do autor, 2001.

JOS SALVADOR DE ARRUDA SANTOS

Conselheiro Jos Salvador de Arruda Santos assumiu na vaga do Conselheiro Joo Arinos, com posse em 1979, com apenas 39 anos de idade. Jos Salvador Arruda Santos natural de PoconMT nascido a 23 de agosto de 1940, filho de Jos dos , Santos Jnior e de Marieta de Arruda Santos. Casou-se com Neyle Eubanck A. Santos e dessa unio nasceram os filhos: Luiz Gutemberg, Cynthia Aparecida, Luis Lauremberg, Luiz Rousemberg e Jos Salvador A. S. Jnior e os netos: Talita, Saulo, Camila, Jordan, Karina, Maria Clara, Lara Luiza e Leandro. Concluiu o curso primrio no Grupo Escolar General Caetano de Albuquerque, no ano de 1950, na cidade de Pocon-MT exame de admisso no Ginsio Maria ; Leite em Corumb-MS e o 2 grau no Liceu Salesiano So Gonalo, em Cuiab, no perodo de 1953 a 1956. Jos Salvador tornou-se profundo conhecedor do mundo financeiro, adquirindo larga experincia nas mais conceituadas organizaes de crdito deste Estado. Por muitos anos foi funcionrio de trs grandes empresas do ramo: Banco Nacional do Comrcio e Produo S/A; Banco da Lavoura de Minas Gerais S/A; Banco Financial de Mato Grosso S/A. um pantaneiro, ligado s causas de sua cidade natal e da sua regio, dedicando-se s causas sociais mais nobres. Em nome desses ideais, que se encaixavam perfeitamente em sua principal atividade de pecuarista no baixo pantanal mato-grossense, exerceu o cargo de Diretor da Procuradoria-geral do Baixo Pantanal, Diretor da Sociedade de Beneficncia Poconeana Mantenedora do Hospital Dr. Nicolau Fragelli, de Pocon, e Presidente da Cooperativa Rural de telecomuni-

209

210

caes de Pocon. Em nome de seu compromisso com a preservao da natureza e com a qualidade de vida da populao de sua cidade, Jos Salvador convocou e presidiu o 1 Encontro Estadual Sobre os Recursos Naturais no Renovveis na cidade de Pocon, em setembro de 1977. Exmio e renomado poltico, dispensa maiores apresentaes, tantos foram os cargos que exerceu, sempre apaixonado pelas questes que defendia. Foi Presidente do PSD em 1959, fundador e Presidente da ARENA, Delegado Estadual desse partido, Presidente regional do PDS, candidato a Vice-governador na Chapa de Dr. Frederico Campos, Prefeito Municipal de Pocon de 1977 a 1979. Por Ato Governamental de 13 de setembro de 1979, e tendo em vista o que consta da Resoluo n 12, de 5 de setembro de 1979, da Assemblia Legislativa do Estado de Mato Grosso, foi nomeado para exercer o cargo de Conselheiro do T ribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, de acordo com o pargrafo 1 do artigo 112 da Constituio Estadual, na vaga decorrente da aposentadoria do Conselheiro Joo Arinos (D.O. de 13 de setembro de 1979), tendo tomado posse no dia 25 de setembro de 1979, sendo o mais jovem Conselheiro do Brasil, aos 39 anos de idade. Foi Vice-presidente do Tribunal de Contas, eleito em 4 de janeiro de 1982 e presidente do Tribunal de Contas em 4 de janeiro de 1983. No ato da sua posse, o Conselheiro Nelson Ramos assim se expressou: Estamos neste momento passando a presidncia do Tribunal de Contas de Mato Grosso ao Conselheiro Jos Salvador Arruda Santos, cujo passado de realizaes frente das mais variadas funes, nestas se destacando a de Prefeito Municipal de Pocon, um atestado do muito que podemos esperar de seu dinamismo, de sua inteligncia, de sua honestidade e de seu amor ao trabalho. Os trs anos em que milita nesta Casa so suficientes para afirmar todo o conceito que trouxe em sua bagagem de homem pblico, sempre voltado para os maiores interesses da administrao estadual.56

Ao Conselheiro Arruda Santos, a nossa certeza de que, ao afastar-se no prximo ano, da mais alta investidura desta Corte de Contas, deixar atrs de si, um punhado de grandes realizaes, s comparveis s daqueles que mais fizeram pelo engrandecimento deste Tribunal.57 Foi novamente eleito Vice-presidente do Tribunal em 6 de janeiro de 1986. Representou o Tribunal de Contas em vria ocasies, dentro do Estado de Mato Grosso e em ocasies especiais fora do Estado, conforme abaixo: Presidiu a 13 reunio do Conselho Dirigente do Centro de Coordenao dos Tribunais de Contas do Brasil, realizada em Cuiab de 11 a 14 de maio de 1983. Participou como Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do 12 Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil realizado em Foz do Iguau/ PR, de 20 a 23 de outubro de 1983. Foi eleito Vice-presidente do Tribunal de Contas, pela segunda vez, em 1989. Por Ato Governamental de 30 de abril de 1986 foi aposentado no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Foi consignado em ata: Ao aposentar-se deixou em seu discurso a seguinte mensagem aos servidores do TCE: aos funcionrios do Tribunal dos quais depende o xito de nossas decises, que Deus mande a sua graa aos seus coraes, abrindo caminho bondade e paz, que o Esprito Santo desa sobre suas conscincias, abrindo os seus entendimentos, aumentando suas inteligncias para que possam, no cumprimento de seus deveres e obrigaes, trazerem ao plenrio desta casa, os frutos da justia, que conseqentemente nos levar s raias da perfeio administrativa.58 Pelos servios prestados coletividade e sua cidade e regio, Jos Salvador de Arruda recebeu vri-

57 Idem. 56 Ata da sesso do TCE-MT de 4 de janeiro de 1983. 58 Ata da sesso do TCE-MT de 30 de abril de 1986.

as honrarias, como a Medalha do Mrito Rural Pantaneiro, no dia 11 de maio de 1995, pelos relevantes servios prestados s causas do Pantanal. Atravs do Decreto n 1959, de 16 de abril de 1989, assinado pelo Governador do Estado, Jlio Jos de Campos, recebeu o ttulo de Comendador, tendo renunciado ao Ttulo por no se julgar merecedor da honraria. Jos Salvador um homem de sedimentada formao religiosa, pois, quando de sua gesto, introduziu a religiosidade no Tribunal atravs da prtica de oraes e da intronizao do Sagrado Corao de Jesus no Gabinete do Presidente, atravs do Arcebispo de Cuiab D. Bonifcio Picinini. Alm dessas atividades de fundo religioso, dentro do Tribunal, Jos Salvador fundou a Ordem dos Cavaleiros de So Benedito e presidiu a Irmandade de So Benedito. Fundou o Centro Social Beneditino. membro da Irmandade de So Vicente de Paula e dedicou 22 anos de atividade religiosa junto juventude com evangelizao e orientao espiritual, na cidade de Pocon.

211

JLIO JOS DE CAMPOS

212

Conselheiro Jlio Jos de Campos assumiu na vaga do Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro, em 2002. Jlio Jos de Campos natural de Vrzea GrandeMT. Filho de duas tradicionais famlias de origem livramentense e poconeana. Seus avs paternos foram precursores no povoamento de Vrzea Grande. Seus avs do lado materno so da regio de Livramento. Seu pai Jlio Domingos de Campos e sua me, Amlia Curvo de Campos. Nasceu em 11 de dezembro de 1946. casado com a Professora Isabel Coelho Pinto de Campos, com a qual teve quatro filhos: Laura Cristina, Consuelo Maria, Slvia Renata e Jlio Domingos Neto. Iniciou o curso primrio na Escola Adventista de Vrzea Grande e em seguida ingressou no Grupo Escolar Pedro Gards, tambm em Vrzea Grande. Em 1954 terminou o nvel primrio, ingressando no curso ginasial junto ao Colgio Salesiano So Gonalo, e concluindo o curso Cientfico em 1964, no Colgio Estadual de Mato Grosso, hoje Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller. Prestou vestibular no ano de 1965 para ingresso no curso de Engenharia Agronmica da Universidade de Gois, onde foi aprovado, iniciando seus estudos superiores. Transferiu-se, posteriormente, para a Faculdade de Agronomia de Jaboticabal-SP onde bacha, relou-se em 1969. Desenvolveu intensas atividades no interior da poltica estudantil, desde o Colgio Salesiano, onde presidiu o Grmio D. Aquino Corra. Em Goinia, fundou a AMEGO Associao Mato-grossense dos Estudantes em Gois. Participou de Congresso em Viosa e foi eleito Vice-presidente Nacional do Diretrio dos Estu-

dantes de Agronomia do Brasil. Em 1970 voltou para Cuiab, tendo sido nomeado Secretrio de Obras Pblicas de Vrzea Grande na gesto do Prefeito Ary Leite de Campos. Posteriormente, deixou o cargo para assumir as funes de Coordenador de Colonizao da CODEMAT No final do governo Pedro . Pedrossian, trabalhou na CODEMA entre 1970 e 1972. T, Nesse ltimo ano exerceu o cargo de Tcnico e Coordenador da CODEMA sendo chamado pela ARENA T, para disputar o cargo de Prefeito de Vrzea Grande. Sua eleio ensejou o incio de sua carreira pblica, tendo sido, aos 25 anos de idade, Prefeito de sua cidade natal. A vocao poltica da famlia fez-me candidato eleito ao cargo de Prefeito de Vrzea Grande59 . Governou de 31 de janeiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977, fazendo uma administrao moderna para a poca. Transformou Vrzea Grande na capital industrial de Mato Grosso, lanando mo de incentivos, do que decorreu a efetiva instalao de novas indstrias para o Estado. Aps sua sada da Prefeitura, retornou a CODEMA T, e em seguida foi convidado pelo Reitor Gabriel Novis Neves para lecionar na Universidade Federal de Mato Grosso, exercendo essa funo no perodo de 1977/ 1978, junto ao Curso de Agronomia, prestando, ao lado das atividades magisteriais, outros servios UFMT. Elegeu-se Deputado Federal em 1978, quando da primeira eleio de Mato Grosso aps a diviso do Estado. Ainda como Deputado, participou da Comisso Provisria de Fundao do PDS Partido Democrtico Social no Estado de Mato Grosso. Com a criao desse partido, foi incumbido pelo ento Ministro Petrnio Portela de organizar o PDS no mbito de todo o Mato Grosso, recebendo o apoio desse partido sua candidatura ao Governo do Estado na primeira eleio direta, ocorrida em 15 de outubro de 1982, aps quase 15 anos de ditadura militar, quando os governadores eram nomeados pelo Presidente da Repblica. Em 1983 tornou-se, aos 36 anos de idade, Governador do Estado de Mato Grosso. No perodo de 1987 e 1991 candidatou-se e reelegeu-se, com o maior nmero de votos, Deputado Federal Constituinte. Em Braslia, lutou para incluir na Constituio Federal a Mata Ama-

znica e o Pantanal Mato-grossense como reas de preservao nacional. Na seqncia, de 1991 a 1999 foi Senador da Repblica, tendo ocupado a Primeira-Secretaria e Segunda Vicepresidncia. No Senado, ocupou cargos como presidente da Comisso de Servios e Infra-estrutura, de 1991 a 1993, tendo sido eleito Primeiro-Secretrio da Mesa Diretora daquela Casa de Leis de 1993 a 1995 e, pela sua efetiva e dinmica atuao, Jlio Jos de Campos ocupou a Vicepresidncia do Congresso Nacional, de 1995 a 1997. Em 1998, ainda como Senador, tentou reeleger-se ao Governo de Mato Grosso, obtendo a expressiva contagem de 41% dos votos. Aps o mandato de Senador, em 1999, foi nomeado para o cargo de Diretor de Programas Internacionais e Vice-presidente da Embratur, de 2001 a 2002. Quando se propunha a disputar um novo mandato federal por Mato Grosso, a Assemblia Legislativa convidou-o para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, em substituio ao Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro, que havia solicitado a sua aposentadoria. T omou posse no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso no dia 28 de junho de 2001. Em seu discurso de posse deixou entrever novas perspectivas de atuao poltica: O SER poltico acostumado s pugnas eleitorais, presidente de partido partcipe de inmeras e variadas aes eleitorais pessoal ou de correligionrios, percorrendo todos os municpios do Estado nesse mister, por um espao de 30 anos, faz sua opo de vida funcional pelo Tribunal de Contas do Estado.60 de autoria do Conselheiro a obra Determinao do teor total na Colnia Rio Branco Uma luta vencida e o discurso parlamentar Ponce de Arruda, um lder e Filinto Mller 15 anos de saudades, alm de outras publicaes como: Senado Quatro anos de Trabalho; Plano de gerenciamento do Pantanal Mato-grossense; Lei do silncio, Sntese da atividade parlamentar e Atividade parlamentar.

213

59 Revista do TCE-MT, Cuiab, n.20/21/22, 2001/2002, p. 87.

60 Idem, p. 88.

O Conselheiro Jlio Jos de Campos foi agraciado com inmeras condecoraes pelos servios pblicos prestados durante sua vida poltica, como, por exemplo, Cidado Honorrio de 57 municpios de Mato Grosso, alm da cidade de New Orleans/EUA e San Mathias, na Bolvia. Recebeu tambm o Trofu ECO, como Prefeito do Ano de 1975, alm de vrios Ttulos, Medalhas e Ordens do Mrito do Exrcito, dos Governos de Mato Grosso, Minas Gerais, So Paulo e Distrito Federal.

214

LENINE DE CAMPOS PVOAS

Conselheiro Lenine de Campos Pvoas foi Juiz fundador do TCE-MT . Nascido em 4 de julho de 1921, era natural de Cuiab. Filho dos professores Nilo Pvoas e Rosa de Campos Pvoas, foi casado com D. Arlete Gargaglione Pvoas, de cujas npcias nasceram trs filhos: Eduardo, Aluzio e Maria Helena, e nove netos: Marco Antonio, Fbio, Danielle, Luciana, ngela, Carlos Eduardo, Lisa, Diego e Lenine, e um bisneto: Luis Andr Pvoas Meirelles. Seu pai, Nilo Pvoas, foi funcionrio pblico, advogado provisionado, historiador, jornalista, orador. Foi, entretanto, como professor e educador que ele conquistou as lureas mais brilhantes de sua vida, que enobreceram sua personalidade e que hoje exaltam a sua memria. Sua me era professora estadual. Filho nico de um casal de intelectuais teve uma educao primorosa com oportunidades de, na infncia e na adolescncia, usufruir dessa condio. Segundo Lenine, seu pai, desde que se tornou professor, ganhando dois salrios de dois cargos que acumulava licitamente, e dispondo o casal de mais os vencimentos de minha me, que era professora estadual, realizava, com a famlia, de dois em dois anos, viagens de recreio ao Rio de Janeiro e estaes de guas, especialmente Cambuquira, em Minas Gerais.61

215

61 PVOAS, Lenine de Campos. Nilo Povoas, um mestre. Rio de Janeiro : [s.ed.], 1997, p. 59.

O nome Lenine foi um desejo de seu pai, pois como o prprio Lenine Pvoas confessou, esse desejo externava uma insatisfao de seu pai, ao sentir-se preterido e por viver em srias dificuldades econmicas: (...) o meu nascimento foi por ele encarado como uma oportunidade para externar sua revolta e para magoar os poderosos da poltica local. Assim, decidiu dar-me o nome de Lenine, que naquele momento encarnava, no mundo, uma bandeira de luta conta as desigualdades e injustias sociais. 62 Essa atitude pode encontrar justificativa na prpria rvore genealgica, pois, ainda segundo o Dr. Lenine: Os Pvoas so originrios, remotamente, do norte de Portugal, da regio de Pvoa de Varzim, Barcelos e Braga. O primeiro ancestral de que se tem notcia, no Brasil, foi Joaquim de Mello Pvoas, Capito General da capitania do Maranho, no sculo XVIII, mesma poca em que Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cceres governava Mato Grosso. Lenine foi profundamente influenciado pelo pai, cujas atitudes moldaram sua personalidade e carter, influncia possvel de ser observada quando assim ele escreveu: Meu pai nunca foi elitista na escolha dos companheiros da infncia para o filho. Sempre escolhi os amigos segundo minha prpria preferncia e, muitos, nascidos nas classes humildes do nosso bairro. Os garotos do Beco Sujo, situado nos fundos de nossa casa, sempre foram companheiros de peladas nas sombras dos velhos e lindos tarumeiros que pintavam de roxo o cais do porto, em frente ao rio Cuiab.63 Lenine Pvoas concluiu os estudos primrios e secundrios em sua cidade natal, bacharelando-se em Cincias Jurdicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil turma de 1945. Nos anos em que cursou a Universidade lecionava Geografia nos Colgios Paula Freitas, Ruy Barbosa, Anglo-Americano e Andrews, todos no Rio de Janeiro,

216

62 PVOAS, Lenine de Campos. Nilo Povoas, um mestre , p. 20. 63 Ibidem, p. 61.

onde conheceu sua futura esposa, D. Arlete Gargaglione Pvoas e onde foram realizadas as npcias. Sua vida profissional no se ateve apenas ao universo do Direito, mas, atendendo aos anseios literrios e de educador, procurou durante toda sua vida enveredar pelos caminhos das letras e da produo intelectual. Ministrou aulas de Geografia Humana na Escola Tcnica de Comrcio, em Cuiab. Foi professor titular da Cadeira de Direito Penal, do Departamento de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso. Durante anos dedicados ao magistrio, desenvolveu a arte da pesquisa e da escrita, o que lhe possibilitou publicar inmeras obras nas reas da geografia, histria, cultura e literatura. No entanto, o senso de justia, cultivado em Lenine pelos pais, conduziu-o vida pblica. Foi Deputado Estadual em Mato Grosso em duas legislaturas: 1947 a 1950 e 1951 a 1954, sendo, na primeira, Constituinte. Na segunda legislatura participou ativamente da criao do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, empreendendo, juntamente com Benedicto Vaz de Figueiredo, a necessria movimentao, percorrendo vrios municpios do Estado em busca de apoio das Prefeituras do interior. De posse de grande nmero de assinaturas, evidenciou a necessidade de se criar o Tribunal de Contas no Estado. Exerceu o cargo de Juiz, Ministro e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, sendo um dos fundadores deste. Exerceu o cargo de Vice-governador do Estado de Mato Grosso, eleito por voto direto a 3 de outubro de 1965. Exerceu o cargo de Diretor-Superintendente da Companhia Mato-Grossense de Minerao MET AMAT . Foi Secretrio de Administrao do Estado de Mato Grosso no Governo Jos Fragelli, tendo sido implantador daquela Secretaria. Foi Presidente da Fundao Cultural do Estado de Mato Grosso, no Governo de Garcia Neto, tendo sido o primeiro Diretor dessa Fundao, que hoje se transmou em Secretaria de Estado de Cultura. Exerceu o cargo de Chefe da Casa Civil no Governo de dson Freitas, em 1990, durante trs meses. Atuou tambm como jornalista, fundando o rgo estudantil A Centelha, tendo sido colaborador do jornal A Batalha. Escreveu, ainda, em vrios peridicos do Estado. Foi membro efetivo do Instituto Histrico e Geogrfico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de

Letras da qual foi Presidente durante 10 anos, entre 1980 e 1990. Foi scio efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste. Scio correspondente da Academia Paulistana de Histria, da Academia Maranhense de Letras, da Academia Esprito-Santense de Letras e da Academia de Letras de Braslia. Ocupou, na Academia Mato-Grossense de Letras, a cadeira n 33, patrocinada por Mariano Ramos,e ocupada anteriormente por Nicolau Fragelli. Recebeu vrias condecoraes: Ordem do Mrito de Mato Grosso, no grau de Grande Oficial. Comenda Filinto Mller, da Assemblia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Medalha da Cmara Municipal de Cuiab. Diploma de Benemrito dos Desportos Matogrossenses. Diploma do Benemrito Constituinte, da Assemblia Legislativa estadual. Medalha da Federao das Academias de Letras do Brasil F ALB. Foi tambm merecedor do prmio internacional Pero Vaz de Caminha, outorgado pelo Centro de Turismo de Portugal, rgo do Ministrio do Interior de Portugal. No Tribunal de Contas, foi eleito Vice-presidente a 7 de janeiro de 1955, e Presidente em 6 de janeiro de 1956; novamente Vice-presidente, em 5 de janeiro de 1960 e em 4 de janeiro de 1965, e Presidente: 4 de janeiro de 1961. Livros publicados: Introduo ao estudo da Geografia Humana . 1944. Panorama sombrio (Anlise da situao financeira do Estado 1950). Sntese geogrfica dos Estados Unidos . 1955. Radiografia de Mato Grosso (Conferncia aos estagirios da Escola Superior de Guerra do Brasil 1967). Viagem a Portugal . 1970. Mato Grosso, um convite fortuna. 1977. Sobrados e casas senhoriais de Cuiab. 1980. Histria da cultura mato-grossense. 1982. Influncias do Rio da Prata em Mato Grosso. 1982. Perspectivas demogrficas e econmicas da

Grande Cuiab. 1983. Cuiab de outrora. 1983. O ciclo do acar e a poltica de Mato Grosso. 1983. (em duas edies). Roteiro sul-americano. 1984. Sntese da histria de Mato Grosso. 1985. Viagem a Portugal 2 edio. 1986. O Estado de Mato Grosso (T exto escrito para o livro Mato Grosso Fronteiras - do fotgrafo David Drew Zingg, edio patrocinada por Esteve Irmos 1985). Histria de Cuiab Texto escrito para o livro pginas amarelas do guia da cidade de Cuiab, editado por Gilberto Hubber 1987. . Cuiabanidade Crnicas sobre Cuiab e sua gente. 1987. Na tribuna de imprensa. 1987. Discurso de posse na Cadeira n 40, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. 1987. O caos brasileiro. 1988. As razes portuguesas, 1988 (discurso). Os italianos em Mato Grosso. 1989. Nilo Pvoas, um mestre. 1991. Baro de Melgao 1994. Histria Geral de Mato Grosso Volumes I e II 1996. Em O ciclo do Acar e a poltica de Mato Grosso, o renomado Cientista Poltico Gilberto Freyre, que prefaciou a obra, assim avaliou o intelectual Lenine de Campos Povoas: Interessantssima a apresentao, pelo abrangente pesquisador que Lenine Pvoas, de aspecto da sociologia de fase moderna da histria do acar em Mato Grosso, que o situa entre modernos pesquisadores cientificamente sociais, dos mais lcidos.64 Faleceu na cidade de Cuiab, em 29 de janeiro de 2003, aos 82 anos de idade, deixando um tributo inestimvel e incomparvel valor poltica, administrao pblica, histria e cultura mato-grossenses. Aps a sua morte, o Conselheiro Lenine de Campos Povoas foi assim homenageado pelo Conselheiro Jos Ferreira de Freitas:
64 FREYRE, Gilberto. Prefcio. In: PVOAS, Lenine de Campos. O ciclo do acar e a poltica de Mato Grosso. p. 11.

217

218

Lenine de Campos Povoas foi exemplo de cidado, de jurista, literato, historiador e de poltico de escol, foi tambm um dos fundadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Por ter acompanhado sua trajetria por quase meio sculo, mais do que ningum, posso e devo testemunhar que Lenine nasceu e viveu predestinado verticalidade sob tantos aspectos. Sua projeo profissional no se limitou ao exerccio de advocacia. Brilhou com intenso fulgor em todos os ramos da cincia jurdica, inclusive como docente, espargindo conhecimentos a centenas e centenas de alunos da 1. Faculdade de Direito de Mato Grosso, embrio da Universidade Federal de Mato Grosso da qual Lenine seria um dos atuantes fundadores. Experimentei, ao longo da vida, o singular privilgio de acompanh-lo em algumas funes e a de suced-lo em outras, podendo, assim, com muita segurana, testemunhar a probidade, o zelo e a dedicao com que exerceu essas e aquelas. De fato, aps ter sido seu aluno, anos mais tarde tornava-me seu colega, como advogado e professor. Depois era a vez de substitu-lo como deputado no Parlamento. No ficou a o trilhar de um mesmo caminho, pois anos depois eu assumia uma cadeira na Faculdade Federal de Direito, e, sempre seguindo suas pegadas, fui tambm eleito para a Academia Mato-grossense de Letras. Ainda prosseguimos em caminhos paralelos, pois em 1975 eu tinha o privilgio de substituir Lenine como Secretrio de Estado de Administrao, e, anos depois, aps sua aposentadoria, recairia sobre meu nome a escolha para exercer vitaliciamente a vaga de Conselheiro que ele deixara no Tribunal de Contas. Nossos pontos de identidade iriam alm, pois, a seguir, ambos aposentados, continuamos interagindo na Academia de Letras, na faina de, escrevendo livros, alcanar a rememorao de nossa histria e a perpetuao de nossas experincias. Em trajetria sempre ascensional, conseguiu como poucos assegurar que a fora de sua cultura e de idias brilhasse contnua e intensamente. Professor universitrio por inteiro, patente o reconhecimento da Universidade Fe-

deral de Mato Grosso pelos relevantes servios prestados, dedicao, esprito pesquisador e pela cultura que sempre exornou sua qualidade de homem ntegro e de docente nato. Orgulhosos de seu valioso patrimnio intelectual, historiogrfico e literrio, Dna. Arlete, Eduardo, Alosio e Maria Helena e descendentes de 2. grau e demais parentes, por certo tudo faro para perpetuar a memria do historiador, do poltico, do literato, do jurista e do mestre que a todos ensinava e encantava, merc da prodigalidade de seus ilimitados conhecimentos. Falecendo a 29 de janeiro de 2003, o Prof. Lenine deixou exemplos que merecem ser mantidos vivos e acesos, quais tremeluzentes faris balizadores dos caminhos para as futuras geraes de polticos, literatos, professores e advogados, pelo brilho de sua inteligncia, pelo fulgor de seu saber pelo vigor de sua pena e pelos , talentos que lhe inundavam o corao. Paradoxo dos paradoxos, o Prof. Lenine partiu, mas ficou em nosso meio, perpetuado por seus feitos. Ao traar saudosa evocao e retrospectivo de sua privilegiada existncia, secundamos Joo Antnio Neto, que, um dia, com muito acerto, acentuou que verdadeiramente, os vivos que partem e nos deixam sozinhos. Os mortos permanecem e ficam conosco. E essa verdade tanto maior quando se trata daqueles que transcenderam seu destino individual e se projetaram na vida e na conscincia comum, tecendo a teia inconstil da perpetuidade. Os grandes morrem, e vencendo a morte como dizia Exupry no so sepultados; so plantados e, plantados, criam razes, brotam, frondejam e continuam dando flores e frutos em todas as estaes. Com Prof. Lenine, assim tambm aconteceu. Imortalizado por seu fecundo e benemerente trabalho e por suas frteis obras literrias, ele verdadeiramente no partiu. Permanece e permanecer entre ns, ensinando-nos com seu bom exemplo a desfolhar, dia a dia, uma a uma, as pginas da histria que diuturna e brilhantemente escreveu.65

65 Jos Ferreira de Freitas Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, escritor e membro da Academia Mato-Grossense de Letras (cadeira 32).

LICNIO MONTEIRO DA SILVA

Conselheiro Licnio Monteiro da Silva assumiu na vaga de Luiz Felipe Sabia Ribeiro, em 1964. Licnio Monteiro da Silva tem projeo definida e definitiva na histria poltica mato-grossense em funo de sua personalidade marcante e atuante por mais de quatro dcadas nos diversos cargos pblicos a que ascendeu, com especialidade os eletivos, quando pde demonstrar o carisma em memorveis urnas eleitorais. Licnio Monteiro da Silva nasceu na fazenda Mutum, municpio de Nossa Senhora de Livramento, no dia 17 de maro de 1903. Filho de Crescncio Monteiro da Silva e Margarida dos Santos Botelho, desde muito jovem atuou nas lides agrcolas, pois seu pai veio a falecer restando , sua me e aos filhos zelar pelo sustento da famlia. Em 1912 transferiu-se para Cuiab, e de 1912 a 1917 freqentou os colgios Feliciano Galdino, Plcido Curvo, Salesiano So Gonalo e Liceu Cuiabano, onde concluiu o curso ginasial. Respondendo aos impulsos da responsabilidade, passou a dedicar-se com exclusividade s atividades agropecurias da famlia, tornandose responsvel pelos alambiques da fazenda, assim como pela produo de leite e derivados. Com o engenho conseguiu manter a famlia at a dcada de 1920, quando da criao do Instituto do Acar e lcool, gerador do aumento de imposto, redundando na imperiosa necessidade de novos investimentos no negcio, o que determinou a paralizao daquela produo. Quando tinha 21 anos de idade, Licnio conheceu, em uma festa, a jovem Izabel de Almeida e Silva, que ento contava com 17 anos de idade. Com ela viria a se casar em 26 de abril de 1926. Izabel de Almeida Silva,

219

220

tambm conhecida como D. Beb, nasceu em 25 de abril de 1907, em Livramento, filha do comerciante Antnio Arruda Campos e Umbelina de Almeida Campos. Dessa unio nasceram os filhos: Sebastio ou Batico, Sebastiana ou T ette e Licnio Monteiro Filho, alm dos inmeros filhos adotivos e afilhados que hospedavam em sua casa para estudar ou trabalhar. J casado com a Dona Isabel (1926), Licnio deixou a fazenda, estabelecendo-se definitivamente em Vrzea Grande, onde comeou a se interessar pela poltica, participando ativamente, em 1934, da campanha do Dr. Mrio Corra ao Governo do Estado, integrando-se depois ao quadro do PSD. Em 1937 foi eleito Membro do Conselho Fiscal da Santa Casa de Misericrdia de Cuiab. D. Beb tem o seu nome registrado em muitas instituies de caridade, como: Abrigo dos V elhos, Abrigo Bom Jesus, Santa Casa de Misericrdia, Sociedade de Proteo Maternidade e Infncia de Cuiab, Vrzea Grande e Livramento, bem como no corao da gente humilde da terra. Em 1939 foi nomeado suplente de vogal da Junta de Conciliao e Julgamento de Cuiab, e no perodo de 1942 a 1970 ocupou a Tesouraria e a Vice-presidncia da Legio Brasileira de Assistncia (LBA), sendo, tambm, escolhido representante, em Mato Grosso, na Federao Nacional da Indstria. Em 1946 foi lanada sua candidatura a Deputado Estadual, pelo PSD, em substituio a seu cunhado Aristides Pompeo de Campos. Essa candidatura obteve o apoio de D. Beb, elegendo-se a 19 de janeiro de 1947, com posse em 20 de maro. Nessa legislatura, deu-se a elaborao da Constituio Estadual, promulgada no mesmo ano. Licnio autor, nessa legislatura, de importantes projetos dentro da Assemblia Legislativa, como o que dispe sobre a criao do Municpio de Vrzea Grande e aquele que deu nova denominao ao Municpio de So Jos dos Cocais, sua cidade natal, consolidando o nome de Nossa Senhora do Livramento. Em abril de 1951 tomou posse em seu segundo mandato de Deputado Estadual, continuando seu propsito na Assemblia Legislativa de defender os interesses da populao mais carente do Estado, especialmente aquelas residentes em Vrzea Grande e Nossa Senhora do Livramento. A 20 de setembro conseguiu a liberao de um emprstimo junto Prefeitura Municipal de Vrzea Grande para instalao de servios de gua. Em outubro do mesmo ano aprovou

emendas que autorizavam o poder Executivo a conceder auxlio de 30.000,00 e 36.000,00 reais respectivamente Sociedade de Proteo Maternidade e Infncia de Vrzea Grande e para a de Nossa Senhora do Livramento. Este mandato, que trouxe tantos benefcios sociais, durou pouco mais de um ano, pois Licnio foi chamado para uma outra jornada. Desta vez concorreria sucesso municipal de Vrzea Grande, pelo PSD, em eleio bastante disputada. Elegeu-se Prefeito de Vrzea Grande, renunciando, em 26 de abril de 1953, ao mandato de Deputado. Uma das mais importantes conquistas como Prefeito de Vrzea Grande foi a reconquista dos investimentos para a construo do Aeroporto Marechal Rondon, que j havia sido perdido para a cidade de Corumb. Durante este mesmo mandato incursionou seu filho Sebastio Monteiro na vida pblica, elegendoo Deputado Estadual. Em 1957 entregou a administrao do Executivo Municipal varzea-grandense para seu sucessor, Jlio Domingos de Campos, retomando as atividades privadas. Licnio voltou vida pblica na Assemblia Legislativa, em 3 de outubro de 1958, exercendo novo mandato na qualidade de Deputado Estadual, sendo reeleito no pleito seguinte. Podemos afirmar que a sensibilidade poltica de Licnio continua a mesma, defendendo os trabalhadores do campo e os mais oprimidos pela sorte. Atravs de sua interveno, elevou os proventos de aposentadoria de diversos inativos; concedeu auxlio, no montante de dois milhes de reais, Associao Rural de Cuiab. Declarou de utilidade pblica a Associao dos Lavradores e Trabalhadores Agrcolas do Ncleo Colonial de Dourados, dentre outros projetos de cunho social por ele defendidos no Legislativo Estadual. Licnio continuou envolvido na luta poltica, coroando suas atividades com o distinto cargo de Presidente da citada Casa, no ano de 1963. Por Ato governamental de 26 de dezembro de 1963 foi nomeado para exercer vitaliciamente o cargo de Ministro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, assumindo a 8 de janeiro de 1964. Ocupou o cargo de Presidente do Tribunal entre os anos de 1968 e 1972, aposentando-se em 17 de maro de 1973. Ocupou ainda outros cargos: Presidente da Junta de Controle da FUSMAT e da Associao Rural (hoje COMAPAN), tendo sido um dos fundadores do jornal O Social Democrata, ao lado do Senador Filinto Mller e outros.66 No mbito do Tribunal de Contas do Estado, sua atua-

o foi igualmente marcante, tendo sido eleito Vice-presidente nos anos de 1968 e 1971, e foi Presidente em 1972. Quando de seu afastamento do Tribunal de Contas, foi realizada uma sesso especial em sua homenagem. Nessa ocasio, o Conselheiro Presidente, Benjamin Duarte Monteiro, despediu-se do amigo que deixava as funes: A Presidncia deseja sada-lo em nome do Tribunal e expressar seus sentimentos, a sua homenagem ao nobre companheiro que conviveu conosco tanto tempo e to bons servios prestou aqui no Tribunal. V ossa Excelncia, Conselheiro Licnio Monteiro, vai daqui se retirar e pode ficar certo que aqui deixa amigos. Quando tudo parecia triste, a sua risada alegrava e dela tambm vamos achar falta, porque V. Ex, realmente, foi um bom amigo, um amigo de todos, em todas as horas.67 Conselheiro Joo Moreira de Barros, discursando em nome dos demais Conselheiros, expressou os sentimentos de todos os presentes: Conselheiro Licnio Monteiro, hoje o ltimo dia de Vossa Excelncia aqui no nosso convvio como Conselheiro votante. Felizmente, por um dispositivo de nosso Regimento, Vossa Excelncia poder voltar aqui tantas vezes quanto quiser e gozar dos mesmos direitos e sentar ao lado dos companheiros e colegas de atividade. Os nossos colegas aposentados tm os mesmos direitos, pelo menos nas sesses espe ciais, exatamente nos dias de festa como esta.68 O Conselheiro Licnio, ento homenageado, fez uso da palavra: Senhores e senhoras, aps uma longa jornada, chego ao fim, com mais de trinta anos de servio pblico, nos mais variados setores da vida pblica, alcano a idade limite para permanecer na atividade. Sou, agora um septuagenrio.

Embora, ainda na plenitude do vigor fsico e mental, por ironia do destino, tenho que me conformar com a condio de homem septuagenrio. A Constituio da Repblica me ordena que me recolha aos cuidados da vida domstica e me dedique aos interesses particulares. Gostaria de conviver com os senhores por mais tempo, porque ao longo de dez anos de labuta neste Egrgio Tribunal formei slidas amizades que continuarei a cultivar para o resto de meus dias.69 Em 1990, o Tribunal de Contas, acolhendo proposio do Conselheiro Oscar Ribeiro, presidente do rgo poca, por unanimidade, aprovou a realizao, no dia 14 do ms de maro, de sesso especial em homenagem ao Conselheiro aposentado Licnio Monteiro da Silva, que no prximo dia 17 completaria 87 anos de idade, e que por mais de quarenta anos teve ativa participao na vida pblica mato-grossense, notabilizando-se como poltico e administrador, sempre fazendo valer sua liderana e terminando a carreira como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, instituio que presidiu por dois perodos alternados, servindo com dedicao por quase dez anos.70 O Conselheiro Jlio Jos de Campos, em seu discurso de posse no Tribunal de Contas, em 2002, relembrou Licnio como um expoente poltico local e grande lder: (...) Impe-se tambm enaltecer as pessoas que estiveram comigo nestes mais de 30 anos de vida pblica na militncia poltica partidria. Quero prestar minhas homenagens memria saudosa do Presidente Juscelino Kubitscheck, ao Senador Filinto Mller, ao Governador Ponce de Arruda e ao inesquecvel prefeito e lder maior de Vrzea Grande Licnio Monteiro da Silva.71 Algumas palavras de Licnio, pouco antes de sua morte: Eu acho que a poltica melhor foi a do PSD e da
69 Idem. 70 Ata de sesso especial do TCE-MT, de 14 de maro de 1990. 71 Discurso de Posse do Conselheiro Jlio Jos de Campos, em 28 de junho de 2002. Revista do TCE-MT, Cuiab, n.20/21/22, 2001/2002.

221

66 Dirio de Cuiab , 11 de maro de 1990, p. 3. 67 Ata de sesso especial do TCE-MT de 17 de maro de 1973. 68 Idem.

UDN. Os partidos mandavam, tinham nome, depois veio a ARENA..., mas no era o partido que mandava e sim os homens do partido que tinham poder junto ao Governo Federal. O Conselheiro Licnio Monteiro da Silva faleceu em 1 de outubro de 1992, aos 89 anos de idade, na cidade de Cuiab.

222

LUIZ FELIPE SABIA RIBEIRO

Juiz Luiz Felipe Sabria Ribeiro foi membro fundador do TCE-MT . Luiz Felipe Sabia Ribeiro nasceu em 23 de outubro de 1906, na cidade de Fortaleza. Era filho de Raimundo Ribeiro, Juiz de Direito, e de Terezinha Sabia. Casouse na cidade de Poxoro com Ana de Lourdes Vieira Sabia Ribeiro, com quem teve seis filhos: Irani, Iracy, Luiz Felipe, Beatriz, Ktia Luzia e Marcos. Nas palavras do filho, o mdico Luiz Felipe72: O nome Sabia proveniente da regio de Sabia, na Itlia. Sabia a famlia real italiana. Este italiano ento veio para o Brasil mais ou menos em 1700 e aqui comeou a ter uma atividade religiosa, a adquirir famlia. assim que eu conheo a origem do nome Sabia. A famlia Ribeiro bem do interior cearense. Seu pai nasceu em 1874 e foi Juz Provinciano de vrias cidades do Cear. Luiz Sabia Ribeiro, antes de se tornar mdico, antes de vir para Mato Grosso, teve uma experincia interessante: com 14/15 anos de idade ele resolveu deixar sua famlia e foi para a cidade de Recife jogar futebol, no Santa Cruz Sporte Clube, e l permaneceu por 3 ou 4 anos jogando futebol, at que seu pai foi busc-lo. Depois, ele ficou em Fortaleza at 1927, portanto, at os 21 anos de idade. Com o falecimento do pai, ele ento foi para a cidade do Rio de Janeiro, onde

223

72 Luiz Felipe Sabia Ribeiro Filho, em entrevista s autoras, em Cuiab, 15 de maro de 2003.

224

j tinha alguns irmos estudando Medicina e outro Engenharia. Ele veio de uma famlia de 10 irmos, sendo seis homens e quatro mulheres, todos j falecidos, nesta pequena cidade. Ainda segundo seu filho, em 1927 ou 1928, Luiz Felipe Sabia Ribeiro migrou para o Rio de Janeiro, levando consigo uma irm chamada Odete e um irmo chamado Alexandre. Os outros irmos, um engenheiro e cinco mdicos, j tinham vida profissional. Um irmo dele chamado Jos Sabia foi um baluarte da arquitetura brasileira, nvel de qualidade de um Oscar Niemeyer. Quando Luiz Sabia chegou ao Rio de Janeiro, o primeiro local em que ele foi trabalhar, foi na estrada Rio-Petrpolis, com o irmo que era um dos engenheiros da construo da nova estrada. Trabalhou como apontador, quase como um operrio, e noite fazia o preparatrio para a faculdade. Estudioso, Luiz Felipe Sabia Ribeiro ingressou na Faculdade de Medicina da Praia Vermelha em 1928, vindo a se formar no ano de 1934, especializando-se em obstetrcia/ginecologia. Aps alguns meses de formado no Rio de Janeiro ele resolveu vir para Mato Grosso, acompanhado de outro mdico, o Dr Humberto Marclio, tambm cearense. . Exerceu a medicina no interior do Estado de Mato Grosso, em cidades como Poxoro e Corumb, depois na capital do Estado, Cuiab. Ainda nas palavras de seu filho, Luiz Felipe e Humberto Marclio chegam a Rondonpolis, nas terras de Marechal Rondon, nos anos de 1935-1936. Ento, Dr. Humberto foi para Lageado, hoje Guiratinga, enquanto meu pai desceu para Poxoru. Parece-me que antes nunca tinha havido mdico formado naquela regio. Porque a descrio que o Sr. Amarlio, uma das figuras mais proeminentes daquela cidade, farmacutico, que veio a falecer nesta Santa Casa, contou-me, era de um homem que l chegou, todo vestido de branco, cheio de terra, cansado, sem jeito de andar a cavalo, parou diante de sua farmcia, quando este lhe falou: Quem voc? Ao que foi respondido: Luiz Felipe Sabia, mdico. Ao que lhe foi respondido: Mas, mdico de canudo? Mdico de canudo? E ele disse: Sim, mdico de canudo.

Exerceu a profisso de mdico nos longnquos garimpos do leste mato-grossense, prestando auxlio aos menos favorecidos, visto ter sido um mdico humanitrio. Clinicou primeiramente na cidade de Poxoru, no perodo de 1935 a 1943, sendo muito respeitado e admirado no seio daquela sociedade. Transferiu-se para Corumb em 1944, servindo como mdico da Comisso Mista Ferroviria BrasilBolvia, na ferrovia Corumb-Santa Cruz de La Sierra, at 1951. Alm da prtica da Medicina, Luiz Felipe Sabia Ribeiro dedicou-se tambm s funes de Professor de histria geral e do Brasil, no Ginsio Maria Leite, em Corumb, de 29 de abril de 1944 a 9 de abril de 1949. Conforme seu filho Luiz Felipe: muita gente ainda se lembra dele, em Corumb, como Professor de histria do Ginsio Maria Leite. Por Ato de 30 de Janeiro de 1948, foi nomeado para exercer o cargo de professor da cadeira de portugus na Escola Tcnica de Comrcio de Corumb. Em 14 de abril de 1950 foi igualmente nomeado professor de histria administrativa e econmica do Brasil na Escola Tcnica de Comrcio de Cuiab. Foi um dos Juzes fundadores do Tribunal de Contas do Estado. Ingressou no TCE no cargo de Juiz, por Ato de 31 de dezembro de 1953. No incio do exerccio funcional prestou compromisso perante o Governador do Estado, a 2 de janeiro de 1954. Fez trs anos do Curso de Direito, quando da primeira tentativa de implantao da Faculdade de Direito em Cuiab, nos anos de 1954 a 1957. T ornou-se, no entanto, um autodidata nessa rea do conhecimento, sempre muito prximo dos livros, montando uma biblioteca prpria. Foi eleito Vice-presidente do TCE em 8 de outubro de 1954, Presidente em 4 de janeiro de 1957, Vice-presidente em 5 de janeiro de 1959, e novamente conquistou a Presidncia em 2 de janeiro de 1962. Por Ato de 26 de dezembro de 1963 foi aposentado no cargo de Ministro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso . Publicou a obra Caadores de Diamantes, lanada no ano de 1959. Nela relata a atividade diamantfera em Mato Grosso, ocorrida a partir da dcada de 1940, em trs zonas especficas: a do Araguaia, centralizada em Baliza; a do Garas, em torno de Lageado; e a de Poxoro. Esse trabalho possibilita novas reflexes sobre o cotidiano dos homens e mulheres que vivenciaram, durante anos, a rdua tarefa da garimpagem junto aos

monches e grupiaras. Era intelectual esmerado, homem culto que declamava Cames cotidianamente em sua casa, estimulando, nos filhos, o gosto pela literatura. O culto s letras o credenciou a ingressar na Academia Mato-Grossense de Letras, ocupando a cadeira n 8, tendo como patrono o escritor Luiz DAlincourt, tendo sido esta ocupada por Antonio Fernandes de Souza, Antonio Lopes Lins e, atualmente, por Moiss Mendes Martins Jnior. Faleceu em 9 de maio de 1968, com apenas 61 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, morte provocada possivelmente por ser um fumante inveterado, conclui o seu filho o mdico Luiz Felipe Sabia Ribeiro Filho.

225

LUIZ MARQUEZ AMBRSIO

226

Conselheiro Luiz Marques Ambrsio assumiu na vaga de Licnio Monteiro da Silva, em 1973. Filho de Leopoldo Lvio Ambrsio e Clotilde Marques Ambrsio, foi casado com Clia Moreira Ambrsio. pai de Marlia, Gilza, Ivo in memorian, Marilcia e Gilson. Vereador e advogado do foro de Cceres, foi Prefeito daquele municpio, com grande capacidade administrativa. Conseguiu regularizar o sistema de energia eltrica da cidade, instalando potente gerador, com a ajuda do Coronel Joo Marques Ambrsio. Foi colega de juventude do Conselheiro Frederico Vaz de Figueiredo. Era Bacharel da Universidade do Brasil, lembrou o Conselheiro, e a turma a que pertenciam era a chamada Estado Novo. O Conselheiro Joo Moreira afirmou, em memria registrada em Ata da Casa, que o Conselheiro Luiz Marques Ambrsio era um homem bem humorado, que costumava dizer: Mesmo depois de ter sofrido dois enfartes, gosto de abrir o apetite comendo oito empadas. (...). Exerceu as funes de Juiz de Paz do Distrito de So Luiz de Cceres, no perodo de 23 de setembro de 1932 a 25 de janeiro de 1939. Prestou servios na Exatoria Especial de Cceres. Foi Procurador dos Feitos da Fazenda Especial, de abril de 1939 a agosto de 1942. Exerceu o Cargo de Promotor de Justia na Cidade de Cceres, no perodo de 22 de fevereiro de 1939 at 18 de agosto de 1942. Foi interventor Federal em Mato Grosso, nomeado pelo Decreto n 5175, de 18 de agosto de 1942. Exerceu o cargo de Prefeito Municipal de Cceres de 22 de agosto de 1942 at 4 de janeiro de 1944. Vereador atuante da Cmara Municipal de Cceres,

por quatro legislaturas foi eleito para o referido cargo e empossado nos anos de 1947, 1951, 1954 e 1958. Exerceu igualmente o cargo de Presidente da Cmara Municipal de Cceres, reelegendo-se para esse cargo em vrias legislaturas at 1959. Atuou como Defensor Pblico de maro de 1961 a novembro de 1965. Em 10 de novembro de 1971 tomou posse, pela segunda vez, no cargo de Prefeito Municipal de Cceres, nomeado por Ato de 4 de janeiro de 1971, permanecendo at o dia 15 de setembro de 1973, quando transmitiu o cargo em virtude da nomeao para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Por Ato Governamental datado de 24 de agosto de 1973 foi nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado na vaga decorrente da aposentadoria de Licnio Monteiro da Silva, tendo tomado posse em 24 de setembro de 1973. Faleceu no exerccio da funo de Conselheiro do Tribunal de Contas, a 18 de junho de 1974.

227

MANOEL DE OLIVEIRA LIMA

228

Conselheiro Manoel de Oliveira Lima assumiu na vaga de Benedicto Vaz de Figueiredo, em 1968. Nasceu em 28 de abril de 1916, na cidade de Campo Grande, hoje capital de Mato Grosso do Sul. Filho de Jos da Costa Lima e Gernyma Oliveira Lima, casouse com Lygia Carrio de Oliveira Lima, historiadora, professora universitria em Mato Grosso do Sul, coordenadora do ndice do Catlogo de Verbetes dos Documentos Manuscritos A vulsos da Capitania de Mato Grosso (1720-1827). Dessa unio nasceram Marilena (economista e professora universitria), Heliane (museloga e professora universitria, fundadora do Museu do Perfume-RJ) e Jos Antonio (advogado e escritor). Dos filhos nasceram os netos: Alexandre, Nayara, Inara, Henrique, Sofia, Adriana e Leonardo, e os bisnetos Alexandra, Ana Luiza e Christian. Foi reservista pela Escola de Instruo, em 1934, na 9 Regio Militar. Advogado de formao e Funcionrio Pblico Estadual. Foi investigador da Polcia Civil do Distrito Federal no perodo de 1941 a 1944. Em 1946 exerceu a funo de advogado estagirio de oficio perante a 2 Vara de rfos e Sucesses e Famlia, por 9 meses. Exerceu mandato de Deputado Estadual, no perodo de 3 de outubro de 1950 a 5 de abril de 1968, sendo reeleito sucessivamente durante cinco legislaturas. Deixou de exercer essa funo para assumir as funes de Ministro do T ribunal de Contas, sendo o seu tempo de servio prestado ao Estado como Deputado Estadual de

vinte e um anos, dois meses e quatro dias. Foi Presidente da Assemblia Legislativa em duas Legislaturas, na 4, em 1961, e na 5, em 1963. Em 1971 encerrou o seu 5 mandato de Deputado Estadual, tendo sido nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Por Ato datado de 25 de maro de 1968 foi nomeado para exercer vitaliciamente o cargo de Ministro do Tribunal de Contas do Estado, tendo tomado posse a 3 de abril de 1968. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso no cargo ou funo inicial de Ministro do Tribunal de Contas, atravs de Portaria datada de 25 de maro de 1968. Pela Portaria 115, de 24 de setembro de 1971, foi designado para membro da Banca do Concurso de Subprocurador, do mesmo Tribunal. Aposentou-se no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, pelo Decreto Legislativo n 1.944, de 13 de outubro de 1971.

229

MANOEL JOS DE ARRUDA

230

Conselheiro Manoel Jos de Arruda assumiu na vaga do Conselheiro Clvis Hugueney, em 1964. Nasceu em Cuiab, capital do Estado de Mato Grosso, no dia 27 de maro de 1910. Filho de Gabriel Narciso de Arruda e de Ana Pedroza de Arruda. Fez o curso primrio junto ao Colgio Salesiano So Gonalo, finalizando-o na Escola Modelo Baro de Melgao. Cursou o ginsio no Liceu Cuiabano. Diplomado em Odontologia, pela Faculdade de Medicina da Bahia, na turma de 1935, exerceu o cargo de Presidente da Associao Mato-Grossense de Odontologia. A 11 de outubro de 1939 foi contratado para prestar servios profissionais no Departamento de Sade do Estado, pelo prazo de dois anos, por ser excelente profissional, e tambm pela necessidade da populao, tendo seu contrato prorrogado at 4 de fevereiro de 1944. Por Ato Intervencional de 21 de janeiro de 1944, expedido pela Secretaria Geral do Estado, foi nomeado para exercer o cargo de Dentista do Centro de Sade da capital, cargo este que tanto alento trazia populao mais carente da cidade e do Estado. Por Ato Governamental de 12 de abril de 1951, ocupou a Presidncia da Comisso Central de Preos. Por Ato Governamental de 9 de fevereiro de 1951, passou a exercer, em Comisso, o cargo de Prefeito Municipal de Cuiab at a data de 3 de janeiro de 1955. Por conhecer a realidade da populao mais carente e por ser muito sensvel s suas necessidades, candidatou-se Assemblia Legislativa do Estado, elegendo-se com facilidade. Prestou compromisso e tomou posse do seu primeiro mandato como Deputado Estadual, exercendo as respectivas funes no pero-

do entre 31 de janeiro de 1955 a 31 de janeiro de 1959. Por Ato Governamental de 22 maro de 1961 foi nomeado para exercer, em comisso, o cargo de Secretrio de Estado, do Interior, Justia e Finanas, at sua exonerao, a pedido, em 30 de junho de 1962. Por Portaria Governamental de 12 de junho de 1961 comps e presidiu a Comisso que deveria elaborar a Proposta Oramentria do Estado para o exerccio de 1962. Por Portaria Governamental de 9 de fevereiro de 1962 foi designado para representar o Governo do Estado nos atos constitutivos de organizao do Banco do Estado de Mato Grosso S.A. Pertencia aos quadros da ex-UDN Unio Democrtica Nacional desde 1945. Foi lder do Governo na Assemblia Legislativa e Primeiro Secretrio da Mesa e Presidente do Diretrio Municipal de Cuiab do mesmo partido poltico. Membro do Diretrio Regional da ex-UDN desde 1950. Foi reeleito para Deputado, retornando Assemblia Legislativa estadual, onde atuou no perodo de 31 de janeiro de 1963 a 7 de janeiro de 1964. No entanto, no concluiu o seu mandato, uma vez que foi chamado a enfrentar novo desafio. Por Ato Governamental de 26 de dezembro de 1963 foi nomeado para exercer vitaliciamente o cargo de Juiz do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, renunciando nessa ocasio ao mandato de Deputado Estadual. Tomou posse como Ministro do TCE em 7 de janeiro de 1964. Exerceu o cargo de Vice-presidente do Tribunal de Contas, sendo eleito em 3 de janeiro de 1966, e de Presidente do mesmo Tribunal, eleito em 2 de janeiro de 1970. Nessa ltima ocasio recebeu as boas-vindas de um colega Conselheiro: [...] pela vez primeira guindado ao honroso posto da Presidncia, posio essa que outras vezes no concordou aceitar, mais por modstia do que por razes outras. No obstante ser esta a primeira investidura na presidncia da casa, devo ressaltar, a bem da verdade, que o nobre Presidente possui um cabedal de conhecimentos e uma larga experincia na vida pblica para conduzir a nau da Justia de Contas a porto seguro. (Ata de sesso do TCE-MT de janeiro de 1970) Faleceu na cidade de Cuiab no dia 13 de junho de 1973.

231

MARCLIO DE OLIVEIRA LIMA

Conselheiro Marclio de Oliveira Lima assumiu na vaga do Conselheiro Rachid J. Mamed, em 1975. Segundo Atas do Tribunal de Contas, Cidado festejado, de elevados princpios morais, o Conselheiro Oliveira Lima era uma das mais consideradas e apreciadas personalidades do nosso Estado, portador de grande prtica administrativa, conhecedor de apuradas tcnicas de legislao. Homem pblico dos mais dgnos do nosso Estado, destacou-se sempre pela fineza de sua educao, pelo brilho de sua inteligncia, pela responsabilidade e entusiasmo com que encara os encargos que lhe so atribudos. Vitorioso na sua nobre profisso de mdico, que sempre exerceu com proficincia e alto esprito humanitrio, firmou-se na vida pblica pela austeridade, correo e dedicao adotadas na sua linha de conduta. Honra a todos com sua companhia neste Tribunal, pela preocupao que tem com suas tarefas e segurana de seus votos.73 Nascido em 15 de maio de 1915, em Campo Grande, hoje Mato Grosso do Sul. Marclio de Oliveira Lima filho de Antnio de Oliveira Lima e Ovdia Maria de Lima. Neto de Manoel Ceclio da Costa Lima e de Maria Luiza Nogueira. Seu av, Manoel Ceclio, era mato-grossense, pioneiro que,

232

73 Atas do TCE-MT.

por iniciativa particular, promoveu a primeira ligao por estrada de rodagem entre Mato Grosso e So Paulo, cujo texto original est publicado na Revista Atualidades Forenses Interioranas. Casado com Y olanda Peres Lima, com quem teve dois filhos, Miguel Antnio e Mrcia Luzia. Mrcia Luzia Peres Lima Incio lhe deu dois netos: Marcilio de Oliveira Lima Neto e Mrcio Lima Incio. Fez o curso primrio na Escolinha da Capela So Jos, sob a direo do Padre Joo Crippa. Freqentou o curso ginasial no Colgio Dom Bosco, de Campo Grande, e o concluiu no Colgio Oswaldo Cruz. Prestou servio ao Exrcito Brasileiro durante o ano de 1931. Era mdico, formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, do Rio de Janeiro, onde foi aprovado e classificado nas provas pblicas sobre clnicas mdicas, cirrgica, obstrtica e anatomia topogrfica do Departamento de Assistncia Hospitalar da mesma faculdade. Ainda como estudante, iniciou-se como acadmico do Pronto-Socorro do Rio de Janeiro, posto a que alou por concurso. Exerceu as funes de interno da assistncia na Secretaria Geral de Sade e Assistncia do Distrito Federal no perodo de 1 de agosto de 1942 a 31 de dezembro de 1944. J formado, foi transferido para Campo Grande, sua cidade natal, onde exerceu o cargo de mdico-chefe do Centro de Sade e, posteriormente, ingressou na poltica, tendo sido sucessivamente eleito V ereador, Prefeito Municipal e Deputado Federal. Exerceu o mandato de Vereador do Municpio de Campo Grande entre os anos de 1950 e 1958. Em nosso Estado, ao lado de sua atividade de grande cirurgio, incursionou pela poltica elegendo-se vereador com votao estupenda. Foi Prefeito de Campo Grande e Deputado Federal, por duas vezes. Exerceu o mandato de Prefeito Municipal da cidade de Campo Grande no perodo de 31 de janeiro de 1955 a 31 de janeiro de 1959, e recebeu, a 7 de fevereiro de 1959, certificado do curso de aperfeioamento da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo. Em 1965 foi eleito membro associado do Colgio Brasileiro de Cirurgies. Em 30 de setembro de 1970 recebeu o Ttulo de Scio Benemrito da Associao de Amparo Materni-

dade e Infncia. Exerceu o mandato de Deputado Federal por Mato Grosso em duas legislaturas, sendo eleito nos anos de 1966 e 1970, ficando como primeiro suplente a Deputado Federal por Mato Grosso em 1974. Por Ato Governamental de 20 de junho de 1975 foi nomeado para exercer o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, na vaga decorrente da aposentadoria do Conselheiro Rachid J. Mamed. Tomou posse a 2 de julho de 1975. Nessa ocasio, assim se pronunciou o Governador Garcia Neto: Com a sada de Marclio de Oliveira Lima das lides polticas, perde a ARENA um grande soldado. Joo Arinos acrescentou: mas, o TCE acaba de ganhar um grande e valoroso general.74 Em 15 de novembro de 1975 participou do VIII Congresso dos T ribunais de Contas do Brasil. Foi designado para representar o TCE, a convite da Associao Campo-grandense de Cirurgies Dentistas, para o II Congresso Mato-grossense de Odontologia realizado em 17 de maio de 1976, no Teatro Glauber Rocha. Foi eleito Vice-presidente do T ribunal de Contas do Estado em 4 de janeiro de 1977. Em 1978 recebeu o ttulo de Membro Honorrio, concedido pela Diretoria Executiva Nacional da Ordem dos Auditores Independentes do Brasil. Consta no processo 3.446/78, da Secretaria de Administrao, o Ato de aposentadoria do Conselheiro Marclio de Oliveira Lima, datado de 7 de agosto de 1978. Por Decreto Legislativo n 24/88, de 12 de maio 1988, foi-lhe concedido o ttulo de Cidado Honorrio de So Gabriel do Oeste-MS. O Conselheiro Marclio de Oliveira Lima faleceu em 20 de julho de 1988, em Campo Grande.

233

74 Ata da sesso do TCE-MT de 10 de maio de 1975.

NELSON RAMOS DE ALMEIDA

234

Conselheiro Nelson Ramos Almeida assumiu na vaga do Conselheiro Marclio de Oliveira Lima, em 1979. Filho de Sebastio Ramos de Almeida e de Maria Botelho de Almeida, natural de Vrzea Grande, nasceu em 26 de dezembro de 1926. Casou-se em primeiras npcias com Nally Nunez Ramos de Almeida, com a qual teve trs filhos: Evandro Diniz Ramos de Almeida, Maria Francisca Ramos de Almeida e Nelson Ramos de Almeida Filho. O neto, Victor Queiroz de Almeida, filho do ltimo, e Tnia Mara Duarte de Oliveira, filha de Maria Francisca. Casou-se em segundas npcias com a senhora Natividade Ramos de Almeida. Por 16 anos representou o povo no Parlamento, iniciando a carreira jurdica quando aprovado em Concurso Pblico e nomeado para exercer vitaliciamente o cargo de Juz de Direito da Comarca de D. Aquino, em Mato Grosso. No tomou posse, preferindo continuar na Casa do Povo: preferiu ser julgado pelo povo a cada nova reeleio, a ter que todos os dias julgar homens do povo. Fez o curso de Assistente Social, pela Faculdade Brasileira de Servio Social, e de Direito, pela Faculdade de Cincias Jurdicas e Sociais da Universidade Gama Filho, ambas no Rio de Janeiro. Exerceu a advocacia no Rio de Janeiro e em Cuiab, porm, optou por ser o defensor dos direitos dos espoliados, prestando servios Legio Brasileira de Assistncia no perodo de 13 de setembro de 1945 a 10 de outubro de 1960. Dessa forma, soube fazer de sua profisso uma relao efetiva em constantes contatos com os mais humildes. Prestou servios junto Consultoria Jurdica do

Governo do Estado de Mato Grosso, no perodo de 31 de janeiro de 1961 a 16 de julho de 1962, e Consultoria Jurdica do IPEMA de 17 de julho de 1962 a 31 de janeiT, ro de 1963. Em 1966 prestou concurso para Juiz de Direito, obtendo a primeira colocao. Depois de todos esses cargos, foi chamado sua principal misso, quando exerceu o cargo de Deputado Estadual em Mato Grosso no perodo de 1 de fevereiro de 1963 a 23 de janeiro de 1979, reelegendo-se sucessivamente por quatro legislaturas. Exerceu a Presidncia da Assemblia Legislativa nos binios 1973/1974 e 1976/1977, sempre lutando em prol dos interesses dos Municpios de Cuiab, Vrzea Grande, Nossa Senhora de Livramento e Santo Antnio de Leverger. Em 23 de janeiro de 1979 renunciou ao mandato parlamentar para assumir o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, ocupando a cadeira que tem como patrono Lenini de Campos Pvoas. Em 1979 foi empossado como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, na vaga aberta em decorrncia da aposentadoria do Conselheiro Marclio de Oliveira Lima, tomando posse no dia 24 de janeiro de 1979 (D. O. de 26 de dezembro de 1978). Exerceu o cargo de Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso em 1981, e de Presidente da mesma Casa em 1982 e 1986. Aposentou-se em 14 de novembro de 1991.

235

OSCAR DA COST RIBEIRO A

236

Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro assumiu na vaga do Conselheiro Jos Ferreira de Freitas, em 1986. Oscar da Costa Ribeiro filho de Virgilio da Costa Ribeiro e da senhora Arminda da Costa Ribeiro. Nasceu em 11 de setembro de 1936, na localidade de Itaicy, Municpio de Santo Antonio de Leverger-MT Casou-se . com a professora Maria Nry Batista Ribeiro, unio esta que lhe deu dois filhos: Maurlio e Joo Virgilio. De Maurlio nasceram Felipe e Maurlio Jnior e de Joo , Virgilio nasceram Oscar Neto e Guilherme. Ainda menino, o Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro iniciou os seus estudos pela Escola Modelo Baro de Melgao, passando pelo Colgio Estadual de Mato Grosso e Faculdade Federal de Direito de Cuiab Universidade Federal de Mato Grosso, especializandose em Didtica de Ensino Superior, pelo Instituto Superior de Pedagogia de Corumb, em 1969. Os seus 47 anos de servios pblicos foram realizados com muita dificuldade, exemplo do incio da carreira como professor em Poxoru, onde, por muitas vezes, chegou a lecionar luz de vela. Alm disso, foi desde 1959, Professor Catedrtico do Ensino Pblico Estadual, atravs de concurso de Provas e Ttulos realizado em 1959 Registro de Professor n 41.305/MEC; Chefe de Expediente do Departamento de Educao e Cultura do Estado de Mato Grosso no Governo Joo Ponce de Arruda; Diretor-geral do Departamento de Educao e Cultura do Estado de Mato Grosso. Secretrio de Educao e Cultura do Estado de Mato Grosso, no Governo Pedro Pedrossian; Diretor e Professor do Ginsio Estadual Artur Borges, do Municpio de Rosrio Oeste; Diretor e Professor do Colgio Estadual de

Mato Grosso Registro de Diretor de Estabelecimento de Ensino n 6.728/MEC, tendo atuado em diversos municpios mato-grossenses. Foi tambm Coordenador do Plano Nacional de Educao do Estado de Mato Grosso e Membro do Conselho Estadual de Educao do Estado de Mato Grosso. Na Universidade Federal de Mato Grosso exerceu o cargo de Tcnico e foi membro da comunidade universitria, na qualidade de Diretor do Departamento Administrativo. Como poltico, iniciou sua carreira na Prefeitura Municipal de Rosrio Oeste-MT, quando foi eleito Prefeito, em 30 de novembro de 1969, com 1.271 votos. Dando continuidade sua vida pblica, partiu para a conquista de uma cadeira no Parlamento Estadual, elegendo-se Deputado por trs legislaturas consecutivas: 1974, 1978 e 1982. Na Assemblia Legislativa teve uma brilhante trajetria, assumindo a Primeira Secretaria e a Presidncia daquela Casa de Leis nos anos de 1979 e 1981, respectivamente. Foi, ainda, lder do Governo, de 1981 a 1983. Exerceu naquela Casa o cargo de Presidente da Comisso Tcnica de Assistncia Social. Com uma atuao poltico-partidria bem definida no Estado, foi Membro da Comisso de reestruturao do Diretrio Regional da ARENA em Mato Grosso; Membro e Presidente do Colgio Eleitoral na Eleio do Doutor Frederico Carlos Soares de Campos ao Governo do Estado de Mato Grosso; Vice-presidente do Diretrio Regional do Partido Democrtico Social-PDS. No Governo Jlio Campos, entre 1983 e 1984, assumiu o cargo de Secretrio de Administrao do Estado. Por seus conhecimentos na rea pblica, ocupou o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, em 13 de maio de 1986, em vaga ocasionada pela aposentadoria de Jos Ferreira de Freitas. Na Casa das Contas o Conselheiro Oscar Ribeiro ser sempre lembrado como um homem pblico dedicado, pois durante 16 anos implementou nesse rgo diversos trabalhos importantes de organizao e modernizao, enquanto membro do Conselho de Contas Pblicas do Ensino e Fundef, e de organizar visitas acadmicas ao TCE, projeto que recebeu o nome de TCE-studantil. Atuando no Tribunal de Contas de modo brilhante, ocupou sempre os cargos de destaque, a partir de eleio entre seus pares: Corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso em 12 de janeiro de

1987; Vice-presidente em 11 janeiro de 1988, sendo reeleito a 2 de janeiro de 1989; Presidente do Tribunal em 2 de janeiro de 1990 e em 1992, e novamente Vicepresidente em 30 de janeiro de 1998: Como reconhecimento causa que defende incondicionalmente, o Pleno do Tribunal de Contas, em homenagem ao nobre colega, batizou sua Escola de Contas de Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro. A escola tem como objetivo capacitar os servidores do TCE e dos rgos submetidos a sua fiscalizao.75 Quando deixou as funes de Conselheiro do T ribunal de Contas, seu sucessor, o Conselheiro Jlio Jos de Campos, em seu discurso de posse, se referiu com distino ao antigo companheiro: Ao Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro, um dos homens mais dignos e honrados da vida pblica mato-grossense. Oscar Ribeiro representa a lealdade, honestidade, seriedade e, acima de tudo, um amigo fiel. Muito obrigado, Professor Oscar Ribeiro, por ter nos proporcionado a oportunidade de ser o seu sucessor nesta casa.76 A sua extensa vida pblica foi pontuada, tambm, por muitas oportunidades de reconhecimento pblico atravs das cerimnias, homenagens e destaques recebidos: Recebeu, em 1968, o Trofu Bororo, tendo em vista sua participao efetiva nas atividades em favor da comunidade Bororo. Em 1968, recebeu o ttulo de Personalidade do Ano, oferecido pela revista Osis, o Ttulo de Comendador da Ordem do Ipiranga de So Paulo, em 25 de janeiro de 1982 das mos de Paulo Salim Maluf, Chanceler da Ordem. O ttulo de Cidado Honorrio foi concedido por vrios municpios do interior do Estado, a exemplo de Diamantino, Rosrio Oeste, Alto Paraguai, Tangar da Serra, Vrzea Grande e Colder entre 1982 a 2001. , Da Assemblia Legislativa do Estado de Mato Gros-

237

75 Revista do TCE-MT, Cuiab, n.20/21/22, 2001/2002. 76 Discurso de posse do Conselheiro Jlio Jos de Campos, em 28 de julho de 2002. Revista de TCE-MT , Cuiab, n.20/21/22, 2001/2002, p. 91.

so IMPL, recebeu a Comenda Memria do Legislativo em 5 de janeiro de 1999. Em sua homenagem a Assemblia Legislativa do Estado de Mato Grosso denominou a Escola do Legislativo: Escola Deputado Oscar da Costa Ribeiro, em 23 de maro de 2000. O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, pela Resoluo n 004/2000, de 1 de novembro de 2000, em sua homenagem, institui a Escola de Contas Professor Oscar da Costa Ribeiro. A 15 de outubro de 2002, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuies, criou a Ouvidoria-geral do TCE-MT, indicando o Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro para o cargo de Ouvidor-geral. No dia 6 de novembro foi publicada, no Dirio Oficial, a nomeao do Conselheiro Oscar Ribeiro para o cargo. Nele, segue a Lei n 7.730, de 31 de outubro de 2002, que concede trs anos de mandato, podendo ter reeleio para igual perodo: Com uma extensa vida pblica, pode ocupar os postos mais dignos de uma carreira pblica de sucesso. Para todos, o nome do professor Oscar da Costa Ribeiro ser lembrado com respeito e como exemplo a ser seguido, uma vez que nunca deixou de lado a sua dedicao rea de educao, mesmo ao longo dos 16 anos dedicados ao Tribunal de Contas.77

238

77 Revista do TCE-MT, Cuiab, n.21/22/23, 2001/2002.

RACHID JOS MAMED

Conselheiro Rachid J. Mamed assumiu na vaga de Valdir Santos Pereira, em 1969. Filho de Felipe Jorge Mamed e Antonia Figueiredo Mamed, nasceu em 14 de agosto de 1914, na cidade de Cuiab. T dois casamentos, dos quais nasceram os eve filhos: Rachid H. Mamed e Roberto Mamede, e Snia e Ivan Mota Mamed. Em 11 de maio de 1943 foi nomeado para exercer o cargo de Chefe da Casa Civil do Governo estadual. Manteve, sempre, muito fortes os laos que o uniam sua terra natal, e foi a partir de sua cidade de origem que alou os primeiros vos em busca de uma autntica representatividade popular atravs do veio incontest, vel do voto. Exerceu o cargo de Prefeito do Municpio de Poxoru, de maro de 1945 a maro de 1947. Rachid Mamed faz parte tambm da Histria do Poder Legislativo estadual. Essa foi, na verdade, a sua Casa durante muitos anos, pois foi por trs vezes eleito Deputado Estadual, a partir de 1946, exercendo os mandatos a partir de 1947. Em 1947 foi Deputado Constituinte; sua participao e representatividade dentro do Legislativo estadual foi muito intensa, sempre atuando com firmeza nas grandes discusses sobre a realidade e o futuro do Estado de Mato Grosso. A 10 de junho de 1956 foi eleito Presidente da Assemblia Legislativa do Estado. Por trs vezes elegeu-se Deputado Federal por Mato Grosso junto Cmara dos Deputados, no perodo de 1959-1969. Nesse cargo sua atuao foi brilhante, participando de vrias comisses, dentre as quais podemos citar a de Minas e Energia; a de Valorizao da Amaz-

239

nia e aquela que envolveu o governador do Acre. Participou tambm da Diretoria-geral de Administrao do Tribunal de Contas. Prestou servios como tcnico de administrao na Noroeste, Rede Ferroviria Federal S/A, Regional Centro-Sul, no perodo de 3 de janeiro de 1927 a 31 de dezembro de 1964. Por Ato datado de 7 de novembro de 1969 foi nomeado membro do Tribunal de Contas do Estado, na vaga de Waldir Santos Pereira, tomando posse a 2 de dezembro de 1969, sendo, na oportunidade, saudado pelo Conselheiro Luiz Marques Ambrsio: Sinto-me bastante honrado e cheio de satisfao. Honrado, por representar, o pensamento de meus nobres pares, todos homens cultos, inteligentes, e que neste Tribunal tm demonstrado invejvel capacidade de trabalho, numa prova sadia do seu interesse, da sua dedicao no trato da coisa pblica. Satisfeito, pela oportunidade que me foi dada de fazer a saudao a um nobre Conselheiro, a um cidado que relevantes servios tem prestado, com sabedoria, com amor com assiduidade, com probidade e carinho ao seu querido torro natal: o novo Presidente Conselheiro Rachid Mamed, Senhor Conselheiro Presidente, a sua eleio indiscutvelmente o corolrio da sua vida, sempre de trabalho empregado em prol da terra querida. Em pouco mais de trs meses desempenhando as elevadas funes de Conselheiro, seu companheiro de bancada, j tenho pleno conhecimento, no s de seu carter, da retido de suas atitudes, como principalmente de seu meticuloso zelo no trato de suas funes. (Ata de sesso do TCE de 2 de dezembro de 1969) Pelo Ato Governamental de 3 de julho de 1979 foi aposentado no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, segundo Dirio Oficial de 3 de julho de 1979. O Conselheiro Rachid J. Mamed j falecido.

240

ROSRIO CONGRO

Rosrio Congro, Juiz Presidente fundador do TCE-MT , no nasceu em Mato Grosso, mas dele fez o horizonte e ambiente de sua vida, alm de aqui construir o aconchegante ninho para a sua famlia. Nasceu a 11 de setembro de 1884, em So Paulo, descendente de pais italianos, chegou a Mato Grosso em 1906. Fixou residncia, inicialmente, em Corumb e se casou, em maro de 1910, com a catarinense Judith Varejo Congro. Desse casamento nasceram: Jurema Congro Cruz, viva do mdico Dr. Eurdice Chagas Cruz; Flvio Varejo Congro, ex- Desembargador e ex-Presidente do Tribunal de Justia de Mato Grosso, casado com Eunice Barros Congro; Alba Congro Bastos, esposa do Professor Licurgo de Oliveira Bastos; Eduardo Congro, casado com Eliza Jorge Congro; Judith Congro Wanderley, falecida e ento casada com Francisco W anderley Mariani; Stnio Congro, casado com Julieta Sallun Congro; e Hlio Congro, casado com Zuleika Teixeira de Paula Congro. Destes, descendem 26 netos, 53 bisnetos e 6 tataranetos. Formado em Direito, foi advogado, poeta e jornalista. Em 1914 obteve a indicao para a vereana municipal em Campo Grande, cuja presidncia exerceu com muito agrado. Antes, em 1913, fizera parte da comisso designada para recepcionar e hospedar o ex-Presidente dos Estados Unidos da Amrica, Teodoro Roosevelt, quando, em companhia do ento Tenente Cndido Mariano Rondon, se aventurou em excurso pelos sertes de Mato Grosso. Em 1917 passou de V ereador a Deputado Estadual. No decorrer de 1918, sendo Deputado, mereceu a distino de ser escolhido e nomeado Intendente Geral, In-

241

242

terventor do Municpio de Campo Grande, pelo ento , Presidente de Mato Grosso, D. Francisco de Aquino Corra. Foi Prefeito de Campo Grande de 5 de setembro de 1918 a 11 de agosto de 1919, ocasio em que nasceu o seu primeiro filho, Dr. Stnio, atualmente Promotor aposentado e jornalista em Trs Lagoas-MS. A 11 de agosto de 1920 foi nomeado Fiscal junto Feira de Gado, em Trs Lagoas, transferindo definitivamente residncia para aquele municpio. Na Assemblia Legislativa Estadual participou de quatro legislaturas, sendo de 1918 a 1920, 1921 a 1923, em outubro de 1934 e foi Prefeito de Trs Lagoas no perodo de 1941 a 1948. Em 23 de dezembro de 1948 ingressou na Academia Mato-Grossense de Letras, tendo escrito para o ensejo o discurso Torre de Marfim, onde ocupou a cadeira de n 40, que tem por patrono o Pe. Armindo Maria de Oliveira, e hoje ocupada por Aps os mandatos e j vivo, seguiu para Cuiab para exercer o cargo de Secretrio de Agricultura do Governo do Dr. Arnaldo de Figueiredo, respondendo inmeras vezes pela pasta do Interior Justia e Finanas. , Em dezembro de 1950 foi novamente eleito Deputado e Presidente da Casa, nos anos de 1952, 1953 e 1954. Foi nomeado Juiz do Tribunal de Contas em 31 de dezembro de 1953, tendo sido homenageado pelos colegas, como Juiz fundador do TCE-MT. Quando de sua despedida do TCE, Rosrio Congro foi saudado pelo Ministro Lenine de Campos Povoas, que assim se expressou: Nenhum outro ambiente me deixaria to vontade, quanto o deste Egrgio Tribunal. Aqui no sou constrangido, por convenincia alguma, a assumir atitudes que no estejam conforme os ditames da minha conscincia. Nenhuma circunstncia aqui me obriga a dizer o que no sinta, nem calar os meus legtimos sentimentos. Por tais motivos, o Sr. Presidente e Srs. Ministros, aceitei com sincera satisfao a incumbncia honrosa que me outorgaram de saudar, em nome do Egrgio Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, o ilustre Ministro Rosrio Congro, no dia em que se despede do nosso convvio, para ir desfrutar, no aconchego do seu lar, uma aposentadoria

que se fez justa e merecida. No me difcil a tarefa, porque me agradvel. Frequentador que fui das galerias da nossa antiga Assemblia, quando, daquele perodo agitado da segunda Repblica, funcionava ainda o Legislativo no velho prdio da Rua Pedro Celestino, ali conheci Rosrio Congro como um dos espritos mais brilhantes do nosso Parlamento Estadual. Mas s fui apresentado a Rosrio Congro em 1942, quando como simples estudante de Direito, visitei Trs Lagoas, a Cidade Caula, da qual era ele Prefeito. Em plena ditadura, quando os detentores do Poder no demonstravam nenhum interesse em fazer amigos e em conquistar simpatias, porque se julgavam eternizados nas posies, Rosrio Congro, que mal me havia conhecido, dispensou-me vrias horas de suas atenes, levando-me a percorrer as obras que ento realizava em sua profcua administrao. que os regimes polticos no mudam o carter dos homens. Sua ndole, suas tendncias e seus sentimentos no se alteram ao sabor das oscilaes polticas, mas se revelam sempre, na mais absoluta fidelidade, em todas as ocasies. V da uma slida amizaem de, que muito me honra, e que, ao invs de se arrefecer, quando nos situamos em campos opostos na poltica estadual nessa poltica to mal praticada, e em que alguns homens se desrespeitam e se rebaixam pelo contrrio, se solidificou ainda mais em vrios anos de convivncia nas lides parlamentares. So essas outras tantas razes que me sobram para desincumbir-me, com prazer, da misso que o Tribunal me confiou. Por outro lado, entretanto, sinto-me pesaroso. Ao jbilo de ser o intrprete da justssima homenagem que se presta ao amigo, que tanto distingo, contrape-se o pesar imenso de ser essa homenagem, tambm, uma despedida. No sem profundo pesar que nos vemos privados, de ora em diante, de sua honrosa e agradvel companhia. Perder o Tribunal a colaborao de sua inteligncia e de sua cultura, e perderemos ns, os seus colegas, a convivncia da sua camaradagem e a alegria contagiante do seu

bom humor. Sua sada no se d sem que nos sintamos assaltados pela emoo das despedidas, eterno tema dos poetas. Se desta eminncia de sua vida pblica, lanar Rosrio Congro um olhar para a estrada percorrida, somente motivos ter para ufanar-se de sua gloriosa caminhada. Vindo das plagas de Piratininga, no segundo lustro do sculo, fez de Mato Grosso o cenrio de suas atividades. Advogado provisionado deixou, pelo Pretrio o sinete de sua capacidade e de seu talento numa demonstrao indiscutvel de quanto pode e inteligncia servida por uma grande fora de vontade. Ingressando na poltica, perlustrou os mais destacados postos da administrao estadual. Foi Vereador e Presidente da Cmara Municipal de Corumb, Intendente do Municpio de Campo Grande, Prefeito de Trs Lagoas, Deputado Estadual em vrias Legislaturas, Secretrio de Estado, Presidente da Assemblia Legislativa, e, finalmente, Ministro do Tribunal de Contas do Estado, do qual Vice-presidente. A todos eles imprimiu a marca inconfundvel da sua personalidade de escol, patenteando uma ldima vocao de homem pblico, devotado aos interesses da administrao e ao progresso da terra que elegeu como sua. Na administrao dos Municpios de Campo Grande e Trs Lagoas, revelou Rosrio Congro sua capacidade administrativa, a cada passo. Na Assemblia Legislativa, seja nas legislaturas anteriores, seja nesta que ainda perdura, pontificou, no Tribunal como o homem ponderado e sensato que sempre colocava os debates em nvel elevado, altura de sua bem formada cultura poltica. Como Presidente da Casa, deixou, na durao dos trabalhos do Parlamento Estadual, os traos marcantes de atuao de um autntico magistrado. Como todos os homens se dedicam vida pblica, Rosrio Congro h de ter sito vtima, vez por outra, da injustia dos julgamentos temerrios. Mas S. Exa. h de t-los recebido com a compreenso de Madame Roosevelt quando declara Um homem que exerce funo pblica deve aprender a aceitar a calnia como coisa inerente ao cargo e confiar em que a maioria do povo o

julgar pela obra que realizar. sua brilhante vida pblica, alia Rosrio Congro uma imensa e no menos brilhante vida intelectual. Orador vibrante, seus discursos so obras de fino lavor literrio, onde a beleza da forma reala a justeza dos conceitos e o colorido das imagens. Poeta inspirado, seus versos maviosos so uma fonte perene de vivas emoes. Ora ele o poeta da saudade, romntico Casimiro de Abreu como quando visita a Rua da Memria: Onde os muros de taipa... de gaiola em punho lpido galgava, e onde O longo bambual... a sombra. Sobre os passantes entornava amena. Ora o paisagista vigoroso, Alfredo de Taunay, que canta O vero de minha terra quando O cu combusto uma fornalha, e o sol, uma rubente esfera, quando Sobre a fumaa que escurece o espao, Ao crepitar distante das queimadas, Os pssaros cochilam nas ramadas. A Academia Mato-grossense de Letras, num preito da mais absoluta justia, confiou-lhe uma das suas poltronas. E ele a tem dignificado. Ainda recentemente legou-nos este maravilhoso repositrio de seus delicados sentimentos que so as Sombras no Ocaso. Sai, V. Exa, Sr. Ministro Rosrio Congro, da vida pblica cercado pelo respeito dos homens dignos de nossa terra, que se curvam ante a figura venerada de V Exa numa prova . de sincera admirao e reconhecimento. Estamos certos, entretanto, que a lacuna que ora abre V. Exa neste Egrgio Tribunal, em virtude de um mandamento constitucional, no significa o encerramento de suas atividades em prol da nossa terra. Ela continuar por certo, em outros setores, at o dia em que, por uma contingncia biolgica a que todos estamos sujeitos, V. Exa descer, pela ltima vez, a Avenida da Saudade, de que nos fala em seus sentidos versos. Senhores Ministros: Nenhum outro elogio mais honroso poderemos fazer a Rosrio Congro, seno o afirmarmos que tendo ele exercido, por dilatados anos, to proeminentes postos administrativos, sai da cena pblica pobre como entrou. Pobre de recursos materiais, porm senhor de um imenso patrimnio moral que

243

lega aos seus dignos descendentes, e de um inestimvel patrimnio intelectual que lega cultura de Mato Grosso. Tenho dito.78 Em 11 de novembro de 1921 foi eleito scio correspondente do Centro Mato-Grossense de Letras. Em dezembro de 1950 foi eleito scio efetivo do Instituto Histrico e Geogrfico de Mato Grosso. Em 1948 passou a ser Diretor da Delegacia Especial de T erras e Colonizao em Campo Grande-MS. Foi colaborador do jornal Gazeta do Comrcio, a partir de 1945, que era um rgo em defesa dos interesses do municpio de Trs Lagoas e colaborador do jornal Argos, criado em 28 de outubro de 1920. Em 1954 Rosrio Congro passou a fazer parte da primeira Mesa Diretora do T ribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, na qualidade de Vice presidente. Encontrando-se ausente o Ministro Presidente, devido s suas qualidades de homem das leis e excelente orador, o Ministro Rosrio Congro exerceu interinamente a Presidncia do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, conforme ata de sesso do TCE-MT de 20 de julho de 1954. A pouco tempo de completar 70 anos de idade, limite cronolgico para o exerccio das funes no TCEMT, o Ministro Rosrio Congro comunicou que iria aguardar o Ato de aposentadoria, afastando-se das funes ativas da casa, e aposentou-se como Ministro em 21 de setembro de 1954: Obras publicadas: Inai 1940 Torre de Marfim 1948 Sombras do Acaso 1953 Antes de Raposo Tavares 1954 Colunas Partidas 1955 Outras Runas 1957 ltimos Caminhos 1963, com o pseudnimo de Cruz do Vale. O veio literrio do Juz Rosrio Congro pode ser observado no expressivo trecho deste poema As Garas:

Morre a tarde de rosas na planura, No pantanal desce a tristeza agora, Brancas, to brancas como a neve, pura, Ao pouso as garas voltam, Cu em fra Em suas poesias, Rosrio Congro canta as belezas das terras banhadas pelo Pantanal e faz a defesa da relao homem, animais e natureza: Vai a enchente transpondo os barrancos mais altos, E se despeja pelo imenso plaino em fora. Grandes guas gerais de tredos sobressaltos, guas imprvias de um pavor que tona aflora! Num profundo ascetismo, e corcundas pernaltos, De velhos marabus o bando se alcandra. No mais se v passar o gado, ndio, aos saltos. Dos rsticos casais s o teto emerge agora! A angstia de um mugido a solido acorda. Tangidos para o firme, os rebanhos deixaram A pradaria em que a desolao transborda. Neste ponto do rio era o vu das boiadas... Rondam sinistramente, os corvos que passaram, Na ttrica viso de milhares de ossadas! Rosrio Congro faleceu em Trs Lagoas, no dia 11 de outubro de 1963, e o seu centenrio foi comemorado em 11 de setembro de 1984 com a publicao do livro Rosrio Congro Poesias, Coletneas, editado pela Academia Mato-Grossense de Letras em parceria com o Instituto Histrico e Geogrfico de Mato Grosso.

244

78 Discurso pronunciado na sesso de 21 de setembro de 1954 do TCEMT, pelo Ministro Lenine de Campos Pvoas. Transcr. Prof. Neila Maria Souza Barreto. Revista da Academia Mato-grossense de Letras, Cuiab, t.XLIX-LII, p. 93-96, 1957-1958.

SEBASTIO DE OLIVEIRA (Dr. Paran)79

O Dr. Sebastio de Oliveira, Dr. Paran, foi o primeiro Procurador-geral do TCE, com ingresso em 1954. Filho de Bernardo Antonio de Oliveira e Alceste Ferraz de Oliveira, nasceu em Santo Antonio de Leverger, no lugar denominado Itaicizinho, no dia 21 de maro de 1915. Eu nasci em Itaicizinho, no stio de meus avs, em frente Usina de Itaici, no municpio de Santo Antonio de Leverger. Eu fiquei l poucos anos de vida, porque, da, papai comprou a Usina Maravilha, que fica em frente a Santo Antonio de Leverger . 80 Casou-se, em 8 de maio de 1942, com Maria Benedita Martins de Oliveira, filha de Luiz de Arruda Martins e Francisca Figueiredo Arruda Martins, com quem teve sete filhos: Bernardo, Y olanda, Armando, Lcia, Ignz, Eneida e Dante Martins de Oliveira, ex- Governador de Mato Grosso, por duas vezes. Formou-se Bacharel em Direito no ano de 1937, pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil. E conforme suas palavras: Eu fiz o primrio l, em Santo Antnio de Leverger,

245

79 Apelido que recebeu quando ainda era muita criana. (...) Eu s tinha 1 ano de idade (...) aconteceu que em Cuiab (...) nesse ano de 1916, teve uma revoluo para derrubar o governo e o chefe das foras legalistas era um coronel da polcia, que por sinal era do Paran e chamava-se Clementino do Paran, e ele ficou muito evidente; dessa evidncia eu herdei o apelido. Inclusive, quando fui candidato a Deputado, por exemplo, em 1946, mandei escrever na cdula: Dr. Sebastio e entre parnteses Dr. Paran. 80 Entrevista concedida s autoras, em Cuiab, em 26 de maro de 2003.

o secundrio aqui, em Cuiab, no Liceu Cuiabano. O primrio, de 1922 a 1927 e o secundrio, de 1928 a 1931. E fui para o Rio de Janeiro estudar Direito, porque aqui no tinha oportunidade nessa poca. Exerceu a funo de advogado nas reas do Direito Civil, Direito Penal, Administrativo e Trabalhista. Desempenhou vrios cargos na administrao pblica, tais como: Presidente da Junta da Conciliao e Julgamento de Cuiab, no perodo inicial da Justia do Trabalho. Foi nomeado Prefeito do Municpio de Santo Antonio de Leverger, exercendo o cargo de 1939 a 1940. Foi Membro do Conselho penitencirio do Estado de 1 de abril de 1940 a 27 de dezembro de 1943. Exerceu o magistrio como professor de Direito Processual Civil, na Escola Tcnica de Comrcio de Cuiab, de 1944 a 1945, sendo exonerado por haver participado da campanha poltica do brigadeiro Eduardo Gomes. Foi Deputado Estadual eleito Assemblia Estadual Constituinte, exercendo essa funo no perodo de 20 de abril de 1947 a 31 de janeiro de 1951. Foi membro do Conselho Diretor da OAB-MT em vrios perodos, ocupando a Presidncia da Seccional de Mato Grosso de 1971 a 1973. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, na funo inicial de Procurador-geral, por portaria ou contrato de 5 de janeiro de 1954, prestando esses servios desde a instalao do Tribunal at sua aposentadoria, a 22 de junho de 1966, quando foi substitudo pelo Dr Jos do Carmo Ferraz. . A respeito das atividades da Procuradoria-geral e mais propriamente ao primeiro Procurador do Tribunal de Contas do Estado, assim se referiu o Conselheiro Jlio Jos de Campos, em seu discurso de posse: A interveno ministerial em todas os processos submetidos apreciao desta Corte de Contas de cunho obrigatrio, concernente, pois, prpria essncia e validade jurdicas nos processos em que devem atuar. Sem a manifestao da Procuradoria constituiria falta e nulidade as decises tribunalcias, solenidade que a lei considera essencial para a sua validade.81
81 Discurso de posse do Conselheiro Jlio Jos de Campos, em 28 de junho de 2002. Revista do TCE-MT, Cuiab, n.20/21/22, 2001/2002.

Exerceu durante 2 anos atividades como membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Sobre seu filho, Dante de Oliveira, Governador do Estado de Mato Grosso, no perodo de 1995 a 2002, assim o definiu Sebastio de Oliveira: Eu acho que naturalmente ele era poltico; um poltico apaixonado, naturalmente ele tem uma herana paterna, sendo assim ele podia estilizar. Achei que a minha obrigao era incentivlo. Achei que estava no momento de sair praticamente da arena poltica para dar lugar a ele, e fiz isso tudo com muita felicidade, porque tal a vocao dele para a poltica e ele teve progresso extraordinrio. Mato Grosso deve muito hoje a ele, a Dante.82

Dr. Paran faleceu e Cuiab, no dia 14 de agosto de 2004, aps um perodo de mais de cem dias em tratamento fora do Estado de Mato Grosso. Deixa um profundo vazio na vida poltica mato-grossense e a companheira D. Maria, alm dos filhos, filhas, genros, noras, netos, netas e bisnetos. Fica na histria como pai de Dante de Oliveira, autor das Diretas J!.

246

82 Entrevista concedida s autoras, em Cuiab, em 20 de maro de 2003.

TERESINO ALVES FERRAZ

Teresino Alves Ferraz assumiu o TCE na vaga de Benjamin Duarte Monteiro, em agosto de 1978. natural de Santo Antnio de Leverger nascido na , Usina de Aric, de propriedade da famlia, s margens do rio Cuiab, em 15 de outubro de 1930. Filho de Virgnio Nunes Ferraz Jnior e de Dona Martinha Alves Nunes Ferraz. Como filho e neto de usineiros, participava das reunies polticas patrocinadas pelo seu av e pelo pai. Com isso, foi influenciado pela poltica dos coronis do rio Abaixo: Certamente, a sua formao de homem probo e de carter peculiar vem da famlia e do exemplo de vida dessas figuras ilustres.83 casado com Maria Augusta Campos Ferraz, formada pela Faculdade Brasileira de Msica do Rio de Janeiro e aponsetada pela UFMT com quem teve qua, tro filhos: T eresina Maria, Almerinda, Antnio Jos e Martha Beatriz. De Almerinda nasceu Cristiane Ferraz Mesquita; De Antnio Jos e Marly Ciekalki Ferraz nasceram Patrick Ciekalski Ferraz e Dbora Ciekalski Ferraz. De Martha Beatriz nasceu Felipe Ferraz Ridolfi. Formou-se Bacharel em Cincias Jurdicas e Sociais pela Faculdade Federal de Direito de Mato Grosso, tendo concludo em 1966, e tambm Bacharel em Cincias Contbeis pela Fundao Universidade Federal de Mato Grosso, com trmino no segundo semestre de 1984.

247

83 Discurso do Conselheiro Oscar Ribeiro na cerimnia de posse do Conselheiro Teresino Alves Ferraz. Revista do TCE-MT , Cuiab, n.13, jan. 1997.

A histria desse mato-grossense, nascido no municpio de Santo Antonio de Leverger, foi marcada por conquistas e ascenses. Funcionrio do Tribunal de Contas desde 1961, T eresino Alves Ferraz exerceu diversas funes e cargos de chefia, at ser nomeado para o cargo de conselheiro em 28 de Agosto de 1978. Nessa nova funo, o conselheiro T erezino ocupou, por mais de uma vez, os cargos de presidente, vicepresidente e corregedor geral do TCE. Homem de notrio conhecimento jurdico e fiel s convices filosficas e ticas que sempre nortearam sua vida de homem pblico, enriqueceu muito a Augusta Corte de Contas com sua sabedoria e seriedade.84 Exerceu ainda os cargos de Procurador-geral do Tribunal e Assessor Jurdico do Tribunal, em 1971. Em 15 de maio de 1972 foi nomeado para exercer, em carter efetivo, o cargo de Procurador do Tribunal de Contas, pela Portaria n 65/73, de 30 de maio de 1973. Exerceu as funes de Chefe de Gabinete da Presidncia. A portaria n 21/91, de 11 de janeiro de 1991, considera o Conselheiro Terezino Alves Ferraz, na qualidade de mais antigo membro desta Corte de Contas no exerccio do cargo de Corregedor-g eral do Tribunal. Projetou-se na vida pblica como administrador e tcnico de grandes conhecimentos. Suas decises tribunalcias refletem o alto grau de seus conhecimentos jurdicocontbeis, e no Tribunal de Contas pde dar sequncia na vida pblica, a exemplo daquelas outras personalidades de Santo Antonio do Rio Abaixo, como o seu av, o Cel. Vivi, Eugnio Vieira de Figueiredo, nome registrado na histria do Rio Abaixo pela grandeza de aes. Por Ato Governamental datado de 28 de agosto de 1978, o Dr. Teresino Alves Ferraz foi nomeado para exercer o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, na vaga aberta em decorrncia da aposentaria do Conselheiro Benjamim Duarte Monteiro, tendo tomado posse no dia 26 de setembro de 1978. Os cargos exercidos no mbito do Tribunal de Contas, como Conselheiro revelam a competncia e experincia adquirida pelo Conselheiro Alves Ferraz,

248

permitindo-lhe desenvolver, de 1981 a 2000, o exerccio da vida pblica, ou seja, foram quase trinta anos de efetivo trabalho: Vice-presidente do Tribunal de Contas no perodo de 5 de janeiro de 1980 a 4 de janeiro de 1981. Presidente do Tribunal de Contas no perodo de 5 de janeiro de 1981 a 4 de janeiro de 1982. Presidente do Tribunal de Contas no perodo de 4 de janeiro de 1985 a 6 de janeiro de 1986. Corregedor-geral do Tribunal de Contas no perodo de 2 de janeiro de 1992 a 2 de janeiro de 1994. Vice-presidente do Tribunal de Contas no perodo de 3 de janeiro de 1994 a 30 de janeiro de 1996. Presidente do Tribunal de Contas no perodo de 31 de janeiro de 1996 a 31 de janeiro de 1997. Vice-presidente do Tribunal de Contas no perodo de 29 de janeiro de 1999 a 29 de janeiro de 2000. No decorrer de tantos anos de servios prestados Casa das Contas, o Conselheiro Teresino Alves Ferraz participou de diversas atividades e solenidades de congraamento, recebeu diversos ttulos e proferiu muitas palestras, sendo admitido no quadro de Comendador da Ordem do Mrito de Mato Grosso, em 15 de maro de 1982. Foi fundador da Revista do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, em 1985. Proferiu palestras na Fundao Universidade Federal de Mato Grosso, na abertura solene da Semana do Contabilista, sob o tema O Tribunal de Contas na Fiscalizao dos Gastos Pblicos, em 23 de abril de 1985. Foi admitido nos quadros da Comenda Rondon, outorgada pela Cmara Municipal de Santo Antnio de Leverger, em 5 de maio de 1996. Promoveu, em 1996, o I Seminrio de Integrao entre o Tribunal de Contas e os Municpios Mato-grossenses, in loco. A 31 de janeiro de 1996, Teresino Alves Ferraz assumiu pela ltima vez a Presidncia do Tribunal de Contas do Estado. Em seu discurso de posse prestou homenagem quele que foi patrono da cadeira que ocupou por tantos anos: Por dever de Justia, deixo registrado nestas despretensiosas palavras, as minhas mais sinceras homenagens, ao eminente e saudoso Conselheiro Clvis Corra Cardozo, patrono do cargo que exero, consagrado um dos mais preeminentes conselheiros que passaram por esta casa.85

84 Revista do TCE-MT, Cuiab, n.16, 2000, p. 16.

85 Discurso de posse do Presidente - Conselheiro Teresino Ferraz, 31.01.96. Revista do TCE-MT, Cuiab, n.13, jan 1997, p. 9.

Nessa mesma ocasio, o Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro, em discurso, assim se referiu ao antigo companheiro elevado condio de Presidente do TCE: O currculo de Vossa Excelncia comprova sua experincia como administrador e os resultados benficos da sua presidncia so certezas cristalinas como as guas que brotam as fontes, lmpidas e claras. Conhecemos o pensamento e atitude modernizante de Vossa Excelncia, que se coaduna com os tempos que estamos vivendo, onde somente instituies eficientes, geis, idneas e respeitveis que atendam pronta e inequivocamente ao interesse pblico, tero lugares garantidos. 86 Por Ato Governamental de 13 de maro de 2000, publicado no Dirio Oficial do Estado de Mato Grosso, foi aposentado no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, contando com 44 anos, 8 meses e 3 dias de servio pblico: A sua aposentadoria, em 13 de maro abriu uma lacuna nesta Corte e em nossos coraes, deixou a saudade da sua presena amiga e da sua competncia profissional, foram com essas palavras que o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, em exerccio no ano 2000, Ubiratan Spinelli, despediu-se do Conselheiro Teresinho Alves Ferraz, que dedicou 40 anos de sua vida ao trabalho de fiscalizao das contas pblicas. Para homenagear aos tantos anos de dedicao e trabalho, o presidente Ubiratan Spinelli, em consenso dos demais Conselheiros, denominou o Salo Nobre do Tribunal de Contas com o nome de Teresino Alves Ferraz, que construiu boa parte da histria do Tribunal de Contas de Mato Grosso.87

249

86 Discurso de posse do Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro, em 31 de janeiro de 1996. Revista do TCE-MT, Cuiab, n.13, jan. 1997, p. 7. 87 Revista do TCE-MT, Cuiab, n.18, 2000, p. 18.

UBIRA TAN FRANCISCO VILELA TOM SPINELLI

250

Conselheiro Ubiratan assumiu na vaga do Conselheiro Nelson Ramos de Almeida, em 1991. O Conselheiro Tom Spinelli, como tambm conhecido Ubiratan Francisco Vilela T Spinelli, filho om de Mrio Spinelli e de Rita Vilela Spinelli. Seu pai foi empresrio, homem trabalhador e Deputado Estadual pelo PSP ocupando a Presidncia da Assemblia de , Mato Grosso no perodo de 1955/1956. Ubiratan Spinelli natural de Poxoru-MT nascido a 29 de maio de 1938. , Casou-se com Beatriz Helena Bressane Spinelli, com quem teve trs filhos: Viviane, Marina e Rodrigo. av de Rui Francisco, filho de Kaike e Marina. Beatriz Helena Spinelli, conhecida como Bia Spinelli, advogada, teve uma participao poltica na histria da cidade de Cuiab, exercendo as funes de Vice-prefeita entre os anos de 1989 e 1992, e de V ereadora entre os anos de 1993 a 1997. O Conselheiro Ubiratan cursou o primrio no Colgio Salesiano So Gonalo, em Cuiab, e o ginasial no Colgio Anglo-Americano, no Rio de Janeiro. Formouse em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pecuarista e empresrio do ramo da borracha, assumiu em 1975 a presidncia da Associao Comercial de Cuiab e da Associao dos Seringalistas. Seguindo a trajetria poltica do pai, entrou para a vida pblica em 1978, elegendo-se Deputado Estadual por duas legislaturas, pela antiga ARENA; Presidente da Comisso de Sade e Assistncia Social (1979); Presidente da Comisso de Constituio e Justia (1980) e nomeado, em 1980, Secretrio de Indstria, Comrcio e Turismo por Ato Governamental. Reeleito para o cargo de Deputado Estadual em 15

de novembro de 1982, foi posteriormente nomeado Secretrio de Indstria, Comrcio e Turismo do Estado. Presidiu a Assemblia Legislativa no binio 1983/85. Integrou o Colgio Eleitoral que elegeu o Presidente da Repblica, em 15 de janeiro de 1985. Eleito Deputado Federal Constituinte, pela coligao ADM (Aliana Democrtica Municipalista), exerceu o mandato no perodo de 1986/1990, com uma participao intensa em diversas comisses e como autor de projetos de suma importncia para Mato Grosso. Foi membro da Comisso da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher (1988); Presidente da Comisso de Reviso Territorial, responsvel pela criao de 27 novos municpios no Estado; Membro titular da Comisso de Agricultura e Polcia Rural; Membro suplente da Comisso de Desenvolvimento Urbano, Interior e ndio; Membro titular da Comisso de Constituio e Justia; Membro da Comisso Mista do Congresso Nacional que estudou a Emenda Calmon; Membro da Comisso da Ordem Social; Autor do Projeto de Lei da Criao da ZPE de Cceres, tendo participado da luta pela ligao rodoviria com o Pacfico, a partir de Mato Grosso. O nome de Ubiratan Spinelli foi indicado para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso em 11 de dezembro de 1991, pelo ento Governador Jaime Verssimo de Campos. Ocupou a vaga ocasionada pela aposentadoria do Conselheiro Nelson Ramos de Almeida. Ao assumir a Presidncia do Tribunal, no ano de 2000, demonstrou em seu discurso a experincia acumulada ao longo dos vinte anos de vida pblica: A minha gerao sempre teve a sua ateno fixa no ano 2000. Sempre nos pareceu uma data longnqua e um limite de durao de tempo. Mas, de repente, o ano 2000 chegou! O que nossa gerao talvez no imaginasse que seria muito mais que uma simples passagem de data. Seria a poca das mais profundas transformaes de todo o sculo e, quem sabe de toda a histria da humanidade. Vejo-me na rara chance de viver a histria deste momento especial como Presidente, em companhia dos ilustres colegas, Conselheiros Djalma Metello Duarte Caldas na Vice-presidncia e Gonalo Pedroso de Barros como Corregedor deste Tribunal. Por isso, entendo que temos em mos um momen-

to especial exercendo a funo constitucional do Tribunal de Contas de Mato Grosso, mas, em especial, a de adapt-lo s novas exigncias desse novo Mato Grosso, do Brasil e do mundo globalizado e automatizado. A sociedade espera a mais correta aplicao das receitas pblicas porque a cidadania leva cada dia mais os cidados a se sentirem contribuintes dos recursos que os governos recolhem, e devem aplicar com rigor e lisura. Temos novos paradigmas pela frente. Um deles a Lei Rita Camata que limita os gastos dos oramentos pblicos com pessoal. Outro, a Lei de Responsabilidade Fiscal em tramitao na Cmara dos Deputados e com passagem quase assegurada no Senado Federal. So instrumentos modernizadores da postura dos administradores pblicos que cabe, em ltima instncia, aos Tribunais de Contas fiscalizar.88 A primeira coisa que eu fiz quando entrei como Presidente, foi ir atrs da informatizao e a modernizao do Tribunal de Contas, acompanhando os outros Estados que j estavam modernizando suas secretarias.89 Essa preocupao de modernizao e informatizao do TCE pode ser explicada pela viso empresarial do Conselheiro: Eu vim de um lado empresarial, o meu pai foi um empresrio batalhador.90 Foi Conselheiro Representante do Governo do Estado de Mato Grosso no Conselho Regional do Servio Social da Indstria SESI, desde 24 de junho de 80. Membro do Conselho de Administrao da Empresa Mato-grossense de Minerao MET AMAT eleito para o cargo em 18 de setembro de 80. Membro do Conselho de Administrao da Empresa Mato-grossense de Turismo S/A TURIMA T desde 5 de maio de 1980. Membro do Conselho de Administrao do Balnerio guas Quentes desde 5 de maio de 1980.

251

88 Revista do TCE-MT, Cuiab, n.18, 2000, p. 10-12. 89 Entrevista com o Conselheiro Ubiratan Spinelli realizada em 9 de julho de 2003. 90 Idem.

Membro do Conselho Deliberativo da Empresa de Frigorificao do Estado de Mato Grosso EFRIMA T desde 11 de maro de 1981. Presidente do Conselho de Desenvolvimento Industrial e Comrcio CODEIC. Membro representante do Estado de Mato Grosso na Associao Nacional das Entidades de Desenvolvimento Industrial ANEDI. PARTICIPAO EM SEMINRIOS, ENCONTROS E DEBA TES I Seminrio Nacional da Seringueira, promovido pela Superintendncia da Borracha, Cuiab 1972. II Seminrio Nacional da Seringueira, promovido pela Superintendncia da Borracha, Rio Branco 1976; I Encontro Nacional das AP AES Cuiab, de 15 a 18 de setembro, como membro da Comisso de Honra. Debates sobre as Relaes Comerciais Brasil Argentina, promovido pelas Cmaras do Comrcio Brasil-Argentina, Rio de Janeiro, julho de 1976. Debate sobre a Integrao das Agropecurias com Seringais Nativos, como convidado da EMBRAP repreA, sentando o Estado de Mato Grosso Manaus 1997. II Congresso e II Mostra sobre Descentralizao e Crescimento Industrial Urbano So Paulo 13 a 20 de outubro de 1980. Debate sobre os Problemas da Regio Centro-Oeste Brasileira, junto Comisso Parlamentar da Amaznia, na Cmara Federal, Braslia 1978. Encontro Nacional da Confederao das Associaes Comerciais do Brasil, sobre momento atual brasileiro, Rio de Janeiro 1997. XVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, So Luiz 1993. XIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, Belo Horizonte 1995. Congresso Euroamericano dos Tribunais de Contas do Brasil, Ouro Preto 1998. Encontro sobre Fiscalizao das Organizaes Sociais e Concesses, So Paulo 1998. XX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil Conferncia Internacional, Fortaleza outubro de 1999. Encontro Tcnico dos Tribunais de Contas do Brasil, Canelas 2000. Primeiro Simpsio da Comisso Tcnica Especial de Meio Ambiente X Assemblia Geral da OLACEFS,

Braslia 2000. Primeiro Congresso Internacional da Associao de Entidades Oficiais de Controle Pblico do Mercosul dezembro de 2000. XVI Congresso Nacional dos Tribunais de Contas da Republica Argentina, Santa Rosa (La Pampa) Argentina outubro de 2001. Segunda Reunio Anual Internacional da Associao de Entidades Oficiais de Controle Publico do Mercosul, Ushuaia Argentina 2002. HOMENAGENS Agraciado com a Comenda Filinto Mller, honraria concedida pela Assemblia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Gro-Mestre da Ordem Filinto Mller. Agraciado com o Colar de Mrito da ATRICON Ministro Miguel Seabra Fagundes, pelos relevantes servios prestados 2002.

252

V ALTER ALBANO DA SILV A

Conselheiro Valter Albano assumiu na vaga de Djalma Metello Duarte Caldas, em 2001. Nasceu na cidade de Bom Jardim de Gois-GO, no dia 1 de agosto de 1952. Filho de Nerolino Albano da Silva e de Arlinda Gomes da Silva. A perda precoce do pai tornou a me responsvel por garantir o sustento da famlia e o futuro dos seus oito filhos: Quando pensava em futuro, Arlinda Gomes no se preocupava apenas em saber quem viriam a ser os maridos de suas filhas ou as mulheres de seus filhos. Casar-se ou no e com quem, era uma deciso que ela deixaria a cargo de cada um deles. Pensava em algo mais grandioso, com o que havia sonhado quando criana: os filhos deveriam freqentar a escola para adquirir conhecimentos e uma profisso. Queria oferecer a eles uma perspectiva melhor do que aquela vida difcil enfrentada por seus pais, por suas irms e irmos, alm dela prpria e de tantas outras pessoas que havia conhecido.91 A oportunidade de emprego, para o menino Valter , como auxiliar de alfaiate aos nove anos, juntamente com um de seus irmos, veio inseri-lo precocemente no mundo do trabalho:

253

91 ALBANO, Valter. Arlinda Gomes a coragem de trilhar novos caminhos. Cuiab : Entrelinhas, 2002, p. 20.

Na cidade, existia um alfaiate que sugeriu Arlinda que deixasse Manoel e Cristvam aprender a costurar. Ele no cobraria pelo ensino da profisso e tambm nada pagaria at que os meninos aprendessem. Depois, acertaria um pequeno salrio. O Manoel concordou, mas o Cristvam disse na hora que no iria, no queria aprender a costurar de jeito nenhum. Ento o Valter disse: pois eu quero. Ele s tinha 9 anos de idade e at pensei que o dono da alfaiataria nem iria aceitar. Pois aceitou e todos os dias o Valter voltava de l feliz da vida, com um dedal enfiado no dedinho. Manoel e Valter Albano trabalharam na alfaiataria do senhor Manoelzinho at se mudarem para Barra do Garas, onde continuaram os estudos.92 De fato, a vida de Arlinda no seria fcil, pois no tinha mais o marido que at ento havia sido o principal responsvel por garantir o sustento da famlia. Mas, em nenhum momento pensou em desistir. Com as habilidades desenvolvidas na infncia, tornou-se costureira, passando a trabalhar dia e noite para garantir a sobrevivncia dos filhos.93 Ao terminar o curso primrio, Valter foi para Aragaras, na divisa com o Estado de Mato Grosso, onde cursou o ginsio, hoje, o ensino fundamental (5 a 8), e tambm os 3 anos de ensino mdio, na Escola Tcnica de Comrcio. No ano seguinte mudou-se para Cuiab, onde, um ano depois, ingressou no curso de Economia da UFMT, em 1974, tendo concludo o curso em 1978. Nesse nterim casou-se com Emlia Grzybowski Albano da Silva, de cuja unio nasceram os filhos Luana e Andr. Foi Professor secundrio no Ginsio Estadual de Barra do Garas e Assessor da Delegacia Regional de Ensino de Barra do Garas em 1973. Em 1981, fez concurso para ingressar na carreira de Economista do INCRA, rgo do Governo Federal.

254

92 ALBANO, Valter. Arlinda Gomes a coragem de trilhar novos caminhos. 93 Idem.

Ainda em 1981 fez o curso de especializao em economia agrria na UFMT, curso esse que teve participao da Universidade de Viosa, pois os professores eram egressos da Universidade. No final de 1981-1982 tambm realizou o curso de especializao em Terras para Assentamento, da Universidade de Israel, em convnio com o Banco do Nordeste do Brasil e com o INCRA, na cidade de Fortaleza. Em 1982, convidado pela direo do INCRA, mudou-se para Mato Grosso do Sul, na ocasio, para ajudar a implantar aquela organizao no novo Estado. Ficou em Mato Grosso do Sul durante quatro anos. Voltou para Mato Grosso, assumindo a Coordenao de Planejamento do INCRA em Cuiab. Em 1987, o ento Prefeito Dante Martins de Oliveira, assumindo o Ministrio da Reforma Agrria, convidou Valter Albano para ser o Superintendente do INCRA em Mato Grosso. Exerceu esse cargo durante um ano. Ocupou as Secretarias: Municipal da Administrao de Cuiab 1988; de Estado de Administrao de Mato Grosso janeiro de 1989 a janeiro de 1990; de Estado de Educao de Mato Grosso janeiro de 1990 a fevereiro de 1991. Foi ainda: Membro do Conselho de Administrao das seguintes empresas, autarquias e fundaes: Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso SANEMAT 1990 a 1991. Centrais Eltricas Matogrossenses CEMA 1990 a 1991. T Presidente do Fundo Estadual da Educao FEE/ MT 1990 a 1991. Presidente da Fundao Cultural do Estado de Mato Grosso 1990 a 1991. Coordenador-geral do Plano de Governo da Frente Cidadania e Desenvolvimento, liderada por Dante de Oliveira 1992. Atuou como Secretrio de Educao de Cuiab nos anos de 1993 e 1994, e do Estado, em 1995, nas respectivas administraes de Dante de Oliveira como prefeito e como governador. Coordenou o Plano de Metas da equipe de Transio da Frente Cidadania e Desenvolvimento de Mato Grosso, liderada por Dante de Oliveira 1994. Em 1996, assumiu a Secretaria de Estado da Fazenda, cargo que deixou de ocupar momentos antes de sua posse como Conselheiro. Como Secretrio, teve grande participao no plano de ajuste fiscal do governo do Estado de Mato Grosso. Atuou junto ao Centro de Processamento de Dados

do Estado de Mato Grosso CEPROMA em 1989 e de T 1999 a 2001. Dirigiu o Instituto Teotnio Vilela PSDB/MT 1998 a 2001. Em 5 de outubro de 2000 assumiu uma vaga de Conselheiro do Conselho Diretor da Fundao Universidade Federal de Mato Grosso. Valter Albano da Silva tomou posse como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso em 27 de dezembro de 2001, assumindo a vaga do Conselheiro Djalma Metello Duarte Caldas, aposentado em outubro. Suas perspectivas e principais preocupaes ao assumir esse cargo, ainda continuam presentes nas suas reflexes a respeito do Tribunal de Contas, quanto ao seu programa de modenizao. No dia da posse, ele foi assim saudado: A sua competncia, habilidade e versatilidade foram fundamentais para o desenvolvimento de importantes setores de nosso Estado. Quero destacar aqui a Educao e a modernizao do Estado. Na Educao, duas fases marcaram sua gesto: Como Secretrio Municipal de Educao de Cuiab, desenvolveu o programa de modernizao da gesto da Escola, com o objetivo de zerar a repetncia e a evaso escolar. Este programa, pelos seus excelentes resultados, recebeu o reconhecimento internacional da UNICEF. 94 Em entrevista s autoras, assim se expressou sobre Mato Grosso: Dante reformulou a equipe, trocou o Secretrio da Fazenda e a primeira providncia foi elaborar um planejamento completo de modernizao da gesto pblica, incluindo a reforma do Estado. Essa reforma inclua um projeto, comeando em fevereiro de 1996. Foi o primeiro Estado do Brasil que encolheu toda a rea sistmica, Secretaria da Fazenda, Planejamento, Administrao, e de Auditoria, que o controle interno, e ainda abarcou tam-

bm o Tribunal de Contas do Estado, o Ministrio Pblico e o Tribunal de Justia do Estado. At hoje, o nico Estado brasileiro que conseguiu colocar no programa de modernizao todos esses poderes. A Assemblia Legislativa, no entanto, no quis entrar. Esse programa de modernizao consistiu em definir um planejamento, a longo prazo, dessas orientaes, e estabelecer metas concretas, como por exemplo: na rea do Poder Executivo, em quanto a arrecadao deve crescer nos prximos 3 anos, enfim o que deve aumentar e o que deve diminuir. Na rea do Tribunal da Justia, quantos processos a mais ele tem que julgar, nessa perspectiva de longo prazo que anual; no caso do Ministrio Pblico, quantos processos ele pode manter nas diversas reas, quantas aes ele tem que montar. No caso do Tribunal de Contas, a reduo de estoque de processos, a melhoria dos prazos de andamento desses processos, a introduo de tecnologias para lidar com eles, deixar o meio fsico e trabalhar com meio eletrnico. S em 2002, ns introduzimos o meio eletrnico no Tribunal de Contas. Nesse tempo todo, o que eu tenho procurado contribuir e o que fao, agora, no Tribunal de Contas, mostrar que quanto maior, em termos de posio poltico-estratgica, quanto maior a qualidade, ou quanto mais qualificado o tcnico, mais ele deve lidar somente com as informaes estratgicas, para ele tomar deciso ou, no mximo, fazer anlise. uma diviso do trabalho, mas na linha da seletividade, ou seja, voc no deixa o Conselheiro perder tempo com uma anlise tradicional de um projeto. Os auditores tambm, por meio eletrnico, ao entrar em uma base computacional, eles vo receber todas as informaes do balano j cruzadas, do tipo assim, o equilbrio entre a receita e a despesa da prefeitura.95

255

94 Discurso de posse do Conselheiro Valter Albano, em 27 de dezembro de 2001. Revista do TCE-MT , Cuiab, n.20/21/22, 2002, p. 24.

95 Entrevista realizada em 14 de maio de 2003.

PARTICIPAO EM EVENTOS Cursos, seminrios e encontros relativos a conceitos, administrao, finanas e contabilidade na rea de cooperativismo 1976 a 1981. Cursos, treinamentos, seminrios e congressos nacionais e internacionais na rea de economia dos setores pblico e privado 1978 a 2001. Reunies tcnicas, encontros, seminrios, workshops, congressos e intercmbios nacionais e internacionais na rea de administrao tributria, gesto fiscal e gesto pblica 1996 a 2001. Ministrou palestras em cursos, encontros, seminrios, reunies e congressos nas reas de cooperativismo, educao, economia, gesto da qualidade, gesto pblica e sustentabilidade fiscal 1977 a 2003. PUBLICAES: Do caos ao equilbrio fiscal uma difcil travessia. Publicado em Cuiab: Entrelinhas Editora, 2001. Arlinda Gomes A coragem de trilhar novos caminhos. Publicado em Cuiab: Entrelinhas Editora, 2002.

256

V ALDIR DOS SANTOS PEREIRA

Conselheiro V aldir dos Santos Pereira assumiu na vaga de Lenine de Campos Povoas, em 1967. Nasceu a 23 de novembro de 1910, em Nioaque, hoje Mato Grosso do Sul, filho de Eduardo dos Santos Pereira e Blanche dos Santos Pereira. Casado com Lourdes Rondon Santos Pereira. Teve uma vida caracterizada pela militncia poltica. Aos 22 anos j participava da questo separatista do Estado de Mato Grosso. Na dcada de 1930 propunha a criao do Estado de Maracaj. E eu que tinha 22 anos e era solteiro me apresentei ao Exrcito, que me mandou para o setor de Trs Lagoas e Paranaba. Fiquei por l 3 meses. Perdemos. Mas, nessa ocasio, dividimos o Estado.96 Ento, nas palavras do V aldir, a luta no parou de 1932 para c, at 1977. Se no tivssemos assinado (a diviso), a luta continuaria. A, segundo Valdir, se j havia um pequeno problema de se falar em diviso... acendeu o estopim e no parou mais .97 Na dcada de 1940, quando da sua participao na Constituio de 1947, Valdir dos Santos Pereira foi escolhido como 1 Secretrio, pois era homem acostumado a mexer com papis, em virtude de ter sido escrevente do Cartrio do 2 Ofcio de Campo Grande,

257

96 Apud NEVES. Maria Manuela Renha de Novis. Relatos polticos Resgate da memria poltica de Mato Grosso. p. 329. 97 Ibidem, p. 331.

no perodo de 10 de junho de 1932 a 7 de maro de 1933. Eu fui escolhido o 1 Secretrio dessa 1 Legislatura (depois, no 2 ano, o Virglio saiu e eu fui escolhido o Presidente). Nesse comeo, ns no conhecamos como funcionava uma Assemblia. Ela estava fechada h 14, 15 anos, desde que o Getlio fechou. Fizemos reunio para ver quem ia ser o 1 Secretrio, j que tnhamos que organizar. Disseram o Valdir, est acostumado a mexer com papel... E me escolheram para Secretrio, para organizar a Assemblia. (Ibidem, p. 331) Era poltico filiado ao PSP e PSP/ Sul e depois Arena. Em 1959 exerceu a funo de Promotor de Justia. Foi eleito Deputado Estadual, exercendo essa funo no perodo de 16 de dezembro de 1960 a 3 de janeiro de 1963. Exerceu o cargo de Presidente da Assemblia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Exerceu o cargo de Chefe de Administrao da Prefeitura Municipal de Campo Grande, no perodo de 1 de fevereiro de 1963 a 31 de outubro de 1964. Foi Consultor Jurdico do IPEMAT, at 30 de maro de 1966, e Chefe da Casa Civil do Governador do Estado, no perodo de 9 de fevereiro de 1966 a 21 de junho de 1967. Valdir dos Santos Pereira foi nomeado pelo Governador Pedro Pedrossian, tomando posse em 5 de julho de 1967, no cargo de Ministro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, exercendo a funo at o dia 14 de maro de 69, quando se aposentou. Faleceu em 21 de julho de 2001, em Campo Grande.

258

CONSIDERAES FINAIS
259

260

Consideraes Finais

A sociedade brasileira, cada vez mais consciente do conceito de cidadania, vem exigindo uma administrao eficiente e eficaz dos responsveis por bens e valores pblicos. Nessa perspectiva, como rgos fiscalizadores, os Tribunais de Contas tm sido chamados para assegurar a boa utilizao dos recursos pblicos, na busca de responder aos anseios da sociedade. Esta Corte de Contas tem buscado implementar aes, aprimorando as tcnicas de fiscalizao, e vem tomando medidas de economicidade, consolidando a evidncia das aes aqui empreendidas. A histria do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso revela que cada Conselheiro Presidente atuou de forma a adequar o TCE ao dinamismo que o trabalho exigia, uma vez que o quadro de pessoal requeria mo-de-obra qualificada e aperfeioada, com a aquisio de novas tecnologias. O incio ao processo de informatizao no mbito do TCE, no final da dcada de 1990, seguiu, podemos dizer, um caminho sem volta, rumo aos benefcios tecnolgicos. Com este esprito de investimento na agilizao das informaes, esta Casa de Contas esforou-se ao longo das duas ltimas dcadas, portanto, para acompanhar as mudanas ocorridas nos meios de comunicao e da informatizao. Na mesma direo, deve ser lembrada a publicao da Revista, publicao informativa e tcnica da maior importncia, cuja circulao regular (semestral) tem permitido a divulgao de todos os acontecimentos que marcaram as administraes desta Corte de Contas. Paralelamente, foi buscado um alto investimento na capacitao de recursos humanos, especificamente aqueles voltados para a rea fim, mediante treinamentos e reciclagens com vistas para o aperfeioamento e qualificao dos servidores deste Tribunal, com destaque para aqueles promovidos em parceria com a Associao dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil ATRICON e as universidades matogrossenses. A integrao ao SIAF (Sistema Integrado de Administrao Financeira do Estado), possibilitou o lanamento de todos os procedimentos de receita e despesa ao controle da Secretaria de Fazenda atravs do sistema de informtica, agilizando a contabilidade dos rgos estaduais e atualizao de quaisquer pendncias existentes na apreciao das prestaes de contas dos rgos pblicos estaduais e municipais. Ao longo do tempo, a funo do TCE foi a de fiscalizar e analisar as prestaes de contas de todos os rgos pblicos estaduais e municipais, emitindo parecer tcnico quanto licitao de cada qual. No mbito dos municpios, o controle externo exercido mediante prestao ou tomada de contas na forma regimental, aplicando-se s contas municipais procedimentos de auditoria e inspeo. A atuao do Tribunal de Contas, nesses casos, denominada de Parecer Prvio, porque o que deve prevalecer a deciso final da Cmara sobre as contas anuais do Municpio, seja ratificando o Parecer do Tribunal, ou no. norma corrente, tambm, que mesmo que o Prefeito no apresente as suas contas anuais, no prazo que a Consti-

261

tuio impe, o Tribunal de Contas est obrigado a elaborar o relatrio tcnico, evidenciando os principais fatos do exerccio, submetendo-os, posteriormente, apreciao da Cmara. A importncia desse Parecer pode ser avaliada, em primeiro lugar, pela leitura do que contm o inciso II do Art. 210 da Constituio do Estado.98 O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso tem procurado difundir e consolidar a importncia do controle externo para a sociedade, principalmente para julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico e as contas daqueles que deram causa perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio. Nessas situaes, a atribuio no se resume emisso de parecer. Os Tribunais de Contas quando exercem essa competncia exercitam, sem qualquer questionamento, um efetivo julgamento, ou seja, suas decises tm carter definitivo e terminal. importante ressaltar que da leitura dos discursos dos presidentes das primeiras Mesas Diretoras pudemos perceber algo em comum entre eles a necessidade de reafirmar a importncia da criao do TCE de Mato Grosso, ante aos prprios cidados mato-grossenses. Para tanto, buscavam nos processos histricos das sociedades europias as justificativas para a existncia dos tribunais em lugares e tempos remotos. Uma outra preocupao, sempre ventilada, referia-se elaborao de uma Lei Orgnica prpria do TCE-MT, fundamental para o exerccio das funes a ele conferidas e possibilitadora do tratamento homogneo sobre as prestaes de contas, seja das entidades autrquicas, seja das sociedades de economia

262

mista e/ou pblicas. Da criao do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso aos dias atuais, regimentos foram elaborados e leis foram implementadas conforme pode ser observado na leitura dos quatro captulos. Muito pode-se dizer das autoridades, antes de tudo, seres humanos. Homens que atuaram no mbito do Tribunal Pleno, defendendo suas posies e crenas, despendendo horas de suas vidas a servio desta Instituio. As atuaes registradas nas atas constantes da documentao do Tribunal de Contas marcam indelevelmente a passagem de seus Conselheiros Presidentes, Vices, Procuradores, ora desempenhando as funes do mais alto grau, ora atuando como condutores, todos, porm, incumbidos da defesa da coisa pblica. So passados cinqenta anos. Muitos daqueles que idealizaram e lutaram para fundar esta Instituio j no mais esto vivos. Como exceo, localizamos apenas algumas autoridades, o Dr. Aecim Tocantins e o Dr. Sebastio de Oliveira Dr. Paran, que vivenciaram a gesto das Mesas Diretoras da dcada de 1950 excelentes narradores99. Suas memrias foram consideradas por ns, historiadoras, como fontes, pois nortearam esta pesquisa em sua fase primeira. H que se ressaltar que, em um segundo momento, devidamente localizadas, as atas das sesses do TCE foram arroladas e analisadas como uma possibilidade de podermos entrar em contato com a vida desta Corte de Contas, nos primrdios de sua criao e nas fases de instalao e implementao organizacional. Vieram, portanto, as buscas nas centenas de atas, com a nsia de encontrar informaes, pistas,

98 RODRIGUES, Rosana Kassar do Valle. O Balano Geral do Municpio. Revista do TCE-MT. 1999. 99 Dr. Paran faleceu em 14 de agosto de 2004, quanto este livro j encontrava-se no prelo e prestes a ser publicado, da a manuteno da frase acima da palavra exceo.

enfim, a essncia do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Em outras palavras, as atas e os livros de ficha funcional, em forma manuscrita, de cada autoridade e/ou funcionrio constituem-se em fontes documentais, bens preciosos de incontvel valor. A esta altura, poderamos dizer, to valiosas so as fontes manuscritas existentes no acervo deste Tribunal de Contas que este j no mais pode delas prescindir. No momento em que esta Corte de Contas completou os seus 50 anos, constatamos a defesa e a implementao de uma justa poltica de valorizao do material humano, o que torna necessrio um repensar sobre a importncia da preservao de suas fontes documentais, guardis que so da memria social. Isto porque nos documentos podem ser encontradas informaes sobre a vida dos Conselheiros, do momento de seu ingresso at o momento do seu afastamento definitivo (aposentadoria ou morte). Nos discursos, suas vidas so reveladas, no apenas como polticos e/ou autoridades que so, mas como homens, pais, esposos, filhos, pois, ao assumirem o mais alto degrau a Presidncia no deixam de reverenciar as suas origens biolgicas e sociais. Homens que do alto no deixam de transparecer, mesmo que timidamente, suas emoes. Homens que em seus discursos relatam o seu tempo histrico: um tempo em que traaram anlises da sociedade em que vivem e, apresentando e elaborando leis norteadoras de polticas a serem implementadas, a mdio e a longo prazos. necessrio ressaltar, ainda, que dentre a documentao encontram-se documentos variados atinentes aos funcionrios do Tribunal (contadores, secretrios, contnuos etc.), a exemplo dos livros de registro da vida funcional, que possibilitam analisar a histria na perspectiva dos homens e mulheres comuns a histria vista de baixo. Torna-se necessrio dizer igualmente da importncia dos Acrdos como fontes imprescindveis para o estudo da vida e da trajetria dos municpios, cada qual com as suas caractersticas, conforme apresentadas pelos auditores. Por fim, gostaramos de reafirmar a premncia de uma poltica de preservao das fontes documentais do TCE-MT, antes que elas se percam. O arranjo e a catalogao dos documentos existentes no arquivo do TCE permitiro salvaguardar o patrimnio documental, imprescindvel para a escrita da histria nos prximos 50 anos. Que no centenrio de sua criao, os futuros historiadores de ento, possam ter acesso documentao gerada nos dias atuais, devidamente catalogadas, microfilmadas e digitalizadas, pois vo-se os homens, porm ficam suas memrias.

263

264

Fontes e Bibliografia

Arquivo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (ATCE). Fontes manuscritas

Atas
Ata de sesso do Tribunal de Contas de 16 de maro de 1954. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 8 de janeiro de 1954. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 29 de janeiro de 1954. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 23 de maro de 1954. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 26 de maro de 1954. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 27 de agosto de 1954. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 12 de novembro de 1954. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 17 de janeiro de 1955. Ata de sesso do Tribunal de contas de 3 de janeiro de 1956. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 5 de janeiro de 1956. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 12 de janeiro de 1956. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 4 de maio de 1956. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 14 de maio de 1956. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 2 de janeiro de 1957. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 4 de janeiro de 1957. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 5 de junho de 1957. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 4 de novembro de 1957. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 8 de janeiro de 1958. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 26 de fevereiro de 1958. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 25 de novembro de 1960. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 25 de janeiro de 1961. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 5 de maio de 1961. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 31 de julho de 1961. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 29 de agosto de 1961. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 29 de setembro de 1961. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 2 de janeiro de 1962. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 8 de janeiro de 1962. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 2 de janeiro de 1963. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 8 de janeiro de 1964. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 4 de maro de 1964. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 4 de janeiro de 1965. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 25 de maro de 1965. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 3 de janeiro de 1966. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 9 de agosto de 1967. Ata da sesso do Tribunal de Contas de 3 de janeiro de 1967. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 11 de outubro de 1967. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 2 de janeiro de 1968. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 31 de dezembro de 1968.

265

266

Ata de sesso do T ribunal de Contas de 2 de janeiro de 1969. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 21 de fevereiro de 1969. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 24 de fevereiro de 1969. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 26 de fevereiro de 1969. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 27 de fevereiro de 1969. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 2 de janeiro de 1970. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 15 de fevereiro de 1970. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 29 de julho de 1970. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 4 de janeiro de 1971. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 25 de janeiro de 1971. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 1 de dezembro de 1971. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 18 de outubro de 1972. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 17 de maro de 1973. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 19 de abril de 1973. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 4 de janeiro de 1974. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 25 de novembro de 1975. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 6 de janeiro de 1976. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 4 de janeiro de 1977. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 1 de janeiro de 1978. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 1 de maro de 1978. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 24 de abril de 1978. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 25 de abril de 1978. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 24 de janeiro de 1979. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 5 de dezembro de 1979. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 4 de janeiro de 1980. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 19 de maio de 1983. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 4 de janeiro de 1984. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 5 de outubro de 1984. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 3 de janeiro de 1985. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 4 de janeiro de 1985. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 27 de agosto de 1985. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 1 de outubro de 1985. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 16 de dezembro de 1986 Ata de sesso do T ribunal de Contas de 23 de fevereiro de 1989 Ata de sesso do Tribunal de Contas de 27 de julho de 1989. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 6 de dezembro de 1989. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 17 de janeiro de 1990. Ata de sesso do Tribunal de Contas de 8 de junho de 1992. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 3 de janeiro de 1994. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 31 de janeiro de 1996. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 31 de janeiro de 1998. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 29 de janeiro de 1999. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 29 de janeiro de 2000. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 31 de janeiro de 2001. Ata de sesso do T ribunal de Contas de 31 de janeiro de 2002.

Livros de registro de vida funcional


Livros de Registro de vida funcional dos Conselheiros TCE: Cuiab. 1954 a 2003.

Regimentos
Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Cuiab. 1954. Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Cuiab. 1993. Consolidao do Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Cuiab. 1996. Consolidao do Regimento Interno e Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Cuiab. 1998. Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Cuiab. 2002/2003.

Lei orgnica
Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso Lei complementar n 11, de 18 de dezembro de 1991. Publicada no Dirio Oficial de 18 de dezembro de 1991. Junho de 1992.

Boletins Eletrnicos Discursos e pronunciamentos dos Conselheiros e Presidentes do TCE-MT


Discurso do Conselheiro Aecim Tocantins no TCE-MT Cuiab. Outubro de 1974. . Discurso do Conselheiro Jos Ferreira de Freitas: Seminrio Nacional de Administrao Municipal. Junho de 1979. Pronunciamento do Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro. Braslia. 1996. Discursos do Presidente Branco de Barros. Cuiab: Departamento de Comunicao Social, binio 2002/2003.

Relatrio de atividades do TCE-MT


Relatrio de atividades da Diretoria-g eral de Administrao e da Inspetoria-g eral de Controle Externo Fevereiro de 1997. Relatrio das atividades da Presidncia do Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro, de fevereiro a dezembro de 1997.

267

Boletins
Boletim Informativo n 47, ano IV novembro de 1972. , Boletim n 52, ano V outubro de 1973. , Boletim n 54, ano V dezembro de 1973. , Boletim n 59, ano V, setembro/outubro de 1974. Boletim do Tribunal de Contas, Planejamento Estratgico binio 2002/2003. Informes do TCE 1997/1999. Departamento de Comunicao Social do TCE. Boletim Informativo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Cuiab, 1997/1999. Boletim Informativo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Cuiab, 2000/2001. Boletim Informativo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso de 30.01.2002 a 10.12.2002. Boletim Informativo Releases de 1998 a 2000.

Revistas
Revista do TCE, Cuiab, n. 1, jan./abr. 1985. Revista do TCE-MT, Cuiab, n. 3, jan./abr. 1985. Revista do TCE-MT: O Tribunal de Contas na fiscalizao dos gastos pblicos. Pronunciamento do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso: Teresino Alves Ferraz. Revista do TCE-MT Cuiab, n. 7, set./dez. 1985. ,

Revista do TCE-MT Cuiab, n. 10, ago. 1989. , Revista do TCE-MT Cuiab, n. 16, jul./dez. 1998. , Revista do TCE-MT, Cuiab, n. 11, dez. 1991. Revista do TCE-MT, Cuiab, n. 17, jan./jul. 1999. Revista do TCE-MT, Cuiab, n. 12, dez. 1993. Revista do TCE-MT Cuiab, n. 13, jan. 1997. , Revista do TCE-MT Cuiab, n. 14, jan. 1998. , Revista do TCE-MT Cuiab, n. 136, out./dez. 2000. , Revista do TCE-MT Cuiab, n. 18, 2000. , Revista do TCE-MT Cuiab, n. 20, 21, 22, 2001/2002. , Revista do TCE-MT Cuiab, n. 19, 2001. , Revista do TCE-RJ, Rio de Janeiro, n. 12, nov. 1981. Revista Histria Oral. So Paulo, FFLCH, USP n. 4, jun. 2001. ,

JORNAIS
Jornal do CFC. Conselho Federal de Contabilidade. Ano 5, n 51, Cuiab, agosto de 2002. Dirio de Cuiab. Fenece uma linda flor. Academia Mato-Grossense de Letras. Cuiab, 25.05.2003. Folha do Estado. TCE lana auditoria contbil. Cuiab, 29.03.2003. TCE com jornal on-line. Cuiab, 08.08.2003. A Gazeta. Educao prioridade para Conselheiro do TCE. Cuiab, 02.06.2003. Fernando Corra deixa legado. Cuiab, 31.08.2003. As competncias do TCE. Cuiab, 28.06.2003. Jonas vai para TCE em 2005. Cuiab, 27.07.2003.

268

Fontes Orais
Aecim T ocantins. Entrevista concedida s autoras em 06.03.2003, Cuiab-MT. Afro Stefanini. Entrevista concedida s autoras em 05.04.2003. Antonio Joaquim Morais Rodrigues Neto. Entrevista concedida s autoras em 11.05.2003. Arlete Gargaglione Pvoas. Entrevista concedida s autoras em 25.06.2003. Djalma Carneiro da Rocha. Entrevista por escrito s autoras. Helena Latorraca (neta de Dona Galega). Entrevista concedida s autoras em 15.04.2003. Jos Ferreira de Freitas. Entrevista concedida s autoras em 19.04.2003. Jlio Jos de Campos. Entrevista concedida s autoras em 09.05.2003. Luiz Felipe Sabia Ribeiro Filho. Entrevista concedida s autoras em 15.03.2003. Sebastio de Oliveira (Dr. Paran). Entrevista concedida s autoras em 26.03.2003. T eresino Alves Ferraz. Entrevista concedida s autoras em 23.05.2003. Ubiratan Spinelli. Entrevista concedida s autoras em setembro de 2003. Valter Albano da Silva. Entrevista concedida s autoras em 14.05.2003.

Fontes iconogrficas
Arquivo Pblico do Estado de Mato Grosso (APMT). Arquivo do TCE-MT . Arquivos privados.

Dirio Oficial
Concluses de Acrdos lidos e assinados em sesses de 1955.

Dirio Oficial do Estado de Mato Grosso, Ano 1955 outubro a dezembro de 1955. Dirio da Assemblia Legislativa setembro a dezembro de 1953. Dirio Oficial do Estado de Mato Grosso, Ano LXXIX. Cuiab, 24 de setembro de 1969. Dirio Oficial do Estado de Mato Grosso. Cuiab, 05.07.1985. Dirio Oficial do Estado de Mato Grosso. Cuiab, 11.12.1953.

Instituto Memria do Poder Legislativo


Memria Memria Memria Memria Legislaturas anteriores -1 Legislatura 14 Legislatura - 1947 a 2002. Histria do Legislativo. Apontamentos histricos Curriculum Vitae. Assemblia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Bibliografia
AGUIRRE. Maristella Barros Freitas. Auditoria governamental operacional em projeto pblico ambiental no Estado de Mato Grosso. Cuiab, 2002. Monografia (Especializao) Faculdade de Administrao, Economia e Cincias Contbeis, Universidade Federal de Mato Grosso. ALENCAR, Adauto Dias. Roteiro genealgico de Mato Grosso. Cuiab: Alencar, A., 1999. (V olumes I, II e IV) AMORIM, Lzaro Cunha. Avaliao dos resultados de modernizao do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Cuiab, UFMT, 2000. Monografia (Especializao). ARAJO, Dilton Oliveira; SOARES, Geraldo Ramos. Caminhos de contas. A histria do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Salvador : Centro Administrativo da Bahia, 2002. ARRUDA, Adjair Roque de. Uma proposta de contribuio para o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso no exerccio do controle dos programas governamentais. Cuiab, 2001. Monografia (Especializao em Anlise e Auditoria Contbil) Faculdades Integradas Cndido Rondon. BARRETO, Neila Maria Souza. Proseando com Lincio, resgate de histria. Jornal A Gazeta, 2003. _____. Doutor Paran: Mato Grosso perde um homem e a histria ganha uma memria. Jornal A Gazeta, 2004. BOSI, Ecla. Memria e sociedade Lembrana de velhos. So Paulo : Companhia das Letras, 1998. CARDOZO, Celso Corra. Se faltar, Santana intera. Cuiab : Buriti, 2001. DEBES, Clio. Tribunal de Contas : uma instituio. Edio comemorativa do centenrio da criao do Tribunal de Contas no Brasil. So Paulo, 1990. FEITOSA, Nilson. Mato Grosso. 139 Municpios e seus Governantes. 2001 a 2004. Campo Grande: Naray e Silva, 2003. FERRAZ, Teresino Alves. Palestra. Abertura da Semana do Contabilista da UFMT. Cuiab, 1985. FREIT Jos Ferreira de. Ao Padre Ernesto, com gratido. Cuiab : [s.ed.], 2002. AS, _____. Do nada ao muito. A odissia da instruo nos confins de Mato Grosso. Cuiab : [s.ed.], 2001. _____. Estrela que tardava ainda... Cuiab : [s.ed.], 2001. GIACOMONI, James. Atlas. 2.ed. So Paulo. [s.ed.] GOMES, Adhemar Martins Bento. A trajetria dos Tribunais de Contas. Estudos sobre a evoluo do controle externo da administrao pblica. Salvador : Tribunal de Contas do Estado da Bahia, 2002. MARTINS, Demsthenes. Marechal Rondon. Cuiab: Art & T rao, 1980.

269

MEIHY, Jos Carlos Sebe Bom. Manual de histria oral. So Paulo : Loyola, 1998. MENDONA, Estevo de. Datas mato-grossenses. v 2.ed. Cuiab : Casa Civil, 1973. .II, MENDONA, Rubens de. Evoluo histrica de Mato Grosso. Cuiab : [s.ed.], [s.d.]. _____. Histria do Poder Legislativo de Mato Grosso. v [s.loc.] : [s.ed.], [s.d.]. .1. MONTEIRO, Ubaldo. Vrzea Grande : 50 anos de emancipao poltica. Cartilha histrica 1948-1998. _____. Vrzea Grande : passado e presente Confrontos. 1867-1987. NEVES. Maria Manuela Renha de Novis. Relatos polticos Resgate da memria poltica de Mato Grosso. Rio de Janeiro : Mariela, 2001. PERARO, Maria Adenir. As fontes paroquiais: uma experincia de pesquisa. Revista T erritrios e Fronteiras, Programa de Ps-graduao em Mestrado em Histria, Cuiab, UFMT v n,1, jul./dez. 2000. p. 11-24. , .1, PACINI, Mrio. Aspectos histricos do desenvolvimento e aperfeioamento do controle externo das finanas pblicas. Revista do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, ano 7, n.12, nov. 1981. PESSOA, Loide Santana. A necessidade de implantao de sistemas de controle interno nas prefeituras. Cuiab, 2001. Monografia (Especializao em Auditoria das Entidades Governamentais) Faculdade de Administrao, Economia e Cincias Contbeis, Universidade Federal de Mato Grosso. PVOAS, Lenine de Campos. Histria geral de Mato Grosso. v.1. Cuiab : [s.ed.], 1995. _____. Histria Geral de Mato Grosso. v.II. Cuiab:[s.ed.], 1996. _____. Nilo Povoas, um mestre. Rio de Janeiro : [s.ed.], 1997.

270

S, Cssio Veiga de. Memrias de um cuiabano honorrio 1939-1945. Cuiab: UFMT 2003. , SIL Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. So Paulo : Malheiros, 1998. VA, SIL Valter Albano da. Arlinda Gomes : a coragem de trilhar novos caminhos. Cuiab : Entrelinhas, 2002. VA, _____. Do caos ao equilbrio fiscal : uma difcil travessia. Cuiab : Entrelinhas, 2001. SIQUEIRA, Maria Luza Marques. O papel dos Tribunais de Contas e os procedimentos de auditoria externa nos Municpios. Revista do TCE-MT, Cuiab, ago. 1989. SOARES, Geraldo Gomes et al. Caminhos de contas. A histria de contas do Estado da Bahia. Salvador : Tribunal de Contas do Estado da Bahia, 2002. VIANA, Arizio de. Oramento brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro : Financeiras, 1950. VUOLO, Cassyra L. Corra Barros. A reforma administrativa do Estado e seus reflexos na gesto pblica brasileira. Cuiab, 2003. Monografia Faculdade de Administrao, Economia e Cincias Contbeis, Universidade Federal de Mato Grosso.

Anexos
De 1953 at o presente, integraram e integram o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso os fundadores Juzes: Rosrio Congro, Benedicto Vaz de Figueiredo, Clvis Corra Cardozo, Lenine de Campos Pvoas, Luiz Felipe Sabia Ribeiro; os Ministros Clvis Hugueney e Frederico Vaz de Figueiredo e, outros 29 membros, que substituram conselheiros aposentados ou falecidos. Ocuparam e ocupam a cadeira do Juiz fundador de honra da Instituio Rosrio Congro: Joo Moreira de Barros, Hlio Jacob, Djalma Metello Duarte Caldas e Valter Albano da Silva. Do Presidente da primeira Mesa Diretora Juiz Benedicto Vaz de Figueiredo: Joo Arinos, Manoel de Oliveira Lima, Jos Salvador de Arruda Santos, Djalma Carneiro da Rocha e Jos Carlos Novelli. Do Juiz Clvis Corra Cardozo: Benjamim Duarte Monteiro, Teresino Alves Ferraz e Antnio Joaquim Rodrigues Moraes Filho. Do Juiz Luiz Felipe Sabia Ribeiro: Licnio Monteiro da Silva, Luiz Marques Ambrsio, Alexandrino Marques, nio Carlos de Souza Vieira e Ary Leite de Campos. Do Juiz Lenine de Campos Pvoas: Valdir dos Santos Pereira, Rachid J. Mamed, Marclio de Oliveira Lima, Nelson Ramos de Almeida e Ubiratan Francisco Vilela Tom Spinelli. Na cadeira do Ministro Clvis Hugueney: Manoel Jos de Arruda, Aecim Tocantins, Jos Ferreira de Freitas, Oscar da Costa Ribeiro e Jlio Jos de Campos. Pela cadeira do Ministro Frederico Vaz de Figueiredo: Afro Stefanine e Gonalo Pedroso Branco de Barros.

Primeiro Regimento Ano de 1953


Artigo 1 - O Tribunal de Contas, institudo pela Lei Constitucional n. 2, de 31 de Outubro de 1953, com sede na Capital, e jurisdio em todo o Estado, compe-se de cinco Ministros nomeados na forma prevista no art. 24 e seus pargrafos 1, 2, e 3 da Constituio Estadual.

Captulo I Das Constituies do Tribunal

271

Art. 2 - vedado aos Ministros do Tribunal: I Exercer: a) Mesmo que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo o magistrio secundrio ou superior, funes eletivas, de secretrio de Estado, cargos, digo cargos ou funes a cujos titulares sejam conferidas atribuies ou honras correspondentes s de Secretrio de Estado; b) Comisso remunerada; c) A gerncia ou a direo de sociedade comercial. II Celebrar contratos com pessoa jurdica de direito pblico, entidade autrquica, sociedade de econmia mista ou empreza concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer as normas uniformes. Pargrafo nico O exerccio de funo pblica no compreendida na proibio dste artigo, e que exigir o afastamento do Ministro, verificar-se-, para todos os efeitos, aps comunicao ao Tribunal.

Captulo II Das Incompatibilidades

Art. 3 - Um dos Ministros exercer o cargo de Presidente e outro o de Vice-Presidente, para os quais sero eleitos pelo prazo de um ano vedadas as reeleies.

Captulo III Da Eleio e Posse da Mesa Diretora do Tribunal

272

Art. 4 - A eleio de que trata o artigo antecedente ser realizada, em escrutnio secreto, na primeira sesso ordinria anual em que estiverem presentes pelo menos tres Ministros. Pargrafo 1 - Na hiptese de nenhum Ministro obter maioria absoluta de votos, no primeiro escrutnio, nas eleies para os cargos referidos no art. 2, proceder-se- a um novo escrutnio. Pargrafo 2 - Considerar-se- eleito, em segundo escrutnio, o que tiver maioria relativa dos votos presentes. Pargrafo 3 - Em caso de empate no 1 escrutnio, proceder-se- a um novo escrutnio; persistindo no segundo escrutnio o empate, considerar-se- eleito o mais antigo, e, em caso de igual antigidade, o mais idoso. Pargrafo 4 - As votaes para Presidente e Vice-Presidente sero feitas em cdulas separadas. Pargrafo 5 - Compete ao Presidente designar dois escrutinadores para procederem apurao das votaes. Art. 5 - Os Ministros ausentes em frias, licenas, comisso, ou por justificado motivo de sade, podero votar nas eleies de que trata o presente captulo, enviando o seu voto em sobrecarta opaca, autenticada com a sua rubrica e encerrando-a em outra, que ser endereada, com ofcio, ao Presidente do Tribunal. Pargrafo 1 - Na hiptese dste artigo, a cada cargo a ser preenchido e a cada escrutnio corresponder uma sobrecarta, que mencionar, na parte externa, o cargo a que se destina. Pargrafo 2 - Os votos, com as formalidades dste artigo e do pargrafo antecedente, sero apurados desde que recebidos at o incio da sesso, devendo o Presidente, no momento da votao, abrir as sobrecartas, e, sem quebrar o sigilo do voto, delas retirar as respectivas cdulas, misturando-as com as dos demais Ministros presentes. Pargrafo 3 - Os Ministros ausentes por se encontrarem em goso de frias ou licenas, no exerccio de comissono remunerada, ou por justificado motivo de sade, podero ser votados para qualquer cargo do Tribunal. Art. 6 - Em caso de vagas dos cargos de Presidente ou de Vice-Presidente, procede-se- eleio para complemento do tempo, salvo se a vaga se der nos dois ltimos mses do mandato. Pargrafo 1 - A eleio de que trata o presente artigo ser realizada na primeira sesso ordinria aps a verificao da vaga, em que houver nmero, observadas as disposies dste Regimento. Art. 7 - A posse dos eleitos para a Presidncia e Vice-Presidncia ser efetuada na primeira sesso ordinria aps as eleies. Art. 8 - No ato da posse cada Ministro se obrigar, por compromisso, a bem cumprir os deveres do cargo para o qual foi eleito. Pargrafo 1 - O compromisso ser prestado perante o Tribunal, se se tratar do Presidente, e perante o Presidente, se o compromisso fr do Vice-Presidente. Pargrafo 2 - Do compromisso lavrar o Secretrio, em livro especial, um trmo, que ser assinado pelo Presidente e por quem o prestar.

Art. 9 - Ao Tribunal de Contas competem os poderes que lhe so atribudos pelos artigos 24, 25, e 26, e seus pargrafos, da Constituio Estadual, e pela Lei n 5, de 14 de Agosto de 1947.

Captulo IV Da Competncia e Atribuies do Tribunal

Captulo V Das Atribuies do Presidente


Art. 10 Compete ao Presidente do Tribunal: a) Presidir as sesses e dirigir os trabalhos do Tribunal; b) Superintender todos os servios administrativos do Tribunal e autenticar seus livros e papis; c) Representar o Tribunal nos atos oficiais e nos entendimentos com os demais rgos da administrao pblica; d) Deferir compromisso e posse ao Secretrio e demais funcionrios da secretaria; e) Convocar sesses extraordinrias, sempre que a regularidade do servio o exigir, ou a requerimento de pelo menos dois Ministros; f) Votar nas eleies para preenchimento dos cargos da Mesa Diretora e nos casos de empate; g) Fazer executar as decises e resolues do Tribunal;

h) Conceder licena, at um ano, aos funcionrios da secretaria, na forma da lei; i ) Distribuir aos funcionrios da casa, conforme as necessidades do servio, outros encargos alm dos que expressamente lhes so atribudos pelo Regulamento da Secretaria; j ) Impr penas disciplinares aos funcionrios da Secretaria; k ) Organizar, com os dados fornecidos pelo secretrio o Relatrio dos trabalhos do Tribunal, que dever ser apresentado, anualmente, ao Governador do Estado; l ) Prestar as informaes que lhe forem solicitadas pelo Governador, pela Assemblia Legislativa, pelo Tribunal de Justia e pelos Secretrios de Estado; m ) Prestar aos membros do Tribunal todos os esclarecimentos que se fizerem necessrios ao bom desenvolvimento dos trabalhos; n) Nomear Procurador ad hoc para substituir o Procurador Geral, nos casos previstos no pargrafo nico do art. 13 dste Regimento; o) Assinar os atos de nomeao, exonerao, promoo, aposentadoria e outros relativos aos funcionrios da Secretaria do Tribunal; p) Assinar as resolues de licenas dos Ministros, concedidas pelo Tribunal.

Art.11 Compete ao Vice-Presidente substituir o Presidente nas suas faltas ou impedimentos. Art.12 Nos impedimentos do Vice-Presidente ser ste substitudo pelo Ministro mais antigo, e, em caso de igual antigidade, pelo mais idoso.

Captulo VI Das Atribuies do Vice-Presidente

Art.13 Haver, junto ao Tribunal, representando o Ministrio Pblico, um Procurador Geral, nomeado pelo Governador do Estado, em carter efetivo. Pargrafo nico nos casos de falta, impedimento, suspenso ou frias regulamentares do Procurador Geral, o Presidente nomear, para exercer essas funes, em Procurador em Ad hoc, dentre bacharis em direito. Art.14 Alm das atribuies constantes do pargrafo 2, do art. 4, da Lei 685, de 11 de Dezembro de 1953, compete, ainda, ao Procurador Geral: a) Comparecer s sesses do Tribunal, discutir as questes e assinar as atas e decises, com a declarao de ter sido presente; b) Expr, em relatrio anual, que ser anexo ao do Tribunal, o andamento dos servios a seu cargo. Art.15 - vedado ao Procurador Geral intervir no julgamento de intersse prprio, ou no de parente at o segundo gru, inclusive, pendente de deciso do Tribunal.

Captulo VII Do Procurador Geral, suas atribuies e substituio

273

Art.16 - O Tribunal somente poder reunir-se e deliberar com a presena de 3 Ministros, pelo menos, inclusive o que presidir a sesso, e do Procurador Geral. Art.17 - O Tribunal reunir-se-, em sesses ordinrias, s teras e sextas feiras, s 15 horas, em sua sde, e, extraordinriamente, nos trmos da alnea e do artigo 10, dste Regimento. Pargrafo nico Se o dia determinado para a realizao da sesso ordinria recair em feriado ou dia santificado, ser a sesso realizada no dia seguinte, hora regimental. Art.18 - As sesses ordinrias tero incio hra regimental e sero encerradas depois de exgotada a votao das matrias em pauta, ou por determinao do Presidente. Art.19 - hora do incio das sesses, no se achando presente o Presidente, o Vice-Presidente assumir a Presidncia, abrindo a sesso. Pargrafo nico No se achando presentes o Presidente, nem o Vice-Presidente, o Ministro mais antigo, e, em

Captulo VIII Das sesses e da ordem dos trabalhos nas sesses

274

caso de igual antigidade, o mais idoso, abrir a sesso, assumindo a direo dos trabalhos. Art. 20 - O Presidente tem assento no tpo da mesa do Tribunal, ficando, na primeira cadeira da coluna sua direita, o Ministro mais antigo do Tribunal, e na primeira cadeira da coluna esquerda, o Ministro imediato quele, na ordem decrescente de antigidade, seguindo-se os Ministros, direita e esquerda, sempre pela ordem decrescente de antigidade. Pargrafo 1 - Em caso de igual antigidade, observar-se- o critrio da idade decrescente. Pargrafo 2 - O Procurador Geral ter assento direita do Presidente. Art. 21 As sesses e votao sero pblicas, salvo quando se tratar de assunto que, a juzo do Tribunal, seja considerado de natureza reservada. Pargrafo 1 - Nas sesses secretas s permanecero no recinto os Ministros e o Procurador Geral. Pargrafo 2 - Os processos que tiverem a nota de Reservado, sero diretamente encaminhados ao Tribunal, por intermdio do Presidente, constando, apenas, do protocolo, as indicaes da sobrecarta. Pargrafo 3 - As resolues tomadas pelo Tribunal sbre os processos dessa natureza constaro de ata especial que ser guardada, em sigilo, pelo Presidente; Pargrafo 4 - Das mesmas resolues ser dada cincia autoridade oficiante, em correspondncia com a nota de Reservado. Art. 22 - hora designada, estando em seus lugares os membros do Tribunal, o Presidente declarar aberta a sesso. Pargrafo nico Observar-se-, nos trabalhos, a seguinte ordem: a) Verificao do nmero legal para o funcionamento; b) Leitura, pelo Secretrio, da ata da sesso anterior, e sua discusso e votao; c) Leitura, pelo Secretrio, do expediente; d) Distribuio dos processos aos relatores, mediante sorteio; e) Decises administrativas; f) Leitura e publicao de acrdos; g) Julgamentos; h) Palavra livre aos Ministros para solicitao de providncias, proposta de deliberaes ou explicaes pessoais. Art.23 - hora do incio da sesso, no havendo nmero legal para funcionamento, ou no se achando presente o Procurador Geral, haver uma tolerncia de 15 (quinze) minutos. Pargrafo nico Se escoado o prazo de tolerncia, ainda no houver nmero legal, o Secretrio lavrar no prprio livro de atas, um trmo da ocorrncia, que ser assinada por todos os presentes.

Art. 24 - Anunciado o julgamento, e feita a exposio do processo pelo relator, o Presidente dar a palavra ao Procurador Geral que opinar sbre a matria, podendo usar da palavra apenas uma vez. Pargrafo nico - A exposio do Relator e a manifestao do Procurador Geral, nas sesses de julgamento, sero orais, devendo l-las, se as tiverem trazido por escrito. Art. 25 - A seguir o Presidente declarar aberta a discusso, durante a qual poder o Tribunal adiar a deciso do processo para a sesso seguinte, se algum dos seus membros o requerer continuando, entretanto, aberta a discusso. , Pargrafo nico Cada Ministro poder usar da palavra duas vezes, sbre o mesmo processo. Art. 26 - No havendo requerimento de adiamento da deciso do processo ou no havendo quem faa uso da palavra durante a discusso, ou, encerrada esta, passar-se- votao. Pargrafo nico O Presidente colher ento, o voto do Relator, e em seguida das demais Ministros presentes, pela ordem de antigidade e em caso de igual antigidade, pela ordem decrescente das idades. Art. 27 Ao Ministro que no estiver habilitado a proferir imediatamente o seu voto facultado o pedido de vista, pelo prazo de uma sesso. Pargrafo nico O pedido de vista formulado por um Ministro, no impede que outros profiram o seu voto. Art. 28 - Qualquer preliminar suscitada no julgamento ser julgada antes do mrito, no se conhecendo dste se a sua deciso depender de diligncia requerida na preliminar. Pargrafo 1 - Na hiptese dste artigo, o Tribunal converter o julgamento em diligncia, ordenando a remessa

Captulo IX Dos Julgamentos

do processo autoridade competente, para sanar as irregularidade apontadas. Pargrafo 2 - Suscitada alguma preliminar, ser ainda facultado ao Procurador Geral, pronunciar-se sbre ela. Art.29 - Terminada a votao, o Presidente lavrar a ementa e a submeter aprovao dos ministros. Pargrafo 1 - A ementa deve conter a concluso dos julgamentos e mencionar os votos vencidos. Pargrafo 2 - Antes de aprovada a ementa, poder o Ministro alterar o seu voto. Pargrafo 3 - Sendo vencido o Relator, o Presidente far constar da ementa a designao de outro Ministro para redigir o acrdo, designao essa que dever sempre recair naquele que primeiro proferiu o voto vencedor. Art. 30 - T sempre preferncia para julgamento o processo cuja deciso tenha sido adiada em sesso anterior. er Art. 31 - Por indicao de qualquer dos seus membros poder o Tribunal suspender o julgamento e passar a funcionar em conselho, a fim de os Ministros conferenciarem entre si, examinando melhor a situao do processo, reabrindo-se posteriormente a sesso para prosseguir na votao. Pargrafo nico A interrupo da sesso, na hiptese figurada neste artigo, no poder exceder de trinta minutos.

Art.32 - O acrdo ser apresentado conferencia na primeira sesso seguinte do julgamento, ou no prazo mximo de duas sesses. Art.33 - Os acrdos sero assinados pelo Presidente e demais Ministros que participaram da deciso, e pelo Procurador Geral que mencionar a circunstncia de ter sido presente. Pargrafo 1 - O acrdo dever trazer a data do julgamento, sendo as suas concluses enviadas ao Dirio Oficial do Estado, dentro de 48 horas, para a devida publicao, certificando a Secretaria do Tribunal, no processo, a data da publicao. Pargrafo 2 - Qualquer Ministro poder declarar as razes do seu voto, fazendo-o em seguida sua assinatura, ou pedindo sua juntada aos autos, quando as trouxer em separado, em sesso, ou antecipadamente, se a ela no puder comparecer. lhe defeso porm, qualquer comentrio desairoso deciso vencedora ou a qualquer voto. Pargrafo 3 - Se o Presidente ou qualquer dos Ministros que participaram do julgamento estiverem ausentes na sesso de conferncia do acrdo, o relator mencionar os votos proferidos pelos ausentes. Art.34 - Tanto os acrdos como as declaraes de voto podero ser datilografados, deste que autenticadas as suas flhas pela rubrica do respectivo prolator. Art.35 - Dentro do prazo de dz dias devero ser registrados os acrdos em livro especial existente na Secretaria, subscritando o Secretario o registro.

Captulo X Do acrdo e sua publicao

275

Art.36 Quando as decises versarem sbre matria puramente administrativa, dispensar-se- a lavratura de acrdo, bastando que o relator, em despacho, anote nos autos a data do julgado, com a sua concluso, e determine o seu cumprimento. Art.37 - As nomeaes dos funcionrios da Secretaria interina ou efetivamente, e as licenas dos Ministros sero feitas e concedidas mediante Relao, digo, mediante Resoluo do Tribunal, assinada pelo Presidente. Pargrafo nico As licenas aos funcionrios da Secretaria e demais providncias administrativas, necessrias ao bom andamento dos servios sero objeto de Portarias assinadas pelo Presidente, de sua iniciativa ou a requerimento de qualquer Ministro, ou do Secretrio, ou do Contador, ou do funcionrio interessado, quando se tratar de pedido de licena, devidamente instruido. Art.38 - As decises administrativas do Tribunal que versarem sobre licena de Ministros e sbre nomeao e licena de funcionrios da Secretaria, sero publicadas no Dirio Oficial e registradas em livro especial; as demais sero publicadas em sesso e igualmente registradas.

Captulo XI Das decises administrativas

Art. 39 - As atas das sesses sero lavradas, de prprio punho, pelo Secretrio, em livro especial, e resumiro

Captulo XII Das atas das sesses

com clareza as ocorrncias, devendo conter: a) A data (dia, ms e ano) da sesso, bem como a hora de sua abertura; b) O nome do Presidente, dos Ministros presentes e do Procurador Geral; c) Resumo do expediente; d) As retificaes porventura havidas na ata da sesso anterior; e) Distribuio dos processos aos relatores; f) Resumo das decises proferidas, bastando mencionar a espcie do processo, o nome do interessado e a concluso do julgado; g) As demais deliberaes do plenrio e ocorrncias havidas. Art.40 - As atas sero lidas na sesso imediata, e assinadas, aps a sua aprovao pelo Presidente, Ministros presentes e pelo Procurador Geral.

276

Art. 41 - Os processos, verificada a sua entrada no Tribunal, sero imediatamente protocolados, e apresentados pelo Secretrio no expediente da primeira sesso ordinria, para distribuio. Pargrafo 1 - Feita a distribuio, mediante sorteio, os autos sero conclusos ao Relator sorteado, o qual solicitar, se julgar necessrio, o parecer da Contadoria, que dever ser prestado no prazo improrrogvel de 3 (trs) dias. Pargrafo 2 - De posse do parecer da Contadoria, ou na hiptese de julg-lo dispensvel, o Relator abrir vista do processo ao Procurador Geral, devendo ste dentro do prazo de 5 (cinco) dias, opinar sbre a matria por escrito, podendo, todavia, protestar pelo parecer oral na sesso de julgamento. Art.42 - Esgotado o prazo a que se refere o pargrafo 2 do artigo anterior, com ou sem o parecer do Procurador Geral sero os autos conclusos ao Relator, que ter o prazo de 5 (cinco) dias para examinar o processo. Pargrafo nico Esgotado o prazo de que trata o presente artigo, devolver o Relator os autos Secretaria, que os far conclusos ao Presidente, para organizao da pauta de julgamento do Tribunal. Art.43 - Para os despachos de expediente os Ministros, inclusive o Presidente tero o prazo de 24 (vinte e quatro) horas. Art.44 - Sero novamente distribudos os processos cujo Relator tenha se afastado do exerccio em virtude de frias ou licena.

Captulo XIII Do processo no Tribunal

Art. 45 - Somente por motivo de suspeio poder o Ministro escusar-se de funcionar nos processos da competncia do Tribunal. Pargrafo 1 - So motivos de suspeio: a) Ter o Ministro parente seu, consangneo ou afim at o segundo gru, inclusive, interessado no processo; b) Ser o Ministro amigo ntimo ou inimigo Capital do interessado no processo; Pargrafo 2 - D-se a inimizade capital: a) Se houver, ou tiver havido causa crime entre o interessado, seu cnjuge, ou qualquer parente at o segundo grau, em linha reta, ou afim, e o Ministro, sua mulher, ou parente dste, no mesmo gru; b) Se houver ou tiver havido, nos cinco anos precedentes, demanda civil, comercial ou administrativa, entre o interessado ou seu cnjuge, e o Ministro ou sua mulher; c) Se o Ministro, em ato pblico, ou pela imprensa, houver manifestado animosidade para com o interessado. Art.46 - Poder ainda o Ministro afirmar a sua suspeio por motivo ntimo, quando ste fr tal, que o impea de proceder com serenidade e justia. Pargrafo nico Ao Procurador Geral aplicam-se os preceitos dos artigos anteriores. Art.47 - Se o relator declarar-se suspeito para funcionar no processo, ser ste novamente distribudo entre os demais Ministros, observados as mesmas formalidades. Art.48 - Se no fr o relator, o Ministro que houve de dar-se por suspeito fa-lo- na sesso de julgamento,

Captulo XIV Das suspeies

verbalmente, registrando-se na ata a declarao. Art.49 - Ser lcito parte interessada no processo argir por escrito, em petio dirigida ao Presidente do Tribunal, a suspenso de determinado Ministro, baseada nos dispositivos do art.45 e seu pargrafos. Pargrafo nico A argio da suspeio nos trmos dste artigo poder ser levantada 48 (quarenta e oito) horas aps o sorteio do Relator, se a ste disser respeito, e at ao incio da sesso do julgamento, nos demais casos. Art.50 - Argida a suspeio de qualquer Ministro, o Presidente trar a petio que dela tratar, ao conhecimento do plenrio, convidando o Ministro argido de suspeito para se pronunciar a respeito do assunto. Pargrafo nico Ouvido o Ministro interessado, dever o Tribunal, decidir se h ou no a suspeio argida.

Art.51 - O registro consiste na inscrio do ato em livro prprio, com a especificao de sua natureza, autoridade que o expediu ou subscreveu, sua importncia, crdito a que deve ser imputado ou em que precise ser classificado datas da deciso e da inscrio. Art.52 - O registro simples ou sob reservas, prvia ou a posteriori. Pargrafo 1 - O registro simples, quando a inscrio feita sem que haja sido objeto de impugnao, a legalidade do ato a registrar; realizada sob reserva, quando, depois de recusada pelo Tribunal a inscrio do ato, por motivos outros que no sejam a falta de saldo no crdito, ou a imputao a crdito imprprio, o Governador do Estado ordenar por despacho, que seja le executado. Pargrafo 2 - O registro prvio quando se realiza antes da execuo do ato proposto ao exame do Tribunal; a posteriori se se efetua depois de consumado o ato. Art.53 - Quando a lei no determinar a forma de registro, ste ser prvio. Art.54 - So sujeitos ao registro a posteriori as despesas de; a) Salrio e salrio-famlia do pessoal extranumerrio, diarista e tarefeiro; b) Gratificao de representao; c) Ajuda de custo; d) Dirias; e) Substituies; f) Recepes, excurses, hospedagens e homenagens; g) Aposentadoria do pessoal extranumerrio, na parte referente a dotao oramentria; h) Gratificao por exerccio em zonas ou locais insalubres e por trabalho com riscos de vida ou de sade; i ) Auxlio para funeral; j ) Auxlio para fardamento; k ) Comisso e despesas fra do Estado.

Captulo XV Do registro

277

Art. 55 - haver um Ministro semanrio, cuja designao e atribuio sero estabelecidas em Resoluo especial do Tribunal.

Captulo XVI Do Ministro Semanrio

Art.56 - Das decises proferidas pelo Tribunal em matria de tomadas de contas pelos Ministros semanrios, sero admissveis os seguintes recursos: I . Agravo; II. Embargos; III. Reviso; Art.57 - Admitir-se- o agravo: I . Contra despacho interlocutrio do Ministro em processo que lhe tenha sido distribudo, como Relator ou

Captulo XVII Dos Recursos

278

Semanrio; II. Contra despacho ordinatrio do Presidente, em processo que no seja de carter administrativo interno. Pargrafo 1 - Interposto o agravo, em petio articulada e deduzida, poder o Ministro, dentro de 3 (tres) dias, reformar o despacho ou sentena; se no o fizer, ser o recurso, em seguida, submetido apreciao do plenrio. Pargrafo 2 - Reformado em sesso o despacho agravado, passar, o plenrio, desde logo, ao julgamento da questo principal. Art.58 - O agravo ter por fundamentos: I . Ilegalidade ou imperfeita aplicao de lei; II. Errnea ou imperfeita apreciao da prova dos autos; III. Contradio com a jurisprudncia do Tribunal; IV Inoportunidade da providncia determinada pelo despacho interlocutrio ou ordenatrio, quando a questo . principal requerer, por natureza, soluo urgente. Art.59 - Os embargos, admissveis contra decises do plenrio sero: I . declaratrios; II. infringentes; Pargrafo 1 - Os embargos declaratrios tero por finalidade esclarecer qualquer ponto obscuro, omisso ou contraditrio da deciso. Pargrafo 2 - Os embargos infringentes tero por finalidade a reforma total ou parcial da deciso. Art.60 - Os embargos infringentes tero por fundamento: I . Os mesmos fundamentos do agravo; II. A prova literal de pagamento ou quitao da importncia fixada como alcance. Art.61 - Rejeitados os embargos, in limine, ou afinal, prosseguir-se- na reforma da lei. Pargrafo nico Acolhidos os embargos e julgados privados ser reformada a deciso. Art.62 - Das decises definitivas do Tribunal em processos de tomadas de contas, caber reviso. Pargrafo 1 - A reviso ter como finalidade o reexame do processo e do julgado, reformada a deciso recorrida, ter, como efeito, a suspenso da execuo da sentena. Art.63 - a reviso ter por fundamento: I . erro de clculo nas contas; II. omisso, duplicata ou erro de classificao de qualquer verba do dbito ou do crdito; III. falsidade do documento em que se tenha fundado a deciso; IV supervenincia de documentos novos com eficcia sbre a prova produzida. . Pargrafo nico A falsidade do documento ser articulada no pedido e provada no processo de reviso. Art.64 - Os recursos sero interpostos: I. os de agravo, pela Procuradoria Fiscal do Estado, ou pelo interessado, dentro de 5 (cinco) dias, contados da devoluo do processo Secretaria, quando se tratar de despacho interlocutrio ou ordenatrio; II. os de embargos, pela Procuradoria Fiscal ou pelo interessado, dentro de 5 (cinco) dias, contados da aprovao da ata da sesso, quando se tratar de deciso interlocutria e dentro de 10 (dez) dias contados da publicao no Dirio Oficial quando se tratar de deciso final; III. os de reviso pela Procuradoria Fiscal, pelo responsvel, seus herdeiros, sucessores ou fiadores, dentro do prazo de 5 (cinco) anos, quando prescreve o direito dos interessados contra a fazenda pblica, ou o desta contra o daqueles. Art.65 - os recursos admissveis nste captulo sero apresentados em petio articulada e deduzida, quando se tratar de embargos ou reviso, ao Presidente do Tribunal; e ao Ministro Semanrio, quando se tratar de agravo, o qual poder desde logo indeferir o recurso, quando no estiver devidamente documentado, ou fr manifestamente impertinente ou protelatrio.

Art.66 - Os Ministros e o Procurador Geral percebero vencimento iguais aos que percebem os Desembargadores do Tribunal de Justia do Estado (pargrafos 2 do art. 24 da Constituio Estadual e 1, do art. 4, da Lei 685, de 11/12/1953). Art.67 - Os Ministros e o Procurador Geral, aps um ano de exerccio, tero direito a 60 (sessenta) dias

Captulo XVIII Dos vencimentos e das frias, licenas e faltas

consecutivos de frias por ano, no podendo gos-las, simultaneamente, mais de dois Ministros. Pargrafo nico O Presidente organizar uma escala anual de frias para os membros do Tribunal, ouvidos os ministros e o Procurador Geral e observadas as disposies dste artigo. Art.68 - As licenas para os membros do Tribunal e o Procurador Geral so concedidas: a) Para tratamento de sade; b) Por motivos de doena em pessa da famlia; c) Para o trato de intersses particulares. Art.69 - As licenas para o tratamento de sade sero concedidas com vencimentos integrais, observando o seguinte: a) At 90 (noventa) dias de licena aos Ministros e ao Procurador Geral podero ser concedidas mediante atestado passado por mdico particular, com firma reconhecida; b) As licenas de mais de 90 (noventa) dias sero concedidas mediante laudo passado por junta mdica do Departamento de Sade do Estado, ou por junta mdica do servio pblico federal ou de outro Estado, caso se encontre o Ministro em local onde no haja junta mdica oficial estadual; c) Em se tratando de doena que requeira tratamento especializado, o atestado poder ser fornecido por especialista ou Instituto mdico especializado, contendo a discriminao da doena e concluso diagnstica e dever ser encaminhado ao Presidente. Pargrafo nico O atestado mdico passado por entidade pblica federal ou de outro Estado, nos trmos da alnea precedente, poder ser remetido mediante registro postal. Art.70 - Os Ministros e o Procurador Geral podero obter licena por motivo de doena na pessa de ascendente, cnjuge ou descendente. Pargrafo 1 - Provar-se- a doena mediante inspeo mdica, na forma prevista nas alneas b e c do artigo anterior . Pargrafo 2 - A licena de que trata ste artigo ser concedida com vencimentos integrais at um ano, e um dois teros dos vencimentos se sse prazo excedeu de um e prolongar-se at dois anos. Art.71 - Depois de dois anos de efetivo exerccio, podero os Ministros e o Procurador Geral obter licena, sem vencimento, para tratar de intersses particulares, at um ano. Pargrafo 1 - S poder ser concedida nova licena depois decorridos dois anos da terminao da anterior. Pargrafo 2 - Os Ministros ou o Procurado Geral, em gzo da licena prevista nste artigo, dela podero desistir, a qualquer tempo. Art.72 - As faltas, at duas por ms, dadas pelos Ministros, podero ser justificadas pelo Tribunal, sem prejuzo dos vencimentos. Pargrafo nico As que excederem dsse nmero ou as no justificadas determinaro um desconto de vencimentos correspondente a um dia de servio, por falta verificada.

279

Art.73 - A aposentadoria dos membros do Tribunal e do Procurador Geral ser dada: a) Por invalidez comprovada; b) Compulsoriamente, aos setenta anos de idade; c) Mediante requerimento do interessado, aps trinta anos de servio pblico, contadas na forma da lei. Pargrafo nico A aposentadoria, em qualquer dstes casos, ser decretada com vencimentos integrais (Pargrafo 2 do art.24 e art.46 da Constituio Estadual Pargrafo 1 do art.95 da Constituio Federal). Art.74 - Para efeito da aposentadoria, computar-se- integralmente: a) O tempo de servio pblico federal, estadual ou municipal; b) O tempo de exerccio de mandatos eletivos, federais, estaduais ou municipais; c) O perodo de servio ativo nas Foras Armadas, prestado durante a paz, computando-se pelo dbro o prestado em tempo de guerra; b) O tempo de exerccio de mandatos eletivos, federais, estaduais ou municipais; c) O perodo de servio ativo nas Foras Armadas, prestado durante a paz, computando-se pelo dbro o prestado em tempo de guerra;

Captulo XIX Das aposentadorias

d) O tempo em que o membro do Tribunal ou o Procurador Geral esteve em disponibilidade; e) O tempo de servio prestado em autarquia; f) O tempo de licena para tratamento da prpria sade. Pargrafo nico vedada a acumulao de tempo de servio prestado concomitemente em dois ou mais cargos ou funes, da Unio, dos Estados ou dos Municpios e das autarquias.

Art.75 - O Regimento poder ser reformado, mediante proposta de qualquer Ministro ou do Procurador Geral. Pargrafo 1 - Apresentado projeto de reforma, ser designada uma comisso especial de dois Ministros para sbre ela emitir parecer. Pargrafo 2 - O projeto de reforma, com o respectivo parecer, sero submetidas a atuais discusses e votaes; na primeira ser votada englobadamente, e na segunda discusso, artigo por artigo. Pargrafo 3 - Aprovada em duas discusses, a reforma ser ela publicada e incorporada ao texto do Regimento Interno.

Captulo XX DA reforma do Regimento

280

Art.76 - O Tribunal ter o tratamento de Egrgio e os seus juzes o de Ministros. Art.77 - Para os casos omissos no presente Regimento, servir de subsidirio o Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo, e , no dispondo ste sbre a matria, caber ao Tribunal decidir. Art.78 - O Tribunal votar, em Resoluo especial, o Regulamento da sua Secretaria, estabelecendo a sua organizao, direo e ordem dos servios, competncia, atribuies, direitos e deveres dos seus funcionrios. Art.79 - Enquanto no tiverem substitutos legais, na forma que a lei determinar, os Ministros no podero afastar-se do Tribunal para o exerccio das funes pblicas previstas no Captulo II, exceto o magistrio, secundrio ou superior, e para o gzo de licena para o tratamento de intersses particulares. Art.80 - O presente Regimento entrar em vigr na data de sua publicao em redao final e assinatura pelos Ministros e pelo Procurador Geral. Retificaes: I) Na primeira linha, da presente ata, onde se l: vinte e seis dias, leia-se: trinta dias. II) pgina 66 foram, por engano, repetidas as letras b e c do artigo 74. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a sesso, da qual, eu, Aecim T ocantins, Secretrio ad-hoc, mandei, por ordem do Senhor Presidente, que se lavrasse a presente ata que, depois de lida e aprovada ser assinada. Benedicto Vaz Figueiredo (Presidente) Rosrio Congro Luis Felipe Sabia Ribeiro Clvis Corra Cardoso Lenine Pvoas Sebastio Oliveira.

Captulo XXI Das disposies gerais e transitrias

Вам также может понравиться