Вы находитесь на странице: 1из 26

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

Paulo Mendes da Rocha: Esboo inicial de um projeto

91
O ARQUITETO ao elaborar notaes grficas para construir a idealizao de um projeto, pratica ao mesmo tempo uma espcie de jogo criativo e uma espcie de ajuizamento restrito que definiro as formas e as razes possveis de alguma coisa, incluindo-se tambm o como esta coisa ser realizada. Embora se tenha tentado reduzir esta ao de concepo a um processo simplificado de busca e sntese, ser sempre uma arte, uma mistura peculiar de atos do pensamento. A inveno de qualquer artefato pressupe faculdades mentais que existem, em maior ou menor grau, mesmo naqueles indivduos mais resistentes a aquisio formal de conhecimentos; mesmo assim, conceber um projeto significa lidar com qualidades, com conexes complexas, com paradoxos e ambigidades. Talvez se possa enunciar que, num sentido mais geral, uma questo conceitual ir emergir no instante em que algum demanda alguma coisa, mas ainda desconhece as aes necessrias para obt-la. Qualquer um que idealiza um curso de ao, visando transformar uma determinada situao existente numa outra adaptada aos seus interesses, estar concebendo genericamente uma forma de projeto. Num sentido mais restrito, uma demanda, rigorosa e metodicamente problematizada por um operador criativo, plenamente consciente da sua ao, vai se instituir como o cerne de um projeto. Considerar a capacidade de projetar do homem pressupor que o futuro no se determina de maneira unvoca, que o mundo real um campo onde se permite a ao e o desenvolvimento de uma criatividade humana. O ato de projetar envolve a capacidade de analisar e avaliar situaes, a habilidade para antecipar eventos futuros e a possibilidade de um pensamento criativo com o qual se elaboram solues e alternativas adequadas. A concepo do projeto [design] de um artefato compreende uma atividade mental complexa. um processo, que instantaneamente visualiza o potencial de conexo possvel entre problema e possibilidade, que visualiza repentinamente um possvel padro de ordem em meio ao aparente caos ou a possibilidade de melhora em meio ineficincia uma intuio que conduz a um sentido profundo do conhecer, mesmo com uma aparente ausncia de confirmao racional. Entretanto, vai necessariamente envolver em algum momento a razo, ao abordar analiticamente o problema e as alternativas possveis de soluo.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

CONCEPO DO PROJETO

Diagrama de projeto.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

92
Poder-se-ia dizer que a concepo do projeto sintetizar trs aspectos dos processos mentais: a compreenso repentina (ou insight), a intuio e a razo, para viabilizar a criao da imagem (ou representao) do possvel. Para os arquitetos, a concepo de projetos envolve as capacidades de abstrao (acerca de uma demanda ou dados de um programa de necessidades) e de antecipao (apresentao e representao de solues plausveis). Mas s isso no suficiente para que se possa entender a intrigante capacidade humana de descobrir aquilo que ainda no existe. O projeto de arquitetura e de urbanismo no lida com o necessrio o inevitvel, o que no pode deixar de ser lida principalmente com a contingncia possibilidade, eventualidade, no como as coisas so, mas como as coisas poderiam ou deveriam ser ou at mesmo no ser. No traz em si uma nica razo de sua existncia, mas possibilidades. O processo de concepo do projeto no deixa ento de ser uma espcie de investigao que lida com a concepo do artificial e esta natureza que torna impossvel desenredar prescrio de descrio. A noo de concepo se articular tanto num binmio como numa dicotomia entre descrio e prescrio (Simon, 1969/1996, Boutinet, 1996).

Ambientes do problema arquitetnico (Paul Laseau).

Exemplos de diagramas de estudo (Paul Laseau): Do abstrato ao concreto.

Diagrama bolha.

Diagrama layout.

O projeto de arquitetura e de urbanismo ir se estabelecer a partir de uma representao antecipada do que ser uma futura edificao ou um espao urbano, que enquanto registrada unicamente no papel, no mais que um conjunto de intenes e promessas. Do ponto de vista construtivo projetar organizar e fixar construtivamente os elementos formais que resultam de uma vontade ou inteno de transformar um dado ambiente ou lugar. No seu sentido mais amplo e compreensivo, a palavra significa antecipao. O objeto desta antecipao no necessariamente um dado ou evento material; no entanto, no seu uso corrente, favorecido talvez pelo seu uso proeminente em arquitetura, o termo efetivamente usado como antecipao de um evento material. Projeto enquanto antecipao implica no s numa referncia ao futuro, mas tambm numa condio de possibilidade de realizao neste horizonte temporal.

Diagrama funcional.

Diagrama cotado.

93
Os movimentos de arquitetura dos sculos XIX e XX abrigaram diversas linhas de pensamento e vrias formas de expresso, tornando-se, muitas vezes, conflitantes. No entanto, acabaram por consolidar uma nova maneira de trabalho, um novo sistema de produo. A produo de edificaes e espaos urbanos se institui hoje, segundo fases distintas pelas quais o processo de concepo se separa da atividade construtiva. A principal funo de arquitetos e engenheiros no atual contexto scio-econmico no o de produzir construes e sim de idealiz-las: intervm essencialmente na qualidade de projetistas. Em geral, antes de se iniciar a elaborao dos documentos de projeto ocorre uma fase preliminar em que se define o problema. Esta definio resultaria da anlise de informaes relativas a quatro imperativos: necessidades objetivas (programa), tradio cultural, condicionantes locais (clima, stio etc.) e recursos materiais e econmicos disponveis. O processo conceptual se iniciaria na coleta e organizao, quando estas informaes sero, ento, interpretadas e valoradas de acordo com uma escala de prioridades ou um vis. Um projeto de arquitetura e de urbanismo tem como objetivo transformar ou adaptar um dado ambiente existente. Nos grandes projetos esse objetivo pode ter a uma s vez, natureza econmica, poltica, social etc. Um projeto, que implicar em grandes investimentos, exige uma definio complexa de metas, que no sero determinados por uma interpretao restrita da realidade existente, mas resultaro da manifestao de diferentes motivaes e interesses. A multiplicidade de seus aspectos obriga algumas vezes a interveno de arquitetos, engenheiros, designers, socilogos, economistas, construtores, polticos, empresrios etc. de grupos da comunidade. Sabe-se que as motivaes pblicas e privadas incluindo-se nestas ltimas os interesses de indivduos e de grupos que compem os diversos segmentos de uma comunidade para o desenvolvimento ou implementao de aes so, por natureza, dessemelhantes. Nesses casos torna-se importante para o projetista responsvel identificar os diferentes interesses em jogo e determinar vocaes, oportunidades e os potenciais pontos de conflito, de modo que a instruo das possibilidades de escolha ou alternativas que iro constituir o projeto, possa acomodar esses conflitos.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

Diagrama rupestre.

Diagrama conceitual.

Exemplos de diagramas de estudo (Paul Laseau).

Diagrama de fluxo.

Diagrama funcional.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

94

Esquema demostrativo do processo de projeto segundo Charles Eames: As interferncias entre os interesses do projetista, do cliente e da sociedade na delimitao do problema arquitetnico.

Eames House.

Statement of the Eames Design Process by Charles Eames for Louvre Show: What is Design 1969.

95
Tradicionalmente, o processo criativo da concepo do projeto visto como um procedimento ordenado e metdico com uma estrutura formal convencionalmente estabelecida da seguinte maneira:

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

Diagrama de reas.

Anlise => Sntese => Avaliao => Apresentao A concepo do projeto tambm tem sido abordada como um processo cclico que apresenta dois aspectos recorrentes bsicos: um que se pode dizer criativo e um segundo que se poderia denominar como presuntivo. No estgio criativo, o objetivo seria o de formular propostas alternativas para solues viveis e possveis; no estgio presuntivo, o objetivo seria o de pressupor o desempenho destas solues para atender a demanda de projeto original. A concepo de projetos como um processo tem sido estudado de inmeras maneiras. Primeiramente da perspectiva dos registros e testemunhos histricos da sua produo interpretados de acordo com preferncias (ou cnones) estticas, circunstncias sociais e at mesmo inovaes tcnicas que tenham motivado sua elaborao. Podem ser examinados em conformidade s muitas prescries tericas como algo que pode ser considerado um bom projeto. Finalmente esses estudos podem procurar observar e acompanhar o que os projetistas fazem para desenvolver seus projetos. bem verdade que no existem muitos estudos que detalham a atuao de projetistas, dada a dificuldade de se verificar e acompanhar o percurso entre as primeiras especulaes e o projeto acabado. De todos os pontos de vista os autores parecem hoje convergir para uma concluso: o projeto de arquitetura lida com problemas complexos, lida com determinao e indeterminao ao mesmo tempo. Ademais, se existe de fato um processo, este se dar como uma forma especial de inquirio pela qual os indivduos no s descrevem, mas prescrevem e do forma a idias de ocupao do espao. A maior dificuldade para compreender as caractersticas distintas e especficas desta forma especial de inquirio, deve-se ao fato de que, no seu desenrolar, recorrem-se a fontes de conhecimento e formas de pensamento que, por muitas vezes, so paradoxais e conflitantes.
Diagrama matriz.

A abstrao aplicada ao projeto arquitetnico (Paul Laseau).

Diagrama de organizao.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

96
Mesmo considerando, entre outros, o tratado do arquiteto-escultor Antonio Averlino Filarete e os textos do frade dominicano Francesco Colona, de certa maneira De Re dificatoria pode ser considerado um texto inaugural (Choay, 1980), fundador da tradio arquitetnica. a partir dele que se reconhecer na arquitetura a formao de um campo de conhecimento e todos os tratadistas importantes, de uma forma ou outra, faro referncia a esse trabalho. Os tratados na arquitetura passaro a representar um conjunto de conhecimentos normativos que estabelece aquilo que deve ser belo e apropriado na edificao. Em muitos casos, trabalhos tericos que aparentemente postulam uma abordagem cientfica so, na sua essncia, de natureza normativa e, muitas vezes, marcados por posies deterministas, clichs ou posies meramente consensuais. Esse tipo de discurso terico no campo da arquitetura pode oscilar entre posies extremas, de natureza doutrinria por um lado, e por outro de natureza classificatria ou categrica. No contexto desta variao de posies poder-se-ia identificar dois enfoques radicais. O primeiro enfoque estabelece que o projeto de arquitetura determinado pelo relacionamento da arquitetura com o mundo, tanto nos seus aspectos fsicos como nos sociais e culturais. Este enfoque ser fortemente contaminado por abordagens hipotticodedutivas provenientes das cincias naturais e das cincias sociais. No entanto, alguns autores vo objetar esse tratamento cientfico quando, em muitos casos, notam proposies que reivindicam operar com dados factuais, mas que, de fato, escondem ou disfaram juzos de valor. No enfoque oposto, o projeto de arquitetura tem o compromisso fundamental de relacionar a arquitetura com ela mesma e com os elementos que a constituem. Posio em que h uma notvel tendncia ao domnio do formalismo dos princpios de composio. Neste sentido, alguns autores vo objetar esse outro enfoque quando, em muitos casos, notam proposies que recorrem a uma retrica pomposa para justificar a arte pela arte.

Drer.

Filaret: Cidade ideal do sec. XV. Palazzo Ducale di Urbino.

Em arquitetura composio ser um termo que muitas vezes se aplica, alternativamente, para um modo de proceder, um mtodo, que regular a concepo do projeto. Atualmente o

97
uso mais familiar e usual do termo se d no contexto da msica. No entanto, seu sentido usual uma obra a qual nada pode ser acrescido ou retirado sem perda de sua totalidade estar intimamente ligado a tradio arquitetnica desde a Renascena. A tcnica da composio foi desenvolvida e aplicada na Ecole des Beaux Arts e na Ecole Polytechnique, nos sculos XVIII e XIX, para a organizao da prtica do projeto e em doutrinas pedaggicas e continua sendo, at hoje, muito influente tanto como tcnica de projeto quanto como mtodo de ensino. O autor Alan Colquhoun (1991) ir definir o termo, conforme a tradio da Ecole des Beaux Arts, da seguinte maneira:
Procedimento criativo que organiza ou ordena elementos formais de acordo com princpios universais de composio que so independentes de estilos, ou conforme leis de formao geradas a partir da prpria obra, ou mesmo a partir de certos princpios de estruturao dos quais a forma resultaria automaticamente sem a participao do juzo consciente do artista.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

Alberti: Santa Maria Novella (propores segundo Franco Borsi).

A composio como tcnica de projeto e como mtodo de ensino da Ecole des Beaux Arts se fundamenta numa interpretao ao mesmo tempo conservadora e simplificada das teorias Renascentistas, de acordo com as quais os elementos constituintes de uma edificao so subordinados a um aspecto principal [principe], e tem como objetivo alcanar unidade e harmonia na obra arquitetnica. Mtodo que era bastante claro e estabelecia precisamente qual seriam as aes necessrias para se chegar a um projeto final: o primeiro momento o desenvolvimento do partido [parti pris], que o esquema conceitual bsico definido a partir de esquemas tipolgicos tradicionais previamente catalogados; em seguida desenvolvia-se o esboo ou bosquejo [esquisse], o estudo que definia com maior preciso as caractersticas gerais da edificao; finalmente preparavam-se os Desenhos Finais [rendu], tratados de forma requintada e fiel ao bosquejo [esquisse] original. A abordagem de Durand, no seu ensino na Ecole Polytechnique (1795 a 1830), propunha um mtodo de composio estruturada sobre uma lgica combinatria rigorosa e limitada a um conjunto de elementos arquitetnicos restrito. O mcanisme de la composition, que deveria estar livre de qualquer especulao metafsica, favoreceria o emprego de um tipo

Louis Noguet: Hospedaria. Prix de Rome dAchitecture, 1865.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

98

Croquis de Frank Gehry para Bilbao.

Vista area de Bilbao.

99
de desenho que fosse rigoroso, tcnico e preciso. O mtodo ainda enfatizava os aspectos construtivos e de engenharia da concepo arquitetnica que foram rapidamente disseminados e assimilados por muitas outras escolas. Hoje esses procedimentos no poderiam ser to restritivos. A ruptura, que j no sculo XVIII se faz em relao a tradio clssica, provocar uma condio da qual surgiro polaridades conceituais como forma e funo, contraste e harmonia, figura e abstrao, estrutura e ornamento etc. A participao do juzo consciente do artista passar a ser exigida e muito valorizada para uma arquitetura como ato de vontade do arquiteto. Mesmo assim, as lies simples e orientadas da Ecole des Beaux Art, e at mesmo aquelas de Durand, ainda influem na prtica e no ensino do projeto. Apesar da renovao formal e da introduo de uma agenda social, a ruptura modernista, talvez mal resolvida teoricamente, foi absorvida por um processo de desenvolvimento que d continuidade a tradio clssica. Ou seja, ainda nota-se na prtica o uso continuado da noo de composio no seu sentido mais tradicional aquele que busca estabelecer relaes formais de valor permanente como a principal maneira de abordagem da concepo do projeto e mtodo de ensino. Na maioria das vezes antes de se iniciar um projeto ocorrer uma fase preliminar em que se define um conjunto de demandas ou problemas. Esta definio resultaria da anlise de informaes relativas a quatro imperativos: necessidades objetivas (o programa), tradio cultural, condicionantes locais (clima, stio etc.) e recursos materiais e econmicos disponveis. O processo de concepo do projeto se iniciar quando estas informaes so interpretadas e organizadas de acordo com uma escala de prioridades. No entanto, surgiu na dcada de 70, timidamente e ainda desconsiderada pela grande maioria no contexto da arquitetura contempornea, uma tendncia que passou a considerar as noes de sistema e processo como integrantes de uma atitude de concepo mais adequada aos desafios impostos pela complexidade de um mundo que solicita edifcios versteis. Alguns dos exemplos desta tendncia so a concepo de elenco [listing],

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

Giovanni Battista Piranesi: Detalhe da pontemausolu do Imperador Adriano, 1756.

Jean-Nicolas-Louis Durand: Esquemas de combinaes compositivas, 1795-1830.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

100
sugerida pelo autor Bruno Zevi, e a concepo da Liguagem de Padres [patternlanguage] proposta pelo autor Christopher Alexander. Essas novas atitudes diante da noo de projeto vo implicar na rejeio crtica de alguns princpios ou convenes de origem clssica ou acadmica. Em outras palavras, poderia significar o estabelecimento de condies de possibilidade para uma Obra Aberta em oposio as limitaes de uma Obra Fechada. Uma atitude de projeto adequada a uma obra de arquitetura que pode ser transformada com o uso, uma obra de arquitetura que se pode acrescentar, eliminar ou at modificar sem que ela perca sua singularidade. Zevi sugere que a edificao paradigmtica dessa atitude de concepo do projeto o Mumers Theatre, concebido pelo arquiteto John Johansen em 1971 para a cidade de Oklahoma. No mais, o importante reconhecer que o esforo para atender uma demanda conceptual ser sempre precedido pelo esforo para compreend-la. A primeira e principal tarefa do projetista transformar uma demanda em uma questo temtica, em clarificar um possvel enunciado e estabelecer um problema de projeto. Isso implicar na tentativa de representar a situao e os elementos que iro constituir o cerne da questo conceptual e de buscar as referncias que iro auxili-lo na gerao de alternativas. Em outras palavras, estabelecer as condies para que se possa ento resolver problemas [problem-solving], atribuindose noo de problema no o seu sentido matemtico, mas um sentido heurstico bem mais amplo.

John Johansen: Mumers Theatre.

O autor H. Simon argumenta que todo esforo para resolver problemas [problem-solving] deve se iniciar com a criao de uma representao da questo conceptual. Particularizando aqueles aspectos de uma situao que so relevantes e omitindo aqueles que no so essenciais, se fixa a delimitao de um campo do problema [problem-space] dentro do qual a busca para uma soluo passa a ter lugar. Alguns autores franceses (Lassance, 1998, Fernandez, 1996, Conan, 1990) vo definir para alm desse campo do problema um mais amplo, denominado como espao referencial de criao [espace rfrentiel de creation], no qual incluem tambm as convices pessoais de cada projetista e as referncias tcnicas e culturais que o influenciaro na gerao de alternativas de soluo. Por outro lado, Schn

101
(1983) por entender o processo de concepo como um percurso no previsvel, indeterminado, sustenta as possibilidades criativas esto, muitas vezes, fora do campo do problema. Apesar das aparentes diferenas nos modus operandi dos projetistas, aqueles envolvidos com a cincia da cognio reivindicam identificar procedimentos comuns na maneira pela qual esses projetistas lidam com suas invenes e descobertas. Estas interpretaes buscam explicar a criatividade humana na soluo de problemas numa situao marcada por uma racionalidade confinada aos limites condicionais do campo do problema. Argumentam que, aps a definio dos limites e da amplitude do problema se inicia a busca e gerao de alternativas e a avaliao e ajuizamento destas em funo daqueles limites e daquela amplitude. Ou seja, em funo de uma lista de requerimentos, diretrizes ou exigncias que, em algum grau, atenda a definio do propsito ou meta estabelecido para o artefato; em funo do modus operandi e do vis do projetista e, finalmente, em funo do conjunto de restries, limitaes, constrangimentos, cerceamentos e coeres impostos tanto pela natureza ou estrutura possvel do artefato quanto pelo ambiente de fundo, no qual aquele artefato desempenhar sua finalidade. Simon (1969/1996) argumenta que os processos mentais para a descoberta de formas de representao de problemas, o que vale dizer para a delimitao de um campo do problema [problem-space], so fundamentais para uma teoria do pensamento e correntemente uma rea de intensa pesquisa nos campos da psicologia cognitiva e da chamada inteligncia artificial. Abordar uma questo conceptual de projeto, na maior parte das vezes, ir significar representar sua problematizao de tal maneira que alternativas de soluo possam se revelar de forma inequvoca. Aparentemente, o projetista ou planejador v e compreende somente aquilo para o qual pode prover alguma forma de expresso ou representao. Simon prope, que se for considerado a questo conceptual nesses termos, a representao ser central a uma cincia do projeto, particularmente quando se trata do projeto de engenharia e arquitetura que lida com objetos e arranjos no espao real.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

Croquis de Renzo Pianno.

F.L.Wright: Desenho para um clube em Huntington.

Croquis de J. Hejduck.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

102

Pensamento grfico: Anlises grfica de atividades (Paul Laseau).

Diagrama analtico.

Exemplos de diagramas de estudo (Paul Laseau).

Diagrama analtico.

Diagrama de fluxo.

103
De fato, nenhum projetista ser capaz de imaginar todas as solues possveis para uma demanda. Alm disso, o que define a lgica da concepo do projeto no a busca da soluo tima, que utopicamente atenderia integralmente a uma questo conceptual, mas de alternativas ambiciosamente satisfatrias, que em algum grau a atendam naquele determinado momento. Vale dizer que a lgica da concepo do projeto lida com problemas abertos a mltiplas solues em que o projetista escolhe e adota uma determinada alternativa. J. C. Jones (1992), por sua vez, argumenta que os problemas de projeto podem ser de dois tipos: divisveis e indivisveis. Divisveis so aqueles problemas que podem ser repartidos em subproblemas independentes que podero ser resolvidos paralelamente por diferentes projetistas trabalhando em conjunto. Indivisveis so aqueles problemas em que os subproblemas esto presos a uma rede de dependncias. No universo dos problemas de projeto Simon prope uma distino entre aqueles que seriam naturalmente bem-definidos [well-defined], problemas simples e claramente estruturados, daqueles que seriam mal-definidos [ill-defined], problemas complexos. O autor Abraham Moles, ao estudar a criao cientfica, os chama de bem colocados [bien plac] e mal colocados [mal plac]. Problemas bem-definidos so aqueles em que a finalidade ou o objetivo final est claramente prescrito e aparente, e sua soluo requer somente a proviso dos meios apropriados. Grande parte dos autores parece concordar que o esforo do projetista seja para resolver problemas [problem-solving], - considerando a abordagem de Simon, - ou para se envolver, diante de um problema de projeto, numa situao de concepo [design situation], considerando a abordagem Schn, - compreender trs tipos bsicos de atividade que no necessariamente se desenrolaro numa progresso linear de aes: caracterizao e representao do problema; gerao de alternativas de soluo; avaliao e escolha de alternativas adequadas.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

Oscar Niemeyer e a Casa das Canoas: Relao arquitetura e lugar.

Mies van der Rohe: Desenhos para a Hubbe House.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

104
Claramente, cada um destas atividades interdependente; ou seja, poder-se-ia dizer sobre a estratgia habitual, que um determinado projetista emprega para gerar alternativas, pode condicionar a maneira pela qual esse projetista ir representar o problema de projeto em primeiro lugar. Tanto, que muito comum encontrar na literatura profissional (prescritiva e normativa) descries de procedimentos para concepo de projetos em termos de estratgias para a gerao de alternativas de soluo. De fato, dentro dessa linha de abordagem se destacam algumas tentativas reducionistas de definio do projeto, situandoas em um nvel de explicao bem mais simples: projeto resulta de um processo de tomada de decises; projeto resulta de um processo de atendimento a restries;

Mark Sowatsky: Desenho de concepo.

Alvar Aalto: Esboos para a Igreja de Vuoksenniska.

projeto resulta de um processo de deliberao em torno de questes; projeto resulta de um processo de busca planejada; projeto resulta de um processo de resoluo de problemas complexos. Na verdade a concepo do projeto pode ser isso tudo e muito mais; e seja como for, tomando-se as precaues necessrias diante desse tema instigante, poder-se-ia considerar, em suma, que: a concepo do projeto se inicia com a delimitao de um campo para o problema, ou seja, a construo do enunciado do problema projetual e das possibilidades de sua soluo; cada problema de projeto nico e entendido tambm de forma nica por cada projetista; qualquer que seja o problema de projeto, em geral, sua formulao no ser definitiva podendo at incorporar alguma indeterminao fundamental;

Eric Mendelsohn: Park Synogogue. Desenhos de estudo.

a concepo do projeto se d como uma materializao de representaes; o desenho para o projetista ser, nos seus mltiplos aspectos, o ambiente mais adequado para a construo de conhecimentos.

105
O desenvolvimento e a elaborao de um projeto em arquitetura dar-se- atravs de representaes que antecipem uma inteno de transformao. Envolvem dois momentos que se alternam e se realimentam: um de gerao de alternativas e um outro de avaliao e teste. A operao conceptual, quanto representao de uma futura edificao ou espao urbano, se estabelece de dois modos fundamentais: a formao da imagem da edificao e sua comunicao codificada visando uma correta compreenso (Gregotti, 1975, 1996). Essas duas fases no so temporalmente sucessivas, nem necessariamente de lgica causal, guardam entre si uma certa independncia funcional, mas se influenciam mutuamente ao longo do desenvolvimento do projeto. Os passos entre notaes grficas para a formao de uma imagem e representaes da sua comunicao codificada no so em nada mecnicos e implicam em compromissos qualitativamente distintos. A reinveno do projeto de arquitetura, assim como sua consolidao, dentro do seu significado atual, dar-se- de forma paralela ao desenvolvimento da ferramenta que fixar a imagem da construo antes de sua realizao: o desenho de arquitetura, tanto o de estudo como o de execuo. Essa reinveno do projeto arquitetnico ocorre no sculo XV durante o Renascimento. O Renascimento na Itlia no foi s um perodo onde as artes e as cincias floresceram; foi tambm uma poca de conflitos blicos recorrentes. De certa forma, a conquista de Constantinopla em 1453 pelos Turcos, com o uso de canhes, inaugura uma nova era. Os muros dos castelos medievais j no poderiam assegurar defesa e proteo, e para resolver o problema, arquitetos italianos comearam a estudar e a idealizar alternativas. Em um esquema de 1487, Giuliano da Sangallo (1445-1516) prope, possivelmente pela primeira vez, uma plataforma elevada murada com a forma aproximada de um pentgo alongado para uso de artilharia. Esse novo elemento formal, posteriormente denominado baluarte ou bastio, se destacava do permetro murado de uma fortaleza, e sua forma angular foi concebida para anular pontos cegos e permitir a varredura do contorno da fortaleza com os tiros dos canhes. Ora, uma questo ou demanda de concepo havia sido claramente identificada e a geometria e a matemtica embasaram a busca, pelo desenho, por uma soluo construtiva funcional e inovadora. Ou seja, buscavam, conforme a j citada

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

CONCEPO E REPRESENTAO

Bramante: Fachada interna do Palcio da Chancelaria em Roma.

Antonio da Sangalla: Palcio Farnesi em Roma ((1515-1530).

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

106

Bramante: Estudos de arquitetura. Rafael, 1506-1507: Vista parcial do interior do Panteo, Roma.

Panteo: Vista externa.

107
formulao de Alberti: ... descobrir a maneira correta e infalvel de combinar e ajustar as linhas e ngulos.... De fato, quase todas as grandes figuras ligadas a arquitetura desse perodo estiveram envolvidas com problemas militares: Leonardo da Vinci (1452-1519) que serviu ao Duque de Sforza, de Milo, idealizando fortalezas, tneis, pontes, mquinas de guerra; Michelangelo Buonarroti (1475-1564) que aperfeioou as defesas de Florena e do Vaticano; a famlia Sangallo Giuliano da Sangallo, Giovanfrancesco da Sangallo, Gianfrancesco da Sangallo, Battista da Sangallo, Antonio da Sangallo e Antonio da Sangallo, il giovane que foi das mais importantes entre os arquitetos pioneiros tambm a servio do Vaticano. No entanto, para a maioria dos historiadores, o evento que marcar a nova maneira da produo arquitetnica foi a disputa para a concluso da baslica Santa Maria dei Fiore de Florena no incio do sculo XV. O arquiteto Fillipo Brunelleschi (1377-1446) termina se impondo na disputa pelo controle do canteiro da obra porque sabia como resolver um enigma: como remediar uma situao inslita, aquela de uma igreja erigida no final do sculo XIV sem nenhuma cobertura no cruzamento dos seus transeptos, um tambor octogonal com paredes de mais de sessenta metros de altura e com mais de quarenta e cinco metros de dimetro? Como erigir um domo numa edificao existente, em uso e sem possibilidades de montagem de andaimes ou cimbramento, j que no havia madeira suficiente? Para resolver esse problema Brunelleschi se inspira em antigas tcnicas de construo de abbadas de aresta das runas romanas que freqentemente visitava. No como uma cpia, mas como uma sntese entre um sistema construtivo antigo e uma descoberta experimental inovadora, seu projeto, matematicamente idealizado, resultou num domo de casca dupla, leve e auto-portante. Tinha a vantagem de poder ser construdo em camadas sucessivas, sem a necessidade de estruturas temporrias de apoio em madeira, tal como usado no perodo gtico. Entre as cascas, as arestas verticais e as espinhas transversais, a guisa de costelas, serviam de botaru e suporte principal. Mesmo assim, apesar do seu gosto pelas solues romanas, Brunelleschi, diante da fragilidade das paredes do tambor, reconheceu ser impossvel adotar uma soluo como a do Pantheon romano. Apesar de relutar, as

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

Fillipo Brunelleschi: Domo da baslica Santa Maria dei Fiore. Corte e modelo.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

108
circunstncias o foraram a adotar uma cpula ogival nos moldes gticos. Para visualizar a resoluo do problema revolucionou o uso de desenho e modelos. Mesmo empregando esses recursos, no foi fcil convencer contratantes e seus outros concorrentes da exeqibilidade de sua idia.

lvaro Siza: Serralves Museum. Portugal. Croquis e obra.

Em suma, foi a partir do processo de elaborao dos estudos e da busca por solues inditas e inovadoras e, portanto, de uma concepo formal e construtiva, que se estabeleceram os elementos fundamentadores para o desenvolvimento da noo de projeto (Benevolo, 1987, Boutinet, 1996, Gregotti, 1972, 1996): projeto arquitetnico um ato criador que ser sempre uma resposta construtiva a uma demanda de fundo social cujo desenvolvimento buscar uma articulao que atenda e discuta um programa de finalidades definido, em geral, por um cliente financiador. projeto arquitetnico ser inevitavelmente o produto de um agente criador, o arquiteto, que confrontado com um problema nico, singular, buscar uma soluo tambm nica, singular.

lvaro Siza: Centro de Metereologia em Barcelona. Croquis e obra.

problema de projeto ser analisado em termos de sua complexidade, portanto considerando uma pluralidade de respostas possveis, tendo sempre em conta o stio, os materiais, as tcnicas, os recursos e a participao de outros atores: outros projetistas, construtores e o cliente. projeto tratado e desenvolvido longe do canteiro de obras atravs da modelizao de representaes: desenhos de estudo, desenhos tcnicos, perspectivas (redefinida tecnicamente e atualizada pelo prprio Brunelleschi) e maquetas. Para alm das solues de ordem tcnica, sejam elas construtivas/estruturais ou funcionais/ utilitrias, o agente criador, o arquiteto, preocupar-se- no seu projeto em dar um novo sentido a um espao que estar, naquele momento da demanda, desprovido de significado e de ordem plstica; para isto buscar por uma imagem ideal de forma, embasado em referncias e normas que definam aquilo que belo e apropriado.

109
O autor Jean-Pierre Boutinet, no seu Anthropologie du Projet, alega que o projeto arquitetnico, enquanto antecipao operatria, pode ser identificado por um paradigma que especificado por quatro aspectos constitutivos: projeto arquitetnico se d como concepo de um objeto num mundo real e, portanto, sua concretizao implica na apropriao de um espao tambm real possvel para sua realizao. projeto arquitetnico na sua singularidade marca a passagem do abstrato para o concreto, um fluxo que marca a distino entre concepo e realizao. projeto arquitetnico se estabelece numa seqncia ou numa ordem processual na qual uma idia diretriz passa por numerosas modificaes; cessa de ser projeto quando a realizao faz aparecer o objeto na sua configurao definitiva e real. projeto arquitetnico tem um forte carter relacional; apoia-se simultaneamente numa iniciativa de interesse pessoal (de grupo ou indivduo) num ambiente coletivo, entre interior e exterior, entre privado e pblico. Boutinet tambm argumenta que as vicissitudes do projeto arquitetnico, quando submetido s exigncias de programas cada vez mais dominantes, de legislao restritiva e de burocracia, acabam por estabelecer uma forma de arte cada vez mais precria. No entanto, o prprio autor que pergunta ser que vicissitude e precariedade no conferiro arquitetura toda sua humanidade na medida em que se constituem num bom revelador da fragilidade das nossas intenes? H. Simon (1969/1996) considera a atividade para a elaborao do projeto arquitetnico como um exemplo modelar para compreenso da concepo do projeto num domnio de tarefas semanticamente rico. Na realidade, a arquitetura um bom exemplo de uma atividade onde uma grande quantidade de informao que um profissional requer para a sua prtica armazenada em livros de referncia, como catlogos de materiais, sistemas construtivos,

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

Bruno Taut: Pavilho de Werkbund, 1914.

Claude-Nicolas Ledoux: Maison des Directeurs de la Loue, sec. XVIII.

Robert Venturi: Carll Tucker III House, 1975.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

110

Le Corbusier: Capela de Ronchamp. Esboos e obra executada.

Rem Koolhaas e OMA: Biblioteca Pblica de Seattle. Corte e vista externa.

Desenho tcnico.

111
equipamentos e componentes; cdigos, normas e legislao; precedentes de projeto, entre outros. remota a possibilidade de um arquiteto poder guardar na sua memria tamanha quantidade de informao e, ao mesmo tempo, conceber um projeto sem recorrer a esses registros. A prpria emergncia da concepo sempre acompanhada por aquilo que alguns autores denominam de estruturas externas de memria: croquis, esquemas, desenhos tcnicos etc. Estas informaes so operacionalizadas criticamente atravs de aes criativas na gerao de alternativas. A anlise, o ajuizamento e a deciso resultaro de processos de busca que se baseiam nesse conjunto de informaes especializadas. Em cada estgio desse processo, os registros da concepo parcialmente desvelados servem de estmulo, sugerindo ao projetista alternativas para o prximo estgio. Esse redirecionamento permite que novas informaes extradas das vivncias memorizadas do projetista e das referncias utilizadas sejam incorporadas para o desenvolvimento do projeto. O projetista, alm de conhecimento especializado, deve estimular uma certa habilidade intuitiva para, diante de uma demanda, no s reconhecer situaes, condies e padres gerais, como tambm fazer analogias, com base nessas referncias. A apropriao de idias de concepo de projeto fora do campo ou contexto imediato de um dado problema especfico uma constante na formulao de hipteses para alternativas de projeto. No entanto, em muitas outras ocasies se constrem analogias com objetos e conceitos organizacionais que so de diferentes domnios do conhecimento. Em alguns casos, um esquema analgico ultrapassa a sua aplicao imediata e acaba por ser incorporado ao processo pessoal de concepo de um projetista. Ou seja, um projetista pode constituir um quadro de analogias usuais, que vai recorrer sempre que buscar inspirao para formulao de hipteses, que acabar por se tornar parte do seu modus operandi individual ao abordar um problema arquitetnico. Um aspecto interessante a adoo ou escolha de temas e alternativas de projeto que busquem alguma inovao formal mesmo diante de obstculos institucionais, funcionais, culturais

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

David Stieglietz: Crosquis para a Casa Siegler.

Mies van der Rohe: Estudo para a Gericke House.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

112
ou tcnicos, aparentemente intransponveis. Nesses casos, uma enorme quantidade de esforo ter que ser investida para abrir caminho para novas possibilidades arquitetnicas. Como na arte, a inteno plstica da forma de uma obra arquitetnica muitas vezes s pode ser entendida pela sua relao com formas preexistentes. Obras de arte so, em muitssimos casos, criadas como paralelo ou anttese de algum modelo anterior. A nova forma aparece no necessariamente para expressar algum contedo novo mas para substituir, por exemplo, uma forma (ou tema formal) que tenha perdido vitalidade.

Peter Eisenman: Casa del Fascio.

A operao de concepo do projeto se apresenta tradicionalmente na seguinte seqncia: croquis de estudo equivalente ao parti-pris; estudo preliminar equivalente ao esquisse e anteprojeto que se poderia dizer equivalente ao rendu. O esforo do projetista para resolver problemas [problem-solving] arquitetnicos exigir habilitao em uma srie de reas do conhecimento. Se algum quiser se concentrar naquela habilidade particular que distingue esta atividade de outras, verificar que essa a capacidade de visualizar e definir lugares antes da sua realizao; ou seja, de idealizar formas tridimensionais, definir espaos interiores e aqueles que envolvem a forma tridimensional sem que, de fato, seja necessrio construi-las. O veculo fundamental para essa visualizao o desenho de arquitetura: veculo de representao autnomo, especfico e particular, que no deve ser confundido com outras formas de desenho.

Boull: Cenotfio de Newton, sec. XVIII. Le Corbusier: Villa Garches.

De qualquer maneira, o desenho de arquitetura realizado no a partir de uma realidade existente, mas antes de sua construo. No produzido como um reflexo de uma realidade fora do desenho, mas como a produo de uma realidade que se dar, necessariamente, fora do desenho. No contexto restrito da prtica arquitetnica, o desenho, como um modo expressivo particular de pura concepo e produo cultural pode instituir um mundo que livre e desvinculado de qualquer restrio institucional, poltica ou econmica. Dentre os autores que estudam as notaes grficas dos arquitetos, os trabalhos pioneiros de Simon, Gero, Herbert, Laseau, Pauly, Robbins e, pricipalmente, os de Arnheim, Gel, Goldschmidt, Schn e Oxman indicam novos caminhos para uma melhor compreenso da

113
natureza do processo de concepo. De uma maneira geral as notaes grficas, em todas as suas formas de expresso, ainda que reforando um enfoque pelo aspecto utilitrio, tm sido consideradas como instrumentos de enorme flexibilidade e fundamentais para a concepo. A maioria desses estudos ultrapassa os limites da pesquisa no campo da arquitetura e do projeto e se enquadra no vasto campo das cincias da cognio. Os principais autores, apesar do contato prximo com a arquitetura, atuam em diferentes reas do conhecimento e investigam a ao dos arquitetos visando entender, de maneira bem ampla, a capacidade humana para resolver problemas [problem-solving]. No entanto, a partir da noo do esboo como uma forma de reflexo dialtica proposta por Goldschmidt (1991, 1994, 1997), Arnheim (1995) prope uma discusso mais ampla acerca da relao entre imagens mentais e representao visual no processo de concepo argumentando que a natureza e as funes dessas notaes grficas merecem mais ateno do que tm recebido. Seja como for, a contribuio terica inegavelmente importante e deve ser reconhecida e discutida no mbito da arquitetura e urbanismo. Esses autores procuram distinguir inicialmente os dois tipos de notaes mais comuns entre os projetistas: esboo de apresentao [presentation-sketches] e esboo de concepo [idea-sketches]. Esses ltimos seriam os mais importantes para o estudo do processo de concepo porque so feitos nos estgios iniciais e ainda sem compromissos assumidos; no entanto, os chamados esboos de apresentao tambm so to importantes quanto os de concepo porque traduzem um certo refinamento e a prpria simplificao do desenvolvimento da concepo. Os projetistas, na maioria das vezes, vo se referir e usar imagens, memorizadas ou no, para propor novas combinaes formais, essa representao de imagens se materializa pela notao grfica. Goldsmith (1991, 1994) assegura que os projetistas tambm fazem o oposto: produzem notaes para provocar o surgimento ou associaes de imagens nas suas mentes. Na verdade, conjectura que o prprio ato de esboar/delinear[sketch] que dar acesso s varias alternativas figurais ou conceituais, as quais potencialmente resultaro em concepes formais para o problema de projeto em questo. Ou seja, sem o desenho no se poderia conceber o projeto.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

Josep Llus Sert: Croquis iniciais para a Sert House.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

114

Croquis de Louis Kahn.

Croquis de Sosuke Fujimoto.

115
A concepo do projeto, tendo o desenho ou notao grfica seu veculo de suporte, se manifesta e se desdobra como um modo de discurso. Segundo a definio de Carvalho (1996), discurso movimento, transcurso de uma proposio a outra. Tem um termo inicial e um termo final: premissas e concluso, com um desenvolvimento no meio, a noo de concepo de projeto que ao longo deste texto se busca fundamentar, parece poder se enquadrar tambm nesses termos. Assim, talvez seja possvel adotar como referncia paralela a original abordagem que Olavo de Carvalho faz para obra aristotlica. No seu Aristteles em Nova Perspectiva (1996) o autor prope uma tipologia universal dos discursos em que identifica quatro tipos fundamentais de discurso: o potico, o retrico, o dialtico e o analtico. Nestes tipos apresenta os quatro nveis de veracidade conforme proposto por Aristteles: o possvel, o verossmil, o provvel e o certo. O potico partiria do gosto, de imagens ou de hbitos convencionais, visando algo que possa ser aceito provisoriamente como verdadeiro. Algo que provocando a suspenso da descrena poderia se admitir como uma possibilidade. O retrico partiria de crenas e/ou convices atuais e visaria uma concluso verossmil que convena pela aparncia, prxima verdadeira, ou que possa aproximar uma hiptese confirmao. O dialtico partiria de premissas provveis, comparando-as e confrontando-as segundo regras de coerncia lgica, visando uma concluso que possa super-las. O analtico partiria de premissas j testadas, verificadas e tidas como certas, visando poder demonstrar concluses universais e verdadeiras. Assim, deve-se reconhecer que o desenho das notaes grficas, o registro da concepo, vm demonstrando ser, ao longo do tempo e da prtica, o mais efetivo, incisivo e direto veculo suporte para que os arquitetos orientem suas investigaes podendo fazer suposies, antecipando as caractersticas e os aspectos de edifcios ou ambientes urbanos ; conjeturem comportamentos imaginando situaes de movimento e situaes estticas ; proponham sistemas construtivos realizveis; idealizem novas formas; desenvolvam temas ou intenes plsticas, e que valham, quer pela confirmao das suposies, quer pelo encontro de novas alternativas.

SOBRE a CONCEPO do PROJETO e o seu REGISTRO

Croquis de Frank Gehry.

Вам также может понравиться