Вы находитесь на странице: 1из 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 Cmara PROCESSO TC N 08266/08

OBJETO: Aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais RELATOR: Auditor Antnio Cludio Silva Santos JURISDICIONADO: Cmara Municipal de Joo Pessoa GESTOR(ES): Sr. Pedro Alberto Arajo Coutinho (Presidente do IPM) e Sr. Durval Ferreira da Silva Filho (Presidente da Cmara Municipal de Joo Pessoa) APOSENTANDA: Sr Maria de Oliveira Pereira (aposentanda)

RELATRIO
AUDITOR ANTNIO CLUDIO SILVA SANTOS (Relator): Analisa-se a legalidade do ato de aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais da ex-servidora da Cmara Municipal de Joo Pessoa, Sr Maria de Oliveira Pereira, matrcula n 9.019-1, no cargo de Redator de Debates, emitido em 19/09/2005, pelo ento Presidente daquela Casa Legislativa, Sr. Severino Paiva. Em sua manifestao inicial s fls. 108/109, a Auditoria destacou, em resumo, que a autoridade competente para emisso do ato de aposentadoria o Presidente do IPM de Joo Pessoa e no o da Cmara Municipal, conforme se depreende do disposto no art. 40, 201, da Constituio Federal, e no art. 136, inciso IV, da Lei n 10.684/05, que disciplina: So atribuies da Superintendncia: expedir portaria de concesso, retificao e revogao dos benefcios do art. 21, desta lei. Quanto aos clculos proventuais, informou que no foi enviada a planilha contendo o clculo da mdia contributiva, que deve ser elaborado na forma do disposto no art. 1 da Lei n 10887/042. Assim, concluiu pela citao do Presidente da Cmara Municipal de Joo Pessoa, para que torne sem efeito a Portaria n 535/2005, fl. 106, emitida pelo Ex-presidente daquela Casa Legislativa, bem como do atual Presidente do IPM, para que emita novo ato de aposentadoria e reformule os clculos proventuais, tomando como base o art. 1 da Lei n 10.887/04. Feitas as citaes de praxe (postal e por edital), os interessados nada apresentaram. O processo seguiu para o Ministrio Pblico junto ao TCE/PB, que, atravs do Parecer n 720/11, entendeu, discordando da Auditoria, que o art. 1 da Lei Federal n 10.887/04 no se aplica ao presente caso, uma vez que regula as disposies contidas no pargrafo 3, do art. 40, da CF, que se refere a todas as hipteses de aposentadoria, exceto quela relativa invalidez permanente decorrente de doena grave. A EC 41/03, ao extinguir o clculo integral no momento da concesso de benefcios, excetuou expressamente os casos em que o pagamento deve ser percebido integralmente. Com efeito, o art. 40, 1, inciso I, parte final, da Constituio Federal, com redao dada pela sobredita EC, previu o seguinte:
Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos
1 Art. 40. (...) 20. Fica vedada a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto no art. 142, 3, X. (Includo pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003)

Art. 1o No clculo dos proventos de aposentadoria dos servidores titulares de cargo efetivo de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, previsto no 3o do art. 40 da Constituio Federal e no art. 2o da Emenda Constitucional no 41, de 19 de dezembro de 2003, ser considerada a mdia aritmtica simples das maiores remuneraes, utilizadas como base para as contribuies do servidor aos regimes de previdncia a que esteve vinculado, correspondentes a 80% (oitenta por cento) de todo o perodo contributivo desde a competncia julho de 1994 ou desde a do incio da contribuio, se posterior quela competncia.

JGC

Fl. 1/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 Cmara PROCESSO TC N 08266/08


pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) 1 Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia de que trata este artigo sero aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos 3 e 17: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003)

Desta forma, pugnou o Parquet pela concesso de registro ao ato de aposentadoria em exame e pela assinao de prazo ao Presidente do IPM de Joo Pessoa para proceder edio de ato aposentatrio da Sr Maria Oliveira Pereira, na forma da Portaria n 535/2005 (fl. 106), bem como ao Presidente da Cmara Municipal de Joo Pessoa, para tornar sem efeito a Portaria n 535/2005. o relatrio, informando que os interessados foram devidamente intimados para esta sesso de julgamento.

PROPOSTA DE DECISO
AUDITOR ANTNIO CLUDIO SILVA SANTOS (Relator): Em concordncia com a Auditoria, o Relator entende que houve violao do princpio da unidade de regime, dada a existncia de instituto previdencirio local. Assim, data vnia o entendimento do Ministrio Pblico junto ao TCE/PB, o Relator prope que a Segunda Cmara deste Tribunal assine o prazo de 60 (sessenta) dias ao atual Presidente da Cmara Municipal de Joo Pessoa, Excelentssimo Sr. Durval Ferreira da Silva Filho, para que encaminhe a este Tribunal, sob pena de aplicao de multa por descumprimento de deciso, ato tornando sem efeito a Portaria n 535/2005, fl. 106, que concede aposentadoria Sr Maria Oliveira Pereira. Prope, ainda, a fixao do prazo de 60 (sessenta) dias ao titular do Instituto de Previdncia do Municpio de Joo Pessoa IPM, Exmo. Sr. Alexandre Urquiza, para que encaminhe a este Tribunal, sob pena de multa, o ato de aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais da ex-servidora da Cmara Municipal de Joo Pessoa, Sr Maria de Oliveira Pereira, matrcula n 9.019-1, no cargo de Redator de Debates. a proposta. Joo Pessoa, 14 de fevereiro de 2012. Auditor Antnio Cludio Silva Santos Relator

JGC

Fl. 2/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 Cmara PROCESSO TC N 08266/08


Objeto: Aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais Relator: Auditor Antnio Cludio Silva Santos Jurisdicionado: Cmara Municipal de Joo Pessoa Gestores: Exmos. Srs. Alexandre Urquiza (Presidente do IPM) e Durval Ferreira da Silva Filho (Presidente da Cmara Municipal de Joo Pessoa) Aposentanda: Sr Maria de Oliveira Pereira EMENTA: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ADMINISTRAO INDIRETA INSTITUTO DE PREVIDNCIA ATO DE GESTO DE PESSOAL APOSENTADORIA APRECIAO DA MATRIA PARA FINS DE REGISTRO ATRIBUIO DEFINIDA NO ART. 71, INCISO III, DA CONSTITUIO DO ESTADO DA PARABA, E NO ART. 1, INCISO VI, DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N 18/1993 EXAME DA LEGALIDADE CONSTATAO DE MCULA: VIOLAO DO PRINCPIO DA UNIDADE DE REGIME FIXAO DE PRAZO AO PRESIDENTE DA CMARA MUNICIPAL DE JOO PESSOA PARA TORNAR SEM EFEITO O ATO DE APOSENTADORIA, SOB PENA DE MULTA.

RESOLUO RC2 TC 44/2012


Vistos, relatados e discutidos os autos do processo acima indicado, referente aposentadoria por invalidez com proventos integrais da ex-servidora da Cmara Municipal de Joo Pessoa, Sr Maria de Oliveira Pereira, matrcula n 9.019-1, no cargo de Redator de Debates, emitido em 19/09/2005, pelo ento Presidente daquela Casa Legislativa, Sr. Severino Paiva, RESOLVEM os Conselheiros integrantes da SEGUNDA CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, por unanimidade, em sesso realizada nesta data, acatando a proposta de deciso do Relator, em: I. ASSINAR o prazo de 60 (sessenta) dias ao atual Presidente da Cmara Municipal de Joo Pessoa, Excelentssimo Sr. Durval Ferreira da Silva Filho, para que encaminhe a este Tribunal, sob pena de aplicao de multa, ato tornando sem efeito a Portaria n 535/2005, fl. 106; e II. FIXAR o prazo de 60 (sessenta) dias ao titular do Instituto de Previdncia do Municpio de Joo Pessoa IPM, Exmo. Sr. Alexandre Urquiza, para que encaminhe a este Tribunal, sob pena de multa, o ato de aposentadoria por invalidez permanente com proventos integrais da ex-servidora da Cmara Municipal de Joo Pessoa, Sr Maria de Oliveira Pereira, matrcula n 9.019-1, no cargo de Redator de Debates. Publique-se e cumpra-se. TC Sala das Sesses da 2 Cmara - Miniplenrio Conselheiro Adalton Coelho Costa. Joo Pessoa, 14 de fevereiro de 2012. Conselheiro Arnbio Alves Viana Presidente Conselheiro Antnio Nomindo Diniz Filho Auditor Antnio Cludio Silva Santos Relator Conselheiro Subst. Marcos Antnio da Costa Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE/PB

JGC

Fl. 3/3

Вам также может понравиться