Вы находитесь на странице: 1из 2

Mudando de hardware com Windows XP

Por Denilson Marcos Nepomuceno em 16 de junho de 2008 s 15h34

8 Quem j tentou clonar o HD com uma instalao do Windows XP de uma mquina para a outra j se reparou com uma BSOD (tela azul) ou com resets automticos, isso ocorre pois a Microsoft no oferece suporte para clonagem de instalaes para configuraes que tenham HAL (Hardware Abstraction Layer) diferentes, nem mesmo utilizando o Sysprep, que somente serve para fazer cpias de instalaes para mquinas iguais. Nessea dica irei ensinar uma forma de completar essa operao do sucesso, permitindo inclusive ter em um case externo a imagem de uma instalao completa, com Windows atualizado, Office, programas, Anti-vrus Primeiramente necessrio para o download do seguinte arquivo: Arquivos para clonagem. Alm desses arquivos, sugiro a instalao do software 7-zip (freeware). Aps fazer o download dos arquivos necessrios, use o 7-zip para descompact-los no C: da instalao que deseja clonar ou simplesmente transferir para outra mquina com configurao diferente, muito comum em caso de upgrade. Agora navegue at a pasta C:WindowsDriver CacheI386, utilize novamente o 7-zip para extrair os seguintes arquivos de driver.cab:

Atapi.sys Intelide.sys Pciide.sys Pciidex.sys


Copie esses mesmos arquivos C:WindowsSystem32Drivers. (extrados de driver.cab) para o caminho:

No C: da instalao, encontre o arquivo Mergeide.reg, extrado anteriormente. Clique com o boto direito e selecione a opo "mesclar", respondendo "sim" a pergunta que vem em seguida. Para quem vai apenas fazer um upgrade, colocando o HD em uma nova configurao, est pronto, basta colocar o HD na nova configurao e instalar os novos drivers, usufruindo das configuraes aplicadas e programas instalados anteriormente. Para quem deseja criar uma imagem pronta no seu case externo para instalar em outros micros, caso comum para profissionais de informtica, ainda ser necessrio clonar a partio usando seu software de preferncia, eu particularmente utilizo o Norton Ghost, porm existem opes gratuitas, como o Partition Image. Se por acaso o sistema no iniciar aps a clonagem, pedindo para inserir disco de boot, ser necessrio ativar a partio novamente, para isso a melhor opo usar o Partition Magic, porm um software pago, como opo gratuita sugiro o GParted, que vem no Live-CD do Kurumin, que preferir pode baixar Live-CD exclusivo do GParted no site do desenvolvedor (gparted.sourceforge.net), bastando marca nos atributos da partio como ativa/inicializao. No tive a opo de testar essa dica em uma situao onde seria necessrio instalar o driver Sata para o HD ser reconhecido normalmente, nos meus testes clonei um HD Sata da Seagate da seguinte configurao: Notebook HP/Compaq V6210BR Sempron 3500+ | 1 GB DDR2 | Geforce 6150 Go 128 MB | Seagate Sata 60 GB. Screenshot da instalao no Notebook:

restaurei

imagem

em

um

HD

Pata

da

Samsung

da

seguinte

configurao:

Asus K8V-VM Ultra | Sempron 2600+ | 256 MB DDR400 | Via Chrome 9 | Samsung Pata 80 GB. Screenshot da mesma instalao, j no PC.

J restaurei essa imagem em alguns HDs de clientes meus, sendo necessrio apenas instalar os drivers da nova configurao para que o PC funcione perfeitamente bem. Deixo aqui meus agradecimentos e crditos a Igor Humberto, do frum TechNet, que me ajudou a chegar a essa dica, me fornecendo os arquivos necessrios e as instrues de uso.

Вам также может понравиться