Вы находитесь на странице: 1из 4

Com o descobrimento do pr-sal o Brasil esta investindo 600 bilhes de dlares em novas pesquisas, perfuraes, equipamentos, e construes e h uma

grande preocupao em relao mo de obra qualificada, sero necessrios milhares de profissionais qualificados e preparados para atender esta nova realidade, e parte destes profissionais so da rea de Radiologia Industrial.

Mas o que radiologia industrial?


Radiologia Industrial o emprego das radiaes ionizantes, raios x ou gama para fins industriais. Uma das maiores aplicaes da Radiologia Industrial, so dirigidas ao processo de qualidade em produtos e materiais. Esses processos so realizados pelos Ensaios no Destrutivos (END), so tcnicas utilizadas na inspeo de materiais e equipamentos, que investigam a sanidade do material sem, contudo destru-lo ou introduzir quaisquer alteraes em suas caractersticas. Um dos ensaios mais importantes para a documentao da qualidade de produto inspecionado pode se dar radiografia, por meio do raio x ou gama, pois ela representa a Imagem interna da pea inspecionada, o que nenhum outro ensaio no destrutvel capaz de fazer.

A introduo dos Ensaios no Destrutivos (END) na indstria


Wilhelm Conrad Roentgen fez a sua significativa descoberta dos Raios-X em uma sexta-feira, 8 de novembro de 1895, em seu laboratrio na Universidade de Wurzburg, na Alemanha. Ampla matria publicada na Evaluation, revista da ASNT, a associao americana de END, em 1995, diz ainda que no ano seguinte os jornais de todo o mundo publicaram notcias desses novos raios e sua habilidade de passar atravs da carne e outros materiais. As notcias foram motivadoras e causaram grande repercusso da tecnologia no meio mdico, embora Roentgen e outros pesquisadores anteriores tenham mostrado imagens de coisas nos Raios-X, como espingarda e bssola. Isso aconteceu muito tempo antes do uso no-mdico dos Raio-X tornar-se importante.

Radiografia tirada por Roentgen de seu rifle de caa

Observe que h um pequeno defeito no cano. Com essa foto, Roentgen antecipou o uso industrial dos raios-x como controle de qualidade de peas. Documentos histricos mostram que o uso dos Raios-X na indstria iniciou-se na Primeira Guerra Mundial, relacionado aos armamentos. Existem registros de inspees realizadas na Alemanha na dcada de 1920. Apesar desses esforos iniciais, o uso dos Raios-X em END no se tornou importante comercialmente at o perodo da Segunda Guerra Mundial. Isso verdadeiro, apesar de muitas investigaes bem realizadas para demonstrar a sua utilizao para o exame de materiais.

RADIOISTOPOS
Os istopos radioativos ou radioistopos, devido propriedade de emitirem radiaes, tm vrios usos. As radiaes podem at atravessar a matria ou serem absorvidas por ela, o que possibilita mltiplas aplicaes. Mesmo em quantidades cuja massa no pode ser determinada pelos mtodos qumicos, a radiao por eles emitida pode ser detectada. Pela absoro da energia das radiaes (em forma de calor) clulas ou pequenos organismos podem ser destrudos. Essa propriedade, que normalmente altamente inconveniente para os seres vivos, pode ser usada em seu benefcio, quando empregada para destruir clulas ou microorganismos nocivos.

ALGUNS SERVIOS QUE UTILIZAM RADIOISTOPOS COMO ALIADO:


A RADIOTERAPIA A radioterapia teve origem na aplicao do elemento rdio pelo casal Curie, para destruir clulas cancerosas, e foi inicialmente conhecida como "Curieterapia". Posteriormente, outros radioistopos passaram a ser usados, apresentando um maior rendimento. O iodo-131 tambm pode ser usado em terapia para eliminar leses, identificadas nos radiodiagnsticos da tireide, aplicando-se, no caso, uma dose maior do que a usada nos diagnsticos. O iodo radioativo apresenta as caractersticas ideais para aplicao em Medicina, tanto em diagnstico como em terapia:

tem meia-vida curta; absorvido preferencialmente por um rgo (a tireide); eliminado rapidamente do organismo; a energia da radiao gama baixa. Fontes radiativas (= fontes de radiao) de csio-137 e cobalto-60 so usadas para des-truir clulas de tumores, uma vez que estas so mais sensveis radiao do que os tecidos normais (sos). Um dos aparelhos de radioterapia mais conhecidos a Bomba de Cobalto, usada no tratamento contra o cncer, e que nada tem de "bomba" (no explode). Trata-se de uma fonte radiativa de cobalto-60 (Co-60), encapsulada ou "selada" (hermeticamente fechada) e blindada, para impedir a passagem de radiao. At bem pouco tempo, para este fim, eram utilizadas fontes de csio-137, que foram substitudas pelas de cobalto-60, que, entre outras razes tcnicas, apresentam maior rendimento teraputico. No momento da utilizao, a fonte deslocada de sua posio "segura", dentro do cabeote de proteo (feito de chumbo e ao inoxidvel), para a frente de um orifcio, que permite a passagem de um feixe de radiao, concentrado sobre a regio a ser "tratada" ou irradiada. Aps o uso, a fonte recolhida para a posio de origem ("segura"). Deve ficar bem claro que: um objeto ou o prprio corpo, quando irradiado (exposto radiao) por uma fonte radiativa, NO FICA RADIOATIVO. muito comum confundir-se irradiao com contaminao. A contaminao se caracteriza pela presena de um material indesejvel em determinado local. A irradiao a exposio de um objeto ou de um corpo radiao. Portanto, pode haver irradiao sem existir contaminao, ou seja, sem contato entre a fonte radiativa e o objeto ou corpo irradiado. No entanto, havendo contaminao radioativa (= presena de material radioativo), claro que haver irradiao do meio contaminado. No se deve confundir o efeito (construtivo ou destrutivo) da radiao com o fato de tornar radioativo um material, s possvel por outros processos (em Reatores Nucleares ou aceleradores de partculas).

AGRICULTURA possvel acompanhar, com o uso de traadores radioativos, o metabolismo das plantas, verificando o que elas precisam para crescer, o que absorvido pelas razes e pelas folhas e onde um determinado elemento qumico fica retido. Uma planta que absorveu um traador radioativo pode, tambm, ser "radiografada", permitindo localizar o radioistopo. Para isso, basta colocar um filme, semelhante ao usado em radiografias e abreugrafias, sobre a regio da planta durante alguns dias e revel-lo. Obtm-se o que se chama de auto-radiografia da planta. A tcnica do uso de traadores radioativos tambm possibilita o estudo do comportamento de insetos, como abelhas e formigas. Ao ingerirem radioistopos, os insetos ficam marcados, porque passam a "emitir radiao", e seu "raio de ao" pode ser acompanhado. No caso de formigas, descobre-se onde fica o formigueiro e, no caso de abelhas, at as flores de sua preferncia. A "marcao" de insetos com radioistopos tambm muito til para eliminao de pragas, identificando qual predador se alimenta de determinado inseto indesejvel. Neste caso o predador usado em vez de inseticidas nocivos sade. Outra forma de eliminar pragas esterilizar os respectivos "machos" por radiao gama e depois solt-los no ambiente para competirem com os normais, reduzindo sua reproduo sucessivamente, at a eliminao da praga, sem qualquer poluio com produtos qumicos. Em defesa da alimentao e do meio ambiente, pode-se, tambm, determinar se um agrotxico fica retido nos alimentos ou quanto vai para o solo, para a gua e para a atmosfera. Ainda no campo dos alimentos, uma aplicao importante a irradiao para a conservao de produtos agrcolas, como batata, cebola, alho e feijo. Batatas irradiadas podem ser armazenadas por mais de um ano sem murcharem ou brotarem. Sendo assim, podemos concluir que a radiologia industrial apresenta grandes vantagens, que na rea mecnica, alimentcia ou sade. Porm importante lembrar que apesar de todas as vantagens, deve-se tomar cuidado na operao dos equipamentos, j que se trata de radiao, que pode provocar srios danos a sade.

Вам также может понравиться