Вы находитесь на странице: 1из 36

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA TRCIO CELESTINO DA SILVA

EDUCAO FINANCEIRA E O POLICIAL MILITAR: A EDUCAO FINANCEIRA APLICADA A VIDA DO POLICIA MILITAR DO ESTADO DA PARAIBA

Palhoa 2011

TRCIO CELESTINO DA SILVA

EDUCAO FINANCEIRA E O POLICIAL MILITAR: A EDUCAO FINANCEIRA APLICADA A VIDA DO POLICIA MILITAR DO ESTADO DA PARAIBA

Relatrio apresentado ao Curso TECNLOGO EM GESTO FINANCEIRA, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial aprovao na disciplina de Estudo de Caso. .

Orientador: Joel Irineu Lohn

Palhoa 2011

TRCIO CELESTINO DA SILVA

EDUCAO FINANCEIRA E O POLICIAL MILITAR: A EDUCAO FINANCEIRA APLICADA A VIDA DO POLICIA MILITAR DO ESTADO DA PARAIBA

Este trabalho de pesquisa na modalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado obteno do grau de Tecnlogo em GESTO FINANCEIRA e aprovada em sua forma final pelo Curso Superior de Tecnologia em GESTO FINANCEIRA da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoa, 19 de Novembro de 2011.

Prof. e orientador Joel Irineu Lonh, Me em Educao e Cincia Universidade do Sul de Santa Catarina

AGRADECIMENTOS

Agradeo ao meu melhor amigo, que tem me acompanhando em todos os momentos de minha vida, mesmo quando eu no fao por merecer, Ele est sempre ao meu lado, me orientando e me ensinando como devo proceder e agir, meu Pai, Amigo e Irmo Jesus Cristo. Agradeo aos meus pais por terem me educado e me ensinado o real sentido da vida, que mesmo to pobres, nunca deixaram de dar-me amor, carinho e educao. Agradeo por terem me ensinado o que tica e a valorizao da vida e do ser humano. A eles, serei eternamente grato. Agradeo ao meu tio Wilson Barbosa, que deu total apoio a minha famlia em momentos de dificuldades, agradeo por ter me dado meu primeiro emprego, e por ter me proporcionado apoio financeiro para poder realizar meu primeiro curso. O conhecimento adquirido atravs de seu apoio serviu-me de base e trampolim para que eu pudesse chegar onde estou.

RESUMO

O presente estudo de caso tem por finalidade melhorar a qualidade de vida do Policial Militar paraibano atravs da Educao Financeira aplicada ao seu cotidiano. O Policial endividado pode apresentar queda de rendimento em seu trabalho, pois as preocupaes financeiras, adicionadas de vrias horas de servios extras para complementar a renda, podem prejudicar o trabalho de segurana pblica, visto que esse requer um elevado nvel de ateno e concentrao. Para descobrir os principais fatores que levam o Militar ao endividamento, foi realizado um estudo de caso EXPLORATRIO, que trada de casos pouco conhecidos, alm de uma entrevista no-probalista aplicada a alguns militares. O resultado foi descoberta que mais da metade dos policiais entrevistados contraem emprstimos para pagarem dvidas antigas que no tiveram condies de pagar. E que mais de um tero deles, contraem emprstimos com agiotas a altas taxas de juros. Este tipo de comportamento altamente nocivo para a sade financeira da famlia, logo, h uma necessidade imediata da adoo de prticas financeiramente saudveis por parte dos Policiais Militares. Como proposta para melhoria da atual realidade, foi sugerido, a exemplos de estados como Sergipe, Cear e So Paulo, que o Estado da Paraba, atravs da terceira seo da Polcia Militar, proporcione cursos de educao financeira ao Policial, ou em cursos avulsos, ou na fixao da disciplina nos cursos de formao da corporao. Se seguida, espera-se que tal medida resulte na melhoria da qualidade de vida do Policial, consequentemente em um melhor rendimento no trabalho, ocasionando uma melhor segurana para a populao.

Palavras-chave: Educao Financeira; Policial Militar; endividamento.

SUMRIO

1 INTRODUO ...................................................................................................................7 2 TEMA ...................................................................................................................................8 3 OBJETIVOS ........................................................................................................................ 10 3.1 OBJETIVO GERAL ...........................................................................................................10 3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS ............................................................................................. 10 4 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS .....................................................................11 4.1 CAMPOS DE ESTUDO.....................................................................................................11 4.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS .................................................................11 5 APRESENTAO E ANLISE DA REALIDADE OBSERVADA .............................. 13 5.1 BREVE HISTRICO DA CORPORAO......................................................................13 5.2 AS FINANAS DO POLICIAL MILITAR ENTENDENDO A SITUAO ..............14 6 PROPOSTA DE SOLUO DA SITUAO PROBLEMA .........................................19 6.1 Proposta de melhoria para a realidade estudada .................................................................19 6.2 Resultados esperados ..........................................................................................................21 6.3 Viabilidade da proposta ......................................................................................................22 7 CONSIDERAES FINAIS .............................................................................................. 23 REFERNCIAS ..................................................................................................................... 24 ANEXO ....................................................................................................................................26 APNDICE ............................................................................................................................. 33

INTRODUO

Aps a crise de 2008 no Brasil, houve uma forte expanso do crdito no mercado domstico, essa expanso trouxe uma possibilidade de crescimento para o pas, e, consequentemente a recuperao da crise. Infelizmente, esse mesmo crdito, que tanto tem ajudado o Brasil, pode tambm se tornar um grande vilo para a famlia Brasileira, isso porque o brasileiro ainda no est educado a usar o crdito de maneira correta, mais do que isso, o brasileiro no possui uma educao financeira slida. O efeito dessa ausncia de Educao Financeira na famlia brasileira, tem sido a causa do super endividamento em muitas classes de trabalhadores no Brasil. Uma classe grandemente afetada, a do Policial Militar paraibano, que, constantemente tem boa parte de sua renda comprometida apenas para honrar suas dvidas. Diante desse contexto, a Educao Financeira deve ser imediatamente aplicada vida de todo Policial, ajudando-o a equilibrar o oramento e proporcionar uma vida mais digna para sua famlia. Assim, este trabalho est centrado na Educao Financeira na vida do Policial paraibano, e busca desvendar os principais motivos que levam os militares a contrarem dvidas e a usarem de forma inadequada suas receitas, bem como, apresentar proposta de mudana no quadro atual, visando, atravs da Educao Financeira, proporcionar uma melhoria na qualidade de vida de toda sua famlia. Para alcanar o objetivo proposto, este trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira, composta pelos captulos 1, 2, 3 e 4, compreende todo o planejamento da pesquisa. O primeiro captulo formado por esta introduo. O segundo pela contextualizao do tema. Os dois captulos seguintes retratam o objetivo geral e especfico, bem como os procedimentos metodolgicos do trabalho. Os captulos 5, 6 e 7, constituem a etapa final deste trabalho, apresentam, respectivamente, os dados coletados e a anlise feita, a proposta de melhoria e os resultados esperados, e, as consideraes finais, referncias, anexos e apndices. Devido vastido do campo estudado, este estudo de caso no se prope a apresentar uma soluo definitiva, mas sim uma melhoria do atual cenrio, no sendo, portanto, uma obra acabada, mas uma proposta em constante evoluo, que pode ser melhorada conforme for sendo implementada.

TEMA

natural ouvir falar da difcil situao financeira do Policial Militar no Brasil como um todo. Com salrios desiguais que variam de R$ 966,20 para o soldado do Rio Grande do Sul, a R$ 4.129,73 no Distrito Federal (Maj. Vincius, 2011), o Policial Militar tem lutado por sua independncia financeira, e melhoria na qualidade de vida. Na Paraba, a situao no diferente, o estado paga o sexto pior salrio no Brasil, 1.534,26, fato que tem motivado os policiais militares a exigirem constantemente melhores condies salariais e de trabalho, contudo, o presente estudo de caso no se tem por objetivo discutir legitimidade/necessidade do aumento salarial do Policial Militar, mas sim o fato de que possvel ter uma melhor qualidade de vida atravs da Educao Financeira. Ao longo de mais de trs anos servindo a Briosa corporao Militar do Estado da Paraba, foi observado o alto ndice de endividamento entre as praas da corporao e o fato como isso compromete de maneira significativa o desempenho da atividade policial militar. Por ser uma profisso de alto risco e que exige elevado grau de ateno, o Policial Militar, precisa estar focado em seu trabalho. O excesso de preocupao com compromissos financeiros atrapalha a concentrao, e pe em risco a vida de companheiros de trabalho e da prpria populao. De acordo com o Capital Oriel de Souza (2010), Comandante da Fora Ttica de Piracicaba, "o policial militar endividado tende a apresentar queda na qualidade do servio prestado, a ter problemas de relacionamento social e familiar, bem como aumentar os afastamentos por questes de sade, entre outros malefcios do endividamento". O problema do endividamento do Policial na Paraba acontece principalmente devido ao uso do emprstimo consignado de forma indiscriminada e ao descontrole com o uso do carto de crdito, h vrios policias na corporao que possuem dvidas impagveis, como poder ser comprovado adiante, h policias que devem at 60 vezes o salrio bruto, outros que devem tanto, que nem sabem quantificar o montante da dvida, este mal gera um mal ainda maior, que a formao de agiotas dentro da prpria corporao, existe um verdadeiro mercado secundrio e ilegal de emprstimos a juros estratosfricos, no qual muitos policiais esto com a totalidade da renda adquirida com o exerccio da funo totalmente comprometida, e so obrigados o complementar a renda com trabalhos secundrios.

Percebemos, portanto, que a Educao Financeira um tema de fundamental importncia na vida do Policial Militar. Segundo Lelis (2006) educao Financeira discute a importncia do dinheiro, como administr-lo, como ganhar, gastar, poupar e consumi-lo de

forma consciente. Seguindo essa linha de raciocnio ser realizado um estudo aprofundado, a fim de identificar como o Policial Militar administra seus recursos financeiros, e assim, oferecer mtodos que os auxiliem a ter uma vida financeira mais equilibrada e sadia independente da remunerao, afinal, conforme Cerbassi (2004), a riqueza no depende do que se ganha, mas sim da forma como se gasta.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo proporcionar ao Policial Militar uma melhor qualidade de vida atravs da prtica da educao financeira em seu dia-a-dia.

3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS

- Descobrir os principais motivos que levam o Policial Militar ao super endividamento; - Identificar os principais meios pelos quais os Policiais Militares contraem dvidas; - Analisar o atual nvel de conscincia da educao financeira na vida do Policial militar. - Apontar o papel do Estado na educao financeira dos policias. - Conscientizar os policiais militares da importncia da educao oramentria - Incentivar o Estado a acrescentar a disciplina de educao Financeira ao currculo de formao do Policial Militar.

4 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Este trabalho caracteriza-se por ser um estudo de caso EXPLORATRIO. Para Yin (1993), o estudo de caso exploratrio, trata com problemas pouco conhecidos, tendo por objetivo definir hipteses ou proposies, que podero, inclusive, servir de base para futuras pesquisas.

4.1

CAMPO DE ESTUDO

O Campo de Estudo desta pesquisa envolve a Polcia Militar do estado da Paraba (PMPB), mas especificamente o 2 e o 10 Batalhes da cidade de Campina Grande PB, localizados Av Pedro I, 687 no bairro do So Jos, e Av. Janncio Ferreira s/n, no bairro do Alto Branco, respectivamente. A PMPB, conta hoje com cerca de 10.000 homens e atende uma populao de mais de 3 milhes de pessoas. O tipo de amostragem usado nesta pesquisa ser o no-probalstico, visto que o tipo de problema alude ao uso de caractersticas determinadas pelo pesquisador, a fim de facilitar o entendimento do leitor. A pesquisa abrange vrias classes de patentes dentro da corporao, fazem parte da amostra 4 Soldados, 1 Sargento, 1 Tenente e 1 Oficial de Superior. Tal escolha teve como objetivo colher informaes das diversas classes de patentes, objetivando identificar a situao financeira e o nvel da importncia da educao financeira em diversos nveis de hierarquia.

4.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

Os instrumentos de coleta de dados adotados neste trabalho so descritos no quadro a seguir.

Instrumento de coleta de dados

Universo pesquisado

Finalidade do Instrumento

4 Soldados, 1 Sargento, 1 Tenente Entrevista e 1 Oficial Superior

Coletar informaes do nvel de educao financeira nos diversos nveis da hierarquia, bem como conhecer os principais tipos de passivos a que os policias esto submetidos.

Acompanhamento de vrios casos Observao do participante do super endividamento do policial militar.

Compreender como os policias militares contraem tantas dvidas, e uma vez contradas, quais as atitudes tomadas para manter suas obrigaes em dia.

Documentos disponibilizados pela Documentos Secretaria de Administrao do Estado da Paraba.

Descobrir se h atitudes tomadas pela Administrao do Estado que influenciem ao endividamento do policial.

Quadro 1- Instrumento de coleta de dados. Fonte: Unisul Virtual, 2007.

5 APRESENTAO E ANLISE DA REALIDADE OBSERVADA

5.1 BREVE HISTRICO DA CORPORAO

A Histria da Polcia Militar da Paraba comeou a se desenhar em 1830, com a proposta Regncia, do Ministro da Justia, Padre Antnio Diogo Feij, para criao de um Corpo de Guardas Municipais Permanentes no Rio de Janeiro. A proposta que foi acolhida, e no dia 10 de outubro de 1831, atravs de Decreto Regencial, foi criada o Corpo de Guardas Municipais Permanentes do Rio de Janeiro. O mesmo documento autorizava os demais Presidentes das Provncias a criarem suas Guardas Municipais. Na Paraba foi criada em 03 de Fevereiro de 1832, pelo ento Presidente da Provncia, Padre Galdino da Costa Vilar, o Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Paraba, sob o Comando de Francisco Xavier de Albuquerque, nomeado Capito pelo Presidente da Provncia. Diversos foram os nomes adotados pela instituio desde sua criao, como, Fora Policial, Corpo Policial, Corpo de Segurana, Batalho de Segurana, Batalho Policial, Regimento Policial, Fora Pblica, e, finalmente em 1947, a Corporao recebeu o nome de Polcia Militar da Paraba (PMPB). A PMPB participou de importantes movimentos histricos da Paraba e do Brasil, podemos citar como exemplo, a Revoluo Praieira em Pernambuco, o Ronco da Abelha na Paraba, a Guerra do Paraguai, o Combate a Coluna Preste, a Revolta do Quebra-Quilo e o Movimento de Princesa na Paraba e a Revoluo Paulista em So Paulo. O documento completo contendo a Histria da PMPB est disponvel no Anexo I Atualmente o Comando Geral da PMPB est localizado na Praa Pedro Amrico, S/N no Centro de Joo Pessoa-PB, e possui como Comandante Geral o Coronel Euller de Assis Chaves. A Corporao possui uma complexa Estrutura Organizacional, formada por um Comando Geral, trs grandes Comandos Regionais e 14 Batalhes, conta com um efetivo ativo de quase dez mil militares. Tendo em vista que um Organograma Grfico no foi disponibilizado pela Instituio, sugere-se o seguinte Organograma Simplificado da Estrutura Organizacional da Corporao:

Comando Geral

Subcomando Geral CPRM 1 Btl 5 Btl 7 Btl 2 Btl 4 Btl CPR I 8 Btl 9 Btl 10 Btl 11 Btl 3 Btl 6 Btl CPR II 12 Btl 13 Btl 14 Btl

Comando de Policiamento da Regio Metropolitana. Comando de Policiamento Regional I Comando de Policiamento Regilonal II Figura 1 Sugesto de Organograma Simplificado PMPB Fonte: Elaborao do autor, 2011.

5.2 As Finanas do Policial Militar entendendo a situao.

Atravs de entrevista e da convivncia no dia-a-dia com os Policiais Militares do Estado da Paraba, foi observado que grande parte do atual efetivo da Briosa Polcia Militar vive uma situao financeira difcil. Como poderemos comprovar mais adiante, mas da metade dos Policias contraem dvidas para pagar outras dvidas, e grande parcela dos Policiais contraem dvidas com Agiotas, geralmente a juros exorbitantes e que por isso, contribuem para a corroso da das finanas do Policias. Para melhor compreender a origem da dvida do PM, foi realizado um questionrio com perguntas chaves que serviu como norte para chegar aos fatores que ocasionam o alto endividamento do PM, tal questionrio est disponvel no Apndice 1. Optou-se tambm pela classificao salarial do PM por classes, de acordo com a classificao da ABEP Associao Brasileira das Empresas de Pesquisa (2008), as classes scias no Brasil se dividem da seguinte forma:

Tabela 1 Fonte: ABEP.

Para continuarmos nossa anlise de maneira eficaz, faz-se necessrio compreender alguns conceitos relevantes e essenciais para a correta compreenso da importncia da Educao Financeira Pessoal. Educao Financeira, o que ? De acordo com Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), atravs do documento Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness (Princpios e Boas Prticas para a Educao e a Conscientizao Financeira), publicado em 2005, Educao Financeira o processo em que os indivduos melhoram a sua compreenso sobre os produtos financeiros, seus conceitos e riscos, de maneira que, com informao e recomendao claras, possam desenvolver as habilidades e a confiana necessria para tomarem decises fundamentadas e com segurana, melhorando o seu bem-estar financeiro. Crdito e Juros: A palavra crdito deriva das palavras latinas "credere", "confiana" e creditum, uma coisa confiada de boa-f. O crdito sob o aspecto financeiro se traduz em uma soma de dinheiro disponibilizada por uma entidade financeira, um Banco ou uma pessoa, por um determinado perodo de tempo. O tempo para devolver o dinheiro acrescido de uma remunerao pela disponibilizao do mesmo, essa remunerao chamada de Juro, que a remunerao paga pelo uso do dinheiro no tempo. No entendimento de Cerbassi (2005) Juro o aluguel que voc paga por usar uma quantia de dinheiro que no sua. Poupana: Poupana uma parcela da renda que no gasta no perodo em que recebida, e por consequncia guardada para ser usada em um momento futuro. Agiotagem: Segundo a Instituio Nacional de Defesa do Consumidor do Sistema Financeiro (ANDIF), agiotagem a especulao fundada nos emprstimos de dinheiro a juros extorsivos, muito importante ressaltar que emprestar dinheiro mediante cobrana de juros, sem autorizao do Banco Central, prtica criminosa prevista na legislao. A agiotagem uma prtica nociva sade financeira, no s do Policial, mas de toda a populao, infelizmente, essa uma prtica comum entre os Policiais Militares, muitas vezes, por falta de conheci-

mento, ou por simplicidade no momento do Emprstimo, o Policial acaba contraindo emprstimos com agiotas que atuam dentro da prpria corporao. Aps a breve conceituao dos itens acima, podemos dar continuidade a Anlise da atual situao financeira do PM. A pesquisa realizada foi distribuda por classe social, na qual, mais de 57% dos entrevistados pertencem a Classe C1, conforme abaixo:

Por Classe Social Classe % Classe C1 57,14% Classe B2 14,29% Classe B1 14,29% Classe A2 14,29% Classe A1 0,00% Total 100%
Tabela 2 Fonte: Elaborao do autor.

Outro dado bastante importante a ser levado em conta, o fato de mais de 57% dos entrevistados no poupam, ou poupam menos de 5%, e isso no um fato apenas da classe C, apesar de ser maioria, tambm existem militares de classes mais elevadas que no poupam, conforme pode ser observado na tabela 3, abaixo:
Classe C1 Classe B2 Classe B1 Classe A2 Classe A1 Quantidade Quantidade (%) Percentagem do Salrio Poupado Mensalmente 3 1 4 57,14% 0% a 5% 1 1 14,29% 5% a 15% 1 1 2 28,57% Mais de 15%
Tabela Fonte: Elaborao do autor. 3

O ato de no poupar trs um grande risco para o PM, pois, como do conhecimento de todo o corpo militar da Paraba, a renda do PM composta por vrias gratificaes no incorporada ao salrio, quando do momento da reforma (aposentadoria) o Policial Militar surpreendido com uma renda menor, pois vrias gratificaes presente em seu rendimento so de direito somente do Policial da Ativa, sendo, portanto, retirada quando o Militar se reforma. Mas por qual motivo o Militar no Poupa? O Militar no poupa, muitas vezes, por falta de conhecimento de como usar a Administrao Financeira ao seu favor (a disciplina de Gesto Financeira Pessoal no faz parte da grade curricular do Curso de Formao de Soldados). Outro fator que leva o Militar mais desprevenido a contrair altas dvidas so as facilidades oferecidas por financeiras e Bancos, presentes at mesmo dentro do prprio quartel, essas instituies oferecem vrias facilidades em emprstimos com prazo a perder de vista, muitas vezes, o militar se endivida sem precisar, ou seja, usa o crdito de forma desordenada e danosa a sade financeira, pagando juros desnecessrios. Muitos deles acabam esgotando sua fonte de crdito, e quando precisam para algum

imprevisto, recorrem a algum agiota, pagam juros altos e nocivos sade financeira de sua famlia. Na tabela 4, possvel observar que mais de 40% dos entrevistados possuem emprstimos com agiotas, mais de 70% possuem CDC consignado e que mais de 50% deles, usaram esses emprstimos para pagar dvidas contradas anteriormente.
Relao Classe Social X Emprstimos com Agiotas Classes Quantidade (%) Classe C1 28,57% Classe B2 0,00% Classe B1 0,00% Classe A2 14,29% Classe A1 0,00% Total 42,86%
Tabela 4 Fonte: Elaborao do autor.

Relao Classe Social X Emprstimos Consignado Classes Quantidade (%) Classe C1 42,86% Classe B2 0,00% Classe B1 14,29% Classe A2 14,29% Classe A1 0,00% Total 71,43%

Relao Classe Social X Finalidade do Emprstimo Para Saldar Dvidas Classes Quantidade (%) Classe C1 42,86% Classe B2 0,00% Classe B1 0,00% Classe A2 0,00% Classe A1 14,29% Total 57,14%

necessrio ressaltar novamente a importncia da conscientizao dos Militares, da nocividade para a sade financeira familiar, dos emprstimos contrados com agiotas a juros altos e abusivos. Outro agravante nas despesas do Policial Militar o fato de que mais de 85% dos entrevistados relatarem que constantemente gastam dinheiro com fardamento, Equipamentos de Proteo Individual, munio, e at armamento, fato que contribui ainda mais para uma deteriorao de seus rendimentos, evento mais agravante ainda, quando no h um nvel de Educao Financeira adequada entre alguns deles. Para contornar a desequilibrada situao financeira, 75% dos soldados entrevistados, afirmaram realizarem servios fora da Polcia Militar para complementar a renda, so os chamados bicos, na maioria das vezes oferecendo servio de segurana privada, usando os momentos que deveriam ser destinados ao descanso ou ao lazer para trabalharem ainda mais. Com essa atitude, perde o soldado, pois deixa de ter momentos de lazer e descanso para garantir a renda da famlia, muitas vezes, trocando a sade por dinheiro, perde a famlia do soldado, que obrigada a conviver com uma pessoa ausente, e, perde a populao, pois, muitas vezes, o Militar cansado, no consegue oferecer a preveno necessria sociedade. Diante da realidade observada, pode-se constatar que h graves problemas na Administrao das Finanas do Policial Militar Paraibano, e como esses problemas desencadeiam uma srie de outros problemas. No tpico posterior teremos a oportunidade de proporcionar uma proposta para a melhoria da situao atual, lembrando, portanto, que este trabalho no se dispe a estafar este

assunto, tendo em vista ser um vasto campo de pesquisa, contribuies posteriores podero ser adicionadas as solues apresentadas.

6 PROPOSTA DE SOLUO DA SITUAO PROBLEMA

Nesta seo apresentam-se propostas de melhoria, resultados esperados e a viabilidade da proposta.

6.1

PROPOSTA DE MELHORIA PARA A REALIDADE ESTUDADA

A partir da realidade analisada, na qual pde se verificar a dependncia do Policial Militar s diversas fontes de crdito para manter o sustento da famlia, sugere-se a Polcia Militar, como Instituio voltada para a defesa da vida e da dignidade da pessoa humana, bem como Instituio que presa pela qualidade de vida de seus militares, que atue como agente catalisador na Educao Financeira do Policial Militar, oferecendo cursos que tratem sobre o tema, e que contenha necessariamente, mas no limitado a eles, os sete tpicos a seguir:

1234567-

Autoconhecimento financeiro; Oramento domstico; Como comprar com eficincia; Crdito: use-o ao seu favor Dvidas: como manter-se equilibrado; Segurana financeira; Investimentos.

O primeiro tpico tem por objetivo ajudar o militar a diagnosticar a situao financeira familiar, o intuito ajuda-lo a encontrar seu ponto de equilbrio financeiro. Definio, clculo e formao do Patrimnio Mnimo de Sobrevivncia, Patrimnio Mnimo de Reserva, Patrimnio Ideal e Patrimnio para Independncia Financeira so outros objetos que devem ser adotados nesse primeiro assunto. O Oramento Domstico tem por finalidade melhorar as condies de vida do indivduo e de sua famlia, exatamente por isso que nesse segundo tpico dever ser tratado com os Policiais mtodos para o controle do Oramento Familiar. O importante ter conscincia que um controle oramentrio no se traduz em simples controle de gastos, alm de um controle de gastos detalhado, importante conseguir realizar uma poupana regular, e, sempre que possvel, disponibilizar recursos para o lazer familiar. Isso tudo ser possvel atravs adequao das despesas em relao s receitas, fato que ser mais facilmente implementado atra-

vs do uso de uma planilha de controle financeiro, assunto que dever ser abordado em detalhes na ministrao de cursos destinados ao Policial. Comprar, esse um ato prazeroso para grande parte dos brasileiros, infelizmente a compra quando no planejada, pode levar ao endividamento e a uma deteriorao da situao financeira domstica. na compra eficiente que o terceiro tpico deve focar, o Policial precisa aprender a comprar com inteligncia e deixar o consumismo de lado. Conforme afirma Gabriela Cabral (2010) consumismo o ato de comprar produtos e/ou servios sem necessidade e conscincia, logo, consumista no somente aquela pessoa que compra compulsivamente, mas tambm a que compra sem planejamento, sem conscincia. Atitudes simples, como se alimentar e sempre fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado, por exemplo, podem fazer uma grande diferena nos gastos desnecessrios. Usar o crdito de maneira eficiente de fundamental importncia para o equilbrio financeiro do Policial, por isso o item quatro deve focar no uso do crdito de forma eficiente e comedida. O crdito, como j definido, anteriormente, a disponibilizao do dinheiro de um agente superavitrio para um agente deficitrio com a cobrana de juros por esta disponibilizao. O crdito no um problema, pelo contrrio, uma ddiva, contudo, o Policial Militar precisa ser orientado a como usa-lo de forma correta. O objetivo desse tpico auxiliar o Policial Militar a descobrir quando, de fato, realmente necessrio solicitar crdito, a construir um bom perfil de crdito e a conhecer e/ou usar de forma benfica alternativas de oportunidades de crdito, tais como, cartes de crdito, programas de fidelizao, cheque especial, FGTS, entre outros. Dvidas nem sempre um problema, assim como o crdito, ela pode ser usada em nosso favor. Segundo Riella e Leboutte (2007) grande parte das dvidas contradas poderia ser evitada com planejamento. Somente uma pequena parcela delas ocasionada por problemas inusitados. O tpico cinco deve orientar o Policial a como contrair uma dvida de maneira que no pese em seu oramento, a dvida consciente e planejada. Aos que j esto cheios de dvidas, o estudo vai oferecer ensinamentos e tcnicas que ajudem o Policial Militar a reequilibrar o oramento financeiro, afinal, assim como afirmou Denise (2008), ningum feliz, nem consegue planejar mergulhado em dvidas. Os tpicos seis e sete tratam de assuntos bem interligados entre si. De acordo com Cerbassi (2009) a Segurana Financeira visa assegurar algum grau de estabilidade a sua famlia caso algum imprevisto acontea, com base nessa afirmao, deve ser apresentado aos Policiais ferramentas que os auxiliem na compreenso da dimenso de seu risco, como reduzilo e como aumentar sua proteo e de sua famlia. A parte que trata sobre investimentos, deve ser ministrada de maneira que o Policial descubra o tipo de investidor que ele , bem como deve ser apresentado, diversos meios de investimentos disponveis no mercado, como CDB,

Fundos de Investimentos, Poupana, Debntures, Mercado de Aes e ainda noes de matemtica financeira.

6.2

RESULTADOS ESPERADOS

Aps a implementao da proposta de melhoria sugerida, espera-se uma considervel mudana no padro de vida do Policial Militar, alm dos aspectos financeiros, espera-se uma melhoria na qualidade de vida do Policial e de sua famlia. Acredita-se tambm, que com o equilbrio da situao financeira do Policial Militar, o mesmo diminua os servios extra PM (bicos), e possa se dedicar com maior afinco ao servio de Segurana Pblica. Espera-se que atravs do autoconhecimento financeiro, o PM tenha cincia de sua situao econmico-financeira, saiba para onde vai cada parcela de seu salrio, e saber qual seu Patrimnio Mnimo de Sobrevivncia, Patrimnio Mnimo de Reserva, Patrimnio Ideal e Patrimnio para Independncia Financeira, fatores importantes para a formao de um Oramento Domstico. Com a adoo de uma prtica do Oramento Domstico, o PM e sua famlia podero controlar com eficincia a destinao do dinheiro, saber formar planilhas de acordo com a necessidade, e poder traar metas e objetivos com maior eficincia. Ao ensinar o PM a comprar com eficincia, acredita-se que ele exercer prticas em seu cotidiano de compras planejadas, que haja considervel diminuio da compra por impulso e consequentemente um estancamento no crescente nvel de endividamento do Policial. Confia-se que o Policial consciente do devido uso do crdito, estar menos propenso a contrair emprstimos sem necessidade, ele estar apto a usar o crdito ao favor da vida financeira da famlia e no contra ela. Alm disso, possuir conhecimento bsico das diversas modalidades de crdito, bem como escolher a melhor delas. A abordagem do assunto das dvidas na vida do PM proporcionar a conscientizao da real necessidade de endividar-se, e, quando de fato, for necessrio o endividamento, o Policial estar apto a fazer isso de forma planejada. Espera-se tambm, que o Policial j com alto grau de endividamento, consiga realizar um planejamento para quitao dessas dvidas, at retornar ao ponto de equilbrio financeiro na famlia. O conhecimento sobre segurana financeira e investimento, proporcionar ao Policial noo da necessidade desses dois itens no oramento da famlia, como resultado, acredita-se que o PM, consciente da importncia desses dois fatores, tenha conhecimento bsico

necessrio para proporcionar segurana financeira para sua famlia, bem como, a estabilidade de seu padro de vida no futuro.

6.3

VIABILIDADE DA PROPOSTA

Como pde ser observado nos dados da pesquisa, h, comprovadamente, uma deficincia na sade financeira do Policial Militar, tanto que as Polcias Militares do Cear, Sergipe e So Paulo ao perceberem este fato passaram a oferecer cursos ou palestras para seus Policiais Militares. Ciente da necessidade de mudana no quadro atual na vida do Policial Militar fora elaborada a proposta acima, da qual, tem-se que considerar o seguinte: Em se tratando da estrutura fsica e tecnolgica necessria para aplicao do curso, os Quarteis possuem estruturas capazes de comportar aulas e palestras a respeito do tema, alm de um Centro de Ensino na capital paraibana, logo, no h necessidade para preocupaes com gastos em relao estrutura fsica e tecnolgica. O nico gasto necessrio ser com a contratao de um bom consultor financeiro, ou com uma empresa especializada no assunto. Contatamos duas empresas especializadas, a fim de obter oramento quanto aos valores cobrados. A empresa Equilbrio Financeiro cobra R$ 4.500,00 por um curso bsico com durao de 4 horas para at 40 pessoas, as despesas com passagem area, alimentao estadia e traslados no esto inclusas no valor. A empresa Economia Comportamental cobra R$ 7.890,00 por um curso de 8h para at 50 participantes, o valor inclui passagem area, mas no inclui traslado, estadia e alimentao. Uma opo mais vivel proporcionar a oportunidade de qualificao a um profissional da prpria Instituio. A Polcia Militar dispe de profissionais dos mais diversos campos acadmicos e no ser difcil encontrar algum apto para a ministrao do curso, alm do que, este profissional poderia ministrar aulas de Educao Financeira nos cursos de formao da Corporao, desse modo, a disciplina teria participao permanente no currculo do Policial Militar. Em fim, para transpor todos os obstculos na implantao do projeto, este acadmico e profissional se disponibiliza para atuar ativamente durante todo o processo de implantao, seja ministrando cursos para os Policiais, seja municiando treinamentos aos membros da corporao encarregados de perpetuar a Educao Financeira aos colegas de farda.

7 CONSIDERAES FINAIS

Ao realizar este trabalho, buscou-se encontrar mtodos que melhorassem a qualidade de vida do Policial Militar da Paraba atravs da Educao Financeira aplicada ao seu cotidiano, tal objetivo externalizou-se devido difcil situao financeira vivida por muitos militares pertencentes Instituio. O nvel de educao financeira do Policial Militar, no se encontra em um nvel satisfatrio, de modo geral os policiais no possuem reservas para emergncias, so poucos os que investem tempo e dinheiro na formao de uma reserva emergencial. Muitas de suas dvidas so contradas atravs de emprstimos mal planejados, ou compras compulsivas. O papel do Estado de extrema importncia na Educao Financeira dos Policias. Acredita-se, que ao seguir as recomendaes contidas neste trabalho, o Estado proporcione uma elevao no nvel de conscincia financeira do Militar, contribuindo ento, para uma significativa mudana nos hbitos financeiros de suas famlias, proporcionando sade e bemestar aos seus subordinados. importante tambm, o PM conscientizar-se da necessidade de uma mudana em seu padro de vida, ele precisa reconhecer que est financeiramente doente, e mostrar-se disposto a aprender e a mudar. Uma das principais dificuldades encontradas na realizao deste trabalho, se diz respeito resistncia de muitos dos militares entrevistados em prestar informaes ao acadmico, principalmente em virtude da natureza pessoal do presente Tema. Outro obstculo no desenvolvimento dessa proposta deve-se a pouca quantidade de trabalhos produzidos no campo de atuao proposto, logo, plausvel o desenvolvimento de estudos complementares que objetivem contribuies para o modelo proposto.

REFERNCIAS

BANCO POPULAR. O que crdito? Disponvel em: <http://www.bb.com.br/portalbb/page251,8900,8923,0,0,1,0.bb?codigoMenu=5415&codigoN oticia=8133>. Acesso em: 29 set 2011. CABRAL, Gabriela Equipe Brasil Escola. Consumismo. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm >. Acesso em: 18 out 2011.

CAMPOS, Denise. Assuma o controle de suas finanas. 2 edio. So Paulo: Gente, 2008. CERBASI, Gustavo Petrasunas. Dinheiro Os segredos de quem tem, como conquistar e manter sua independncia financeira, 7 Edio. So Paulo: Gente, 2004.

______Casais inteligentes enriquecem juntos. So Paulo: Gente, 2004.

______Como organizar sua vida financeira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Coronel PMPB BATISTA, Joo. Histria da PMPB. Disponvel em: <http://www.pm.pb.gov.br/arquivos/historia_da_pmpb.pdf >. Acesso em: 05 set 2011.

BUSSINGER, Eliana. Para ganhar dinheiro preciso ter autoconhecimento. Disponvel em: <http://www2.uol.com.br/vyaestelar/receitas_financeiras.htm >. Acesso em: 19 out 2011. ESTADO DA PARABA Polcia Militar. Diviso Geo-Administrativa, Atribuies e rea De Responsabilidade Territorial dos Comandos Regionais, Batalhes, Companhias e Pelotes Da Polcia Militar Do Estado Da Paraba. Disponvel em: < http://www.pm.pb.gov.br/arquivos/portarias/Resolucao-0003-2009-GCG-Estabelece-adivisao-geoadministrativa-da-pmpb.pdf >. Acesso em: 06 set 2011.

INSTITUTO ANDIF. Denuncie: Agiotagem CRIME. Disponvel em: <http://www.andif.com.br/agiotagem.pdf>. Acesso em: 06 out 2011.

LELIS, Michelle Gomes. Educao Financeira e Empreendedorismo. Viosa: CPT, 2006.

Major PMPB VINICIUS. Comparativo de salrios entre as polcias militares do Brasil. Disponvel em <http://www.salariospm.xpg.com.br/>. Acesso em: 21 ago. 2011.

MEUS GASTOS. As Classes Sociais no Brasil. Disponvel em: <http://www.meusgastos.com.br/blog/?p=17>. Acesso em: 07 set 2011.

MINISTRIO DA JUSTIA Segurana Pblica. Descrio de Cursos Pronasci. Disponvel em: <http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMIDE56556EEF7C446938DEA49DCB B154FA7PTBRIE.htm>. Acesso em: 15 out 2011.

MONEY BASICS.PT. O que um crdito? Disponvel em: <http://www.moneybasics.pt/credits_n_spendings/what_is_credit.html>. Acesso em: 20 set 2011.

MELO, Murilo Bodoque de. Algum que fez a diferena. Disponvel em: <http://www.expomoney.com.br/newsnova/materia.asp?rregn=116>. Acesso em: 19 out 2011. ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT Directorate for Financial and Enterprise Affairs. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Disponvel em <http://www.oecd.org/dataoecd/7/17/35108560.pdf >. Acesso em: 29 set 2011.

PARABA EM QAP. Comandante preside a instalao do 10 Batalho em novo endereo. Disponvel em <http://www.paraibaemqap.com.br/noticia.php?id=3256>. Acesso em: 22 ago 2011.

PMCE. PM abre inscries para Curso de Educao Financeira. Disponvel em: <http://www.pm.ce.gov.br/noticias/pm-abre-inscricoes-para-curso-de-educacao>. Acesso em: 19 out 2011.

PMSE. PM-3 escreve para palestra sobre Educao Financeira. Disponvel em: <http://www.pm.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=2549> Acesso em: 19 out 2011.

RAUEN, Fbio Jos. Roteiros de investigao cientfica. Tubaro: Unisul, 2002.

RIELLA, Patrcia e LEBOUTTE, Caio. Educao Financeira para a Famlia. So Paulo: All Print, 2007.

SOUZA, Oriel de. Administrao Financeira Pessoal - Gesto da Prpria Renda. Dissertao (Mestrado em Cincias Policiais de Segurana em Ordem Pblica). Centro de Altos Estudos da Segurana, So Paulo, 2010.

UNISUL. Trabalhos Acadmicos da Unisul. Palhoa: Editora Unisul, 2010.

ANEXO

ANEXO A Histria da PMPB

1. AS ORIGENS Criada ainda no tempo do Imprio, a Polcia Militar , atualmente, o mais antigo rgo pblico em atividade no Estado da Paraba. Para que se possa avaliar a importncia dessa instituio no contexto histrico estadual e nacional, vamos apresentar uma sntese. 1.1. A Guarda Municipal Permanente no Brasil Durante o Governo de D. Pedro I, os Presidentes das Provncias no dispunham de um organismo capaz de auxili-los na manuteno da ordem pblica. As organizaes militares existentes nas Provncias, em carter permanente, eram as Tropas de Linhas, subordinadas diretamente ao Ministro da Guerra. Em 1830, em consequncia da abdicao de D. Pedro I e da menoridade de D. Pedro II, o Imprio passou a ser dirigido por Regentes, que, na concepo popular, no gozavam de legitimidade para governar. Por esse motivo, teve incio, em todo pas, uma srie de movimentos revolucionrios, como a Balaiada, (Maranho) a Sabinada, (Bahia) e a Guerra dos Farrapos (Rio Grande do Sul), entre outros. Alm de representar perigo para a manuteno do Imprio e para a integridade territorial brasileira, esses movimentos tambm comprometiam a ordem pblica, o que ocorria com mais intensidade no Rio do Janeiro, Capital do Imprio. Por conta dessa situao, o Ministro da Justia, Padre Antnio Diogo Feij, props Regncia que fosse criado, no Rio de Janeiro, um Corpo de Guardas Municipais Permanentes, destinado a manter a ordem pblica naquela Provncia. A proposta de Feij foi acolhida, e no dia 10 de outubro de 1831, atravs de Decreto Regencial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes do Rio de Janeiro. No mesmo documento, os respectivos Presidentes das demais Provncias foram autorizados a tambm criarem suas Guardas. 1.2. A Guarda Municipal Permanente da Paraba A Paraba no teve condies ou interesse de criar sua Guarda de imediato. No ano seguinte, assumiu a Presidncia da Paraba o Padre Galdino da Costa Vilar, que sentindo a premente necessidade de manuteno da ordem pblica, de imediato tratou de criar um rgo com esse fim. Como nessa poca as Provncias no tinham autonomia, por no ter em Assembleia Legislativa, a criao da Guarda Municipal foi discutida no Conselho Provincial, que tinha suas decises formalizadas atravs da Consignao de Resolues nos livros de atas. Dessa forma, o Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Paraba foi criada no dia 3 de fevereiro de 1832. Sob o Comando de Francisco Xavier de Albuquerque, que foi nomeado Capito pelo Presidente da Provncia, e com um efetivo de 50 homens, sendo 15 a Cavalo e 35 a p, a nova organizao foi efetivamente posta em funcionamento no dia 23 de outubro de 1832. O primeiro Quartel ocupado foi o prdio onde antes funcionava um convento e hoje est instalado o Palcio do Arcebispado, na Praa Dom Adauto, no centro da capital paraibana. Suas primeiras misses foram a Guarda da Cadeia e a execuo de Rondas no centro da cidade. 1.3. A Polcia Militar Em 1834, com o advento de uma emenda Constituio do Imprio, as Provncias ganharam

autonomia, sendo criado o poder Legislativo Provincial. Na primeira reunio da Assembleia Legislativa da Provncia da Paraba, no dia 2 de junho de 1835, atravs da Lei n 09, o Corpo de Guardas Municipais Permanentes recebeu a denominao de Fora Policial. Essa mesma lei ampliava o efetivo da Corporao e destinava frao de tropa para compor os primeiros Destacamentos do interior da Provncia, que foram Areia e Pombal. Assim denominada, a Corporao permaneceu at 1892, quando passou a denominar-se de Corpo Policial. Ao longo da sua histria a Corporao foi denominada ainda de Corpo de Segurana, Batalho de Segurana, Batalho Policial, Regimento Policial, Fora Policial, por trs vezes, e Fora Pblica duas vezes. Finalmente, em 1947, por fora de dispositivo Constitucional, a Corporao recebeu a denominao de Polcia Militar da Paraba. 2. AS LUTAS NO PERODO COLONIAL Ao longo dos seus atuais 170 anos de existncia, a Polcia Militar da Paraba, teve marcante participao nos mais importantes momentos histricos do Brasil e da Paraba. Foram situaes em que a Corporao foi empregada para aes tpicas de tropa de Exrcito. Uma parte desses acontecimentos foi registrada durante o perodo Imperial. Vejamos os mais importantes. 2.1. Combate Revoluo Praieira Em janeiro de 1849 ocorreu em Recife um movimento armado que ficou conhecido como a Revoluo Praieira, e que objetivava depor o Presidente daquela Provncia. Em maio do ano anterior, quando o movimento ainda estava se organizando, um grupo de rebeldes, baseados em Goiana/PE, tencionava invadir a Vila de Pedra de Fogo, na Paraba. Informado dessa ameaa, o Dr. Joo Antnio, Presidente da Paraba enviou para aquela localidade um efetivo de 40 Homens da Fora Policial, comandados pelo Capito Genuno Antnio Athayde de Albuquerque e um contingente da Guarda Nacional, alm de Tropas de Primeira Linha, que era a denominao do Exrcito na poca. Todos os deslocamentos de tropa nessa poca, eram feitos a p. Depois de mais de seis meses de espera, a invaso ocorreu no dia 13 de dezembro, quando se deu uma violenta luta, com registros de mortes e feridos, saindo a tropa legalista derrotada. Foi a batismo de fogo da Fora Policial. No ano seguinte, os revolucionrios, depois de derrotados em Recife, invadiram a Paraba, se alojando em Areia, de onde foram expulsos por Tropas de Primeira Linha. 2.2. O Ronco da Abelha Em 1850, o Brasil passou a adotar o registro de nascimento e de bito, atravs da lei 586 de 6 de setembro daquele ano. A populao interiorana no foi bem informada dessas exigncias e passou a interpretar que o governo estava levantando dados para escravizar o povo. Por conta disso, no interior da Paraba, ocorreu em 1852, comeando pela Vila de Ing, uma revolta que ficou conhecida como O Ronco da Abelha. Centenas de pessoas invadiam os cartrios, queimavam todos os papis, quebravam os mveis e ameaavam os moradores. A revolta se espalhou por vrias outras Vilas no brejo paraibano. Todo efetivo da Fora Policial sediado na Capital foi deslocado para o interior a fim de serenar os nimos. Depois de cerca de trs meses de intensa atividade, a Fora Policial pacificou o movimento.

2.3. A Guerra do Paraguai Outro acontecimento histrico de grande repercusso nacional que a Fora Policial da Paraba participou foi a Guerra do Paraguai. Depois de declarada a guerra, o Imprio convocou todas as Tropas de Primeira Linha existentes nas Provncias. Da Paraba seguiram tambm para o Rio de Janeiro, onde se incorporaram s foras imperiais, contingentes da Guarda Nacional e Corpos de Voluntrios. Todo efetivo da Fora Policial, totalizando 210 homens, sob o Comando do Maj Jos Vicente Monteiro da Franca, embarcou para a Capital do Imprio, no dia 23 de junho de 1865, saindo de Cabedelo no Vapor Paran. Enquanto aguardava o embarque, a Fora Policial ficou aquartelada na Fortaleza da Santa Catarina. Faziam parte do efetivo da Fora Policial, os Capites Jos Francisco de Atayde Melo, Frederico do Carmo Cabral e Jos Silva Neves, alm dos Tenentes Francisco Gomes Monteiro, Pedro Csar Paes Barreto e Joaquim Ferreira Soares. Depois das batalhas, o Capito Frederico foi condecorado com medalha de honra, o que revela que o contingente da Fora Policial teve papel destacado na guerra, de onde s retornou aps sua concluso. Para substituir a Fora Policial durante esse perodo foi criada uma Fora Policial Provisria, que foi extinta em 1870, quando a tropa retornou do Paraguai. 2.4. A Revolta do Quebra-Quilo Em 1874, a Fora Policial da Paraba teve outra importante participao em acontecimento histrico. Foi a pacificao do movimento que ficou conhecido como a Revolta de Quebra Quilo. Nesse perodo havia no seio da populao interiorana da Paraba, um sentimento de revolta com recentes acontecimentos religiosos envolvendo o Estado, a igreja e seguimentos manicos, que resultaram na priso de um Bispo em Pernambuco. Ainda nessa poca, o Brasil passou a adotar o sistema mtrico decimal, o alistamento militar e, na Paraba, comeava-se a cobrar o imposto de Cho, para permitir a prtica de comrcio nas feiras-livres. Essas medidas no eram bem explicadas populao. A soma desses fatos provocou o movimento que ficou conhecido como a revoluo de quebra-quilo. Centenas de pessoas, como na revolta do Ronco da Abelha, invadiam as Vilas, quebravam os pesos e outras medidas, queimavam arquivos, soltavam presos, e gritavam "morte aos maons". Esses fatos ocorreram em Ing, Fagundes, Areia, Campina Grande, Guarabira e outras cidades do brejo paraibano. Todo efetivo da Fora Policial, sob o Comando do Tenente Coronel Francisco Antnio Aranha Chacon, foi deslocado no dia 18 de novembro de 1874 para pacificar o movimento. Depois de muitos confrontos, que duraram cerca de dois meses, sem registros de mortes, a revolta foi pacificada e o contingente Policial retornou a Capital. 3. AS LUTAS NO SCULO XX Durante as trs primeiras dcadas deste Sculo, a Polcia Militar teve tambm destacada e positiva participao em acontecimentos de elevado valor histrico nos contextos estadual e nacional. Ainda empregada como pequeno Exrcito, essa Corporao travou lutas no territrio paraibano e em outros Estados como Pernambuco, Rio do Grande do norte e So Paulo. 3.1. Lutas no Cariri A primeira luta contra grupo armado que a Polcia Militar, na poca denominada de Fora Policial, enfrentou nesse sculo, foi em 1912, na regio do cariri paraibano. Um grupo de homens armados, na regio polarizada por Monteiro, sob as lideranas de Joo Santa Cruz, Promotor de Justia, e Franklin Dantas, proprietrio rural e grande lder da regio de Teixeira, por razes polticas, pretendia provocar um clima de desordem no interior do Estado que justificasse uma interveno Federal, e a consequente deposio do Presidente do Estado, Dr. Joo Machado. Para combater esse movimento, a Fora Pblica deslocou um grande efetivo, que ficou inicialmente destacado em Campina Grande, de onde partiu para os combates. Ocorreram lutas em

Sum, Monteiro, Tapero, Patos e So Joo do Cariri. Ainda foi invadida, pelo bando armado, a cidade de Santa Luzia e ameaadas de invaso as cidades de Soledade e Teixeira. Nessas lutas a Polcia obteve muitas vitrias, e sofreu alguns revezes, mas impediu que os objetivos dos rebelados fossem alcanados. Pela forma corajosa como se comportaram, destacaram-se nesses confrontos o ento Alferes Elsio Sobreira, que veio depois a se tornar o patrono da Polcia Militar, o Ten Rangel Farias e o Sargento Pedro Medeiros, alm de Luiz Risco, um Aspenada, graduao entre Soldado e Cabo. 3.2 Combates Coluna Prestes Ainda com a denominao de Fora Pblica, a corporao enfrentou, em 1926, a Coluna Prestes, quando de sua passagem pelo nordeste. Ciente de que a Coluna se dirigia Paraba, o Presidente do Estado, Dr. Joo Suassuna, determinou que lhe fosse dado combate ainda no serto. Com essa finalidade, um grande efetivo da Fora Policial foi deslocado para as cidades de Sousa, So Joo do Rio do Peixe e Belm. Ainda foram reforados os efetivos dos Destacamentos de toda regio sertaneja, e em particular, o do Batalho sediado em Patos. O Ten Cel Elsio Sobreira, Comandante Geral da Corporao, dirigiu pessoalmente a luta, instalando-se em So Joo do Rio do Peixe. A tropa deslocada para Belm foi comandada pelo Major Manuel Viegas, um homem conhecido por sua coragem pessoal. A Coluna foi perseguida, sem trgua, de Sousa, por onde penetrou no Estado, at Princesa Isabel. Houve ainda lutas nas proximidades de Patos. Desses confrontos, resultaram muitas mortes de ambos os lados. A passagem da Coluna ficou marcada por uma chacina por ela cometida em Pianc, onde foram assassinados, depois de presos, 2 soldados e 23 civis, inclusive o Padre Aristides, proco e lder poltico local. Destacaram-se nesses combates, alm do Ten Cel Sobreira e do Maj Viegas, o Cap Irineu Rangel, os Tens Bencio e Manuel Marinho e o Sargento Arruda, entre outros. 3.3. O Movimento de Princesa Em 1930, um grupo armado, sediado na cidade de Princesa, no alto serto paraibano, chefiado pelo Deputado Estadual Jos Pereira, tentou conturbar a ordem pblica no interior do Estado. Os objetivos do movimento, como os dos rebeldes de Monteiro em 1912, era provocar uma interveno federal na Paraba. A consequncia imediata seria a deposio do Presidente Joo Pessoa, que havia rompido relaes polticas com Washington Luiz, depois dos acontecimentos que resultaram no famoso "NEGO". Mas uma vez a Fora Pblica foi acionada, e um grande efetivo foi mobilizado para enfrentar os rebeldes sertanejos, que recebiam ajuda do Governo Federal. Foram mais de quatro meses de violentos combates, em que foram registradas muitas mortes de ambos os lados. Foi criado um Batalho Provisrio, na Fora Pblica, s para reforar o contingente empregado na luta. Os acontecimentos mais marcantes desses confrontos foram; O desastre da gua Branca, em que cerca de duzentos policiais foram mortos em uma emboscada; a tomada, pela Polcia, das cidades de Teixeira, Imaculada e Tavares, que haviam sido ocupadas pelos grupos liderados por Jos Pereira e o cerco de Tavares, que se achava ocupada pela Polcia e foi cercada por grupos de cangaceiros, durante 18 dias. Princesa foi cercada e a interveno pretendida por Jos Pereira no foi alcanada. Muito foram os Policiais que se destacaram nessas lutas. Entre eles podemos citar; Ten Cel Elsio Sobreira, Comandante Geral na poca, Capito Irineu Rangel, Comandante do contingente empregado na luta, Capito Joo Costa, Ten Jos Maurcio, Ten Elias Fernandes, Ten Manuel Bencio, Aspirante Ademar Naziazene, Sgt Severino Bernardo e Sgt Manuel Ramalho.

3.4. A Revoluo Paulista Em busca da redemocratizao do pas, ou objetivando reconquistar espaos polticos perdidos desde a revoluo de 1930, liderana polticas e militares de So Paulo, inclusive integrantes da Fora Pblica daquele Estado, articularam um movimento armado em 1932, tentando depor o Governo Federal. A Histria registrou esses acontecimentos como a Revoluo Constitucionalista Para debelar esse movimento, Getlio Vargas, que governava o pas, convocou tropas federais, e efetivos das Polcias Militares de todo Brasil. Da Paraba, seguiram, de imediato, para participar das lutas, duas Companhias do 1 Batalho, e um Batalho Provisrio. Posteriormente, foram enviados mais trs Batalhes Provisrios, que no chegaram a participar dos confrontos. Esses Batalhes eram formados por voluntrios e os Oficiais eram civis comissionados, escolhidos entre integrantes de famlias tradicionais do Estado. O 2 Batalho Provisrio foi recrutado em Campina Grande. O efetivo do 1 Batalho, que participou dessa luta, foi comandado pelo Capito do Exrcito Aristteles da Souza Dantas, e, partindo do Estado de Minas Gerais, combateu na chamada frente norte de So Paulo integrando uma Coluna formada por Batalhes de outras Polcias e do Exrcito, sob o Comando do ento Coronel Eurico Gaspar Dutra. O 1 Batalho Provisrio, sob o Comando do Maj Guilerme Falcone, participou de combates na frente sul daquele Estado, entrando atravs do Paran, compondo outra Coluna, comandada pelo General Walddomiro Lima. O contingente da Paraba teve destacadas participaes em combates ocorridos na cidade de Capo Bonito, Buri, e Itapetinga, na frente sul e em Lindia, Monte Sio, Campinas e Itapira, na frente norte. Em diversas oportunidades, os combates foram decididos em lutas de corpo a corpo, e com uso de arma branca, onde prevaleceram a destreza e a coragem pessoal dos paraibanos. 3.5. Combates Intentona Comunista Em novembro de 1935 ocorreu, em Natal, Recife e Rio de Janeiro, uma tentativa de implantao de um Governo Comunista. Grupos orientados por Carlos Prestes e com a participao de simpatizantes militares, tomaram o Quartel do Exrcito em Natal e pretendiam depor o Governo do Rio Grande do Norte, instituindo uma Junta Governativa. Houve luta entre os rebelados e a Polcia daquele Estado. Informado da situao, o Governador da Paraba, Argemiro de Figueredo, enviou a Natal, para auxiliar as foras legalistas, um Batalho Policial, sob o Comando do Ten Cel Elias Fernandes. Ainda no percurso de Joo Pessoa a Natal, a Polcia paraibana prendeu vrios integrantes da Junta Governativa e apreendeu farto material que eles haviam saqueado em diversas cidades. Em vrias cidades, onde as autoridades constitudas haviam fugido, temendo o movimento, Elias Fernandes restaurou a ordem , garantiu a posse de Prefeitos, e o funcionamento da justia. Serenados os nimos, os comandados de Cel Elias Fernandes permaneceram em Natal at o final daquele ano, sendo alvo de muitas homenagens do povo potiguar em sinal de gratido pela honrosa forma como auxiliaram a debelar aquele movimento. 4.0. A BRIOSA Histria da Polcia Militar da Paraba A Polcia Militar da Paraba participou de importantes acontecimentos da histria do pas, como a revoluo de 1930; o combate a um movimento armado ocorrido em um Quartel do Exrcito no Recife, em 1931, e a vigilncia do litoral paraibano, durante a 2 guerra mundial.

No campo de ordem pblica a Corporao mantm desde 1835, Destacamentos Policiais em todo territrio paraibano. O Cangaceirismo, fenmeno que aterrorizou o serto nordestino de 1878 a 1938, foi firmemente combatido pela Polcia Militar, atravs das famosas patrulhas Volantes, compostas por homens valentes e destemidos. Hoje, mesmo incompreendida, criticada, e carente de recursos, a Polcia Militar procura, atravs das diversas modalidades de policiamento que executa, e por meio de vrias outras formas de prestao de servio de alcance social, continuar sua gloriosa marcha histrica, na permanente busca de bem servir a sociedade Esses esforos so permanentemente reciclados pela adoo de uma poltica de renovao dos recursos materiais, modernizao de mtodos de atuao e de valorizao dos recursos humanos materializados por uma formao humanista e profissional contextualizada com a ordem social vigente. Seus heris de hoje so os Soldados da Rdio Patrulha, do Choque, da Guarda, do Trnsito, dos Destacamentos, do Canil, da Cavalaria, da Manzu, do policiamento a P ou de Motos, das atividades de apoio, em fim dos que compem a Polcia de hoje, honrando sua histria e concorrendo para o fortalecimento do seu futuro, e fazendo-a merecedora da carinhosa cognominao de Briosa Policia Militar da Paraba, conferida, ao longo da histria, pela sociedade paraibana. O autor: O coronel PM reformado Joo BATISTA de Lima foi formado pela Academia de Polcia Militar de Pernambuco. Na PM paraibana, exerceu, entre outras funes, os seguintes comandos: e Centro de Ensino da PMPB, 5 BPM, Companhia de Trnsito, Companhia de Choque e Centro de Operaes da PM. No interior, foi comandante da Companhia de Polcia de Cajazeiras e do 2 BPM, em Campina Grande. Foi chefe de gabinete da Secretaria da Justia, subcomandante-geral da PM, e presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidado. Foi o responsvel pelo planejamento e implantao da Operao Manzu. instrutor habilitado pelo Comit Internacional da Cruz Vermelha para ministrar treinamentos de direitos humanos. Publicou o livro A Briosa: A Histria da Polcia Militar da Paraba, do qual o texto acima faz parte.

APNDICE

APNDICE A Questionrio para coletas de dados

Questionrio de pesquisa financeira do Policial Militar do estado da Paraba Caro amigo, com satisfao que convido voc a fazer parte desta pesquisa. O presente questionrio tem por objetivo embasar Estudo de Caso sobre a situao financeira do Policial Militar da Paraba, cujo Tema Educao Financeira aplicada vida do Policial Militar no Estado da Paraba, o objetivo geral da pesquisa proporcionar ao Policial Militar uma melhor qualidade de vida atravs da prtica da educao financeira em seu dia-adia. O questionrio foi elaborado em linguagem simples e objetiva, visando agilidade no momento de suas respostas, se mesmo assim, voc no se sentir confortvel em responder alguma das questes, sinta-se confortvel para no faze-lo, contudo, reitero que de extrema importncia sua participao em todas as questes. No exigida do participante sua identificao, seno a patente, todas as informaes sero usadas apenas para fins de pesquisa, sua identidade ser mantida em completo sigilo. Desde j, agradeo sua participao.

1 - Qual sua mdia salarial mensal (apenas o salrio bruto pago pela PM)? Mnimo Mximo R$ 726,26 R$ 1.194,53 R$ 1.194,53 R$ 2.012,67 R$ 2.012,67 R$ 3.479,36 R$ 3.479,36 R$ 6.563,73 R$ 6.563,73 R$ 9.733,47 R$ 9.733,47 2 - Voc possui alguma renda extra PM ("bico", emprego, comerciante autnomo, renda, etc.)? Se sim, quanto consegue acrescentar mensalmente a sua renda? Mnimo Mximo R$ 276,70 R$ 276,70 R$ 484,97 R$ 484,97 R$ 726,26 R$ 726,26 R$ 1.194,53 R$ 1.194,53 R$ 2.012,67 R$ 2.012,67 R$ 3.479,36 R$ 3.479,36 R$ 6.563,73 R$ 6.563,73 R$ 9.733,47 R$ 9.733,47 3 Mais algum trabalha em sua casa? Se sim, em quanto acrescida a renda mensal da famlia? Mnimo Mximo R$ 276,70 R$ 276,70 R$ 484,97 R$ 484,97 R$ 726,26 R$ 726,26 R$ 1.194,53 R$ 1.194,53 R$ 2.012,67 R$ 2.012,67 R$ 3.479,36 R$ 3.479,36 R$ 6.563,73 R$ 6.563,73 R$ 9.733,47 R$ 9.733,47 3 Quanto voc gasta mensalmente para manter sua famlia? Inclua gastos com moradia, transporte, alimentao, sade, vesturio e educao. No inclua gastos com o financiamento de bens durveis ou outros tipos de emprstimos. ___________________________________________________________________________ 4 Quanto voc gasta mensalmente com pagamento de dvidas? Inclua gastos com pagamento de emprstimos consignados, financiamentos de bens durveis, juros do cheque especial, juros pagos a agiotas, renegociaes de dvidas e outras contas de natureza semelhante. ___________________________________________________________________________ 5 - Voc poupa alguma quantia por ms? Se sim, qual porcentagem de sua renda total (PM + extra PM) voc consegue guardar? ___________________________________________________________________________

7 - Voc possui emprstimos consignados? Sim No Qual o motivo do emprstimo? Pagamento de dvidas Financiamento de bens durveis Consumo em geral (Exceto bens durveis) Outros__________________________________ 8 - Voc j recorreu a algum tipo de emprstimo com juros a algum membro da corporao? Sim No Qual o motivo do emprstimo? Pagamento de dvidas Financiamento de bens durveis Consumo em geral (Exceto bens durveis) Outros___________________________________ 9 - Voc usa cheque especial? Nunca uso cheque especial Raramente uso, somente em situaes emergenciais. Uso todos os meses, mas no mais que 10 dias por ms. Dez dias aps receber o salrio j estou sem dinheiro, ento recorro ao cheque especial. O cheque especial j faz parte do meu salrio, uso praticamente todos os dias do ms. 10 Voc j sacrificou o oramento para adquirir algum equipamento (armamento, fardamento, equipamento de proteo individual, etc) necessrio para o bom desenvolvimento do trabalho? Sim No 11 Se sim, seu oramento foi prejudicado por quanto tempo? __________________________________________________________________________ 12 Estado Civil: Solteiro Casado 13 - Qual sua patente/posto/graduao? ___________________________________________________________________________

Вам также может понравиться