Вы находитесь на странице: 1из 28

CAPITULO

XV

O ATALHO DA TRAIO 1. Rebelio entre os revolucionrios

Desde o momento em que Hitler tomou o poder na Alemanha, a contra-revoluo internacional passou a constituir parte integrante do plano nazista de conquista mundial. Em todos os pases, Hitler mobilizou as foras contra-revolucionris que durante os quinze anos anteriores vinham sendo organizadas pelo mundo. Essas fras converteram-se ento em quinta-colunas nazistas da Alemanha, organizaes de traio, espionagem e terror. Essas quinta-colunas constituram as vanguardas secretas da Wehrmacht alem. Uma das mais poderosas e importantes dessas organizaes operava na Rssia Sovitica. Era encabeada por um homem talvez dos mais notveis renegados polticos da histria. Seu nome era Leon Trotsky. Quando nasceu o III Reich, Trotsky j era o lder de uma conspirao anti-sovitica internacional com poderosas fras da Unio Sovitica. Exilado, Trotsky estava conspirando para a derrubada do govrno sovitico, para seu reresso a Rssia e recuperao do poder pessoal que outrora etivera. "Houve um tempo", escreveu Winston Churchill em Grandes Contemporneos, "em que Trotsky estve intimamente ligado com o trono dos Romanovs." Em 1919-1920, a imprensa mundial apelidou Trotsky de "Napoleo Vermelho" Trotsky era comissrio de Guerra. Tra'ado num longo sobretudo espalhafatosamente militar; de altas ratas luzentes, pistola automtica cintura, percorria as tren-

202

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

tes de batalha fazendo inflamadas alocues aos soldados do Exrcito Vermelho. Converteu um trem blindado em seu Q. G. privado e protegeu-se pessoalmente com uma guarda armada especialmente uniformizada. le possua a sua prpria faco no comando do Exrcito, no Partido Bolchevique e no govrno sovitico. O trem de Trotsky, a guarda de Trotsky, os discursos de Trotsky, as atitudes de Trotsky seu vasto cabelo prto e sua barbicha em ponta, seus olhos penetrantes atrs do pince-nez fulgurante ficaram mundialmente famosos. Na Europa e nos E.U.A. as vitrias do Exrcito Vermelho eram tdas creditadas ao "comando de Trotsky." Eis como Isaac F. Marcosson, correspondente americano no exterior, descrevia o comissrio de Guerra Trotsky, dirigindo-se a uma de suas espetaculares assemblias de massas em Moscou: "Trotsky z o que os artistas costumam chamar uma bela entrada... aps uma demora, e no momento exatamente psicolgico, emergiu dos bastidores e caminhou a passos rpidos,, para o plpito qu se coloca para os oradoros cm tdas as assembleias russas. Mesmo antes de le se dirigir para o estrado- houve um tremor antecipado em todo o auditrio. Poder-se-ia ouvir um sussurros "Trotsky vom chegando.. No estrado, sua voz ora rica, profunda o eloqente. le atraa e repelia; dominava e tiranizava. le era elementar, quaso primitivo em sou fervor uma mquina humana poderosssima. Inundava os seus ouvintes com um Nigara de eloqncia, como eu Jamais ouvi. Transbordavam dle a vaidade e a arrogncia." Aps a sua dramtica deportao da Rssia Sovitica em 1929, os elementos anti-soviticos do mundo forjaram um mito em trno de seu nome e da sua personalidade. D acrdo com sse mito, Trotsky era "o excepcional lder da revoluo russa" e "inspirador de Lnin, seu mais ntimo camarada e lgico sucessor." Mas em fevereiro de 1917, um ms antes do colapso do czarismo, o prprio Lnin escreveu:

GRANDE

CONSPIRAO

203

"O nome de Trotsky significava: Fraseologia de esquerda e bloco com a direita contra as aspiraes da esquerda." Lnin chamou Trotsky o "Judas" da revoluo russa (46.) Os traidores fazem-se," no nascem. Como Benito Mussolini, Pierre Lavai, Paul Joseph Goebbels, Jacques Doriot, Wang Ching-wei e outros notrios aventureiros dos tempos modernos, Leon Trotsky comeou a sua carreira como elemento dissidente da extrema esquerda dentro do movimento revolucionrio de sua terra natal. Trotsky era pseudnimo. Lev Davidvitch Bronstein, filho de pais prsperos da classe mdia, nasceu em Yanovka, pequena aldeia rural perto de Kherson na Rssia meridional, em 1879. Sua primeira ambio foi ser ator. O jovem Trotsky comeou trabalhando numa pea e surgiu nos sales literrios de Odessa com suas botas de taco alto, vestido de bluso azul de artista, uma palheta redonda na cabea e trazendo uma bengala preta. Ainda quando estudante, associou-se a um grupo de radicais bomios. Aos 18 anos, foi prso pela polcia czarista por estar 'distribuindo literatura subversiva e foi exilado para a Sibria juntamente com ccntcpas do outros estudantes revolucionrios. Escapou da Sibria no vero de 1902 o foi viver no estrangeiro, onde levaria a maior parte de sua vida como
(46) Eis alguns dos comentrios peridicos feitos por Lnin com respeito a Trotsky o s suas atividades no movimento revolucionrio russo: 1911. "Em 1903, Trotsky era menehoviquo; deixou-os em 1904; voltou ao ninho antigo em 1905, enchendo o tempo com frases ultra-revolucionrias; e novamente deu as costas aos mencheviques em 1 9 0 8 . . . Trotsky plagia hoje as idias de uma faco, amanh as de outra, e depois olha ambas do cima, com ar superior... Tenho a declarar qito file representa unicamente a sua prpria faco." 1911. "Pessoas como Trotsky, com suas frases empoladas... so hoje muito comuns... Quem apoia o grupo de Trotsky apoia a poltica de mentira e decepo dos trabalhadores... a principal tarefa de Trotsky jogar areia nos olhos dos trabalhadores... no possvel discutir coisas verdadeiramente essenciais com Trotsky pois que le no tem viso... ps o consideramos apenas como um diplomata da mais modesta condio."

204

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

agitador e conspirador entre os emigrados russos e socialistas cosmopolitas nas capitais europias. Durante os primeiros meses de 1903 Trotsky foi membro da redao de Iskra, rgo marxista que Lenin editava no exlio em Londres. Em seguida diviso bolcheviquemenchevique que foi efetuada no movimento marxista russo nesse vero, Trotsky filiou-se aos adversrios polticos de Lnin, os mencheviques. O talento literrio de Trotsky, sua oratria inflamada, sua personalidade dominadora e seu talento dramtico granjearam-lhe a reputao de ser o mais brilhante e jovem agitador menchevique. Ele percorreu as colnias de estudantes radicais russos de Bruxelas, Paris, Lige, Sua e Alemanha, atacando Lnin e os demais bolcheviques, que apelavam para um partido revolucionrio disciplinado e altamente organizado para a luta contra o czarismo. Num panfleto intitulado 'Nossas Tarefas Polticas" publicado em 1904, Trotsky acusou Lnin de tentar impor um "regime de caserna" aos radicais, russos. Numa linguagem surpreendentemente semelhante que lo usaria mais tardo em seus ataques contra Stlin, o jovem Trotsky denunciou Lnin como "'lder da ala reacionria de nosso partido." Em 1905, aps a derrota czarista na guerra russo-japonsa, os trabalhadores e camponeses insurgiram-se na primeira e fracassada revoluo russa. Trotsky correu para a Rssia e tornou-se membro influente do Soviete de S. Petersburgo controlado pelos mencheviques. Na atmosfera febril
1912. "sso bloco 6 composto do falta do princpios, hipocrisia e frases vazias... Trotsky acoberta tudo isso com a fraseologia revolucionria que nada custa e nada o comprometo." 1913. "Os velhos participantes do movimento marxista na Rssia conhecem muito bem a personalidade de Trotsky e nem agora a ocasio adequada para falarmos disso. Mas a nova gerao ae trabalhadores precisa conhec-lo e precisamos falar d l e . . . Tipos como sse so caractersticos como fragmentos da formao histrica de ontem, quando ainda dormia o movimento laborista de massas na Rssia." 1914. "O camarada Trotsky nunca possuiu uma opinio definitiva sbre uma nica e sria questo marxista; sempre se insinuou nesta ou naquela brecha entre uma divergncia ou outra, oscilando sempre de um para outro lado." 1915. "Trotsky... como sempre; discorda em princpio dos socialchauvinistas, mas concorda com les em tudo na prtica.

GRANDE

CONSPIRAO

205

de intriga, de intenso conflito poltico e de sensao do poder iminente, Trotsky achou o seu elemento. Aos 26 anos, le saiu da experincia convencido de que estava destinado a ser o lder da revoluo russa. J falava de seu "destino" e de sua "intuio revolucionria. Anos depois, em Minha Vida, escreveu: "Vim Rssia em fevereiro de 1905; os outros lderes emigrados no chegaram antes de outubro e novembro. Entro os camaradas russos, no havia um de quem cu pudesse aprender alguma coisa. Ao contrrio, cu tivo de assumir o psto do meu prprio mestre.,. Em outubro, prccipitoi=mo na gigantesca voragem quo, pessoalmente falando, era o maior teste para a minha capacidade. Tivo de tomar decises sob o fogo. No necessrio observar que as decises mo ocorriam do modo totalmente bvio... Senti orgftnicamcnto quo tinham passado os meus anos de aprendizado... nos anos seguintes eu iria aprendendo como um mestre aprende, no como aprende um discpulo... Nenhum grande trabalho possvel som intuio... Os acontecimentos de 1905 revelaram em mim, creio eu, ossa intuio revolucionria e habilitaram-mo a confiar nela durante a minha vida posterior... Conscientemente no posso, na apreciao da situao poltica, como um todo e em suas perspectivas revolucionrias, acusar-me de graves erros do julgamento."

>

De novo no estrangeiro, aps a derrota da revoluo do 1905, Trotsky montou o seu Q. G. poltico em Viena e, atacando Lnin como "candidato ao psto de ditador", lanou uma campanha de propaganda para edificar o seu prprio movimento e promover-se a si mesmo como "internacionalista revolucionrio." De Viena, Trotsky locomoveu-se incansvelmente para a Rumnia, Sua, Frana, Turquia, recrutando companheiros e formando ligaes valiosas com socialistas e radicais esquerdistas europeus. Gradual e persistentemente, entre os mencheviques emigrados russos, social-revolucionrios e intelectuais bomios, Trotsky construiu uma reputao de principal rival de Lnin no movimento revolucionrio russo.

206

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

"Tda a construo do Leninismo", escreveu Trotsky numa carta confidencial ao lder menchevique russo Tscheiaze, aos 23 de fevereiro de 1913, "est atualmente edificada sbre mentiras e contm os germes peonhentos de sua prpria desintegrao." Trotsky continuava dizendo ao seu companheiro menchevique que, na sua opinio, Lnin no passava de "um explorador profissional de todo o atraso do movimento do trabalhador russo." O colapso do regime do czar cm maro de 1917 encontrou Trotsky em Nova Iorque, editando um jornal radical russo, Novy Mir (Novo Mundo) em colaborao com seu amigo o adversrio de Lnin, Nicolai Bukharin, um poltico ultra-esquerdista, emigrado russo que um observador descreveu como "um louro Machiavelli em Jaqueta do couro." (47.) Depressa Trotsky obteve passagem para a Rssia. Sua viagem foi interrompida quando as autoridades canadenses o detiveram em Ilalifax. Detido sob custdia por um ms, foi slto por solicitao do govrno provisrio russo o embarcou para Petrogrado. O govrno britnico decidira no deixar Trotsky voltar Rssia. Conforme as memrias do agente britnico Bruce Lockhart, o servio secreto britnico acreditava que seria possvel utilizar-se das "dissenses entre Trotsky e Lnin.. (48.) Trotsky chegou a Petrogrado em maio. A princpio tentou
(47) Trotsky chegara aos E.U.A. apenas dois meses antes da queda do Czar, depois do ser expulso da Frana no fim do outono de 1910. Bukharin preccdera-o nos E.U.A., vindo da ustria. (48) Nas suas memrias Agente Britnico, Bruoo Lockhart acredita quo o govrno britAnico a princpio cometeu um grave rro no modo do tratar Trotsky. Lockhart eserove: "No tratamos Trotsky devidamente. No tempo da primeira rovoluo Cie estve exilado na Amrica. le no era ento nem menchovique nem bolchevique. Era aquilo que Lnin chamou: um trotskista o quo quer dizer, um individualista e um oportunista. Um revolucionrio com temperamento de artista e indubitvel coragem fisica c, como tal nunca fra, nem seria, um bom homem de partido. Sua conduta anterior primeira revoluo incorrera na mais severa condenao de L n i n . . . Na primavera de 1917 Kerensky solicitou do governo britnico que facilitasse o regresso de Trotsky Rssia... Como de costume em nossa atitude com a Rssia ns adotamos desastrosas meias-medidas. Trotsky foi tratado como criminoso. Em Halifax... foi internado num campo de concentrao . . . Ento, tendo despertado o seu dio amargo, ns o autorizamos a regressar Rssia."

GRANDE

CONSPIRAO

207

criar um partido revolucionrio seu um bloco composto de antigos emigrados e elementos da extrema esquerda de vrios partidos radicais. Mas logo se viu claramente que no havia futuro algum para o movimento de Trotsky. O Partido Bolchevique tinha* o apoio das massas revolucionarias. Em agsto do 1917, Trotsky deu uma sensacional reviravolta poltica. Depois deo 14 anos de oposio a Lnin e aos bolcheviques, solicitou sou ingresso como membro do Partido Bolchevique. Lnin prevenira-se reiteradamente contra Trotsky o suas ambies pessoais; mas agora, na luta crucial para estabelecer o governo sovitico, a poltica do Lnin apelava para uma fronte nica do td&s as faces revolucionrias de todos os grupos e partidos. Trotsky era o intrprete de um n o considervel. Fora da Rssia o seu nome era mais ecido do quo o de nenhum outro revolucionrio russo, exceto Lnin. Alm do que, os raros talentos de Trotsky como orador, agitador e organizador poderiam ser utilizados com grande proveito poios bolcheviques. A inscrio de Trotsky tomo membro do Partido Bolchevique foi concedida. Caracteristicamente, Trotsky fz uma entrada espetacular no Partido Bolchevique. Trouxe consigo para o Partido todo o seu squito colorido de esquerdistas dissidentes. Como Lnin humoristicamente observou, "ora como se chogassem a trmos com uma grande potncia." Trotsky tornou-se dirigente do Soviete de Petrogrado, no qual fizera a sua estria revolucionria cm 1905. Manteve-se nesse psto durante os dias decisivos quo se seguiram. Quando o governo sovitico se formou como uma coalizo de bolcheviques, social-revolucionrios de esquerda e antigos mencheviques, Trotsky veio a ser o comissrio do Exterior. Seu ntimo conhecimento de lnguas estrangeiras e sua familiaridade com pases estrangeiros indicaram-no para sse cargo.

2.

A oposio de esquerda

A princpio como comissrio do Exterior e depois como comissrio de Guerra, Trotsky foi o principal interprete da

208

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

chamada oposio de esquerda no Partido Bolchevique (49.) Embora pouco numerosos, os adversrios eram oradores e organizadores talentosos. Tinham grandes relaes fora do pas, e entre os mencheviques e social-revolucionrios na Rssia. Nos primeiros dias depois da Revoluo les detiveram importantes postos no exercito, no corpo diplomtico e nas instituies estatais executivas. Trotsky dividiu a liderana da oposio com dois outros dissidentes radicais: Ncolai Bukharin, esbelto, "ideologista marxista", louro, aprumado, quo encabeou o chamado grupo de "comunistas da esquerda", e Grigori Zinoviev, turbulento, eloqente agitador esquerdista, que liderou a sua prpria seita, chamada "Zinovievista." Trotsky, Bukharin e Zinoviev freqentemente disputavam entro si a propsito do questes de ttica e por causa de rivalidades pessoais o ambies polticas em conflito, mas nos momentos cruciais agrupavam as suas fras em tentativas reiteradas para obter o contrle do governo sovitico.
(40) Quanto s atividades oposicionistas do Trotsky como comissrio do Exterior durante a crlso da Pais do Brost-Lttovsk, voja-so o quo foi dito anteriormente. Aps a sua remoo do psto do comissrio do Exlorlor, Trotsky admitiu publicamente o rro do sua oposio a Lnln om Brost-Litovsk, o prontificou-se a cooporar som restries da por diante. Foi-lho dado um-novo encargo quo parecia adequado aos seus talontos do organizador e orador. Fizeram-no comissrio do Guorra. A estratgia militar o o comando prtico do Exrcito Vormolho estavam principalmente nas mos do homens como Stlin, Frunzo, Vorochllov, Kirov, Cliors e Budvenny. Confiando no paroeor do alguns antigos "especialistas" czaristas que o oercavam, o comissrio do Guerra Trotsky reiteradamente se ops s decises militares do Comit Contrai Bolchevique e exorbitou flagrantemente de suas atribuies. Em vrios casos, nicamente a interveno direta do Comit Central impediu Trotsky de executar representantes o lderes militares bolchovlques no front pelo fato de terem objetado sua conduta. No vero do 1919 Trotsky assegurando quo Koltchak no era mais uma ameaa a leste, props que so transportassem as fras do Exrcito Vermelho para a campanha contra Denikin no sul. Isso, acentuou Stlin, teria dado a Koltchak o to almejado intervalo para respirar e a oportunidade de reorganizar e reequipar o seu exrcito, para lanar nova ofensiva. "Os Urais com suas instalaes", declarou Stlin como representante militar do Comit Central, "com a sua rde de ferrovias, no poderiam ser entregues nas mos de Koltchak, pois le poderia fcilmente congregar os grandes fazendeiros dos arredores em trno dle e avanar sobre o Volga." O plano de Trotsky foi rejeitado pelo

GRANDE

CONSPIRAO

209

Os companheiros de Trotsky pessoalmente eram: Yuri Pyatakov, filho radical de uma rica famlia ucraniana, que cara sob a influncia do Trotsky, na Europa; Karl Radek, brilhante jornalista polonOs esquerdista e agitador que se associara com Trotsky na oposio a Lnin na Sua; Nicolai Krestinsky, antigo advogado o ambicioso representante na Duma; Grigor Sokolnikov, jovem radical cosmopolita que ingressara no Ministrio do Exterior Sovitico sob os auspcios oe Trotsky; o Cristiano Rakovsky, antigo o rico apoio financeiro dos socialistas rumenos, blgaro do nascimento, quo vivera na maior parto dos pases europeus, doutorara-se om medicina na Frana e tornara-se um dos lderes do levante sovitico ucraniano do 1918. Alm disso, como comissrio de Guerra, Trotsky cercava-se do uma clique de homens brutais e violentos que constituam uma guarda especial, fantieamonto dedicada ao seu "lder." Um membro proeminente da faeuo militar de Trotsky foi Nicola! Murav, um homenzinho baixote o perverso,
Comt Central, e (fio inflo tomou mais parto na campanha do lesto, quo 'ovou derrota final a fras do Koltchak. No outono do 1010 Trotsky esboou um plano para uma campanha contra Donlkln. Sc plano requeria uma niarelm atravs das estepes do Doti, regio quase iavla o infestada do bandos de contraovolueionrios cossacos. St Al In, quo fra enviado ao lfront Sul pelo Comlt Central, rejeitou o plano de Trotsky o props om lugar dOIe quo o Exrcito Vermelho uvanasso atravs da Sacia do Donetz com a sua densa rdo ferroviria, suprimentos do carvo o populao simptica do trabalhadores. O plano do Stllu foi aceito pelo Comit Contrai. Trotsky foi removido do Front Sul, intimado a nflo interferir mais nas operaes meridionais o "aconselhado" a mio cruzar mais a linha do demarcao do Front Sul. Dcnikin foi derrotado do acrdo com o plano do Stlin. Entro os mais ntimos scios do comissrio do Guorra Trotsky, estava o ox-oficial czarista Coronel Vatzotis, quo servia como comnndantc-cliofo com Trotsky no Front Oriental contra Koltebak. As autoridades soviticas descobriram que Vatzetis estava envolvido em intrigas contra o alto comando do Exrcito Vermelho. Vatzetis foi removido do seu psto. Em Minha Vida, Trotsky ofereceu esta curiosa apologia de seu antigo scio: " . . . Vatzetis em seus momentos de inspirao promulgaria ordens como se no existisse o Sovieto de Comissrios e o Comit Central Executivo... le foi acusado de planos o ligaes duvidosas e estava para ser demitido mas realmente no havia nada de srio em tais acusaes. Talvez o rapaz, antes de dormir, se metesse a ler a biografia de Napoleo e confiasse depois os seus sonhos a dois ou trs jovens oficiais."

210

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

comandante da guarnio militar de Moscou. A guarda pessoal de Trotsky inclua Ivan Smirnov, Sergei Mrachkovsky e Ephraim Dreitzer. O antigo terrorista social-revolucionrio, Blumkin, assassino do Conde Mirbach, tornou-se chefe da guarda pessoal de Trotsky (50.) Trotsky aliou-se tambm a numerosos ex-oficiais czaristas que estimava e a despeito das freqentes admoestaes do Partido Bolchevique colocou-os em postos militares importantes. Um ex-oficial czarista com quem Trotsky se relacionara intimamente em 1920, duranto a campanha polonesa, foi Mikhail Nicolayoviteh Tukhatehovsky, lder militar com aspiraes napolenicas. O intuito da oposio do esquorda ora suplantar Lnin e tomar o poder na Rssia Sovitica. O grande problema quo se anteps aos revolucionrios russos depois cia derrota dos exrcitos brancos o da interveno foi o seguinte: o quo fazor com o poder sovitico? Trotsky, Bukharin e Zinoviov sustentaram quo era impossvel construir o socialismo na "Rssia" atrasada." A oposio de esquerda desejava converter a revoluo russa num reservatrio do "revoluo mundial", um centro mundial do qual se irradiaria a revoluo nos demais pases. Despida de sua "parolico ultra-rovolucionria", como Lnin e Stlin freqentemente indicaram, a oposio de esquerda o que realmente pretendia era tuna luta violenta pelo poder, b "anarquismo bomio" e, dentro da Rssia, uma ditadura militar sob o comissrio, do Guerra Trotsky o seus scios. O problema agravou-se no Congresso dos Sovietes em dezembro de 1920. Era o mais frio, o mais faminto e crucial ano da Revoluo. O Congresso reuniu-se na Sala das Colunas em Moscou. A cidade estava recoberta de neve, enregelada, faminta o doente. Na grande sala, sem aque(50) Em abril do 1937, Trotsky disso o seguinte acrca de sua ligao com o assassino Blumkin: "lo foi membro de meu secretariado militar durante a guerra, e pessoalmente ligado a m i m . . . Quanto ao seu passado tinha le um passado extraordinrio. Foi membro da oposio social-revolucionria de esquerda e participou na insurreio contra os bolcheviques. Foi le o homem que matou o embaixador alemo Mirbach... Eu o empreguei em meu secretariado militar e por tda parte, quando eu precisava de um homem corajoso, Blumkin estava a minha disposio.

GRANDE

CONSPIRAO

211

cimento porque faltava combustvel, os delegados soviticos se reuniram embrulhados em peles, cobertores e arminhos, tiritando com d intonso frio de dezembro. Lnin, ainda plido e.abatido com as conseqncias das balas envenenadas do Fanya Kaplan que por pouco no liquidaram com a sua vida em 1918, subiu ao estrado para dar a sua rplica . oposiSo do osquorda. Descroveu as terrveis condies da Rssia. Apelou pura a imiflo nacional para enfrentar as "incrveis dificuldades do reorganizao da vida social o ocoumicn. Anunciou a Nova Poltica conAmiea abolindo o rgido "cormuii.smo do guerra" o restaurando em corta medida o capitalismo o o comrcio privado na Rssia, abrindo o caminho para o comeo da reconstruo, "Damos tim passo atrs", disso Lnin, "para depois darmos dois frontor Quando Lnin anunciou ft "retirada temporria" representada pela Nova Poltica Econmica, Trotsky exclamou: "O cuco aeaba do anunciar o fim do govrno soviticoI" Mas Lnin acreditava que o trabalho do governo sovitico apenas comeava. E efisso ao Congresso: "S quando o pas estvor eletrificado, quando a indstria, a agricultura e os transportes forem estruturados em bases tcnicas para a produfio modorna em grande escala smonte a nossa vitria ser completa." t Havia um onormo mapa da Rssia no estrado. A um sinal do Lnin, acionou-se um interruptor e o mapa iluminou-se sbitumente, mostrando ao Congresso como que Lnin encarava o futuro do sou pas. Luzes eltricas cintilavam no mapa om todos os sentidos, indicando aos dologados soviticos, enregela d os o famintos as futuras usinas, diques hidreltricos e outros projetos dos quais torrentes de energia teriam do rolar para transformar a Velha Rssia numa nao socialista, moderna e industrializada. Houve um murmrio de excitao, de aplausos e de incredulidade, que perpassou pela sala repleta e fria. O amigo de Trotsky, Karl Radelc, espreitou o espetculo proftico atravs de seus culos grossos, sacudiu os ombros e cochichou: "Electro-fico!" A graola de Radek tornou-se

212

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

um slogan trotskista. Bukharin disse que Lnin estava tentando enganar os camponeses e trabalhadores com a sua "tagarelice utpica sobre a eletricidade." Fora da Rssia, os amigos e sustentculos internacionais de Trotsky nos crculos comunistas de esquerda e socialistas acreditavam que o regime de Lnin estava condenado. Vrios outros observadores tambm acreditavam que Trotsky e a oposio de esquerda estavam beira do poder. O correspondente americano do exterior, Isaac F. Marcosson, relatou que Trotsky tinha "atrs do si os jovens comunistas, a maior parto dos oficiais e O soldados do Exrcito VermeS lho." Mas o mundo exterior, como o prprio Trotsky, superestimava a sua fra o popularidade. Num csfro para conseguir apoio da massa, Trotsky, percorria o pas, surgindo dramticamento nas assemblias pblicas, dirigindo discursos apaixonados, acusando os "velhos bolcheviques" do terem "degenerado" o apelando para a "mocidado" para que apoiasse o sou movimento. Mas os soldados, trabalhadores o camponeses russos, recm-chegados de uma guerra vitoriosa contra os possveis Napolees brancos, no podiam de modo algum tolerar um "Napoleo Vermelho" surgido de suas prprias fileiras. Como escreveu Bernard Pares na sua Histria da Rssia, a respeito do Trotsky nessa poca: "Um agudo crtico quo o conheceu na intimidade disse fielmente que Trotsky pela sua natureza e pelos seus mtodos portencia aos tempos pr-revolucionarios. Os demagogos estavam ficando fora do moda..." No X Congresso do Partido Bolchevique, em maro de 1921, o Comit Central assistido por Lnin aprovou uma resoluo proscrevendo tdas as "faces" no Partido como uma ameaa unidade do movimento revolucionrio. Da em diante todos os lderes partidrios teriam de submeter-se s decises da maioria e sua direo sob pena de serem expulsos do Partido. O Comit Central especificamente admoestou o "camarada Trotsky" contra as suas "atividades facciosas" e declarou que "inimigos do Estado" aproveitando-se da confuso causada por essas atividades divisionistas, estavam penetrando no Partido e se denominando trotskistas. Nu-

GRANDE

CONSPIRAO

213

merosos trotskistas importantes e outros oposicionistas de esquerda foram destitudos. O principal apoio militar de Trotsky, Nicolai Muralov, foi removido do comando da estratgica guarnio militar do Moscou o substitudo polo antigo Bolchevique, Klomenti Vorocmlov. No ano seguinte, em maro do 1022, Jos Stlin foi eleito secretrio-geral do Partido o responsabilizado pelo prosseguimento dos planos do Lnin. Depois da dura admoestao do Partido o da destituio do seus companheiros, o squito do Trotsky comeou a se dissolver. Sou prestgio comeou a declinar. A eleio de Stlin foi ui golpo esmagador contra a ao de Trotsky no movimento do Partido. O poder ia escorregando do suas mos.

3.

O atalho da traio

Desde o como, a oposio do esquerda vinha operando om dois sentidos. Abortamento, om programas pblicos, em sous jornais o salas do leitura, os oposicionistas levavam a sua propaganda ao povo. Atrs dos bastidores, oram pequenas conferncias sccrotas de faco, com Trotsky, Bukharin, Zinoviev, Radek, Pyatakov e outros, quo delineavam a estratgia geral o planejavam as tticas da oposio. Com o seu movimento do oposio na baso, Trotsky edificou uma organizao conspirativa secreta na Rssia fundada no sistema dos "Cinco que Reilly desenvolvera e que os social-revolucionrios o outros conspiradores anti-soviticos tinham adotado. Em 1923, o movimento subterrneo j era uma organizao extensa e poderosa. Trotsky e seus companheiros fabricavam cdigos, cifras e senhas para as suas comunicaes ilegais. Montaram tipografias atravs de todo o pas. Fundaram-se clulas trotskistas no exrcito, no corpo diplomtico, nas instituies do Partido e do Estado. Anos depois, Trotsky revelou que seu prprio filho, Leon Sedov, estivera envolvido na conspirao trotskista, que j vinha deixando de ser mera oposio poltica dentro do Par-

214

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

tido Bolchevique para emergir como uma guerra secreta contra o regime sovitico. "Em 1923", escreveu Trotsky em 1938 em seu panfleto, Leon Sedov: Filho Amigo Lutador, 'Xeon entregou-so ao trabalho de oposio... Ento, aos 17 anos, comeou a vida de um revolucionrio inteiramente consciente. Apoderouse depressa da arto do trabalho conspirativo, das reunies ilegais, da publicao o distribuio secreta (lo documentos da oposio. O Komsomol (Organizao da Juventude Comunista) desenvolveu rnidumonto os seus prprios quadros de lderes da oposio." Mas Trotsky fra alm do trabalho conspirativo dentro da Rssia Sovitica... No inverno de 1921-1922, o lder trotskista, ex-advogado, de olhos furtivos o escuros, Nieolai Krestinsky, tornou-se o embaixador sovitico na Alemanha. No decorrer de suas atividades em Berlim, Krestinsky visitou o General Hans von Seeckt, comandante da guarda do Reich, Seeckt sabia pelo seu servio do informaes, que Krestinsky era trotskista. O general alemo dou a entender a Krestinsky que a guarda do Reich simpatizara com as aspiraes da oposio russa dirigida pelo comissrio do Guerra Trotsky. Em Moscou, poucos meses depois, Krestinsky relatou a Trotsky o que lhe dissera o General Seeckt. Irotsky precisava desesperadamente do fundos para financiar a sua crescente organizao subterrnea. Comunicou a Krestinsky que a oposio na Rssia precisava de aliados estrangeiros e devia estar preparada para unir-se com as potncias amigas. A Alemanha, acrescentou Trotsky, no era inimiga da Rssia, e no havia probabilidade de um prximo embate entre ambas. Os alemes estavam fitando o ocidente, num ardente desejo de rvancho contra a Frana e a Inglaterra. Os polticos de oposio na Rssia Sovitica deviam preparar-se para tirar proveito dessa situao.. Quando Krestinsky regressou a Berlim em 1922 tinha instrues de Trotsky para 'tirar vantagens de uma entrevista com Seeckt durante as negociaes oficiais a fim de propor a este que concedesse a Trotsky um subsdio regular para o desenvolvimento ilegal das atividades trotskistas. Eis aqui, segundo as prprias palavras de Krestinsky, o que aconteceu:

GRANDE

CONSPIRAO

215

"Eu propus a questo a Seeckt e mencionei a importncia do 250.000 marcos-ouro. O General Seeckt, depois do consultar o seu assistente, o chefe do pessoal (Haaso) conpordou cm principio o fz a contraproposta pretendendo obter cortas informaes importantes o confidenciais de carter militar que lhe seriam transmitidas, embora no regularmente, por Trotsky, cm Moscou, ou por sou intermdio. Acrescentou quo necessitava de ajuda para obter vistos destinados personagens que seriam enviados h Unio Sovitica como espies, Lsta contra-proposta do General Seeckt foi aceita o em 1923 efetuou-se o aerdo (51.) Aos 21 do janeiro de 1924, o criador o lder do Partido Bolchevique, Vladimir llitch Lnin, morreu... Trotsky estava no Cucaso convalescendo de um violento ataque do influenza. No foi a Moscou para os funerais de Lnin, permanecendo na estao balneria de Sukhura. "Em stikhum eu passei longos dias deitado no terrao, om fronte ao mar", cscrovou Trotsky em Minha Vida. "Embora fsso janeiro, o sol estava (monto o lmpido... Enquanto eu me embebia do ar martimo, assimilava em todo o meu ser a certeza do minha retido histrica..."

4.

A luta pelo poder

Imediatamente depois da morte de Lnin, Trotsky declarou pblicamente o seu desejo do poder. No Congresso do Partido em maio de 1924, Trotsky pediu que le, e no Stlin, fsse reconhecido como sucessor de Lnin. Contra o parecer de seus prprios aliados, le forou eleitoralmente
(51) As referncias e dilogos do livro III, a no ser que se declare o contrrio no texto, com referncia s atividades secretas dos trotskistas na Rssia, so extradas do depoimento nos julgamentos realizados diante do Colleeium Militar da Suprema Corte da URSS em Moscou, em agsto de 1936, janeiro de 1937 e maro de 1938. Os dilogos e incidentes que envolvem diretamente Trotsky e seu filho Sedov, a no ser que designe o contrrio, so extrados do depoimento dos acusados nesses julgamentos. Ver as Notas Bibliogrficas.

216

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

a questo. Os 748 delegados bolcheviques no Congresso votaram unnimemente pela continuao de Stlin no Secretariado Geral, e a condenao da luta de Trotsky pelo poder pessoal. Era to bvio o repdio popular de Trotsky que at mesmo Bukharin, Zinoviev e Kamenev foram compelidos a cerrar publicamente com a maioria e votar contra le. Trotsky acusou-os furiosamente de o estarem "traindo." Mas poucos meses depois Trotsky e Zinoviev congregaram novamente as suas fras e formaram a "Nova Oposio." A Nova Oposio foi alm de qualquer outra faco de sua espcie. Apelou pblicamente por uma "nova liderana" na Rssia Sovitica e reuniu tda sorte de elementos descontentes e subversivos em uma campanha de mbito nacional e numa luta poltica contra o govrno sovitico. Como escreveu o prprio Trotsky: "Na esteira dessa vanguarda, vinha a cauda de todos os carreiristas insatisfeitos, mal-aquinhoados e ressentidos." Espies, sabotadores da Torgprom, contra-revolucionrios, terroristas, .afluram todos para as clulas da Nova Oposio. As clulas comearam a armazenar armas. Estava-se estruturando um exrcito trotskista secreto no solo sovitico. "Temos que visar muito longe", comunicou Trotsky a Zinoviev e Kamenev, como le recorda em Minha \(ida: "Precisamos preparar-nos para uma luta sria e longa." ' De fora da Rssia, o Capito Sidney George Reilly, do servio secreto britnico, decidiu que era chegado o momento de lutar. O futuro ditador russo e ttere britnico, Bris Savinkov, foi enviado para a Rssia nesse vero para preparar o esperado levante contra-revolucionrio. Conforme Winston Churchill, que ajudou pessoalmente essa conspirao tomando parte nela, Savinkov estava em comunicao secreta com Trotsky. Nos Grandes Contemporneos, Churchill escreveu: "Em junho de 1924, Kamenev e Trotsky convidaram definitivamente Savinkov para voltar." Nesse mesmo ano, o lugar-tenente de Trotsky, Christian Rakovsky, veio a ser embaixador sovitico na Inglaterra. Rakovsky, que em 1937 Trotsky descrevia como 'meu amigo, meu velho e genuno amigo', logo aps a sua chegada loi visitado em Londres por dois oficiais do servio britnico, Capito Armstrong e Capito Lockhart. O govrno britnico a princpio recusara-se a aceitar representante sovitico em

GRANDE

CONSPIRAO

217

Londres. ram-no:

Segundo Rakovsky, os oficiais britnicos informa-

"Sabe por que recebeu o seu agrment na Inglaterra? Soubemos d Mr. Eastman que o senhor pertence faco de Trotsky, e que e muito ligado a le. E nicamente ejn considerao a isso o servio secreto consentiu em que o senhor fsse acreditado embaixador neste pas (52.) Rakovsky regressou a Moscou poucos meses depois. Comunicou a Trotsky o que acontecera em Londres. O servio secreto britnico, como o alemo, desejava estabelecer relaes com a oposio.
(52) Essa declarao foi feita por Rokovsky durante seu depoimento perante o Collogium Militar da Suprema Crte da URSS, em maro de 1938. No perodo a quo se referia Rakovsky no ano de 1920, o autor e jornalista americano Max Eastman era o tradutor oficial dos trabalhos de Trotsky o dissominador influente da propaganda trotskista nos E.U.A. Foi Max Eastman quem primeiro publicou o chamado "Testamento do Lnin" ou "Vontade de Lnin", quo sustentou ser um documento autOntieo escrito por Lnin om 123 o quo fra segundo Eastman, "engavetado" por Stlln. O mencionado "Testamento" declarava quo Trotsky ora mais indicado para secretrio gorai do Partido Bolcheviqtto do quo Stlin. Em 1928, Eastman traduziu um trabalho de propaganda do Trotsky intitulado A situao real na Rssia. No suplemento t\ edio traduzida disse livro, Eastman incluiu o toxto do chamado Testamento o oscrovou aorca do seu papel possoal na oposio trotskista: " . . . para auxiliar o esfro militante da Oposio... eu publiquei a seguinte traduo do toxto completo do Testamento no N. Y. Times, utilizando-mo do dinheiro recebido para propaganda de idias bolcheviques (i. 6. trotskista)," O prprio Trotsky admitiu a princpio quo Lnin no deixara nenhum testamento. Em carta ao New York Daily Worker aos 8 de agsto de 1925, Trotsky escreveu: "Quanto ao testamento, Lnin no deixou nada disso, o a verdadeira natureza do suas relaes com o Partido assim como a natureza do prprio Partido tornavam somelhanto testamento impossvel por completo. "A guisa de testamento, a imprensa menchevique e burguesa emigrada vem h muito citando uma das cartas de Lenin (completamente mutilada) quo contm numerosos pareceres sbre questes de organizao. "Tda referncia acrca dsse testamento por conseguinte uma perversa inveno dirigida contra a vontade real de Lnin e dos interesses do partido que le fundou."

218

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

" algo em que pensar" disse Trotsky. Poucos dias depois, Trotsky comunicou a Rakovsky que "seriam estabelecidas as relaes com o servio secreto britnico." (53.) O Capito Reilly, preparando o seu derradeiro golpe contra a Rssia, escrevia a sua espsa: "Existe al^o de interessante, novo e empolgante acontecendo na Rssia.' O agente de Reilly, o comandante E., oficial consular britnico, relatou que tinham sido estabelecidos contactos com o movimento de oposio na Rssia Sovitica... Mas nesse outono, depois do ter ido Rssia Sovitica para encontrar-se secretamente com os lderes da oposio, Reilly foi baleado por um guarda-fronteiras sovitico.
Mas at hojo os propagandistas trotskistas mencionam o testamento de Lnin como um documonto autntico oslnbolecondo Trotsky como sou sucessor. (53) Em 1920, Rakovsky oi transforldp do sou psto em Londres para Paris. le viu Trotsky em Moscou antes do sua partida paro a Frana. Trotsky lho disso quo a situao na Rssia se encaminhava para uma crise o que era necessrio aproveitar todo recurso possfvol o estrangeiro. "Eu cheguei a uma concluso", comunicou Trotsky a Rakovsky, "o que devemos dar instrues aos nossos aliados no estrangeiro, aos embaixadores o representantes comerciais, para sondarem os crculos conservadores nos pases capitalistas junto aos quais esto acreditados o verem at onde os trotskistas podem contar com o seu apoio." Chegando Frana, Rakovsky comeou a sondar os crculos reacionrios franceses em auxilio da oposio trotskista. A Frana era ento o centro da conspirao da Torgprom e o estado-maior francs chefiado por Foch e Ptain j ostava considerando projetos de ataque contra a Unio Sovitica. Posteriormente Rakovsky declarou acrca das "negociaes que Trotsky mo incumbiu do encaminhar": "Eu me encontrei com o Deputado Nicolo cm Roye, Nlcole um grande proprietrio de fbricas de tecidos do linho no norte, e pertence aos crculos republicanos de dlroita. Eu o Interroguei sbre as oportunidades e perspectivas que havia para a oposio se era possvel negociar apoio no melo dos crculos capitalistas franceses agressivamente inclinados contra a URSS. le replicou: " claro que sim, e isso em muito mais larga escala do aue voc pensa." Mas isso, disse le, dependeria principalmente do auas condies. A primeira seria que a oposio se tornasse com efeito uma fra real, e a segunda, saber-se at onde a oposio faria concesses ao capital francs. A segunda conversao que tive em Paris foi em 1927, em setembro, com o Deputado Lus Dreyfus, grande cerealista. Devo dizer que tanto a conversao como as concluses foram anlogas s de Nicole."

GRANDE

CONSPIRAO

219

Poucos meses depois da morte de Reilly, Trotsky ativou o que le mais tarde referiu em Minha Vida, a saber: "uma temperatura misteriosa" que os "mdicos de Moscou" eram "incapazes" do explicar. Trotsky decidiu que era necessrio ir Alemanha, lim sua* autobiografia le recorda: "O assunto de minha vinda ao exterior foi tratado no Secretariado* Politico, que declarou considerar minha viagem como extremamente perigosa, cm vista da informao que possua sbro a situao poltica geral, mas deixou a mim a deciso final. A declarao vinha acompanhada do uma nota da OGPU indicando a inadmissibilidade de minha viagem, ffi possvel que o Secretariado Poltico estivesse tambm apreensivo pola minha atuao no exterior para consolidar a oposio interior. Apesar do tudo, depois do consultar meus amigos, decidi ir." Na Alemanha, conformo a sua prpria narrao, Trotsky permaneceu "numa clnica privada cm Berlim", onde foi visitado por Nico,lai Krestinsky, elemento de ligao de Trotsky com o servio do informaes militar alemo. Enquanto Trotsky o Krostiusky conferenciavam juntos no disponsario, um "inspetor do polcia" alemo, conformo Trotsky, apareceu subitamente e anunciou que a polcia secreta alem estava to mando medidas extraordinrias para salvaguardar a vida de Trotsky, visto ter descoberto um complot para assassin-lo, Como conseqncia dsso hbil estratagema do servio secreto, Trotsky o Krestinsky fecharam-se com a polcia secreta alem durante vrias horas . . . Novo aerdo foi efetuado nesse vero ontre Trotsky e o servio secreto militar alemo. Krostinsky definiu mais tarde os trmos dsse aerdo: "Nessa poca ns j nos acostumramos a receber somas regulares, em moeda corrente... sse dinheiro era encaminhado para o trabalho trotskista que se desenvolvia no exterior em vrios pases, para publicidade e outras coisas mais... Em 1928, quando a luta dos trotskistas estrangeiros contra a liderana do Partido estava no seu ponto mais alto, tanto em Moscou

220

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

como em tda parte... Seeckt... apresentou a proposta pela qual a informao de espionagem que lhe vinha sendo transmitida, no regularmente, mas de tempos a tempos, deveria assumir agora um carter mais regular e, alm disso, a organizao trotskista deveria assegurar que no caso de assumir o poder durante uma possvel nova guerra mundial levaria em conta as justas reivindicaes da burguesia alem, a saber, mltiplas concesses e a concluso de vrios tratados. Depois de ter consultado Trotsky... eu respondi ao General Seeckt afirmativamente o nossa informao passou a ter um carter mais sistemtico, no apenas espordico, como vinha tondo antes, Verbalmente, fizoram-so promossas com respeito a um futuro pacto do aps-guorra. . . . Continuamos a recobor dinheiro. A partir de 1923 a 1930 recebemos anualmento 250.000 mareosouro alemes... ou seja, aproximadamente, um total de 2.000.000 de marcos-ouro." De volta a Moscou, aps a sua viagem Alemanha, Trotsky lanou uma campanha total contra o govrno sovitico. "Durante 1926, escreve Trotsky em Minha Vida, "a luta partidria se desenvolveu com incessante intensidade. No outono a oposio z mesmo uma investida aberta nos locais de comcios partidrios." Essas tticas falharam e despertaram grando ressentimento entre os trabalhadores que denunciaram as atividades divisionistas dos trotskistas. "A oposio", escreveu Trotsky, "foi obrigada a bator cm retirada.. Com a ameaa da guerra iminente Rssia, no vero de 1927, Trotsky renovou seus ataques contra o govrno sovitico. Em Moscou, Trotsky declarou pblicamente. "Precisamos restaurar a ttica de Clemenceau que, como sabido, insurgiu-se contra o govrno francs na ocasio em que os alemes estavam a 80 quilmetros de Parisi'

GRANDE

CONSPIRAO

221

Stlin denunciou a declarao de Trotsky como uma traio. "Est-se formando algo semelhante a uma frente nica de Chamberlain (54) e Trotsky", disse Stlin. Mais de uma vez deberou-se aerca da oposio e de Trotsky. Num referendum geral do todos os membros do Partido Bolchevique, uma esmagadora maioria de 740.000 votos contra 4.000 repudiou a oposio trotskista e declarou-se a favor do govrno de Stlin (55.) Em Minha "Vida, Trotsky descreve a frentica atividade que se seguiu t sua esmagadora derrota por ocasio do re\ ferendum geral: Organizaram-se comcios secretos em vrios locais do Moscou o Lentogrado, com a assistncia do operrios o estudantes do ambos os sexos, rounids em grupos do 20, 100 o 200 para ouvir os representantes da oposio. No mesmo dia ou tinha quo estar presente a dois, trs o at quatro dstes comcios... A oposio preparou hbilmon te um comcio monstro na sala da Escola Tcnica Suportar, quo foi litoralmente ocupada. As tentativas do govrno para impedir o comcio foram ineficazes. Kamenev o ou falamos crea do duas horas." Trotsky vinha preparando-so febrilmente para a prxima luta decisiva. Polo fim do outubro, seus planos estavam feitos. Efetuar se-ia um levanto aos 7 do novombro do 127, dcimo aniversrio da Revoluo olclioviquo. Os mais resolutos companheiros do Trotsky, antigos membros da guar(54) Austin Chamberlain, Secretrio do lxtcrior brllAnleo, violentamente anti-sovitico, ento cm exerccio. (55) 4.000 votos foi a maior ra obtida pela oposio cm todo o curso do sua agitao. A despeito da proscrio das "faces" o da insistncia oficial pela unidado do partido, era assegurada polo govrno sovitico uma surpreendento liberdade do debato, crtica o reunio aos oposicionistas trotskistas. Espccialmonto dopois da morto de Lnin, quando o pas entrou num perodo do criso exterior e domstica, Trotsky podia tirar proveito de sua situao para tentar construir um movimento de massa na Rssia Sovitica cm apoio de sua faco. A propaganda pblica da oposio explorava tda espcie de argumento possvel contra o regime sovitico. A poltica social e econmica do .govrno de Stlin era submetida crtica constante com slogans tais como "incompetncia administrativa", "burocracia descontrolada", "ditadura de um homem e de um partido", "degenerescncia do velho govrno" e outras coisas assim. Nenhuma tentativa se fz para suprimir a agitao de Trotsky enquanto ela no se manifestou abertamente de maneira anti-sovitica e ligada a fras reacionrias.

222

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

da do Exrcito Vermelho, deviam encabear a insurreio. Postaram-se destacamentos destinados a tomar os pontos estratgicos do pais. A senha para o levante seria uma demonstrao poltica contra o governo sovitico durante a parada operria em Moscou na manh de 7 de novembro. Em Minha Vida, Trotsky afirmou mais tarde: "O grupo dirigente da oposio enfrentou esse final com os olhos bem abertos. Convencemo-nos de que para transformar nossas idias em patrimnio comum da nova gerao, no o faramos com diplomacia e evaso, mas nicamente por meio de uma luta aberta que no se esquivasse de nenhuma das conseqncias prticas. Defrontamo-nos com a derrota, confiantes, todavia, em que pavimentvamos o caminho para o triunfo de nossas idias num futuro mais distante." A insurreio de Trotsky morreu quase no nascedouro. Na manh de 7 de novembro, quando os trabalhadores marchavam pelas ruas de Moscou, foram atirados folhetos de propaganda trotskista do alto dos edifcios, anunciando o advento de um "novo govrno." Pequenos bandos de trotskistas irromperam subitamente nas ruas, agitando estandartes e cartazs. Escorraaram-nos os trabalhadores irritados.
De 1924 a 1927, segundo as palavras de Sidney e Beatrice Webb, em Comunismo Sovitico uma Nova Civilizao?, "seguiu-se 0 que pode mrecer surpreendente para aqulcs que acreditam que a URSS jaz em amrias debaixo de uma ditadura peremptria, a saber, trs anos de incessante controvrsia pblica. Esta tomou vrias formas. Houve repetidos debates nos principais rgos legislativos, tais como o Comit Central Executivo (TSIK) do Congresso Geral dos Sovietes e o Comit Central do Partido Comunista. Houve discusses acaloradas em muitos sovietes locais, assim como nos rgos partidrios locais. Houve uma vasta literatura (oposicionista) de livros e panfletos, no impedida pela censura e publicada at mesmo nas editras do Estado, e que atingiu, segundo algum bem informado do assunto, a milhares de pginas impressas." Os Webb acrescentaram que essa publicidade "foi finalmente autorizada pelo Plenum do Comit Central do Partido em abril de 1925; outra deciso a ratificou, depois de grande discusso, na XIV e na XV Conferncias do Partido em outubro de 1926 e dezembro de 1927" e "depois de tais decises Trotsky persistiu em sua agitao procurando suscitar resistncia; essa conduta tornou-se abertamente facciosa."

A GRANDE

CONSPIRAO

223

As autoridades soviticas agiram prontamente. Muralov, Smirnov, Mrachkovsky, Dreitzer e outros antigos membros da guarda militar de Trotsky foram imediatamente apanhados. Kamenev e Pyatakov foram presos em Moscou. Os agentes do govrno deram busca nas tipografias secretas dos trotskistas e nos depsitos de armas. Zinoviev e Radek foram presos em Leningrado, para onde tinham ido organizar um Putsch que deveria estalar no mesmo dia. Um dos companheiros de Trotsky, o diplomata Joffe, que fra embaixador no Japo, suicidou-se. Em muitos lugares os trotskistas foram presos em companhia de antigos oficiais brancos, terroristas social-revolucionrios e agentes estrangeiros... Trotsky foi expulso do Partido Bolchevique e exilado.

5.

Alma Ata

Trotsky foi exilado para Alma Ata, capital da Repblica . Sovitica de Kazakh, na Sibria, perto da fronteira da China. Foi-lhe concedida uma casa para le, sua espsa e seu filho, Sedov. Trotsky foi tratado benignamente pelo govrno sovitico, que ignorava o escopo real e a significao de sua consjfirata. Foi-lhe permitido reter alguns de seus guardas pessoais, inclusive o antigo oficial do Exrcito Vermelho, Ephraim Dreitzer. Foi autorizado a receber e enviar correspondncia pessoal, a ter a sua prpria biblioteca e "arquivos" confidenciais e a receber visitas de tempos a tempos de seus amigos e admiradores. Mas o exlio de Trotsky de modo algum ps trmo s suas atividades conspirativas... Aos 27 de novembro de 1927, o mais sutil de todos os estrategistas trotskistas, o agente alemo e diplomata Nicolai Krestinsky, escreve uma carta confidencial a Trotsky, na qual estabelecia a estratgia a ser seguida pelos conspiradores comunistas nos prximos anos. Era absurdo, escrevia Krestinsky, para a oposio trotskista, continuar sua agitao aberta contra o govrno sovitico. Ao invs disso, os trotskistas deviam retornar ao Partido, assegurar posies-chave no govrno sovitico e continuar lutando pelo poder de

224

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

dentro do prprio govrno. Os trotskistas, escreveu Krestinsky, devem procurar "lentamente, gradualmente, e com trabalho persistente dentro do Partido restaurar e reaver a confiana perdida no meio das massas e a influncia sbre elas." A sutil estratgia de Krestinsky agradou a Trotsky. Depressa baixou instrues, como revelou depois Krestinsky, aos companheiros presos e exilados para que "voltassem ao Partido , "continuassem suas atividades em segrdo" e "ocupassem os postos de responsabilidade mais ou menos independentes." Pyatakov, Radek, Zinoviev, Kamenev e outros oposicionistas exilados passaram a acusar Trotsky, proclamando o "rro trgico" de sua oposio passada e pleitearam sua readmisso no Partido Bolchevique. A casa de Trotsky em Alma Ata passou a ser o centro de intensa intriga anti-sovitica. "A vida ideolgica da oposio fervia como um caldeiro", escreveu Trotsky mais tarde no panfleto Leon Sedov: Flho-Amigo-Luiadar. Do Alma Ata, Trotsky dirigia uma propaganda clandestina do mbito nacional e a campanha subversiva contra o regime sovitico (56.)
(56) Na ausncia do Trotsky, a responsabilidade do direo das fras remanescentes da oposio passaram temporariamente para as mos de Nicolai Bulcharin que, discordando da direo de Trotsky, astutamento so recusara a tomar parto no desastrado putsch. Bukharin chegara a considerar-se a si mosmo, no a Trotsky, como o lder fiel e o terico da oposio. Na "Escola Marxista" especializada que dirigia em Moscou, Bulcharin corcora-so de um grupo do "quadros", como le os chamava, recrutados entre jovons estudontcs. Bukharin treinou numerosos dsses estudantes na tcnica da conspirao. Ele estava ainda em estreita ligao com membros da intclgontsia tcnica que se aliara ao Partido Industrial. Prviamentc, Bukharin se denominara a si mesmo "comunista da esquerda"; agora, depois da queda de Trotsky, comeara a formular princpios do que seria mais tarde denominado pblicamente a oposio de direita. Buhkarin acreditava que Trotsky agira precipitadamente e que seu fracasso fra devido, sobretudo, ao fato de le no atuar em unssono com as outras fras anti-soviticas que operavam no pas. A isso Bukharin propunha-se remediar com a sua oposio de direita. Em seguida proscrio dos trotskistas, o primeiro Plano Qinqenal estava para se efetuar em larga escala. O pas enfrentava dificuldades e tenses extremas. Juntamente com o funcionrio pblico Alexei Rykov, e o lder sindical M. Tomsky, Bukharin organizou a oposio da direita dentro do Partido Bolchevique em cooperao secreta com os agentes, da Torgprom e os mencheviques. A oposio de direita era baseada na franca oposio ao Plano Qinqenal. Por detrs dos bastidores

GRANDE

CONSPIRAO

225

O filho de Trotsky, Leon Sedov, assumiu a direo do sistema de comunicao secreta pelo qual Trotsky se mantinha em contacto com seus prprios companheiros e outros oposicionistas do pas. Com pouco mais de 20 anos, possuidor de grande energia nervosa, experimentado e hbil conspirador, Sedov combinava um feroz apgo s aspiraes da oposio com um contnuo" amargo ressentimento contra a atitude egosta e ditatorial de seu pai. Em Leon Sedov: Filho-Amgo-Lutador, Trotsky revelou o papel importante desempenhado por seu filho na superviso do sistema de comunicao secreta do Alma Ata: "No inverno de 1927... Leon completara seus 22 anos... Seu trabalho em Alma Ata, durante sse ano, foi realmente incomparvel. Ns o chamvamos o nosso ministro de Negcios Exteriores, ministro de Polcia e ministro de Comunicaes. E para desempenhar tdas essas funes le tinha de confiar numa organizao ilegal."
Bukharin formulava o seu programa real em encontros conspirativos com os representantes de Trotsky, o com agentes do outras organizaes subterrneas. "Se o meu programa devesse ser formulado", declarou Bukharin mais tardo "seria na esfera econmica, capitalismo do Estado, prosperidade individual do mujiqto, reunio das granjas coletivas, concesses aos estrangeiros, abolio do monoplio do comrcio exterior, o como resultado a restaurao do capitalismo no p a s . . . Dentro do pas, nosso programa seria o bloco com os moneheviques, social-revolucionrios e outros quo t a i s . . . Uma escorregadura... no sentido poltico para onde indubitvelmente figuravam elementos do czarismo... elementos do fascismo." A nova linha poltica" do Bukharin para a oposio atraiu um squito do oficiais carreiristas altamente colocados na Rssia Sovitica, que no tinham f no sucesso do Plano Qinqenal. Os ldores das organizaes de kulaks, quo resistiam ferozmente ll eoletivizao do campo, forneceram oposio do direita de Bukharin os elementos de massa fundamentais que Trotsky tinha procurado em vo. Trotsky a princpio ressentiu-se com a liderana do movimento iniciada por Bukharin; mas depois de "um breve perodo de rivalidades e de rixas mesmo, reconciliarm-se. A fase pblica e 'legal" da oposio de direita perdurou at novembro de 1929, quando um pleno do Comit Central do Partido Bolchevique declarou que a propaganda das doutrinas das direitas era incompatvel com a condio de membro do Partido. Bukharin Pyatakov e Tomsky foram destitudos de suas posies oficiais.

226

MICHAEL

SAYERS

ALBERT

E.

KAIIN

Sedov servia de elemento de ligao com os estaftas secretos que traziam mensagens a Alma Ata e levavam de volta as "diretrizes" de Trotsky: "s vezes chegavam de Moscou portadores especiais. No era coisa simples o entendimento com eles. As ligaes exteriores eram inteiramente confiadas a Leon. lo tinha de sair de casa em noite chuvosa ou quando a neve caa pesadamente, iludindo a vigilncia dos espies. Tinha de ocultar-se durante o dia para encontrar um cstafta numa casa de banhos ou no meio da espessura das searas nos limites da cidade, ou no mercado oriental, lugar onde os Kirghiz burburinhavam com sous cavalos, Durros e mercadorias. E do cada vez regressava contente, com um brilho de conquista nos olhos e uma carga preciosa debaixo da roupa." Quase "100 itens por semana" de carter secreto passavam pelas mos de Sedov. Alm disso, grandes quantidades de material de propaganda e correspondncia pessoal eram enviados por Trotsky de Alma Ata. Muitas das cartas continham "diretrizes" para seus companheiros, assim como propaganda anti-sovitica, "Entre abril e outubro (1928)"," gabava-se Trotsky, "ns recebemos aproximadamente 1.000 cartas polticas, documentos o crca do 700 telegramas. No mesmo perodo .ns expedimos 300 telegramas e no menos de 800 cartas polticas..." Em dezembro do 1928, um representante do govrno sovitico chegou em visita a Trotsky em Alma Ata, e comunicou-lhe segundo ste refere em Minha Vida: "O trabalho de vossos simpatizantes no pas assumiu ltimamente um carter claramente contra-revolucionrio. As condies em que estais em Alma Ata do-vos inteira oportunidade de dirigir sses trabalhos..." O govrno sovitico desejava obter de Trotsky uma promessa de no prosseguir a sua atividade sediciosa. Sem o que, seria constrangido a tomar medidas severas contra le como traidor. Trotsky recusou-se a ouvir a admoestao. Seu caso foi discutido e decidido em Moscou pela OGPU em 18 de janeiro de 1929, da forma seguinte:

GRANDE

CONSPIRAO

227

"Considerado: o caso do cidado Trotsky, Lev Davidovitch, sob o artigo 5810 do Cdigo Criminal, acusado de atividade contra-revolucionria expressa na organizao de um, partido ilegal anti-sovitico, atividade essa dirigida posteriormente em atos de provocao contra os Sovietes e na preparao de um levanto armado contra o podor sovitico. Resolvido-, deportar o cidado Trotsky, Lev Davidovitch, do territrio da URSS." Na manh de 22 de janeiro de 1920, Trotsky foi formalmente deportado da Unio Sovitica. Era o comfio da fase mais extraordinria da carreira de Leon Trotsky. "Exlio geralmente significa eclipse. Foi uma exceo o caso de Trotsky", devia escrever mais tarde Isaac F. Marcosson em Anos Turbulentos: "Besouro humano quando ainda dentro dos confins soviticos, sua ferroada deveria tornar-se muito menos eficaz a milhares do milhas de distncia. Mas na sua atividade remota tornou-se le o inimigo nmero um da Rssia. Napoleo teve uma Santa Helena, onde acabou a sua carreira do perturbador europeu. Trotsky teve cinco Santas Helenas. Ciada uma delas foi um ninho de intriga. Mestre da propaganda, le passou a viver numa atmosfera fantstica de conspirao nacional e internacional, como numa trama misteriosa de E. Phillips Opponhcim."

http ://www.tom rd a d esta I i n.b I ogs pttom


E-Mail-comunidadejstalin@hotmail.com

Вам также может понравиться