Вы находитесь на странице: 1из 11

Bruno Leonardo Delirose Isabella

Transtorno do Dficit de Ateno e Hiperatividade TDAH

AVM - Faculdade Integrada Rio de Janeiro, 2012

Sumrio
O que TDAH? ......................................................................................................................... 3 Caractersticas do TDAH. .......................................................................................................... 4 Distrao, impulsividade e Hiperatividade, uma trade de respeito ....................................... 4 Alterao da ateno:........................................................................................................... 4 Impulsividade: ...................................................................................................................... 4 Hiperatividade fsica e mental: ............................................................................................. 5 Viso da Famlia e da Escola ..................................................................................................... 6 Famlia: ................................................................................................................................ 6 Dificuldades de relacionamento afetivo ................................................................................ 6 Na escola.............................................................................................................................. 7 Diagnstico .............................................................................................................................. 9 Como lidar com TDAH .............................................................................................................. 9 Tratamento ............................................................................................................................ 10 Referncias Bibliogrficas: ...................................................................................................... 11

O que TDAH?
O TDHA definido como um transtorno do desenvolvimento infantil, cujos sintomas surgem na infncia, persistem na vida adulta em mais da metade dos casos e resultam em dificuldades nos mbitos da vida pessoal, acadmica, familiar, social e profissional do indivduo portador, alm de provocar forte impacto na vida das pessoas com quem se relaciona cotidianamente (Rhode et al. 2003). Numerosos estudos vm sendo realizados nas ltimas dcadas, a fim de investigar aspectos neurobiolgicos, genticos, clnicos e epidemiolgicos do TDHA. Suas causas precisas ainda no so conhecidas, mas h fortes indcios e ampla aceitao na literatura de que seja relacionado a alteraes neuroqumicas de origem provavelmente gentica com contribuio de fatores ambientais ao seu desenvolvimento. uma sndrome heterognea e complexa, com conseqente complexidade etiolgica e fisiopatolgica. Nos portadores de Transtorno de Dfict de Ateno / Hiperatividade (TDAH) ou Distrbio de Dfict de Ateno (DDA) os neuro-transmissores, dopamina e noradrenalina (substncias qumicas do crebro que transmitem informaes entre as clulas nervosas) encontram-se diminudos, fazendo com que a atividade do crtex pr-frontal seja menor. uma disfuno neurobiolgica. Podemos ter trs grupos de crianas (e tambm adultos) com este problema. Um primeiro grupo apresenta predomnio de desateno, outro tem predomnio de hiperatividade/impulsividade e o terceiro apresenta ambos, desateno e hiperatividade. muito importante termos em mente que um certo grau de desateno e hiperatividade ocorre normalmente nas pessoas, e nem por isso elas tm o transtorno. Para dizer que a pessoa tem realmente esse problema, a desateno e/ou a hiperatividade tm que ocorrer de tal forma a interferir no relacionamento social do indivduo, na sua vida escolar ou no seu trabalho. Alm disso, os sintomas tm que ocorrer necessariamente na escola (ou no trabalho, no caso de adultos) e tambm em casa. Por exemplo , uma criana que apronta todas em casa, mas na escola se comporta bem, muito provavelmente no tem hiperatividade. O que pode estar havendo uma falta de limites (na educao) em casa. Na escola, responde colocao de limites, comportando-se adequadamente em sala de aula.

Caractersticas do TDAH.
Distrao, impulsividade e Hiperatividade, uma trade de respeito:
O comportamento TDAH nasce do que se chama trio de base alterada. a partir deste trio de sintomas, formado por alteraes da ateno, da impulsividade e velocidade da atividade fsica e mental, que se ir desvendar todo o universo TDAH, que , muitas vezes, oscila entre o universo da plenitude criativa e o da exausto de um crebro que no para nunca. Quando pensamos em uma pessoa com TDAH, logo nos vem a mente a imagem de um crebro em estado de caos , que ocasiona na vida dos seus portadores uma vida marcada por distraes, bombardeio constante de estmulos vindos de todas as direes, incapacidade distinguir fatos relevantes frente aos irrelevantes, inquietao intensa e impulsividade fora de controle.

Alterao da ateno:
Este , com certeza, o sintoma mais importante no entendimento do comportamento TDAH, uma vez que esta alterao condio sine qua non para se efetuar o diagnstico. Uma pessoa com comportamento TDAH pode ou no apresentar hiperatividade fsica, mais jamais deixar de apresentar forte tendncia disperso. Para um adulto com TDAH manter-se concentrado em algo, por menor tempo que seja, pode ser um desafio.Com o passar do tempo o prprio portador, passa a se irritar com seus lapsos de disperso, pois estes acabam gerando perdas sociais, alm de uma profunda desorganizao, que os leva a um esforo maior que o necessrio e gastar muito mais tempo para a realizao das suas tarefas cotidianas.

Impulsividade:
Antes de tudo , deve-se ter em mente o significado da palavra impulso, estmulo, mpeto, impulso. Essas definies nos ajudam a entender a maneira pela qual o TDAH reage diante dos estmulos do mundo externo. Pequenas coisas so capazes de lhe despertar grandes emoes. O TDAH reage sem avaliar as caractersticas do objeto gerador do estmulo, os TDAHs so impulsivos pode-se imaginar quanto cansao, sofrimento e angstia um impulso sem filtro pode ocasionar nos relacionamentos cotidianos de uma dessas pessoas. E justamente isso que acontece com crianas e adultos TDAHs. Crianas costumam dizer o que lhes vem na cabea, envolver-se em brincadeiras perigosas, brincar de brigar com reaes exageradas e tudo isso pode render-lhes, rtulos desagradveis. De mal-educada , m , estraga prazeres ,

irresponsvel etc. Todo TDAH na vida adulta apresentar problemas de autoestima, e este um dos desafios do tratamento, a reconstruo desta funo psquica. No adulto TDAH, a impulsividade tambm trar serias consequncias, alm daquelas j trazidas em sua bagagem infantil, a sua distrao o levar a correr riscos cotidianos, como esquecer de desligar o gs, de olhar ao atravessar a rua etc. J seu impulso verbal lhe trar problemas nos relacionamentos interpessoais, para alguns, aprender a canalizar este impulso para algo positivo, como esportes e artes, dentre outros, pode ser uma questo de vida ou morte. E se pudermos mostra-los a fora poderosa que um impulso bem direcionado pode ter, teremos feito ento nossa parte neste processo.

Hiperatividade fsica e mental:


A Hiperatividade um dos componentes mais conhecidos do TDAH Transtorno de Dficit de Ateno, Hiiperatividade e Impulsividade. A hiperatividade pode afetar crianas, adolescentes e at mesmo alguns adultos. Na hiperatividade infantil, mais comum manifestar-se como agitao fsica. A criana hiperativa costuma pular, andar ou correr, at mesmo escalar, com intensidade muito maior que outras crianas da mesma idade. Aparece tambm como falar em excesso, fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Em adultos, mais comum aparecer como hiperatividade / agitao mental, com tendncia a turbilhes de pensamentos, desorganizao das idias, muitos pensamentos simultneos e dificuldade em seguir um raciocnio at o final. Pais e educadores tm sido desafiados a encontrar novas estratgias educativas, pois freqentemente fracassam em suas tentativas de impor limites e disciplina, especialmente quando se vem s voltas com crianas e adolescentes que tm TDAH. Movidos principalmente pelos sentimentos de impotncia, tendem a aplicar punies cada vez mais severas e a assumir atitudes que se configuram como abuso fsico e/ou emocional, embora essa estratgia no surta o resultado esperado, que seria o controle sobre o comportamento de crianas e jovens.

Viso da Famlia e da Escola


Famlia:
Pesquisadores acreditam que conhecer o ponto de vista dos pais, suas dificuldades, crenas, valores, atitudes, tendncias e percepes, ajuda a compreender melhor este fenmeno, que vem crescendo em nossa sociedade. O princpio o de que a famlia do portador de TDAH o primeiro ncleo responsvel pela preparao desses indivduos para a vida social, para o mundo e para o futuro. Um dos fatores apontados pelos pais como uma grande dificuldade na relao com as crianas a colocao de limites:

Estudos constatam que o relacionamento entre os membros dessas famlias muito difcil. Um dos motivos o alto nvel de estresse que ambos so submetidos diariamente, e que pode influenciar suas vidas de forma marcante. Pessoas com TDAH podem ser talentosas, criativas e bem sucedidas, mas sem ajuda adequada podem no conseguir superar suas limitaes, acumulando frustraes que, ao longo da vida, podero gerar quadros mais graves como a depresso e os transtornos de ansiedade. Dados mostram que as dificuldades impostas pelo TDAH para a conduo da educao dos filhos, somadas s dificuldades sociais e escolares, podem resultar em condutas inadequadas na educao das crianas. Tambm ocorrem maus tratos fsicos e emocionais por parte dos pais e professores, alm de haver excluso e discriminao contra as crianas e suas famlias, uma vez que o sistema de sade tambm parece estar despreparado para lidar com o problema. Dificuldades de relacionamento afetivo Os pais relatam uma srie de comprometimentos e desajustes nas relaes de afeto com a criana. O relacionamento afetivo aparece no discurso dos pais permeado principalmente pelos sentimentos de tristeza, raiva, preocupao, medo, vergonha, desamparo, impotncia, frustrao:
6

De acordo com Alizadeh (2007), pais de crianas com TDAH so significativamente menos autoconfiantes, menos calorosos e menos envolvidos com suas crianas e usam significativamente mais punio corporal do que pais de crianas que no tm TDAH. Especialistas afirmam que um diagnstico correto j tem um impacto positivo no relacionamento familiar, uma vez que ameniza o sentimento de culpa, tanto dos pais quanto dos filhos pelos comportamentos inadequados, diminuindo assim a hostilidade entre eles. Principais aspectos - A desateno faz com que as pessoas com a doena vivam no mundo da lua , elas se distraem com qualquer estmulo, so esquecidas, perdem objetos e at se perdem nos trajetos, so desorganizados no tempo e no espao. possvel reconhecer os sintomas da hiperatividade na criana pelo comportamento inquieto e constante que a impele a no ficar quieta: escalar mveis, correr pela casa, quebrar objetos, falar sem parar, no se fixar em lugar algum nem se ater em nenhuma atividade. Em certa medida, todos esses sintomas so comuns em crianas e em vrios adultos modernos. A diferena que os hiperativos apresentam esses sintomas exageradamente. Tanto na criana quanto no adulto, a impulsividade se manifesta em comportamentos irrefletidos, s vezes arriscados, na impacincia, na dificuldade em adiar a gratificao. Estes sintomas criam muitas dificuldades para o portador e para quem convive com ele, gerando conflitos, rompimento de vnculos e instabilidade profissional e afetiva em suas vidas.

Na escola
Se j difcil o cotidiano para crianas e adolescentes que freqentemente sofrem de maus-tratos e no recebem tratamento adequado para a superao de suas dificuldades, no menos tortuoso o dia a dia de professores que enfrentam salas de aula lotadas e heterogneas, sendo exigidos pela escola, alunos e pais sem ter, na maioria das vezes, recebido capacitao adequada para lidar com portadores de TDAH.

A escola representa um dos principais problemas apontados pelas famlias afetadas pelo TDAH. Os pais enfrentam dificuldade quando tentam encontrar uma instituio que atenda s necessidades de seus filhos. Estes geralmente passam por sucessivas transferncias, devido falta de recursos pedaggicos das escolas.

Convm lembrar que as crianas com TDAH nem sempre tm problemas na aprendizagem. As dificuldades quanto ateno podem ser compensadas quando se utiliza adequadamente o bom potencial intelectual, pelo interesse pelo conhecimento e por condies didticas adequadas (ROHDE et al., 2003). Algumas das crianas podem apresentar um rendimento razovel na escola, enquanto outras podem nem chegar alfabetizao. As crianas com TDAH representam um grande desafio para os professores que so obrigados a lidar com os comportamentos disruptivos que dificultam muito sua tarefa de manter a ordem na turma e de promover a aprendizagem dos alunos. Elas no param sentadas em suas carteiras, conversam e distraem os colegas, lideram bagunas e no fazem suas tarefas escolares. Provavelmente por no terem informao sobre o TDAH nem orientao quanto ao manejo dos sintomas na sala de aula, os professores apresentam, muitas vezes, atitudes inadequadas, tratando esses alunos com descaso ou mesmo com punies que ferem a auto-estima da criana e dificultam ainda mais sua adaptao na escola:

Alguns buscam a escola especial, mas deparam-se com o preconceito social, outro srio problema vivido pelas famlias. O despreparo dos sistemas de sade e de educao para atender adequadamente a essa populao um fator agravante do estresse familiar, que por sua vez eleva as chances de violncia dentro da prpria famlia. As dificuldades enfrentadas pelos portadores de TDAH nas interaes familiares e escolares acarretam prejuzos sociais, emocionais e acadmicos, e podem contribuir para o desenvolvimento de psicopatologias como transtorno de humor, transtorno desafiador de oposio e conduta, problemas de aprendizagem, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e abuso de substncias qumicas, todos com alta prevalncia de comorbidade com TDAH. Diante do TDAH, o profissional do ensino quer saber o que preciso fazer. Alunos com o transtorno perturbam a aula, agitam a turma, no se dispem a seguir as regras, no param nas carteiras, desafiam a autoridade, no prestam ateno s aulas e no aprendem.

Diagnstico
Embora haja relatos de crianas que apresentam caractersticas de TDAH ainda muito pequenas, especialistas indicam que a idade mais adequada para formao do diagnstico entre 7 e 8 anos, pois nessa idade as caractersticas se mostram com mais clareza, principalmente porque nesse perodo que comeam as exigncias para uma maior concentrao das crianas, quando esto em sala de aula, quando precisam resolver atividades escolares. Toda criana tem caractersticas de inquietao, impulsividade e so um tanto desatentas, mas algumas possuem um grau bem mais elevado desses comportamentos que outras da mesma idade, o que faz das mesmas portadoras de TDAH. O diagnstico realizado de forma clnica, com base em entrevista detalhada, que deve ser realizada por um profissional treinado e habilitado. Os critrios da entrevista so estabelecidos pela Associao Psiquitrica Americana e pela Organizao Mundial da Sade, onde em publicao oficial prope que para se diagnosticar TDAH devem estar presentes no mnimo 6 de uma lista de 9 sintomas de desateno e/ou no mnimo de uma lista de 9 sintomas de hiperatividade e impulsividade. No existem exames complementares que sejam teis para o diagnstico de TDAH.

Como lidar com TDAH


O primeiro passo para lidar com o TDAH a capacidade de diferenci-lo da desobedincia, ento a coisa mais importante a fazer ao perceber o aluno que se
9

diferencia do grupo observar no um caso isolado, mas o conjunto de comportamentos que o aluno apresenta, verificar se esse comportamento semelhante nas demais disciplinas e em casa. Abaixo segue uma lista de comportamentos desejveis ao professor para lidar com alunos que apresentem sintomas de TDAH: y y y y No empregar como primeira ao o reforo negativo ou a punio como meios para lidar com problemas e para motivar na sala de aula; Concentrao de esforos no processo de aprendizagem e no na produtividade; Empregar punies leves acompanhadas de instrues para retornar ao trabalho quando a criana hiperativa interrompe o trabalho das outras; Ignorar o devaneio ou desateno da criana com TDAH em relao a lio que no perturbe as outras crianas e, ento, uma ateno diferenciada quando ela voltar ao trabalho; Alternar atividades de alto e baixo interesse no decorrer das aulas; Fornecer instrues curtas e diretas criana com TDAH em um nvel que ela possa entender; Lecionar, preferencialmente, em classe fechada; Alternar estmulos; Valorizar as crianas por aquilo que so, no por aquilo que conseguem produzir.

y y y y y

Tratamento
O programa de tratamento, de modo geral, deve sempre incluir 3 componentes: y y y Informao e conhecimento; Medicao e Recursos psicoterpicos.

O tratamento farmacolgico emprega os mesmos medicamentos em diferentes fases da vida, sendo a dosagem a ser utilizada calculada de acordo com o peso e a idade do indivduo. Os primeiros medicamentos a serem utilizados so os psicoestimulantes. Na maioria dos casos os psicoestimulantes reduzem, de forma significativa, os sintomas de desateno, de hiperatividade e de impulsividade; apenas um pequeno nmero de indivduos no apresenta resposta satisfatria. Todo o tratamento deve ser acompanhado por um mdico competente e caso no surjam respostas positivas, deve-se considerar outros problemas associados, tais como: ansiedade, depresso, uso de lcool ou drogas.
10

O estado do Rio de Janeiro conta com 4 locais pblicos para tratamento: y y y y PAM-MATOSO (Praa da Bandeira) CIPIA (Prximo estao da Uruguaiana) UFRJ (Ao lado do Hospital Pinel) Santa Casa de Misericrdia (Centro)

Referncias Bibliogrficas:
Mentes inquietas Ana Beatriz Barbosa e Silva - FONTANAR
http://www.tdah.org.br/br/noticias/reportagens/item/148-como-lidar-com-o-tdah.html http://www.tdah.com.br/paginas/gaetah/Boletim10.htm http://www.tdah.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=113:por-que-perdemos-ofoco&Itemid=123&lang=br http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ECJS7N4HP3/1/v_nia_l_cia_de_morais_ribeiro.pdf
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ECJS-7N4HP3/1/v_nia_l_cia_de_morais_ribeiro.pdf

11

Вам также может понравиться