Вы находитесь на странице: 1из 2

TEM DESENVOLVIMENTO A?

Edilson Aguiais* A dificuldade para entender o que significa crescimento e o que desenvolvimento ainda existe entre estudantes, profissionais e cidados. Neste momento que a economia est melhorando os seus indicadores, aps a crise mundial, muito se ouve falar sobre a necessidade da retomada do crescimento ou mesmo do desenvolvimento. Mas, qual a diferena essencial entre um e outro? Atualmente, existem duas linhas principais de cientistas que procuram explicar o significado do termo desenvolvimento. O primeiro grupo acredita que crescimento e desenvolvimento a mesma coisa e, portanto, so sinnimos. Para estes pensadores, sempre que houver um aumento no Produto Interno Bruto (o to falado PIB) do pas existe uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. Para o outro grupo, crescimento e desenvolvimento so conceitos diferentes e que no podem ser confundidos de forma alguma. Sobre este ponto nos ensina Amartya Sen, Nobel em Economia, que o aumento da produtividade (ou do PIB) no significa melhoria na condio social da populao. Assim, no basta aumentar o PIB para que se tenha uma expanso no atendimento sade, da educao, da seguridade social, etc. Com isto, este grupo entende que s existe desenvolvimento quando h melhoria da qualidade de vida da populao. Assim percebe-se que, mesmo sem interveno do Estado, pode existir aumento do PIB, pois a produo (agrcola e industrial) pode crescer num ritmo elevado. No entanto, a melhoria da condio de vida das pessoas s ocorre quando existem polticas pblicas voltadas para tal, como melhoria da educao (pblica e privada), dos transportes, da comunicao, do emprego, da sade, etc. Estas melhorias tambm incluem questes referentes distribuio de renda entre a populao. Assim, percebe-se que o sentido do desenvolvimento diminuir a desigualdade social, eliminar a pobreza absoluta, tentando criar um mundo menos desigual tanto em termos regionais, de pases e continentes. Neste sentido, entende-se o desenvolvimento de uma sociedade como um processo de mudanas nas suas estruturas sociais onde h diminuio das desigualdades com diversificao do consumo (ou seja, as pessoas vo consumir coisas alm do arroz e do feijo), acumulao de capital (pois os empresrios ganham mais e podem pagar melhores salrios) aliados melhoria dos indicadores sociais (pobreza, desemprego, sade, etc). Ento, ns conseguimos entender que crescimento um simples aumento no PIB do pas enquanto o desenvolvimento fruto de polticas que visem melhorar a vida das pessoas. Assim, para ter desenvolvimento preciso ampliar o acesso da populao aos bens, proporcionando qualidade de vida.

E ento, caro leitor, baseado nestas idias voc consegue responder se h desenvolvimento a?

* Edilson Aguiais Economista, Consultor de Empresas e presidente Associao dos Economistas do Estado de Gois - ASECON/GO ((62) 9253 0386 | 8216 5656 | edilsongyn@gmail.com)

Tags: Economista, Goinia, Projetos FCO, BNDES, PRODUZIR, FOMENTAR, PROGER, PROGEREN, Capital de Giro, Contabilidade, Gestor, Finanas, Negcios, Empresas, Finanas Empresariais, Plano de Negcios, Projetos de Viabilidade, Projetos, Economia, Economia e Finanas, Gesto e Negcios, Solues Empresariais, Consultoria Financeira, Consultoria Estratgica, Consultoria Operacional, Avaliao de Empresas, Incentivos Fiscais, Benefcios Fiscais, Planejamento Tributrio, Reduo de Impostos/Tributos, Fundo Constitucional do Centro Oeste, FCO, Gois, Fundo Constitucional do Nordeste, FNE, Fundo Constitucional do Norte, FNO, Consultoria, BRADESCO, Banco do Brasil, CEF, Caixa Econmica Federal, Bancos, Juros, Incentivos, Impostos, Profissional.

Вам также может понравиться