Вы находитесь на странице: 1из 7

ORAO: COMO ESTILO DE VIDA

Nesta manh vamos meditar sobre ORAO como estilo de vida. O que ORAO? No repetio. um dilogo, uma conversa, um momento ntimo de entrega ao Senhor. Muitos de ns sabemos o que orao e at a praticamos, mas nesta manh seremos desafiadas a fazermos da ORAO um estilo de vida, algo essencial, bsico, inerente (adjetivo, que est por natureza inseparavelmente ligado a alguma coisa ou pessoa), impregnado. Estilo de vida uma caracterstica ou um conjunto de caractersticas to prprias e to presentes em nosso dia a dia que nos leva a sermos rotulados por pratic-los. Assim ORAO como estilo de vida mais do que orar na igreja, no culto, pela manh, antes das refeies, mas ter nossa vida impregnada, imergida na ORAO. Quando eu e voc desenvolvemos a ORAO como estilo de vida, melhoramos a nossa qualidade de vida. Lembra-se de Ana em I Samuel 1. Ana era descriminada em sua poca por no poder gerar filhos, era emocionalmente humilhada por Penina que tinha muitos filhos. Mas Ana ao estar em Silo se derrama na presena do Senhor. (I Samuel 1: 10 a 18) Levantou-se Ana e, com amargura de alma orou ao Senhor, e chorou abundantemente.... Ana se derramou na presena do Senhor e foi agraciada por Ele. A Bblia relata que Daniel estando cativo na Babilnia em tempos de perseguio no abria mo de Orar 3 vezes ao dia ao Senhor. ORAO como estilo de vida romper com a filosofia humanista e hedonista de nossos dias para nos humilharmos, nos derramarmos na presena do Pai e reconhecermos que verdadeiramente todas as coisas vem Dele. Que no somos nada. Tiago 1:16 a 18 17 Toda boa ddiva e todo dom perfeito vm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem no h mudana nem sombra de variao. Filipenses 2:13 nos relata que Deus quem efetua em ns tanto o querer como o realizar, segundo a sua vontade. Nesta manh eu e voc somos chamadas a fazer da ORAO nosso estilo de vida para podermos estar conectadas com o querer e efetuar do Pai em ns e

por ns. Lanando sobre Ele toda as nossas necessidades porque Ele tem cuidado de ns. (I Pe 5:7). Aprendendo Dele que manso e humilde de corao e assim achando descanso dirio para as nossas almas, emoes. (Mat. 11:29,30) Fazendo da ORAO um estilo de vida eu e voc retornamos ao princpio, ao Gnesis, ao 1 e grande propsito de Deus: Relacionar-se com o Homem. Ento como fazer da ORAO nosso estilo de vida: A ORAO tem que ser desenvolvida tendo como base o amor ao Senhor. A ORAO um relacionamento de amor e dependncia. Ento a base relacionando-se com o Senhor em AMOR, amando-O a cada manh: Com toda o seu CORAO AMOR FIDELIDADE ENTENDIMENTO Mateus 6:9a14 6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar. 7 E, orando, no useis de vs repeties, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar sero ouvidos. 8 No vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos necessrio, antes de vs lho pedirdes. 9 Portanto, orai vs deste modo: Pai nosso que ests nos cus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no cu; 11 o po nosso de cada dia nos d hoje; 12 e perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns tambm temos perdoado aos nossos devedores; 13 e no nos deixes entrar em tentao; mas livra-nos do mal. Porque teu o reino e o poder, e a glria, para sempre, Amm. 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm vosso Pai celestial vos perdoar a vs; 15 se, porm, no perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoar vossas ofensas.

Em Mateus 6:9 a 14 o Senhor Jesus nos deixou um exemplo de ORAO para que pudssemos fazer deste modelo um caminho para nosso relacionamento dirio com Deus. Ento vamos l: O que o Senhor quer de ns a cada dia: I. QUE O RECONHEAMOS COMO NOSSO PAI NOSSO REDENTOR. V.9 pai nosso a cada amanhecer ele requer de ns este tipo de relacionamento, familiar, ntimo, agradvel. ele o nosso pai de quem provem todas as coisas. ele nos ama e por muito nos amar deu o seu filho para nossa redeno. (Joo 3:16) 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. II.QUE RECONHEAMOS A SUA AUTORIDADE QUE ESTS NO CU. V.9. Isaas 6:1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. 2 Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os ps e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo o Senhor dos exrcitos; a terra toda est cheia da sua glria. 4 E as bases dos limiares moveram-se voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaa. . Precisamos reconhecer sua autoridade sobre a nossa vida. III.QUE O ADOREMOS. SANTIFICADO SEJA O TEU NOME. V.9. O prprio Jesus disse que Deus procura verdadeiros adoradores que O adorem em esprito e em verdade. (Joo 4:23, 24).

23 Mas a hora vem, e agora , em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus Esprito, e necessrio que os que o adoram o adorem em esprito e em verdade. Precisamos Ador-lo pelo que Ele e o salmos muito nos ajuda a refletir sobre quem Deus: nossa refgio, fortaleza, socorro... IV.QUE RECONHEAMOS O SEU GOVERNO EM NOSSAS VIDAS. VENHA A NS O TEU REINO. V.10. Todo reinado tem leis, o nosso Deus tambm tem princpios aos quais nos devemos submeter. Quando orarmos venha a ns o Teu reino, estamos reconhecendo os seus princpios em nossa vida. V.QUE RECONHEAMOS A SUA VONTADE PARA AS NOSSAS VIDAS. IDE MARCOS 16:15 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado ser salvo; mas quem no crer ser condenado. nos desafia a ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura, Atos 1:8 nos ensina que a todo o tempo e em todo o lugar simultaneamente devemos cumprir o Ide de Jesus. VI.QUE RECONHEAMOS A SUA PROVISO O PO NOSSO DE CADA DIA D-NOS HOJE. FILIPENSES 4:19 19. O meu Deus suprir todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glria em cristo jesus. nos diz que em Cristo Jesus o Senhor h de suprir todas as nossas necessidades. VII.QUE LIBEREMOS PERDO PERDOA AS NOSSAS DVIDAS ASSIM COMO PERDOAMOS NOSSOS DEVEDORES. V.12.

Assim como uma conjuno comparativa. Da mesma maneira que eu tenho perdoado, Senhor me perdoa. Podemos fazer est orao? Hebreus 12:14, 15 nos diz Segui a paz com todos e a santificao, em a qual ningum ver o Senhor, atentando, diligentemente, por que ningum seja faltoso, separando-se da graa de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e por meio dela, muitos sejam contaminados. Eu e voc nos tornamos escravos do outro quando no liberamos perdo e impedimos o Senhor tambm de nos perdoar. VIII.QUE RECONHEAMOS QUE DO SENHOR VEM A NOSSA PROTEO NO NOS DEIXE CAIR EM TENTAO. V. 13 Ele o nosso refgio e fortaleza. Salmos 46:1, 1 Deus o nosso refgio e fortaleza, socorro
bem presente na angstia. 2 Pelo que no temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; 3 ainda que as guas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

o meu alto retiro Salmos 59: 9 Em ti, fora minha, esperarei; pois Deus o meu alto refgio. o meu refgio e escudo Salmos 119: 114. Tu s o meu refgio e o meu escudo; espero na tua palavra. Em Efsios 6:10 a 13 10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na fora do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; 12 pois no contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os prncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqidade nas regies celestes. vemos a armadura que Deus providenciou para aqueles que O amam.

13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraa da justia, 15 e calando os ps com a preparao do evangelho da paz, 16 tomando, sobretudo, o escudo da f, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai tambm o capacete da salvao, e a espada do Esprito, que a palavra de Deus; 18 com toda a orao e splica orando em todo tempo no Esprito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverana e splica, por todos os santos, vemos a armadura que Deus providenciou para aqueles que O amam. IX . DO SENHOR TAMBM VEM A NOSSA LIBERTAO LIVRANOS DO MAL. V.13. Somente revestidos da armadura de Efsios 6 eu e voc podemos permanecer firmes no mundo em que vivemos. Livres do mal que de to perto nos rodeia. Jesus tambm nos providenciou o Esprito Santo, nosso consolador que estaria conosco todos os dias. andando segundo seus princpios como nos diz Glatas 5:25 Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito. andando pelo Esprito que eu e voc nos pouparemos de nos contaminar com o mal to presente nos mundo de hoje. X. QUE RECONHEAMOS QUE O SENHOR A NOSSA SEGURANA POIS TEU O REINO, O PODER E A GLRIA PARA SEMPRE. V.13. Precisamos ter no Senhor est segurana para darmos a Ele toda honra e glria. Hebreus 4:16 nos diz: Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graa, a fim de recebermos misericrdia e acharmos graa para socorro em ocasio oportuna.

CONCLUSO: Queres viver uma vida abundante? ORE. ORE. ORE, A ORAO conexo imediata com o Pai. A ORAO nos coloca em nosso lugar de dependncia e nos faz reconhecer quem o Senhor.

Вам также может понравиться