Вы находитесь на странице: 1из 11

13.10.

2003

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 261/31
NIC 7

NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE NIC 7 (REVISTA EM 1992)

Demonstraes de Fluxos de Caixa Esta Norma Internacional de Contabilidade revista substitui a NIC 7, Demonstrao de Alteraes na Posio Financeira, aprovada pelo Conselho em Outubro de 1977. A Norma revista entrou em vigor para as demonstraes financeiras que cubram a perodos que comecem em ou aps 1 de Janeiro de 1994.

L 261/32 NIC 7
NDICE

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

13.10.2003

Pargrafos

Objectivo mbito Benefcios da Informao dos Fluxos de Caixa Definies Caixa e Equivalentes de Caixa Apresentao de uma Demonstrao de Fluxos de Caixa Actividades Operacionais Actividades de Investimento Actividades de Financiamento O relato de Fluxos de Caixa das Actividades Operacionais O relato de Fluxos de Caixa das Actividades de Investimento e de Financiamento O relato de Fluxos de Caixa numa Base Lquida Fluxos de Caixa de Moeda Estrangeira Itens Extraordinrios Juros e Dividendos Impostos sobre o Rendimento Investimentos em Subsidirias, em Associadas e em Empreendimentos Conjuntos Aquisies e Alienaes de Subsidirias e de outras Unidades Empresariais Transaces que no sejam por Caixa Componentes de Caixa e seus Equivalentes Outras Divulgaes Data de Eficcia 1-3 4-5 6-9 7-9 10-17 13-15 16 17 18-20 21 22-24 25-28 29-30 31-34 35-36 37-38 39-42 43-44 45-47 48-52 53

13.10.2003

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 261/33 NIC 7

As Normas, que foram impressas em tipo itlico cheio, devem ser lidas no contexto do material de fundo e da orientao de implementao nesta Norma e no contexto do Prefcio s Normas Internacionais de Contabilidade. As Normas Internacionais de Contabilidade no se destinam a ser aplicadas a itens imateriais (ver o pargrafo 12 do Prefcio).

OBJECTIVO

A informao acerca dos fluxos de caixa de uma empresa til ao proporcionar aos utentes das demonstraes financeiras uma base para determinar a capacidade da empresa para gerar dinheiro e equivalentes e determinar as necessidades da empresa de utilizar esses fluxos de caixa. As decises econmicas que sejam tomadas pelos utentes exigem uma avaliao da capacidade de uma empresa de gerar dinheiro e seus equivalentes e a tempestividade e certeza da sua gerao.

O objectivo desta Norma o de exigir o fornecimento de informao acerca das alteraes histricas de caixa e seus equivalentes de uma empresa por meio de uma demonstrao de fluxos de caixa que classifique os fluxos de caixa durante os perodos provenientes das actividades operacionais, de investimento e de financiamento.

MBITO

1.

Uma empresa deve preparar uma demonstrao de fluxos de caixa de acordo com os requisitos desta Norma e deve apresent-la como parte integrante das suas demonstraes financeiras de cada perodo em que so apresentadas demonstraes financeiras.

2.

Esta Norma substitui a IAS 7, Demonstrao das Variaes na Posio Financeira, aprovada em Julho de 1977.

3.

Os utentes das demonstraes financeiras de uma empresa esto interessados em como a empresa gera e usa o dinheiro e os seus equivalentes. este o caso qualquer que seja a natureza das actividades da empresa e independentemente de o dinheiro poder ser visto ou no como o produto da empresa, como seja o caso de uma instituio financeira. As empresas necessitam de dinheiro essencialmente pelas mesmas razes, mesmo diferentes que possam ser as suas actividades principais de produo de rditos. Elas necessitam de dinheiro para conduzir as suas operaes, para pagar as suas obrigaes e para proporcionar retornos aos seus investidores. Concordantemente, esta Norma exige que todas as empresas apresentem uma demonstrao de fluxos de caixa.

BENEFCIOS DA INFORMAO DO FLUXO DE CAIXA

4.

Uma demonstrao de fluxos de caixa, quando usada juntamente com o restante das demonstraes financeiras, proporciona informao que facilita aos utentes avaliar as alteraes nos activos lquidos de uma empresa, a sua estrutura financeira (incluindo a sua liquidez e solvncia) e a sua capacidade de afectar as quantias e a tempestividade dos fluxos de caixa afim de se adaptar s circunstncias e oportunidades em mudana. A informao de fluxos de caixa til na determinao da capacidade da empresa de gerar dinheiro e seus equivalentes e facilitar aos utentes desenvolver modelos para determinar e comparar o valor presente dos fluxos de caixa futuros de diferentes empresas. Aumenta tambm a comparabilidade do relato do desempenho operacional por diferentes empresas porque elimina os efeitos do uso de diferentes tratamentos contabilsticos para as mesmas operaes e acontecimentos.

5.

A informao do fluxo de caixa histrico muitas vezes usada comoum indicador da quantia, tempestividade e certeza de fluxos de caixa futuros. tambm usada na verificao do rigor de avaliaes passadas de fluxos de caixa futuros e no exame do relacionamento entre lucratividade e fluxo de caixa lquido e no impacto de variaes de preos.

L 261/34 NIC 7

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

13.10.2003

DEFINIES 6. Nesta Norma so usados os termos seguintes com os significados especificados: Caixa compreende o dinheiro em caixa e em depsitos ordem. Equivalentes de caixa (dinheiro) so investimentos a curto prazo, altamente lquidos que sejam prontamente convertveis para quantias conhecidas de dinheiro e que estejam sujeitos a um risco insignificante de alteraes de valor. Fluxos de caixa so influxos (recebimentos, entradas) e exfluxos (pagamentos, sadas) de caixa e seus equivalentes. Actividades operacionais so as principais actividades produtoras de rdito da empresa e outras actividades que no sejam de investimento ou de financiamento. Actividades de investimento so a aquisio e alienao de activosa longo prazo e de outros investimentos no includos em equivalentes de caixa. Actividades de financiamento so as actividades que tm como consequncia alteraes na dimenso e composio do capital prprio e nos emprstimos obtidos pela empresa.

Caixa e Equivalentes de Caixa 7. Os equivalentes de caixa so detidos com a finalidade de ir ao encontro dos compromissos de caixa a curto prazo e no para investimento ou outros propsitos. Para um investimento se qualificar como um equivalente de caixa ele tem de ser prontamente convertvel para uma quantia conhecida de dinheiro e estar sujeito a um risco insignificante de alteraes de valor. Por isso, um investimento s se qualifica normalmente como um equivalente de caixa quando tiver um vencimento a curto prazo, seja trs meses ou menos a partir da data de aquisio. Os investimentos de capital prprio so excludos dos equivalentes de caixa a menos que sejam, em substncia, equivalentes de caixa, por exemplo no caso de aces preferenciais adquiridas dentro de um curto perodo do seu vencimento e com uma data especfica de remio. Os emprstimos bancrios obtidos so geralmente considerados como actividades de financiamento. Porm, em alguns pases, os saques a descoberto (overdrafts) que sejam reembolsveis ordem formam uma parte integrante da gesto de caixa de uma empresa. Nestas circunstncias, os saques a descoberto so includos como um componente de caixa e seus equivalentes. Uma caracterstica de tais acordos bancrios a de que o saldo de bancos flutua muitas vezes de positivo a descoberto. Os fluxos de caixa excluem movimentos entre itens que constituam caixa e seus equivalentes porque estes componentes so parte da gesto de caixa de uma empresa e no parte das suas actividades operacionais, de investimento e de financiamento. A gesto de caixa inclui o investimento de excessos de caixa e nos equivalentes de caixa.

8.

9.

APRESENTAO DE UMA DEMONSTRAO DE FLUXOS DE CAIXA 10. A demonstrao de fluxos de caixa deve relatar os fluxos de caixa durante o perodo classificados por actividades operacionais, de investimento e de financiamento. Uma empresa apresenta os seus fluxos de caixa das actividades operacionais, de investimento e de financiamento da maneira que seja mais apropriada para os seus negcios. A classificao por actividades proporciona informao que permite aos utentes determinar o impacto dessas actividades na posio financeira da empresa e nas quantias de caixa e seus equivalentes. Esta informao pode ser tambm usada para avaliar as relaes entre estas actividades. Uma nica operao pode incluir fluxos de caixa que sejam classificados diferentemente. Por exemplo, quando o reembolso de um emprstimo inclua quer juros quer capital, oelemento juro pode ser classificado como uma actividade operacional e o elemento capital classificado como uma actividade de financiamento.

11.

12.

13.10.2003

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 261/35 NIC 7

Actividades Operacionais 13. A quantia de fluxos de caixa proveniente de actividades operacionais um indicador chave da medida em que as operaes da empresa geraram fluxos de caixa suficientes para pagar emprstimos, manter a capacidade operacional da empresa, pagar dividendos e fazer novos investimentos, sem recurso a fontes externas de financiamento. A informao acerca dos componentes especficos dos fluxos de caixa operacionais histricos til, juntamente com outra informao, na previso de futuros fluxos de caixa operacionais. Os fluxos de caixa das actividades operacionais so principalmente derivados dasprincipais actividades geradoras de rditos da empresa. Por isso, elas so geralmente consequncia das operaes e outros acontecimentos que entram na determinao dos resultados lquidos da empresa. Exemplos de fluxos de caixa de actividades operacionais so: (a) (b) (c) (d) (e) recebimentos de caixa provenientes da venda de bens e da prestao de servios; recebimentos de caixa provenientes de royalties, honorrios, comisses e outros rditos; pagamentos de caixa a fornecedores de bens e servios; pagamentos de caixa a e a favor de empregados; recebimentos de caixa e pagamentos de caixa de uma empresa seguradora relativos a prmios e reclamaes, anuidades e outros benefcios derivados das aplices de seguros; pagamentos de caixa ou restituies de impostos sobre o rendimento a menos que possam ser especificamente identificados com as actividades de financiamento e de investimento; e recebimentos de caixa e pagamentos de caixa de contratos detidos para fins negociais ou comerciais.

14.

(f)

(g)

Algumas transaces, tais como a venda de um item de uma fbrica, podem dar origem a um ganho ou a uma perda que seja includa na determinao do resultado lquido. Porm. os fluxos de caixa relacionados com tais operaes so fluxos de caixa de actividades de investimento. 15. Uma empresa pode deter ttulos e emprstimos para fins negociais ou comerciais, situao em que so similares a inventrios adquiridos especificamente para revenda. Por isso, os fluxos de caixa provenientes da compra e venda de ttulos para negociar ou comercializar so classificados como actividades operacionais. De forma semelhante, os adiantamentos de caixa e emprstimos feitos por instituies financeiras so geralmente classificados como actividades operacionais desde que se relacionem com as principais actividades geradoras de rdito dessa empresa.

Actividades de Investimento 16. A divulgao separada dos fluxos de caixa provenientes das actividades de investimento importante porque os fluxos de caixa representam a extenso pela qual os dispndios foram feitos relativamente a recursos destinados a gerar rendimento e fluxos de caixa futuros. So exemplos de fluxos de caixa provenientes de actividades de investimento: (a) pagamentos de caixa para aquisio de activos fixos tangveis, intangveis e outros activos a longo prazo. Estes pagamentos incluem os relacionados com custos de desenvolvimento capitalizados e activos fixos tangveis auto-construdos; recebimentos de caixa por vendas de activos fixos tangveis, intangveis e outros activos a longo prazo; pagamentos de caixa para aquisio de instrumentos de capital prprio ou de dvida de outras empresas e de interesses em empreendimentos conjuntos (que no sejam pagamentos dos instrumentos considerados como sendo equivalentes de caixa ou dos detidos para fins negociveis ou comercializveis); recebimentos de caixa de vendas de instrumentos de capital prprio ou de dvida de outras empresas e de interesses em empreendimentos conjuntos (que no sejam recebimentos dos instrumentos considerados como equivalentes de caixa e dos detidos para fins de negociao ou de comercializao); adiantamentos de caixa e emprstimos feitos a outras partes (que no sejam adiantamentos e emprstimos feitos por uma instituio financeira); recebimentos de caixa provenientes do reembolso de adiantamentos e de emprstimos feitos a outras partes (que no sejam adiantamentos e emprstimos de uma instituio financeira);

(b) (c)

(d)

(e)

(f)

L 261/36 NIC 7

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

13.10.2003

(g)

pagamentos de caixa para contratos de futuros, contratos de forwards, contratos de opo e contratos de swap excepto quando os contratos sejam mantidos para fins de negociao ou de comercializao, ou os pagamentos sejam classificados como actividades de financiamento; e recebimentos de caixa de contratos de futuros, contratos forwards, contratos de opo e contratos de swap, excepto quando os contratos sejam mantidos para fins de negociao ou de comercializao, ou os recebimentos sejam classificados como actividades de financiamento.

(h)

Quando um contrato for registado como cobertura de uma posio identificvel, os fluxos de caixa do contrato sero classificados da mesma maneira que os fluxos de caixa da posio que esteja a ser coberta.

Actividades de Financiamento 17. A divulgao separada de fluxos de caixa provenientes das actividades de financiamento importante porque til na predio de reivindicaes futuras de fluxos de caixa pelos fornecedores de capitais empresa. So exemplos de fluxos de caixa provenientes de actividades de financiamento: (a) (b) (c) proventos de caixa provenientes da emisso de aces ou de outros instrumentos de capital prprio; pagamentos de caixa a detentores para adquirir ou remir as aces da empresa; entradas de caixa provindas da emisso de certificados de dvida, emprstimos, livranas, obrigaes, hipotecas e outros emprstimos obtidos a curto ou longo prazo; reembolsos de caixa de quantias de emprstimos obtidos; e pagamentos de caixa por um locatrio para a reduo de uma dvida em aberto relacionada com uma locao financeira.

(d) (e)

O RELATO DE FLUXOS DE CAIXA DAS ACTIVIDADES OPERACIONAIS 18. Uma empresa deve relatar os fluxos de caixa provenientes de actividades operacionais usando um dos dois: (a) o mtodo directo, pelo qual, so divulgadas as principais classes dos recebimentos de caixa brutos e dos pagamentos de caixa brutos; ou o mtodo indirecto, pelo qual o resultado lquido ajustado pelos efeitos de transaces de natureza que no sejam por caixa, de quaisquer diferimentos ou acrscimos de recebimentos a pagamentos de caixa operacionais passados ou futuros, e itens de rdito ou gasto associados com fluxos de caixa de investimento ou de financiamento.

(b)

19.

As empresas so encorajadas a relatar fluxos de caixa de actividades operacionais usando o mtodo directo. Este mtodo proporciona informao que pode ser til na estimativa de fluxos de caixa futuros e que no disponibilizada pelo mtodo indirecto. Pelo mtodo directo, a informao acerca das principais classes de recebimentos brutos (de caixa) e de pagamentos brutos (de caixa) pode ser obtida quer: (a) (b) a partir dos registos contabilsticos da empresa; quer pelo ajustamento de vendas, custo das vendas (juros e rditos similares e juros e encargos similares para uma instituio financeira) e outros itens da demonstrao dos resultados relativamente a: (i) (ii) (iii) alteraes durante o perodo em inventrios e dvidas a receber e a pagar operacionais; outros itens que no sejam de caixa; e outros itens pelos quais os efeitos de caixa sejam fluxos de caixa de investimento ou de financiamento.

13.10.2003

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 261/37 NIC 7

20.

Pelo mtodo indirecto, o fluxo de caixa lquido das actividades operacionais determinado pelo ajustamento do resultado lquido relativamente aos efeitos de: (a) (b) alteraes, durante o perodo em inventrios e dvidas operacionais a receber e a pagar; itens que no sejam por caixa tais como depreciaes, provises, impostos diferidos, perdas e ganhos no realizados de moeda estrangeira, lucros de associadas no distribudos e interesses minoritrios; e todos os outros itens quanto aos quais os efeitos de caixa sejam fluxos de caixa de investimento ou de financiamento.

(c)

Alternativamente, o fluxo de caixa lquido das actividades operacionais pode ser apresentado pelo mtodo indirecto ao mostrar-se os rditos e os gastos divulgados na demonstrao dos resultados e as alteraes durante o perodo em inventrios e em dvidas a receber e a pagar operacionais.

O RELATO DE FLUXOS DE CAIXA DAS ACTIVIDADES DE INVESTIMENTO E DE FINANCIAMENTO 21. Uma empresa deve relatar separadamente as principais classes dos recebimentos brutos (de caixa) e dos pagamentos brutos (de caixa) provenientes das actividades de investimento e de financiamento, excepto at ao ponto em que os fluxos de caixa descritos nos pargrafos 22 e 24 sejam relatados numa base lquida.

O RELATO DE FLUXOS DE CAIXA NUMA BASE LQUIDA 22. Os fluxos de caixa provenientes das actividades operacionais, de investimento e de financiamento seguintes podem ser relatados numa base lquida: (a) recebimentos e pagamentos (de caixa) por conta de clientes quando o fluxo de caixa reflicta as actividades do cliente e no os da empresa; e recebimentos e pagamentos (de caixa) dos itens em que a rotao seja rpida, as quantias sejam grandes e os vencimentos sejam curtos.

(b)

23.

Exemplos de recebimentos e pagamentos (de caixa) referidos no pargrafo 22 (a) so: (a) (b) (c) a aceitao e o reembolso de depsitos ordem de um banco; os fundos detidos para clientes por uma empresa de investimentos; e rendas cobradas por conta de, e pagas a, possuidores de propriedades.

So exemplos de recebimentos (de caixa) e pagamentos (de caixa) referidos no pargrafo 22 (b) os adiantamentos feitos a, e o reembolso de: (a) (b) (c) as quantias de capital relacionadas com clientes de cartes de crdito; a compra e a venda de investimentos financeiros; e outros emprstimos obtidos a curto prazo, como, por exemplo, os que tenham um perodo de maturidade de trs meses ou menos.

24.

Os fluxos de caixa de uma instituio financeira provenientes de cada uma das actividades seguintes podem ser relatados numa base lquida: (a) recebimentos e pagamentos (de caixa) provenientes da aceitao e reembolso de depsitos com uma data fixada de maturidade; a colocao de depsitos em, e o levantamento de depsitos de outras instituies financeiras; e adiantamentos de caixa e emprstimos feitos a clientes e o reembolso desses adiantamentos e emprstimos.

(b) (c)

FLUXOS DE CAIXA DE MOEDA ESTRANGEIRA


25. Os fluxos de caixa resultantes de transaces em moeda estrangeira devem ser registados na moeda funcional de uma entidade mediante a aplicao quantia em moeda estrangeira da taxa de cmbio entre a moeda funcional e a moeda estrangeira data do fluxo de caixa. 26. Os fluxos de caixa de uma subsidiria estrangeira devem ser transpostos s taxas de cmbio entre a moeda funcional e a moeda estrangeira s datas dos fluxos de caixa. 27. Os fluxos de caixa denominados numa moeda estrangeira so relatados de maneira consistente com a IAS 21, Contabilizao dos Efeitos de Alteraes nas Taxas de Cmbio. Esta permite o uso de uma taxa de cmbio que se aproxime da taxa real. Por exemplo, uma taxa de cmbio mdia ponderada de um perodo pode ser usada para registar transposies de moeda estrangeira ou a transposio dos fluxos de caixa de uma subsidiria estrangeira. Porm, a IAS 21 no permite o uso da taxa de cmbio data do balano quando sejam transpostos os fluxos de caixa de uma subsidiria estrangeira. 28.Os ganhos e as perdas no realizados provenientes de alteraes de taxas de cmbio de moeda estrangeira no so fluxos de caixa. Porm, o efeito das alteraes das taxas de cmbio sobre caixa e seus equivalentes detidos ou devidos numa moeda estrangeira relatado na demonstrao dos fluxos de caixa a fim de reconciliar caixa e seus equivalentes no comeo e no fim do perodo. Esta quantia apresentada separadamente da dos fluxos de caixa das actividades operacionais, de investimento e de financiamento e inclui as diferenas, se as houver, caso esses fluxos de caixa tivessem sido relatados s taxas de cmbio do fim do perodo.

ITENS EXTRAORDINRIOS
29. (eliminado) 30. (eliminado)

JUROS E DIVIDENDOS
31. Cada um dos fluxos de caixa de juros e dividendos recebidos e pagos deve ser separadamente divulgado. Cada um deve ser classificado de maneira consistente de perodo a perodo quer como actividade operacional, de investimento ou de financiamento. 32. A quantia total de juros pagos durante um perodo deve ser divulgada na demonstrao de fluxos de caixa quer tenha sido reconhecida como um gasto na demonstrao dos resultados quer tenha sido capitalizada de acordo com o tratamento alternativo da IAS 23,Custos de Emprstimos Obtidos. 33. Os juros pagos e os juros e dividendos recebidos so geralmente classificados como fluxos de caixa operacionais quanto a uma instituio financeira. Porm, no h consenso sobre a classificao destes fluxos de caixa para outras empresas. Os juros pagos e juros e dividendos recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa operacionais porque entram na determinao do resultado lquido. Alternativamente os juros pagos e os juros e dividendos recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento respectivamente porque so custos de obteno de recursos financeiros ou retornos do investimento. 34. Os dividendos pagos podem ser classificados como fluxos de caixa de financiamento porque so um custo da obteno de recursos financeiros. Alternativamente, os dividendos pagos podem ser classificados como um componente de fluxo de caixa das actividades operacionais a fim de ajudar os utentes a determinar a capacidade de uma empresa de pagar dividendos a partir dos fluxos de caixa operacionais.

13.10.2003

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 261/39 NIC 7

IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO 35. Os fluxos de caixa provenientes de impostos sobre o rendimento devem serdivulgados separadamente devendo ser classificados como fluxos de caixa de actividades operacionais a menos que possam ser especificamente identificados com as actividades de financiamento e de investimento. Os impostos sobre o rendimento provm de transaces que do origem a fluxos de caixa que so classificados como actividades operacionais, de investimento ou de financiamento numa demonstrao de fluxos de caixa. Enquanto o gasto de impostos pode ser prontamente identificvel com as actividades de financiamento ou de investimento, os fluxos de caixa relacionados com impostos so muitas vezes de identificao impraticvel podendo surgir num perodo diferente dos fluxos de caixa da operao subjacente. Por isso, os impostos pagos so geralmente classificados como fluxos de caixa das actividades operacionais. Porm, quando for praticvel identificar o fluxo de caixa de impostos com transaces individuais que do origem a fluxos de caixa que so classificados como actividades de investimento ou de financiamento, o fluxo de caixa de impostos classificado como uma actividade de investimento ou de financiamento como for apropriado. Quando os fluxos de caixa de impostos forem imputados a mais do que uma classe de actividade, deve ser divulgada a quantia total de impostos pagos.

36.

INVESTIMENTOS EM SUBSIDIRIAS, EM ASSOCIADAS E EM EMPREENDIMENTOS CONJUNTOS 37. Quando se contabilizar um investimento numa associada ou numa subsidiria contabilizado pelo uso do mtodo da equivalncia patrimonial ou pelo mtodo do custo, uma investidora restringe o seu relato na demonstrao de fluxo de caixa aos fluxos de caixa entre ela prpria e a investida, como por exemplo, aos dividendos e adiantamentos. Uma empresa que relate os seus interesses numa entidade conjuntamente controlada (ver IAS 31, Relato Financeiro de Interesses em Empreendimentos Conjuntos) usando a consolidao proporcional, incluir na sua demonstrao consolidada de fluxos de caixa a sua parte proporcional dos fluxos de caixa da entidade conjuntamente controlada. Uma empresa que relate tal interesse usando o mtodo da equivalncia patrimonial inclui na sua demonstrao de fluxos de caixa os fluxos de caixa que respeitem aos seus investimentos na entidade conjuntamente controlada, e distribuies e outros pagamentos ou recebimentos entre ela e a entidade conjuntamente controlada.

38.

AQUISIES E ALIENAES DE SUBSIDIRIAS E DE OUTRAS UNIDADES EMPRESARIAIS 39. Os fluxos de caixa agregados provenientes de aquisies e de alienaes de subsidirias ou de outras unidades empresariais devem ser apresentados separadamente e classificados como actividades de investimento. Uma empresa deve divulgar, agregadamente, no que respeita tanto a aquisies como a alienaes de subsidirias ou de outras unidades empresariais durante o perodo cada um dos seguintes pontos: (a) (b) (c) a retribuio total da compra ou da alienao; a parte da retribuio da compra ou da alienao liquidada por meio de caixa e seus equivalentes; a quantia de caixa e seus equivalentes na subsidiria ou na unidade empresarial adquirida ou alienada; e a quantia dos activos e passivos que no sejam caixa ou seus equivalentes na subsidiria ou unidade empresarial adquirida ou alienada, resumida por cada categoria principal.

40.

(d)

41.

A apresentao separada dos efeitos dos fluxos de caixa de aquisies e de alienaes de subsidirias e de outras unidades empresariais em linhas de itens autnomas juntamente com a divulgao separada das quantias dos activos e de passivos adquiridos ou disponibilizados, contribui para distinguir esses fluxos de caixa dos fluxos de caixa provenientes das outras actividades de investimento e de financiamento. Os efeitos dos fluxos de caixa de alienaes no so deduzidos dos das aquisies. A quantia agregada de dinheiro pago ou recebido como retribuio de compra ou de venda relatada na demonstrao de fluxos de caixa, pelo lquido de caixa e seus equivalentes adquiridos ou alienados.

42.

L 261/40 NIC 7

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

13.10.2003

TRANSACES QUE NO SEJAM POR CAIXA 43. As transaces de investimento e de financiamento que no exijam o uso de caixa ou seus equivalentes devem ser excludas de uma demonstrao de fluxos de caixa. Tais operaes devem ser divulgadas noutra parte das demonstraes financeiras de tal maneira que proporcionem toda a informao relevante acerca das actividades de investimento e de financiamento. A maior parte das actividades de financiamento e de investimento no tem um impacto directo nos fluxos correntes de caixa se bem que afectam a estrutura do capital e do activo da empresa. A excluso das transaces que no sejam de caixa da demonstrao de fluxos de caixa consistente com o objectivo de uma demonstrao do fluxo de caixa porque esses elementos no envolvem fluxos de caixa no perodo corrente. Exemplos de operaes que no sejam de caixa so: (a) a aquisio de activos quer pela assuno de passivos directamente relacionados ou por meio de uma locao financeira; a aquisio de uma empresa por meio de uma emisso de capital; e a converso de dvida em capital.

44.

(b) (c)

COMPONENTES DE CAIXA E SEUS EQUIVALENTES 45. Uma empresa deve divulgar os componentes de caixa e seus equivalentes e deve apresentar uma reconciliao das quantias includas na sua demonstrao de fluxos de caixa com os itens equivalentes relatados no balano. Devido variedade das prticas de gesto de caixa e de acordos bancrios em todo o mundo e a fim de haver conformidade com a IAS 1, Divulgao das Polticas Contabilsticas, uma empresa divulga a poltica que adopta na determinao da composio de caixa e seus equivalentes. O efeito de qualquer alterao na poltica de determinao dos componentes de caixa e seus equivalentes, como, por exemplo, uma alterao na classificao de instrumentos financeiros anteriormente considerados como sendo parte da carteira de investimentos de uma empresa, ser relatado de acordo com a IAS 8, Resultado Lquido do Perodo, Erros Fundamentais e Alteraes nas Polticas Contabilsticas.

46.

47.

OUTRAS DIVULGAES 48. Uma empresa deve divulgar, juntamente com um comentrio da gerncia, a quantia dos saldos significativos de caixa e seus equivalentes detidos pela empresa que no estejam disponveis para uso do grupo. H vrias circunstncias em que os saldos de caixa e seus equivalentes detidos por uma empresa no esto disponveis para uso do grupo. Exemplos incluem saldos de caixa e seus equivalentes detidos por uma subsidiria que opere num pas onde se apliquem controlos sobre trocas monetrias ou outras restries legais quando os saldos no estejam disponveis para uso geral pela empresa me ou outras subsidirias. Pode ser relevante informao adicional para os utentes para compreenso da posio financeira e liquidez de uma empresa. Encoraja-se a divulgao desta informao, juntamente com um comentrio da gerncia, podendo incluir: (a) a quantia das facilidades de emprstimos obtidos no usados que possa estar disponvel para actividades operacionais futuras e para liquidar compromissos de capital, indicando quaisquer restries no uso destas facilidades; as quantias agregadas dos fluxos de caixa de cada uma das actividades operacionais, de investimento e de financiamento relacionadas com interesses em empreendimentos conjuntos relatados pelo uso da consolidao proporcional; a quantia agregada de fluxos de caixa que representem aumentos na capacidade operacional separadamente dos fluxos de caixa que sejam exigidos para manter a capacidade operacional; e

49.

50.

(b)

(c)

13.10.2003

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 261/41

(d)

a quantia dos fluxos de caixa provenientes das actividades operacionais, de investimento e de financiamento de cada segmento industrial e geogrfico relatado (ver IAS 14, Relato Financeiro por Segmentos).

51.

til a divulgao separada de fluxos de caixa que representem aumentos na capacidade operacional e fluxos de caixa que sejam exigidos para manter a capacidade operacional pois facilita ao utente determinar se a empresa est a investir adequadamente na manuteno da sua capacidade operacional. Uma empresa que no invista adequadamente na manuteno da sua capacidade operacional pode prejudicar a lucratividade futura a favor da liquidez corrente e distribuies a detentores. A divulgao de fluxos de caixa por segmentos facilita aos utentes a obteno de melhor compreenso da relao entre os fluxos de caixa da empresa como um todo e os fluxos das suas partes componentes e a disponibilidade e a variabilidade dos fluxos de caixa por segmentos.

52.

DATA DE EFICCIA 53. Esta Norma Internacional de Contabilidade torna-se operativa para as demonstraes financeiras que cubram os perodos que comecem em ou aps 1 de Janeiro de 1994.

Вам также может понравиться