Вы находитесь на странице: 1из 5

CULTAR 250 SC

Dados tcnicos
Nome comum do ingrediente ativo: PACLOBUTRAZOL Registro no Ministrio da Agricultura e do Abastecimento: n 07900 Classe: fitorregulador Composio: 2RS, 3RS1(4Clorofenil)4,4dimetil2(1H1,2,4Triazol1/il)pentano3ol: 26,50% (m/v) (250 g/l) Ingredientes inertes: 79,50% (m/v) (750 g/l) Formulao: suspenso concentrada Classe toxicolgica: IV Pouco Txico

Instrues de uso
Cultura e doses de aplicao
CULTAR 250 SC contm PACLOBUTRAZOL, um fitorregulador, que atua inibindo a sntese de giberelinas, produzindo uma diminuio do crescimento vegetativo. O benefcio advindo do uso de CULTAR 250 SC manifestase numa folhagem mais equilibrada e na reduo de crescimento vegetativo e podas. Eventualmente, efeitos na qualidade de frutos (cores, tamanhos, maturao e produo) tambm podem ser observados. No cultivo da mangueira, juntamente com boas prticas culturais, pode estimular e adiantar a florao. A absoro de CULTAR 250 SC aplicado ao solo (mais eficiente) feita atravs das razes, sendo transportado pelo xilema at os pontos de crescimento vegetativo. Dose poca de aplicao 2,0* a 6,0ml (0,5* a 1,5g Mangueira (Mangifera Aplicar diludo em 1 ou 2 litros de gua antes da de i.a.) de CULTAR 250 indica) Variedades: aplicao, 90 a 120 dias antes da quebra de SC por metro de dimetro Tommy Atkins e Haden dormncia. da copa da rvore. *As menores doses devero ser utilizadas nas condies de menor crescimento vegetativo. Cultura

Recomendaes
Recomendase aplicar CULTAR 250 SC em rvores em idade de produo durante a poca de crescimento e desenvolvimento vegetativo, depois da poda e da adubao, aplicando o produto na base ou ao redor do tronco, tendo o cuidado de se eliminar as ervas daninhas e a folhagem para assegurar que o produto se deposite diretamente onde h maior concentrao de razes. Aps 90 a 120 dias da aplicao de CULTAR 250 SC, recomendase a prtica de quebra de dormncia com pulverizao de nitrato de potssio (KNO3) a 4%.

Modo e equipamentos de aplicao


Prepare a quantidade necessria de produto de acordo com o dimetro da copa e em quantidade de gua que for requerida conforme a rea onde ser aplicado CULTAR 250 SC, que pode variar de 1000 a 2000 ml de soluo por rvore; se a aplicao for feita na base do tronco, requerse menos soluo do que quando se faz ao redor do tronco, na projeo da copa, na zona de maior concentrao radicular, onde a quantidade de soluo ser maior.

Detalhes de aplicao
Aplicar na pscolheita depois da poda e quando o 2 fluxo de brotao j estiver totalmente expandido. Aps cerca de 90 a 120 dias da aplicao, as plantas comeam a apresentar ramos sem brotao ou vegetao nova, ou folhagem verdeescura, podendo ocorrer florao espontnea, dependendo da poca. Nos anos seguintes, de acordo com a resposta de reduo de crescimento vegetativo, ser determinado, a critrio do Tcnico responsvel, a necessidade de aplicao ou no.

CULTAR 250 SC

28/10/2002 08:04:52

Intervalo de segurana
Manga: 278 dias.

Limitaes de uso
No aplique em condies de estiagem ou estresse por qualquer causa (enfermidade, praga) visto que o efeito esperado pode ser reduzido nestas condies. No aplique em rvores muito jovens que no estiverem prontas para iniciar produo comercial. Recomendase que CULTAR 250 SC seja aplicado apenas em plantas sadias e de acordo com a maturidade das mesmas. O produto, quando aplicado nas doses e formas indicadas, no causa efeitos fitotxicos s culturas tratadas. No recomendado o plantio de outras culturas nos espaos entre as plantas tratadas com CULTAR 250 SC . A reutilizao do solo para novas culturas ou para replante de plantas novas dever observar um intervalo de 180 dias aps a ltima aplicao, para evitar os efeitos do produto sobre a nova cultura ou sobre as novas plantas. No recomendado o plantio de qualquer cultura nas entrelinhas das mangueiras, porque o desenvolvimento dessas culturas pode ser afetado pelo produto. O uso no indicado do produto ou em desacordo com a orientao de tcnico habilitado poder causar prejuzo cultura. Fertilizantes e nutrientes devero ser aplicados de acordo com a produo obtida das plantas tratadas e de acordo com a boa prtica agrcola.

Intervalo de reentrada
Recomendase aguardar o completo secamento da calda sobre a cultura tratada. Aguardar pelo menos 24 horas. Evitar que pessoas alheias ao trato com a cultura e animais circulem pela rea tratada.

Proteo da sade humana


Precaues gerais
No distribua, no prepare a calda e no aplique o agrotxico sem proteger as mos, ps, olhos, boca, nariz, orelhas e o restante do corpo, use todos os equipamentos de proteo que esto qualificados nesta bula. Uso exclusivamente agrcola deste agrotxico. No transporte o agrotxico juntamente com alimentos, medicamentos, raes, animais e pessoas. No inale, no cheire, no aspire e no ingira o agrotxico. Utilizar este produto somente de acordo com as instrues do rtulo e bula. No permitir a exposio de crianas, mulheres grvidas ou em lactao ao produto. Informar a todos os envolvidos, no manuseio e aplicao do produto, as medidas de segurana e os riscos do uso inadequado do produto.

Precaues no manuseio
No comer, beber ou fumar durante o manuseio do produto. No manipular o produto com as mos desprotegidas. Usar macaco impermevel com mangas compridas, chapu impermevel de abas largas, protetor ocular, mscara com filtro cobrindo boca e nariz, luvas, botas e avental impermevel. No permita que crianas ou qualquer pessoa no autorizada permanea na rea em que estiver sendo aplicado o produto, ou em reas tratadas logo aps a aplicao.

Precaues durante a aplicao


No utilizar equipamentos com vazamento. No desentupir bicos, orifcios e vlvulas com a boca. No aplicar o produto contra o vento. Usar macaco impermevel com mangas compridas, chapu impermevel de abas largas, protetor ocular, mscara com filtro cobrindo boca e nariz, luvas, botas e avental impermevel.

CULTAR 250 SC

28/10/2002 08:04:52

Precaues aps a aplicao


No reutilize a embalagem vazia para qualquer finalidade. Manter o restante do produto adequadamente fechado, em local trancado, longe do alcance de crianas e animais. Trocar imediatamente as roupas utilizadas na aplicao do agrotxico, tomar banho e lavar bem as roupas de todos os expostos, separadamente das outras roupas da famlia. Dar a necessria manuteno nos equipamentos de segurana. Atentar para o perodo de vida til dos filtros, seguindo corretamente as especificaes do fabricante e lavar os equipamentos de proteo individual aps cada uso. Usar macaco impermevel com mangas compridas, chapu impermevel de abas largas, protetor ocular, mscara com filtro cobrindo boca e nariz, luvas, botas e avental impermevel no descarte de embalagens. O restante do produto deve ser armazenado em local trancado, longe do alcance de crianas e animais e se possvel em sua embalagem original. Evite ao mximo o contato com a rea onde foi feita a aplicao, at o trmino do intervalo de reentrada. Caso tenha necessidade de fazlo, faa de forma protegida, usando todos os equipamentos de segurana. Obedea ao intervalo de reentrada na rea j aplicada, que de 24 horas.

Primeiros socorros
Ingesto: No provocar vmito. Lavar a boca e os lbios com gua. Ingerir 1 a 2 copos (120 a 240 ml) de gua, crianas e adultos respectivamente, e procurar imediatamente um Servio de Sade, levando a embalagem, rtulo ou bula do produto. No d nada por via oral para pessoas inconscientes. Olhos: Lave imediatamente com gua em abundncia por 15 minutos. Procurar um Servio de Sade. Pele: Remover a roupa contaminada e lavar vigorosamente a rea exposta com gua e sabo. Procurar imediatamente um Servio de Sade. Inalao: Remover o exposto para local arejado. Procurar imediatamente um Servio de Sade. Levar sempre a embalagem, rtulo ou bula do produto.

Tratamento mdico
O tratamento deve ser sintomtico, em funo do quadro clnico. Medidas teraputicas imediatas para reduzir ou impedir a absoro, neutralizar a ao do produto e intensificar sua eliminao. O vmito Pode surgir espontaneamente aps a ingesto. Observe o paciente e trate sintomaticamente. Se for ingerido, fazer lavagem gstrica, tendose o cuidado para no permitir aspirao pulmonar do contedo gstrico. A aspirao pode provocar pneumonite qumica. Tratamento sintomtico e de sustentao. Considere administrao de carvo ativado e laxante.

Antdoto
No h antdoto especfico. Antdoto de amplo espectro: carvo ativado.

Mecanismos de ao no ser humano


Foram realizados estudos com ratos (Alderley Park), com uma dose nica de 5 e 250 mg de 14Ctriazol de PACLOBUTRAZOL / Kg, onde aps 3 dias foram coletados urina e fezes. Ao: A principal ao do produto est relacionada com sua propriedade irritativa de pele e mucosas. Absoro: A principal rota pela via oral. Metabolismo e Excreo: Todo o material foi rapidamente oxidado em paclobutrazol diol, o qual foi excretado ou sofreu oxidao para cido carboxlico. A biotransformao foi limitada at moiety tbutil, sem que fosse detectado tanto o anel de triazol como o anel fenil clorado. Nos dois sexos, uma pequena quantidade das doses foi excretada rapidamente pela urina, principalmente como paclobutrazol cido ou como conjugado de diol. A maior parte da dose foi eliminada pela bile. Os metablitos presentes na bile foram desconjugados pelos microorganismos intestinais e a maior parte da radioatividade dos metablitos presentes na bile foram excretados via fezes. O residual destes metablitos radiomarcados foram reabsorvidos e metabolizados novamente e excretados via urina, como paclobutrazol cido e conjugados com diol e diol simples. Machos oxidaram o produto em cido carboxlico mais rapidamente do que as fmeas.

CULTAR 250 SC

28/10/2002 08:04:52

Efeitos agudos e crnicos


CULTAR 250 SC apresenta toxicidade oral aguda em fmeas de 2,14 ml/kg (com o intervalo de confiana de 0,85 a 3,73). A toxicidade dermal aguda, tanto para machos como para fmeas, foi maior que 4,0 ml/kg. Em testes com animais de laboratrios, quando aplicado nos olhos de coelhos, este produto foi considerado irritante leve a no irritante. A instilao de CULTAR 250 SC causou efeitos como: vermelhido da conjuntiva, quemose e secreo. Aps 24 horas da aplicao, estes sintomas desapareceram e os olhos dos coelhos estavam normais. O produto no foi irritante quando aplicado a derme de coelhos e no promoveu resposta sensibilizante na pele de cobaias. Em estudos de mutagenicidade com procariontes e eucariontes, CULTAR 250 SC no apresentou efeito mutagnico. Quando o produto foi administrado na dieta de animais de laboratrio, no se detectou efeitos no sistema nervoso, efeitos carcinognicos ou mutagnicos nas avaliaes crnicas. Aps 90 dias de administrao via oral, PACLOBUTRAZOL apresentou um nvel sem efeito adverso de 250 ppm. Este produto no causou efeito sobre tamanho de ninhadas e taxa de implantao de fetos, quando administrado em grupos de ratas. Neste caso, o nvel sem fetotoxicidade foi de 10 mg/kg/dia. Grupos de 15 machos e 30 fmeas de ratos foram alimentados com uma dieta contendo PACLOBUTRAZOL e cruzados produzindo uma F1A e recruzados, resultando em uma F1B. A administrao deste produto resultou em um nvel sem efeito txico observado de 250 ppm e um nvel sem efeitos reprodutivos maior que 1.250 ppm. No houve incidncia de qualquer efeito adverso de PACLOBUTRAZOL sobre as condies clnicas ou sobrevivncia de ratos que receberam este produto por 2 anos na dieta. No grupo exposto a 1.250 ppm, foi observado uma diminuio no peso ganho dos animais e aumento no peso do fgado, sem efeitos de oncognese. O nvel sem efeito txico foi de 250 ppm, equivalente a 6,8 e 8,8 mg/kg/dia em machos e fmeas, respectivamente.

Efeitos colaterais
Por no ser o agrotxico de finalidade teraputica, no h como caracterizar seus efeitos colaterais.

Proteo ao meio ambiente


Riscos ao ambiente
Este produto perigoso ao Meio Ambiente (CLASSE III). Evite contaminao ambiental Preserve a Natureza; No utilize equipamentos com vazamentos; No aplique o produto na presena de ventos fortes ou nas horas mais quentes; Aplique somente as doses recomendadas; No lave as embalagens ou equipamento aplicador em lagos, fontes, rios e demais corpos dgua. Evite a contaminao da gua; Descarte corretamente as embalagens e restos do produto. Este produto altamente persistente no meio ambiente.

Instrues de armazenamento
Mantenha o produto em sua embalagem original, sempre fechada. O local deve ser exclusivo para produtos txicos, devendo ser isolado de alimentos, bebidas ou outros materiais. A construo deve ser alvenaria ou de material no comburente. O local deve ser ventilado, coberto e ter piso impermevel. Coloque placa de advertncia com os dizeres: CUIDADO VENENO. Tranque o local, evitando o acesso de pessoas no autorizadas, principalmente crianas. Deve haver sempre embalagens adequadas disponveis, para envolver embalagens rompidas ou para o recolhimento de produtos vazados. Em caso de armazns, devero ser seguidas as instrues constantes da NBR 9843. Observe as disposies constantes da legislao Estadual e Municipal.

Instrues em caso de acidente


Isole e sinalize a rea contaminada. Contate as autoridades locais competentes e a empresa SYNGENTA PROTEO DE CULTIVOS LTDA., pelo telefone de emergncia: 0800160210.

CULTAR 250 SC

28/10/2002 08:04:52

Utilize o equipamento de proteo individual EPI (macaco de PVC, luvas e botas de borracha, culos protetores e mscara contra eventuais vapores). Em caso de derrame, estancar o escoamento, no permitindo que o produto entre em bueiros, drenos ou corpos d gua. Siga as instrues abaixo: Piso pavimentado: coloque material absorvente (por exemplo: serragem ou terra) sobre o contedo derramado e recolha o material com auxlio de uma p e coloque em recipiente lacrado e identificado devidamente. Remova conforme orientaes de destinao adequada de resduos e embalagens. Lave o local com grande quantidade de gua; Solo: retire as camadas de terra contaminada at atingir o solo no contaminado e adote os mesmos procedimentos acima descritos para recolhimento e destinao adequada; Corpos dgua: interrompa imediatamente a captao para o consumo humano e animal e contacte o centro de emergncia da Empresa, visto que as medidas a serem adotadas dependem das propores do acidente, das caractersticas do recurso hdrico em questo e da quantidade do produto envolvido. Em caso de incndio: Use extintores de gua em forma de neblina, CO2 ou p qumico, ficando a favor do vento para evitar intoxicao.

Destino final dos resduos e embalagens


As embalagens rgidas devem ser enxaguadas trs vezes (trplice lavagem) e a calda resultante acrescentada preparao para pulverizao. No reutilize embalagens. As embalagens devem ser perfuradas, de maneira a tornlas inadequadas para outros usos (Obs.: exceto em caso de existncia do recolhimento das mesmas pela Empresa). Observe as legislaes Estadual e Municipal especficas. Fica proibido enterrar embalagens. Consulte o rgo Estadual de Meio Ambiente.

Mtodo de desativao do produto


Recomendase a incinerao em fornos destinados para este tipo de operao e aprovados pelo rgo Estadual responsvel, equipados de cmaras para lavagem de gases efluentes. Para desativao do produto, contacte a Empresa Syngenta Proteo de Cultivos Ltda. e o rgo Estadual do Meio Ambiente.

CULTAR 250 SC

28/10/2002 08:04:52

Вам также может понравиться