Вы находитесь на странице: 1из 18

Telefonia Digital: Transformando Voz em Dados O contedo deste tutorial foi obtido do artigo elaborado pelo Alessandro para

a etapa de classificao do II Concurso Teleco de Trabalhos de Concluso de Curso (TCC) 2006. Este tutorial apresenta os conceitos da telefonia digital, especialmente o que se refere converso da voz em pacotes de dados, requisito bsico para que se possa migrar para o mundo VoIP.

Alessandro de Souza Campos Engenheiro da Computao pelo Centro Universitrio do Norte Paulista (UNORP, 2004), e Tcnico em Telecomunicaes pela Escola Tcnica Estadual Philadelpho G. Netto (CEETEPS, 1997). Atuou inicialmente com Estagirio em Telecomunicaes, na Teleservice Rio Preto e Segurana Ltda., tendo assumido posteriormente as funes de Tcnico Jnior e de Tcnico Pleno. Atuou tambm como Tcnico Snior na Telebrasil Telecomunicaes Ltda. Atualmente assumiu a funo de Engenheiro de Computao na Telebrasil Telecomunicaes Ltda., executando atividades de engenharia de processos tecnolgicos da empresa. E-mail: alessandro.s.campos@terra.com.br

Durao estimada: 15 minutos

Publicado em: 10/12/2007

www.teleco.com.br

Telefonia Digital: Introduo O avano tecnolgico possibilitou grandes mudanas na comunicao distncia, aproximando cada vez mais o mundo. Tcnicas de processamento de sinal foram criadas, protocolos de comunicao a cada dia so mais usados, aprimorados e o crescente uso da Internet est aumentando a cada dia o trfego de voz e dados. A telefonia IP (Internet Protocol), que segundo Hersent (2002, p. XV) ... o setor de telecomunicaes que mais cresce e seu crescimento est ocorrendo a uma taxa mais veloz do que o crescimento da telefonia mvel. Este tutorial mostrar os conceitos fundamentais compreenso do sistema de telefonia e convergncia de voz em dados e principais tcnicas de telefonia sobre redes de dados. Viso Geral Surpreendentemente, um telefone um dos aparelhos mais simples que pode existir, ele funciona da mesma forma h aproximadamente um sculo. Se algum possuir um telefone antigo fabricado por volta de 1920, provavelmente poder conect-lo a uma tomada telefnica em sua casa e ele funcionar. Ele composto por cinco dispositivos bsicos, o transmissor, o receptor, a campainha, um emissor de sinais numricos e o circuito de transmisso. A grande evoluo que houve, principalmente com relao ao emissor de sinais numricos, que hoje existem trs tipos descritos abaixo e mostrados na figura 1. Decdico envia informaes para a rede de telefonia utilizando seqncias de pulsos; Multifreqencial envia informaes utilizando uma combinao de pares de freqncias associado a cada tecla; Digital envia informaes no formato de dados para a rede de telefonia, onde os elementos desta esto preparados para receber e tratar esta informao neste formato.

Figura 1: Representao dos tipos de discagem telefnica. Fonte: Dgitro. O circuito de transmisso formado por um par de fios bidirecionais onde atua uma tenso contnua de -48 V. Quando o telefone est no gancho, esse circuito fica em repouso com uma corrente eltrica praticamente nula.

www.teleco.com.br

Quando o telefone retirado do gancho, o circuito se fecha realizando o chamado loop de corrente. Neste momento, uma corrente de 20 mA circula nesta linha, suficiente para que a rede de telefonia perceba que este aparelho deseja realizar uma chamada. Imediatamente o aparelho recebe um tom de discagem indicando que est habilitado para utilizar os servios da rede. Principais fundamentos de um sistema telefnico O sistema telefnico composto por assinantes, sistemas de distribuio, centrais telefnicas e sistemas de transmisso. A figura 2 mostra um esboo de um sistema telefnico, e seus componentes bsicos elementos:

Figura 2: Representao do sistema telefnico urbano. Fonte: Dgitro. A rede de telefonia considerando a chamada telefnica inicia-se na casa do assinante, que est conectado rede atravs do circuito de transmisso do seu aparelho telefnico. Atravs de um sistema de distribuio, que se constitui basicamente de uma estrutura fsica de conexo, esse assinante tem acesso a uma operadora de telefonia, dando origem a RTPC (Rede de Telefonia Pblica Comutada). Em geral, este sistema composto por caixas de distribuio, armrios de distribuio, distribuidores gerais, meios fsicos, centrais telefnicos e telefones. As centrais telefnicas so responsveis pela inteligncia de um sistema telefnico, pois fazem o controle das chamadas, pela gerncia dos servios, promovem a sinalizao acstica e a sinalizao de controle. As centrais pblicas so classificadas de acordo com a abrangncia e os tipos de ligaes que efetuam: Local onde nascem s linhas de assinantes e toda troca de informao relacionada a esses assinantes; Trnsito local uma central telefnica que troca informaes entre outras centrais, que podem ser centrais locais ou at mesmo uma outra central trnsito; Trnsito interurbana interliga dois ou mais sistemas locais, inclusive por intermdio de uma central de trnsito local. Tambm interliga centrais interurbanas; Trnsito internacional faz a interligao entre pases.

A central de trnsito tambm comumente chamada de central TANDEM.

www.teleco.com.br

Telefonia Digital: Voz Analgica A maior parte da energia presente na voz humana est compreendida numa faixa de freqncias reduzida, sendo comum no sistema telefnico limit-la a uma banda de freqncias compreendidas entre 300 e 3400 Hz, zona onde sero mantidas a integridade e confiabilidade, permitindo a adequada audio da voz. Sinais Analgicos Sinais analgicos so sinais fsicos que se manifestam na natureza e assumem sempre valores contnuos como, a temperatura, a presso, as vibraes acsticas, a eletricidade e o sinal de voz. Quando se fala em um microfone conectado a um osciloscpio, este mostrar uma onda que corresponde s vibraes acsticas da sua voz, conforme a figura 3:

Figura 3: Sinais senoidais (sinais analgicos). Fonte: Martignoni. Sinais Digitais So os que assumem valores especficos, valores binrios, 1 e 0, on" e off", "alto" e "baixo", high and low". So sinais processados por mquinas ou equipamentos para serem utilizados em um meio digital. O som da voz, para ser transmitido em um sistema digital deve ser codificado para o formato digital antes de ser transmitido atravs do meio e decodificado no outro lado para a sua forma analgica original para que o ouvinte possa compreend-lo, como mostra a figura 4.

Figura 4: Representando uma conversao em sinal digital. Fonte: Dgitro. Qualquer informao analgica que precisa ser armazenada em um computador ou transmitida por um sistema de comunicao digital, passa necessariamente por um processo de codificao ou digitalizao do sinal, que permite grandes vantagens, tais como: Sinais digitais so muito menos sensveis a interferncias ou rudos; possvel transmitir mais informao atravs de sistemas digitais ao invs de sistemas analgicos; Podem ser enviados diretamente a computadores, que so equipamentos que utilizam sistemas digitais.

www.teleco.com.br

possvel atravs da digitalizao dos sinais telefnicos, desenvolver equipamentos mais compactos, com maior capacidade, mais precisos, menos sensveis a rudos e uma infinita integrao entre diversos tipos de transmisso de sinais. A qualidade dos servios oferecidos pelas companhias telefnicas cresceu consideravelmente e com a possibilidade de utilizao de processadores de sinais digitais e computadores, permitindo a expanso de servios oferecidos aos assinantes, gerando simultaneamente economia aos usurios e maior receita s operadoras de telefonia. O que visto hoje uma transformao geral em todo processo de telefonia e informtica, onde ambos estaro eternamente ligados.

www.teleco.com.br

Telefonia Digital: Voz Digital Possui vantagens significativas sobre um sistema de telefonia analgico. Sabe-se que a voz um conjunto de vibraes acsticas e a forma como ela se manifesta na natureza analgica. O objetivo transmitir o sinal de voz em um sistema digital atravs do processo de digitalizao, que permitem que esses conjuntos de vibraes acsticas sejam transmitidos em um meio digital assumindo apenas dois valores, zeros ou uns. As figuras 5 e 6 mostram as representaes dos sinais digitais.

Figura 5: Sinais analgicos e sinais binrios. Fonte: Dgitro. Para que o processo de converso do sinal ocorra, necessria a utilizao de princpios de modulao e codificao do mesmo, a esse processo dado o nome de digitalizao.

Figura 6: Sinais digitais. Fonte: Martignoni. Digitalizando um Sinal o processo de transformao de um sinal analgico em um sinal digital, consiste em trs fases: Amostragem, que consiste em retirar amostras do sinal original conforme uma freqncia prdeterminada; Quantizao, que consiste em refinar o sinal amostrado; Codificao, que transforma o sinal quantizado em um sinal binrio.

A figura 8 mostra todas as fases da digitalizao do sinal analgico.

Figura 7: Digitalizao do sinal. Fonte: Dgitro. A digitalizao do sinal ocorre quando a transformao do sinal analgico em um trem de pulsos, onde a amplitude desse trem diretamente proporcional ao pulso da amplitude instantnea do sinal amostrado.

www.teleco.com.br

Segundo Gomes (1995, p. 232) ... O sistema PAM (Pulse Amplitude Modulation), aquele no qual se aplica mais diretamente o conceito de um sinal amostrado e do prprio Teorema de Amostragem, pois o sinal modulado pode ser compreendido como o produto do sinal modulante pelo trem-de-pulso da portadora.... Para aplicaes em telefonia, a freqncia de amostragem adotada internacionalmente de 8.000 amostras por segundo, definido pelo Teorema de Nyquist. Neste caso, cada nvel de valor corresponde a um cdigo de 8 bits, o que permite serem quantizados nveis distintos. Fazendo-se uma conta simples, teramos ento, 8.000 amostras/segundo x 8 bits/amostra, onde obteramos uma taxa de 64.000 bits/segundo (64 kbit/s). Este procedimento chamado PCM (Pulse Code Modulation), a Figura 08 representa a taxa de amostras PCM.

Figura 8: Quantificao das amostras. Fonte: Dgitro. O PCM a tcnica mais comumente utilizada dentro de um processo de digitalizao de udio, pois produz uma aproximao razovel da voz humana. Porm, para se reproduzir adequadamente sons mais complexos, como msicas, por exemplo, devem-se utilizar tcnicas mais sofisticadas. O antigo CCITT padronizou categorias de PCM. As mais conhecidas so a padronizao americana e a europia, onde: Amrica utiliza 24 canais de udio ou 1544 Mbit/s de velocidade e consiste no chamado estgio ou enlace T1; Europia utiliza 30 canais de udio ou 2048 Mbit/s de velocidade e consiste no estgio ou enlace E1, o Brasil adota essa codificao.

Amostragem Consiste em um processo, onde so retiradas amostras do sinal original que sero utilizadas para a reconstituio desse sinal no receptor. A figura 9 mostra que segundo o teorema de Nyquist, que demonstrou que um sinal pode ser perfeitamente reconstitudo, se deste forem extradas amostras com no mnimo o dobro da largura de banda deste sinal, a largura de banda ou banda passante de um sinal, o intervalo de freqncias que compreende a diferena entre a maior e a menor freqncia que compe o sinal.

Figura 9: Representao da faixa de freqncia. Fonte: Dgitro.

www.teleco.com.br

A figura 10 mostra como a faixa da freqncia da voz varia de 300 Hz a 3KHz, todo o processo de anlise do sinal de voz, feito levando em conta a faixa de freqncia de 1 Hz a 4 kHz, porm no processo de amostragem somente considerado o sinal variante de 300 Hz a 3kHz, pois o sinal a ser recuperado ser o mais prximo possvel do original.

Figura 10: Sinal sendo amostrado. Fonte: Dgitro. Quantizao Como no possvel transmitir esses valores tal como so amostrados, realiza-se o processo que tem o objetivo de funcionar como um "arredondamento" dos diversos valores amostrados sobre nveis de valores estabelecidos, esse processo modula o sinal em PAM dentro desses nveis estabelecidos de tenso chamados de valores de deciso. Quando um pulso est acima de um nvel de deciso, ele aproximado para o nvel superior e quando o pulso est abaixo da linha de deciso, ele aproximado para o nvel inferior imediato. A aproximao para o nmero inteiro mais prximo origina um erro de quantificao que minimizado se for utilizado um nmero elevado de patamares ou nveis. Se houvesse, por exemplo, 128 ou 256 nveis de sinal, e no os 8 do exemplo, o erro na atribuio por aproximao, de um nmero inteiro a cada amostra, seria substancialmente inferior. Cada nvel designado por um cdigo digital "n" bits. possvel ter 2n (dois elevado a n) nveis de valores quantizados.

www.teleco.com.br

Nas figuras 11 e 12, so mostrados os cdigos digitais de 3 bits possvel ter at 8 nveis para quantizar as amplitudes amostradas do sinal analgico utilizado neste exemplo, sendo quatro para amplitudes positivas e quatro para amplitudes negativas.

Figura 11: Sinal amostrado sendo quantizado. Fonte: Martignoni.

Figura 12: Sinal quantizado. Fonte: Dgitro. Codificao Consiste em pegar todo o sinal quantizado e transform-lo em um sinal binrio, levando-se em conta a seqncia em que o mesmo foi gerado pelo trem de pulsos. O sinal resultante ser uma cadeia de Zeros e Uns. Este sinal est pronto para trafegar em um determinado tipo de enlace RTPC, LAN (Local Area Network) ou WAN (Wide Area Network). Obtm-se um sinal PCM atravs de uma onda quantizada, temos que analisar a mxima amplitude do sinal quantizado, para que possamos definir os seus estados como zero ou um, o nmero de bits da codificao est relacionado quantidade de intervalos em que meo essa amplitude, que pode ser de 8, 16, 32, 64, 128 bits e assim por diante, a Figura 13 define como codificado o sinal quantizado. Segundo Gomes (2002, p. 287) ... A grande vantagem do PCM reside justamente no fato de s haver dois nveis distintos para o sinal modulado, reduzindo-se de forma substancial o rudo que interfere sobre o sinal modulado, pois este pode ser constantemente regenerado, reassumindo sua forma original.

www.teleco.com.br

Figura 13: Sinal codificado. Fonte: Dgitro.

www.teleco.com.br

10

Telefonia Digital: Multiplexao de Sinais Mesmo com a digitalizao do sinal analgico, ainda preciso maximizar a transmisso do mesmo de um ponto a outro e essa maximizao feita atravs da multiplexao, que nada mais do que, a transmisso simultnea de dois ou mais elementos, sinais, de informao utilizando o mesmo meio de transmisso. Para compreender este conceito, a figura 14 apresenta uma breve analogia ao trfego simultneo de veculos atravs de uma grande avenida.

Figura 14: Simplificao da multiplexao. Fonte: Dgitro. Analogamente transmisso de sinais, cada veculo corresponderia a um sinal, a rua procedente de cada veculo representaria a largura de banda necessria para a circulao deste veculo, e a avenida corresponderia ao meio de transmisso de maior capacidade de trfego que as ruas anteriores e que possibilita o trfego simultneo de veculos. Sempre que a largura de banda de um meio fsico for maior ou igual largura de banda de um determinado sinal, este meio poder ser utilizado para transmitir este sinal. Na prtica, a banda passante necessria para um sinal em geral bem menor do que a banda passante dos meios fsicos disponveis. Portanto, dentro deste fundamento de aproveitar a banda passante extra para a transmisso simultnea de outros sinais se baseia o conceito de multiplexao, que nada mais do que a tcnica que permite a transmisso de mais de um sinal em um mesmo meio fsico, assim como mostrado na figura 15. A multiplexao resulta na otimizao dos meios de transmisso, normalmente de capacidade limitada, com a transmisso de diversos sinais simultaneamente. Existem duas formas bsicas de multiplexao: Domnio do tempo, o chamado TDM ou Time Division Multiplexing; Domnio da freqncia, o chamado FDM ou Frequence Division Multiplexing.

Segundo Hersent (2002, p. 8) A principal vantagem da multiplexao estatstica que ela permite que a largura de banda seja usada de maneira mais eficiente....

Figura 15: Sinal multiplexado. Fonte: Dgitro.

www.teleco.com.br

11

TDM Multiplexao por Diviso de Tempo utiliza-se do conceito de alocao de espaos de tempo, chamados time-slots, para os sinais previamente amostrados. Para compreender como so alocados estes time-slots e o funcionamento do TDM, ser utilizada uma analogia com um PCM de 30 canais e uma chave seletora rotativa conforme a figura 16, onde na periferia desta chave, existem 32 posies correspondentes aos canais do PCM.

Figura 16: Contador de Time-Slot. Fonte: Dgitro. A chave gira no sentido horrio e demora em cada canal um intervalo de tempo e cada vez que a chave passa por um canal ela retira uma amostra da amplitude do seu sinal naquele instante. O tempo em que a chave comuta cada canal, denomina-se time-slot. A velocidade de 8000 revolues por segundo, que a freqncia de amostragem, pois de cada canal sero retiradas 8000 amostras por segundo. A volta completa da chave toma ento 1/8000 do segundo que equivale a 125 s e chama-se quadro. Como cada ponto da chave corresponde a um time-slot, analogamente um quadro conter 32 time-slots, cada um com durao de 125 s/32. Assim, a chave abre um "espao de tempo" ou time-slot para amostragem do canal durante 125 s/32 = 3,9 s. Outro termo utilizado o multiquadro, que o conjunto de 16 quadros consecutivos que corresponde a 16 vezes o tempo de um quadro. Logo, um multiquadro equivale a 16 x 125 s = 2 ms. A figura 17 representa os quadros e multiquadros.

Figura 17: Quadro e Mulitquadro. Fonte: Dgitro. Isto provoca uma multiplicao na taxa de transmisso, quando comparada com a taxa de cada sinal individualmente e conseqentemente a ampliao da banda passante total. Este aumento proporcional ao nmero de canais multiplexados. Os sinais de voz so amostrados a uma taxa de transmisso de 8000 amostras/segundo.

www.teleco.com.br

12

Como todos so codificados com 8 bits/amostra, produzem uma taxa de transmisso de 64 kbit/s por canal. Sendo assim, se tivermos 32 canais, a sada deste sistema ter uma banda passante de 32 vezes 64 kbit/s que igual a 2048 kbit/s . Mas por que 32 canais se foram mostrados 30? Bem, os outros dois canais so para sinalizao e controle, por isso no so mencionados, pois os outros 30 canais so os que funcionam como canais de servio ou de udio.

Figura 18: Representao dos times-slots. Fonte: Dgitro. Conforme a figura 18, no time-slot 0 de todos os quadros que compe um multiquadro transportado o sincronismo dos respectivos quadros. No time-slot 16 do quadro 0, sempre transportado o sincronismo de multiquadro. Onde sincronismo uma espcie de negociao entre os dois lados interconectados para garantir a operao. Consiste em um procedimento utilizado para que o sistema reconhea o incio e o fim de um quadro ou multiquadro. A cada quadro, ou seja, a cada 125 s so enviadas no time-slot 16 informaes de dois canais especficos. Portanto, em um multiquadro, a cada 2 ms so transportadas informaes referentes aos 30 canais. Repetidamente, a cada 2 ms, estas informaes so enviadas mesmo que os estados dos canais no tenham sido alterados, isto , mesmo que as informaes sejam repetidas.

www.teleco.com.br

13

FDM Multiplexao por Diviso de Freqncia se assemelha ao TDM, o FDM uma tecnologia que transmite mltiplos sinais simultaneamente sobre um nico caminho de transmisso. Porm, esta tcnica funciona atravs de modulao, que permitem o deslocamento de um sinal no espectro de freqncia.

Figura 19: Esboo de um sinal FDM. Fonte: Dgitro. Para compreender o FDM, considerando o exemplo da figura 19. Esto representados dois sinais de voz atravs de seus espectros. Um dos sinais foi modulado e, por isso, encontra-se deslocado para uma outra faixa de freqncia. Aps a modulao, os sinais so passados por filtros de forma a impedir conflitos caso existam componentes destes sinais em outras freqncias diferentes da faixa para eles reservada, permitindo que esses sinais trafeguem simultaneamente pelo mesmo meio fsico. Os filtros utilizados nesta operao so filtros passa-faixa, filtros que s permitem a transmisso de sinais que se encontram dentro de uma faixa de freqncias.

www.teleco.com.br

14

Telefonia Digital: Transmisso PCM Em telefonia, so freqentes o uso de linhas com alta velocidade e conseqentemente de grande capacidade designados pelo termo tronco, usando PCM conjuntamente com a multiplexagem TDM, por exemplo, para o enlace T1 de 1544 Mbit/s, constitudo por 24 canais de voz digitalizados (PCM24), utilizado no EUA, e o enlace E1 de 2048 Mbit/s, constitudo por 30 canais de voz digitalizados (PCM30), amplamente usado na Europa.

Figura 20: Representao da sinalizao T1. Fonte: EPPET. Princpios do PCM24 e PCM30 Realizam-se amostragens consecutivas dos canais de voz, ao ritmo de 8.000 amostras por segundo. De acordo com o Teorema de Nyquist, considera-se fh = 4000 Hz, o fato dos filtros existentes terem roll-off, ou seja, no cortarem abruptamente o sinal para as freqncias de corte, mnima, e mxima, de 300 e 3400 Hz do canal definido para a voz. A quantificao utiliza 7 bits por amostra, o que permite 2 7 = 128 patamares ou nveis distintos de tenso para o sinal codificado, assegurando assim uma razovel qualidade ao processo. A adio de um 8 bit de controle a cada amostra, permite constituir um grupo de bits, representativo de uma amostra de todos os 24 canais. Aos 24 canais x (7 + 1) bits/canal = 192 bits assim obtidos ainda acrescentado um outro bit para enquadramento e sincronismo, dando origem a um total de 193 bits, conjunto este que se designa por multiquadro. As Figuras 21 e 22 representam os quadros contendo as sinalizaes PCM 24 e PCM30. O bit 193 de cada trama usado freqentemente para sincronizao, podendo, por exemplo, conter alternadamente os valores binrios 0 e 1 (... 0101010101...) o que permite ao multiplexer do receptor obter uma informao de timing, e sincronizar o seu relgio de leitura dos bits com o do relgio de transmisso usado pelo emissor, resultando em uma comunicao sincronizada. bc - bit de controle ou sinalizao; bs - bit de sincronismo. Cada um desses quadros, quando enviados pela linha de transmisso, sendo a amostra composta de todos os canais, tem de ser transmitida em 1/8000 = 125 microssegundos, visto que se efetuam 8000 destas amostras por segundo. A transmisso do sinal de voz relativo a um canal telefnico necessita assim de (7 bits + 1 bit de controle) /amostra x 8000 amostras/segundo = 64 000 bit/s. Uma vez que 7 bits em cada amostra de um canal correspondem efetivamente informao til (data) os canais so na verdade de 7 x 8000 = 56 kbit/s. A esta velocidade efetiva de transmisso dos dados do assinante d-se a designao de throughput.

www.teleco.com.br

15

A taxa de amostragem em cada canal implica o envio de 8000 quadros/segundo, ou seja, uma velocidade de transmisso relativa Portadora T1 de 193 bits/quadro x 8000 quadro/s = 1.544 kbit/s. A transmisso dos canais exige o uso de 2 Multiplexers devidamente sincronizados, fazendo um deles a desmultiplexagem chegada do sinal. Ter ainda de se proceder converso digital-analgica a fim de recuperar o sinal de voz original. Na Europa, bem como no Brasil, utiliza-se o sistema PCM30, e as portadoras E1 de 2048 Mbit/s, utilizadas em troncos digitais de grande porte, comportam 30+2 = 32 canais de 64 Kbit/s o que perfaz 32 x 64 = 2048 Kbit/s.

Figura 21: Representao da sinalizao E1. Fonte: EPPET. Contudo, 30 canais dos 32 canais existentes transportam informaes teis, pois a velocidade efetiva da transmisso (throughput) da portadora E1, de 30 x 64 = 1920 Kbit/s, os outros 2 canais restantes (canal 0 e canal 16), destinam-se sinalizao (sistema designado por "Sinalizao por Canal Comum") e o alinhamento de quadros ou tramas, estabelecendo um sincronismo entre os pontos. As portadoras T1 (1,544 Mbit/s) e E1 (2,048 Mbit/s), fazem parte de um sistema hierrquico de velocidades de transmisso existente nas redes digitais americanas e europias, designado por PDH (Plesiochronons Digital Hierarchy) que a seguir se transcreve, segundo a tabela abaixo. Europa Nvel E1 E2 E3 Velocidade 2048 Mbit/s 8448 Mbit/s 34368 Mbit/s N de canais 30 120 480 Nvel T0, DS0 T1, DS1 T2, DS2 Estados Unidos Velocidade 64 kbit/s 1544 Kbit/s 3612 Kbit/s N de canais 1 24 96

www.teleco.com.br

16

Referncias DGITRO, Ensinare. Telefonia Digital: Curso on-line, 2003. Disponvel em: http://ensinare.locaweb.com.br Acessado em 18 jul. 2004. DGITRO, Ensinare. Redes Convergentes: Curso on-line, 2003. Disponvel em: http://ensinare.locaweb.com.br Acessado em 14 Ago. 2004. EPPET, Escola Profissional Pblica de Eletrnica e Telecomunicaes. Telecurso, 2001. Disponvel em: http://www.eppet.pt/data/linkserv/telei/curso_telei/ Acessado em: 10 Ago. 2004. GOMES, Eng Alcides Tadeu. Telecomunicaes: Transmisso, Recepo AM-FM - Sistemas Pulsados. 11 ed. So Paulo: rica, 1995. HERSENT, Oliver.; GURLE, David.; PETIT, Jean-Pierre. Telefonia IP: Comunicao multimdia baseada em pacotes. So Paulo: Prendice Hall, 2002. MARTIGNONI, Marco Aurlio. Road Show Tecnolgico.

www.teleco.com.br

17

Telefonia Digital: Teste seu Entendimento 1. Qual das alternativas abaixo representa um tipo de discagem telefnica? Decdica, que envia informaes para a rede de telefonia utilizando seqncias de pulsos. Multifreqencial, que envia informaes utilizando uma combinao de pares de freqncias associado a cada tecla. Digital, que envia informaes no formato de dados para a rede de telefonia, onde os elementos desta esto preparados para receber e tratar esta informao neste formato. Todas as anteriores. 2. Qual das alternativas abaixo no representa usa das fases de transformao de um sinal analgico em um sinal digital? Amostragem, que consiste em retirar amostras do sinal original conforme uma freqncia prdeterminada. Contagem, que consiste identificar o nmero de inverses do sinal analgico. Quantizao, que consiste em refinar o sinal amostrado. Codificao, que transforma o sinal quantizado em um sinal binrio. 3. No contexto deste tutorial, quais so as duas formas bsicas de multiplexao citadas? TDM (Time Division Multiplexing) e FDM (Frequence Division Multiplexing). TDM (Time Division Multiplexing) e PDM (Phase Division Multiplexing). TDMA (Time Division = Multiple Access) e FDM (Frequence Division Multiplexing). TDM (Time Division Multiplexing) e CDMA (Code Division Multiple Access).

www.teleco.com.br

18

Вам также может понравиться