Вы находитесь на странице: 1из 21

MANUAL DE ESTGIOS SUPERVISIONADOS

(Poltica e Regulamentao)

Estgios Curriculares e No Obrigatrios

Quinta Edio

__

Prof. Jovenny Sebastio Cndido de Oliveira J.M., J.D. Reitor

Prof. M. Sc. Raymar Leite Santos Vice-Reitor / Pr-Reitor Administrativo

Prof. M. Sc. Valdir Mendona Alves Pr-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extenso

Prof. M. Sc. Kleber Branquinho Adorno Pr-Reitor de Comunicao e Cultura

Prof. M. Sc. Maria Antonia Gomes Pr-Reitora de Planejamento Pedaggico e Avaliao Institucional

Prof. M. Sc. Danilo Nogueira Magalhes Pr-Reitor de Relaes Institucionais Diretor de Finanas

Elaborao: NACE NCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES E ESTGIOS Prof. Dra. Maria Jos Del Peloso - Diretora Prof. Esp. Antnio Leo Teixeira Jnior - Supervisor Prof. Esp. Genice Braga Machado de Araujo Rocha - Supervisora

_____________________________________________________________________________________________________ 2 Manual de Estgios Supervisionados

Sumrio

1. Introduo ......................................................... ................................................................. 2. Definio ........................................................... ................................................................. 3. Finalidade .......................................................... ................................................................. 4. Objetivos. ......................................................... ................................................................. 5. Fundamentao Legal...................................... ................................................................. 6. Tipos de Estgios Supervisionados e Procedimentos................................................... 6.1 Estagirio em empresas, sem vnculo empregatcio............................................... 6.2 Estagirio empregado ............................... ................................................................ 6.3 Estagirio empresrio ............................... ................................................................ 7. Competncias da Superviso dos Estgios .. ................................................................ 8. Competncias do Aluno Estagirio ................ ................................................................ 9. Instrues Operacionais Bsicas ................... ................................................................ 10. Horrio de Atendimento dos Supervisores ........... ................................................................ 11. Quadro de Horas dos Estgios Curriculares (por Cursos)......................................... 12. Anexos ............................................................. ................................................................ 12.1 Acordo de Cooperao (Convnio) ....... ................................................................ 12.2 Termos de Compromissos de Estgio (TCE)........................................................ 12.2.1 14 12.2.2 TCE Estgios Curriculares

05 05 05 05 05 06 06 06 07 07 07 08 08 09 10 11 14

................................................................

TCE Estgios No Obrigatrios..............................................................

16 18

12.3 Instrumento de Compromisso de Estgio............................................................

12.4 Relatrio de Estgios Supervisionados................................................................

20

_____________________________________________________________________________________________________ 3 Manual de Estgios Supervisionados

Apresentao

O Centro Universitrio de Gois - Uni-ANHANGERA, compreendendo sua vocao de liderana e vanguarda educacional, e percebendo a tendncia do mercado com enfoque na responsabilidade social, est buscando transformar-se em um Centro Universitrio de excelncia em ensino superior no Estado de Gois. Um dos compromissos desta Instituio de Ensino a operacionalizao do Estgio Curricular Supervisionado, coordenado pela Diretoria de Pesquisa e Extenso (DPE), ancorada no seu Ncleo de Atividades Complementares e Estgio (NACE). Este documento - MANUAL DE ESTGIOS SUPERVISIONADOS (Poltica e Regulamentao), que se encontra na home page do Uni-ANHANGERA, tem por objetivo precpuo dar conhecimento das medidas tomadas e orientar quanto operacionalizao das aes e dos instrumentos nele contidos. Buscou-se faz-lo de maneira simples e objetiva, de modo que os resultados possam ser mais eficazes. O propsito desta comunicao a de realmente deixar transparecer as aes, possibilitando sugestes de melhoria no contexto de trabalho e na coordenao dos Estgios Curriculares Supervisionados e de Estgios No Obrigatrios. Contando com a compreenso de todos quanto aos objetivos aqui propostos, a expectativa de que haja respaldo nas aes e que todos se dediquem de forma eficiente aos seus Estgios, valorizando assim o tempo e o investimento no aprendizado.

Sucesso a todos!

Prof Dra. Maria Jos Del Peloso Diretoria de Pesquisa e Extenso (DPE) Coordenao do Ncleo de Atividades Complementares e Estgios (NACE)

_____________________________________________________________________________________________________ 4 Manual de Estgios Supervisionados

1. Introduo O Uni-ANHANGERA, na busca da excelncia no ensino-aprendizagem e tendo em vista o melhor aproveitamento dos acadmicos, instituiu uma Equipe de Trabalho com o propsito de elaborar este Manual de procedimentos gerais, que visa garantir uma uniformidade s atividades dos Estgios Curriculares e dos Estgios No Obrigatrios dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Superior de Tecnologia, com o propsito de contribuir para com o estagirio na realizao de suas atividades.

2. Definio De acordo com a Lei N 11.788, de 25 de setembro de 2008, em seu artigo 1, considera-se Estgio, o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regularmente em, no nosso caso, Instituies de Ensino Superior.

3. Finalidade O Estgio faz parte do processo pedaggico do curso, alm de integrar o itinerrio formativo do educando, visando ao aprendizado de competncias prprias da atividade profissional e contextualizao curricular, objetivando o desenvolvimento do acadmico para a vida cidad e para o trabalho.

4. Objetivos So objetivos do Estgio: I - Incentivar o aprimoramento pessoal e profissional; II - Promover condies para que o acadmico reflita, tica e criticamente, sobre as informaes e experincias recebidas e vivenciadas, dentro de critrios cientficos; III - Atenuar o impacto da passagem da vida de acadmico para a vida profissional, abrindo mais oportunidades de conhecimentos ao estagirio, possibilitando sua interao com a comunidade e a integrao do Uni-ANHANGERA com o ambiente externo; IV - Incentivar o desenvolvimento de potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas geraes de profissionais aptos a desempenhar mtodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas; V - Permitir ao acadmico, atravs do contato com a realidade empresarial, propor alternativas de soluo para os problemas observados, com a devida sustentao terica; VI - Atuar como instrumento de iniciao da produo cientfica.

5. Fundamentao Legal O artigo 22 da Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, revogou as Leis n. 6.494, de 07/12/77 (dispunha sobre os estgios de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino profissionalizante do 2 grau e Supletivo) e a Lei n 8.859, de 23/03/1994, que modificava dispositivo da Lei n 6.494, de 07/12/1977, estendendo aos alunos de ensino especial o direito participao em atividades de estgio, alm do Pargrafo nico do Art. 82 da Lei n 9.394, de 20/12/1996 e do Art. 6 da Medida Provisria n 2.164-41, de 24 de agosto de 2001.

_____________________________________________________________________________________________________ 5 Manual de Estgios Supervisionados

6. Tipos de Estgios e Procedimentos

6.1 Estagirio em empresas, sem vnculo empregatcio

6.1.1 O estgio dever ser realizado em Instituies, quer sejam, empresas privadas e pblicas, organizaes sociais devidamente conveniadas com o Uni-ANHANGERA, que apresentam condies de proporcionar experincias na rea de formao do discente.

6.1.2 A Concedente a Instituio que oferece o Estgio dever providenciar, antes do incio do estgio, a formalizao do Termo de Compromisso de Estgio Curricular Supervisionado ou de Estgio No Obrigatrio Supervisionado. Neste Termo devem constar: a) b) c) as atividades a serem desenvolvidas pelo estagirio, que devem ser relacionadas com a prtica dos conhecimentos tericos; o nmero da aplice de seguro de vida e acidentes pessoais, fornecido pela Concedente do Estgio; a indicao da carga horria diria a ser cumprida pelo aluno estagirio;

d) o perodo do contrato de estgio, sendo compreendido entre seis meses e, no mximo, dois anos; e) o valor da bolsa-auxlio, caso exista, e do vale-transporte.

6.1.3 O Termo de Compromisso de Estgio dever ser redigido em papel timbrado da empresa (no formato A4),caso exista, mas sempre com carimbo do CNPJ/MF e devidamente assinado pelo representante da Unidade Concedente.

6.2 Estagirio empregado

6.2.1 Apresentar cpia da Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS), referente s pginas de identificao pessoal, frente e verso, do Contrato de Trabalho e anotaes gerais.

6.2.2 Apresentar declarao detalhada, emitida pela empresa (Contador ou responsvel legal), informando a funo, as atividades que desempenha e o perodo do vnculo empregatcio, em papel timbrado da empresa (no formato A4), com carimbo do CNPJ/MF.

6.2.3 Apresentar a cpia da aplice de seguro contra acidentes pessoais nos Estgios Curriculares; no caso de Estgios No Obrigatrios, o nmero da aplice dever ser fornecido pela Concedente.

6.2.4 Apresentar dois relatrios elaborados sobre um ou mais setores da empresa em que trabalha. O primeiro relatrio deve conter anlise de uma situao observada na empresa, e o segundo relatrio apresenta sugestes de melhorais situao levantada no primeiro relatrio (estes relatrios so apresentados junto aos documentos bsicos; no se referem, portanto, aos Relatrios de Estgios que so obrigatrios metade e final do Estgio).

_____________________________________________________________________________________________________ 6 Manual de Estgios Supervisionados

6.3 Estagirio empresrio

6.3.1

Apresentar cpia do Estatuto Social e Ata da empresa, ou do Contrato Social.

6.3.2 Apresentar declarao detalhada, informando as atividades que exerce e o perodo de participao na empresa, em papel timbrado da empresa (no formato A4), com carimbo do CNPJ/MF. 6.3.3 Apresentar dois relatrios elaborados sobre um ou mais setores da empresa em que trabalha. O primeiro relatrio deve conter anlise de uma situao observada na empresa, e o segundo relatrio apresenta sugestes de melhorais situao levantada no primeiro relatrio (estes relatrios so apresentados junto aos documentos bsicos; no se referem, portanto, aos Relatrios de Estgios que so obrigatrios metade e final do Estgio).

7. Competncias da Superviso dos Estgios 7.1 7.2 7.3 7.4 7.5 7.6 Realizar o levantamento das Instituies em que os estudantes podem estagiar, relacionando e divulgando os locais de estgios aos alunos participantes. Oficiar a inteno de firmar convnios s unidades empresariais e educacionais, consultandoas sobre o interesse em receber estagirios. Promover Convnios com as Instituies interessadas em oferecer Estgios Supervisionados. Examinar as indicaes dos estagirios para novos campos de estgio. Acompanhar a elaborao dos Relatrios de Atividades realizadas e providenciar a avaliao do Estgio Supervisionado. Informar, bimestralmente, o andamento dos estgios Diretoria do Ncleo de Atividades Complementares e Estgios (NACE) e Diretoria de Pesquisa e Extenso do UniANANGERA. Promover a integrao acadmica entre o Uni-ANHANGERA e a comunidade. Caso sejam necessrias, sero realizadas visitas s empresas concedentes dos Estgios Supervisionados, com vistas a sanar possveis pendncias. Elaborar documentos e formulrios relativos aos Estgios.

7.7 7.8 7.9

7.10 Distribuir aos alunos o Manual de Estgios Supervisionados, contendo as diretrizes, competncias e deveres das partes envolvidas no processo relativo ao estgio. 7.11 Receber e avaliar bimestralmente os Relatrios de Estgio. 7.12 Manter sob guarda as pastas de estgios dos alunos. 7.13 Emitir um parecer final sobre os Estgios Curriculares Supervisionados Diretoria de Pesquisa e Extenso para as providncias cabveis.

8. Competncias do Aluno Estagirio 8.1 8.2 8.3 8.4 8.5 8.6 Cumprir, com eficincia e eficcia, as tarefas que lhe sejam pertinentes, exercitando o esprito de equipe junto empresa concedente do estgio. Representar, condignamente, o Uni-ANHANGERA junto s instituies concedentes de estgios. Respeitar as regras e as normas regimentais e disciplinares estabelecidas no local de estgio. Comparecer, assdua e pontualmente, ao local de estgio. Elaborar Relatrios de Estgio em conformidade com as diretrizes traadas no Manual de Estgios Curriculares. Levar ao conhecimento da Superviso de Estgios as dificuldades encontradas e os problemas relativos ao Estgio.

_____________________________________________________________________________________________________ 7 Manual de Estgios Supervisionados

9 Instrues Operacionais Bsicas Acesse o site www.anhanguera.edu.br, e voc ter disponibilizada a documentao necessria para formalizar o Estgio Supervisionado, alm no link Estgios, contido em NACEde instrues bsicas e de declaraes pertinentes.: Documentao Com o intuito de agilizarmos os encaminhamentos e facilitarmos a consulta efetuada pelos alunos aptos a inciarem os Estgios Curriculares e por aqueles que esto interessados em conhecer os trmites dos Estgios No Obrigatrios, disponibilizamos nesta pgina os seguintes documentos: ESTGIOS CURRICULARES Acordo de Cooperao (Convnio) Termo de Compromisso de Estgio (TCE) Instrumento de Compromisso de Estgio Relatrio de Estgio Curricular ESTGIOS NO OBRIGATRIOS Acordo de Cooperao (Convnio) Termo de Compromisso de Estgio (TCE) Instrumento de Compromisso de Estgio Relatrio de Estgio No Obrigatrio

Obs.:Estes documentos devem ser salvos (ao invs de serem abertos), para que o aluno-estagirio preencha-os atravs da digitao no prprio documento. Somente no TCE se exige a impresso do documento em papel timbrado (caso a empresa disponha). Todavia h, sempre, a necessidade do carimbo do CNPJ embaixo da assinatura da Concedente. Clique e verifique os procedimentos bsicos, logo abaixo.

1. Quadro de Horas e Perodos Hbeis - por Curso Atendimento dos Supervisores (dias e horrios) Instrues Bsicas Estgio Curricular Instrues Bsicas Estgio No Obrigatrio Declarao Calendrio das Provas do Semestre Declarao Exigncia Curricular do Estgio
10. Horrio de Atendimento dos Supervisores: Prof. Antnio Leo 2f / 3 f / 4f / 5f e 6 f - das 08:00h s 11:00h / das 16:00h s 18:45h

Manual de Estgios

Prof. Genice Braga 2f - das 15:00h s 18:45h 3f e 5f - das 16:00h s 18:45h 6f - das 16:00h s 21:00h

Ateno: O aluno dever cumprir e comprovar o nmero de horas previstas para o Estgio Curricular Supervisionado, conforme a grade do curso. Caso no as cumpra no prazo mximo previsto para estgio, dever se matricular e pagar as 06 (seis) mensalidades de cada semestre, at que conclua o referido estgio. Somente aps a concluso do estgio, o aluno
_____________________________________________________________________________________________________ 8 Manual de Estgios Supervisionados

ter direito ao diploma de graduao, mesmo que tenha sido aprovado em todas as disciplinas regulares da grade curricular de seu curso (resolues 001/2006 e 002/2006). 11. Quadro de Horas dos Estgios Curriculares (por Cursos)

CURSO

CLASSIFICAO CURSO

HORAS TOTAIS

INCIO ESTGIO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Administrao Agronomia Cincias Biolgicas Cincias Contbeis Comunicao Social (P & P) Engenharia da Computao Pedagogia Gesto Pedagogia Docncia Qumica Gesto Ambiental Desenv. Software Internet

B B B B B B B B B T T

300 300 100 300 150 300 400 400 100 200 150

4 Per 6 Per 4 Per 7 Per 3 Per 9 Per 5 Per 5 Per 4 Per 5 Per 5 Per

Legenda: B - Bacharelado T - Tecnolgico

_____________________________________________________________________________________________________ 9 Manual de Estgios Supervisionados

12. ANEXOS

_____________________________________________________________________________________________________ 10 Manual de Estgios Supervisionados

12.1

Acordo de Cooperao (Convnio)

ACORDO DE COOPERAO N. _______/20________


(NUMERAO UNI-ANHANGERA)

PARA ESTGIOS DE COMPLEMENTAO DA APRENDIZAGEM


(LEI N. 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008)

De um lado, ___________________(digitar a razo social da empresa)_____________________________, pessoa jurdica de direito privado, com sede na cidade de ___________________________________, situada ____________________________________________________________________________, telefone_______________, regularmente inscrita, no CNPJ/MF sob o n._________________________, e com inscrio estadual n ______________________, neste ato representada pelo(a) Sr(a). _________________________________________________________________, doravante denominada CONCEDENTE, e do outro lado, o CENTRO UNIVERSITRIO DE GOIS Uni-ANHANGERA, pessoa jurdica de direito privado, localizado na Rua Prof. Lzaro Costa, n 456, Cidade Jardim, Goinia GO, regularmente inscrita no CNPJ/MF n n01.088.830/0001-85, neste ato representada pelo Dr. Joveny Sebastio Cndido de Oliveira, doravante denominada INSTITUIO DE ENSINO, firmam entre si o presente Termo de Parceria e Acordo de Cooperao que ser regido pelos seguintes termos:

CLUSULA PRIMEIRA A CONCEDENTE, de acordo com suas possibilidades, poder colocar, disposio da INSTITUIO DE ENSINO, vagas para o atendimento de sua Programao de Estgios .

CLUSULA SEGUNDA Os Estgios sero programados nas reas e setores da CONCEDENTE que tenham condies de proporcionar experincia prtica na linha de formao do(a) estagirio(a).

CLUSULA TERCEIRA As atividades de estgio devero ser compatveis com o projeto pedaggico do curso no qual o(a) estagirio(a) estiver matriculado(a), de forma a propiciar a complementao do ensino e da aprendizagem, em situao real de trabalho, sob a superviso e acompanhamento de profissional habilitado.

CLUSULA QUARTA O(A) estudante, selecionado(a) conforme normas internas da CONCEDENTE, ao ser contratado(a) para o estgio apresentar Comprovante de Matrcula fornecido pela INSTITUIO DE ENSINO, mencionando o perodo letivo em que se encontra matriculado(a), a modalidade e o horrio do curso, devendo o referido Atestado ser renovado no incio de cada perodo letivo. Pargrafo nico Nenhuma taxa poder ser cobrada do(a) candidato(a) ao estgio ou do(a) estagirio(a), quer pelo(a) CONCEDENTE, quer pela INSTITUIO DE ENSINO, pelas providncias administrativas relacionadas obteno e a realizao do estgio.

CLUSULA QUINTA O horrio do estgio no poder prejudicar a presena do(a) estudante nas aulas, provas e demais atividades inerentes ao curso no qual est matriculado(a). Para tanto, a INSTITUIO DE ENSINO disponibilizar um documento denominado Declarao do calendrio das provas do semestre, em seu website.
_____________________________________________________________________________________________________ 11 Manual de Estgios Supervisionados

Pargrafo nico A eventual alterao do horrio ou do local de realizao do estgio no dar direito ao() estagirio(a), perante a INSTITUIO DE ENSINO, de transferncia do turno no qual se encontra matriculado para outro de seu interesse ou convenincia. CLUSULA SEXTA A CONCEDENTE, no caso de Estgio Curricular, poder oferecer mensalmente ao() estagirio(a) uma bolsa de complementao educacional, cujo pagamento lhe ser feito diretamente e com base no total de horas de estgio cumpridas no ms. Pargrafo nico A CONCEDENTE poder, a seu exclusivo critrio, conceder ao() estagirio(a) assistncia mdica (diretamente ou por intermdio de seguro-sade ou plano de sade), transporte e alimentao (diretamente ou por meio de sistemas de vale-refeio ou vale-transporte) e/ou outros benefcios.

CLUSULA STIMA A importncia referente bolsa-auxlio, bem como os benefcios especificados no pargrafo nico da clusula sexta deste instrumento, que eventualmente venham a ser concedidos pela CONCEDENTE, no tero natureza salarial, motivo pelo qual no estaro sujeitos a descontos de natureza trabalhista ou previdenciria, nem incidncia dos depsitos do FGTS, ficando apenas o valor da bolsa de complementao educacional submetido reteno do imposto de renda na fonte, quando seu valor alcanar o montante sujeito reteno.

CLUSULA OITAVA A CONCEDENTE se compromete a manter, a favor do(a) estagirio(a), durante o perodo do estgio, um seguro de acidentes pessoais, nos termos do inciso IV, artigo 9. da Lei n. 11.788/08.

CLUSULA NONA A CONCEDENTE dever celebrar, com cada estagirio(a), um Termo de Compromisso de Estgio (TCE), que pode ser acessado e impresso no Portal da INSTITUIO DE ENSINO www.anhanguera.edu.br/estagio, no qual dever constar, obrigatoriamente: I A meno de que o TCE vincula-se ao presente Acordo de Cooperao; II A indicao das atividades que sero desenvolvidas pelo(a) estagirio(a); III O curso no qual o(a) estagirio(a) est matriculado(a) e o horrio das aulas; IV O horrio do estgio e os dias de semana em que ele dever ser cumprido; V O prazo de vigncia do TCE; VI O nmero da Aplice do Seguro de Acidentes Pessoais que d cobertura ao() estagirio(a), nos termos da Clusula Oitava, e o nome da respectiva companhia seguradora; VII O valor e a forma de pagamento da bolsa de complementao educacional mencionada na Clusula Sexta, se for o caso; VIII A previso de que o Estgio ser interrompido imediatamente e o respectivo TCE ser considerado automaticamente rescindido, mediante a ocorrncia de qualquer das seguintes hipteses: concluso ou abandono do curso, trancamento ou cancelamento da matrcula e transferncia para outro curso ou para outra instituio de ensino. Pargrafo nico O Termo de Compromisso de Estgio somente ter validade se assinado pela INSTITUIO DE ENSINO, na condio de INTERVENIENTE. CLUSULA DCIMA A cada final de semestre, a CONCEDENTE apresentar INSTITUIO DE ENSINO relatrio das atividades desenvolvidas pelo(a) estagirio(a), a fim de que o estgio possa ser avaliado.

_____________________________________________________________________________________________________ 12 Manual de Estgios Supervisionados

CLUSULA DCIMA-PRIMEIRA Ao final do estgio, a CONCEDENTE avaliar a qualificao e o aproveitamento do(a) estagirio(a), no Relatrio de Estgio, fornecido pela INSTITUIO DE ENSINO. CLUSULA DCIMA-SEGUNDA A vigncia do presente convnio inicia-se na data da sua assinatura, tendo termo final no momento em que ocorrer o comunicado oficial de concluso do Curso. Pargrafo Primeiro Considera-se como comunicado oficial de concluso, a informao expressa do estagirio(a) e/ou da INSTITUIO DE ENSINO, por qualquer meio de comunicao vlido, unidade concedente, dando conta do encerramento do perodo letivo e da finalizao das atividades didticas. Pargrafo Segundo O trmino da vigncia deste instrumento, seja pelo decurso de seu prazo, seja por sua resciso antecipada, acarretar a imediata cessao da validade de todos os Termos de Compromisso de Estgio a ele vinculados. CLUSULA DCIMA-TERCEIRA Nenhum nus ou responsabilidade poder ser exigido das partes, se no estiver previsto neste Acordo de Cooperao, ou no for devido por fora de Lei.

CLUSULA DCIMA-QUARTA Para dirimir qualquer questo que se originar deste instrumento jurdico e que no possa ser resolvida amigavelmente, as partes elegem o foro da comarca de Goinia, Capital do Estado de Gois.

E assim, por estarem de acordo com as condies estabelecidas, firmam o presente Convnio para a realizao de Estgio, em 02 (duas) vias de igual teor e forma, na presena das testemunhas abaixo.

Goinia, ________ de ________________ de __________ .

___________________________________ CONCEDENTE

________________________________________ CENTRO UNIVERSITRIO DE GOIS Uni-ANHANGERA

(afixar o carimbo do CNPJ)

Testemunhas: Assinatura: ____________________________ Nome: ________________________________ R.G./rgo Emissor: _____________________

Assinatura: _________________________ Nome: ______________________________ R.G. / rgo Emissor: __________________

_____________________________________________________________________________________________________ 13 Manual de Estgios Supervisionados

C.P.F./M.F.: ____________________________

C.P.F./MF: ___________________________

12.2 Termos de Compromissos de Estgio (TCE)

12.2.1 TCE Estgios Curriculares

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO (TCE)


(Curricular)
Vinculado ao Acordo de Cooperao n. _________/_______ (NUMERAO UNI-ANHANGERA)

Termo que celebram o CENTRO UNIVERSITRIO DE GOIS Uni-ANHANGERA, e a Empresa _________________________________________________________________________, visando concesso de Estgio a _____________________________________________ , Matrcula n: _____________ e telefone de contato do estagirio: ______________. O CENTRO UNIVERSITRIO DE GOIS Uni-ANHANGERA, localizado Rua Prof. Lzaro Costa, n 456, Cidade Jardim, Goinia GO, inscrito no CNPJ sob n01.088.830/0001-85, neste ato representado pela Dra. Maria Jos Del Peloso, que responde pela Diretoria de Pesquisa e Extenso (DPE), e a Empresa _______________________________________________, com sede na cidade de ___________, situada __________________________________________________________ , inscrita no CNPJ sob nmero __________________, telefone ___________, neste ato representada pelo(a) Sr.(a) ____________________________________________________________, doravante denominado simplesmente CONCEDENTE, resolvem celebrar o presente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO, mediante as seguintes clusulas e condies:

CLUSULA PRIMEIRA O presente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO tem por objetivo o desenvolvimento de aes de Estgio Curricular Supervisionado para o curso de ______________________________________ do Uni-ANHANGERA.

CLUSULA SEGUNDA Para a implementao do objeto do presente instrumento, a CONCEDENTE celebrar, com o estagirio, Termo de Compromisso de Estgio, com respectivos prazos de vigncia, metas e condies especiais de execuo a ele vinculados, com a intervenincia do Uni-ANHANGERA. O estgio de interesse curricular obrigatrio deve ter carter de complementao educacional e de prtica profissional, sendo planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com o currculo de cada Curso oferecido pelo Uni-ANHANGERA. Constitui um instrumento capaz de proporcionar a aplicao de conhecimentos tericos, o aperfeioamento, tcnico, cultural e cientfico, bem como de relacionamento humano, no acarretando qualquer vnculo de carter empregatcio.

_____________________________________________________________________________________________________ 14 Manual de Estgios Supervisionados

CLUSULA TERCEIRA O presente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO entrar em vigor na data de sua assinatura e ter vigncia de 01 (um) semestre, podendo ser prorrogado por at 04 (quatro) semestres, desde que haja concordncia entre as partes e de acordo com a grade curricular do Curso ao qual o estgio encontra-se vinculado.

CLUSULA QUARTA As partes, de comum acordo, elegem o foro da cidade de Goinia - GO, para dirimir qualquer questo fundada no presente Termo de Compromisso de Estgio. E, por estarem de acordo, os partcipes firmam o presente instrumento em 2 (duas) vias de igual forma e teor, perante as testemunhas instrumentrias.

Goinia, ________ de ________________ de __________ .

_________________________________________ CONCEDENTE

______________________________________ CENTRO UNIVERSITRIO DE GOIS Uni-ANHANGERA

(no se esquecer do carimbo do CNPJ)

________________________________________________________ Nome do(a) Estagirio(a): digitar o nome CPF: digitar o CPF

Testemunhas: Assinatura: ________________________________ Nome: ____________________________________ R.G./rgo Emissor: _________________________ C.P.F./M.F: ________________________________ Assinatura: _____________________________ Nome: ________________________________ R.G./rgo Emissor: _____________________ C.P.F./MF: _____________________________

_____________________________________________________________________________________________________ 15 Manual de Estgios Supervisionados

12.2.2 TCE Estgios No Obrigatrios

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO (TCE)


(No Obrigatrio)
Vinculado ao Acordo de Cooperao n. _________/_______ (NUMERAO UNI-ANHANGERA)

Termo que celebram o CENTRO UNIVERSITRIO DE GOIS Uni-ANHANGERA, e a Empresa _________________________________________________________________________________, visando concesso de Estgio a _____________________________________________________, Matrcula n: _____________ e telefone de contato do estagirio: ______________. O CENTRO UNIVERSITRIO DE GOIS Uni-ANHANGERA, localizado Rua Prof. Lzaro Costa, n 456, Cidade Jardim, Goinia GO, inscrito no CNPJ sob n01.088.830/0001-85, neste ato representado pela Dra. Maria Jos Del Peloso, que responde pela Diretoria de Pesquisa e Extenso (DPE), e a Empresa _____________________________________________________, com sede na cidade de _____________, situada __________________________________________________, o inscrita no CNPJ sob n ____________________, telefone ___________, neste ato representada pelo(a) Sr.(a) ____________________________________________________________, doravante denominado simplesmente CONCEDENTE, resolvem celebrar o presente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO, mediante as seguintes clusulas e condies:

CLUSULA PRIMEIRA O presente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO tem por objetivo o desenvolvimento de aes de Estgio No Obrigatrio para o curso de _________________________________________ do Uni-ANHANGERA.

CLUSULA SEGUNDA Para a implementao do objeto do presente instrumento, a CONCEDENTE celebrar, com o estagirio, Termo de Compromisso de Estgio, com respectivos prazos de vigncia, metas e condies especiais de execuo a ele vinculados, com a intervenincia do Uni-ANHANGERA. O estgio no obrigatrio deve ter carter de complementao educacional e de prtica profissional, sendo planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com o currculo de cada Curso oferecido pelo Uni-ANHANGERA. Constitui um instrumento capaz de proporcionar a aplicao de conhecimentos tericos, o aperfeioamento, tcnico, cultural e cientfico, bem como de relacionamento humano, no acarretando qualquer vnculo de carter empregatcio.

_____________________________________________________________________________________________________ 16 Manual de Estgios Supervisionados

CLUSULA TERCEIRA Fica estabelecido entre a CONCEDENTE e o(a) Estagirio(a) que: a) As atividades em estgio a serem cumpridas pelo(a) Estagirio(a) sero desenvolvidas no horrio de __:__h s __:__h, com __ minutos de recesso, de segunda-feira sexta-feira, totalizando __ (nmero de horas) semanais; b) A jornada de atividade em estgio dever compatibilizar-se com o horrio escolar do(a) Estagirio(a) e com o horrio da CONCEDENTE. c) Nos perodos de frias escolares, a jornada ser estabelecida de comum acordo entre a CONCEDENTE e o(a) Estagirio(a); d) Ao completar 1 (um) ano de durao de estgio, o(a) estagirio(a) ter direito a perodo de 30 (trinta) dias de recesso remunerado, sendo este proporcional, em casos de estgio cujo perodo estabelecido seja de mais curta durao; e) O presente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO ter vigncia no perodo de __ de ________ de 20__ at __ de ________ de 20__, podendo ser renunciado por qualquer uma das partes, sem que haja qualquer nus ou indenizao. CLUSULA QUARTA O presente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO entrar em vigor na data de sua assinatura e ter vigncia de 01 (um) semestre, podendo ser prorrogado por at 04 (quatro) semestres, desde que haja concordncia entre as partes e de acordo com a grade curricular do Curso ao qual o estgio encontra-se vinculado. CLUSULA QUINTA As partes, de comum acordo, elegem o foro da cidade de Goinia - GO, para dirimir qualquer questo fundada no presente Termo de Compromisso de Estgio. E, por estarem de acordo, os partcipes firmam o presente instrumento em 2 (duas) vias de igual forma e teor, perante as testemunhas instrumentrias.

Goinia, ________ de ________________ de __________ .

________________________________________ CONCEDENTE

_______________________________________ CENTRO UNIVERSITRIO DE GOIS Uni-ANHANGERA

(no se esquecer do carimbo do CNPJ)

________________________________________________________ Nome do(a) Estagirio(a): digitar o nome CPF: digitar o CPF

Testemunhas: Assinatura: ________________________________ Nome: ____________________________________

Assinatura: _____________________________ Nome: ________________________________

_____________________________________________________________________________________________________ 17 Manual de Estgios Supervisionados

R.G./rgo Emissor: _________________________ C.P.F./M.F: ________________________________ 12.3 de Estgios

R.G./rgo Emissor: _____________________ C.P.F./MF: _____________________________ Instrumento de Compromisso

INSTRUMENTO DE COMPROMISSO DE ESTGIO


Vinculado ao Acordo de Cooperao n. _________/_______ (NUMERAO UNI-ANHANGERA Aluno (a): Matrcula: N Aplice: Seguradora: Perodo do Curso:

Fone p/contato:

Instituio: Curso: Uni-ANHANGERA Nome da Concedente: Nome do Supervisor (da Concedente): Telefone do Supervisor (da Concedente): E-mail do Supervisor (da Concedente): Principais reas de Atuao do Estgio:

Horrio do Estgio: Das ____:___h s ___:___h

Carga horria semanal (obs: mximo de 30 horas) Durao do Estgio (datas)

Carga horria total do Estgio

Incio: _____/_____________/_______

Trmino: _____/_____________/_______

O Estgio ser interrompido imediatamente e o respectivo TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO (TCE) ser considerado automaticamente rescindido, mediante a ocorrncia de qualquer das seguintes hipteses: Trmino do compromisso; Abandono do estagirio, caracterizado por ausncia no justificada, por 03 (trs) semanas consecutivas ou 04 (quatro) semanas no perodo de 02 (dois) meses; Concluso ou interrupo do curso; Solicitao do Estagirio; Solicitao do Centro Universitrio de Gois Uni-ANHANGERA, por motivo de trancamento ou cancelamento de matrcula, como tambm de transferncia para outro Curso ou para outra Instituio de Ensino; No cumprimento de clusula do TCE; Por interesse ou convenincia da Administrao da Empresa Concedente do Estgio ou em atendimento a qualquer dispositivo de ordem legal ou regulamentar; Aproveitamento insuficiente, de acordo com as Normas Internas da Empresa Concedente; Indisciplina e infrao tica. Declaro estar ciente de que as atividades prticas relativas a este Estgio Curricular Supervisionado, explicitadas no Cronograma de Atividades, anexado a este Instrumento de Compromisso, no acarretaro vnculo empregatcio de qualquer natureza com a empresa Concedente do Estgio. Declaro tambm que estou ciente de que serei avaliado durante este perodo, sendo que AUTORIZO a superviso do estgio in loco.

Goinia, ________de _______________de 20____.

________________________________________ SUPERVISOR DA CONCEDENTE

___________________________________ SUPERVISOR DO UNI-ANHANGERA

_____________________________________________________________________________________________________ 18 Manual de Estgios Supervisionados

___________________________________ ESTAGIRIO(A)

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO ESTGIO Aluno(a): Nome da Empresa Concedente: Telefone da Empresa (contato com o Supervisor): Tempo de Durao do Estgio Incio: _____/_____________/_______ 04 PERODOS / Estgio Trmino: _____/_____________/_______ Fone p/contato:

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS (descrio sucinta)

______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 1 Perodo/Estgio ______________________________________________________ ______________________________________________________ De ___/____/_____ a ___/____/_____ ______________________________________________________ ______________________________________________________ (N Horas = ) ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 2 Perodo/Estgio ______________________________________________________ ______________________________________________________ De ___/____/_____ a ___/____/_____ ______________________________________________________ ______________________________________________________ (N Horas = ) ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 3 Perodo/Estgio ______________________________________________________ ______________________________________________________ De ___/____/_____ a ___/____/_____ ______________________________________________________ ______________________________________________________ (N Horas = ) ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 4 Perodo/Estgio ______________________________________________________ ______________________________________________________ De ___/____/_____ ______________________________________________________ a ___/____/_____ ______________________________________________________ (N Horas = ) ______________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________ 19 Manual de Estgios Supervisionados

Observao: Os dois primeiros perodos referem-se s atividades a serem relatadas no Relatrio Parcial. Os dois ltimos perodos referem-se s atividades a serem relatadas no Relatrio Final. Caso o nmero de horas de estgio seja igual a 100, basta o Relatrio Final.

12.4 Relatrio de Estgios Supervisionados

RELATRIO DE ESTGIO - Curso: ____________________________________ Ateno: O prazo de entrega deste Relatrio (seja parcial ou final) de 10 (dez) dias teis, contados a partir da data de concluso. Se a data de concluso do Estgio ocorrer em perodo de frias, o(s) Relatrio(s) dever(o) ser entregue(s) at o quinto dia til do semestre seguinte. Uni-ANHANGERA Relatrio de Estgio Nome do Aluno Empresa Concedente Relatrio do Perodo de: ______/__________/______ a ______/___________/_____

Explicitar detalhadamente todas as aes realizadas neste perodo de Estgio, conforme o Cronograma de Atividades que est anexado ao Instrumento de Compromisso de Estgio, bem como os resultados obtidos. Documentar as metodologias e processos utilizados.

Aes Realizadas

_____________________________________________________________________________________________________ 20 Manual de Estgios Supervisionados

Avaliao do Estgio (efetuada pelo ESTAGIRIO)

Avaliao do Estgio (efetuada pelo SUPERVISOR da CONCEDENTE)

(espao reservado) Avaliao do Estgio (efetuada pelo SUPERVISOR do UNIANHANGERA)

Local e data

Goinia, _______ / ______________________ / ___________ ASSINATURAS

Estagirio Supervisor da Concedente do Estgio Supervisor do Uni-Anhangera Assinale o Relatrio: ( ( ) Relatrio Parcial (relato dos dois primeiros perodos do Cronograma de Atividades) ) Relatrio Final (relato dos dois ltimos perodos do Cronograma de Atividades)

_____________________________________________________________________________________________________ 21 Manual de Estgios Supervisionados

Вам также может понравиться