Вы находитесь на странице: 1из 12

D5: interpretar texto com auxlio grfico diverso.

1- Leia o texto abaixo.


Ligao covalente.

Se aproximarmos dois tomos de forte eletronegatividade, um no ter fora para capturar o eltron do outro permanentemente. Ele captura o eltron mas o outro consegue captur-lo de volta e, alm de retom-lo, captura um eltron do outro. Esse jogo fica se repetindo fazendo com que o par de eltrons (um de cada tomo) fique orbitando pelos dois tomos. importante perceber que nesse caso no h formao de ons. Esse tipo de ligao, onde no h transferncia definitiva de eltrons, e sim compartilhamento do par, designada ligao covalente.

A ligao covalente de acordo o texto : A. Eltrons livre. B. Compartilhamento de eltrons. C. Eltrons soltos no espao. D. Ligao forte entre os tomos. A. Compartilhamento de eltrons.

2- Leia o texto abaixo. pH

pH o smbolo para a grandeza fsico-qumica potencial hidrogeninico, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma soluo aquosa. Uma substancia que tem pH 7 : A. Neutra. B. cida. C. Bsica. D. Solvel. A. Neutra. 3- Leia o texto abaixo.
Geometria molecular

O que rege a geometria molecular a teoria da repulso dos pares de eltrons.

No que difere as molculas acima: A. A ligao qumica. B. O ngulo das ligaes. C. Os tomos das molculas. D. Funes hidrogenadas. B. O ngulo das ligaes.

4- molcula de gua, H2O, pode-se adicionar o prton H+, produzindo o on hidrnio H3O+.

No hidrnio, quantos pares de eltrons pertencem, no total, tanto ao hidrognio quanto ao oxignio? A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. Resposta: C) 5- (Enem-MEC) O pH informa a acidez ou a basicidade de uma soluo. A escala a seguir apresenta a natureza e o pH de algumas solues e da gua pura, a 25C. Uma soluo desconhecida estava sendo testada no laboratrio por um grupo de alunos. Esses alunos decidiram que deveriam medir o pH dessa soluo como um dos parmetros escolhidos na identificao da soluo. Os resultados obtidos esto na tabela a seguir.:

Da soluo testada pelos alunos, o professor retirou 100mL e adicionou gua at completar 200mL de soluo diluda. O prximo grupo de alunos a medir o pH dever encontrar para o mesmo: A) valores inferiores a 1,0 B) valores entre 5 e 7 C) valores entre 5 e 3 D) os mesmos valores.
Resposta: B)

6- A PREDNISONA um glicocorticide sinttico de potente ao antireumtica, antiinflamatria e antialrgica, cujo uso, como de qualquer outro derivado da cortisona, requer uma srie de precaues em funo dos efeitos colaterais que pode causar. Os pacientes submetidos a esse tratamento devem

ser periodicamente monitorados, e a relao entre o benefcio e reaes adversas deve ser um fator preponderante na sua indicao.

Com base na frmula estrutural apresentada anteriormente, qual o nmero de tomos de carbono tercirios que ocorrem em cada molcula da prednisona? A) 3 B) 4 C) 5 D) 6
Resposta: C)

7- A tabela abaixo mostra algumas substncias orgnicas e suas respectivas temperaturas de ebulio. Com base nisso, responda a questo abaixo. Substncia Propano Metoximetano Etanal Etanol Frmula CH3CH2CH3 CH3 O CH3 CH3CHO CH3CH2OH Massa Molar 44 46 44 46 Temperatura de ebulio - 45C - 25C + 20C + 78C

Quais das substncias apresentam o maior e menor ponto de ebulio? A) Propano e Etanol B) Etanol e Propano C) Metoximetano e Etanal D)Etanal e Propano Resposta: letra b

8- As figuras abaixo representam, esquematicamente estruturas de diferentes substncias, temperatura ambiente.

(I) (II) Sendo assim, as figuras I, II e III podem representar, respectivamente, A) cloreto de sdio, dixido de carbono e ferro. B) cloreto de sdio, ferro e dixido de carbono. C) dixido de carbono, ferro e cloreto de sdio. D) ferro, dixido de carbono e cloreto de sdio. Resposta: Letra d

(III)

9- Na figura, est representado um tubo de ensaio que contm vinagre, ligado, por uma mangueira, a um bquer, que contm uma soluo diluda de hidrxido de sdio, qual foram adicionadas gotas do indicador fenolftalena, o que resultou numa soluo de cor de rosa:

Aps a adio de bicarbonato de sdio slido, NaHCO 3 (s), ao tubo de ensaio, observou-se que: No lquido contido no tubo de ensaio, formaram-se bolhas de um gs, que se transferiu para o beque; Progressivamente, a soluo contida no bquer se descoloriu, at se tornar incolor. Qual a alternativa cuja concluso no compatvel com essas observaes? A) A cor rosa da soluo do bquer indica que ela est bsica B) A descolorao da soluo do bquer causada pelo vinagre. C) A descolorao da soluo do bquer indica um abaixamento da pH do meio. D) As bolhas formadas no tubo de ensaio so de gs carbnico. Resposta: Letra b 10- O lanosterol um intermedirio na biossntese do colesterol, um importante precursor de hormnios humanos e constituinte vital de membranas celulares. Os nmeros de carbono tercirios e quaternrios com hibridizao sp3 e o nmero de eltrons existentes na molcula do lanosterol so, respectivamente: A) B) C) D) 2, 4 e 2 2, 4 e 4 3, 3 e 2 3, 4 e 2

Resposta: Letra a 11- O modelo abaixo serve para representar as ligaes covalentes na

molcula de:

Dados: H (Z = 1); N (Z = 7); O (Z = 8); F (Z = 9). A) HF. B) N2. C) O2. D) F2.

Resposta: Letra b

12- A constante de dissociao dos cidos em gua (Ka) indica a fora relativa

dos cidos. De acordo com a tabela abaixo responda a questo.

cidos H2S HNO2 H2CO3 CH3COOH C6H5COOH

Ka (a 25C) 1,0 x 10-7 6,0 x 10-6 4,4 x 10-7 1,8 x 10-5 6,6 x 10-5

Qual o cido mais forte? A) H2S B) HNO2 C) H2CO3 D) C6H5COOH Resposta: letra d

13- As figuras abaixo representam, esquematicamente, estruturas de diferentes substncias, temperatura ambiente.

Sendo assim, as figuras I, II e III podem representar respectivamente: A) Cloreto de sdio, dixido de carbono e ferro. B) Cloreto de sdio, ferro e dixido de carbono. C) Dixido de carbono, ferro e cloreto de sdio. D) Ferro, cloreto de sdio e dixido de carbono.

Resposta: Letra D

14- O pH informa a acidez ou a basicidade de uma soluo. A escala abaixo apresenta a natureza e o pH de algumas solues e da gua pura, a 25 C.

Suco de

saliv

gua pura

Clara de ovo

Sabo

Uma soluo desconhecida estava sendo testada no laboratrio por um grupo de alunos. Esses alunos decidiram que deveriam medir o pH dessa soluo como um dos parmetros escolhidos na identificao da soluo. Os resultados obtidos esto na tabela abaixo: Aluno Carlos Gustavo Simone Valria Valor de pH 4,5 5,5 5,0 6,0

Paulo Wagner Renata Rodrigo Augusta Eliane

4,5 5,0 5,0 5,5 5,0 5,5

Da soluo testada pelos alunos, o professor retirou 100 mL e adicionou gua at completar 200 mL de soluo diluda. O prximo grupo de alunos a medir o pH dever encontrar para o mesmo: A) Valores inferiores a 1,0. B) Os mesmos valores. C) Valores entre 5 e 7. D) valores entre 5 e 3.

Resposta: Letra C

15- Propriedades de algumas substncias: Ponto de Fuso (C) - 23,0 113,5 0,0 Solubilidade (g/100 cm3) a 25 C Em gua 0 0,03 Em CCl4 2,90 0 Densidade (g/ cm3) a 25 C 1,59 4,93 1,00

Substncia

CCl4 Iodo gua

A 25 C, 3,00 g de iodo, 70 cm 3 de gua e 50 cm3 de CCl4, so colocados em um funil de separao. Aps agitao e repouso, qual dos esquemas abaixo deve representar a situao final?

Resposta: Letra B

16- Leia o trecho a seguir: Hoje so conhecidos compostos que no obedecem regra do octeto. Em alguns casos as ligaes se completam com menos de 8 eltrons. Em outros casos, as ligaes perfazem mais que 8 eltrons

De acordo com o texto e observando a molcula de PCl5, pode-se dizer que ela possui: A) Octeto completo. B) Mais de 8 eltrons na camada de valncia.

C) Menos de 8 eltrons na camada de valncia. D) Octeto incompleto. Resposta: B

17- Leia o trecho a seguir: Em agricultura, o conhecimento do pH do solo de grande importncia. No Brasil, predominam os solos cidos, com pH variando entre 4,5 e 5,9.

Segundo o texto e a escala de pH, um solo neutro, um solo bsico e um solo cido tem, respectivamente, pH de: A) 7,0; 7,2; 7,1. B) 5,0; 10,0; 1,0. C) 10,0; 4,0; 5,9. D) 7,0; 11,0; 3,5. Resposta: D

18- Observe a figura abaixo:

A hibridizao das ligaes C H :

A) s-sp B) sp C) sp D) sp Resposta: A

19-Observe o esquema abaixo:


1 Slid o 2 Lquid o 4 3 Gs ou vapor

Diga qual processo est indicando cada numerao: a) 1-fuso, 2-vaporizao, 3-solidificao, 4-sublimao, 5-liquefao. b) 1-solidificao, 2-fuso, 3-liquefao, 4-vaporizao, 5-sublimao. c) 1-fuso, 2-solidificao, 3-vaporizao, 4-liquefao, 5-sublimao. d) 1- solidificao, 2- liquefao, 3-fuso, 4-vaporizao, 5- sublimao.

20-As fases de agregao para as substncias listadas na tabela abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30C , so, respectivamente: Materiais Mercrio Amnia Benzeno Naftaleno Ponto de fuso (C) (1 Ponto de ebulio (C) (1 atm) atm) -38,87 -77,7 5,5 80,0 356,9 -33,4 80,1 217,0

a) Slido, lquido, gasoso e lquido. b) Lquido, slido, lquido e gasoso. c) Lquido, gasoso, lquido e slido. d) Gasoso, lquido, gasoso e slido.
21-As figuras abaixo representam, esquematicamente, estruturas de diferentes substncias, temperatura ambiente.

II

III

Sendo assim, as figuras I, II e III podem representar, respectivamente,


a) Cloreto de sdio, dixido de carbono e ferro. b) Dixido de carbono, ferro e cloreto de sdio. c) Ferro, cloreto de sdio e dixido de carbono. d) Ferro, dixido de carbono e cloreto de sdio.

Вам также может понравиться

  • Case Ih Motor Cursor 9 MT - F2ce - BR
    Case Ih Motor Cursor 9 MT - F2ce - BR
    Документ170 страниц
    Case Ih Motor Cursor 9 MT - F2ce - BR
    Lar Tranquilo Diego
    91% (35)
  • Maximos Vest. Eletrostática Exercicios
    Maximos Vest. Eletrostática Exercicios
    Документ3 страницы
    Maximos Vest. Eletrostática Exercicios
    Dhenison Carlos
    Оценок пока нет
  • Equipamentos da Completação de Poços
    Equipamentos da Completação de Poços
    Документ102 страницы
    Equipamentos da Completação de Poços
    Marcos Antonio Quintanilla Tejerina
    100% (2)
  • Dilatação Térmica dos Sólidos
    Dilatação Térmica dos Sólidos
    Документ27 страниц
    Dilatação Térmica dos Sólidos
    Maicon Humberto De Aguiar
    Оценок пока нет
  • Torres de Resfriamento: Tipos, Partes e Cálculos
    Torres de Resfriamento: Tipos, Partes e Cálculos
    Документ28 страниц
    Torres de Resfriamento: Tipos, Partes e Cálculos
    Sergio Fernandes Pereira
    Оценок пока нет
  • Isolamento Sonoro
    Isolamento Sonoro
    Документ44 страницы
    Isolamento Sonoro
    jmcc2
    100% (1)
  • Manual de serviço para reparo de sistema de refrigeração selado
    Manual de serviço para reparo de sistema de refrigeração selado
    Документ36 страниц
    Manual de serviço para reparo de sistema de refrigeração selado
    Kom Wu
    100% (1)
  • Manutenção preditiva de grupo gerador
    Manutenção preditiva de grupo gerador
    Документ1 страница
    Manutenção preditiva de grupo gerador
    Lucenir Piovesan
    Оценок пока нет
  • Curso Sistema de Vácuo1
    Curso Sistema de Vácuo1
    Документ24 страницы
    Curso Sistema de Vácuo1
    cslourenco
    Оценок пока нет
  • ECOSSISTEMA MARINHOAula01
    ECOSSISTEMA MARINHOAula01
    Документ32 страницы
    ECOSSISTEMA MARINHOAula01
    Anapaula Pimentel Machado
    Оценок пока нет
  • D20
    D20
    Документ6 страниц
    D20
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D21
    D21
    Документ5 страниц
    D21
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D19
    D19
    Документ6 страниц
    D19
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • Temas
    Temas
    Документ1 страница
    Temas
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D17
    D17
    Документ6 страниц
    D17
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D11
    D11
    Документ5 страниц
    D11
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D15
    D15
    Документ5 страниц
    D15
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D16
    D16
    Документ6 страниц
    D16
    Motamatheus
    100% (1)
  • D10
    D10
    Документ5 страниц
    D10
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D18
    D18
    Документ6 страниц
    D18
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D12
    D12
    Документ7 страниц
    D12
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D13
    D13
    Документ6 страниц
    D13
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D2
    D2
    Документ4 страницы
    D2
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D 7
    D 7
    Документ3 страницы
    D 7
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D 8
    D 8
    Документ5 страниц
    D 8
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D12
    D12
    Документ7 страниц
    D12
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • Lista de Exercicios-2011
    Lista de Exercicios-2011
    Документ3 страницы
    Lista de Exercicios-2011
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D 9
    D 9
    Документ4 страницы
    D 9
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D3
    D3
    Документ8 страниц
    D3
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D6
    D6
    Документ9 страниц
    D6
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D14
    D14
    Документ7 страниц
    D14
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • 1-Teste Atomico
    1-Teste Atomico
    Документ3 страницы
    1-Teste Atomico
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • Lista de Exercicios-2011
    Lista de Exercicios-2011
    Документ3 страницы
    Lista de Exercicios-2011
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D4
    D4
    Документ9 страниц
    D4
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D1
    D1
    Документ9 страниц
    D1
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • A Química Da Gasolina
    A Química Da Gasolina
    Документ2 страницы
    A Química Da Gasolina
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • D3
    D3
    Документ8 страниц
    D3
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • Cartaz Da Feira 6.1
    Cartaz Da Feira 6.1
    Документ1 страница
    Cartaz Da Feira 6.1
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • Cartaz Da Feira 6.1
    Cartaz Da Feira 6.1
    Документ1 страница
    Cartaz Da Feira 6.1
    Motamatheus
    Оценок пока нет
  • CTA - 16 (Manutenção Aeronaves)
    CTA - 16 (Manutenção Aeronaves)
    Документ184 страницы
    CTA - 16 (Manutenção Aeronaves)
    João Vitor Ramos
    Оценок пока нет
  • Apostila Do 2 Ano Noturno Quimica
    Apostila Do 2 Ano Noturno Quimica
    Документ34 страницы
    Apostila Do 2 Ano Noturno Quimica
    catilio
    Оценок пока нет
  • Gabarito Completo Lista de Exerccios Tpico 10
    Gabarito Completo Lista de Exerccios Tpico 10
    Документ8 страниц
    Gabarito Completo Lista de Exerccios Tpico 10
    esther.caparroz
    Оценок пока нет
  • Bioquimica Resumo Ap1 Cederj
    Bioquimica Resumo Ap1 Cederj
    Документ6 страниц
    Bioquimica Resumo Ap1 Cederj
    Kauã Machado
    Оценок пока нет
  • Calculo NBR 8800 - Perfil Misto
    Calculo NBR 8800 - Perfil Misto
    Документ13 страниц
    Calculo NBR 8800 - Perfil Misto
    Herick Lemos
    Оценок пока нет
  • Capítulo 2-c
    Capítulo 2-c
    Документ27 страниц
    Capítulo 2-c
    Heverton Dias
    Оценок пока нет
  • Sensores
    Sensores
    Документ1 страница
    Sensores
    RobertoLuiz
    Оценок пока нет
  • Projeto de Molas Helicoidais e Barras de Torção
    Projeto de Molas Helicoidais e Barras de Torção
    Документ27 страниц
    Projeto de Molas Helicoidais e Barras de Torção
    feltofsnake
    Оценок пока нет
  • Monitoria 6 (Pré Vest)
    Monitoria 6 (Pré Vest)
    Документ5 страниц
    Monitoria 6 (Pré Vest)
    Renan Schmidt Faria
    Оценок пока нет
  • Manutenção de equipamento de corte a gás
    Manutenção de equipamento de corte a gás
    Документ16 страниц
    Manutenção de equipamento de corte a gás
    João Victor Machado
    Оценок пока нет
  • TRW Disco e Tambor
    TRW Disco e Tambor
    Документ85 страниц
    TRW Disco e Tambor
    Stralango AutoPeças
    Оценок пока нет
  • ÍNDICES FÍSICOS E GRANULOMETRIA
    ÍNDICES FÍSICOS E GRANULOMETRIA
    Документ91 страница
    ÍNDICES FÍSICOS E GRANULOMETRIA
    They Fox
    Оценок пока нет
  • Sistemas Terra e seus componentes
    Sistemas Terra e seus componentes
    Документ12 страниц
    Sistemas Terra e seus componentes
    Maria Resende
    Оценок пока нет
  • O Número de Froude
    O Número de Froude
    Документ2 страницы
    O Número de Froude
    Dayane Gouveia Carrociere
    Оценок пока нет
  • Relatorio Experimento 5 PDF
    Relatorio Experimento 5 PDF
    Документ11 страниц
    Relatorio Experimento 5 PDF
    Leonardo França
    Оценок пока нет
  • Atividases Dan
    Atividases Dan
    Документ5 страниц
    Atividases Dan
    Nilza Souza
    Оценок пока нет
  • Calorimetria 2009
    Calorimetria 2009
    Документ5 страниц
    Calorimetria 2009
    Luiz Matheus
    Оценок пока нет
  • Sistemas de elevação e hidroelétricos
    Sistemas de elevação e hidroelétricos
    Документ4 страницы
    Sistemas de elevação e hidroelétricos
    Zoio Bonomar Bonomar
    Оценок пока нет
  • Determinação Da Eficiência Energética de Um Sistema Bomba de Calor
    Determinação Da Eficiência Energética de Um Sistema Bomba de Calor
    Документ16 страниц
    Determinação Da Eficiência Energética de Um Sistema Bomba de Calor
    gino_silva_1
    Оценок пока нет
  • Lista Cap Tulo 4
    Lista Cap Tulo 4
    Документ4 страницы
    Lista Cap Tulo 4
    Vinícius Prada
    Оценок пока нет