Вы находитесь на странице: 1из 16

Boletim Informativo da Escola Baniwa Coripaco Pamali- Mdio Iana. Edio 1/2012. Sem periodicidade.

ESCOLA INDNGENA BANIWA E CORIPACO PAMALI

Dificuldades, avanos e conquistas marcaram os primeiros 10 anos vividos pela Escola Pamali. Para comemorar esses anos de experincia os Baniwa e Coripaco se reuniram em maio de 2011, para avaliarem e projetarem os prximos 10 anos. Estiveram presentes nesse grande evento representantes de instituies como: SEDUC/SGC, FUNAI/ SGC, CEEEI-AM, FOIRN, ISA, OIBI, lideranas, pais de alunos, ex-alunos e professores.

Nesta edio: - Assembleia de Avaliao e Comemorao de 10 anos de Funcionamento da Escola Pamali aconteceu no final de maio de 2011. pg. 2. - De onde so os alunos da Escola Pamali? PG 3. - Como funciona a Escola Pamali?. pg 4. - Estao de Piscicultura EIBC volta a produzir mais de 200 mil alevinos em 2011. PG 6 - Publicaes da EIBC. pg 10 - Assembleia da Coordenadoria das Associaes Baniwa e Coripaco - CABC, aconteceu na comunidade Tunu Cachoeira, no inicio de 2011. pg.11 - Lnguas na EIBC. pg 9 - Aconteceu. pg 14

Formar cidados Baniwa e Coripaco voltados ao e responsabilidade de trabalhos dentro de suas comunidades para serem protagonistas no desenvolvimento sustentvel e na construo de uma poltica de educao escolar indgena no Rio Negro, respeitando seus princpios e valores scioculturais. (Objetivo da Escola Pamali).

ESCOLA PAMALI 2 SUSTENTABILIDADE 6 PESQUISAS e PUBLICAES 9 LNGUAS 10 MOVIMENTO INDGENA 11 ACONTECEU 12

Editorial Maio de 2011. O ms que entrou para a histria dos Baniwa e Coripaco. Depois de dez anos do inicio das primeiras atividades, as comunidades voltaram para comemorar os resultados da educao escolar prpria. Pensada, discutida, implantada e implementada por esses povos. Do sonho realidade. Assim nasceu a escola Pamali. Foram mais de dez anos de luta para a concretizao desse sonho. Reunies e grandes encontros de educao, coordenadas pela Organizao Indgena da Bacia do Iana OIBI, em parceria com o FOIRN e Instituto Socioambiental ISA. Experincia que trouxe aprendizados, desafios e conquistas. Para avaliar, projetar os + 10 e comemorar foi o motivo que reuniu esses dois povos no final de maio de 2011. E o Pitsiro volta com essa edio especial para levar a voc leitor os acontecimentos importantes dessa primeira dcada de histria. Com sesso especial para pesquisas, sustentabilidade e publicaes destacando a srie Kaawhiperi Yoodzawaaka, que acaba de sair da grfica. E ainda, vai recheado de notcias e curiosidades que voc certamente vai gostar! Bom proveito e boa Leitura! Raimundo M. Benjamim - Editor

Foto: Carol Da Riva


Expediente Escola Pamali 2012
Coordenador Geral: Raimundo M, Benjamim Coordenador Adjunto: Alfredo F. Brazp Relacionamentos Institucionais: Juvncio Cardoso Professores: Tiago Pacheco, Cleunice Apolinrio, Abrao Vieira.

Contatos
Em So Gabriel da Cachoeira. Fone: (97) 3471-1156/ (97) 8124-9785 e-mail: escolapamaali@gmail.com Blog: WWW.pamaali.wordpress.com Resp. pelo Boletim: Raimundo M. Benjamim Coordenador do Setor de Comunicao EIBC e-mail: benjamimray@r7.com benjamimray.cabc@gmail.com

Contatos para mais informaes Alfredo Brazo aphebaniwa@hotmail.com EIBC/ACEP Juvncio Cardoso dzoodzoeibc@yahoo.com Relacionamentos Institucionais

Pitsiro Pamali uma publicao do Setor de Comunicao da Escola Pamali. Sem periodicidade. Os autores de textos so alunos da escola, professores e alguns colaboradores externos. Circula nas comunidades na forma impressa e digital por e-mail e no blog da escola. Os textos podem ser reproduzidos para fins educacionais (palestras, aulas, pesquisas), desde que a fonte seja citada. As imagens so de autoria reservada aos autores.

ESCOLA PAMALI 10 ANOS

Assembleia de Avaliao e Comemorao de 10 anos de Funcionamento da Escola Pamali aconteceu no final de maio de 2011. Reuniu vrias pessoas entre ex-alunos, ex-professores, pais de alunos, lideranas de associaes e representantes de instituies parceiras. Por Vernica Paiva
Aluna do 9 ano da Escola Pamali

Lase Diniz/ISA
Grupo de Baixo Iana apresentando resultado de trabalho em grupo. Na foto Ronaldo, Elton e Arsnio (esq. para dir.)

Nos dia 24 a 27 de maio de 2011, aconteceu na Escola Pamali a Assembleia de Comemorao de 10 anos da EIBC. Estiveram presente pais de alunos, ex-alunos , ex -professores, professores, lideranas das associaes e representantes de instituies como: SEDUC, OIBI, FOIRN, ISA , FUNAI e CEEEI-AM.

Alguns dos principais personagens da dcada de histria da escola estiveram presente no evento. Durante quatro dias foram realizadas vrias atividades, como avaliao do funcionamento de dez anos por grupos como estudantes, comunidades por regies, lideranas e professores. A diretoria da Organizao Indgena da Bacia do Iana - OIBI apresentou a situao atual para as comunidades de sua abrangncia, contando a histria de participao na construo da escola. Alguns dos resultados concretos nos 10 anos, de acordo com a avaliao dos grupos foram: formao de jovens que esto atuando hoje nas comunidades. (ver grfico abaixo). Saiba mais..

Como tambm o reconhecimento da experincia que levou a criao das demais escolas Baniwa e Coripaco que atendem os jovens na regio. Foram discutidas tambm assuntos relacionados a organizao e funcionamento, como o regimento escolar. Os representantes de instituies parceiras contribuiram na discusso e encaminhamento, considerado como passo a ser dado nos prximos 10 anos. Para encerrar o evento foi feito a comemorao, como apresentaes dos alunos e kuximawara at amanhecer. Os participantes saram da escola no dia 28 de maio de retorno para as comunidades.

Associao do Conselho da Escola Pamali elege nova diretoria.

Onde esto hoje os alunos formados na Pamali?

Lase Diniz/ISA Da esq para dir. Raimundo Benjamim (secretrio), Juvncio Cardoso(Presidente), Alfredo Brazo (Tesoureiro) e Roberto Miguel (Conselho Fiscal)

Durante a IV Assembleia Geral a Associao do Conselho da Escola Pamali - ACEP, evento dedicado para avaliar, projetar EIBC + 10 e Comemorar os dez anos de funcionamento da Escola Pamali foi eleita a nova diretoria da ACEP. Com a renncia do presidente da diretoria anterior por motivos pessoais, o professor Juvncio da Silva Cardoso foi eleito Presidente com unanimidade pela assemblia. Para Secretrio ficou o Raimundo M. Benjamim e o Alfredo Brazo continuou no cargo de Tesoureiro. No Conselho Fiscal continuaram as mesmas pessoas. Os trs eleitos fazem parte do quadro de professores da escola Pamali (2011). E desde o incio de 2011, j estavam assumindo o Conselho provisriamente com a sada do presidente.

Esto contabilizados os 86 alunos formados na Escola Pamali de 2000 a 2011 (quarto turmas). No grupo de OUTROS neste grfico, so alunos que deixaram de estudar, casaram e esto nas comunidades atualmente e alguns trabalhando em algum lugar. A maioria dos ex-alunos so professores e esto cursando o Magistrio Indgena II. Quatro dos 8 professores que atuam na Pamali so ex-alunos da escola.

ESCOLA PAMALI 10 ANOS

De onde so os alunos da Escola Pamali?


Por Auxiliadora Rivas (*)

CEPDK ...
Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Kalikattadapa. Na mitologia Baniwa, a grande rvore onde ficavam todos os tipos de plantas que existem hoje no mundo se chamava Kalikattadapa, e foi derrubado pelos nossos antepassados. Por isso temos as mais variadas plantas atualmente. Com a implantao do ensino mdio na Escola Pamali em 2007, criou e abriga o CEPDEK cuja misso principal atuar na formao de lideranas e pesquisadores indgenas em temas relevantes para a gesto da bacia. As pesquisas desenvolvidas pela EIBC/CEPDEK esto resultando numa base de diagnsticos socioambientais e na formao de uma equipe de agentes indgenas com experincia em diversas modalidades de pesquisa-ao consideradas importantes para o desenvolvimento de estratgias de manejo e gesto territorial, para viver e estar bem na bacia do Iana.

Os alunos chegam escola, atravs de transporte oferecido com recursos prprios. Geralmente, passam mais de dois dias viajando para Acervo EIBC chegar escola. Por ser grande a distncia, as Atualmente estudam na escola Pamali dificuldades de deslocajovens vindos de 15 comunidades da bacia do Iana e de seus afluentes mento so grandes. (Ayar), com faixa etria de 13 a 20 So trs perodos letivos anos. Nos primeiros anos, a escola chegou a (etapas) de dois meses atender alunos de 35 comunidades (ver cada durante o ano. no mapa). Nesses perodos os Na escola os alunos assumem os cargos alunos passam o tempo de capitozinho da semana, monitor integral na escola e nas de alojamento ou bibliotecrio, asentre - etapas ficam nas sumindo responsabilidades, e dessa forma participando tambm da admi- comunidades ajudando os pais e desenvolvendo nistrao escolar. (*) Aluna do 8o ano do ensino fundamental suas pesquisas.

Abragncia atual da Escola Pamali

P E R S O N A G E M

Antnio Amaro participou da ltima Assemblia de definicao do local de implantao da escola Pamali realizado em Tucum e foi decisivo para o inicio da implantao. Os relatos de documenntos destacam a participao: se quisermos essa escola, vamos hoje mesmo abrir o local. No mesmo dia liderado por ele todos os homens foram abrir o local, o primeiro passo da existncia da Escola. J em funcionamento acompanhou os eventos e as atividades, hoje referncia para os conselhos e tomadas de decises referentes escolar Pamali. Mora em Ambaba no Baixo Iana.

Bonifcio Jos Antnio Amaro em destaque na foto, no dia que foi aberto o local onde atualmente a escola Pamali

ESCOLA PAMALI 10 ANOS

Como funciona a Escola Pamali?


Por Rosimere Loureno (*)

NOSSA INFRA ESTRUTURA Escola Pamali possui um conjunto de casas, que incluem: dormitrios masculinos e femininos com capacidade para alojar 150 pessoas, salas de aula, refeitrio, cozinha, biblioteca, secretaria, administrao, casa de farinha, depsito de ferramentas, depsito de combustvel, coleo didtica de biodiversidade (anuros, rpteis, peixes e carpoteca de pimentas) e, ain-

Juvncio Cardoso/EIBC

Ray Benjamim/EIBC

da, um tele centro comunitrio com acesso a internet via satlite em banda larga. A maior parte das pesquisas e da formao na Escola Pamali est voltada ao manejo ambiental e apoiada pela existncia de trilhas para estudo e descrio de paisagens florestais, herbrio vivo, viveiro de reproduo de essncias florestais, reas de experimentao de manejo agroflorestal e estao de criao e reproduo de espcies nativas de peixes e alevinos.

Da esq. para dir. Alunos fazendo prtica na piscicultura e alunos da quarta turma da escola (formados em 2009).

Para estudar na Escola Pamali o candidato deve ter concludo a primeira parte de ensino fundamental (5 ano). No todo ano que a escola abre matrcula devido s limitaes que tem em estrutura e recursos financeiros. O critrio que mais pesa na inscrio ser Baniwa ou Coripaco, e atualmente ser de alguma comunidade mais prxima da escola, para facilitar o transporte. Depois de matriculado (a), o aluno (a) vai para a escola, com os demais alunos calouros e veteranos. Chega escola. Apresenta-se na abertura oficial da primeira etapa do ano. Na ocasio a direo da escola apresenta as regras de convivncia (regimento interno). Comea conhecendo a histria do local para os cuidados futuros com os locais sagrados. E faz o reconhecimento da escola na primeira semana de aula. Comeam as aulas. Professores explicam os assuntos em Baniwa e Portugus. Nos anos seguintes os alunos (as) teram aulas da lngua Nheengatu e de informtica bsica e internet. Ao longo das etapas, acontecem oficinas de formao para alunos e professores em assuntos variados. Na maioria das vezes ministradas por consultores externos, especialistas em assuntos de interesse e outras vezes pelos professores da escola.

(*) aluna do 8o ano de ensino fundamental

A cada final de semana acontece a Avaliao Semanal, onde so apontados os pontos positivos e negativos da semana. E so apresentadas propostas de melhoria para a semana seguinte. Cada semana dois alunos so eleitos capitozinhos, para coordenar as atividades na cozinha e tocar o sino. Eles representam os alunos na administrao da escola junto com os professores. Diariamente trs alunos passam na cozinha para ajudar a cozinheira e aprendem a preparar comidas e servem as refeies. Em cada etapa letiva so indicados monitor para cada turma. Os professores so Baniwa, alguns Coripaco. No ano de 2011, um Tukano e uma Tariana fazeram parte do quadro. A maioria dos professores so ex-alunos da escola. A cada final de uma etapa, os alunos levam como trabalho de campo um tema de pesquisa para a comunidade. Na etapa seguinte quando chegam fazem a organizao de dados e apresentam os resultados. Depois de 4 anos, o aluno chega ao final do curso. No ltimo ano desenvolve uma pesquisa sobre tema de interesse, para apresentar como monografia de concluso do curso. Hoje, o aluno tem a possibilidade de continuar estudando no ensino mdio na prpria EIBC. (*) aluna do 8 ano

Os coordenadores da Escola Pamali. Marcelino Fontes- 2000 Franklin Paulo 2001 Raul Brazo 2002 Madalena Paiva 2003 Daniel Benjamim 2004 Nazria Andrade 2005- 2006 Alfredo Brazo 2007 Juvncio Cardoso 2008 Raul Brazo 2009 Vigico Rivas 2010 Alfredo Brazo 2011.

J estamos na web
Visite nosso blog Seja nosso amigo no facebook

Siga-nos no Twitter

SUSTENTABILIDADE

Chefs de cozinha desfrutaram da poderosa Pimenta Baniwa em So Paulo


.

Por Adeilson Lopes (*)

Rogrio Assis/ISA

O evento Ocorreu no dia 23 de agosto de 2011 e foi uma etapa de testes para o aprimoramento do plano de lanamento da Pimenta Baniwa" no mercado, previsto para o segundo semestre de 2012. Saram fresquinhas do Iana e foram parar em So Paulo, no restaurante Dalva & Dito, do Chef Alex Atala. O Chef Alex tambm convidou outras 13 pessoas para a degustao, entre eles oito chefs e outros apreciadores da boa gastronomia. A jiquitia foi provada em combinao com macaxeira frita, peixe e abacaxi. Tudo foi preparado com antecedncia pelo ISA e pela OIBI, com apoio da Eibc-Pamali. O resultado foi bastante positivo e os chefs, especialistas do sabor, fizeram vrias avaliaes e comentrios que a partir de agora vamos levar em conta no aprimoramento deste produto que pode representar uma boa alternativa econmica, tanto para a bacia do Iana quanto para outros povos do Alto Rio Negro que se dediquem a sua produo e comercializao.

Experincia de comercializao A Pimenta Baniwa j goza de excelente reputao no mercado local, incluindo So Gabriel da Cachoeira (AM), Mitu e San Felipe (Colmbia) e San Carlos e Maroa (Venezuela). Foram os artesos e mulheres baniwa reunidos em assemblia, em 2005, com a presena de tcnicos do ISA, que idealizaram comercializar a jiquitia em novos nichos de mercado. A proposta agregar mais um produto dentro da marca Arte Baniwa, aproveitandose da infraestrutura j desenvolvida para a sua produo e comercializao. Por isso foi definido o nome comercial Pimenta Baniwa. Nos ltimos cinco anos, o ISA promoveu a Pimenta Baniwa junto a chefs de cozinha, especialmente do Rio e de So Paulo, atravs de eventos e visitas a So Gabriel da Cachoeira.

O Plano O plano de negcio da Pimenta Baniwa foi elaborado em 2005 por um Grupo de Trabalho composto pelo ISA/OIBI, aps uma srie de encontros e assemblias. Este mesmo plano foi revisado e atualizado depois de uma expedio organizada pelo ISA/OIBI no segundo semestre de 2010, com a colaborao de Paulo Lima (Estilo Gourmand), o que resultou tambm numa anlise econmica-financeira para o negcio e num registro fotogrfico atualizado, por Rogrio Assis.
NOSSA METODOLOGIA DE ENSINO:
Fundamentada em pesquisas, a partir do nosso conhecimento tradicional, aborda temas como: histria de origem da humanidade do povo Baniwa e Coripaco; conhecimentos da medicina; geografia; meio ambiente e manejo ambiental. Tem como objetivos fazer com que o jovem Baniwa e Coripaco se valorize e se identifique, relacionando os conhecimentos cientficos com o universo do conhecimento tradicional. A elaborao das pesquisas realizada na primeira lngua, pois os relatos da histria na lngua indgena respeitam o contexto e o significado real da tradio. E os trabalhos tm o compromisso de retornar s comunidades, ou comunicar os pensamentos baniwa e coripaco s sociedades envolventes. Essa relao comunidade-escola reforada pela nfase em quatro temas transversais a todas as disciplinas, tericas ou prticas, estudadas na escola ou nas comunidades de origem dos alunos: Poltica, direitos e movimentos indgenas ; tica Baniwa ; Poltica e educao para a sade; e Desenvolvimento sustentvel.

SUSTENTABILIDADE

Pesquisa Vrias informaes importantes para o desenvolvimento da comercializao da pimenta j foram produzidas atravs da pesquisa Pimentas na Bacia do Iana-Ayari: bases para a sustentabilidade da produo e comercializao. Essa pesquisa fruto da parceria entre o ISA, OIBI, FOIRN, Escola Indgena Baniwa e Coripaco (EIBC-Pamali), Escola Indgena Paraattana (EIBP), Escola Indgena Mdzeero, Escola Indgena Walipere-Dakenai, Escola Indgena Eenawi. A iniciativa foi apoiada pela FAPEAM (Fundao de Amparo Pesquisa do Amazonas), atravs do Programa Jovem Cientista Amaznida/JCA. Com base nesta pesquisa foi possvel aperfeioar a base de informao sobre a diversidade de pimentas e prticas sociais associadas sua produo e beneficiamento existentes nas comunidades do Iana. Alm do mais, com a descrio de diferentes fases de produo adotadas pelas mulheres, foi possvel formular uma proposta arquitetnica para as Casas da Pimenta que esto sendo construdas em Tunu e na Pamali para apoiar as fases finais de produo e armazenamento do produto. Desafios Alguns desafios por vencer antes de lanar a Pimenta Baniwa no mercado so: Patrimnio Cultural Imaterial

Fotos: Rogrio Assis

Um destaque durante a pesquisa foi o amplo registro da rotina diria das mulheres produtoras.

Em novembro de 2010, o Sistema Agrcola do Rio Negro foi declarado Patrimnio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN). O sistema agrcola entendido como um conjunto de saberes e modos de transmisso de conhecimentos que se relacionam entre si, entre os quais esto: a diversidade das plantas cultivadas, as tcnicas de manejo da roa e dos quintais (os espaos de cultivo), o sistema alimentar (as receitas e processos de elaborao dos produtos da roa), os utenslios de processamento e armazenamento, ou seja, a cultura material e, por fim, as redes sociais de troca de plantas e conhecimentos associados. No sistema agrcola do rio Negro figura com destaque o cultivo da pimenta e, principalmente da mandioca, que a base desse sistema, compartilhado por mais de 20 povos indgenas, os quais vivem ao longo do Rio Negro, em um territrio que abrange os municpios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e So Gabriel da Cachoeira, noroeste amaznico, at as fronteiras com a Colmbia e a Venezuela. Valorizando a jiquitaia tambm estamos valorizando este sistema agrcola patrimnio imaterial do Brasil.
(*) do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, colabora com os Baniwa do Mdio Iana desde 2005.

Concluir as Casas da Pimenta em dois pontos

da bacia (Tunu Cachoeira e EIBC-Pamali), e que concentraro etapas finais de produo, envaze e distribuio.

Consolidar

um

Ncleo

de

Gesto

Em-

preendedorismo Indgena e que vai ser a ponte entre o mercado, as Casas da Pimenta e as mulheres produtoras.

Conseguir

apoio

financeiro

para

imple-

mentao do Plano de Negcio. Manter uma rede de pesquisadores indgenas e no-indgenas conectados nas questes relevantes ao aprimoramento do produto, bem como ao desenvolvimento tecnolgico que leve a criao de outros produtos derivados das pimentas cultivadas pelas mulheres indgenas rionegrinas.

SUSTENTABILIDADE Depois de 2 anos de tentativas sem sucesso, a Estao de Piscicultura EIBC volta a produzir mais de 200 mil alevinos em 2011.
Depois de tentativas consecutivas sem sucesso em 2009 e 2010, a estao 2011. O total de alevinos somaram mais de 224 mil, dividos em espcies de Taali e Dopali. Foi feita tambm uma experincia com a espcie de jandi com induo hormonal, que at ento, no tem tido bons resultados. de Piscicultura EIBC
Juvncio Cardoso/EIBC

voltou a produzir alevinos em Alm dos tcnicos com acompanhamento do professor de Piscicultura Juvncio Cardoso, uma equipe de alunos acompanhou todas as fases de reproduo, que tambm uma atividade de ensino, e a estao um ambiente de estudo.

Juvncio Cardoso/EIBC

Povoamento dos viveiros-berarios. Alunos participam de todas as fases de reproduo

Como esto as iniciativas de criao de peixes nas comunidades?


Hoje os tipos de viveiros de piscicultura na regio do Mdio Iana so: Familiar, Comunitrio e Escolar. O primeiro so iniciativas feitas por famlias, na maioria das vezes individualmente, a segunda pela comunidade, onde as atividades de construo so feitas coletivamente em alguns dias da semana, em dias de trabalhos chamados de Ajur. E por ltimo, so viveiros construdos pela comunidade e coordenado pela direo das escolas. A estao de piscicultura EIBC desde 2004 distribuiu alevinos gratuitamente para as comunidades onde h viveiros construdos. E faz assistncia tcnica aos interessados em fazer seu viveiro. Os viveiros no Iana esto nas comunidades Vista Alegre no Rio Cuyar (5), Tunu Cachoeira (3), So Jos (1), Santa Rosa (1) escola Pamali (3), Arac Cachoeira (1) e Siucy Cachoeira (2). A mdia de rea dos viveiros chega a 500m. O povoamento desses viveiros sistema semi-intensivo que significa 30 alevinos por m.

Por Josivaldo Rivas (*)

Nesse ano as comunidades Arac Cachoeira e Siucy Cachoeira, onde foram construdas os primeiros viveiros de engorda, avaliaram pela experincia de quase 8 anos que invivel esta atividade nessas localidades. Por isso, ainda no continuaro a fazer essa atividade nos prximos anos. . Na regio do Iana cada vez cresce o numero de Juvncio Cardoso/EIBC ineressados em fazer o Viveiro Escolar na comunidade Vista viveiro. Segundo Juvncio Cardoso, Alegre, Rio Cuyar, onde concentra tcnico responsvel pela avaliao e levantamento de dados de lo- maior nmero de viveiros cais diz que a demanda grande e vrias iniciativas precisam de apoio .So mais de 27 locais, considerados adequados pela avaliao tcnica s na regio do Rio Ayar, alm de outras comunidades que j chegaram a solicitar apoio e assistncia - disse. No final de setembro de 2011, os tcnicos passaram nas comunidades do Mdio Iana e Cuyar Alevinos de Taali produzidos na onde h viveiros para distribuir aleEstao EIBC. (Foto: Arquivo EIBC) vinos de Taali e Dopali

(*) aluno do 2o ano/Ensino Mdio da EIBC

Voc sabia?
O nome Pamali deve-se ao fato do chefe guerreiro chamado Paanhali, que foi morto e jogado com suas armas de guerreiro dentro da gua do igarap, no qual nasceu uma rvore que d um tipo de frutos que todos os animais gostam de comer, e o nome desta rvore Pamali.

PESQUISAS e PUBLICAES

Trilha de Cincias

Por Valdecir Miguel (*)

Publicaes EIBC

Fotos: Arcindo Brazo Da esq dir. Palhoa na trilha de Cincias e alunos acompanhando a aula prtica com professor Juvncio Cardoso de Cincias.

Idealizado em 2005 e coordenado pelo Professor Juvncio Cardoso, a Trilha de Cincias hoje um dos ambientes de ensino e pesquisa na escola Pamali. Inicialmente foi aberta uma trilha em torno da escola, que passa pelos diferentes tipos de paisagens encontrados na rea. E recentemente, precisamente no inicio deste ano foram inaugurados trs Palhoas, que servem de espaos de organizao de dados.

Cada uma dessas palhoas est localizado numa paisagem diferente. Uma em terra firme (eedzawa), Caatinga (Hamaliane) e Capoeira (Heeami). Segundo, o coordenador dessa iniciativa, cada ambiente (paisagem) um ambiente de ensino aprendizagem. Ou seja, alunos buscaro entender e descrever as caractersticas de cada paisagem, como na identificao de plantas, insetos e outros.

(*) aluno do 2o ano/Ensino Mdio da EIBC

Foi lanado o folder institucional da EIBC na Assemblia de 10 anos da Escola Pamali no final de maio deste ano.
O folder foi elaborado pelos professores com a colaborao do Adeilson Lopes e Lase Diniz. A elaborao contou com a participao do Edu Petta e Carol Riva da agncia Ti. Disponvel em formato JPG no facebook da escola na internet.

Homenagem. Povo Baniwa perdeu mais um mestre em 2011. Samuel da Silva, faleceu no dia 13/11. Waliperidakenai, Samuel foi o mestre convidado para a cerimnia de formatura na escola Pamali em 2007 (foto), e liderou a delegao do Ayar no evento de comemorao de 20 anos da FOIRN em Assuo do Iana. Morava em Urumutum Lago, rio Ayar.

A Escola Pamali desenvolve pesquisas com um registro amplo dos conhecimentos dos Povos Baniwa e Coripaco sobre assuntos e temas diversos visando a publicao de materiais destinados para crianas, professores, adultos e velhos das comunidades, cumprindo ao compromisso da escola ser um ncleo fomentador da literatura e cincias para o prprio povo.

Voc sabia?
Os dados escolares na bacia do Iana, atualmente, so 57 escolas na bacia do rio Iana, sendo que 33 escolas ofertam a 1 parte do ensino fundamental e atende a 1.384 alunos; 20 escolas ofertam o ensino fundamental completo e atendem a 644 alunos e apenas 7 comunidades contam com o ensino mdio, em termos administrativos apenas a escola da comunidade de Assuno que oferta o ensino mdio, e as outras seis comunidades (Pamali, Tunu Cachoeira, Canad, Boa Vista, Nazar e Castelo Branco) funcionam como sala de extenso da escola de Assuno, atualmente so 145 os alunos que cursam o ensino mdio (Fonte: SEMEC/2010).

PUBLICAES

Kaawhiperi Yoodzawaaka 1

(*)

Adeilson Lopes|ISA, Alfredo Feliciano Miguel Brazo| EIBC, Juvncio Cardoso| EIBC, Laise Diniz|ISA (**)

Vitalidade e Interdependncia - Biodiversidade Kaawhikali nheette Nanakhitewaaka Kaawhiperi Yoodzawaaka


Kaawhiperi Yoodzawaaka, expresso que d nome a esta srie, utilizada pelos Baniwa-Coripaco para se referir vitalidade e interdependncia entre os diferentes seres, objetos, ambientes, bens, que so importantes para viver e estar bem na bacia do Iana e no mundo. Kaawhiperi Yoodzawaaka, ikatsa wakadaalika liipitanawa lhienhe papera, waanheekaa liko whaa Baniwa-Coripaco wakaitekaro linako lhiee kaawhikali kanakaidali nalhio nanakhittewaaka nheette naapidzawaaka nhaaha koakadawaka kaawhiperi, padeenhinipe paapidzawa, peemakaawa liko, nheette phiome nhaaha Em Baniwa, o adjetivo Kawhi indica palhionipe kanakaiperi palhio peemakaro estado de Conscincia vital. Kaawhiperi se nheette matsiakaro phaa aaha Iniali riko refere, ento, a tudo que possui, em algum nheette heekoapi riko tsakhaa. momento, essa vitalidade. Yoodzawaaka incorpora o sentido de todos em relaoou Waako liko, lhie paanheeri Kawhi, lhiena de vocs a outrose de outros a outros. pakaitexoopa lianhenitsa kaawhitsanikadzoxoopa nhaa waanheri Kaawhiperi Yoodzawaaka talvez a ex- Kaawhiperi-ka, wakaitexoopa phiome presso Baniwa-Coripaco que guarda uma nhaaha koadawakatsa kaawhiperitsa, ou relao mais estreita com o conceito de bio- phiome nalhio tsakhaa nhaaha ittaitakape diversidade, Segundo professores e alunos da ideenhika (namadekaa) koakadaka linaEIBC Pamali: Juvncio Cardoso, Clarinda khitte lhiehe nalhioli, kaawhi kadanakotsa Paiva, Erivaldo Paiva, Tiago Pacheco, Orlan- nhaa. Yoodzawaaka lhipa phiome lhie do Fontes, Plnio Pedro, Paula Florentino e nanakhittewaaka, ou kadzo aaha, Joo Florentino. pinakhitte noikaalhe noapidzawa, nona[.] Esta srie se dedicar a apresentar re- khitte apaite iikaalhe liapidzawa nheette sultados de pesquisas sobre manejo ambien- apaanaa nakhitte apadawa nakolhe napital realizados por alunos e professores da dzawaaka. Ikatsani, apada koakadakatsa Rede de Escolas Baniwa e Coripaco do Iana. neeni karoni lirhiotsa watsa neenikattoa Essas escolas, hoje em dia, experimentam um lhie apadatsakhaa koakadakaa littaitakaro proecesso virtuoso de enredamento entre si, e neeni kani. Kadzokaro pakaite apadatambm com as organizaes comunitrias apada nakhitte oo apada-apada yoodza. do Iana e com parceiros externos, buscando acumular experincias de pesquisas interculturais que favoream uma articulao entre conhecimentos diversos para fazer frente aos desafios do processo de gesto territorial da bacia. Essa fina sintonia entre escolacomunidade poder bem orienatar essas escolas a se moverem entre os desafios cientficos e tecnolgicos aos quais esto envolvidas os cerca de 6.200 ocupantes das comunidades Baniwa-Coripaco, e ainda favorecer um futuro mais sustentvel da ocupao dos 3.487.792 hectares que essa bacia recobre no Alto Rio Negro. As pesquisas aqui apresentadas partem de uma questo orientadora geral, feita em algum momento desse percurso, a saber: o que necessrio para viver e estar bem na bacia do Iana [ e no mundo]? [] Quase sempre as pesquisas partem da localizao do tema abordado nas ricas narrativas que os Baniwa e Coripaco possuem sobre a origem e evoluo das coisas no mundo (mitologia). Kaawhiperi Yoodzawaka, ikatsa waako likhitteka whaa Baniwa -Coripaco wadeeperi tsoome phakatsa yakokanaa liodza lhiehe yalanawinai yaanheri biodiversidade-ka, kadzo nakaiteka nhaaha ikadzeekatakape nheette ikadzeekataakakapewa aaha EIBC Pamali riko: Juvncio Cardoso, Clarinda Paiva, Erivaldo Paiva, Tiago Pacheco, Orlando Fontes, Plnio Pedro, Paula Florentino e Joo Florentino. [.] Lihaata watsa pakapa koameka wamatsiataka lhiehe weemakaa, nadeenhi kalemi nhaaha ikadzeekatakakapewa nakadzeekataxoopanaa yapidza aaperi aaha pakadzeekataaka karodapenai rikoperi Baniwa e Coripaco idzaarope Iniali rikoperi. Nhaaha pakadzeekataka karodanai, pandzadaapeena, nadeenhi nakapa poadzeenakha matsiapheena napidzawaaka, naapidza tsakhaa nhaaha associao-nai Iniliali riko nheette naapidza tsakhaa nhaaha apaanaa ikitsindatakape.

(*) Trecho da apresentao do livo Baniwa e Portugus. (**) Autores do texto de Apresentao e Organizadores do livro.

Voc pode adquirir o seu exemplar no site www.socioambiental.org ou no Telecenntro do Instituto Socioambiental em So Gabriel da Cachoeira.

MOVIMENTO INDGENA
Assembleia Geral dos Povos Baniwa e Coripaco aconteceu na comunidade Tunu Cachoeira, em maro de 2011.

Professores da EIBC 2000-2011


Madalena C. Paiva 2000-2003 Marcelino Fontes 2000 Franklim Paulo 2000 Nazarria Andrade 2000-2002/2005-2006 Raul Paidano 2000 Tuli Melcio 2000-2002 Raul Brazo Tucum 2001-2004/2009 Trinho Paiva 2005 Guilherme Fernando 2003 Plnio Ferreira 2004-2005 Daniel Figuereido 2004 Pedro Fontes 2004-2005 Clarinda Paiva 2006-2007 Tiago Pachego 2005-2007/2011 Vigico Rivas 2005-2010 Juvncio Cardoso 2005-2011 Arcindo Brazo 2009-2011 Abrao Mendes 2010-2011 Floriana Ferreira 2011 Raimundo Benjamim 2007-2008/2010-2011 Daniel Benjamim 2003-2004 Alfredo Brazo 2002-2009/2010-2011 Augusto Rodrigues 2006 Paulo Farias 2007-2008 Gielson Paiva 2009 Joo Garrido 2009 Joo Claudio 2005-2007 Gracimar Paiva 2007-2008 Andr Paulo 2009

Por Raimundo Miguel (*)

Joo Cladio

Professora Nazria e Valdir Jlio, Grupo de Ayar apresentando resultados de GT na Assemblia.

A Coordenadoria das Associaes Baniwa e Coripaco - CABC, realizou entre os dias 13 a 17 de maro a Assembleia Geral dos Povos Baniwa e Coripaco, na comunidade Tunu Cachoeira, mdio Iana. Objetivo. Avaliar 20 anos de processo histrico do povo Baniwa estabelecendo como ponto de partida a criao da primeira organizao indgena - ACIRI (1989), pontuando os avanos e dificuldades como estratgia de entender o momento pelo qual passa o movimento indgena local, regional e nacional. Mais de 300 pessoas, entre capites, estudantes, Agentes Comunitrios de Sade, Lderes Religiosos, Diretores de Associaes. As principais lideranas, como Andr Fernando (vice-prefeito), Domingos Agudello (Secretrio do CINEP), Bonifcio Jos (Secretrio da SEIND), Irineu Laureano (Diretor da FOIRN) participaram do evento. Durante a Assemblia foram organizados grupos de trabalhos para discutirem e apontarem os principais avanos, dificuldades e conquistas atravs do Movimento Indgena. A sntese atual que percebemos que o movimento indgena a nvel geral esta PARALISADO. Por isso estamos percebendo e sentindo na pele o retrocesso de muitas conquistas como nos seguintes temas: SADE, EDUCAO e ORGANIZAES INDGENAS - apontou o relatrio.

Mas, os avanos so notveis em muitos dos objetivos pr-estabelecidos inicialmente como a garantia dos direitos indgenas, a demarcao da terra, a expanso de organizaes indgenas, a participao e influncia na construo e execuo de polticas pblicas especficas, a participao no campo poltico partidrio com eleies de vereadores, prefeito e vice-prefeito. A conquista de espaos estratgicos no governo municipal, estadual e federal, participando de conselhos, secretaria estadual, coordenaes e outros. Diante da situao que o movimento passa hoje (regio do Iana), a assemblia props a criao de uma organizao Baniwa e Coripaco filiada a FOIRN para articular as organizaes indgenas locais com uma estrutura melhorada da CABC, com a autonomia de articular polticas, programas, de interesse do povo Baniwa e Coripaco. E tambm foram apontados em vrios campos, aes a serem desenvolvidas com objetivo de fortalecer e melhorar a situao do movimento. Como por exemplo, valorizao de conhecimentos tradicionais na educao formal, expanso da adoo das lnguas indgenas nas reparties pblicas do municpio e formao permanente de professores no campo da educao. Garantir o funcionamento permanente dos plosbase com medicamentos suficientes na rea de sade. Viabilizar a formao de uma Central de abastecimento/cooperativa para a bacia do Iana no item economia e muitos outros. Por ltimo manifestamos que a populao Baniwa e Coripaco da bacia do Iana e seus afluentes se sente triste de ver o Brasil anunciar um crescimento de mais de 7% no seu PIB em 2010, e ao mesmo tempo permitir que seus povos indgenas, bem como muitos povos tradicionais da Amaznia, estejam enfrentando situaes de total falta de presena das polticas pblicas relacionadas com a melhoria da sade, da educao e da qualidade de vida das comunidades- conclui o documento.

(*) Professor da Escola Pamali

Arte Baniwa na rede

www.artebaniwa.org.br

LNGUAS NA EIBC

BANIWA
Phia nokitsinda ileekada lhiehe papera wadananda, waama pitsindataka whaa linako lhiehe amekaro pipeeko pidopemi (lixo) ooniriko pianhikadanakowa. Ima phiome nhaaha papeekoli oniriko ameperitsa iipawa kadzo garrafadzo, pilha, dzekapa (plstico), leo 2T yaaronami ameka khedza naapakawam nheette nadohenatatsakha ooni. Nanakhittena naakeeta nadzamikhewa nhaa koophanai. Kadzokaro pawalipe waaketa idzamikatti khedzanatsa, ameperitsa waanhe koameka waakeetaka. Kadzodali ima phiome nhaa pidope neeniperi pitaniriko pidee nhaa pidzakalerhe pipeekokaroka nhaa naaroaphinaliko (lixeira)

Neemakaa oopittoa whaa Medzeniakonai

NHEENGAT Kua escola pamali upe yariku aula nheengat rupi. Mame panh alunoita tariku aint tampinima, aint ulei, aint ukuntari tarumuarait rudensu, panh kuait ensino-fundamental purait aint uku manugara irerait. Alunuit ustudai kuay contedo yaw. Amu turmait kuera ensino mdio purait aint uku yuiri tukano rupi aint upinima yuiri textot nheengatrup may ustudaiwa yaw kua yenga wataiwat yandarama, yakuayakuarama mirimirinto aint suiwara. CORIPACO Apapia pia pida haledaoka apaita nowhemi, imeyokaro lioyawa lipana ipokodee. Neeni pida deepiattoa likeoena limeyoaka lioyawa. Neenikadana pida noada nhaa aini makadawanai lipheyalhe, naakokhapani pidani taimeni nhaa yamaita linomayanako. Deepi pida lika nowhemi ikaa madalikoma linomaya.

Oopitthoa nhaa wawherinaipe kaakopiattoa pida nhaa nhaa itsirinai yapidza. Ima newikikatsakha pida nhaa. Desenho: Ismael Braga. (Aluno do 8 da escola Pamali).

Imagens da Escola Pamali

Bonifcio Jos
Escola Pamali em 2000 quando as primeiras casas foram construdas.

Existe uma grande diferena entre reivindicar e construir. Reivindicar solicitar uma coisa pronta, a gente pede a escola que j existe; mas ao contrrio ns construmos a nossa escola, pensamos, elaboramos e implantamos uma escola nova, a escola dos Baniwa/Coripaco. O projeto para ser implantado foi feito passo a passo, fazendo funcionar, ser reconhecido e se tornar realidade, e assim fazer parte da vida do povo que sonhou. Andr Baniwa

Fotos: Arquivo EIBC

ACONTECEU Oficina Redes Sociais e bom uso da Web aconteceu em abril em So Gabriel da Cachoeira.
O encontro reuniu entre os dias 24 a 27 de abril de 2011, representantes de telecentros, coordenadores de Pontos de Cultura e indgenas usurios de internet. Realizado pela Federao das Organizados Indgenas do Rio NegroFOIRN, na sede do Instituto Socioambiental-ISA em So Gabriel. Na oficina os participantes conheceram o facebook e twitter e suas funcionalidades, onde se cadastraram e comearam a usar durante o encontro. Ainda criaram blogs pessoais na plataforma Wordpress. E em GTs discutiram o que bom e o que no bom na internet e como essa a internet pode facilitar os trabalhos de cada participante. A oficina uma das outras que ainda viro, que faz parte das atividades do Projeto da FOIRN que tem como objetivo, a criao do site institucional da federao. O professor de informtica e coordenador do Setor de Comunicao da EIBC, Raimundo Benjamim, participou da oficina compartilhando experincias de uso da internet na escola Pamali e de blogueiro indgena.

Oficina de Comunicao e Jornalismo para os alunos do Ensino Mdio


Alunos do 1 e 2 ano do ensino mdio da Escola Pamali participaram durante uma semana, na primeira quinzena de maio de 2011, a Oficina de Comunicao e Jornalismo, ministrado pela mestranda em Comunicao pela Universidade Paris VIII, Isis Valle. Que fez um estudo sobre o uso da internet na escola (ver texto pesquisadores de algumas universidades para na escola). Durante a oficina, conheceram as teorias de comunicao, tcnicas de produo de notcias e os meios de comunicao. Usaram como matrias de jornais da A crtica do Amazonas e outros tirados da internet.

Professores Baniwa participaram do I Frum da Internet no Brasil Raimundo Miguel e Daniel Benjamim participaram do I Frum da Internet no Brasil realizado pelo Comit Gestor da Internet no Brasil CGI, em So Paulo na entre os dias 13 a 14 de Outubro de 2011. Os temas discutidos nesse evento foram diversos, com objetivo de analisar e discutir os desafios atuais e futuras da internet no Brasil.

Aatti Ipanaa so construdas no Iana.


As duas casas de Pimenta esto em construo e com previso de funcionamento em 2012. Uma das casas est na escola Pamali e a outra na comunidade Tunu Cachoeira. Alm do processamento final da pimenta esses espaos serviro para produo de outros produtos, como por exemplo, mel de abelhas. Quando as casas estiverem concludas, acontecer um encontro para a elaborao de um plano de funcionamento.
(ver tambm a material sobre a pimento no caderno Sustentabilidade pag 6 e 7)

Valorizao e Preservao da Cultura.


Ao terminar o curso de ensino fundamental e mdio na escola os alunos desenvolvem suas monografias e ainda passam por uma fase de preparao antes da formatura onde aprendem com mestres a tocar flautas e danas tradicionais. Na foto Elton e Ernesto turma de 2007 apresentam dana Japuruttu ao publico presente na formatura.
Arquivo EIBC

Seminrio de discusso de Ensino Superior Indgena do Rio Negro aconteceu na Maloca da FOIRN em So Gabriel da Cachoeira. Realizado na Maloca da FOIRN, entre os dias 5 a 7 de julho de 2011 o
seminrio reuniu vrias pessoas, onde foram apresentados pelos Mobilizadores os resultados das consultas realizados em cada calhas de rio da regio. Durante o evento foram organizados debates e GTs por regies administrativas. Coordenado pelo ISA em parceria com a FOIRN e financiado pelo Instituto Arapia o projeto vem realizando desde 2010 seminrios (Arrancada, Manejo do Mundo e Narrativas) com o objetivo de reunir experincias acumulados de educao escolar desenvolvida pelas escolas pilotos h 10 anos atravs do Projeto de Educao. E organizar discusses junto com os povos indgenas para criao de um centro de ensino Avanado e Aprofundado do Rio Negro. Os professores da Escola Pamali: Raimundo M. Benjamim e Juvncio da Silva Cardoso participaram do seminrio.

EIBC-Pamali participou ativamente das etapas de discusso do Instituto de Conhecimento Indgenas do Rio Negro. Desde o primeiro encontro de discusso que recebeu o nome de Seminrio de Arracanda at o ultimo encontra realizado, a EIBC-Pamali vem participando ativamente das discusses atravs de seus professores. Que alm da presence nas reunies, participam tambm como colaboradores e co-autores dos livros lanados atravs dessa construo. E alm de professores, os velhos conhecedores Baniwa que apoiam e colaboram com as atividades tambm vem colaborando nessa discusso. Coordenado pelo Instituto Socioambiental em parceria com a FOIRN, a construo do ICRN deve continuar em 2012.

ACONTECEU Pesquisadores de algumas Universidades passaram na EIBC para colaborar atravs de suas pesquisas.
Joo Viana estudante de Ps-graduao em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Isis Vale mestranda em Comunicao Digital pela Universidade Paris VIII, Milena Estermiolo aluna de PsGraduao em Antropologia Social pela Universidade de So Paulo USP e Antnio Simplcio de Almeida Neto, professor de Ensino de Histria da Universidade Federal de So Paulo-UNIFESP, passaram na EIBC no ano de 2011. Os pesquisadores entraram em contato com a coordenao da Escola Pamali e com os diretores da ACEP, preencheram o formulrio de pesquisa da Foirn e obtiveram a autorizao via FUNAI de entrada em Terra Indgena. O interesse de cada pesquisador diferente, mas avaliamos que muito tinham haver com os interesses dos professors, alunos, pais e lideranas. Aguardamos os seus trabalhos concludos e a apresentao dos resultados de suas pesquisas. Joo pisciclogo, de 21 anos de Porto Velho, chegou a Pamali pela primeira vez acompanhando a sua orientadora Dra Luiza Garnelo. Na segunda viagem, desenvolveu a pesquisa, conversando com alunos e professores da EIBC e conhecedores. Sua pesquisa est relacionada a doenas tradicionais que acontecem na Escola Pamali, tambm conversou com alguns profissionais que atenderam os alunos doentes no Plo Base de Tucum. A Isis conheceu a escola atravs da rede mundial comeou a ter contato com os professores e apresentar o seu interesse em conhecer melhor a experincia de uso da internet pela escola, especialmente do blog. Chegou na primeira quinzena de maio de 2011 e conversou com os alunos, professors e ministrou a oficina de Comunicao e Jornalismo, antes de voltar para Frana danou Mawako na Assemblia de 10 anos. A Milena se interessou em conhecer melhor as experincias de produo de alevinos pelas trs Estaes de Piscicultura do Alto Rio Negro. O (Carur, Yauaret e EIBC) implantadas pelo Projeto de Piscicultura da parceria ISA/FOIRN. Entre essas, escolheu a Estao EIBC para desenvolver a pesquisa. O professor Antnio chegou atravs do seu projeto: Escola Pamali, a histria de um Currculo. Esteve na Pamali entre os dias 9 a 16 de setembro de 2011. Conheceu o espao (estrutura), assistiu aulas e deu palestras para alunos e professores.

Publicaes Pamali

Prmio Jabuti
Livro Manejo do Mundo foi eleito o melhor livro de Cincias Humanas de 2011 pela Cmara Brasileirade Livros e levou o Prmio Jabuti deste ano.
Organizado e lanado durante o II Seminrio de Discusso do Ensino Superior Indgena do Rio Negro em 2010, o livro Manejo do Mundo foi eleito o melhor livro na categoria de Cincias Humanas do Prmio Jabuti, um dos mais reconhecidos prmios de literatura do pas, concedido pela Cmara Brasileira do Livro. Diversos artigos escritos por alunos-pesquisadores e professores da EIBC fazem parte da obra, sendo participantes dessa conquista.

A equipe de professores foi para Manaus prestar Supletivo no Colgio do Norte no inicio do ano. No Curso de Magistrio Indgena que est
h seis anos sem terminar e dessa forma sem concluir o ensino mdio para fazer um curso de ensino superior, a equipe de professores da EIBC foi para Manaus prestar Supletivo no Colgio do Norte CN nos meses de janeiro e fevereiro de 2011. Aprovados em todas as provas com xito, a equipe composta por: Tiago Pacheco, Raimundo Miguel, Juvncio Cardoso e Vigico Rivas chegou de volta em So Gabriel no inicio de maro/2011. O curso (Ensino Mdio), passagens e ajuda de custo para alimentao foi custeado pela Associao do Conselho da Escola Pamali - ACEP. A equipe contou tambm apoio do Bonifcio Jos na hospedagem.

Gerente de Desenvolvimento da Pesca da Secretaria de Estado da Produo Rural SEPROR visitou a Escola e fez levantamento de dados sobre a situao da Estao de Piscicultura EIBC em maio de ano 2011
Radson Rgerton, engenheiro de pesca e Gerente da SEPROR, passou na escola para visitar Estao de Piscicultura EIBC em maio de 2011. Para chegar na Escola, o municpio de So Gabriel da Cachoeira apresentou atravs do Territorio da Cidadania do Alto Rio Negro demanda da necessidade de reforma das estaes de piscicultura. Coordenado pela Secretaria de Estado para Povos Indgenas SEIND, o tcnico foi convidado para vistar os locais para elaborao de um projeto de reforma desses centros de reproduo de alevinos. A execuo das reformas, ou implementao do projeto deve acontecer em 2012.

ACONTECEU

Alunos e professores participam da Semana da Ptria em Tunu Cachoeira e Macednia no Rio Ayar em 2011. Duas delegaes organizadas e acompanhados pelos professores representaram a escola Pamali em eventos esportivos organizados no Mdio Iana. Uma participou o 7 Evento Esportivo da Comunidade Tunu Cachoeira e outra na comunidade Macednia no Rio Ayar. A escola participa este evento (principalmente em Tunu) desde 2003. A escola j conquistou um ttulo desde que comeou a participar, e outras vezes chegou nas segundo colocaes. Nesse ano, as atuaes no foram das melhores, mas, as delegaes chegaram a estar entre as melhores das edies do torneio. Alguns alunos foram premiados e eleitos os melhores trios de arbitragem da edio do evento.

Semana de Oficinas na Escola Pamali. A segunda semana de setembro de 2011 aconteceram 4 oficinas temticas para os alunos da escola. Matemtica na Piscicultura pelos professores Juvncio, Reviso de Materiais produzidos para publicao pelo professor Tiago, Reciclagem pelo Ablio Jlio e Produo de Boletim Informativo pelo professor Raimundo Benjamim. As oficinas comearam na segunda-feira, 12, e encerraram na sexta-feira, 16. Os alunos para participar tiveram que se inscrever na oficina de seu interesse. As oficinas com maiores nmeros de vagas foram a de Reciclagem e Reviso. Semana de Oficinas uma metodologia de trabalho usado pela escola. Nessas semanas a escola passa a funcionar: uma parte do dia acontecem as oficinas e outra as continuam normal as aulas .

Alunos e professores participaram do I Simpsio Internacional para discusso de Universidade Indgena no Rio Negro.
Dois professores de ensino mdio (Alfredo e Abrao) e trs alunos (Joseto, Luiz e Miler). O evento aconteceu 12 a 15 de setembro de 2011, na Maloca da FOIRN em So Gabriel da Cachoeira. Outras escolas da regio participaram do evento.

CABC articula as associaes e comunidades do Iana. O coordenador da CABC Mario Farias visitou as comunidades do Rio Iana na primeira semana de setembro de 2011. Participou do evento esportivo realizado na comunidade Matap Cachoeira. Passou pela escola onde teve oportunidade de apresentar o objetivo da viagem. Segundo ele, hoje, h enorme demanda de recursos humanos necessrios para assumir cargos nos prximos anos, como prximo representante Baniwa e Coripaco na FOIRN, no Controle Social do DSEI, nomes para concorrer na prxima eleio e como na prpria CABC. Chegou na escola Pamali no dia 8 de setembro.
Isis Vale

Blogueiros Baniwa
Povos do Rio Negro na Rede
Raimundo Miguel

Arquivo EIBC

Aes Acompanhadas e Desenvolvidas


Daniel Benjamim

AGENDA PAMALI
Dezembro/2011 15 - Encerramento da Terceira etapa letiva. - Inicio de Matrcula para ensino fundamental e MdioTurmas 2012. Janeiro/2012 - Entre-etapa Fevereiro/2012

2011-2012
Maro/2012 20 - Inicio da primeira etapa de 2012. - Chegada da nova turma de alunos. Abril/2012 15 - Visita de uma equipe de apoiadores Austraco.

- Entre-etapa, alunos nas comunidades e professores em cursos de formao. - Planejamento estratgico da Escola Pamali em SGC.

NOSSOS VALORES - Acreditamos que viver de forma sustentvel nos d a garantia de poder usufruir todos os bens materiais e imateriais, ecolgica, econmica e socialmente existentes dentro das condies naturais de uso, evitando, assim, a explorao predatria de toda e qualquer riqueza do nosso territrio.

Matrculas Abertas - Turmas 2012


Ensino Fundamental e Mdio
Esto abertas as inscries para candidatos que querem ingressar nos cursos de ensino fundamental e mdio na escola Pamali. A Escola atende alunos da segunda parte do ensino fundamental, a partir do 5 ano e alunos que terminaram o ensino fundamental. Os interessados devem procurar os professores da Escola Pamali (Alfredo Brazo, Juvncio Cardoso, Tiago Pacheco e Raimundo Benjamim) ou entrar em contato com a escola atravs da radiofonia. Ou enviar carta de inscrio para a Escola Pamali no periodo de Dezembro/2011 a Fevereiro de 2012. Para se inscrever so necessrios os seguintes documentos: Certido de Nascimento (nmero de Ordem, Folha, data de Nasc., nome do pai e me), comunidade, Etnia, cl (no obrigatrio), RG e CPF (para maiores). A escola Pamali destinado para jovens Baniwa e Coripaco da Bacia do Iana e afluentes (Ayar e Cuyar).

REALIZAO

PARCERIA APOIO
Organizao

Pitsiro Pamali. Edio e Design: Raimundo M. Benjamim. Reviso: Juvncio Cardoso, Tiago Pacheco, Adeilson Lopes, Alfredo Brazo, Lase Diniz e Raimundo M. Benjamim. Textos: Vernica Paiva, Auxiliadora Rivas, Josivaldo Rivas, Valdecir Miguel, Rosimere Loureno, Ismael Braga, Jos Brazo, Raimundo M Benjamim e Adeilson Lopes/ISA. Fotos: Lase Diniz/ISA, Isis Vale, Joo Cludio, Armindo Brazo, Arcindo Brazo, Juvncio Cardoso, Adeilson Lopes/ISA Rogrio Assis/ISA e Arquivos EIBC.

Вам также может понравиться