Вы находитесь на странице: 1из 3

A ona pintada vai escola

Silvio Marchini 01 de Fevereiro de 2012

Aps aes do projeto, conservao da ona-pintada passou a ser apoiada por filhos de produtores rurais de Alta Floresta, no Mato Grosso. (Crdito: Divulgao)

Crianas na sala de aula de uma escola rural na fronteira de desmatamento da Amaznia no costumam ser vistas como potenciais aliadas na conservao da biodiversidade. Elas ainda no tomam decises sobre o uso dos recursos naturais. Isso quem faz so seus pais. S o que normalmente se espera delas que algum dia se tornem adultos que ajam de forma mais ambientalmente correta. Neste cenrio, muitos educadores ambientais esperam que seus esforos em sala de aula no presente se traduzam em benefcios para a biodiversidade apenas na prxima gerao de tomadores de deciso.

O Projeto Conviver Gente e Onas, no entanto, mostra que a educao pode trazer resultados imediatos. Ele foi desenvolvido em Alta Floresta, no Mato Grosso, e surgiu em resposta ao abate de onas pintadas, o que, juntamente com o desmatamento, uma grave ameaa a esta espcie de nossa fauna que desperta interesse e

emoes tanto em crianas quanto em adultos - da Amaznia rural aos grandes centros urbanos, o primeiro animal que vem cabea quando se pensa em floresta. Alm disso, todos tm algum sentimento por ela: admirao, fascnio, medo ou raiva, ou tudo isso ao mesmo tempo.

O projeto faz uma contribuio relevante para o tema da aprendizagem entre geraes, revelando o potencial das crianas como interlocutores entre os conservacionistas e as comunidades rurais na fronteira de desmatamento da Amaznia. Os resultados - cujos dados foram obtidos em um experimento cientfico rigorosamente elaborado e conduzido - sugerem que crianas podem transferir para seus pais certas mudanas de atitudes obtidas em sala de aula e, dessa forma, modificar a curto prazo os comportamentos que atualmente ameaam a biodiversidade na Amaznia.

Motivaes para o abate Entrevistas com mais de 600 produtores rurais na Amaznia e no Pantanal revelaram que, alm da realidade objetiva do prejuzo econmico, a subjetividade de sentimentos e percepes tambm pode estar por trs do abate de onas pintadas. Especificamente entre produtores rurais no municpio de Alta Floresta, o medo de ona e a crena de que mat-las uma prtica comum entre os vizinhos, alm da ameaa pecuria, so as principais motivaes para seu abate. Foi com esses produtores rurais e seus filhos que o Projeto Conviver Gente e Onas realizou um experimento que avaliou a efetividade de diferentes abordagens de educao e comunicao dentro e fora da sala de aula para melhorar os sentimentos e as percepes acerca das onas e, consequentemente, inibir o comportamento de mat-las.

Silvio Marchini palestra em sala de aula em um dos experimentos do projeto. (Crdito: Divulgao)

O experimento em questo teve duas partes. A primeira avaliou o efeito de estratgias de aprendizagem passiva versus ativa em sala de aula sobre os conhecimentos, sentimentos e percepes dos alunos em relao s onas. A segunda examinou o grau no qual essas aes realizadas na escola influenciam tambm as percepes dos pais. O experimento envolveu seis escolas rurais e 150 alunos com idade mdia de 12 anos. Para uma descrio mais detalhada do experimento,veja minha a tese de doutorado.

Impacto entre os pais Os alunos pediram, com o apoio de uma carta oficial da escola, que seus pais revisassem os captulos da apostila usada nas atividades em sala de aula e assinassem as tarefas de casa. Alm disso, os pais receberam informao impressa por meio do Guia de Convivncia Gente e Onas, um livro ilustrado, colorido, atraente e fcil de entender at por quem no sabe ler. Um outro grupo de adultos, na mesma comunidade rural, recebeu o livro atravs dos pesquisadores do projeto, identificados como representantes de uma organizao ambientalista.

O impacto foi maior entre os pais que receberam o livro atravs da escola, das mos do prprio filho ou filha: ao final do experimento, eles estavam menos convencidos de que matar onas uma prtica comum e socialmente aceitvel. Supe-se que a distribuio dos livros atravs das escolas rurais seja uma maneira mais efetiva de prevenir o abate de onas do que sua distribuio por outros meios. Os pais foram influenciados no apenas pela informao comunicada pelo contedo, mas tambm pela mensagem implcita de que a conservao da ona pintada apoiada por seus filhos, por uma instituio comunitria que eles reconhecem e respeitam a escola local e supostamente tambm por outros membros da comunidade.

A escola como aliada Educadores e comunicadores ambientais devem estar cientes das oportunidades de se beneficiar desse efeito maria-vai-com-as-outras e buscar maneiras de fazer com que suas mensagens paream partir de dentro da prpria comunidade que se pretende atingir; mensagens que chegam horizontalmente de outros membros da comunidade (por exemplo amigos, vizinhos e parentes) podem ser mais facilmente aceitas do que aquelas que parecem chegar de cima para baixo, impostas por pessoas ou instituies de fora.

Talvez os conservacionistas possam usar as escolas para atingir simultaneamente dezenas de crianas em sala de aula que podero, por sua vez, influenciar seus pais e outros membros da comunidade. Considerando os desafios, estratgias de educao e comunicao para a conservao com foco na escola podem ter uma relao custo-benefcio particularmente atraente na regio, desde que as crianas transmitam efetivamente aos pais a mensagem de conservao.

Вам также может понравиться