Вы находитесь на странице: 1из 2

Aes do homem na natureza

Em uma poca em que catstrofes naturais so cada vez mais freqentes e devastadoras, as diversas naes do planeta comeam a se importar com as conseqncias da industrializao acelerada notada no ltimo sculo. A emisso de gases poluentes na atmosfera apenas uma das vrias aes do homem que vm modificando a natureza , alm de contribuir para o aquecimento global, traz inmeros problemas de sade para moradores de grandes cidades, onde se concentra mais da metade da populao mundial. No Brasil, as queimadas na Amaznia levaram Pascal Lamy, presidente da Organizao Mundial do Comrcio, a defender a internacionalizao da floresta poca de sua candidatura. Nunca se discutiu tanto sobre o meio ambiente. A natureza vem sendo transformada pelo homem que destri e contribui na maioria das vezes com a extino de espcies animais e vegetais existentes no planeta, tambm colabora atravs de prticas inconseqentes para a poluio do ar, do solo e principalmente da gua. Nossa sade est integrada ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo negligenciado, pense que com ele est sendo destruda principalmente a vida que inclui, o nosso bem estar e o de todos os seres vivos, conseqentemente, o futuro deste planeta. H milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, atravs de agresses como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsvel pela degradao da natureza e do meio ambiente.

As indstrias lanam poluentes como, por exemplo, o enxofre gerando a chuva cida que causa danos s plantaes, as florestas, ao homem atravs de alimentos envenenados. A chuva cida produz um gs capaz de subir muito alto na atmosfera impedindo a renovao da camada de oznio, que retm os raios ultravioletas do sol. A destruio desta camada proporciona a elevao da temperatura ambiente da Terra, derretendo as geleiras e aumentando o nvel das mars. Nas indstrias, tambm, se produz um veneno chamado "DDT". um produto qumico que tem a capacidade de matar os insetos que atacam as lavouras, mas tambm mata os insetos no prejudiciais, e como no biodegradvel, isto , capaz de ser decomposto pela ao de organismos vivos, tambm, penetra nos alimentos causando doenas aos homens. Os combustveis queimados pelas indstrias e pelos transportes automotores produzem um gs chamado CO2 que renovado pelas plantas e pelos oceanos. Como o homem destri florestas inteiras fazendo queimadas para fazer pastagens, utiliza a madeira para construo civil ou ainda, derruba rvores para utilizar a madeira em confeco de mveis e ou para fazer carvo e etc., as plantas no conseguem absorver este gs, por isso muito comum nos grandes centros urbanos, pessoas sentirem tonturas, enjos, olhos lacrimejando e ardendo, devido ao poluente dos gases. Todo poluente solvel, isto , substncia solvel que, se liberada, causa danos ao meio ambiente, lanado no solo e no ar tem o seu destino final nos rios, lagos e mares e guas subterrneas, esta poluio vem causando problemas gravssimos em nosso ecossistema

Aes do homem na natureza


que vem a ser o conjunto dos seres vivos e do seu meio ambiente fsico, incluindo as relaes entre si. Apesar de o homem ser parte integrante da natureza, ele a destri. Por qu? Esta uma pergunta que dever ser respondida antes que as prximas geraes venham sofrer conseqncias dramticas causadas pelas aes mal planejadas do homem. Existem muitos exemplos de poluio e degradao da natureza e garanto-lhes que por detrs de todos, o homem est presente. A preocupao com o meio ambiente deve fazer parte da vida de cada cidado, e dos governantes. Todos devem tornar as cidades em que vivemos um lugar prazeroso e saudvel. O tratamento de esgoto, a fiscalizao das indstrias, a criao de parques e praas com muito verde, a fiscalizao das reas de preservao ambiental so algumas das atribuies que os governantes e cidados tm por obrigao zelar. Devemos contribuir para diminuir a poluio fazendo a nossa parte: separando o lixo para ser reciclado, no sujando as ruas e lugares pblicos, no jogando lixo nas encostas e rios, economizando gua e luz, evitando usar garrafas pet, etc. Para cada problema existe uma soluo possvel, o ideal evitar que os problemas aconteam. melhor agirmos com precauo em todas as nossas aes. Assim o cu ficar mais azul e as cidades sero lugares agradveis de morar. Devemos nos conscientizar de que fazemos parte da natureza assim, quando a desrespeitamos estamos nos desrespeitando tambm.

Вам также может понравиться